Rosberg, num GP sem segurança
30/06/13 10:47A vitória foi de Rosberg. A terceira da carreira, a segunda no ano, parabéns para ele.
Mas o destaque da corrida foi a Pirelli.
Destaque dos mais negativos.
Quatro pneus explodiram de forma idêntica, e por sorte ninguém se machucou. Um quinto pneu esvaziou.
E não duvido que a conta suba com os relatos dos pilotos e engenheiros após a corrida.
Um vexame. E um vexame perigoso.
Silverstone viveu um bom GP, mas uma tarde estranha, com receio, com medo, com conversas intensas pelo rádio.
Algo precisa ser feito. E a empresa, no mínimo, precisa se pronunciar.
Na largada, os grandes nomes foram Vettel e Massa.
O alemão superou Rosberg e pulou de terceiro para segundo. Massa fez mágica: saindo em 11º, contornou a primeira curva em 6º.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Vettel, Rosberg, Sutil, Massa, Raikkonen, Ricciardo, Grosjean, Alonso e Button.
Na ponta, o inglês tratou de tentar abrir vantagem. Na quinta volta, tinha 1s9 sobre o alemão. Na sétima volta, eram 2s.
Foi então que começou o vexame.
A TV mostrou uma torcedora gritando “noooooo!”
Yes, madam.
Na oitava volta, o pneu traseiro esquerdo de Hamilton, tipo médio, foi pelos ares em plena Woodcote. Ou seja, um enorme caminho até os boxes e a vitória indo para o espaço.
Um absurdo, uma vergonha para a Pirelli.
Na décima volta, mesmíssimo vexame aconteceu com Massa. Mesmíssimo ponto da pista, mesmíssimo tipo de pneu.
Uma pena, o brasileiro vinha fazendo uma belíssima prova.
(Imaginem vocês a cabeça dos outros 20 pilotos tendo que acelerar a mais de 300 km/h e sendo informados pelas equipes que pneus estavam explodindo…)
Não por coincidência, começaram os pit stops.
Todo mundo entrou nos boxes e, via de regra, a opção _até pela segurança_ foi pelos pneus duros.
Na 15ª volta, acreditem: o pneu traseiro esquerdo de Vergne explodiu. E era o duro.
Alguém acha que é coincidência?
A direção de prova ordenou a entrada do safety car. Não havia carro atravessado na pista, não havia detritos…
Claramente foi um paliativo para reduzir a velocidade dos carros enquanto os comissários e a Pirelli tentavam entender o vexame e decidiam o que fazer.
Ninguém pediu minha opinião, mas eu disse no ar nas rádios Bandeirantes e BandNews FM: tinham que encerrar a corrida.
Já houve um precedente: em 2005, a Michelin reconheceu que seus pneus não ofereciam segurança em Indianápolis e nenhum dos seus carros disputou a prova. Mesmíssimo caso. Mas talvez falte humildade à Pirelli.
Enfim…
Para não passar em branco: instantes antes do susto de Vergne, a Lotus mandou um “Kimi is faster than you” para Grosjean. Lamentável.
A relargada veio na 20ª volta, com todos os pilotos orientados pelo rádio a não atacarem as zebras.
Vettel segurou a ponta, abrindo 1s3 sobre Rosberg em duas voltas. Alonso, em quarto, passou a pressionar Sutil.
Lá no fundão, Hamilton e Massa tentavam se recuperar. Na 25ª volta, o inglês já era 13º e o brasileiro, 17º.
Na 26ª volta, o quarto caso: o pneu de Hulkenberg não explodiu, mas esvaziou subitamente. O alemão precisou dirigir lentamente até os boxes.
Quatro voltas depois, Raikkonen abriu a segunda janela de pits entre os pilotos da ponta. Alonso e Grosjean pararam na seguinte. Na 32ª, Webber entrou. Na 33ª, Ricciardo e Button.
Na 33ª, Raikkonen passou Hamilton na Copse. Alonso aproveitou e fez o mesmo. Embora lutasse, o carro do inglês não tinha mais o mesmo ritmo do início.
Rosberg parou, Vettel também entrou, posições inalteradas na ponta com 2s8 de diferença entre ambos no retorno à pista.
Um pouco mais atrás, Webber passava Alonso para assumir o quarto lugar.
O top 10 ao fim da segunda rodada de pits,: Vettel, Rosberg, Raikkonen, Webber, Alonso,
Sutil, Ricciardo, Pérez, Grosjean e Button. Massa era o 13º.
Foi quando a TV mostrou um senhor aplaudindo na arquibancada.
Yes, sir.
Na 42ª volta, a caixa de câmbio de Vettel quebrou. Ele teve de estacionar em plena reta, em frente aos boxes. Vibração da torcida inglesa em Silverstone.
O safety car foi acionado mais uma vez, e houve corre-corre nos boxes. Quem estava por perto da entrada dos pits, aproveitou para fazer a última parada.
Alonso foi o primeiro. É, além de tudo o espanhol tem muita sorte…
A relargada veio na 45ª volta. E o final de prova foi sensacional.
Webber passou Ricciardo pela quarta posição. Alonso superou Button e assumiu o sexto lugar.
Foi quando mais um pneu explodiu: o traseiro esquerdo de Pérez. O mexicano teve de abandonar.
Na 48ª, Alonso e Hamilton superaram Ricciardo. Massa, diga-se, já era o oitavo.
Com pneus médios, lutando contra adversários de pneus duros, Webber deixou mais um pra trás na 49ª: Raikkonen. Chegou à segunda posição.
Alonso e Hamilton também seguiam fazendo vítimas. Ultrapassaram Sutil. Massa já era o sétimo.
Na antepenúltima volta, Alonso passou Raikkonen e assumiu o terceiro lugar. Webber tentava tudo para se aproximar de Rosberg: apenas 1s3 os separava.
Hamilton passou Raikkonen na penúltima volta. Instantes depois, Massa superou Sutil.
Ufa. Foi difícil não perder nenhum lance. Se aconteceu, peço desculpas. O final de prova foi dos mais alucinantes…
Rosberg cruzou a linha de chegada com 0s7 sobre Webber. Alonso terminou em terceiro.
Hamilton foi o quarto. Que corridaça do inglês.
Raikkonen foi o quinto, seguido por Massa, Sutil, Ricciardo, Di Resta e Hulkenberg.
Um resultado lindo para Alonso. Ele foi a 111 pontos e reduziu a vantagem de Vettel no campeonato. Era de 36 pontos quando a F-1 chegou a Silverstone, caiu para 21 agora. Raikkonen é o terceiro, com, 98.
Vettel continua sendo o favorito ao título, mas nada está garantido e o campeonato ganha emoção.
Mas isso, hoje, é detalhe.
“A Pirelli precisa trabalhar. É uma questão de segurança, estamos falando da vida dos pilotos”, disse Pérez.
“O que aconteceu é inaceitável”, falou Massa.
Disseram tudo.
FARO-FA-FA-FA-FA-FA……………….
A Pirelli é culpada sim. Se a fia pediu pneus que se desgastem rápido, não pediu para 5 voltas, e muito menos que estourem sozinhos a 300 por hora. É claro que isso é péssimo para a imagem da empresa
Meus comentários de hoje. Primeiro do Felipe, que vinha em ótima prova. Ele sempre tem, talvez, a melhor largada do grid. É exceção quando larga mal. E não é a primeira vez que ele tem um pneu estourado esse ano. Doeu na alma aquele pneu estourado. Imagina ele. Que azar. Só que com isso ele vai perdendo pontos. Bom, quanto aos pneus, nossa. A Pirelli está numa situação inimaginável. A questão é que nem é com gasto de pneu, coisa assim, com a banda de rodagem, a parte em si que é o que gasta, que é dura, média ou macia, que é a farofa. É a estrutura do pneu que estoura e se desfaz em nada. Só que eu não entendo uma coisa: faz dois anos que é a Pirelli, faz dois anos que é o pneu farofa, e porque só esse ano que deu problema. Se não me engano teve estouros desse tipo nos dois anos anteriores, mas foram raros. Sobre o “faster than you” do Grosjean foi engraçado. Hehehehe. O tom de voz no radio foi quase como “Ramain, CAI FORA.” hehehehe. Mas nesse caso a ordem de equipe não me espantou muito porque o Kimi está na briga pelo campeonato e o Grosjean já está fora. Nessas ocasiões acho a ordem de equipe normal. Ou eu que já me acostumei com isso, hehehe.
Fabio, viu o Loeb? Moeu Pikes Peak!
Vi! Amanhã escrevo sobre isso.
Abs
Acho que vale a pena voltar um pouco no tempo e lembrar: bem que vc disse F.Seixas, naquela reportagem na folha sp que o efeito que pirelli teria tentando fazer os pneus como eles estão hoje, ia na contra-mão da boa propaganda para a empresa. Dando uma volta por alguns blogs tanto nacionais como os lá de fora, já deu pra perceber que muita gente tá esculachando pneus pirelli; ACHO QUE DEPOIS DESSE GP DE SILVERSTONE, NEM CARRINHEIRO TA QUERENDO PNEUS PIRELLI NAS SUAS CARROÇAS. PUXAR CARROÇA JÁ NÃO É FÁCIL…IMAGINA COM O PNEU DECHAPANDO E EXPLODINDO.
A F1 deve estar comprando pneus recautchutados para reduzir despesas!
Esses pneus. Você já tinha dado a dica antes Seixas. Mas você nem dormiu pra ver a corrida ou acordou de madrugada? Ouvi você comentando a gp2 no sportv de madrugada e conseguiu ver a Pikes Peak também?
Fiz a GP3 e a F-1, mas não consegui ver Pikes Peak.
Abs
Será que as pessoas ainda não entenderam que esses pneus estão se desgastando dessa maneira a pedido da própria FIA/BERNIE???
NÃO É CULPA DA PIRELLI.
essa que eu li no face foi muito boa: “Ainda bem que a Pirelli não faz camisinhas”
A Pirelli é muito culpada por fazer um pneu tão ruim, mas não é a única, a FIA também tem que ser criticada além de ter pedido isso pra Pirelli, por ter tirado a disputa que era entre as marcas, com mais de uma fornecedora de pneus na categoria como na época da Michellin, Brigdestone, onde há disputa entre as marcas, eles estão constantemente tentando evoluir o pneu. Agora também a única chances dele e colocarem os pneus do ano passado pra próxima corrida e tentarem descobrir o que aconteceu e tentarem desenvolver algo melhor.
Quanto a corrida, azar do Hamilton, seria sua primeira vitória na equipe, ainda assim fez uma corrida maravilhosa , mesmo caindo pra último, quase beliscou um pódium. Massa também fez uma ótima corrida de recuperação e Webber que ameaçou muito a vitória do Rosberg.
Fabio. Acho que a Pirelli na verdade fez uma simulação para um possível GP em Deodoro naquele campo minado.
Parabéns Fábio, você foi um dos raríssimos comentaristas que usou o termo certo: “Os pneus explodiram”. O resto dessa mídia que viaja pelo mundo, patrocinados pela Pirelli, foram bastante superficiais. “Muitos pneus furaram”.
Isso mostra a sua independência. Mais uma vez, PARABÉNS!!!
O que já era ridículo, ficou perigoso… Pilotos não podem guiar no limite porque os pneus com maior desenvolvimento tecnológico do mundo não aguentam!
Bernie Eccloestone queria “emoções” artificiais na F1, após as seguidas e repetidas vitórias da FERRARI, em anos anteriores. Para conseguir isso, impôs contratualmente à Pirelli que construísse pneus imprevisíveis e desgastáveis rapidamente. E a Pirelli cumpre o contrato. Portanto, não é à Pirelli que a culpa deve ser lançada. Deve ser lançada à FIA. A Pirelli fabrica excelentes pneus para corrida de automóveis de todas as categorias, no mundo inteiro, porque tem competência para isso!!! Se pedirem para ela fazer um pneu “normal” ela o fará!!!
Fabio,
A Pirelli já fez algo. Existe um protótipo pronto. Quem merece levar a culpa pelos incidentes de hoje na minha opinião são as três equipes que não aceitaram as mudanças nos pneus (Ferrari, Lotus e Force India). Aliás, duas delas já foram vítimas do pneu Pirelli. Será que elas ainda vão continuar ignorando a segurança de seus pilotos e vão continuar contrárias à utilização da estrutura de kevlar? Essa história dos pneus está me lembrando o fim de semana da morte do Senna. Em 94 foram empurrando o fim de semana com a barriga, sem tomar atitude. O resultado foram duas mortes, uma delas de uma lenda do automobilismo mundial. Voltando para os tempos atuais, os pneus já estão sinalizando que não estão aguentando. Se o circo da F1 não se mexer vai acabar acontecendo algo grave. Daí será tarde, como foi em 94.
Nossa, caramba! O Rosberg ganhou apenas uma repremenda por ter andado em alta velocidade com bandeira amarela? Que falta de respeito e irresponsabilidade, depois que um Marshall morreu no GP do Canada. Eu perdi a conta de quantos Marshalls estavam na pista limpado os varios objetos que ali estavam, justamente para a pista ficar segura para o garotinho Rosberg passar. Tenho nada contra ele, eu soh fiquei agoniada quando vi aquele tanto de Marshalls na pista, fiquei ate emocionada de ver eles se arriscando para manter a pista segura para os pilotos. Quando teve uma suspeita que o Vettel passou em bandeira amarela ano passado em Interlagos o mundo veio abaixo, me diga qual eh a diferenca entre ultrapassar e andar acima da velocidade permitida durante bandeira amarela? Nenhuma. Ambas situacoes o piloto tem de ser punido.
Eu creio que a F1 perdeu o rumo,e estes artificialismos para criar condições de ultrapassagens e manter o interesse do publico durante o campeonato com talvez até mesmo ganhadores já pré definidos,pois quem é capaz de mandar fazer um pneu como este ,é capaz de tudo e creio que uma das causas para isto é o crescimento de interesse em importância do aficionado de automobilismo pelo WEC esta levando o Sr. Bernie a cometer qualquer loucura para manter os holofotes sobre a sua categoria. Pelo jeito da mesma forma que a categoria subiu esta iniciando uma descendente de interesse e credibilidade.
Uma duvida que tenho: em caso de um gravíssimo acidente quem deveria ser o apenado maior ;quem mandou fazer ou quem concordou em fazer este criminoso pneu,no meu entendimento só mesmo um fabricante muito sem ética se proporia a tal situação, para ter uma propaganda gratuita em termos mundiais não se importando de colocar vidas em risco
Eu suponho que a saída do fabricante de pneus Japonês se deva a isto ,deveria estar sofrendo pressões para fabrica um pneu deste nível e não concordou e ai o inescrupuloso fabricante italiano concordou e ganhou o contrato.
será que eu estou enganado ou o Kimi superou Schumacher em corridas na zona de pontuação? que eu saiba ele igualou o recorde no Canadá e agora superou, ninguém nenhuma linha para destacar o feito?
O “Alonsete” Fabio Seixas vibrou com o abandono do Féeetel
Ué, eu não era fã do Vettel?
Fábio Seixas:”A direção de prova ordenou a entrada do safety car. Não havia carro atravessado na pista, não havia detritos…”
Flávio Gomes: “Quando o safety-car foi acionado pela primeira vez para limpar a imensa quantidade de detritos na pista, na volta 16 …”
As vezes eu não entendo que corrida você assiste. Se não havia detritos na pista, onde foram parar os pedaços dos pneus que estouraram ??? É tipo Karl Marx: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”
Veja o comentariao da BBC:
http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/23089321
Olha Fábio, isso é tudo fruto das invençoes do Berne Eclestone, sempre fui muito contrario a mudanças drasticas e invençoes na F1, mudança de regra na classificação, mudanças na pontuaçao, essas coisas que deixam as ultrapassagens faceis(Kers e abertura de asa), tudo meio que começou a ser assim quando quiseram parar o dominio de Michael Schumacher que vinha de 5 titulos consecutivos, alias se nao fossem estas mudanças loucas que aconteceram em 2005, com a proibição de trocar pneus e naquele momento tinhamos 2 fabricantes, Michael Schumacher tinha vencido mais campeonatos, mas isso é outra historia, agora pode um piloto ter que andar a 60, 80% do que poderia andar? ou ate menos como em Monaco que foi uma piada? ai vem o velhinho e pede pra fazerem pneus que acabem em 7 voltas, isso tudo é muito frustrante porque como vc pode tirar o maximo de um piloto do nivel de Lewis Hamilton? cara to bebendo totas aqui e refletindo sobre a F1, a besteira que esta beirando isso, na verdade o publico ta sendo enganado com esse monte de ultrapassagens irreais, faceis, …
Agora outra coisa, estes dias li uma bobeira que vc escreveu na folha dizendo que o titulo era de Vettel e eu descordei pq ta muito cedo, vc nao acha q vc foi meio apressado senhor Fabio..haha.
As reclamações estão corretas , mas enviadas para o endereço errado ! A Pirelli só fez este tipo de pneu por orientação da FIA , não é ? Não pediram para a fábrica pneus que não durassem nada em prol de uma suposta competitividade , em detrimento da segurança dos pilotos e até fazendo uma propaganda negativa da Pirelli para o Mundo,qual seja , a de fabricar pneus que não duram e se esfarelam pelo caminho ??
Só a imprensa nacional conseguiu ver sorte na parada de Fernando Alonso, antes da quebra de Vettel.
Fábio, corridaço hein e que sorte tem esse Alonso, mas sinceramente, a principal concorrente de Vettel apartir de agora, é a Mercedes!!! Há mt corridas ainda, a temporada ta ficando mt legal!! Sem ser nacionalista, Massa tinha chance de vitoria senão fosse seu pneu!! Fábio, como foi a gp2, Colleti e Nasr não pontuaram?? Abs
“Até que ponto você acha que ordem da Lotus pro Grosjean deixar o Kimi passar pode ter sido por medo de o Grosjean aprontar as suas?”
Isso já esta no contrato, Kimi lidera o time e ponto final. Grosjean tem que fazer o jogo de equipe, sempre foi assim entre os dois. Se a Ferrari pode favorecer Alonso, a Lotus pode favorecer Kimi. Quem tira mais do carro merece mais atenção, resultado melhor na pista é lucro no caixa. Alonso e Kimi dão lucro, já Grosjean e Massa…Deus que me livre, pede pra sair!!!
Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be
Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be
Eu acho que o a Fia/Bernie estão certos em relação aos pneus. O problema acontece porque além do pneu ser fabricado para ser pouco resistente, o pessoal usa a zebra como pista. A zebra existe porque é inseguro ter meio fio ao lado da pista. Vocês já viram alguem andar na rua e em toda a esquina passar por cima do meio fio?(salvo algumas excessões) O carro foi feito correr sobre o asfalto. Além disso acho que deveria ser permitido apenas 1(uma) troca de pneus por corrida, e a cada troca extra penalidade de 30 segundos, alem do tempo da troca é claro. O pessoal que “gosta” de gastar pneus vai ficando para traz, os bons pilotos levam o carro até o final com apenas uma troca.
Ano que vem este problema de pneus será minimizado pois teremos uma nova regra que é de 100 kg de combustivel para a corrida. O pessoal terá que ser menos veloz para poupar combustivel e passará menos por sobre as zebras. Eu iria mais longe, estes 100kg deveriam ser por fim de semana, quem tem competência acerta mais rápido o carro e sobra combustivel para a corrida, quem é ruim de acerto toma ferro, gasta mais no treino e sobra menos para a corrida, dai sobresairiam os melhores pilotos, pois piloto não é sentar no carro e descer pau, tem que acertar o carro também.
Essa foi a melhor corrida do ano, e deixou evidente algumas coisas:
a) RBR tem e sempre teve o melhor carro, mais equilibrado. É só ver a prova do Webber, e como o vertes dispara sempre ba frente qd tá sozinho.
b) As MB tem mais velocidade pura, mas continuam judiando demais dos pneus, mm após os testes.
c) Pilotos de F1 tem um cotidiano de somas milionárias, ou recebidas ou pagas, pra ter o melhor emprego do mundo. Ptt., eu não estou nem um pouco preocupado com a segurança deles. Quem tiver medo, que saia.
d) Apesar das ultrapassagens, alternativas mil, emoção à flor da pele etc, o blogueiro odiou a corrida pq é fanboy do alemaozinho, que dançou…!!! rsrs
Parabéns ao Mark Webber pela corrida sensacional,merecia a vitória,pelo que tocou e pelo o que ajudou a equipe, que tanto o prejudica e sacaneia……
Uma coisa ficou bem clara, no momento os dois carros da Mercedes e RBR estão muito forte em classificação e corrida(péssima notícia para Alonso que sempre foi mediano em classificação). Raikkonen também sofre nas classificações, mas é “osso” durante as provas, mais uma pedra no caminho do espanhol.
Nada de dramas, Vettel pode recuperar os pontos perdidos, ainda mais observando a espetacular recuperação de Webber, perder 25 pontos por quebra é uma baita injustiça, o alemão fez tudo certo na corrida, porém faltou confiabilidade…
A Ferrari(com o espanhol) em ritmo de corrida vai muito bem, Alonso é oportunista tem condições de brigar pelo título, mas largando sempre atrás fica muito complicado buscar o alemão lá na frente. Antes tem uma fila de pilotos pra ultrapassar: Nico, Lewis, Webber e Kimi(fora Sutil, Di Resta e uma Toro-Rosso que sempre aparece pelo caminho). A Mercedes mostra sua força, tomou a vice liderança da Ferrari no mundial de construtores. Passou da hora da Ferrari dispensar Felipe Massa, ele não acrescenta mais nada para a equipe. Sequer consegue ajudar na briga pelo título de construtores. Di Resta, Sutil ou Hulkenberg fariam muito mais que o brasileiro na Ferrari. O problema é o espanhol permitir piloto forte ao lado pra lhe tirar pontos.
A Pirelli vai ter que mudar os pneus, má notícia para Ferrari, Lotus e Force Índia! Quanto mais o pneu resistir nas corridas, melhor para Mercedes e RBR. Vettel já alertou, pode tirar mais do carro se o pneu permitir. Sua reclamação é justamente isso, ele quer acelerar 100%, mas com esses pneus-bixiga é impossível!
Daqui pra frente, pelo menos seis pilotos tem condições de vencer corridas: Vettel, Rosberg, Alonso, Hamilton, Webber e Raikkonen! O resto é tudo coadjuvante(ou pelo desempenho inconstante, e aí Galvão?), ou por falta de equipamento! O sétimo lugar no mundial de pilotos já esta mais que garantido, é de Felipe Massa, mas se ele terminasse em quinto ainda estaria devendo. Antes Hamilton tivesse o brasileiro como companheiro de equipe, Rosberg entrou para o time dos grandes pilotos no grid. Em 2010 quando perguntaram a Schumacher sobre a velocidade de Rosberg em classificação o velho alemão disparou: “Rosberg é um piloto de ponta, um dos melhores de sua geração em volta lançada, ninguém pode tirar esse mérito”. Schumacher quis dizer que não estava sendo superado por um piloto qualquer(bom lembrar, é normal na F-1 pilotos de gerações recentes superar a mais antiga). Hoje com um carro decente Nico comprova isso ofuscando ninguém menos que Hamilton no time.
Vitórias:
1-S.VETTEL,3
2-F.ALONSO,2
3-N.ROSBERG,2
4-K.RAIKKONEN,1
Poles:
1-N.ROSBERG,3
2-S.VETTEL,3
3-L.HAMILTON,2
Melhor volta:
1-S.VETTEL,3
2-M.WEBBER,2
3-K.RAIKKONEN,1
4-S.PEREZ,1
5-E.GUTIERREZ,1
Pódios:
1-S.VETTEL,5
2-F.ALONSO,5
3-K.RAIKKONEN,4
4-L.HAMILTON,3
5-M.WEBBER,3
6-N.ROSBERG,2
7-R.GROSJEAN,1
8-F.MASSA,1
Voltas na liderança:
1-S.VETTEL,186
2-N.ROSBERG,104
3-F.ALONSO,85
4-M.WEBBER,32
5-K.RAIKKONEN,32
6-L.HAMILTON,18
7-A.SUTIL,11
8-N.HULKENBERG,8
9-J.BUTTON,8
10-F.MASSA,4
11-P.Di RESTA,3
12-E.GUTIERREZ,2
Hamilton conhece o carro bem menos que o Rosberg, e não esqueça que Hamilton teve o seu pneu estourado e ainda assim conseguiu chegar em quarto, coisa que não sabemos se o Rosberg faria. Além do mais no momento do dechapamento do pneu, Hamilton já tinha aberto quase três segundos do Vettel. Se não fosse o acidente ontem Hamilton ganharia e estaria ainda mais distante de Rosberg. Gosto do Rosberg mas… Hamilton é bem mais piloto!
Desculpe mas não da pra comparar Rosberg, e eu acho bom piloto com Hamilton, Raikkonen, Alonso, esses são de outro nível.