Pit Stop #282
02/07/13 10:30O programa desta semana fala muito de pneus, um oferecimento da Pirelli.
Até agora só discutiram soluções a médio e longo prazos. E a corrida deste final de semana, como fica?
No quadro “Naftalina”, o aniversário de um dos maiores duelos da F-1.
Lá vai…
Comentários
Publicidade
Publicidade
Parece que a coisa anda séria na F-1 depois daquele espalhafatoso GP do Canadá.
Mesmo com toda essa tecnologia de fabricação de pneus e etecéteras, os pneus da Pirelli se tornaram num verdadeiro estouro pirotécnico numa forma de prelúdio trágico antes da calmaria.
E nesse final de semana onde será realizado o GP da alemanha, o clima da F-1 estará muito tenso. O problema não é só o desgaste dos pneus que colocará a vida dos pilotos em risco. Não. E sim, quem estará ao redor no momento da corrida, ou seja, os fiscais e até mesmo o público que assistem a corrida nas arquibancadas. Na F – Indy a algum tempo, ocorreu um acidente que atingiu o público nas arquibancadas quando um pneu se soltou de um carro na hora do acidente. E mesmo com toda a proteção de muros e tudo, não evitou que uma roda e fragmentos acertassem algumas pessoas no local. E tem muita gente que vai dizer que acidentes assim só acontecem lá na F – Indy e que na F -1 tudo é um mundo encantado.
E na F -1, onde são realizados todas as corridas do campeonato mundial, não possuem essas proteções que preservam a vida dos torcedores nas arquibancadas. E essa proteção a F-1 não tem!
Se será uma tragédia anunciada ou não, talvez seja uma outra história…
Boa noite à todos.
A PIRELLI ESTÁ SE QUEIMANDO FEIO. E A FIA PRA VARIAR VAI FINGER Q NADA ACONTECEU.
A F1 está ridícula com essa regra de pneus. Não é possível pneu ganhar ou perder corridas. Carros e pilotos devem mostrar sua competência, como era antigamente. Hoje o melhor piloto é aquele que conserva os pneus e não o que corre e ultrapassa mais. As corridas não têm mais sentido de competição de velocidade e habilidade. Vocês imaginam o Senna ter que economizar pneus para terminar uma corrida?
O monobloco (habitáculo) se tornou uma célula de sobrevivência para o piloto.
Mas,
A Pirelli tem cometido uma falha grotesca na F1.
A FIA deve agir com rigor para apurar estes fatos.
A segurança dos pilotos é fundamental.
Queremos ver uma corrida com total segurança.
fabio na minha opinião ,houve sim uma conspiração pra que equipes como Ferrari, Lótus e Force índia com a possibilidade de treinar nos dias 17,18 e 19 em Silverstone/ Inglaterra com esses pneus novos consigam trazer conhecimento dos pneus e ainda introduzam melhorias aerodinâmicas pra enconstar em Mercedes e Red bull. Fica claro que Ferrari vai jogar todas as suas fichas pra melhorar na classificação e corrida. Acredito que a FIA já que não teve coragem pra punir a Mercedes e estar cansada de Red bull vencer tudo, vai liberar a ferrrari pra que nesses dias aproveite a ocasião e como diz aquele ditado “Kill two birds with one stone . ainda assim vejo que a lótus e force índia conseguirão uma pequena evolução mas menos que a poderosa Ferrari, pois F.Alonso quer ganhar esse campeonato. Nada como ter uma aliada pois a pirelli é italiana. Acho estranho em Silverstone ter havido tantos dechapamento de pneus , não estava quente é bem provável que a pirelli deixou alguns jogos de pneus defeituosos para as equipes e fica claro que Lewis Hamilton, Felipe Massa, Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez foram as cobaias para que criasse uma situação de perigo para que o campeonato não seja decidido agora e sim no ultimo gp. Muitas aguas vão rolar certeza mesmo é que o campeonato vai pegar fogo pois Vettel não tem esse carrão e mercedes entra na briga e Alonso sabe que tem que ir pro pódio na Alemanha se quiser pensar em titulo e a Ferrari deve e muito pra ele.
Fábio, Apenas uma dúvida.. os treinos de sexta não foi possível usar os pneus duros ou macios pois estava chuvendo.. mas os treinos livres de sábado já foi no seco e os pneus macios e duros foram utilizados em exaustão. Se os pneus tinham uma falha catastrófica, como não aconteceu nada neste teste, já que é feito uma simulação de corrida com muito mais voltas nos pneus do que na corrida. Acredito fielmente em problemas de baixa pressão no pneu com alguma característica a mais neste circuito, como curvas de alta e zebras um pouco mais pontiagudas.. dúvido que se usasse este mesmo pneu no próximo gp daria algum problema a mais.. mas quem sou eu, um simples fã de corridas pra identificar algo de longe..
Fabio quando é que o Massa vai ser um piloto de verdade porque estamos ficando irritados com as desculpas dele depois de todas as corridas
Fabio é claro que a mercedes se beneficiou com os teste secreto com os pneus pode ve que os carros estão desgastando menos depois dos teste.
Nunca entendi esse tal “pêneu”. Isso é gíria de paulista? Pneu, Fábio! Com ‘P’ mudo. Igual de “helicóptero”, “psicologia”, etc..
Não sei porque, me passou na cabeça aquela cena de Grand Prix (1966) da reunião dos pilotos antes de Monza (com parabólica) reclamando da segurança da pista .
“Eles tem um arquivo só para reclamações de pilotos”….engraçado se não fosse trágico…
Na mesa Fábio?
Heheheh
Como sempre, excelente coluna. Concordo que o Vettel é favorito, mas discordo que seja pelo carro. Tem sido, de fato, mais piloto que o Alonso. Vale lembrar que o espanhol apesar de ter a equipe ( e toda a sorte do mundo) o favorecendo, não sofre disputa interna alguma, não sofre com quebras ou com decisões estratégicas ruins, ao contrário, e mesmo assim não consegue superar o Vettel. Alonso é um grande piloto, mas começo a questionar se ele é, como diz o Flávio Gomes, El Fódon das Asturias mesmo. Trulli que o diga…
Boa tarde Fábio! Me parece ser um problema que aconteceu muito mais pelas características do circuito, com 3 curvas de alta para a direita, sobrecarregando justamente o traseiro esquerdo, que além de receber o peso do carro, recebia ainda a tração.
Em Nurburgring, o risco é no S do segundo setor, onde em 2007 o Hamilton bateu forte de frente na barreira de pneus, depois de um estouro.
Não seria o caso de as equipes protestarem forte, até por uma nova marca no ano que vem? Caso houvesse uma nova marca, quais seriam as possíveis candidatas? Um abraço!
O monobloco (habitáculo) se tornou uma célula de sobrevivência para o piloto.
Mas,
A Pirelli tem cometido uma falha grotesca na F1.
A FIA deve agir com rigor para apurar estes fatos.
A segurança dos pilotos é fundamental.
Queremos ver uma corrida com total segurança.
Tem que protestar mesmo e já.
Fabio, foi um excelente GP da Inglaterra, apesar dos pneus, vi 4 pilotos, fazer uma excelente corrida de recuperação, FELIPE MASSA, HAMILTON, WEBBER e ALONSO, valeu apena ter acordado cedo no domingo.