Bye, Webber
27/06/13 15:05Webber anunciou hoje que deixará a F-1 ao fim da temporada. E já tem um (belo) emprego garantido: assinou com a Porsche, no retorno da marca à primeira linha do endurance, no ano que vem.
“Isso não mudará nada sobre meu restante de temporada”, disse, em Silverstone.
Será?
Será que um piloto de 36 anos, com 11 temporadas nas costas e um amargor por ser tratado como capacho por anos e anos vai se esforçar para ajudar o queridinho da equipe nas últimas 13 corridas de F-1 da sua vida?
Tenho dúvidas. E estou curioso para acompanhar seu comportamento.
Para 2014, a F-1 não perde muito. Webber sempre foi um coadjuvante, nunca fez nada de muito destaque e sua cena mais memorável foi aquele “nada mal para um segundo piloto” após a vitória em Silverstone-2010.
O que a F-1 ganha, a partir de agora, é efervescência. Um dos melhores assentos da categoria está vago. A “silly season”, a temporada de boatos, começou hoje.
(Se eu fosse dono da equipe, contraria o Raikkonen hoje mesmo. Mas não sabemos se o contrato de Vettel dá ao alemão algum poder na escolha do companheiro. Se der, duvido que tope dividir o time com o finlandês.)
Rubinho já foi correndo entregar o curriculum vitae dele! kkkkkkkkk
e não é por nada não com tanto casca grossa ai ele seria bem melhor
Eu não iria atrás do Kimi… Essa vaga que naturalmente seria do Buemi, Ricciardo ou Vergne, também não seria ideal e duvido que role.
Dentre os novatos, gosto do Bianchi mas a Ferrari não vai largá-lo tão fácil. E dentre os demais que estão em atividade, não contrataria nenhum.
Acho que estarão com um pepino grande na mão. Seguraram o Webber por muito tempo, sem ninguém para substituí-lo e agora será uma tarefa braba!
Vamos ver se eles querem parecer com a Mercedez do Ross ou com a Ferrari com seu jogos de equipe ou “continuam” com a disputa intena, o entre aspas é que eles vem derrapando nesse quesito. Torço para Kimi e Vettel e a dispusta interna na equipe.
Quem dera fosse o Bruno Senna.
Weber é bananeira q já deu cacho…. já era!
Webber teve ombridade e pulou fora – o mesmo não podemos dizer desse que já está prontinho pra renovar outra vez com a ferrada pra depois ficar dando aquelas mesmas desculpas de sempre. É uma pena. Será que só existe vida na Ferrari p/ esse piloto?
Bah ô Fábio, a respeito dos posts dessa semana, Ross Brawn, etc, acabei me esquecendo de perguntar uma coisa. Já que você falou que muita conversa ia pela noite afora naquele barzinho perto de Silverstone. O que supostamente Ross Brawn (ou Jean Todt na verdade acho que era, não sei ao certo) teria dito para o Barrichello pelo rádio naquele famoso e vergonhoso episódio do GP da Áustria de 2002? O que se sabe é que foi uma briga generalizada pelo rádio por oito voltas sem parar e que o Rubinho disse que não ia deixar o Schumacher passar, mas que na última volta ameaças maiores vieram e daí ele deixou passar. Em entrevista ele disse que foi sério, que ele passou mal, vomitou no banheiro depois da corrida, etc. E ele disse que tem a transcrição do rádio e que ao se aposentar da F-1 vai escrever um livro e ali vai dizer o que falaram afinal, que tipo de ameaça teve. Mas, extraoficialmente, no meio automobilístico se soube o que disseram no rádio? Bom agora o Rubinho saiu da F-1 de vez, já poderia contar. Eu imagino que com o poder da Ferrari, ameaçaram banir ele da F-1. Mas agora ele já saiu, bem que ele poderia falar. A não ser que ele busque vaga pra 2014, hehehe.
Eu não sei, porque nenhum dos personagens fala claramente sobre o episódio.
Abs
E a parte o meu comentário, eu acho inacreditável os caras gerarem quase o dobro da potência de um Lamborghini com um motor 1.6, usando gasolina e tendo que se preocupar com o consumo de combustível e RPM limitado a 15.000. Isso é INACREDITÁVEL.
E tem uma coisa importante. Não se sabe como a RBR vai estar ano que vem. A partir do ano que vem os motores vão fazer a diferença, e não vai ser só o melhor projeto de carro que vai contar. Ano que vem os caras vão ter que projetar um carro veloz, equilibrado, por causa dos pneus, e os motores vão ser uma preocupação também. O papel do projetista vai diminuir de peso. Nesse caso, Adrian Newey, o grande trunfo na engenharia da RBR vai pesar menos. Talvez quem tenha o melhor e mais confiável motor ano que vem, leve o título. Considerando, lógico, um bom piloto, como Alonso, Hamilton, Raikkonen e Vettel. Acho que é bem difícil prever o que vai acontecer na temporada 2014.
Seria ótimo ver Kimi Raikkonen na Red Bull, mas tenho certeza que Vettel não terá o menor interesse de dividir o time com alguém tão talentoso como o finlandês.
Aliás, que bom seria se o Felipe Massa conseguisse essa vaga na Red Bull. Seria a grande surpresa do ano e, talvez, uma injeção de ânimo à carreira do brasileiro. De que adianta estar na Ferrari e ver a equipe trabalhar em função do companheiro de equipe, que é o melhor da atualidade? Pra mim, seria comodismo demais.
Vê se os grandes campeões da F1 eram cômodos assim…
Eu contrataria um piloto jovem. Faria uma dupla alemã com Vettel e Sutil. Vai que o Kimi perde o tesão de correr, como na Ferrari. Kubica, se estiver recuperado, seria outro bom nome. Li que o polonês está treinando no simulador da Mercedes. Torço por ele.
Ele é um Coadjuvante de Luxo, assim como foi o Rubinho, e agora é o Massa! Apesar de dizer que não, ele já deve está cansado de levar surra do Vettel, e sair da Red Bull para uma equipe pior não compensa, então o jeito é deixar a F1 indo pro endurance. Boa Sorte, Mark Webber!
Aí comento que o circo da F1 é um “paraiso fiscal” de mafiosos, vem um tal de Manoel (verdadeiro mané-analfabeto funcional) questionando êste fato. O “coitado” do Danilo só quis saber se um piloto podia exercer “veto” para a contratação do companheiro e todos cairam de pau nêle. A verdade é que a F1 pode tudo “legalmente” anti-ético onde ninguém pode chorar o leite derramado. O que manda são as cifras ($$$) e quanto maior, mais poderosa! Essa diletante paixão que o brasileiro tem por corridas é consequência da falta de valores em outras áreas mais nobres como um Nobel. Na falta de conhecimento, o torcedor se lambuza no ronco mal-cheiroso da gasolina aditivada dos motores, sem nenhum compromisso à vista. É uma fantasia enganosa que a TV faz viva e distorcida em troca de suas cifras para poder sobreviver. Para a grande maioria entender isso seria preciso “desenhar” mas o espaço é pequeno!
Precisa desenhar não, você pensa que é o Zorro libertando o mundo da maldição mais ta mais pro parceiro dele o Tonto, quantos as cifras ($$$) dê seu dinheiro pra mim se quiser eu passo minha conta, seja feliz e cuide da úlcera abraços.
ai desculpa….o mundo da maldição, mas ta mais pro parceiro dele o Tonto, quantos as….. senão você diz que sou analfabeto de novo ai nem vou dormir de preocupação
Fábio, vejo muita gente dizendo aqui neste espaço e em outros que Vettel não aceitaria esse ou aquele piloto com companheiro de equipe, eu penso o contrario. Ele vai pra briga com qualquer um porque ele é um excelente piloto se não fosse não estaria onde está, ele ganhou corrida com a Torro Roso a Rbr quem ganhou a primeira dela foi ele, ninguém ganha três títulos seguido se não tiver talento.
Abs.
Fábio, Weber não ganhou o título de 2010 porque ele errou feio no final do campeonato ao contrario do Vettel que fez um excelente trabalho no final, e a rbr não fez o jogo de equipe como muitos gostariam que fizesse, o que acertou em não fazer. Weber nunca ajudou Vettel em nada pelo contrario quem não se lembra do Gp do Brasil do ano passado? O Vettel provou ser bom piloto desde o inicio, se não fosse bom não faria o que fez em 2008 no Gp de Monza e o que está fazendo agora. Pra ser campeão tem ser bom, ter carro bom, ter uma dose de sorte de tudo de certo durante todo final de semana de corrida.
Abs.
O destino acabou de se traçar para 2014: Se o Raikkonen não fosse cotado, o Helmut Marko que é linguarudo que só, já tinha falado que os jovens da Toro Rosso seriam promovidos. As possibilidades são essa nas danças das cadeiras: RED BULL- VETTEL/ RAIKKONEN, VETTEL/ RICCIARDO ou VERGNE. FERRARI – ALONSO/ MASSA, ALONSO/ HULKENBERG. A LOTUS com a saída ou ficando o filandês, vai vagar uma vaga com certeza e pode ser – RAIKKONEN/ GROSJEAN, GROSJEAN/ MASSA, GROSJEAN/ VALSECCHI, ou até RAIKKONEN/ MASSA, pois o GROSJEAN bate direto, RAIKKONEN/ DI RESTA, MASSA/ DI RESTA, GROSJEAN/ DI RESTA, MASSA/ VALSECCHI, sendo que não posso excluir o FELIPE NARS não, uma vez que tem apoio financeiro e equipe é fatiada direto as porcentagens para não quebar.
É Fábio, vc acha que a Fórmula um não vai sentir falta de Webber?
Talvez a Fórmula 1 realmente não seja uma categoria de corridas e sim de entretenimento puro com Xuxas e Madonnas dirigindo carros. Webber sempre foi um piloto sincero e com ótimos argumentos, mas respeitava quem pagava seu belissimo salário.
Voltando a pergunta inicial, acho que a Fórmula 1 se perdeu igual a Indy e outras categorias e pela personalidade de Webber, é ele que não sentirá nenhuma faltados carrinhos de mercado que a F1 tem, a PORSCHE É FODA!!!
E em Silverstone o cara anda, talvez pinte sua ultima vitória nesse final de semana.
Estava aqui exercitando minha imaginação. Pensei em uma temporada 2014 (considerando que essas equipes venham com carros fortes e competitivos) com a seguinte formação:
RBR – Vettel e Raikkonen
Ferrari – Alonso e Paul di Resta (acho que tem potencial)
Mercedes – Hamilton e Rosberg
E ainda McLaren e Lotus sempre ‘beliscando’ algumas posições importantes.
Seria uma Grid interessante.
Acho que a partir de agora o Webber vai correr mais solto e se conseguir vai disputar as corridas com o alemão que está engasgado depois da briga esse ano.
Ia ser excelente a RBR contratar o Raikkonen, mas sabemos que ele não aceitaria ser 2º piloto assim do nada, o que pode complicar.
se eu fosse dono da Red Bull, iria atrás de Felipe Massa…excelente 2. piloto, discreto e não oferece perigo a Vettel…