Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Bravatas

Por Fábio Seixas
24/06/13 11:40

Indignadas com o veredicto do julgamento da Mercedes, na semana passada, Red Bull e Ferrari ameaçam bagunçar o coreto, como diria minha avó.

Segundo reportagem do “Times”, dirigentes dos dois times procuram Ecclestone para expressar insatisfação com o resultado no tribunal. E já começam a pipocar rumores de que estariam planejando organizar seus próprios testes privados, já que foi aberto um precedente de punição branda _para não dizer ridícula, inexistente.

Esse papo deve crescer nos próximos dias, na chegada da F-1 a Silverstone. Mas há dois pontos importantes para pensar.

O primeiro: sim, a FIA fez lambança. Regras são regras. A revolta de quem andou na linha _pelo menos neste ponto do regulamento_ é compreensível.

O segundo: ninguém faz testes sem pneus. E a Pirelli não toparia se enfiar em mais um rolo. As ameaças não passam de bravatas.

De qualquer forma, repito que foi aberto um precedente perigoso para que Ferrari, Red Bull e qualquer outro time desobedeçam regras e exijam punição nos mesmos moldes da que foi dada à Mercedes.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Cristiano comentou em 25/06/13 at 14:22

    Bah eaí cadê o Pit Stop. Queria ver o Pit Stop hoje. Acho um bom programa. Ás vezes poderia comentar até mais que 10 minutos.

    • Fábio Seixas comentou em 25/06/13 at 14:32

      Houve um problema técnico. Daqui a pouco vai pro ar.
      Abs

      • Cristiano comentou em 25/06/13 at 15:45

        Hehehehe. Valeu.

  2. JIAP comentou em 25/06/13 at 10:22

    Ferrari reclamando do quê??? Sempre foi queridinha da FIA.

    E Red Bull? Sempre burlando as regras com asa de borracha, aceleração total sempre e por aí vai.

    Ninguém é santo na F1.

    Fábio, sei que ainda está longe, mas acha que com essa onda de protesto, quando a F1 montar o circo dela aqui em nosso país, vamos ter movimento contra parecido?

  3. Peter Zero comentou em 25/06/13 at 9:52

    A decisão foi política, para variar. Obviamente a grita será grande por esses dias, depois ameniza, afinal, aonde as equipes rebeldes irão conseguir pneus para os treinos extras se a Pirelli não os fornecer?
    Talvez a forra venha nos treinos com os carros novos para a próxima temporada, e que será fundamental maior tempo de teste, inclusive dos propulsores e seus efeitos sobre o equilíbrio do carro, dinâmica dos gases dos escapamentos, durabilidade , daí sim a Ferrari vai usar o trunfo de Maranello.

  4. Fabio Henrique comentou em 24/06/13 at 21:55

    Fábio, suponhamos que, num execício bem alienado de imaginação, a Continental ou Brisdgestone ou outra qualquer “forneça” pneus para esses teste-revolta-protesto. Teria punição, já que pode-se alegar que eram teste dos freios, por exemplo?

    • Fábio Seixas comentou em 25/06/13 at 7:44

      Pneu de F-1 não se faz de um dia pro outro. Eu adoraria ver outras fábricas no Mundial, mas a FIA pensa diferente…

      • adriano comentou em 25/06/13 at 14:18

        simples eh so economizar pneus do 2 piloto

      • adriano comentou em 25/06/13 at 14:27

        e creio que a Bridgestone nao jogou fora a forma dos pneus, estao defazados 2 anos, mas o importante e testar componentes do carro, aiii pode acontecer o teste…

  5. Eduardo comentou em 24/06/13 at 21:51

    Haha então só RBR e as outras podem aprontar, a Ferrari já gastou a cota universal de trapaceadas, são tão caras de paú quanto o Brawn, aliás este aprendeu a roubar em Maranello…

  6. Antonio comentou em 24/06/13 at 17:56

    Fabio, me intrigou sua resposta a um comentario acima – “Mas as equipes não estão falando em testes com a Pirelli…”. Havia entendido que ela eh que se recusaria a participar destes testes para evitar mais exposicoes. Entretanto, vc coloca um elemento interessante nessa discussao toda, outro fornecedor de pneus. Ha mais de um coelho nesse mato?

    • Fábio Seixas comentou em 25/06/13 at 7:45

      Não. Talvez eu tenha me expressado mal.
      Abs

    • Ivan comentou em 25/06/13 at 8:33

      Já teve mais de um fornecedor de pneus na mesma temporada, acho que alguns aqui se lembram, eu não gosto pois quanto mais igual forem o equipamentos, mais o talento decidirá. Desculpem se falei besteira, pois embora goste da F1 não acompanho mais com a mesma intensidade.

  7. Marcus Alves comentou em 24/06/13 at 17:13

    Caro Seixas,

    A Ferrari e a RBR sempre usaram e abusaram do regulamento da F-1 das mais diversas e imagináveis maneiras (conhecidas e não conhecidas), por isso nada garante que o teste que a Ferrari diz ter feito com o modelo de 2011 na realidade tenha sido como o modelo de 2011 mesmo (vai uma “mula” aí??). O certo é que nenhuma dessas equipes pode exigir aplicação de punição da Mercedes, visto que elas mesmas foram imensamente beneficiadas em diversas outras ocasiões.

    • EDSON CASTRO comentou em 25/06/13 at 13:13

      disse tudo. a ferrari tem moral p falar alguma coisa? NÃO!!!! MAS O FÁBIO SEIXAS É FERRARISTA.

      • Fábio Seixas comentou em 25/06/13 at 14:29

        Sou?

  8. Kalil comentou em 24/06/13 at 16:12

    Com certeza as três Maclaren. red Bull e Ferrari farão testes e ai vai dar nada, não precisa ser de oneu qualquer coisa agora dara nada.

  9. Eric Musashi comentou em 24/06/13 at 15:20

    Como se as equipes precisassem da Pirelli. Elas podem encomendar pneus de degradação semelhante. E mesmo que seja impossível conseguir o mesmo resultado, poderiam testar mudanças aerodinâmicas em seus carros apenas para descobrirem o que aumenta e o que diminui a degradação.

  10. Manoel Barros comentou em 24/06/13 at 14:13

    Ué… mas a Pirelli já não disse que topa?!
    Até onde deu pra entender, esse teste de 1000km estaria disponível para qualquer equipe (todas).

    • Fábio Seixas comentou em 24/06/13 at 14:58

      Mas as equipes não estão falando em testes com a Pirelli…

  11. Antonio comentou em 24/06/13 at 13:55

    Fabio eu não entendo a pouco você falou que a maioria dessas decisões são politicas, sendo assim porque o receio da Fia esta abrindo precedentes?

    • Fábio Seixas comentou em 24/06/13 at 14:58

      Eu que não entendo sua dúvida. Onde que uma coisa anula a outra?

    • Selton comentou em 25/06/13 at 3:54

      É que não se acha uma equipe do porte da Mercedez com a capacidade técnica, vom o tradicionalismo e principalmente com os recursos econômicos que ela dispõe, dai a Fia fez vista grossa para os testes.

  12. RealBR comentou em 24/06/13 at 13:35

    Bem observado. E se a RBR resolver descumprir qualquer regra que seja, em razão da punição dada a Mercedes, acredito que vai estar entrando no jogo que Ferrari e outras equipes querem. RBR sofreria uma punição pesada(porq aceitou no tribunal a pena dada pela FIA a Mercedes, e acatou através de Christian Horner) ficaria enfraquecida no campeonato, e assim abriria de uma vez o caminho pra que Alonso(Ferrari) ou Kimmi(Lottus) sejam os vitoriosos no final. Eu penso que seria estupidez não só da RBR, mas de qualquer outra equipe que pense em fazer isso – Alonso e Ferrari estão fazendo um jogo astuto. Eles querem atrair a RBR ou Lottus p/ beira do abismo e depois dar uma bela de uma botinada na bunda delas. A ferrari praticamente já sabe que vai ter que esperar por alguns erros de Vettel ou da RBR pra que Alonso consiga o tricampeonato; penso que se Vettel conseguir mais três vitórias e a Ferrari(com alonso) não conseguir estar junto no pódio, esse campeonato já é da RBR.

    • João comentou em 25/06/13 at 4:03

      Rapaz por favor fale coisa com coisa, faz um monte de teoria da conspiração pra falar o óbvio que se o Vettel ganhar mais vai ser campeão.

      • Pai_Do_Vettel comentou em 25/06/13 at 10:12

        Pode ser óbvio p/ vc, mas não pra todos. Existe uma grande diferença entre torcer e procurar entender o que está acontecendo no meio. Vc pelo jeito, só deve ler as notícias traduzidas enlatadas que a UOL e alguns jornais Brasilenhos colocam aqi e muitas vezes com texto bem diferente do original. Mas, pelo jeito vc vai continuar não entendendo ou talvez não querendo entender, infelizmente por ser apenas um simples torcedor.

        • joão comentou em 25/06/13 at 16:45

          entendo e muito bem, talvez você que esteja tentando arranjar junto com o RealBr uma maneira de aparecer “ENTELEGENTE”, mas só falam o óbvio, mas óbvio até que nos sites que você citou

          • Helmut Marko P/ Joao comentou em 25/06/13 at 17:03

            ENTENDE MUITO BEM? ENTÃO APROVEITA E DA UM CURSO ON-LINE PRA GENTE EM PORTUGUÊS. QUEM SABE O VETTEL FIQUE INTERESSADO EM VIR APRENDER CONTIGO “dEUS DA iNTELIGÊNCIA”.

        • Paulão comentou em 25/06/13 at 17:11

          Para mim você disse menos ainda que o de cima, é a mesma coisa que dizer que o Papa não pode ser casado, e quanto ao sites, vai procurar o que fazer, acha que só você tem internet, para neh.

          • Christian Horner comentou em 26/06/13 at 14:59

            Ele não precisa de Internet – ele tem a RBR a disposição.

    • Ecclestone comentou em 27/06/13 at 13:29

      Enquanto vocês estão indo com a farinha os caras lá voltam com o bolo, e com cobertura

      • Jean Todt comentou em 27/06/13 at 20:34

        Coitado…mas quem ri por último é sempre nós minha “FIA”. KKKKKKKK.

  13. Ricardo Vogel comentou em 24/06/13 at 13:13

    Fábio Seixas, achei que a punição para a Mercedes foi sob medida e digo mais , acho que a Red “Burla” tem que ficar quietinha, pois o piloto ídolo deste blogueiro chamado Vettel desde 2009 vem ganhando corridas e títulos com partes móveis do carro fora do regulamento, mapeamentos ilegais de motores, difusores soprados fora do regulamento e aí o que a FIA faz ???? lá pelo meio do campeonato quando a FIA descobre ela simplesmente pede para a Red Burla fazer modificações no carro e ficar dentro do regulamento. E as corridas e pontos ganhos antes de descobrir as irregularidades por quê não são cancelados???Nem multa a Red “Burla” toma!!!!

    • Nerdson comentou em 24/06/13 at 15:50

      … e agora com suspeita de controle de tração:
      http://www.pezzolo.tv/2013/06/controle-de-tracao-na-red-bull.html

      • luis angel comentou em 24/06/13 at 19:20

        Gostei da delicadeza do termo: “suspeita”!!!
        ATENÇÃO quem ama F1: é imperdível.
        Será que se acha um vídeo com o Schumacher em situação semelhante? Obrigado Nerdson, abs.

    • Gilberto comentou em 24/06/13 at 15:59

      Pôxa, Ricardo se a Red Bull consegue fazer TUDO ISSO debaixo do nariz na Ferrada e da FIA, os caras são bons MESMO. Merecem ser campeões. Deixa o espanholzinho chupando! E chorando, claro!

      • Alberto comentou em 24/06/13 at 21:18

        Pois é né Gilberto, se fosse o Alonso ou o Schumacher seriam Dick Vigaristas, se é a RedBull é porque eles são bons…..

        • Murilo Rodrigues comentou em 25/06/13 at 9:31

          Bela resposta, Alberto mas é assim que as viúvas de plantão pensam.

        • marcelo comentou em 25/06/13 at 10:54

          Dick Vigariata, só isso.

        • José Freitas comentou em 25/06/13 at 13:43

          Seriam não, Alonso e Schumacher SÃO vigaristas e a Ferrari a equipe mais favorecida pela FIA, sempre.

          • Alberto comentou em 25/06/13 at 14:55

            E todo o resto é bonzinho, bom caráter….. isso mesmo….. acredita em Papai Noel também?

      • joão comentou em 25/06/13 at 16:57

        e agora o Rosberg e o Hamilton que testaram secretamente burlando também são Dick Vigaristas, seguindo essa lógica aliás aqui falar do mal do Hamilton é proibido

    • Alberto comentou em 24/06/13 at 21:23

      Ricardo,
      quase ninguém fala da possibilidade(que existe) da RedBull estar fora. Se a RedBull anda bem o Newey é genial se a Ferrari anda bem o Alonso é Dick Vigarista….

    • Selton comentou em 25/06/13 at 3:57

      acha, é achar, achismo ta cheio, se acha que se alguém souber que isso é verdade não vão falar, isso pra mim são aquelas notícias jogadas na net pra tirar o foco da Mercedez , mas nem precisou deu em nada.

    • Paulão comentou em 25/06/13 at 17:14

      ah para você deve torcer pra outro piloto, que coisa mais sem pé nem cabeça, carro bom piloto bom, título ganho, pra de inventar moda

  14. Celso - SP comentou em 24/06/13 at 12:55

    Pois é, teste com pneus não dá pra fazer, mas como todo precedente é perigoso à regra, o que aconteceria com as equipes se começassem a fazer testes privados com atualizações de motor, câmbio, freio, etc, etc.?

    Com que moral a FIA poderia impor alguma sanção, senão uma repreenda?

  15. Carlos Alberto Alves de Carvalho comentou em 24/06/13 at 12:43

    Caro Fábio Seixas, quando puderes dê uma olhada aqui e me diga o que achou. Haveria algo a acrescentar?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_corridas_de_F%C3%B3rmula_1_n%C3%A3o_exibidas_pela_Rede_Globo

    • Elizandro comentou em 24/06/13 at 16:35

      Perfeito Carlos, se foi você quem se deu este trabalho, foi legal e bem realizado.

      • Carlos Alberto Alves de Carvalho comentou em 24/06/13 at 17:11

        Fui eu sim amigo. Fiquei tão puto com as “futebolices” da Globo que resolvi cavar essa história. Brasileiros à parte a F1 merece sempre destaque. Obrigado pelo comentário e por favor, divulgue o link!

        • Cristiano comentou em 25/06/13 at 10:06

          O problema seria parcialmente resolvido, ao menos para quem capta sinal digital, se fosse exibida programação multicanal na TV digital – futebol no 3.1, F1 no 3.2, por exemplo. Será que isso um dia vai funcionar?
          Sobre os testes, agora a Mercedes está alegando que nos testes de novatos se testam novos componentes, no de pneus não. Todo mundo santo na história…

    • Bruno comentou em 24/06/13 at 22:41

      E a internet continua me surpreendendo… Nego levantando todas as corridas desde 1970 não transmitidas pela Globo…

      • joão comentou em 25/06/13 at 16:50

        e dai que são transmitidas pela Globo, que tem ?, A Globo não apita nada na Fia, ta um monte de gente falando água aqui.

    • Carlos comentou em 25/06/13 at 4:05

      Mas pra que serve isso???

    • Murilo Rodrigues comentou em 25/06/13 at 9:33

      Parabéns. São pessoas assim que enriquecem este blog.

      • joão comentou em 25/06/13 at 16:55

        rapaz é pra rir, só pode ser uma pessoa escrevendo e trocando o nome, porque, que tem que a Globo transmite, que vocês estão querendo dizer?, pelo menos coloquem ai, que recado o que você ou você(s) estão querendo falar?

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).