Automobilismo
28/06/13 01:46Eram 56 carros na largada, cada um com três pilotos inscritos. Desses 168, 18 ex- F-1, 40 estreantes, 9 ex-vencedores da prova, 2 mulheres, 2 brasileiros, um piloto com quase 65 e um outro com pouco mais de 20.
No grid, marcas como Audi, Toyota, Porsche, Aston Martin, Ferrari, Nissan, Honda.
À frente deles, 24 horas de corrida. Uma maratona. E um circuito mítico. Le Mans.
Na terceira das 348 voltas que seriam completadas, uma morte, a primeira desde 1997.
Allan Simonsen, dinamarquês, 34, descrito pelos amigos como um fanático por tudo que tivesse quatro rodas, perdeu o controle na curva Tetre Rouge e bateu com tudo no guard rail. Saiu do carro consciente, mas não resistiu três horas depois.
Foi só a primeira das 12 intervenções do safety car, um recorde em 81 edições da prova.
Porque teve de tudo.
Piso seco e piso molhado, muitas vezes ao mesmo tempo, em trechos diferentes dos mais de 13 km da pista. Dois dos carros favoritos da Audi enfrentando problemas, um com o alternador, outro com um pneu furado. A decisão da Aston Martin de continuar na prova, após pedido da família de Simonsen. A segunda colocação da Toyota, que passou os dias anteriores à prova na sombra da rival.
Para terminar, como que num enredo cuidadosamente armado, a nona vitória de Tom Kristensen, ampliando seu recorde no circuito.
(Sim, Kristensen, dinamarquês como Simonsen, que viu dos boxes o amigo se arrebentar na pista e que completou toda a última volta dessa corrida épica com lágrimas sob o capacete.)
Tudo isso no final de semana passado.
E neste agora tem Pikes Peak.
Será o 97º aniversário da mais badalada corrida de montanha do mundo.
São 20 km de subida, até 4.301 m de altitude, com 156 curvas à beira do penhasco e inclinação mínima de 7 graus.
A grande atração do ano é Sébastien Loeb, ele mesmo, eneacampeão mundial de rali, atualmente competindo no Mundial de GT e que vai acelerar um Peugeot 208 T16 especialmente preparado para a prova. O carro tem 875 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h mais rápido do que um F-1.
A última tomada de tempos acontece hoje. Seus principais adversários devem ser o também francês Romain Dumas, com um Porsche, e o neozeolandês Rhys Millen, com um Hyundai. E, claro, o eterno Nobuhiro “Monster” Tajima, 62, que tem o melhor tempo da prova, além de nove títulos no bolso do macacão.
Prova dramática de endurance num domingo. Corrida de subida de montanha no outro. Carros e nervos em teste máximo. A essência, a origem do automobilismo.
Silverstone que me perdoe, mas virou coadjuvante neste final de junho.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nIVpzKqCLBE
Nesse video podemos ver que houveram algumas rodadas na Tetre Rouge pouco antes da batida do Simonsen.
A faixa azul na lateral da pista estava umida e quem a tocasse rodava.
Aparentemente ele tentou desviar de uma Ferrari e bateu com toda força.
Parabéns, FS, pela sua excelente participação no Sportv! Em 2014, 24h no ar, ininterruptamente… Belo trabalho…
Valeu, Douglas!
Abs
Fábio…
O recorde do Tajima era na pista anterior (meio asfalto/meio terra). O atual é do Rhys Millen já com a pista toda asfaltada.
Mas o Loeb já mostrou que vai pulverizar esse recorde, pois em apenas um trecho da pista ele havia superado o Millen em mais de 20s.
A prova será transmitida ao vivo pela Redbull.tv
Outros detalhes desta prova:
O Loeb e o Millen estão na categoria “unlimited”, enquanto o Tajima está na “eletric”. Por isso, o Tajima não será adversário deles neste ano.
O recorde do Tajima 2011 foi (unlimited) 09:51.278. O atual é do Millen (2012 – Time Attack) 09:46.164. Notem que a pista anterior era meio asfalto meio terra e em 2012 era toda asfaltada.
testes “unlimited” em 25/07:
Loeb 3:30.768;
Millen 3:54.835;
Dumas 4:00.148.
testes “unlimited” em 26/07:
Loeb 3:26.153;
Dumas 3:43.556;
Millen 3:51.814.
testes “unlimited” em 27/07:
Loeb 02:12.32;
Dumas 02:26.60;
Millen n/a.
Hoje, até agora:
Loeb 3:26.153;
Dumas 3:43.556.
Alguém tem dúvida que o Loeb vai faturar essa???
Ótimo texto!!
tá dificil acessar ao blog. sempre aparece a msg da FOLHA, que u já atingi mais de 10 vizualizações/mês. Pode isso Fábio? abs
Pode, ué. É a regra.
Abs
limpa os cookies do navegador 😉
A f1 tem sido coadjuvante em vários finais de semana, não só pela concorrência, mas por ela mesma.
São corridas em circuito cheio de tikicotovelos e com emoções que só existem artificialmente. São Kers, Asas Móveis e Pneus farinhas que dão o alento para que acha algo que anime o sonolento telespectador.
Some a isso um monte de pilotos com carisma zero e os (poucos) que tem, são teleguiados em suas atitudes e depoimentos, sempre com um relação pública “guarda-costas” vigiando cada palavra. Honrosa excessão ao Kimi, único que fala algo além da mesmice do politicamente correto.
Motivos outros têm, mais se for listá-los, serei mais uma a escrever uma biblia enquanto comenta.
Hoje, no treino da manhã, foi mais um round do interesse que a categoria pode trazer ao público. 1h30 de imagens da pista molhada, nuvens e ouvindo um comentarista que parece ter comido um quilo de “xis” e “esses”.
Quem aguenta, além daqueles que tem o dever profissional de assitsir?
Abração
ops! devo estar lendo muitos comentários no facebook kkkk. Aonde se lê “mais se for”, leia “mas se for”
E assitsir foi erro de digitação mesmo.
Que batizem este circuito com outro nome pois Silverstone é aquele circuito com traçado pentagonal.
Murilo,
Eu falo do presente, não do passado, porque esse é um dos clássicos, do tempo em que a F1 era significado de excelência e o sonho de 10 entre 10 pilotos. Na época aonde se via evolucão.
Hoje, dos novos circuitos encomendados de Gagá Eclestone, como vc os batiza?
Aparentemente vão transmitir ao vivo no site oficial a partir das 12:00 (Brasil) do domingo.
http://www.ppihc.com/live-coverage/
Opa, bela dica!
Vlw pela dica!!
Valeu cara
Fabio será televisionado a corrida do Pikes Peak?
Se sim, onde e quando!?
abraços
Para o Brasil, não. Mas acho que dá pra ver por streaming.
Abs
Fábio, bom dia.
Isso por acaso vai passar em algum canal de tv?
No Brasil, não.
Abs
Fabio valeu pela dica, mas vc sabe onde a prova será transmitida? Tks
Só por streaming gringo…
Abs
Bom dia Fábio! Pikes Peak será transmitido por algum canal de televisão no Brasil? Caso contrário, existe algum canal gringo que cobre essa prova? Grande abraço
Solução é buscar naqueles sites de streaming.
Abs
Eu andei dando uma olhada na internet sobre essa corrida. Eu nem conhecia. Nas fotos parece o jogo Dirt 2 Colin Mcrae de computador, que por sinal me dei todo o trabalho de baixar e instalar. E o jogo é ruim, ruim, mas ruim. Aliás se alguém aí souber me indicar um bom jogo moderno de Rally, agradeço. Um jogo bom, realístico e de boa jogabilidade, e sem muito lero-lero. Porque esse Dirt Colin Mcrae, até chegar a hora de jogar mesmo, tem que antes passar por uns oitossentos e quarenta e seis menus, apresentações, vídeos, musiquinhas, configurações, e daí, enfim, começar a jogar e ver que é uma verdadeira porcaria.
Cara tem o eterno Richard Burns Rally , que apesar de bem antigo tem a melhor fisica de rally e tem uns sites com mods das categorias atuais e até campeonatos.
Agora dos modernos talvez valha a pena testar o WRC 2013, eu testei o 2011 que ainda era meio arcade, mas o 13′ pelo que eu li trouxe umas melhorias, mas ainda não consegui testar
Gracias.