Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
01/07/13 10:42

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, já dizia o filósofo. Então vamos com calma…

Massa volta aos boxes sem pneu (Lars Baron/Getty Images)

 

Uma coisa é o fato de Ferrari, Lotus e Force India terem sido contra as modificações nos pneus que a Pirelli planejava a partir do GP do Canadá. Essas três equipes são responsáveis diretas pelos pneus continuarem esfarelando e precisam pensar dez vezes antes de reclamarem dos pneus desta temporada. Não por coincidências, o trio unanimamente concordou ontem com quaisquer mudanças que a Pirelli queira introduzir. Quem tem, tem medo, dizia o mesmo filósofo;

Outra coisa é o que aconteceu ontem. Daí a necessidade de separar as coisas. Não teve nada a ver com desgaste dos pneus. E, segundo a Pirelli, não teve relação também com seu novo sistema de “colagem” da cinta de aço, que fixa a banda lateral do pneu à roda. O princípio é o mesmo dos pneus de rua: prevenir que desmontem da roda quando estiverem sem pressão. No ano passado, essa cinta era de kevlar. A Pirelli pensou em voltar para o material nas últimas provas, mas preferiu insistir com o aço, mudando o processo de colagem justamente nos pneus levados para Silverstone;

Parece-me muito suspeito que, justamente na corrida em que a Pirelli mudou algo na fabricação dos pneus, quatro tenham ido pelos ares. De duas, uma. Ou a empresa está tergiversando ou está completamente perdida. Aí, sim, as duas coisas são uma coisa só: péssima, e perigosa, notícia para a F-1;

Aqui e ali já começa um zunzunzum de boicote a Nurburgring. Duvido que aconteça, as equipes morrem de medo de Ecclestone. Mas a pressão é positiva;

Voltar para os pneus de 2012, como quer a Red Bull, também não me parece o certo. Aliás, muito espertinha, a equipe tricampeão;

Muito mais razoável é a ideia de sessões de testes para avaliar de vez esses pneus. Em Silverstone, a sexta-feira foi prejudicada pela chuva. Aqueles pneus só fizeram long runs na corrida. Deu no que deu;

Rosberg já tem duas vitórias no ano e 82 pontos. Já escrevi outro dia sobre o amadurecimento do alemão, que ainda não tem o reconhecimento que merece. Tirando o ano de estreia, ele nunca terminou um Mundial atrás do companheiro de equipe _e foram três anos com Schumacher. Ele já está a sete pontos de Hamilton. Se o inglês não se cuidar…

Alonso foi sincero ao falar sobre sua condição, após reduzir para 21 pontos a folga de Vettel no campeonato. “É uma mistura de sentimentos. Estou feliz pelos pontos e por diminuir um pouco a diferença para o líder, mas vimos neste final de semana que o nosso ritmo não está bom o suficiente”, disse. Foi no ponto. Massa e Domenicali falaram coisas parecidas. O problema, para eles, é que a Ferrari também parece perdida nesta luta para melhorar seu ritmo em classificação;

E não podemos deixar de registrar: Raikkonen bateu ontem o recorde de corridas consecutivas na zona de pontos. Chegou a 25, superando as 24 provas de Schumacher, entre Hungria-2001 e Malásia-2003. O finlandês vem pontuando sem parar desde o GP do Bahrein do ano passado. Outro dado impressionante da sua regularidade: das 28 corridas que disputou desde que voltou à F-1, ele só não pontuou em uma, na China. Mesmo assim, até lá ele levou o carro à linha de chegada. O que a Red Bull está esperando para anunciá-lo?

Falando em recordes, Loeb pulverizou a marca histórica de Pikes Peak. Completou o percurso em 8min13s878. O melhor registro anterior era 9min42s740, de Rhys Millen, segundo colocado ontem. Um monstro. A íntegra da sua participação histórica está aqui…



 
Na MotoGP, no sábado, Rossi conquistou sua primeira vitória em quase três anos. A última havia sido na Malásia-2010. Foi a 80ª da carreira e, nas palavras dele, a mais inacreditável. É muito bom vê-lo de volta. E que Lorenzo se recupere logo. Os fãs de moto esperam ansiosamente por este duelo;

Para passar a régua, GP2. Nasr deu um show ontem. Largando na última fila, após um sábado acidentado, cruzou em sétimo. Melhor: Coletti não pontuou no final de semana, e a diferença entre ambos na tabela caiu mais um pouco, de 24 para 22 pontos. O que o brasileiro precisa agora é de uma vitória. Ir só na base da regularidade talvez não funcione.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Antonbi Lages comentou em 01/07/13 at 17:07

    Obrigado Seixas por mostrar outras alternativas como
    a Pikes Peak , as 24 horas de Le Mans , essas alternativas faz com que a gente saia do lugar comum de F1 , Indy, Nascar etc… obrigado também a quem mandou os links para assistir ao vivo, é muito bom mesmo.

  2. João Pedro Strabelli comentou em 01/07/13 at 16:33

    O Alonso passou as duas últimas temporadas “pedindo” a falta de sorte do Vettel. Pronto, conseguiu. Mas ficar dependendo só do azar do Vettel é pouco para quem quer ser campeão.

  3. Ricardo Braga comentou em 01/07/13 at 16:30

    Tem neguinho falando aqui que se o Raikkonen for para Red Bull, o Vettel que se cuide kkkkk, só dando risada para uma asneira dessa, sendo que o Raikkonen mostra não ser aquele piloto muito rápido como Vettel e Hamilton em voltas lançadas! O Raikkonen quando esteve na Ferrari, era pau a pau com o Felipe Massa, logo Vettel está em um patamar muito acima desses dois. Só para reforçar minha ideia, o Grosjean mostrou ser um piloto muito mais rápido que o Finlandês, só que, não tem a cabeça no lugar e transformou nesse piloto sem regularidade e que bate muito. Raikkonen para mim está abaixo de Vettel, Alonso e Hamilton. Compara-se a Rosberg, Massa, Button, em que dividindo cockpits com esses aí, seria pau a pau, como foi com o Massa em tempos de Ferrari.

    • Douglas comentou em 02/07/13 at 16:52

      Concordo em partes, mas acho Raikonen mais consistente que Massa, lembra do tempo de Ferrari o galvão ficava louco quando via a “regularidade do Raikonen nas corridas, nos treinos muitas vezes largava atrás do Massa, mas nas corridas sempre tinha um ritmo melhor que o brasileiro. O problema de Raikonen não é talento, mas falta de foco, e isso contra um piloto de nível semelhante, mas com muito mais foco e sede de vitória faz toda a diferença, por isso Vettel continuaria sendo favorito numa disputa interna com Kimi.

  4. Furano comentou em 01/07/13 at 15:44

    Leigo ou não , o fato de se ver pneus se desintegrando na pista sem causa aparente , coloca um ponto de interrogação na cabeça do consumidor. A marca saiu prejudicada porque uma imagem vale por mil palavras !

  5. Roberto comentou em 01/07/13 at 15:06

    Não entendi uma coisa, O Loeb estava treinando com um carro da Peugeot e no filme aparece um carro com nome Hyundai, é isso mesmo?

  6. Debora comentou em 01/07/13 at 14:57

    Fabio, referente a Pirelli ela tem que fazer algo alguma coisa! Quem esta errando? Quem deve levar a culpa? Acredito que já deve ter lido esses comentarios!!

    David Coulthard BBC F1 co-comentador

    “Há um sem número de questões que podem impedir que um carro de Fórmula 1 de terminar uma corrida -. Falhas de motor, falhas de caixa de velocidades, hidráulica, nome que eles são chato e frustrante.

    “Mas há algumas questões que são mais graves que as falhas que e pneu -., Como freios falhas – estão lá em cima como sendo tão ruim quanto ele pode chegar.

    “É realmente uma grande preocupação e algo precisa urgentemente ser feito sobre isso.

    “Se eu ainda era um motorista, eu estaria muito preocupado com os pneus de corrida no novo”.

    BBC F1 analista técnico Gary Anderson desceu a curva quatro, perto de onde duas das explosões ocorreram, e descobriu que o cume do meio-fio era “afiada”.Fabio o que vc me diz disso? Será que alguem não poderia ter visto isso antes quando nos treinos teve um pneus furado!!!

    Whitmarsh acrescentou: “F1 não não poderia responder a eventos deste fim de semana Nós temos tido sorte ninguém foi ferido.”.

    FIA corrida diretor Whiting, que admitiu que pensou em parar a corrida, disse que não tinha experimentado tal problema antes.

    “Eu não me lembro de nada assim”, disse Whiting. “Quatro falhas catastróficas é a primeira vez. Foi muito perto de ser a bandeira vermelha”.

    Agora referente ao Lewis e (Rosberg que já tem duas vitórias no ano e soma 82 pontos), se formos analisarmos o Lewis esta apanhando com o carro e os pneus por que se não ele já estaria bem a frente desse campeonato. E só não venceu essa agora por causa do pneu. Vejamos pela Q3!!! Assim que ele dominar o carro que não foi feito ainda para ele, acredito que vamos ter mais brigas para a primeira posição….Vamos aguardar acredito que esse campeonato ainda não esta decidido!!! Outra coisa alguem raparou na facilidade que o Vettel ultrapassou o Rosberg!!!! rsrsrsrs” Será que ele está querendo ir para RBR!!! rsrsrsr

  7. fabio comentou em 01/07/13 at 14:57

    a volta de Loeb em Pikes
    http://www.redbull.com/en/motorsports/stories/1331598982312/video-loeb-pikes-peak-record

  8. João Magalhães comentou em 01/07/13 at 14:45

    Acho que o Raikkonen vai jantar o Vettel. Sério.

    E Fábio, se fosse eu no lugar do Massa, já teria enviado um currículo pra Lotus. Mesmo que a Ferrari quisesse renovar.

    O que acha?

  9. Alexandre/Iraí-RS comentou em 01/07/13 at 14:42

    Cara, pela corrida de ontem, o Massa estava em quarto, teve um pneu furado, caiu para último e ultrapassando 16 carros, chegou em sexto. Isso é pouco? Então quem está criticando, pega e vai lá correr no lugar dele. E sobre colocar o Koba no lugar do Massa, ninguém com um mínimo de cérebro faria.
    A não ser que queira piorar a qualidade da sua dupla de pilotos, por que o japonês é muito pior que o brasileiro. Só cego, burro e xiita anti-brasileiro que não quer ver.

  10. Rodrigo comentou em 01/07/13 at 14:34

    Esse negócio de recordes as vezes é meio bobo.
    O Schumacher fez seu recorde quando o sistema de pontos era bem diferente e não premiavam os 10 melhores colocados.
    Por exemplo , em Monaco , pelo sistema que Schumacher fez seu recorde , Kimi não pontuaria , e com isso, quebraria a se sequencia de pontos “seguidos”
    É legal para os jornalistas ficarem fazendo essas estatisticas… Mas é complicado comparar “recordes” quando as regras sao tão diferentes…

  11. lazzarus comentou em 01/07/13 at 14:31

    No sábado, durante a classificação, Hamilton colocou quase meio segundo de diferença em Rosberg. Na corrida, Nico perdeu a 2ª colocação para Vettel na largada. Ou seja: Lewis vem fazendo sua parte o melhor que pode. Sendo assim, explique melhor essa parte onde você diz: “Se o inglês não se cuidar…”

    Outra incoerência no texto. Você diz: “Já escrevi outro dia sobre o amadurecimento do alemão, que ainda não tem o reconhecimento que merece.” Ok. Mas olha que engraçado da sua parte.. não apostou nem em um pódio dele, mesmo ele largando em segundo! Bizarro, não?

    • Debora comentou em 01/07/13 at 15:02

      Vou ter que concordar com você! E detalhe esse carro é o mesmo do ano passado a Mercedes conseguiu mudar poucas coisa que o lewis trouxe de fora! to errada nisso?E sendo que Nico já esta mais preparado com o carro!!!

      • men comentou em 01/07/13 at 23:04

        A debora vai acabar convencendo todo mundo que o hamilton é o melhor de todos os tempos, de tanto inssistir

    • Carlos comentou em 01/07/13 at 17:00

      O Rosberg é infinitamente mais piloto que Hamilton, sabe correr com o equipamento, não esqueça que o carro do Rosberg ficou fora por problemas eletrônicos por duas vezes e não por culpa dele fora o Ross pedindo pra ele não ultrapassar o Hamilton na segunda corrida, fica claro porque o Seixas disse se o Hamilton não se cuidar.

      • marcioPi comentou em 01/07/13 at 19:01

        Rosberg está tomando pau do Hamilton em classificação (5×3) e no campeonato de pilotos (tem 07 pontos a menos)…

        Isto porque ele tem quase OITENTA corridas pela equipe, o inglês apenas OITO….

        precisa falar mais?

      • lazzarus comentou em 01/07/13 at 19:09

        Infinitamente mais piloto que Hamilton… Sinto informá-lo que Rosberg já era freguês de Lewis desde as categorias de kart.

      • Paulo comentou em 01/07/13 at 20:58

        Carlos, o Rosberg é bom piloto, mas está um nível abaixo de Hamilton.
        O Rosberg está no 3º ano da mercedes e Hamilton está apenas no 1º, e mesmo assim Hamilton está com mais pontos que Rosberg (e mesmo na primeira metade do campeonato).
        Rosberg é aquele bom piloto, que ganha se tiver um bom carro ou com o azar dos outros… no braço ainda não mostrou isso.

      • Erdnaxela comentou em 01/07/13 at 22:55

        Perfeito o seu comentário, Carlos. Concordo plenamente. As pessoas já se esqueceram dos problemas do Rosberg na atual temporada, fora a ordem de moleque do chefe para que ele não ultrapassasse o Hamilton.

        • Antonio comentou em 02/07/13 at 13:38

          Erdnaxela, mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira!

          • Douglas comentou em 02/07/13 at 17:02

            Mas o que foi dito não é mentira, realmente Rosberg teve 2 problemas por causas que vão além do piloto e se tivesse pontuado nessa corrida estaria na frente do Hamilton, isso é FATO. Até quem considera Hamilton mais piloto tem que reconhecer isso, se não fosse os 2 abandonos talvez hoje Rosberg estivess praticamente empatado com Alonso, mas se… se… é complicado, afinal todos terão problemas até o final do campeonato, acho que hamilton e rosberg estão fazendo um duelo equilibrado e não acho que um seja infinitamente melhor que o outro, são bons pilotos, e que dependendo da pista, hora um vai se sair melhor, hora outro conseguirá esse feito.

          • Erdnaxela comentou em 04/07/13 at 14:07

            Deixa de ser bobo, Antonio! Veja os fatos! O Carlos e o Douglas, logo abaixo, esclareceram bem a situação.

      • Antonio comentou em 02/07/13 at 13:32

        Carlos!!!! Você vive em MARTE? QUE ISSO RAPAZ?! Quanto ao Fabio ele disso isso porque o Hamilton é o piloto do qual ele tem mais antipatiza. E se você pensa isso do Hamilton com relação ao Rosberg, imagine o que você não pensa do ALONSO COM RELAÇÃO AO MASSA.

        • Fábio Seixas comentou em 02/07/13 at 14:26

          Gostaria muito de saber de onde vem essa certeza de que antipatizo com o Hamilton. É cada uma…

          • Saulo comentou em 03/07/13 at 2:33

            Fabio Seixas não me representa …e sobrou até pra você, parece uma torcida organizada pro Hamilton uma pro Alonso outra pro Vettel todos pegando você pra Cristo quem mandou fazer blog.

        • Carlos comentou em 03/07/13 at 1:42

          O Rosberg é infinitamente mais piloto que Hamilton, sabe correr com o equipamento, não esqueça que o carro do Rosberg ficou fora por problemas eletrônicos por duas vezes e não por culpa dele fora o Ross pedindo pra ele não ultrapassar o Hamilton na segunda corrida, fica claro porque o Seixas disse se o Hamilton não se cuidar….. …Só repeti pra você ler porque em Marte, o que tem de errado, Ross não deixou passar e duas ele teve fora por problemas eletrônicos, quem deve viver em Marte é você.

          • QUE ISSO RAPAZ?! comentou em 03/07/13 at 18:20

            O Rosberg é infinitamente mais piloto que Hamilton! QUE ISSO RAPAZ?!

          • Antonio comentou em 03/07/13 at 18:26

            Isso é o mesmo que dizer que OBINA é melhor que ETO`O!!! Tire esse odio do coração CARLOS, você é um cara bom!

          • Que é isso Rapaz 2 comentou em 03/07/13 at 19:25

            tem torcedor que não quer ver você mostra os números mostra as pataquadas do Ross pra não deixar o Rosberg trolar o Hamilton, mas mesmo assim, pesoal não quer ver, o Rosberg ganha duas vezes Hamilton 0, mas o pessoal sonha que o Hamilton é melhor , fazer o que??? para de falar Carlos, ta na cara que é torcida organizada

          • Tarcisio comentou em 03/07/13 at 19:26

            Estou com você o Rosberg é mais cerebral e mais piloto que o Hamolton

        • Carlos comentou em 03/07/13 at 1:44

          em relação ao Massa leia o primeiro tópico do lazzarus foi pra ele que respiondi não para você.

      • Malaquias comentou em 03/07/13 at 1:37

        Não tinha pensado nisso Rosberg era pra estar bem a frente do Hamilton mesmo.

  12. rolemberg comentou em 01/07/13 at 14:29

    Fabio,

    ontem o massa saiu de 11º e foi para 5º logo na primeira volta.

    poderia nos fazer uma analogia com a que é considerada a melhor volta de Ayrton Senna (acho que é Donnington Park, correto?)

    se eu me lembre, parece que barrichello também aprontou das suas nessa mesma corrida.

    abs

    • jojonas comentou em 01/07/13 at 15:31

      A diferença é que o senna passou os adversários um por um no decorrer da volta…

  13. Ricardo Vogel comentou em 01/07/13 at 13:54

    Fábio Seixas, comparando os tempos de voltas deste GP acredito que houve um contraste entre consumo de pneus e os 4 estouros que aconteceram, pois percebi que a prova que menos desgastou pneus este ano foi justamente esta , os tempos de volta com pneus gastos de todos os carros caíram pouco se comparados com as corridas anteriores, pra mim o problema foi um caso a parte e específico deste GP .

  14. Rogerio comentou em 01/07/13 at 13:25

    Penso ser importante registrar que ao tempo das 24 corridas em que Schumacher pontuou sem intervalo apenas os 6 primeiros pontuavam… Nesse critério o Finlandês não teria o mesmo desempenho.
    Mesmo assim é memorável, mas “menor” um pouco que o alemão.

  15. Mauro comentou em 01/07/13 at 12:55

    Por a culpa nas 3 equipes me parece simplista demais. Lembre-se q quem começou toda essa novela de pneus menos resistentes foi o Sr. Bernie.

  16. Alex Nunes comentou em 01/07/13 at 12:43

    Fábio, boa tarde.
    Deixa eu mudar de assunto. Durante a transmissão do sábado, prestando atenção no traçado, achei que tinha algo diferente no traçado e nos pontos inicial e final de cada volta. Só depois de um tempo percebi que a reta dos boxes e a linha de chegada tinha mudado de lugar no traçado. Quando isso ocorreu? Foi junto com a inauguração do traçado novo??
    Um Abraço.

  17. Cranio comentou em 01/07/13 at 12:40

    Show de Loeb em Pikes Peak! Mr Loeb, King of the Peak!

    E duvido que tirem esse recorde dele tão cedo… E o Tajima venceu nos elétricos com o tempo de 9:46.530. Anda bem o japonês também!

    • Kalil comentou em 01/07/13 at 19:12

      eu aposto que ele mesmo bate, o cara é fera

  18. Sandro Costa comentou em 01/07/13 at 12:21

    Os pilotos deram sorte dos pneus só terem estourado em locais menos perigosos, imagina se um pneu desse estoura na Eau Rouge por exemplo. Tomara que a Pirelli ache o que ela fez de errado antes que chegue o Gp da Bélgica

  19. EDSON CASTRO comentou em 01/07/13 at 12:20

    SEM BLÁ BLÁ, FABIO….A PIRELLI É UMA VERGONHA…FAZ PNEU SOZINHA, E AQUELA ZEBRA DE SILVERSTONE ESTÁ LÁ HA MAIS DE 50 ANOS, MEU..VERGONHA.

  20. Guilherme comentou em 01/07/13 at 12:08

    Minha mulher que não entende nada de F1 mas estava assistindo vez apenas um comentario”não quero um pneu dessa marca no meu carro”, e isso que a Pirelli esta passando para os “leigos” no assunto.

  21. jo lima comentou em 01/07/13 at 11:37

    Fábio, você acha que Vettel concordaria em ter um piloto que não aceitaria ser o segundo, que é o caso de Kimi?

    Será necessária uma campanha dos que gostam que haja disputa na F-1 estilo “Não Vete o Kimi , Vettel!!” ?? -rs

    • Fábio Seixas comentou em 01/07/13 at 11:39

      Acho que ele não curtiria a ideia. Mas não sabemos qual é a ingerência dele nisso, se há alguma cláusula no contrato que permite a ele vetar um companheiro. Eu acho que não há, até por ele ter adotado pela Red Bull há tanto tempo.
      Abs

    • Adilson comentou em 01/07/13 at 14:39

      Fábio, voce nao acha o Felipe Nasr promissor, pois é excelente nas ultrapassagens e esta aprendendo a economizar os pneus.

      Em tempo, você deveria comentar F1 ou pelo menos GP2.
      abraço

  22. Carlos comentou em 01/07/13 at 11:33

    A cinta de aço dos pneus desse ano provavelmente é mais barata que a de kevlar. O aço absorve calor mais facilmente do que o kevlar, derretendo a borracha em volta. Em relação a impacto, kevlar é mais resistente que o aço. Então é bem provável que o retorno ao kevlar irá resolver o problema dos pneus, sem mudar as características da borracha.

    Resumindo (na minha visão é claro), Pirelli tentou dar um migué barateando os pneus de 2013. Não deu certo e ela quis voltar p/ estrutura de 2012, mas Ferrari, Lotus e Force India não aceitaram com medo da RBR. Agora que a RBR já encontrou o caminho com esses pneus, e a Ferrari passou a sofrer. Então a escolha para essas equipes em aceitar a mudança tornou-se óbvia, tanto é que eles já se manifestaram a aceitação.

    • bipolar comentou em 01/07/13 at 17:01

      eu queria ser o lixo que o Massa é segundo vc! Pelo estaria cheio da grana enquanto vc e eu temos que estar aqui protestando por uma qualidade de vida melhor.

      • Carlos comentou em 01/07/13 at 18:04

        bipolar, eu acho que vc só pode ter respondido para pessoa errada, porque eu não falei absolutamente nada do Massa. Só falei de pneus. Aliás, eu gosto de corrida, não de algum piloto determinado. Então o resultado dele para mim não é tão importante assim como para a maioria das pessoas que comentam aqui. E ele não deve nada a ninguém. Só por ser brasileiro ele não tem obrigação nenhuma conosco. Assiste quem quer. Torce para ele quem quer (não é o meu caso). Se alguém perdeu tempo e energia torcendo para ele, foi também porque quis.

      • Teodoro comentou em 01/07/13 at 18:52

        Carlos acho que ele errou, ele deve ter comentado o post abaixo do teu, da uma lida.

  23. Roberto comentou em 01/07/13 at 11:33

    O tempo vai passando e nada do Massa ganhar na Ferrari…se fosse um piloto de um outro país seria massacrado…mas parece que há um bom tempo os brasileiros se contentam com lixo mesmo…lixo de pessoa e um lixo de piloto.

    • Anderson Antonio Lopes Rodrigues comentou em 01/07/13 at 12:43

      Bom é você que pilota uma Ferrari e se preocupa com o automobilismo brasileiro, até com uma tentativa de criar uma categoria escola, na contra-mão dos dirigentes.

      Brasileiro não gosta de esporte, gosta de ouvir “Brasil, sil, sil”.

    • Rodrigo comentou em 01/07/13 at 14:13

      A corrida do Massa foi excelente. Não fosse o pneu estourado ele teria ido ao pódio. Qual o motivo de agredí-lo como pessoa e como piloto. O brasileiro, de maneira geral, tem a triste e injusta mania de valorizar apenas quem é nº 1. Massa só não foi campeão da F1 no ano de 2008 por culpa das lambanças da Ferrari.

    • Carlos comentou em 01/07/13 at 14:14

      “Lixo de pessoa”…
      PQP, explica aí o grau de intimidade que você tem com ele para chegar a essa conclusão.

    • rolemberg comentou em 01/07/13 at 14:27

      e o que você faz da vida e pelo seu país?

    • Carlos H. comentou em 01/07/13 at 14:35

      Acho meio infantil dizer que o Massa é “lixo de pessoa” só por que não ganha corridas…Nem mau piloto, apenas regular. Perdeu a chance de alcançar outro nível em 2008, quando liderava em Singapura e a Ferrari liberou o carro com a mangueira (de combustível) ainda conectada. De lá pra cá teve 2 grandes azares, o acidente com a mola do (carro do) Barrichello e o Alonso. Ou seja de quase campeão para eterno 2o. piloto. Mas é gente boa e não merece ser tratado como “lixo”

    • Carlos comentou em 01/07/13 at 17:02

      Lixo é teu comentário, me desculpe , mas lixo mesmo é quem faz esse tipo de comentário

    • Kalil comentou em 01/07/13 at 18:00

      O que você construi escrevendo Lixo, colocando as tuas expectativas de vida em terceiros, deixe as criticas em nível elevado por favor.

    • men comentou em 01/07/13 at 23:18

      é o melhor piloto brasileiro na atualidade.
      vc é o melhor no que faz?
      Não é de hoje que outros países tambem ficaram sem pilotos de ponta ou nem nunca tiveram.
      Deixe o homem pilotar e nos representar, é o melhor que temos na atualidade.

  24. Guga comentou em 01/07/13 at 11:23

    Fábio, Kimi já tá certo na Red Bull. Ponto. Mas essa vaga na Lotus sobraria pra quem? Não vejo nome forte. Talvez por falta de opção a vaga poderia cair no colo de um Massa, Sutil ou Di Resta. Tem o Kobayashi correndo por fora, mas será que ele não pega essa vaga de Massa na Ferrari? O que você chuta? Abs.

  25. Paulo Perrucci comentou em 01/07/13 at 11:16

    Eu acho que a ida de raikkonen para a RedBull é questão de tempo… E acredito que será ótima para a F1.. Vettel terá um companheiro do mesmo nível e também campeão mundial..

  26. JANE TADEU DA SILVA comentou em 01/07/13 at 11:05

    Sem ganhar desde 2010 foi bom ver o ROSSI ganhar de novo, não assisto assiduamente a GP DE MOTO, mas essa de foi muito legal. ELDORADO XIRIRICA – SP

  27. Alberto comentou em 01/07/13 at 11:02

    Essa corrida do Webber foi nada mal para quem “nunca fez nada de muito destaque”!!!!

  28. Arnaldo M. da Silva comentou em 01/07/13 at 10:57

    Bom dia Fabio

    Olha acompanho formula um desde de 1968, a Pirelli ja esteve na categoria varias vezes, mas nunca fez sucesso com seus Pneus, se ausentou por um bom tempo e retornou, mas continua com um trabalho muito ruim, abaixo da média mesmo, só que agora esta ficando perigoso é preciso fazer alguma coisa.

    Abraços.

  29. Fernando comentou em 01/07/13 at 10:53

    O GP em Silverstone foi muito estranho. As duas equipes que em tese deveriam lucrar com as condicoes de degrado dos pneus da Pirelli “andaram” para tras. Ambas trouxeram atualizacoes que nao funcionaram, e as equipes dizendo-se um pouco confusas em entender a razao (ateh ai nada de anormal). Mercedes e Red Bull que tem problemas, tiveram poucos daqueles de degradacao vistos, por exemplo, em Barcelona. Alias, degradacao em verdade nao foi problema ontem. Nao me surpreenderia que a “tal solucao” da Pirelli incorporou mudancas muito maiores do que afirmou – e ai, ou foi um pouco “mau-intencionada”, ou, nao menos provavel, nao tem controle sobre como produz seus pneus – e isso sim seria preocupante. Infelizmente acho que nao ficaremos sabendo da verdade…

  30. Lucas comentou em 01/07/13 at 10:52

    Prezado Fábio, não há e nem haverá duelo entre Rossi e Lorenzo. O espanhol virou o dono do canil faz tempo.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).