Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Silverstone, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
28/06/13 11:53

Houve apenas um treino hoje em Silverstone.

O primeiro não conta: a chuva fez com que apenas 11 pilotos marcassem tempo, e a melhor marca foi com Ricciardo.

Na segunda sessão, que começou com piso molhado, mas secando ao longo dos 90 minutos, o melhor foi Rosberg: 1min32s248.

Ficou 0s299 à frente de Webber. Vettel foi o terceiro, seguido por Di Resta, Hamilton, Ricciardo, Vergne, Sutil…

Alonso ficou em décimo.

Massa completou apenas sete voltas, bateu na Stowe e não voltou mais. Ficou com o último tempo.

Mais um acidente do brasileiro nesta temporada, talvez sinal de que está pilotando no limite, em busca de uma renovação com a Ferrari ou de um acerto com outro time.

Vimos muito pouco para entender qual será a relação de forças neste final de semana. Mas o cenário parece apontar mais para um duelo Mercedes x Red Bull do que para uma Ferrari forte. Amanhã, no terceiro treino livre, tiraremos essa dúvida. A previsão é de tempo seco, mas sempre cabe a ressalva de que estamos falando do clima inglês.

Mais importante do que os tempos de hoje, porém, foi o comunicado da FIA sobre os testes do ano que vem.

Com tantas mudanças técnicas à frente, a pré-temporada vai começar antes do normal, em janeiro. E, durante a temporada, haverá quatro sessões de dois dias.

Esses testes acontecerão em circuitos da Europa, ainda não definidos, em terças e quartas-feiras pós-GPs. A (boa) ideia é cortar custos com transportes.

Barcelona, Silverstone, Budapeste e Monza são as favoritas a receberem esses testes.

Outra nota importante, porque agora veio da boca de Horner. À Sky Sports, da Inglaterra, o chefe da Red Bull admitiu interesse em Raikkonen.

A negociação pode não dar certo, claro. Mas já não é mais boato. É fato.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Cristiano comentou em 29/06/13 at 3:17

    Isso aí só pode ser o Alonso que na calada da noite vai lá e entorta alguma coisa no carro do Felipe e o carro ficou instável.

  2. Cristiano comentou em 29/06/13 at 3:09

    Eu sugiro ao Massa que faça os treinos e a prova com uma ferradura colada no bico do carro e que pendure um pezinho de coelho no volante. E coloque um trevo de quatro folhas no macacão. Isso seria muito bom eu acho.

  3. Adri comentou em 28/06/13 at 23:29

    Eu sou fan do Raikkonen, Vettel, e Hamilton (como gostaria que ele falasse menos).

    Eu vou dizer uma coisa, eu acho que o Raikkonen deveria tomar cuidado em ir para a RB. Eu acho que a RB esta com medo do crescimento da Lotus e entao esta fazendo jogo sujo. O mesmo que a Ferrari fez o ano passado se mostrando interessada no Vettel para debilitar a RB. Aqui os meus motivos para pensar isto…

    1) O grupo Genii (que eh dona do time Lotus) recentemente vendeu 35% de suas acoes para um grupo de investimento baseado nos EUA que tem investidores dos EUA e Abu Dhabi, e olha o nome do grupo, “Infinity”. Ironia pura! A RB tem como um dos patrocinadores a “Infiniti” com “i” no final. Eh mole ou quer mais? Aqui uma entrevista do representante do grupo para uma revista Americana de esportes que o Telegraph publicou. http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/10130010/Lotus-will-be-the-No-1-team-on-the-Formula-One-grid-within-a-year-claims-new-investor-Mansoor-Ijaz.html

    2) Outra patrocinadora da Lotus eh a “Burn” (bebida energetica como a RB, e obviamente concorrente da RB). Explico, o Raikkonen eh um piloto muito conhecido, a medida que o sucesso dele e da Lotus como equipe cresce na F1, a “Burn” tambem cresce.

    3) Nao se sabe como as mudancas no ano que vem vao afetar os times. Pelo que tenho lido de comentarios a respeito, as opinioes se divergem, alguns acham que aerodinamica vai continuar a ser muito importante, outros dizem que nem tanto. Imagina se acontece com o Kimi o que aconteceu com o Hulkenberg? Deixou a Force India para ir para a Sauber, e hoje ele se diz arrependido. Sei que a comparacao eh exagerada, so foi para dar um exemplo que a Lotus pode melhorar e a RB nao evoluir tanto –se for verdade o que este novo acionista diz na entrevista/link acima, que outros patrocinadores viram e engenheiros com experiencia que vao se adequar a novas regras do ano que vem, nao duvido que a Lotus vai dar trabalho em 2014.

    4) Da maneira como vejo o interesse da RB em Raikkonen eh como uma pequena empresa se dando super bem e crescendo. O que a grande impresa faz? Pratica comum no Mercado. Compra a pequena e a mantem sob tutela/controle para nao atrapalhar a grande.

    Raikkonen admitiu que a escolha vai ser dificil. Hoje Bouller disse que eles (time Lotus) estao explicando tudo para o Kimi sobre o futuro da Lotus. Ele disse que esta confiante que a Lotus podera oferecer o que o Kimi quer, um carro competivel neste ano e ano que vem.

    Agora para finalizar Fabio. Voce quer saber qual eh o meu time ideal para a Lotus ano que vem? Pode rir se quiser, por que vou dar uma viajada legal kkk… O meu time ideal seria Raikkonen/Massa. Olha, nao eh impossivel nao viu. Eu li em algum lugar que o R. Grojean vai ser Pai ano que vem. Quem sabe ele nao decide trocar fraudas o ano que vem e dar um tempinho de F1?

    Tem muitos Fans fanaticos do Kimi (eles sao um porre por essa Internet afora) que iriam discordar de mim, mas eu tambem gosto do Massa. Eu acho que o Massa e o Raikkonen na Ferrari nao eram amigos, mas se respeitavam. A relacao era balanceada, por que o Raikkonen nao eh “Bully”. A personalidade dele eh de se focalizar em si mesmo e nao esta nem ai para ninguem, e isso de uma certa forma (e outros fatores que nao interessa mencionar agora) ajudou o Massa na Ferrari. Bem este eh o meu sonho, nao custa sonhar.

    Desculpe-me pela falta de acentos.
    Tudo de Bom!

  4. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 28/06/13 at 22:40

    O Massa vem ampliando sem dificuldades o seu recorde de batidas consecutivas no ano, e fica parecendo que ele já se acostumou com isso! Será que vai ter mais uma até a Alemanha? Falta pouco para rolar uma bolsa de apostas!

  5. José Roberto comentou em 28/06/13 at 19:38

    No facebook oficial de Jenson Button,tem uma foto com os destroços do carro do Massa ao lado do Guard Rail,e a seguinte descrição “Massa Style”….tá ficando feio…

    • Mairio comentou em 28/06/13 at 23:50

      não acredite ele não tem ne face nem twiteer, ele mesmo disse certa vez que o Hamilton reclamou que o companheiro de equipe dele, na época na Maclaren não o seguia, então é alguém com perfil fake.

  6. Antonio Lages comentou em 28/06/13 at 18:05

    E agora eu quero seu palpite pole e vencedor Seixas?
    vai te dou uma chance com ou sem chuva.

  7. bipolar comentou em 28/06/13 at 17:56

    Natural Raikone na Red, seria os dois melhores pilotos nos dois melhores carros! Ai que azedou de vez para o espanhol cor de rosa! kkkkk…. não ganha mais nada! kkkkkk

  8. armando comentou em 28/06/13 at 17:36

    Depois de Romarinho: POR QUE FAZ ISSO FELIPE MASSA? DE NOVO?

  9. Paulo comentou em 28/06/13 at 16:36

    Fábio,
    Me desculpe, mas o Massa tem quantos anos de Ferrari. Errar porque pilota no limite é para piloto em carro que não conhece. Ele literalmente já passou dos limites. Está na Ferrari não porque é bom, mas muito pelo contrário. Está lá porque não atrapalha em nada e consequentemente não acrescenta nada à sua carreira. O Barrichello pelo menos se mostrava incomodado, mesmo não tendo razão pois assinou um contrato. O massa….Bem ele ou os pedaços do carro, que mais uma vez ele destruiu, são meras peças decorativas em qualquer corrida

  10. Celso SP comentou em 28/06/13 at 16:25

    Se Massa não estivesse numa equipe grande já teria sido demitido. Não há como absorver tantos prejuízos seguidos se vc não for muito rico. Isso deveria ser motivo de justa causa : Muito Prejuízo, Nenhum Lucro.

  11. Ronaldo comentou em 28/06/13 at 16:19

    O Massa está amassando muito!!!rs
    Brincadeira!
    Eu gosto do Massinha!!!!rs

  12. samuel comentou em 28/06/13 at 15:14

    Fabio, se a negociacao do kimi com a RBR se confirmar, sera q rola uma chance de sei la, sonhar com o Massa na lotus?

    • Fábio Seixas comentou em 28/06/13 at 16:33

      Sim, as peças vão se movimentar.
      Abs

  13. Marcelo comentou em 28/06/13 at 14:41

    Nem vitórias(no plural) salvam mais a reputação de F.Massa dentro da F-1. Comparem o desempenho dele com Mark Webber desde 2010, o australiano é taxado como piloto mediano(no geral), não consegue superar Vettel na tabela. Mas pelo menos o canguru faz poles, vence corridas, faz pódios e garante pontos para títulos de construtores, Webber ainda da lucro dentro de um time na F-1. Um título de construtores vale no minimo 100 milhões, os pontos de Webber garante essa conquista. Tanto que a RBR ofereceu renovação de contrato, só que Webber recusou, ele esta de saco cheio da categoria. Ferrari, RBR, Lotus, Mercedes e Mclaren já tem piloto pra liderar a equipe!

    Quanto a Felipe Massa, pra ele conseguir o mesmo “aproveitamento” de Webber na F-1, olha, tem muito chão! A comparação é justa, ambos não tem a mesma atenção que Alonso e Vettel. Felipe esta lembrando Kovalainen na Mclaren, mesmo vencendo o GP da Hungria e ajudando Lewis na pista, o finlandês foi literalmente limado no time. Já o brasileiro sempre tem uma nova chance na Ferrari, isso já encheu o saco!

    Felipe Massa também pode encerrar carreira na Formula 1! Dos pilotos de ponta o brasileiro é disparado o mais fraco. Se Maldonado e Rosberg conseguiram vencer corrida com carro inferior, Massa tinha obrigação de fazer mais.

    Felipe não tem mais “gás” pra se manter regularmente entre os melhores do grid. Antes o problema era os pneus mais o jogo de equipe, agora são os erros seguidos ao volante. Galvão tem moral pra acatar pilotos como Grosjean e Maldonado?

    Massa só esta garantindo vaga na Ferrari porque vive “colaborando” quando Alonso precisa, e se for para RBR a situação seria a mesma!

    Felipe dos últimos anos não é piloto pra liderar time de ponta, é muito inconstante! Sua melhor fase na F-1 já passou, foi entre 2006 e 2009. Felipe esta lembrando Barrichello, daqui a pouco passa quinze temporadas e ele ainda quer mais. A ideia na Ferrari é deixar Alonso sem companheiro forte no time, já basta ter que superar Vettel, Kimi, Rosberg e Lewis.

    Imaginem um companheiro forte tirando pontos de Alonso, o espanhol racha o planeta no meio! Três pixotadas seguidas(Mônaco, Canadá e Inglaterra), em treino-livres e classificação é muita coisa! Alguém precisa avisar o Viuvão Bueno:

    “Não é isso que se espera de um piloto da Ferrari! Três erros de Felipe ao volante já vale musiquinha”

    E vou mais longe, se Felipe aceitar mais um ano na Ferrari, é falta de vergonha na cara safada! Dinheiro não é tudo na vida, ainda mais um esportista que esta exposto na mídia, ele também tem que ver o lado da reputação. Para a maioria Rubinho saiu da Ferrari como chorão e mercenário, Massa vai pelo menos caminho, mas sem abrir o berreiro como Rubinho. Na RBR Felipe não iria fazer melhor que Mark Webber, basta observar a comparação abaixo:

    Massa entre 2010-2013
    00-vitórias
    00-poles
    02-melhores voltas
    08-pódios
    433-pontos

    Webber entre 2010-2013
    07-vitórias
    10-poles
    12-melhores voltas
    26-pódios
    748-pontos

    Bom lembrar, em 2010 Webber foi “osso” dentro da RBR, já Massa sempre fez papel de cordeirinho ajudando o espanhol.

    Os resultados que Mark Webber conseguiu comparado a Vettel, é até aceitável. Já os resultados de Massa comparado ao espanhol beira ao ridículo. Precisa colocar posições do mundial de pilotos?

    • Drauzio comentou em 28/06/13 at 18:03

      Porque que salva ou salavara? Parece que você nem dorme se não falar do Massa, o cara ta indo mal e dai. esse monte que voce pesquisou no Google muda alguma coisa.

    • Jean Todt comentou em 28/06/13 at 18:05

      Eu já avisei pro meu filho que não quero mais me aborrecer com massa – cansei.rsrsrs

      • RealBR comentou em 28/06/13 at 18:07

        Será que ele consegue ir ao Q3 amanhã?

        • Junior comentou em 29/06/13 at 2:58

          se o Hamilton for ai o Massa vai também

        • Garantido br comentou em 29/06/13 at 3:00

          fazendo um monte de nick e falando mal do Massa esse cara é um derrotado invejoso

    • Marcio comentou em 28/06/13 at 20:06

      Marcelo,
      Seu comentário é impecável.
      100% de aprovação.

    • kaka comentou em 28/06/13 at 23:30

      Parabéns pela paciência de fazer um resumo tão brilhante de uma carreira mediana, aliás abaixo da mediana, porque mediana é a carreira do Weber.Nossa esperança era o Lucas Digrassi ou Bruno Senna tivessem a oportunidade em equipes melhores porque já mostraram algum talento são jovens e podem evoluir, principalmente o Digrassi e agora nossa futura esperança é o Felipe Nasr, torcer pra ele arrumar uma equipe pelos média quando entrar na F1.

    • Carioca comentou em 28/06/13 at 23:53

      Isso é o que é falta de ter o que fazer.

    • Allez Alonso!! comentou em 29/06/13 at 14:04

      Esqueceu de mencionar que a RBR é o melhor carro, ganhou ou foi vice em todos os mundiais de construtores desde 2009. Tem que ser meio míope pra querer comparar Webber com Massa, um de RBR outro de Ferrari. Só rindo mesmo!!!

  14. Jean Todt comentou em 28/06/13 at 14:37

    Como vc disse: é melhor esperar o último treino p/ ter mais certeza na relação de forças – Mas, pelo que vi no treino inteiro, acho que seu palpite dizendo: “…o cenário parece apontar mais para um duelo Mercedes x Red Bull…”, acho que parece um pouco equivocado no momento.

    Em simulação de corrida o que deu pra perceber nos tempos(claro que é dificil dizer a quantidade de combustível) eu pelo que vi, arrisco: 1- RBR, 2- Lotus, 3- Force India, 4- Ferrari, 5- Mercedes(e ainda a controvérsias).

  15. Fabio Amparo comentou em 28/06/13 at 14:14

    Não creio que Raikkonen assine com a Red Bull. Apesar de serem amigos, Vettel não é bobo, apesar de parecer.

    Raikkonen e ele na mesma equipe é como reviver Alonso x Hamilton na McLaren.

    Abraços

  16. joao comentou em 28/06/13 at 14:01

    Fabio, há alguma possibilidade do Massa no red bull?

    • Fábio Seixas comentou em 28/06/13 at 16:34

      Horner citou 3 pilotos: Kimi e os dois da Toro Rosso.
      Abs

    • ricardo comentou em 28/06/13 at 16:46

      Marussia e Caterham talvez tenham um lugar para ele em 2014. Pelo menos vai ter a desculpa de estar com um carro sem competitividade. O fato é que o Brasil é o país com a maior audiência de TV na F-1 e é um dos que mais vendem contratos de patrocínio, a ausência de um piloto disputando o título será o inferno para a Globo e Bernie Ecclestone. Por enquanto, Galvão (que não ouço, escuto sempre no rádio) e Reginaldo ainda tentam levantar a peteca, mas está difícil. Melhor ver a Indy.

  17. Peter Zero comentou em 28/06/13 at 13:35

    Na pré-temporada a Ferrari vai peitar a autoridade da FIA usando Maranello para testar o seu carro, e vai se esquivar usando o episódio Mercedes – Pirelli.

  18. Alexandre/Iraí-RS comentou em 28/06/13 at 13:26

    Pelo amor de Deus. Tem gente achando que o Kobayashi é mais piloto que o Felipe Massa? Vocês não sabem o que é F1 ou estão querendo avacalhar com o cara só por que é brasileiro? Se vocês estivessem assistindo F1 nos anos 1992 e 1993 iam dizer que o Senna era um baita barbeiro e que era o pior brasileiro na categoria e que depois do Piquet o Brasil não teve mais pilotos.

    • Paulo comentou em 28/06/13 at 16:39

      Alexandre, você tá comparando Piquet e Senna com massa e ainda acha que conhece formula 1. Você tá de brincadeira né?

      • José Freitas comentou em 28/06/13 at 23:40

        Ou ele está de sacanagem ou então é um otário completo…

    • Junior comentou em 29/06/13 at 0:31

      nada é um cara trocando de nick e fazendo piadinha, é felipe Anassa, é ele bate ganha música, é pesquisa no google pra falar mais mal, é simples quer fazer volume.

  19. Armando Almeida comentou em 28/06/13 at 12:57

    Andar no limite todos andam, lembro-me de uma entrevista Do Emerson em certa época dizendo mais ou menos assim ” o reporte pergunta ao Emerson, na curva fulana de tal onde vc começa a freiar? Resposta … Taí eu não freio………….Pode abraços

  20. Carlos Castanheira comentou em 28/06/13 at 12:50

    Grande Fábio, com o nosso querido Ice Man na RBR, creio que o fim de contrato do Tião Vettel vai ser dramático hein? Concorda? Abraço de um constate fã!

  21. Kiko comentou em 28/06/13 at 12:44

    mais uma vez, repito: Pede para o menino voltar para o autorama ou o carrinho de choque de parque de diversão!…

  22. Flávio comentou em 28/06/13 at 12:39

    Boa!!!Raikkonen na RBR, Massa na Lotus, e Koba na Ferrrari causando pra liberar o Alonso, que você acha Fábio?

    • Ricardo Vogel comentou em 28/06/13 at 12:54

      do jeito q o Massa ta pilotando não tá merecendo vaga nem na Marussia.

      • Carlos comentou em 28/06/13 at 18:02

        se é muito enendido muito.

  23. Roberto Tomé comentou em 28/06/13 at 12:34

    Impressão minha ou este blog tá piorando (e muito)?

    • Mario - Shanghai comentou em 28/06/13 at 12:47

      Impressao sua………

    • Carlos Castanheira comentou em 28/06/13 at 14:32

      Impressão sua com certeza.

    • Alexandre Matos comentou em 28/06/13 at 17:43

      O blog não piorou… É que os demais sites e blogs sobre automobilismo melhoraram bastante nos últimos anos. E o do Fabio Seixas ficou parado no tempo. Tá bem burocrático, para falar a verdade.

    • bipolar comentou em 28/06/13 at 18:00

      é que c entrou no blog errado… aqui é dos macho! abs

    • Carlos comentou em 28/06/13 at 18:01

      umpressão sua e se não gosta porque vem ler

    • Luis comentou em 28/06/13 at 18:22

      Impressão sua (e muito)

  24. Juvencio comentou em 28/06/13 at 12:33

    Massa está batendo demais. Mau sinal . Melhor procurar outra coisa para fazer.

    • Junior comentou em 28/06/13 at 23:55

      mal sinal nada, arranajar outra coisa o que fazer tipo o que fazer manifestação quebrar loja, tem gente muito invejosa nesse mundo.

  25. Marcos comentou em 28/06/13 at 12:32

    Vettel e Kimi no mesmo time ia ser o bicho!!!

  26. Cadu comentou em 28/06/13 at 12:21

    Fábio: tu voltou pra Folha impressa!!?!? Legal!!

    • Fábio Seixas comentou em 28/06/13 at 12:34

      A coluna e o blog continuam na Folha.
      Abs

  27. Pedro comentou em 28/06/13 at 12:15

    Felipe Amassa pilotando no limite? Vettel pilota no limite. Hamilton pilota no limite. Zaca tá mais perdido que cego em tiroteio.

    • Malaquias comentou em 28/06/13 at 18:00

      Mas op Hamilton abte também e muito

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).