Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Bye, Webber

Por Fábio Seixas
27/06/13 15:05

Webber anunciou hoje que deixará a F-1 ao fim da temporada. E já tem um (belo) emprego garantido: assinou com a Porsche, no retorno da marca à primeira linha do endurance, no ano que vem.

“Isso não mudará nada sobre meu restante de temporada”, disse, em Silverstone.

Será?

Será que um piloto de 36 anos, com 11 temporadas nas costas e um amargor por ser tratado como capacho por anos e anos vai se esforçar para ajudar o queridinho da equipe nas últimas 13 corridas de F-1 da sua vida?

Tenho dúvidas. E estou curioso para acompanhar seu comportamento.

Para 2014, a F-1 não perde muito. Webber sempre foi um coadjuvante, nunca fez nada de muito destaque e sua cena mais memorável foi aquele “nada mal para um segundo piloto” após a vitória em Silverstone-2010.

O que a F-1 ganha, a partir de agora, é efervescência. Um dos melhores assentos da categoria está vago. A “silly season”, a temporada de boatos, começou hoje.

(Se eu fosse dono da equipe, contraria o Raikkonen hoje mesmo. Mas não sabemos se o contrato de Vettel dá ao alemão algum poder na escolha do companheiro. Se der, duvido que tope dividir o time com o finlandês.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Márcia comentou em 27/06/13 at 19:31

    Bom mesmo seria Hamilton da Red Bull.

  2. saintjeromewriting comentou em 27/06/13 at 19:23

    Senna is on the wet flying up to Wengliger

  3. Celso SP comentou em 27/06/13 at 19:08

    Como piloto, não fará falta nenhuma. Nunca passou de coadjuvante que de quando em vez, tinha sua tarde de protagonista.

    Eu apostaria 10 reais como Vettel tem o poder de veto, assim como Alonso. E apostaria que nenhum dos dois gostaria da presença de Kimi no box ao lado.

    No mais, é pedirem pela presença de Barrichelo em 3, 2, 1… hehe

  4. Wander Vernillo comentou em 27/06/13 at 18:11

    Duvido que o Raikkonen vá para Red Bull, ele e todos outros pilotos da F1 sabem que bater o Vettel mesmo em igualdade de condições é quase impossível, e se for vocês verão que tenho razão.

    • Alberto comentou em 27/06/13 at 22:25

      Principalmente quando o dono e o diretor da equipe fazem tudo pra ele(Vetel) ganhar

    • David comentou em 27/06/13 at 23:47

      Em igualdade de condições eu aposto no Alonso e no Hamilton melhores que ele. Agora o Kimi pra mim tem entrado no time de excelência da F1 hoje! Acho que ele no mínimo briga de igual com o Vettel!

  5. Andre silva comentou em 27/06/13 at 18:02

    Raikkonen,ja tem o contrato assinado,com a RBR p/ 2014!!!! Voces acham que a RBR vai arrisca e um piloto sem experencia,olha para grid,todas equipes de ponta,tem os melhores pilotos,e o campeonato de construtores, paga uma fabula de dinheiro!!! Voces se fosse dono de equipe arriscaria? O ano que vem começa do zero.O kimi e o cara do momento,pode apostar!!!!

  6. Nemer comentou em 27/06/13 at 18:00

    Interessante seu ponto de vista em relação ao restante da temporada. Ainda é cedo e acho que ele se precipitou em anunciar isso. Qualquer atitude que ele tenha a partir de agora que venha influenciar no resultado do campeonato pode ficar sob suspeita de favorecimento ou não ao Vetel. Complicado.

  7. Fabio Bala comentou em 27/06/13 at 17:57

    Seria demais ver o que o Kimi seria capaz de fazer com uma RBR nas mãos…

  8. Wagner comentou em 27/06/13 at 17:34

    Se o Raikkonen for pra red bull o Massa só tem chances de ir pra Lotus se o Grojean tb sair. Não creio q alguma equipe grande contrataria o Massa pra comandar o time.

  9. Ali Sakhr comentou em 27/06/13 at 17:23

    Acho que é a primeira vez que eu discordo de uma opinião sua depois de vários anos.
    Tenho alguma simpatia sim por Webber, sempre foi um dos poucos que falava um pouco a mais do que o protocolar discurso de piloto, foi quase campeão e principalmente fez frente à um fenômeno que é Vettel. E na pista até que num dia bom ele consegue ser o mais rápido. Se apagou ao lado do alemão, mas no fim das contas vai fazer alguma falta sim…
    Grande Abraço!

    • Marcio comentou em 27/06/13 at 20:14

      Oi,
      Ali Sakhr

      Gostei do seu comentário.
      Webber é sim muito importante para F1.
      Sempre foi respeitado por seu talento e coragem. Um grande piloto e ser humano que merece nosso respeito.
      Eu fiquei triste quando ele fez os 200 gps
      e o Vettel não foi a sua festa.
      Na verdade o Vettel não é mais o garoto legal. Conheço pessoas que gostam muito do Webber.
      São muitos os fãs de M. Webber.
      A maioria não é brasileros.
      O importante é que Mark seja feliz.
      Bem longe da RBR.

    • Marcio comentou em 27/06/13 at 20:22

      Os fãs de webber não estão no Brasil.
      Para ser completo.

  10. Alberto comentou em 27/06/13 at 17:13

    Se pra você quem “nunca fez nada de muito destaque” disputou um título ponto a ponto com o Vetel…. será o Vetel tão bom assim???

  11. Paulo Trindade comentou em 27/06/13 at 17:09

    Fica esperto Vetel. Com o Hamilton mendigando a vaga da Red Bull e o Loco Abreu do Raikkonen com a vontade de vencer que tem….

    Se não tiver algo no seu contrato que impeça o Alemão tá no SAL!

  12. Angela comentou em 27/06/13 at 17:08

    “Será que um piloto de 36 anos, com 11 temporadas nas costas e um amargor por ser tratado como capacho por anos e anos vai se esforçar para ajudar o queridinho da equipe nas últimas 13 corridas de F-1 da sua vida?”

    Até parece que o Webber alguma vez se esforçou para ajudar o Vettel. O GP do Brasil do ano passado é uma mostra o “esforço” que o Webber fez para ajudar o Vettel a conseguir o titulo.

  13. luciano barroqueiro comentou em 27/06/13 at 17:07

    que o massa não fica na ferrari ano que vem ficou claro na entrevista do perez que diz que, na escolha dele para ir para a mclaren , esse ano ele poderia ser o piloto de testes da ferrari pra assumir o posto no ano seguinte… daí o massa tava fora da próxima temporada antes mesmo da atual começar e dos resultados.. o rubinho não volta com certeza… é possivel que venha um piloto jovem ou o arguezuari que ficou de fora esse ano injustamente..

  14. Paulo Trindade comentou em 27/06/13 at 17:06

    Muitos vão criticar o cara, mas na minha opinião a atitude dele merece respeito.

    Apesar de ser sua obrigação, dar espaço pra outro mais competitivo que ele merece um elogio, pois está largando o osso. É muito digno pra ele, é muito melhor pra categoria.

    Em fim é o reconhecimento de que se antes não conseguiu vencer na F1 (ele teve chance), agora que não vai mesmo. Outros deveriam seguir esse rumo!

    Parabéns pra ele. Não ficou mendigando carro igual maria gasolina… Foi quetinho, arrumou o que fazer… Tchau e Bença!

  15. Marcus Alves comentou em 27/06/13 at 17:05

    Foi a pior coisa que aconteceu com o Vettel, agora ela pode ter um piloto como o Kimi no seu cangote o ano que vem inteiro..

  16. Mario Carneiro Neto comentou em 27/06/13 at 16:59

    Perdemos talvez o último cara honesto, sem medo de falar o que pensa, na F1. No máximo o Raikonnen fica com o posto, mas não da pra levar o que ele tem a dizer a serio.

    Melhor para o Webber. Melhor para quem é fã de corrida de verdade.

    Por que corrida de verdade é o WEC. A F1 é cada vez mais um show de entretenimento, acima de um esporte.

  17. Alexandre comentou em 27/06/13 at 16:38

    Eu acho que o Vetel não se oporia a vinda do Raikonen. Só evitaria Alonso e Hamilton. O resto Vetel passa por cima. Na minha opinião Raikonen é bom mas não é isto tudo. Ele tem um carro muito bom e um companheiro muito fraco. Massa em 2008 e 2009 botou Raikonen no bolso e 2007 foi parelho.

    • Alemão comentou em 27/06/13 at 22:41

      Era OUTRO Massa, não esse que tem corrido os últimos 4 anos! Esse Massa de 2013, que comemora um 4o lugar, já era!!

  18. Michel comentou em 27/06/13 at 16:37

    À essa altura do campeonato, digo Vettel com 3 títulos mundiais, senão 4 ao final desta temporada, está ele consolidado como piloto número 1 da RBR, de sorte que acho muito improvável que um piloto com personalidade de campeão venha a ocupar a vaga nº 2.
    A não ser que um piloto com personalidade de campeão queira ocupar a vaga apenas por 1 ou 2 anos para ganhar experiência num carro de ponta, seria o caso de pilotos como Hulkenberg

    • Cristiano comentou em 27/06/13 at 20:00

      O Vettel disse recentemente numa entrevista que está cansado. E que gostaria de experimentar outras equipes.

  19. Vinicius comentou em 27/06/13 at 16:35

    E desde quando Webber ajudou Vettel em algo,Fábio?

    • Cristiano comentou em 27/06/13 at 19:58

      Interlagos 2012. Mas eu tenho que responder tudo hoje, mas que coisa!!! É tudo eu, tudo eu!!! Hehehehe.

      • Vinicius comentou em 28/06/13 at 15:01

        Interlagos 2012,Webber realmente ajudou Vettel…

        Ajudou Vettel a QUASE SE FERRAR LINDO,quando Webber o prensou no muro e deixou Alonso e Massa passarem ele.e deixou Vettel exposto aos enroscos do meio do pelotão o que aconteceu de fato com Vettel sendo acertado por Bruno Senna,e pouco antes quase sendo atingido em cheio por Raikkonen,jogado pra último tendo que remar do fundo do pelotão pra salvar o tri.

        E Vettel agradeceu Webber no GP da Malásia deste ano.

  20. Sartori comentou em 27/06/13 at 16:26

    Se o Massa for esperto ele bate na porta da Lotus. Será que com essa dança algum Brasileiro tem chance de entrar na F1 ano que vem?

    • Celso SP comentou em 27/06/13 at 19:10

      Assim sendo acho que a Lotus irá reforçar a tranca dessa porta 🙂

  21. Danilo Mauro comentou em 27/06/13 at 16:13

    Desculpa, Fábio, mas eu nunca na vida tinha ouvido alguém falar sobre um primeiro piloto ter influências contratuais sobre a escolha do segundo… Se isso é verdade, seja com o alemão ou qq outro, a F-1 realmente está ficando muito chata!!!

    • Fábio Seixas comentou em 27/06/13 at 16:17

      Isso acontece há décadas.
      Abs

      • Alexandre comentou em 27/06/13 at 16:41

        Concordo, acontece há décadas, Prost tentou barrar Senna. Só não barrou porque era a Mclaren. Alonso sempre opinou no companheiro, tanto que tentou barrar Hamilton para 2008 e se deu mal. Tai uma coisa, Alonso sempre vai parecer ser o bonzão porque nunca mais vai ter companheiro a altura. Quando teve, em 2007, não foi grandes coisas.

      • Fabiano Leocadio comentou em 27/06/13 at 16:55

        Fabio, em complemento, Senna somente conseguiu ir para a Willians depois que o Prost resolveu pendurar o capacete, ou seja, o Frank queria o Senna, mas não pôde antes porque o Prost não quis.

      • Alberto comentou em 27/06/13 at 17:09

        Ayrton que diga…..

      • André Pires comentou em 27/06/13 at 17:11

        Acho que na época do Senna rolou algo assim,. Não lembro quem eram os envolvidos, acho que era o Prost e o Mansell, e algum deles disse que se um ficasse na equipe o outro sairia.

        Fábio. Você acha que o Kimi sai após a compra de 30% da equipe por essa nova empresa que quer tornar a Lotus “a melhor de todas” as equipes? Alguma chance do Nars na Lotus, caso o Kimi saia?

      • Fred comentou em 27/06/13 at 19:20

        Prost Barrou Senna na Willians em 1993…

        • AVT comentou em 27/06/13 at 19:30

          Senna barrou Warwick na Lotus em 1986…

          • Alberto comentou em 27/06/13 at 22:19

            E botou um Conde no lugar!

          • Glaucio Branco comentou em 28/06/13 at 8:39

            Piquet barrou Senna na Brabham em 1984..

      • Miguel Nonose comentou em 28/06/13 at 0:21

        Fabio, quais pilotos já escolheram seus parceiros de equipe?

        • Fábio Seixas comentou em 28/06/13 at 9:04

          Schumacher, Senna, Prost, Piquet…

    • José Antonio comentou em 27/06/13 at 16:51

      Sempre teve, o Fernando Alonso vetou o Alemão Vetel na Ferrari

    • Anderson Oliveira comentou em 27/06/13 at 18:26

      O Alonso tem isso, o vettel nao duvido que tenha, o Schumacher na ferrari tinha, isso e mais velho que andar para frente…hehehe

    • Luciano Costa Telles comentou em 27/06/13 at 18:52

      em seu último ano de F1, Alan Prost exigiu em contrato que a willians não contratasse o Senna enquanto ele estivesse lá, isso só para citar um caso

      • Ratificando comentou em 27/06/13 at 22:21

        Pra citar outro tem o Senna que barrou o Warwick em 86

    • horacio comentou em 27/06/13 at 19:06

      Danilo vc começou a ver F1 esse ano?

    • Marcos Ferreira comentou em 27/06/13 at 19:06

      Danilo

      Você é desinformado hein! Coisa completamente corriqueira isso.

  22. Cristiano comentou em 27/06/13 at 16:11

    Vai ser difícil cara. Já tem matérias na internet falando da opinião do Raikkonen, e ele diz que vai ser difícil escolher. Tem que ver que parece que a Lótus está vindo com bastante dinheiro ano que vem, novos patrocinadores e tal. E se não fosse o carro-choque do Perez acertar ele em Mônaco, ele estaria pertinho do Vettel no campeonato. Quais seriam as outras opções para a Redbull, Fábio? (considerando também pilotos que não estão na F-1 hoje).

  23. José Queiroz comentou em 27/06/13 at 16:11

    acho que vettel vai “sugerir” a contratação de Felipe Massa. rs

  24. Fabio Amparo comentou em 27/06/13 at 16:06

    Fábio

    Será que Raikkonen diria a Christian Horner a célebre frase “Leave me alone. I know what I’m doing” ?

    E também duvido que Raikkonen aceitaria ordens do tipo “Multi 21”.

    Abraços.

  25. Ricardo Roneli comentou em 27/06/13 at 16:06

    Sempre foi um coajuvante ? Em 2010 , eu não diria que ele foi um. Tens que ter cuidado com as generalizações, Fábio.

    • Cristiano comentou em 27/06/13 at 18:43

      Hehehe. Que piada. “Mais cuidado, Fábio”. Hahahaha. Tem a história do bico, amigo. A história do bico em 2010. Em uma ocasião a RBR só tinha um bico novo, e colocaram no carro do Vettel. E o Vettel era apenas um novato. E o Mark Webber, após vencer, no final da prova disse pelo rádio: “Nada mal para um segundo piloto”. Ironizando e dando bronca no pessoal. E já era declarado que o Dietrich Masteschitz, dono da RedBull, torcia apenas para o Vettel.

  26. Horse comentou em 27/06/13 at 15:51

    Ué?! Mas o Kimi não é amigo do Vettel?

    • Mauricio comentou em 27/06/13 at 17:19

      Negócios à parte.

    • Marcos Ferreira comentou em 27/06/13 at 19:07

      Horse,

      O ditado “Amigos amigos, negócios a parte” não é diferente na F1.

  27. Aldinei Andreis comentou em 27/06/13 at 15:42

    Fábio, onde mais vc acha que podem ocorrer mudanças para a próxima temporada

    • Fábio Seixas comentou em 27/06/13 at 16:18

      Na Ferrari. E na Lotus.
      Abs

      • Cristiano comentou em 27/06/13 at 18:05

        Hehehe. Opa. Na Ferrari? E suponho que essa mudança não será o Fernando Alonso.

      • Cristiano comentou em 27/06/13 at 18:28

        É que eu como torcedor gostaria que tivesse um piloto do Brasil. Eu gosto do Felipe Massa, sempre torço, mas se a má fase dele não acabar em Silverstone, aí… Já era mesmo. Gostaria que o Lucas Di Grasi entrasse, mas fazer oque.

      • Márcia comentou em 27/06/13 at 19:12

        Tá apostando na saída do Felipe Massa, Fábio?

        • Fábio Seixas comentou em 27/06/13 at 19:27

          Não aposto nada.
          Abs

  28. Marcelo comentou em 27/06/13 at 15:26

    Uma coisa é fato: ou vai abrir uma vaga para um piloto novo na Red Bull ou em outras equipes, ou então alguns nomes já conhecidos começam a pensar em voltar a categoria.

    Algum palpite Fábio?!

    • Fábio Seixas comentou em 27/06/13 at 16:23

      Ainda não. Seria mero chute.
      Abs

  29. marcio comentou em 27/06/13 at 15:18

    Discordo completamente quando voce diz “tratado como capacho por anos e anos”…Ele teve todas as condições para ser campeão em 2010, e derrapou nos próprios erros. A equipe deu condições iguais e ele não foi capaz.

    • Cristiano comentou em 27/06/13 at 18:10

      Exatamente. Mas depois sim foi tratado como capacho justo por isso. Um garotinho novato que fez várias besteiras durante o ano foi campeão em cima de um experiente piloto de F-1. Nada contra, mas daí se vê que é um piloto que está longe de ser bom. E no ano seguinte o Vettel ganhou com uma exorbitância de diferença de pontos. Daí já era. Não adianta, o cara não é bom. Mas ok, foi embora e agora tomara que entre um casca grossa no lugar dele pra fazer uns bons pegas com o Vettel.

  30. Oliver comentou em 27/06/13 at 15:13

    Acho que RB foi o primeiro a ligar para pedir a vaga….

    • Alexandre comentou em 27/06/13 at 16:43

      Fala muito vc. Schumacher ligou para a Ferrari ano passado para ficar no lugar do Massa (galvão falou isto em rede aberta). To errado Fábio Seixas?

      • Fábio Seixas comentou em 27/06/13 at 19:30

        Não tenho essa informação.
        Abs

        • Alexandre comentou em 28/06/13 at 11:30

          aqui tem sobre o que o galvão disse, abraço.

          http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/galvao-fala-em-fim-quotdeprimentequot-de-schumacher-e-critica-especulacoes,6519e6dd5d5fa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

      • Alberto comentou em 27/06/13 at 22:23

        Se foi o Galvão que falou deve ta errado

    • Fernando comentou em 27/06/13 at 18:31

      O que não é nada errado. Quem não gostaria de correr pela Red Bull?

    • Renan comentou em 27/06/13 at 19:03

      Primeiro? Ele não seria tão rápido (desculpem, não pude evitar, hehehehehe).

      • Márcia comentou em 27/06/13 at 19:36

        Muito bom! ehehehehehe

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).