Rosberg, num GP sem segurança
30/06/13 10:47A vitória foi de Rosberg. A terceira da carreira, a segunda no ano, parabéns para ele.
Mas o destaque da corrida foi a Pirelli.
Destaque dos mais negativos.
Quatro pneus explodiram de forma idêntica, e por sorte ninguém se machucou. Um quinto pneu esvaziou.
E não duvido que a conta suba com os relatos dos pilotos e engenheiros após a corrida.
Um vexame. E um vexame perigoso.
Silverstone viveu um bom GP, mas uma tarde estranha, com receio, com medo, com conversas intensas pelo rádio.
Algo precisa ser feito. E a empresa, no mínimo, precisa se pronunciar.
Na largada, os grandes nomes foram Vettel e Massa.
O alemão superou Rosberg e pulou de terceiro para segundo. Massa fez mágica: saindo em 11º, contornou a primeira curva em 6º.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Vettel, Rosberg, Sutil, Massa, Raikkonen, Ricciardo, Grosjean, Alonso e Button.
Na ponta, o inglês tratou de tentar abrir vantagem. Na quinta volta, tinha 1s9 sobre o alemão. Na sétima volta, eram 2s.
Foi então que começou o vexame.
A TV mostrou uma torcedora gritando “noooooo!”
Yes, madam.
Na oitava volta, o pneu traseiro esquerdo de Hamilton, tipo médio, foi pelos ares em plena Woodcote. Ou seja, um enorme caminho até os boxes e a vitória indo para o espaço.
Um absurdo, uma vergonha para a Pirelli.
Na décima volta, mesmíssimo vexame aconteceu com Massa. Mesmíssimo ponto da pista, mesmíssimo tipo de pneu.
Uma pena, o brasileiro vinha fazendo uma belíssima prova.
(Imaginem vocês a cabeça dos outros 20 pilotos tendo que acelerar a mais de 300 km/h e sendo informados pelas equipes que pneus estavam explodindo…)
Não por coincidência, começaram os pit stops.
Todo mundo entrou nos boxes e, via de regra, a opção _até pela segurança_ foi pelos pneus duros.
Na 15ª volta, acreditem: o pneu traseiro esquerdo de Vergne explodiu. E era o duro.
Alguém acha que é coincidência?
A direção de prova ordenou a entrada do safety car. Não havia carro atravessado na pista, não havia detritos…
Claramente foi um paliativo para reduzir a velocidade dos carros enquanto os comissários e a Pirelli tentavam entender o vexame e decidiam o que fazer.
Ninguém pediu minha opinião, mas eu disse no ar nas rádios Bandeirantes e BandNews FM: tinham que encerrar a corrida.
Já houve um precedente: em 2005, a Michelin reconheceu que seus pneus não ofereciam segurança em Indianápolis e nenhum dos seus carros disputou a prova. Mesmíssimo caso. Mas talvez falte humildade à Pirelli.
Enfim…
Para não passar em branco: instantes antes do susto de Vergne, a Lotus mandou um “Kimi is faster than you” para Grosjean. Lamentável.
A relargada veio na 20ª volta, com todos os pilotos orientados pelo rádio a não atacarem as zebras.
Vettel segurou a ponta, abrindo 1s3 sobre Rosberg em duas voltas. Alonso, em quarto, passou a pressionar Sutil.
Lá no fundão, Hamilton e Massa tentavam se recuperar. Na 25ª volta, o inglês já era 13º e o brasileiro, 17º.
Na 26ª volta, o quarto caso: o pneu de Hulkenberg não explodiu, mas esvaziou subitamente. O alemão precisou dirigir lentamente até os boxes.
Quatro voltas depois, Raikkonen abriu a segunda janela de pits entre os pilotos da ponta. Alonso e Grosjean pararam na seguinte. Na 32ª, Webber entrou. Na 33ª, Ricciardo e Button.
Na 33ª, Raikkonen passou Hamilton na Copse. Alonso aproveitou e fez o mesmo. Embora lutasse, o carro do inglês não tinha mais o mesmo ritmo do início.
Rosberg parou, Vettel também entrou, posições inalteradas na ponta com 2s8 de diferença entre ambos no retorno à pista.
Um pouco mais atrás, Webber passava Alonso para assumir o quarto lugar.
O top 10 ao fim da segunda rodada de pits,: Vettel, Rosberg, Raikkonen, Webber, Alonso,
Sutil, Ricciardo, Pérez, Grosjean e Button. Massa era o 13º.
Foi quando a TV mostrou um senhor aplaudindo na arquibancada.
Yes, sir.
Na 42ª volta, a caixa de câmbio de Vettel quebrou. Ele teve de estacionar em plena reta, em frente aos boxes. Vibração da torcida inglesa em Silverstone.
O safety car foi acionado mais uma vez, e houve corre-corre nos boxes. Quem estava por perto da entrada dos pits, aproveitou para fazer a última parada.
Alonso foi o primeiro. É, além de tudo o espanhol tem muita sorte…
A relargada veio na 45ª volta. E o final de prova foi sensacional.
Webber passou Ricciardo pela quarta posição. Alonso superou Button e assumiu o sexto lugar.
Foi quando mais um pneu explodiu: o traseiro esquerdo de Pérez. O mexicano teve de abandonar.
Na 48ª, Alonso e Hamilton superaram Ricciardo. Massa, diga-se, já era o oitavo.
Com pneus médios, lutando contra adversários de pneus duros, Webber deixou mais um pra trás na 49ª: Raikkonen. Chegou à segunda posição.
Alonso e Hamilton também seguiam fazendo vítimas. Ultrapassaram Sutil. Massa já era o sétimo.
Na antepenúltima volta, Alonso passou Raikkonen e assumiu o terceiro lugar. Webber tentava tudo para se aproximar de Rosberg: apenas 1s3 os separava.
Hamilton passou Raikkonen na penúltima volta. Instantes depois, Massa superou Sutil.
Ufa. Foi difícil não perder nenhum lance. Se aconteceu, peço desculpas. O final de prova foi dos mais alucinantes…
Rosberg cruzou a linha de chegada com 0s7 sobre Webber. Alonso terminou em terceiro.
Hamilton foi o quarto. Que corridaça do inglês.
Raikkonen foi o quinto, seguido por Massa, Sutil, Ricciardo, Di Resta e Hulkenberg.
Um resultado lindo para Alonso. Ele foi a 111 pontos e reduziu a vantagem de Vettel no campeonato. Era de 36 pontos quando a F-1 chegou a Silverstone, caiu para 21 agora. Raikkonen é o terceiro, com, 98.
Vettel continua sendo o favorito ao título, mas nada está garantido e o campeonato ganha emoção.
Mas isso, hoje, é detalhe.
“A Pirelli precisa trabalhar. É uma questão de segurança, estamos falando da vida dos pilotos”, disse Pérez.
“O que aconteceu é inaceitável”, falou Massa.
Disseram tudo.
Lamentável é o que se pode dizer a respeito das regras da FOA para os pneus da categoria. O Pneu é uma estrutura composta, não existem modelos numéricos confiáveis, é preciso desenvolver experimentalmente, e nenhuma bancada de teste é perfeita como seriam os testes em pista. Então não tem como fazer um produto perfeitamente confiável para todas as pistas. No passado quando havia a Michelin e a Bridgestone como fornecedores , a Michelin vetou o uso de seu pneu em Indianapolis, porque não achou a estrutura dos pneus confiáveis. Nesta corrida foi clara a falha estrutural dos Pneus, a Pirelli deveria ter pedido o cancelamento da prova. Em Silverstone com 306 km de corrida a média foi de 230 km/h, e os pneus ficavam perigosos com 82 km. Na semana passada em LeMans a corrida de 4743 km teve média de 241 km/h mesmo com esta velocidade maior os Pneus tinham que aguentar pelo menos 140 km. Isto que LeMans é mais próxima da tecnologia de rua, inclusive em duas categorias correm carros que se pode comprar na loja. Mas em termos de tecnologia é superior a F1, os caros mais rápidos, com menor consumo e maior resistência. Só a prova de LeMans equivale a mais de 15 corridas de F1, com a média semelhante a corrida de Monza, que é a mais veloz.
A diferença é que naquela época não havia restrições de testes, a Michelin e Bridgestone testavam de segunda a segunda. Fui um dos maiores vejamos do esporte a motor.
FS,
Agora p/mim é definitivo: Rosberguim se tornou o Rosbergão.
Pode até nunca vir a ganhar o caneco. Entre ganhar GPs e faturar a temporada vai uma via láctea.
Mas o menino é fodástico. Qdo tinha o velho Shummi ao lado, ficava na frente pq “o alemão não se acostumou c/as mudanças… o volante virou joystick de game…. tá velho…” e outras pérolas.
Pois bem, agora é o Hamilton, nego meio doido, mas rápido praca. Vide o ano de estréia c/o Alonso com o mesmo uniforme.
E o menino segue arrepiando. Pelo visto, ainda ganha mais alguma coisa neste ano.
Se bem me recordo, o Keke teria sido campeão c/uma vitória no ano. Temporada c/uns 10/12 GPs. E o finlemão (ou alendês… sorry) já tem duas em oito.
A conferir.
Abs,
A Pirelli é a menos culpada, pois quem manda as especificações de como fazer o pneu farofa e explosível é o seu Bernie Eclestone. Eu se fosse a Pirelli retirava a empresa da Formula 1, pois é a F1 que está arranhando e denegrindo a imagem da empresa e talvez possa ainda afetar as vendas da mesma. Falta personalidade a Pirelli tomar essa posição final.
A Pirelli podia pensar em mudar de ramo, e investir em milho para pipoca, afinal de contas seus produtos estouram que é uma beleza! =P
Mesmo não estando no pódio, o piloto inglês da mercedes ainda enche de orgulho o público do país dele – peneu explodindo bem longe dos boxes, tempo perdido, volta em 21 e ainda consegue com muita luta chegar em quarto – esse cara bem que poderia ser brasileiro…seria um sonho realisado.
Realizado seria se o dinheiro que vai pra ele e a proteção fosse para o Massa ou algum piloto brasileiro, ou já esqueceu da Pirelligate que ele acabou de participar.
deu foi sorte, dois safetys car ajudaram ele e muiiittoooo fora a quebra do Vettel
Não fiquem nervosos – nosso departamento de “Burling Races” já tomou as providências para que Luizinho não atrapalhe nosso pupilo. Só não podemos garantir Alonso, Rosberg, Kimmi, Massa fora do caminho.
massa foi o grande nome dessa corrida sensacional! creio espero merece renovar com ferrari apesar dos acidentes nas ultimas corridas
o piloto inglês da mercedes foi o primeiro a ser prejudicado pelos pneus pirelli nesse gp. depois veio o brasileiro da ferrari e por ai foi com mclaren, tororosso. e acho que ficou bem a falha no cambio do piloto da rbull, porque seria muito injusto para o campeonato a vitória dele. webber ou alonso é quem deveriam ter vencido depois do acontecido com lewis. webber e alonso pilotaram muito.
Fábio, você acredita em algum tipo de teste de ‘emergência’ em nome da segurança? Porque se alguém morre por causa de um pneu estourado, aí sim a imagem da Pirelli que já não anda lá essas coisas vai pro espaço! Abraço!
Mais uma vez discordo de você.
É a Pirelli que não tem competência para fabricar? É ela que quer fazer estes tipos de pneus? Ela pode alterar esses pneus?
NÃO!
Se você não sabe, o diretor da Pirelli reclamou publicamente a falta de testes, pois eles fabricam no escuro, sem nem saber da resistência desses pneus.
De quem é a culpa? De vários! Do Bernie, do Jean Todt, da Lotus, Ferrari e RedBull.
Deus nos livre que morra algum piloto para estes bocós respeitarem mais as vidas dos pilotos.
A primeira coisa que tinha que mudar hoje na F1 é esta burrice de todas as equipes ter com concordar com tudo. Até o Congresso Nacional é mais inteligente ao ter a regra dos 3/5, mas parece que aqueles senhores não sabem o que é proporcionalidade.
Eu, se fosse o dono da Pirelli, acionava o departamento jurídico e tentava sair da F1, a FIA informar em todas as corridas que os pneus se desgastam propositadamente a pedido da FIA ou entrava com ação por danos morais.
Até você já disse isso uma vez: a Pirelli se fu…
Que Deus permita que nenhum piloto morra por causa desses irresponsáveis.
Mas é ela que aceitou se submeter aos pedidos da FOM e da FIA…
Mandar pilotos acelerarem a mais de 300 km/h com esse tipo de pneu é assumir, conscientemente, o risco de matar. Pode até induzir no público a imagem do aumento da competitividade das corridas. Grande engano! Nada soa mais artificial do que o jogo que impera na F1 nesses últimos anos. Ou o Bernie põe a mão no juízo ou teremos algo – muito mais – negativo no circo da F1, a qual bem pode ser denominada Roleta Russa com 4 rodas. Hoje saiu barato.
Vamos lá, outra vez pra quem não sabe: pirelli = lixo.
Nenhuma surpresa até aqui. Desde que foi escolhida como única fornecedora, a previsão era de desastre. Mesmo eliminando o vexame de hoje é bom lembrar que os pneus deficientes desta fábrica estão atrapalhando a categoria.
E você que vai trocar os pneus do seu carro, saiba que os produtos desta marca vendidos por aqui são de péssima qualidade.
Tinha um filme que era uma corrida onde os donos, acho que do presídio, manipulava as condições da corrida para favorecer o “espetáculo” e a audiência; acho que a FIA e a FOA assistiram este filme também. Falar que isso é esporte, faz tempo que não, falar que é entretenimento? sei lá acho que uma boa peça de teatro ou um filme tá fazendo mais pela inteligência que este show.
Cade os criticos do Massa? Quando o cara faz uma belissima corrida, poderia star no podio à frente do Dick Vigarista espanhol, todos se calam?
Pneus bexiga!!!
https://www.youtube.com/watch?v=QmsRk8qQYTo
Olha, vou contra um pouco a onde de comentários negativos em relação a Pirelli… Ela tem em minha cabeça, uma parcela muito menor de culpa, que pra mim é em sua maioria a FIA.
Ela pediu por pneus farofa e pra piorar, limita a quase zero (a não ser a pizzaria alemã da Mercedes) os testes…
A pirelli fica numa situação, em que se eu fosse o diretor, arrancava minha marca da categoria. Só ela se prejudica com isso tudo… Que cliente vai querer comprar um pneu que dura 2 voltas rápidas? Ou que estoura do nada??
A FIA é que tem que se mexer, essa moda de pilotos, equipes culpar a fabricante de pneus é esconder a verdadeira culpada, que é a FIA!
Concordo em gênero número e grau.
A culpa é da Pirelli sim! Se pedirem para a diretoria da mesma para se jogar do 10º andar, duvido que algum diretor o fizesse, mas fazer um pneu que não dá segurança aos pilotos (desgaste acelerado, vá lá, mas estouro NÃO!), isso pode? fala sério!
Penso da mesma maneira mas a Pirelli precisa se pronunciar sobre o que aconteceu e garantir que essas falhas não mais se repetirão.
A emoção pode voltar com a limitação do uso de componentes eletrônicos e com o fim imediato da ridícula bandeira azul.
Está enganado Diego. Está certo que a Pirelli é especialista em fabricar porcarias e como você diz, a FIA pediu para fabricar esse lixo. O problema é que os pneus não se desgastaram; EXPLODIRAM!!!. Isso obviamente é falha construtiva, que é outra coisa muito mais séria.
Antigamente, a Fórmula 1 contribuía para o desenvolvimento da indústria automobilística. Hoje é uma vergonha.
finalmente a formula 1 esta tendo alguma emoção e vocês querem aquelas corridas chatas de outros tempos se não querem correr riscos vão trabalhar de contador pois e isto que um verdadeiro amante de formula 1 quer ver muita emoção.
Olha, carro madrinha (ou safety car, como queiram) em situações desnecessárias é “broxante”. Importaram da Indy o que eles tem de pior. Bons tempos da F-1 quando isso não existia.
Vejo F1 desde 1970. Para passar abre asa. Ganha quem sabe economizar pneus, não o mais rápido. Emoção???
emoção com pneus que estouram?
tudo tem limite, pneu estourar sozinho em seis voltas é totalmente inaceitável
Cara, mas q pu%$ egoísta é vc!
Se algum piloto daqueles sofrer um acidente gravíssimo e se estropiar todinho, tá tudo bem pra tú, né?
Não é o seu q tá na reta, então tá tudo ótimo.
Vc quer ver é sangue, desde q não seja o seu.
Tem um lugar no inferno esperando por vc!!
Também concordo que na primeira entrada do SC foi de forma predominantemente paliativa. MAS tinha detritos na pista. Tanto que entrou um monte de fiscais para retirar os restos do pneu.
Por um momento achei que a corrida seria cancelada.
Todo mundo reclamou da Michelin em Indianápolis. Hj foi muito pior.
Michelin >>>>>>>> Stourelli, Farofelli
Detritos na pista? Ué, em toda corrida existem detritos provocados pelos pneus e toques; se for assim, que parem a prova a cada 05 voltas para fazer uma limpeza nas pistas.
Só esqueceu de mencionar Fábio que uma das + interessadas em mudar os pneus é a própria Pirelli, o tio Bernie é que não permitiu, pode ter certeza que até nesse momento não existe ninguém + preocupado do que o setor de marketing da Pirelli que deve estar vendo a imagem de sua marca indo pro espaço…
Quem nao permitiu foi a Ferrari, a Lotus e uma outra nanica.
nanica nao, Force India
caro multi midiatico jornalista da velocidade, muito bom seus comentarios na sportv, somou qualidade tecnica na equipe, que ja era boa, mas requisito maior frequencia na gp2 e f1, alem da f3, seria bem lega!
abs
Fabio..
” Vettel continua sendo o favorito ao título, mas nada está garantido e o campeonato ganha emoção. ”
Constatação?? … a vantagem é de 21 pontos na 8° etapa ??… Pelo amor de Deus..
Corrida Espetacular. Pena que a Pirelli prejudicou o Espetáculo. Pode anotar aí, muita coisa vai mudar a partir do próximo GP, vão cair de Pau em cima da Pirelli que com certeza vai ter que ceder e fazer algo para o que ocorreu hoje jamais aconteça novamente. Hoje só não saiu MORTE por muita sorte e pela mão DIVINA. É INACREDITÁVEL MESMO.
Morte? Que exagero. Não vi nenhum acidente de enormes proporções, em que a vida de qualquer piloto estivesse em risco (excetuando o fato de que o automobilismo é um esporte de risco). Se querem segurança, pois bem, tenho uma sugestão : que corram de autorama!
Caro Fábio, trabalhei por um bom tempo em uma fábrica de borrachas automotivas, e te digo por observação, mesmo com anos de experiência, os químicos se estrepam para conseguir atingir os padrões exigidos para fabricação de uma peça, imagina com os pneus, os caras são como mestres cucas com receitas de bolo, tudo influência, o produto de cada fornecedor, a borracha sintética pura, os oléos especiais, o enxofre, a vulcanização, a máquina que vai fabricar, até o clima ambiente da fábrica influência nos compostos. Acho que a Pirelli atendeu perfeitamente as exigências de Bernie e só ela está se dando mal, para voltar atrás e fazer pneus mais resistentes e duros é muito fácil, só que aderência vai pro espaço, só pra resumir, a culpa é toda do Bernie. E com a restrição dos testes, pneus melhores, só ano que vem.
Tenho dito, está nascendo um domínio da Mercedes na F1. Ross Brawn não entra em competições para brincar. Resta saber qual piloto na equipe estará em condições de receber a atenção maior. Nico será um páreo duro para Hamilton, que é mais rápido, mas sujeito também a uma “febre amarela” de vez em quando….
Bem observado, acho que 2014 será o ano deles.
Esqueci. Muita coisa muda no ano que vem, é uma incógnita.
Reginaldo Leme da Globo é mais Alonsiano, do que o Neto é Corintiano, quase teve um orgasmo com o abandono do Vettel!!! Mas tenho que admitir que sem o Vettel a corrida pegou fogo. Felipe Massa foi o nome da corrida, fez a melhor largada das últimas temporadas, caiu pra último depois do estouro do pneu, parou 4 vezes e mesmo assim chegou em sexto. Parabéns Massa.
Pode, crer!
Tava na hora do Vettel ter problemas tbm!! ja basta a sorte dele com o Bruno o acertando em cheio e ele ganhando o champ ano passado em SP.
ja basta a sorte dele vencendo o champ em 2010 com o Webber e Alonso se marcando na ultima corrida e o champ caindo no colo do Vettel, quer dizer por detalhes Vettel venceu 2 champs, poderia ter perdido os 2
Alguns pilotos já haviam reclamado sobre o pneu traseiro. O que aconteceu foi terrível. Com o Perez foi muito pior ainda. Ele e alonso estavam disputando a posição e vários carros estavam muito próximos. Felizmente nada aconteceu, mas é preocupante. Agora que medias fia e pirelli vão tomar?
Lamentável essa questão dos pneus. Semana que vem o Vettel recupera os pontos perdidos hoje.
Fabio, ficou estranho quando você falou da disputa do vettel e rosberg e disse da vantagem do alemão, fiquei um pouco confuso ao ler afinal os dois são alemães mas depois entendi que tratava-se do vettel.
O que foi notável pra mim nesse GP: Enquanto os pilotos ficam se preocupando em cuidar dos pneus, a corrida estava me dando sono, quando eles não tiveram mais essa preocupação nas últimas 10 voltas, a corrida ficou fantástica.
Acho que é preciso rever esse conceito de pneus e deixar os caras exigirem o máximo do equipamento, aí sim temos uma batalha justa entre os pilotos e equipes. Esse negócio de pneu farofa já deu, perderam a mão, desandou o caldo do feijão, tá feio, tá vergonhoso como você bem disse.
Também acho!
Fábio, aqui merece uma corrigida, não:
“Rosberg parou, Vettel também entrou, posições inalteradas na ponta com 2s8 de folga para o alemão no retorno à pista.”
Ambos são alemães meu caro. Abs.
E não teve o do gutierrez ?