Pílulas do Dia Seguinte
01/07/13 10:42Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, já dizia o filósofo. Então vamos com calma…
Uma coisa é o fato de Ferrari, Lotus e Force India terem sido contra as modificações nos pneus que a Pirelli planejava a partir do GP do Canadá. Essas três equipes são responsáveis diretas pelos pneus continuarem esfarelando e precisam pensar dez vezes antes de reclamarem dos pneus desta temporada. Não por coincidências, o trio unanimamente concordou ontem com quaisquer mudanças que a Pirelli queira introduzir. Quem tem, tem medo, dizia o mesmo filósofo;
Outra coisa é o que aconteceu ontem. Daí a necessidade de separar as coisas. Não teve nada a ver com desgaste dos pneus. E, segundo a Pirelli, não teve relação também com seu novo sistema de “colagem” da cinta de aço, que fixa a banda lateral do pneu à roda. O princípio é o mesmo dos pneus de rua: prevenir que desmontem da roda quando estiverem sem pressão. No ano passado, essa cinta era de kevlar. A Pirelli pensou em voltar para o material nas últimas provas, mas preferiu insistir com o aço, mudando o processo de colagem justamente nos pneus levados para Silverstone;
Parece-me muito suspeito que, justamente na corrida em que a Pirelli mudou algo na fabricação dos pneus, quatro tenham ido pelos ares. De duas, uma. Ou a empresa está tergiversando ou está completamente perdida. Aí, sim, as duas coisas são uma coisa só: péssima, e perigosa, notícia para a F-1;
Aqui e ali já começa um zunzunzum de boicote a Nurburgring. Duvido que aconteça, as equipes morrem de medo de Ecclestone. Mas a pressão é positiva;
Voltar para os pneus de 2012, como quer a Red Bull, também não me parece o certo. Aliás, muito espertinha, a equipe tricampeão;
Muito mais razoável é a ideia de sessões de testes para avaliar de vez esses pneus. Em Silverstone, a sexta-feira foi prejudicada pela chuva. Aqueles pneus só fizeram long runs na corrida. Deu no que deu;
Rosberg já tem duas vitórias no ano e 82 pontos. Já escrevi outro dia sobre o amadurecimento do alemão, que ainda não tem o reconhecimento que merece. Tirando o ano de estreia, ele nunca terminou um Mundial atrás do companheiro de equipe _e foram três anos com Schumacher. Ele já está a sete pontos de Hamilton. Se o inglês não se cuidar…
Alonso foi sincero ao falar sobre sua condição, após reduzir para 21 pontos a folga de Vettel no campeonato. “É uma mistura de sentimentos. Estou feliz pelos pontos e por diminuir um pouco a diferença para o líder, mas vimos neste final de semana que o nosso ritmo não está bom o suficiente”, disse. Foi no ponto. Massa e Domenicali falaram coisas parecidas. O problema, para eles, é que a Ferrari também parece perdida nesta luta para melhorar seu ritmo em classificação;
E não podemos deixar de registrar: Raikkonen bateu ontem o recorde de corridas consecutivas na zona de pontos. Chegou a 25, superando as 24 provas de Schumacher, entre Hungria-2001 e Malásia-2003. O finlandês vem pontuando sem parar desde o GP do Bahrein do ano passado. Outro dado impressionante da sua regularidade: das 28 corridas que disputou desde que voltou à F-1, ele só não pontuou em uma, na China. Mesmo assim, até lá ele levou o carro à linha de chegada. O que a Red Bull está esperando para anunciá-lo?
Falando em recordes, Loeb pulverizou a marca histórica de Pikes Peak. Completou o percurso em 8min13s878. O melhor registro anterior era 9min42s740, de Rhys Millen, segundo colocado ontem. Um monstro. A íntegra da sua participação histórica está aqui…
Na MotoGP, no sábado, Rossi conquistou sua primeira vitória em quase três anos. A última havia sido na Malásia-2010. Foi a 80ª da carreira e, nas palavras dele, a mais inacreditável. É muito bom vê-lo de volta. E que Lorenzo se recupere logo. Os fãs de moto esperam ansiosamente por este duelo;
Para passar a régua, GP2. Nasr deu um show ontem. Largando na última fila, após um sábado acidentado, cruzou em sétimo. Melhor: Coletti não pontuou no final de semana, e a diferença entre ambos na tabela caiu mais um pouco, de 24 para 22 pontos. O que o brasileiro precisa agora é de uma vitória. Ir só na base da regularidade talvez não funcione.
Fábio, começou a surgir vários videos do Loeb na internet, este aqui (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4EsRyhxa5Tg) é bem interessante por ter várias tomadas de dentro e fora do carro dando uma idéia de como foi a pilotagem. Magnifico foi ver o paredão de um lado e o penhasco do outro. Realmente Loeb é o “cara”.
Felipe é o primeiro da fila p acabar com a farofada. Logo logo Massa estará aí numa das manifestacoes pedindo o retorno da Bridgestone. #boraprarua #queromeuspneusdevolta
Em uma outra repostagem li que a culpa pelos estouros dos pneus foi das equipes que montaram os mesmos invertidos, na foto acima não visualizari a faixa branca no lado interno do pneu, desta forma como seria possivel montar errado?
pelo que eu entendi colocar o direito do lado esquerdo e vice-versa
Gostei da corrida. Só fiquei com dó do Hamilton que andou muito no final de semana e merecia demais essa vitória. Meteu mais de meio segundo no Rosberg no Qualify. O Rosberg venceu porque os dois primeiros tiveram problemas. Ele deu muita sorte.
A diferança foi de 3 decimos, ou seja menos de meio segundo.
A diferença foi de 0,452s…
Ou seja, praticamente MEIO SEGUNDO…
3 décimos já pode ser uma eternidade
fica com dó nãoo ele participou da pirelligate deveria saber mais que os outros pílotos sobre esse pneu é um desastrado
Realmente sem dó porque Hamilton e Rosberg tiveram mais tempo que todos os outros pilotos testando esses pneus, prejudicados foram o Massa ,Vergne, Hulkenberg e Pérez que não fizeram os testes secretos da Pirelli
ah que nada o Rosberg soube levar aproveitou a Pirelligate que ele e o Hamilton fizeram, mas foi cauteloso porque sabia como os pneus estava, deu chapéu no Hamilton de novo
desculpa estavam
Gente fico com dó justamente do Hamilton que testou esse pneu com capacete diferente, Ah VA não diga verdade mesmo.
Prezado Seixas e amigos.
Eu gostaria de ver na Fórmula 1, novamente, a competição entre diferentes fornecedoras de pneus, assim como já há no chassi, no motor/transmissão, combustível e tantos outros aspectos que eu desconheço. Creio que seja a questão economia, a atual razão de manutenção da monomarca de pneus na categoria, mas seria legal ver Michelin, Pirelli, Goodyear, Continental, Dunlop, calçando os carros e participando eficazmente da competição. Ficaria a cargo da FIA estabelecer alguns padrões, claro, mas acredito que iria ajudar bastante o desempenho, tão prejudicado com os atuais compostos. Estou sendo simplista demais?
Acho que todas as outras fábricas de pneus deveriam usar com slogan: “Não são aqueles da F1”, aí eles precisam começar a se coçar. Só não entendi essa tal de “long runs”. É uma bebida caribenha ou algum filme de ficção científica? A pobre língua portuguesa não dá conta de expressão tão precisa?
abs
Alvaro,talvez não se expressem na pobre língua portuguesa porque alem de difícil com suas regras e exceções e tem tem tantos vocábulos que é mais fácil a língua estrangeira que não é tão rica assim,alem do que passa a impressão de “notável cultura”.
Não sei se alguém já comentou, mas seria coincidência o estouro do pneu nos carros daqueles que tem mais problema em economizá-los durante a corrida? Obviamente que a questão da segurança está acima de tudo e algo deve ser feito com urgência, mas que é coincidência é.
Ferrari, Mclaren e STR não são as equipes com maiores problemas com pneus. Já a Mercedes sim, porém foi muito cedo. Explodiram pneus médios e duros e não foram em situações de tentar ir além do possível. Estavam dentro do período de uso natural dos pneus.
O melhor comentário sobre a Pirelli foi: Ainda bem que não fabricam preservativos.
Opa, e sobre o que realmente importa, que é a NASCAR, nenhuma palavra?
Se acontecesse esses estouros no Canadá Seixas pelo menos um piloto ferido ou coisa pior teria acontecido.
realmente Canadá muito paredão ia dar M
Foi uma pena ver a corrida de Vettel ir pro espaço, foram perdidos 25 pontos preciosíssimos…
Se você é torcedor dele, ok. Porém para o campeonato foi muito importante a quebra dele. Ele teria 49 pontos de vantagem para Alonso, ao invés de 21. Ele seria o campeão virtual, ainda mais com o melhor carro em mãos. Sim, hoje a RBR tem o melhor carro.
Concordo que pro campeonato foi bom, mas o melhor para o campeonato seria se o Kimi chegasse a frente do Alonso, assim poderíamos ter ainda a esperança de 3 pilotos brigarem pelo título, mas do jeito que vai, teremos apenas Vettel e Alonso, e parte da culpa disso é da FIA que fez a proeza de dar entrar com o carro de segurança por causa do abandono do Vettel num ponto da pista totalmente desnecessário, pois qual piloto entraria na reta na posição que o carro do Vettel estava? nenhum. Já vi outros GPs e nunca vi o carro de segurança entrar por causa de um carro que estava totalmente fora do traçado da pista. Kimi teria sido segundo lugar, pois Alonso e Weber, mesmo com pneus mais novos não teriam tido tempo suficiente para superar o finlandês se a corrida tivesse seguido sem que todos os carros fossem aglutinados novamente. Pena para o campeonato, aí sim teria sido bem mais interessante, Alonso diminuindo para Vettel e Kimi diminuindo para ambos, ou até voltando a assumir a vice liderança.
O campeonato será decido entre Alonso e Vettel….a Lotus não tem o orçamento e os engenheiros que Ferrari e RBR dispõe…
Não tem como acompanha-los no desenvolvimento do carro ao longo da temporada….
Kimi não é e nunca foi candidato ao título…
Fabio,
como é o consumo de pneus em Spa e Monza, circuitos velozes?
Algum risco nas curvas Eau Rouge, di Lesmo ou Parbólica?
Estourar o pneus nessas curvas não é um bom negócio…
Pois é…
Daqui a pouco só o Loeb vai ter coragem de correr de F1 com os Pirelli com estrutura de aço…
Loeb é kamikaze e Fabio Seixas um Poeta, cara teu post com a carta pra tua filha é antológico, mostra pra ela daqui a 20 anos ela vai se desmanchar.
Parabéns poeta.
Caraca o Loeb é doido andar daquele jeito a beira do abismo, é confiar demais no carro. Vcs viram o video com a camera onboard ? Demais o cara é um genio. E todo genio é meio doido hehe.
Raikkonenn na RBR será definitivamente o acontecimento mais interessante para a próxima temporada. Com um perfil muito diferente de Webber, ele provavelmente irá ser o principal rival de Vettel para a disputa do título. A RBR agradece, pois ainda que Vettel seja tricampeão, não dá pra negar que Kimi é muito melhor do que ele.
melhor acho que não é, mas que ia dar um pouco de graça ia.