Altos e baixos
24/06/13 09:12
O piloto no meio da foto é Tom Kristensen. Dinamarquês, 45 anos, disputou ontem sua 17ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Ganhou pela nona vez.
Um recorde ampliado. Um monstro. Um mito vivo do automobilismo.
Uma vitória que trouxe pelo menos algo belo a um final de semana tão ruim.
A 81ª edição da mais tradicional prova do endurance foi marcada pela morte de Allan Simonsen, 34, compatriota de Kristensen, que bateu na 3ª das 348 voltas da prova.
“Emocionalmente foi uma corrida cheia de altos e baixos para mim”, disse o eneacampeão, que dirigiu a última volta com lágrimas nos olhos.
À direita na foto, o francês Loic Duval, vencedor pela primeira vez. À esquerda, o escocês Allan McNish, na terceira conquista.
Atrás do trio, Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da divisão de esportes a motor da Audi, um gênio.
Aplausos ainda para Di Grassi. Em sua primeira participação em Le Mans, ele pilotou como um veterano, foi usado pela Audi em momentos importantíssimos da prova, empreendeu uma caçada ao Toyota de Nakajima no seu último turno e foi grande responsável pelo seu carro ter cruzado em terceiro lugar.
O contrato do brasileiro para disputar o Mundial de Endurance ia só até Le Mans. Depois, ele seria escalado apenas para testes do modelo 2014. Mas algo me diz que a montadora vai usá-lo mais em corridas.
Bruno também foi bem, rumo à vitória na categoria GTE Pro. Mas seu companheiro Fred Makoviecki deu um pancão na 249ª volta. “O carro moeu”, resumiu o brasileiro, que continua disputando o Mundial.
Mas o final de semana do esporte a motor não foi trágico apenas em Le Mans.
Em Interlagos, o piloto gaúcho Cristiano Ferreira, 29, morreu num acidente durante etapa da Moto 1000 GP. Ele caiu na segunda perna do S do Senna e foi atropelado por outro piloto que vinha atrás. Sofreu parada cardíaca, traumatismos no crânio e no tórax e não resistiu.
Trabalho com isso há 16 anos. E este é o tipo de notícia que mais odeio publicar.
Que as famílias de ambos encontrem conforto e paz.
fabio, a corrida de moto em interlagos foi interrompida?procurei ela na tv e nao achei.
Sinceramente, não sei.
Abs
A toyota supreendeu ou nem todos os R18 tinham tanta bala na agulha como o da equipe de Tom Kristensen?
Um R18 teve problemas no alternador e outro furo o pneu. Problemas acontecem. Em provas de endurance, resistência é importante.
Abs
E Acho Seixas que esse será o futuro do automobilismo, porque só fica pra tv aberta, em termos mundiais, a F1? Acho que em um futuro próximo esse campeonato fara muito mais sucesso por conta das variáveis que nele acontece com 6 categorias correndo juntas, por favor se possível divulgue as próximas corridas.
MORTE FAZ PARTE DO AUTOMOBILISMO…. FIQUEI COM A IMPRESSÃO QUE POUCO IMPORTOU PARA QUEM ESTAVA ENVOLVIDO NA CORRIDA….. SEI QUE TEMOS QUE OLHAR PARA FRENTE…. FOI MAIS UMA VIDA NA FRANÇA E TINHA MUITAS PESSOAS COMEMORANDO COM MUITO ALEGRIA DURANTE E NO FINAL DA CORRIDA…..SORRISOS PARA TODOS OS LADOS…… O REFLEXO DO SER HUMANO….. A VIDA NÃO TEM MUITO VALOR E SE FOR DE UM PILOTO OU UMA PESSOA DESCONHECIDA A VIDA SEGUE COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO….. ASSUSTADOR…..
Caixa alta desnecessária, morte faz parte da vida e de esportes de riscos, mas não foi assim como você falou a todo momento alguém falava da Morte de Allan Simonsen,
Caro Manoel….. Olhei 4 horas mais ou menos da corrida e durante as mesmas teve muita gente nos box rindo etc… É claro que morrem pessoas nas corridas “faz parte”… So para dar um pequeno ex. O piloto brasileiro “Di Grassi” estava rindo e brincando com o valor do prêmio… Agora estou rico…. se vc acha outra coisa é sua opinião…. A minha é outra blz!!!! o cara morreu algumas horas antes apenas meu caro….. Se liga meu…. A vida é muito mais importante que um troféu ou uns euros…… Seja de un fiscal no Canadá ou um piloto na França….sobre a caixa alta….. Eu nao sei porque tem pessoas que se importam com estas coisas…. Cara se é necessário ou não sou eu que decido… Afinal o comentário é meu….
comentário com caixa alta é ruim pra ler, sim ples Renoir Bayer Da Vinci Pedro Alcantara heidefiled, achou falta de educação eu escrever assim seu nome, sou eu também quem decido, má edicação se paga do mesmo jeito
CARO JOÃO…..JOÃO O QUE MESMO????? NINGUEM….. NÃO TEM PROBLEMA ESCREVER ASSIM OU ASSADO O MEU NOME KKKKKK….. QUEM É QUE DECIDE O QUE É CERTO OU ERRADO????? A GLORINHA KALIL????? O QUE É BREGA OU O QUE NÃO É?????? LEMBRE-SE QUE NÃO SOU EU QUE OFENDO OS OUTROS E SIM OS OUTROS QUE SE SENTEM OFENDIDOS…. NÃO TIVE A INTENÇÃO DE SER MAL EDUCADO OU DESRESPEITAR ALGUEM…… A MINHA INTENÇÃO FOI CHAMAR A ATENÇÃO PARA A FALTA DE RESPEITO PELO PROXIMO…..NÃO FALTEI COM RESPEITO NOS COMENTARIOS ACIMA…. HA CLARO ESCREVI COM LETRAS MAIUSCULAS…… É POR ISSO QUE O KIMI RAIKKONEN FAZ TANTO SUCESSO….. NÃO ESTA PREOCUPADO COM O SISTEMA E NEM O QUE É CERTO OU ERRADO KKKKKKK CHEGA DE TANTAS VACAS DE PRESEPIOS QUE SO FALAM AMEM AMEM AMEM……
Fico triste pela família, é a que mais sofre. Mas resta um consolo. Morreram fazendo o seu trabalho, sua paixão. E como disse um poeta “Os bons morrem jovens”. E estou começando a acreditar.
Assisti ao início da prova e seus comentários são sensacionais. Muito bom ver um jornalista com tanta bagagem sobre automobilismo. Parabéns! O Di Grassi é muito bom piloto. Será que algum dia ele volta pra F1 ou já é coisa do passado?
Obrigado! Sobre o Di Grassi, acho que agora ele está com o foco todo nessa nova fase da carreira.
Abs
E o que dizer sobre o fato de a Audi, que entrou nas corridas de Le Mans, em 1999, ter vencido 12 das 15 corridas que disputou? E que o modelo R18 venceu as três últimas edições? Assombroso!
Fabio, realmente é muito triste ver mortes em qualquer lugar e no esporte isso choca pois todos sabem o que eles lutam pra estar ali competindo, o que não é fácil. Nesses esportes a motor principalmente, é sempre um risco, calculado, mas às vezes é fatal e duas mortes num final de semana é demais.