Troca de cavalaria
21/06/13 10:25A Renault mostrou hoje a cara do seu motor de F-1 para 2014.
A belezinha acima foi batizada de Energy F1 e, no ano que vem, empurrará os carros da Red Bull, Toro Rosso e Caterham. A Lotus ainda conversa.
Chamam a atenção as dimensões reduzidas.
Desde 2006, a F-1 usa motores V8 de 2,4 litros, aspirado. A partir do ano que vem, serão V6 de 1,6 litro, turbo.
O Kers continua, mas haverá um segundo sistema de recuperação de energia, o Ters, que transformará em potência o calor gerado pela unidade.
Quer ouvir o som? É só clicar neste link.
Bonito, é. Mas é sempre bom lembrar a frase de Enzo Ferrari: “Carro bonito é o que vence.” Aplica-se aos motores também.
Portanto é preciso calma.
Ainda faltam alguns meses para começarmos a descobrir qual é o mais pimpão.
(Além da Renault, apenas a P.U.R.E., empresa de Craig Pollock que usa a antiga sede da Toyota como base, já deu pistas do motor que pretende negociar com alguma equipe para o ano que vem. Gilles Simon, ex-Ferrari, está lá. Mais infos, aqui.)
Boa tarde Fábio, boa tarde a todos.
RIP F-1.
A partir do ano que vem, será uma competição entre aspiradores de pó.
Meu liquidificador em casa faz mais barulho que este turbo V6.
Aliás, as notas que eu dou para os “V” tem relação direta com os cilindros:
V10- Nota 10.
V8 – Nota 8.
V6 – Nota 6.
Já achei um absurdo em 2005 quando tiraram os V-10 para o ano de 2006. Aí vieram os V-8…. é, naquelas… são legais e tal… mas nada comparado aos V-10 (e aos V-12 mais antigos, claro).
Só como comparação, vejam este vídeo de um Renault V-10:
http://www.youtube.com/watch?v=P2HcgN7R_n4
É de chorar. É de arrepiar. Não tem comparação…
A única nostalgia que estes V6 turbo vão provocar em mim é: “Que saudades imensas dos V-10!”.
Fábio, até agora não sei os motivos que fizeram a FIA a adotar os turbo para 2014. Foram motivos técnicos? Econômicos? Ambientais? Políticos? Ou um pouco de tudo?
Enfim, é uma pena…
RIP F-1.
Valeu, abs!
Dois comentários.
1 – O som é horrível, não parece um F1, espero que seja só uma primeira impressão.
2 – O motor é compacto, mas pela descrição da Renault é muito mais pesado que o V8 atual. São 155kg contra 95 do V8 aspirado.
Fabio, apenas para informacao revisar a informacao.
A PURE “morreu”. O Gilles Simon eh o lider do projeto da Honda para 2015 – e provavelmente boa parte da planta PURE tenha sido aproveitada.
O liquidificador da patroa soa assim!
Fabio, vc já tem alguma informação ou foto do V6 Ferrari de 2014?
Não.
O Ronco é igual aos motores da GP2, mas quero ver se ter força o bastante para circuitos que tem pouco downforce(SPA e Monza respectivamente) onde o motor grita alto, saudades de quando o carro pegava 360 km/h
Essa é a fase que os motores literalmente explodem no dinamômetro!
Parece o som da minha máquina de cortar cabelo …
Gilles Simon? O tenista? Olha só que coincidência, hein? Abraço.
Parece cortador de grama… Os da Indy soam melhor.
É como disse o Bernie…Isso aí tira o tesão da mulherada!
Vamos ver como vai andar essa belezinha.
Mas deixa eu levantar uma (pequena) duvida:
A P.U.R.E está desenvolvendo o propulsor na base da Toyota em Colonia (GER). OK, mas a coisa de uma ano atráz eles soltaram uma declaração que estavam congelando o projeto por falta de grana.
Agora, voltam à cena. Seria o ensaio de uma volta disfarçada da Toyota? Pois se o motor for ruim a imagem dela fica no Zero a Zero, se for bom ela assume o projeto?
O boato de uma (possível) volta da marca nipônica surgiu junto com o anuncio da Honda. Será que está realmente se materializando?
Aguardemos cenas dos próximos capítulos.
Boa questão esta Leandro! Vamos ficar de olho.
Boa tarde, tudo bem?
O som do motor é bem parecido com os V6 turbo dos anos 80. Gosto mais dos V12. É uma pena que haja retrocesso, mas, se é para o bem da F1, e que gere mais equilíbrio e imprevisibilidade nos resultados, está valendo.
Mas com a tecnologia de hoje deve andar bem mais que aqueles V12, vamos conferir com esses kers e ters.
Sim, com certeza, a tecnologia evoluiu nesses 20 anos. O retrocesso que me referi foi em relação ao numero de cilindros.
Que beleeeeeeeeeeeeeeza diria Milton Leite… WTF?
É como se o Metallica mudasse seu estilo de Metal para música POP… de Guitarra para Violão…
Boa Eduardo kkkkkk
Seixas, além da Renault a Mercedes tambem já apresentou o motor que ira fornecer no ano que vem.
Daqui uns dias a F1 vai virar corrida de jegue ou então vão exigir que os pilotos empurrem seus carros pelo circuito. Quanta saudade dos V12.
Com a onda de protestos, repressão e mortes ocorrendo pelo brasil todo, principalmente SP. Será que o blogueiro vai condenar a realização do GP Brasil? Assim como era contra o do Bahrein?
Se trouxer alguma ameaça à segurança da categoria, não tenha dúvida. Mas politicamente, meu caro, são situações bem diferentes. Os barenitas protestam contra uma ditadura, o que não é o caso aqui. Além do mais, não há uma “onda de mortes” pelo Brasil.
Abs
Não é muito diferente da “ditadura vermelha” aqui nesta republiqueta.
Seixas, a Renault liberou o som do motor também –> http://www.renaultsport.com/Come-on-feel-the-noise,2630.html?lang=fr
Opa, valeu, vou acrescentar no post.
Abs
Eu achei esse motor ótimo!!! Para uma batedeira de cozinha…
Tenho saudades dos monstros V12! O som que eles produziam era melhor que música…
Concordo com você. Ouvi o link do som do motor e ele me pareceu bem familiar, faz exatamente o mesmo barulho que escuto quando minha mãe esta batendo massa de bolo.
Já há algum vídeo deste novos v6 em funcionamento? Será que o som realmente ficou feio? Creio que vai parecer o de uma moto esportiva. Abraço!