Comissário Leão
26/06/13 08:57Sempre acho uma enorme injustiça quando rotulam Mansell de “piloto trapalhão” e mais nada.
Sim, ele era (e ainda deve ser) estabanado. Mas foi, também, um piloto sensacional: arrojado, agressivo, a personificação do estilo “win or wall”. E se é verdade que muitas vezes acabava no muro, também é que seus triunfos foram suficientes para um título mundial e para mantê-lo até hoje como o quinto mais vitorioso da história.
E, de quebra, beliscou a Indy em 1993.
Mas não deixa de ser curioso que um piloto com currículo tão polêmico atue como comissário convidado pela FIA em Silverstone. Aconteceu nos últimos três anos e se repetirá agora.
Para quem não viu e para quem sente saudade, este clipe abaixo resume bem os altos e baixos da carreira do “Leão” na F-1…
Este outro vale tanto pela cena quanto pela narração “oitentista” do Vannucci. Outros tempos…
How Mansell broke Piquet:
https://www.facebook.com/video/video.php?v=163298813222&oid=158453312144
Fabio,
Mansell enfrentou lendas da F1 (Senna, Prost, Piquet,etc) sempre de forma limpa e leal…
Também foi o rei das ultrapassagens, algumas épicas (como a em Berger por fora na curva Parabolica)….
Na minha opinião uma ótima escolha para comissário…ele tem muito conhecimento de causa…
abs.
Eu fiz uma montagem com as trapalhadas de Mansell e narração das videocassetadas do Faustao: http://www.youtube.com/watch?v=P1im9GDqraI
Muito interessante, meu caro Fabio, mas preciso discordar com certa veemência do trecho “… também é que seus triunfos foram suficientes para um título mundial.” Esse bufão só foi campeão mundial quando o regulamento da época permitiu um carro à prova de Mansell. O carro com o qual ele ganhou o campeonato tinha controle de tudo — tração, suspensão, direção, consumo, freio, escapamento, devia ter até um joystick no paddock para os engenheiros fazerem correções nas burradas que ele cometia no volante. Se não fosse assim, essa figurinha carimbada não teria passado de um “show man”, no sentido pejorativo da expressão.
Abs, Claudio Lessa
Entendo seu ponto, mas respeitosamente discordo. Concordo com seu argumento sobre o carro de 92. Mas honestamente acho que Mansell foi mais do que um bufão ou um “show man” no sentido pejorativo da expressão.
Abs
Cara na pista o que conta é que o Mansell com o mesmo carro fez 11×7 no Piquet e pra mim é o que conta! Desmerecer o cara é mostra que vc é mostra de pouco conhecimento ou alta parcialidade!
Em 1992 Mansell disfrutava da mesma situação que Vettel tem hoje…um super carro, todo o time trabalhando a seu favor e um companheiro de equipe medíocre…
E tenho que ouvir que Mansell é trapalhão e Vettel é gênio….PELO AMOR DE DEUS!!!
Se Mansell tivesse continuado na equipe teria ganho pelo menos mais dois títulos…
Um dos melhores pilotos brasileiros depois do senna. O Brasil dificilmente tera pilotos desse nivel. Schummi nao ganharia tudo se a Indy não tivesse feito maior proposta que a F1, o que levou Mansell para aqueles lados…
Tres coisa mais marcantes que lembro do Mansel :
1- Mansell, em 89 no GP do Estoril.com bandeira preta continua na pista e o Senna atrás dele tenta ultrapassar o Mansel força pra cima dele e acaba com a corrida do Senna.
2- O Emerson que correu junto com ele na Indy disse mais ou menos isso: Ele sempre faz tudo errado eu sempre acho que ele não vai conseguir fazer a curva, mas não sei como ele consegue.
3-Eu e minha irmã assistindo o GP da Austrália de madrugada torcendo pelo Piquet ele disputava com Mansell e Prost o título, de repente minha irmã levanta e vendo o Mansell na reta fala “ESTOURA PNEU, ESTOURA PNEU”e um segundo depois o pneu do Mansell estoura. são aquelas coisas que acontecem uma vez na vida, mas o Prost foi campeão.
Em todo caso eu sempre falo pra minha irmã não praguejar contra mim, afinal prevenir é sempre melhor não é Seixas?
Gosto de um comentário do Martin Brundle que em que ele dizia que considerava o manseel um exibido que dirigia sem direção hidráulica e com trava de direção no mínimo (pois era muito forte, segurava no braço).
Tem também a história da chicane em Monza, onde ele era quase 20 kph mais rápido que o Piquet, que não entendia o porquê. Aí quando perguntaram para o Mansell, ele disse que simplesmente segurava o volante e dirigia pela chicane como se fosse uma reta…..hahahahahaha.
Faltou a famosa última volta em Montreal!! Liderando com folga e dando “tchauzinhos” pra torcida até que, como diria o sábio Pica-Pau: “Sem gasosa?!” rsrs Abs.
Mansell merece todo o respeito. Lembro muito bem das dezenas de vezes em que pensei, durante uma corrida, “lá vem o Mansell babando!!”.
O cara tava sempre lá, lutando, batendo, ultrapassando, disputando, enfim, correndo. E fazia isso contra os melhores. Era um piloto refinado? Não, não era. Era gênio? Também não. Mas era um p. piloto, na época da F-1 sem mimimi.
Concordo contigo, Fábio e acrescento: Mansell é 50% Gilles Villeneuve, 50% Elizeo Salazar e 50% Jackie Stewart…rsrs.. Acho perfeita a definição dada pelo Piquet em 1987: “Mansell é um idiota veloz!” (isso explica os 50%+50% acima). Mas a maturidade fez dele um “gentleman” (os 50% restantes). Para quem discorda, recomendo rever o programa Linha de Chegada com entrevista de Mansell e Piquet… Acho que ele fará um bom trabalho de comisssário em Silverstone. Como diria Ecclestone: “We’ll see…” Segunda-feira eu volto…
na pagina da ford – fusion tem um video piquet x mansel, cada1 com um ford fusion detonando…muito bom
PIQUET FOREVER!! boa lembrançao do Arawak!! FAbio é verdade mesmo MANSEL esgueu estatua á esposa ? e q ela éra FEIA PACAS ! e q o Piquet disse ?
Sobre a estátua, acho que é lenda. O resto confere.
Abs
Hahaha, o Leão era demais! Não acho trapalhão o melhor ajdetivo, nem arrojado. Na real, o Leão tinha uma realidade paralela, para ele, tudo era possível: ultrapassagem em lugares minusculos, frenagens depois do além… coisas que para nós, “normais”, não fazem sentido e não conseguimos entender. Saudades de caras assim!
Talvez tenha sido o “trapalhâo” mais rápido do mundo,sou fã de Nigel Mansell,com êle não tinha marmelada,estava sempre buscando o resultado,independente de ter o melhor carro ou não…
Muito bom o Blog.
Pode até ser injustiça, mas tinhamos bons motivos.
Na época do título (1992), os comentários globais eram que a Williams havia construído um carro à prova de idiotas (ou à prova de Mansell) e que mesmo que ele acionasse a “borboleta” da esquerda na tentativa de reduzir uma marcha quando na verdade a RPM subia com o montor se enchendo, o sistema não aceitava o comando e por conta própria acionava a marcha acima.
Acho que a maior trapalhada dele foi no GP de Portugal em 1989, quando já desclassificado, ele provocou uma colisão com Senna que praticamente tirou as chances do brasileiro de continuar lutando pelo título.
Mas, ainda assim concordo com você.
Merecia mais respeito pelo que realizou.
Apesar de brasileiro, foi muito mais piloto do que o galinha morta do Piquet.
Menos Jose Izaias…menos…. 1/2 Piquet (em função do pancão de Imola), foi suficiente para ganhar o titulo de 87, Mansell e muitos outros não foram do nível do Piquet.
Assista o gp da Inglaterra e da França de 87 e veja como Piquet foi HUMILHADO por Mansell…
Piquet ganhou o título de 87 em razão do acidente de Mansell nos treinos do gp do Japão que o tirou das pistas nas ultimas corridas…
Nesta temporada Mansell venceu SEIS corridas contra TRES de Piquet…
Mansell foi o melhor piloto de 1987, isto é fato…
Essa narração é mais estabanada que o próprio Mansell. Pior que essa só a que “a africa do sul é bem alí hic hic hic”
Lembrei desse dia, como acabo de lembrar de uma frase que a torcida exibia naquele ano em que foi campeão, algo como “fique calmo Mansell, com esse carro até voce vence”. Naquela época, era a verdade mais pura.
Eh Vanucci… eu me lembro de uma corrida em que uma Brabham (se não me falha a memória era do Piquet), branca, parou ao lado da pista durante a corrida e a Globo perdeu o áudio ao vivo, restando ao Vanucci (do estúdio) manter a narraçao em alto nível. E ele solta algo assim: “Vejam um carro parando na pista, parece que é uma FERRARI”. Ferrari branca só a do Vanucci mesmo…
Como os carros da F-1 eram lindos e as verdadeiras ultrapassagens sem a necessidade de artifícios aerodinâmicos e eletrônicos ( asa móvel e Kers ).
Foi campeão de F1 em 1992 e beliscou a Indy em 1993 antes do término do Mundial de F1 daquele ano. Isso significa que, ainda que por poucas semanas, ele “deteve os cinturões” da F1 e da Indy simultaneamente! Não sei se isso aconteceu alguma outra vez na História! É fraco esse Leão?? :O)
O Tadeu Schmidt é o autêntico herdeiro da chatice do Vanucci na Globo.
Não que minha opinião mude muita coisa, mas você está certo, Maurício… Além de Tadeu Schmidt, eu acrescento o apresentador-poeta-frustrado Pedro Bial (que, acreditem, já foi repórter em aguns GP’s lá pelos anos 90…sic). Vanucci deve entrar para a posteridade mais como ex-de-cinco-capas-da-Playboy, do que repórter!
Isso me faz lembrar da frase do Piquet, dizendo q a esposa do Mansell era feia q dói… 😀
Mas realmente, chamar ele de trapalhão é injusto. O cara simplesmente botava a faca entre os dentes e ia à luta. O título da música do clip é apropriado: Ele nunca desistia. Vai ver q ele tinha algum gene brasileiro… Ou não. 😉
Ótima lembrança!
O Mansell ergueu uma estátua à mulher dele no jardim da casa, e a frase do Piquet é ainda mais ácida: algo como “ele não tem só a mulher mais feia do mundo, tem as *duas* mais feias…”
Piquet forever!! :O)