Nurburgring, 1º e 2º treinos livres
05/07/13 10:49Como são as coisas.
A supremacia da Mercedes em termos de velocidade já atingiu um ponto que lhe conferiu, nesta sexta-feira, um luxo que nos últimos anos foi da Red Bull: esconder o jogo.
Pela manhã, o time prateado mostrou do que é capaz. Dobradinha na ponta, com Hamilton em primeiro, Rosberg em segundo.
O tempo do inglês, 1min31s754, 0s219 melhor que o do companheiro.
Webber foi o terceiro, seguido por Sutil, Raikkonen e Massa.
Alonso teve problemas elétricos logo na sua volta de instalação. Depois de 40 minutos nos boxes, saiu à pista, mas voltou a ter problemas. Ficou sem tempo.
À tarde, quando as condições são mais parecidas com as encontradas no treino oficial e no GP, a Mercedes tirou o pé. É menos soberba, e mais questão de poupar equipamento.
O time já sabe, já tem a confiança de que o desempenho está lá.
Ironicamente, Vettel, que tanto fez isso até outro dia, ficou com o melhor tempo: 1min30s416, cravado logo na sua primeira saída com pneus macios.
Rosberg foi o segundo, a 0s235. Webber, que chegou a comandar o treino quando todos estavam com pneus médios, terminou em terceiro.
Alonso foi o sexto, seguido pór Massa.
Hamilton ficou em oitavo.
Alguém em sã consciência acha que este é o real desempenho do inglês e do seu carro?
Ah, sim: os pneus aguentaram. Já era esperado, até porque Nurburgring maltrata menos a borracha, seja em abrasividade, seja em força G.
O palpite desta vez é fácil. A Mercedes é favoritíssima para a pole.
Meu palpite do grid amanhã é:
1 – L HAMILTON
2 – S VETTEL
3 – N ROSBERG
4 – M WEBBER
5 – K RAIKKONEN
6 – F ALONSO
7 – F MASSA
8 – R GROSJEAN
9 – P DI RESTA
10 – A SUTIL
Fábio, hoje não vou comentar seu texto. Vou falar sobre o livro A Maquina que foi prefaciado por você, sobre a história de Michael Schumacher que pra mim foi o melhor piloto da f1, eu comecei acompanhar a f1 no final da década de 80 inicio de 90, comecei acompanhar a carreira de schumi em 94 de lá até 2006 quando ele se aposentou devo ter assistido quase que 90% dos treinos e corridas, sobre o livro. Gostei tanto que lhe duas vezes e vou ler mais, apesar der reconhecer o talento do Ayrton Senna nunca foi fan dele,sempre torci para outros pilotos. Sou leitor assíduo de sua coluna apesar de ter começar a comentar ha pouco tempo. O livro é da jornalista Alicia Klein.
Abs.
Treino estranho, Massa não bateu!!!
Você estava torcendo ou esperando ele bater?
Eu diria que os alemães ( Mercedes-AMG) estão realmente chegando onde querem estar, quando eles resolverem o único problema que eles ainda tem (consumo de pneus na corrida), nós veremos assim como estamos tendo a soberania dos alemães em formar pilotos, teremos esta também em um carro de F1.
A equipe é inglesa cara. Sim eu sei, Mercedes-Benz é uma empresa alemã, a bandeira da equipe é alemã. Mas o diretor e o pessoal de equipe são ingleses da antiga Brawn GP, e a empresa é sediada na Inglaterra.
Digo, equipe é sediada na Inglaterra.
Seria bom revisar o texto antes de publicar: “Alonso teve problemas elétricos logo na sua volta de instalação” !!!
E qual é o erro?
No minimo o imbecil achou q vc quis escrever volta de apresentação rsss. Esse entende de f1
Queria ver aqui se esse teste fosse feito pela Ferrari, como alguns aqui estariam dizendo que era uma equipe podre, amoral e tudo mais. Mas como foi a Mercedes, alguns aqui acham que foi bom para o esporte e que são coitadinhos e tudo mais. Regra é regra e tem de ser cumprida por ambas as equipes, logo a Mercedes que já tinha um carro rápido se beneficiou e agora vai ser muito dificil de para-los, pelo menos em classificação, pois ainda tenho, uma pulga atrás da orelha de que só vou ficar completamente certo de que a Mercedes realmente será o carro a ser batido e de que entrou de vez na briga pelo titulo, depois que eu ver ele se comportar com os pneus macios e super macios, pois no gp do canada o Hamilton não conseguiu segurar o Alonso no final da prova por conta do desgaste do pneu macio e o Rosberg se arrastou na pista, tendo que usar os médios para terminar a corrida.
Cara, a Ferrari também 1.000Km de testes. Fez com o carro de 2011(?), que é permitido pelo regulamento, mas também foi “secreto” e só revelado após o caso da Mercedes, mas não antes dela dá com a língua nos dentes reclamando do teste da Mercedes.
Ela é só mais malandra que a Mercedes e ao ver o regulamento usou o carro de ano anterior.
E aí vai dizer que ela não se beneficiou com o teste? Ah! tá!
A Ferrari usou o de 2011, o que é permitido.
Abs
Bom , mas a Mercedez que diferença em visibilidade tem da ferrari acho que talvez a única é que a Mercedez saiu e agora voltou para F! de resto são duas potências. Quanto ao que o Antonio comentou não foi errado o que a Ferrari fez e nem secreto. A Mercedez testou e tentou esconder, claro que todos iam acabar sabendo, mas pelo jeito todos da Mercedez ja sabiam que ia dar pizza memso.
Acho que realmente a Mercedes está escondendo o jogo,em que mundo o Rosberg coloca 8 décimos em cima do Hamilton?O Hamilton é o piloto mais rápido da formula 1,e o Rosberg é muito pior que ele.É só questão de tempo para o Hamilton acostumar com o carro,aí vocês não vão nem ouvir falar de Rosberg.Fabio gostaria que você desse sua opinião a respeito do meu comentário.
Haha a! haha ! …… hummmm! aaaahhhhhh!
tire a torcida de lado pra comentar.
Concordo !! Mas o que não falta é esse tipo de torcedor, aquele que é fã de um piloto e não do automobilismo.
Essas mudanças de pneus propiciam essa alternância entre as equipes, na minha opinião pneu deveria representar menos no conjunto.
Parece que as RBR vão largar na frente amanhã com essa mudanças de pneus
O carro da Mercedes é muito veloz e se não fosse o problema de pneus da Pirelli, com certeza tanto hamilton e/ou Rosberg estariam na luta direta na conquista do título mundial de F-1.
E da metade do campeonato em diante, tudo ainda pode acontecer.
A RBR tem por obrigação ganhar a corrida. Disseram que o carro nao tem condições de usar todo potencial por conta dos pneus, trocaram o pneus e quem tem feito o melhor trabalho até agora tem sido a Mercedes. Tá certo que o testgate ajudou, mas trabalharam os pontos fracos da equipe também.
Como eu disse antes, se foi ilegal ou se engordou, a Mercedes está na briga. Isso acabou sendo benéfico para a Fórmula 1. A Red Bull, Ferrari e outras equipes reclamam, com certa razão, pois foram prejudicadas, mas isso foi ótimo do ponto de vista da disputa em pista.
E para a corrida, ainda aposto que Vettel vence, pois tem o melhor carro, ainda que por menor margem desta vez. Mas a Mercedes agora é uma ameaça real. Que bom!
Assisti o treino e o pessoal se preocupou mais em ver a durabilidade dos pneus
é impressão ou depois dos treinos secretos a mercedes melhorou demais, como se sustenta que não tiveram vantangens
Não é impressão. A Mercedes é um outro carro. Mais um “pulo do gato” a ser colocado na conta do Ross Brown.
Até pouco tempo atrás, a ferrari tinha o melhor carro, kkkkkkkkkk, outra belo palpite do nosso amigo.
“outro”
Sim, tinha. Mas talvez você não entenda que as coisas mudam rápido na F-1. Não é um esporte fácil de entender mesmo…
Melhor dizer que ela teve o melhor carro na Espanha. E só.
Não esquenta, Fábio, pois você ainda ouvirá mais vezes. E você se lembra, quando estudava que, por vezes, o professor voltava a explicar determinada matéria e alguns alunos continuavam a não entender?
tinha mesmo , na época do Schumi né Fábio?:P
O problema do pessoal sacanear é justamente por isso: O melhor carro foi só num final de semana. Incrivel como semana pós semana o melhor carro – RBR – continua o melhor.
E lembro bem que qdo isso foi dito, a maioria esmagadora discordou, inclusive eu. Realmente é difícil entender isso 😉
Mas esse cara de novo! Não tem como kikar ele do blog como no Counter-Strike? E falando em mudanças rápidas, ninguém reparou na gritante diferença no bico da Mercedes postado aí na foto? Antes o bico era lançado para frente. Agora “fecharam” a parte que liga o bico à asa. E pra você senhor smith, então, há dois meses e meio atrás, qual era o melhor carro? Só teria uma opção: RedBull.
E quem liga!!!
Daqui a 20 anos, em 2033, a Ferrari ruim no campeonato numa situação hipotética, os caras velhinhos, de bengala: Fábio, eu te falei que a Ferrari não estava tão bem assim.
Mas olha só, e não é que aquela ponta lá atrás embaixo do aerofólio traseiro também mudou totalmente e tá igual a da Ferrari. Traseira do carro e junção do bico com spoiler com desenhos iguais às linhas da Ferrari. Bom meu caro, acho que você levou do Fabio Seixas. Estão copiando todo o desenho do carro da Ferrari.
Fábio, considerando a vaga na Red Bull e que o Loeb é patrocinado pela mesma, alguma chance dele ser chamado pro lugar do Webber?
Nenhuma. Mas eu adoraria.
Abs
Idem
Melhor disputa entre pilotos da mesma equipe em 2013, disparado a dupla Rosberg e Hamilton. Vettel, Alonso e Raikkonen nunca tiveram companheiro forte dentro do time. O melhorzinho é Webber que às vezes dava trabalho a Vettel, melhor temporada foi em 2010.
Quanto a Felipe Massa e Romain Grosjean nem sei o que eles estão fazendo na categoria, classifico como piada seus desempenhos na Formula 1. Webber pelo menos, caiu na real, melhor mudar de categoria.
Faltam tanto que Vettel precisa de um companheiro forte pra provar algo mais. Só que Alonso e Kimi sempre tiveram moleza com companheiro fraco(o espanhol foi o que mais recebeu ajuda nos últimos anos. Quantas posições, pódios e pontos Massa entregou de bandeja?)). Na última corrida(GP da Inglaterra), Grosjean entregou posição a Kimi sem ao menos brigar pela posição, mas ele já tinha feito isso em outras ocasiões.
Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be
Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be
É verdade que a Mercedes favoreceu Lewis no GP da Malásia, mas Rosberg já deu recado, não vai mais fazer jogo de equipe pra favorecer Lewis. Fora isso, Rosberg se mostra um companheiro forte que consegue ofuscar Lewis, coisa que os “bananas” Massa e Grosjean nunca fizeram. Webber ainda brigou pelo título em 2010, se não foi campeão, paciência. Quantas vezes o australiano liderou o mundial naquele ano? Vettel só liderou uma vez, na última corrida na hora da decisão. Webber pode reclamar de tudo, menos que tinha carro fraco em 2010.
O que mais me surpreende é que, quando Alonso e Kimi tem final de semana ruim, Massa e Grosjean conseguem ser ainda pior.
Webber se aposenta no momento certo, sua melhor fase na F-1 já passou, foi entre 2009 e 2012:
09-vitórias
11-poles
15-melhores voltas
26-pódios
748-pontos
Nem percam tempo em comparar o desempenho do canguru com F.Massa e R.Grosjean nos últimos anos, vão perder tempo. O australiano não foi um piloto fora de série, mas pelo menos sai da F-1 de cabeça erguida. Sem ser taxado de capachão como aconteceu com Berger, Barrichello e Felipe Massa.
Marcelo, você trata f1 como atletismo. É corrida de carros, nao de pilotos… a RBR tem sido muito melhor que Lotus e Ferrari. Nao da pra comparar os pilotos em times diferentes. Webber liderou Vettel até o gp da Inglaterra no ano passado. Massa foi muito superior ao Kimi em 2008 e 2009 até a molada. Alonso teve Hamilton como companheiro e mesmo com o time contra ele, empatou em pontos com o maior talento da geração atual da f1, Lewis Hamilton… Grojã sobrou com o título da gp2 e nos treinos livres que fez com a Lotus. Pereba ele não é, sabia que ele nao teve os updates do Kimi nas três primeiras corridas do ano?? Tem que analisar o contexto…
Eu disse que Rosber é melçhor que Hamilton só falataram me bater.
O carro de 2013 foi feito para schumacher e rosberg por isso as dificuldades de hailton.Em 2014 o carro vai ser feito para melhor adaptação de hamilton.
Marcelo, tu mostra que não sabe nada de estatistica de F1, pois quando Raikkonen e Massa foram companheiros entre 2007 a 2009, a disputa era mais equilibrada sendo que o Finlandês ganhou do Felipe em 2007, mas em 2008 e 2009 perdeu na disputa até o acidente do Felipe na Hungria. Alonso era pau a pau com o Hamilton na Mclaren em 2007 e o Grosjean no ano passado, no começo do ano vinha superando sempre o Raikkonen nas largadas, logo tu só sabe cornetar e nada mais! Como foi com o Bruno Senna no ano passado, pois o teu piloto Maldonado, vem tomando coro do Bottas! Não fosse a vitória improvável do Maldonado na Espanha, acho que o Bruno teria ficado na F1 e o Maldonado rodado!
meu palpite vettel para a pole
A Mercedez está com um belo time dentro e fora das pistas. Tomara que haja uma disputa equilibrada com a RBR , afinal de contas toda hegemonia é chata.
Fábio
E a viagem a Paul Ricard? Aguardamos o relato!
Abs
Não adianta a Mercedes fazer os melhores tempos em treinos, sendo que na corrida isso decai muito. Outro fator que pode dá vantagem a Red Bull, Ferrari e Lotus, são os compostos Macios, pois o que vimos em Silverstone semana passada, foi os Duros e Médios, e nesse Gp serão os Médios e Macios. Não sei se a Mercedes resolveu todos os seus problemas com essa borracha dos macios, uma vez que, em Montreal eles degradaram muito esses compostos e principalmente o Rosberg se arrastou no circuito canadense.