Hamilton, num sábado de gala
29/06/13 10:10Silverstone viveu um sábado de gala.
Porque se é verdade que a Mercedes dominou as ações, também é que o duelo interno está cada vez melhor.
Desta vez deu Hamilton, para delírio do público no autódromo.
É sua 28ª pole, a segunda no ano, a quinta da equipe em oito sessões classificatórias nesta temporada.
Rosberg, dono de três poles, tentou tudo. Mas desta vez larga em segundo.
Um sábado de tempo bom em Silverstone. Céu claro, 19°C no ar, 30°C no asfalto.
Pela manhã, a Mercedes voltou a mostrar serviço. Hamilton vinha com o melhor tempo até os “acréscimos”, quando Rosberg o superou por 0s146.
O tempo do alemão, 1min31s487.
O treino classificatório começou da mesma forma: os prateados na frente.
Hamilton foi o melhor do Q1, com 1min30s995, 0s360 melhor do que Rosberg.
Depois, os parceiros da Lotus: Raikkonen e Grosjean. E daí pra frente, até a 12ª posição, só duplinhas: Vettel e Webber, Pérez e Button, Sutil e Di Resta.
Outra dupla ficou junta, mas causou preocupação nos boxes: Massa foi só o 14º, Alonso ficou em 15º.
Os cortados, Bottas, Gutiérrez, Pic, Bianchi, Van der Garde e Chilton.
O Q2 foi mais “normal” para a Ferrari. Porque Alonso passou. Massa, em fase complicada, ficou só em 12º.
“Bad luck”, disse o engenheiro, pelo rádio. Não. Já é mais do que isso. E dizer que ele foi prejudicado porque o carro teve de ser refeito de ontem para hoje não alivia em nada. Isso só aconteceu porque ele bateu, ué.
Além dele, foram cortados Button, Vergne, Pérez, Hulkenberg e Maldonado.
Lá na frente, dupla da Red Bull na frente: Vettel fez 1min30s990, 0s012 melhor do que Webber.
Rosberg foi o terceiro, seguido por Sutil. Avançaram, ainda, Ricciardo, Hamilton, Di Resta, Alonso, Grosjean e Raikkonen.
Veio o Q3. E então o duelo que se insinuou durante todo o final de semana aconteceu.
Hamilton x Rosberg.
O alemão foi primeiro para a pista e cravou 1min30s231. Hamilton o superou: 1min30s096.
Rosberg então se esgoelou e fez 1min30s059. Mas, na última volta, Hamilton mandou 1min29s607.
Uma voltaça. E em casa. Um show.
Vettel e Webber formam a segunda fila. Di Resta é o quinto, seguido por Ricciardo, Sutil, Grosjean, Raikkonen e Alonso.
Treino é treino, corrida é corrida. E a Red Bull deve crescer no domingo, não dá para descartar Vettel largando logo em terceiro.
Mas o sábado, mais uma vez, foi prateado.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Olá Pessoal,
– 1 PALPITEIRO [CELSO SP] É O VENCEDOR DO GP DA INGLATERRA
– PAULO ANDRIOLO MANTÉM E AMPLIA A LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO
– APENAS 1 PALPITEIRO [JO CORREA] APOSTOU NO ROSBERG PARA VENCEDOR
Vamos lá!
A) GP da Inglaterra – 28 participantes (22+6[G]*)
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados no post após o “grid”.
Resultado do GP da Inglaterra:
1) Rosberg, Niko;
2) Webber;
3) Alonso
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Celso SP (SP) – 45 pontos;
2º) Bruz – 40;
3º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Racing Fan, Paulo Andriolo e Ramiro Marote (Santos/SP) – todos com 35;
7º) jo correa – 25;
8º) Émerson Neves (Guarujá/SP) – 10;
9º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Pablo, Matheus, Paulo–AM (Manaus/AM), Luciano Henriques (Santo André/SP), Dionei, Gislene Passos, Cláudio Pinto, Luiz Caco, ThiagoST, João Arthur (Curitiba/PR), Guilherme, Wagner Teixeira, Ricardo Braga[G], Placebo[G], José Guilherme da Silva Vieira[G], Niko Duarte[G] (Porto Alegre/RS) e Juliano SP[G] – todos com 5;
27º) Antonio Ribeiro e Cláudio[G] – ambos com 0 (zero) ponto
Estatísticas:
– No GP da Inglaterra em 2012, foram 27 os palpiteiros (26+1[G] – 12 em 2011). Neste ano tivemos, 28 participantes, incluindo os 6 que palpitaram no “post” pós grid. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 3,7%;
– Nos 8 primeiros GP’s de 2012 tivemos um total de 128 palpiteiros participando. Usando o mesmo comparativo, em 2013, atingimos 188 participantes, número 47% maior;
– 15 palpiteiros (54%), a maioria absoluta, cravaram o Vettel como vencedor do GP da Inglaterra. Hamilton veio a seguir com 8 indicações (29%), depois o Webber com 4 (14%) e apenas 1 palpiteiro (4%) [jo correa] apontou o Rosberg como vencedor;
– 4 palpiteiros (14%) acertaram o 2º colocado (Webber);
– Apenas 2 palpiteiros (7%) [Bruz e Celso SP] acertaram o 3º colocado (Alonso).
– Um outro detalhe interessante é que todos os 28 palpiteiros mencionaram o Vettel em suas apostas, quer seja em 1º, 2º ou 3º lugares para o pódio do GP da Inglaterra. Isso é que é um piloto confiável, só que hoje ele mangou de todo mundo…
Curiosidades:
– OS LÍDERES ISOLADOS DO CAMPEONATO
O campeonato teve, nos 8 GP’s disputados até agora, 3 líderes isolados:
Vamosfalarserio, no 3º e 4º GP’s da temporada;
Diego Dantas, no 5º e
Paulo Andriolo, no 6º, 7º e 8º.
– AS DIFERENÇAS
A diferença do líder [Paulo Andriolo] para o 2º colocado [Cláudio Pinto] é de 55 pontos, lembrando que essa diferença estava em 25 pontos no GP do Canadá. Para o último palpiteiro entre os TOP10 [Fábio Seixas], a diferença aumentou de 105 para 135 pontos.
– TOP10
Da turma atual tivemos as seguintes movimentações em relação à rodada anterior:
1º) Paulo Andriolo – manteve a posição;
2º) Cláudio Pinto – manteve a posição;
3º) ThiagoST – manteve a posição;
4º) Racing Fan – subiu 2 posições;
5º) Ramiro Marote – subiu 2 posições;
6º) Bruz – subiu 3 posições;
7º) Diego Dantas – caiu 3 posições;
8º) Rafael Fuentes – caiu 3 posições;
9º) Antonio Ribeiro – caiu 1 posição;
10º) Fábio Seixas – manteve a posição.
– ex-TOP10
Palpiteiro que saiu do TOP10 em relação à rodada anterior:
Não houve mudança.
B) Classificação Geral da Temporada 2013 – 8 GP’s disputados – (pontos absolutos)
1º) Paulo Andriolo – 300;
2º) Cláudio Pinto – 245;
3º) ThiagoST – 240;
4º) Racing Fan, Ramiro Marote (Santos/SP) e Bruz – 210;
7º) Diego Dantas – 195;
8º) Rafael Fuentes – 185;
9º) Antonio Ribeiro – 175;
10º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ) – 165;
11º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR) – 160;
12º) Luiz Caco – 155;
13º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 150;
14º) Gislene Passos e Placebo[G] – 140;
16º) Breno da Rocha Lima e Paulo–AM (Manaus/AM) – 135;
18º) Matheus, Émerson Neves (Guarujá/SP) e Celso SP (SP) – 125;
21º) Vamosfalarserio [G], Sâme Parafita e Pablo – 120;
24º) Thiago_analista e Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 110;
26º) Mário Rodrigues – 95;
27º) Wagner Teixeira – 90;
28º) José Guilherme Silva Vieira – 80;
29º) Goiano Motorizado[G] – 70;
30º) André (Lisboa/PT) e João Arthur (Curitiba/PR) – 65;
32º) Pietro Pecorari (Brescia/IT) e Luciano Pereira – 60;
34º) Luiz Prudêncio (São Bernardo do Campo/SP), Zé e Leandro Gomes – 50;
37º) João Paiva – 45;
38º) Juliano Estevão e Renan de Cerqueira Leite – 35;
40º) Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 30;
41º) Arthur Bodstein – 25;
42º) Lúcio Dantas e Mileto Neto – 15;
44º) Cairo e Cristian Vargas – 10
ATENÇÃO:
Na Classificação Geral, seguindo a regra dos 25%, foram descartados todos os palpiteiros que indicaram apenas um palpite nos 8 GP’s até agora disputados.
Valeu pessoal e até o GP da Alemanha, domingo que vem, dia 7/7 às 9h00.
Fugindo do assunto: tenho um link aqui de uma imagem do tipo f1 sem mimimi mas não sei se vai funcionar postar o link na caixa de comentários.
Teste: http://postimg.org/image/5v2qlj9if/
Apesar de achar que deveriam haver também fotos de acidentes decorridos da falta de mimimi da época.
Fábio, meu palpite para a corrida:
1º Vetel, 2º Hamiton, 3º Rosberg, 4º Alonso, 5º Massa, 6º Raikonen, 7º Buton, 8º Weber, 9º Grojean, 10º Sutil.
Vettel a princípio é o favorito para o GP de amanhã, a Mercedes não consegue manter um bom ritmo de corrida. A Ferrari larga muito atrás, Alonso pode repetir o que fez na ultima prova e ainda acabar chegando em segundo, afinal os carros vermelhos possuem um ritmo de corrida muito bom, porém nunca tiveram um treino tão ruim nessa temporada, será que o pessoal perdeu a mão no ajuste do carro para este GP?
Fabio sou seu fã
http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1
Abraços,
Halanis
Ninguém se lembra mais do famigerado testgate. Vamos ver, durante a corrida, se a Mercedes evoluiu com o teste. Coisa de moleques. Só sei que não compactuo com isso. E os caras continuam com fãs, depois disso tudo. Entretanto, duvido que ganhe o campeonato. A equipe e os seus pilotos (que, de forma ridícula, usaram capacetes pretos, a fim de trapacear) deveriam ter sido excluídos do campeonato. Não foi punida (ao menos, da forma que deveria), mas isso é F1. Algum acordão teve. Portanto, a disputa ficará polarizada entre Vettel e Alonso.
Eu sinceramente acho difícil o Vettel não ganhar de novo esse ano (e eu não desisto nunca, ainda torço pro Massa). Quanto à Mercedes, se eles chegam a se retirar da categoria, sobram apenas Renault e Ferrari como fornecedores de motores. Um cenário meio terrível para a F-1. Então o Fábio comentou que o Ross Brawn sabia que a Mercedes tinha essa carta na manga, de sempre ameaçar sair da F-1. Mas por isso eu disse várias vezes que quem viajou na maionese mesmo foi a Pirelli. É que os pneus tão uma porcaria eles disseram que precisavam de testes. E o motivo de ter tão poucos fornecedores de motores na F-1, aí eu já não sei porque. Eu sei que a Toyota se retirou por causa da crise de 2008, que se prolonga um pouco até hoje. BMW não sei porque saiu, deve ser motivo semelhante. E Cosworth parece que não tem mais condições de fazer um bom motor.
Fabio, como você comentou o carro da Ferrari não está muito bem para essa corrida em Silverstone. Alonso em 9º e Massa em 11º.
O Alonso desde o ano passado ja mostrou sinal de descontentamento com a evolução da equipe. Você acha que existe alguma possibilidade mesmo remota, agora com a saída do Webber, surgindo a oportunidade do espanhol mudar-se para a RBR?
E outra coisa, 4 batidas em 3 corridas, acha que a diferença do Massa pro Alonso nessa classificação, ja pode ser reflexo do piloto brasileiro (além é claro dos danos no carro)
Obrigado
Reflexo do psicologico *
Bom mas uma coisa pode-se concluir talvez. Que os testes extra-honestos da Mercedes deram resultado. Antes de Mônaco não ganhavam nada, depois dos testes começaram a terminar a corrida lá na frente. E se isso acontecer amanhã de novo, é mais um confirmação de que a Mercedes teve 1000km a mais de informações sobre o carro, do que os outros. Talvez a Ferrari comece a reclamar.
Sabem qual foi o último piloto latino que foi campeão coma Ferrari? Juan Manuel Fangio em 1956. Vários bons pilotos latinos já se enterraram na Ferrari: Gilles Villeneuve (este literalmente)(era canadense de Quebec), Jean, Alesi, Alain Proust, Fisiquela, Barriquelo, Massa e agora o Alonso. O ano que vem será ainda pior porque a Ferrari nunca ganhou um campeonato de F1 com um motor turbo, não tem nenhum carro turbo em sua gama de carros esporte, na LMPro a Ferrari fechou este ano 3 voltas atrás do líder da categoria, um PORSCHE e 36 voltas atrás do líder geral, um AUDI.