Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pizza à francesa

Por Fábio Seixas
21/06/13 09:35

Deu em pizza.

Depois de sete horas de audiência, ontem, em Paris, o Tribunal da FIA resolveu dar um puxão de orelha na Mercedes e na Pirelli. Uma “reprimenda”, para usar a expressão do veredicto.

A equipe ainda foi proibida de participar dos três dias de testes para pilotos novatos, em Silverstone.

Ou seja, quase nada.

O preocupante nisso tudo é que o tribunal considerou, sim, que a Mercedes infringiu o regulamento. O recado que passa, portanto, é este: nossas punições são brandas.

Em algum lugar em Brackley, Brawn sorri assim…


Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Antonio comentou em 24/06/13 at 11:44

    Fabio, quando ocorreu o CASO DO NELSINHO, não vi vc se manifestar desta forma! Porque será?

    • Fábio Seixas comentou em 24/06/13 at 11:47

      Não? Antes de acusar, você poderia checar. Procure nos arquivos do blog, meu caro.
      Abs

  2. Dreyf comentou em 22/06/13 at 9:10

    E a aposta no Lauda com o Horner??

    Pelo visto os 50 euros. são do Lauda..

    ai ai..

  3. Cmoura comentou em 21/06/13 at 21:33

    Uma piadinha antiga: “O que encontramos no PARAÍSO europeu? Policiais ingleses, cozinheiros italianos e ENGENHEIROS alemães… O que encontramos no INFERNO europeu? Policiais alemàes, cozinheiros ingleses e engenheiros italianos…”
    Cito a piada para lembrar que a atual equipe AMG-Mercedes é mais inglesa que o BIG-BEN…
    Esqueçam os tempos de Fangio e Moss sob o genial comando de Alfred Neubauer…
    Acho que vou encarar MEU INFERNO pessoal: corinthiano, torcedor da AMG-Mercedes e de origem italiana…kkk… Já tive fins-de-semana bem melhores que este.

  4. Antonio Lages comentou em 21/06/13 at 19:06

    Não se salva ninguém, somando com os campeonatos consecutibos do Vettel agora e antes os do Shummacker , as ultrpassagens artificiais, atualmente também nem se cumpre regulamentos, tão perdendo a mão da F! faz tempo, só correm mesmo atras de dinheiro.

  5. Alberto comentou em 21/06/13 at 18:39

    Depois dizem que a Ferrari manda na FIA….

  6. Paulão comentou em 21/06/13 at 17:42

    Agora o pessoal que fica chamando de dick vigarista o Alonso e Shummy incluam ai Hamilton e Rosberg na lista.

    • Alberto comentou em 21/06/13 at 18:40

      Todos são…. inclusive os Brasileiros….

    • Pai_Do_Vettel comentou em 21/06/13 at 19:29

      O pior dos vigaristas brasileiros: massinha, que tem aceitado todos esses anos a grana da ferrada, e fica fingindo todo ano para os brasileiros que vai lutar pelo mundial já tendo assinado um belo de um contrato pra ser segundo piloto – diga-se de passagem: o pior dos mercenários.

      • Mario comentou em 22/06/13 at 1:49

        é engraçado falar Massinha e não é vigarice nem ser mercenário ser segundo piloto e ganhar milhões, que tem demais? duvido que qualquer um que escreva Massinha ou deprecie o Massa ganhe algum dinheiro ou deja um top, deve ta é fazendo manifestação pra baixar a tarifa de ônibus, queria eu ser o Massa.

      • Mario comentou em 22/06/13 at 1:56

        e escreve Pai do Vettel, coitado.

    • Thiago Basilio comentou em 22/06/13 at 15:36

      Fique sabendo que o caso só foi investigado porque Hamilton falou do teste para Vettel que como bom x9 delatou o cara para Horner.Bom se ele tibesse algo para esconder. Ele não teria dito nada pro x9.

    • Thiago basilio comentou em 22/06/13 at 18:10

      É bom deixar claro que toda essa confusão começou quando Hamilton falou dos testes para Vettel no GP de Mônaco e este como um bom x9 o foi logo contar pro Horner.Ou seja se hamilton tivesse algo a esconder não teria contado pro X9 e dessa forma ele agiu de boa fé e não como um vigarista.

    • Antonio comentou em 24/06/13 at 11:36

      Amigo Hamilton e Rosberg, não são chefes de equipes.

  7. Marcus Alves comentou em 21/06/13 at 16:02

    Este resultado foi exatamente o que eu previ logo após o GP de Mônaco: uma punição a constar para a Mercedes e pronto.. Quem esperava algo mais sonhava acordado…

  8. Ao Robson Ferreira Fernandes comentou em 21/06/13 at 14:01

    Do jeito que você escreveu, até parece que o Senna era santo…

    Nelson Piquet diz que Senna ganhou dois títulos na base da “marmelada”. O tricampeão afirmou que a prática da “marmelada” no automobilismo é mais comum do que se imagina, e que Senna ganhou dois títulos assim.

    http://esportes.r7.com/automobilismo/noticias/piquet-diz-que-marmelada-e-comum-e-que-senna-ganhou-dois-titulos-assim-20091024.html

    “Em 1983 Senna conquistou a F-3 inglesa ao acertar Martin Brundle. E em 1990, venceu o Mundial de F-1 ao bater em Alain Prost na largada do GP do Japão”, disse Nelson Piquet. Veja abaixo como Senna conquistou o título na F-3.

    Oulton park F3 83 race Senna Brundle
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hCBRErl7GbU

    Abaixo, outras trapaças do “herói” nacional já na Formula 1:

    Senna trapaça na classificação em Mônaco 85
    http://www.youtube.com/watch?v=FStK3JlFa8w

    Senna trapaça, 2º lugar com freios irregulares, desclassificado!
    http://www.youtube.com/watch?v=fzdrpcPE-Tc

    Senna joga sujo depois da largada, ultrapassa Prost quebrando acordo!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=y96Fc8LpSZw

    Senna joga sujo e leva troco de K.Rosberg EUR 85.
    http://www.youtube.com/watch?v=a5g27PZt8gI

    Pra ser campeão Senna joga F1 em cima de Prost a mais de 250 km/h!
    http://www.youtube.com/watch?v=SdsZ6IDQEaA

    Senna usa carro reserva, larga dos boxes, mas é desclassificado no GP Brasil 88
    https://www.youtube.com/watch?v=9LlSLBqAiP0

    Nos anos 80 aconteceu trapaças de todos os lados(piloto ou equipe), maioria das vezes a FIA fazia vista grossa…

    • Alberto comentou em 21/06/13 at 18:33

      Os caras aqui acham que o Senna era santo….

    • Murilo Rodrigues comentou em 22/06/13 at 11:41

      Eu ainda vou mais longe, um dos títulos da F-1, quem decidiu, foi o regulamento, para a sorte do brasileiro.

  9. Nicola comentou em 21/06/13 at 12:47

    Não me causaria espanto se as pessoas que julgaram esse caso não aparecerem anadando nas autobans da Europa com um Mercedes/Maclaren.

  10. Kalil comentou em 21/06/13 at 12:42

    Abriram a porta agora é só marcar testes de “PNEUS” é claro, mas pra que serve o regulamento? Eu mesmo respondo pra usar como papel higiênico.

    • Antonio Lages comentou em 21/06/13 at 18:56

      Verdade regulamento pra nada.

  11. José Queiroz comentou em 21/06/13 at 12:02

    Olá Fábio. Posso fazer uma sugestão?
    Edite o final do texto, assim:

    Em algum lugar em Brackley, Brawn sorri assim… (FOTO) , E em algum lugar em Maranello, Montezemulo gargalha assim… :DDDDDD

  12. Robson Ferreira Fernandes comentou em 21/06/13 at 11:48

    Senna já dizia, a F-1 é muito política.
    E uma pena que as regras podem ser quebradas, julgadas e validadas. Parece que um pouco de sujeira no esporte mais charmoso do mundo é “necessária” para manter o esporte em evidencia. Basta lembrarmos do Schumacher “Dick Vigarista”, o caso do Nelsinho Piquet batendo de propósito, a manobra do Balestre para dar o título ao Prost quando Senna colidiu com ele no S no Japão, o caso da Brawn e o difusor duplo, entre outras trapaças maiores ou menores.
    É triste isso, a F-1 não precisa disso para ser grande.

    • Paulão comentou em 21/06/13 at 17:44

      e agora HAmilton e Rosberg participando dos testes “secretos” inclua eles ai também.

      • Antonio comentou em 24/06/13 at 11:42

        Paulão não precisa ficar preocupado o Hamilton e Rosberg, não são pareo para o carro da Red Bull. AINDA!!!!

    • Murilo Rodrigues comentou em 22/06/13 at 11:39

      Senna não era santo.

  13. Carlos Eduardo comentou em 21/06/13 at 11:42

    Fábio, lamentavelmente politicagem e safadeza existem no mundo todo e não só no Brasil. Uma pena…

  14. Thiago basilio comentou em 21/06/13 at 11:26

    O tribunal considerou que a FIA deu autorização para os testes realizados pela mercedes uma vez que Charles Whiting mandou e-mails para mercedes com timbre e assinatura da FIA(trata-se portanto de documento oficial),aprovando a realização dos testes.Dessa forma não há do reclamar da decisão do tribunal uma vez que a própria FIA autorizou os testes.Se alguém deveria ser punido esse alguém seria a FIA e não a Mercedes.

  15. Mariana comentou em 21/06/13 at 11:17

    Se sou eu chefe de alguma equipe, essa hora eu já estaria agendando meu teste também, já que tá facinho mesmo.

    • Bob comentou em 21/06/13 at 11:40

      Foram convidados e recusaram , problema deles , o Ross como sempre soube interpretar o regulamento.

  16. Roberto comentou em 21/06/13 at 11:02

    Uma coisa em desuso no mundo atual: Ética e honestidade.

    Na F1 do Sr. Eclestone só fale o business. Basta ler a biografia do mesmo.

    A coisa é simples na F1, só não vêm quem não quer ver.

    O problema é facilmente detectável, chama-se : Adrian Newey. Onde este “Gênio” estiver, estará a melhor equipe do mundo.

    Como resolver, simples:

    a) cria-se um Newey para cada time; ou

    b) bane-se este “Gênio” da F1.

    Voltará a competitividade.

    Hipocrisia em Paris! Já foi assim com McLaren, Ferrari e Renault. Porque seria diferente agora?

    Resultado Final : Vettel tetracampeão.

    • Tiago Vier comentou em 21/06/13 at 11:48

      O seu comentário só mostra o quanto vc não entende e muito menos acompanha F1…Em 2006 quando Newey entrou para a Red Bull foi dado como acabado pela categoria…engraçado que a RBR só começou a ser vitoriosa com a entrada de Vettel em 2009 e de lá pra cá ganhou tudo…será que o Vettel não tem participação não?

      Um dos maiores talentos da história e as pessoas insistem em falar que Newey é somente o responsável…e quanto a Webber que não consegue resultado aos menos expressivos com o mesmo carro…

      se vai falar besteira prefira ficar quieto…pelo menos vc não passa vergonha!

      • Thiago basilio comentou em 21/06/13 at 18:24

        Me diz aí, quem foram os companheiros de vettel e o que eles ganharam e o que eles representam para F-1?Se vc me mostrar um qualidade eu concordo com vc que Vettel é o gênio que vc acha que ele é.

        • Thiago basilio comentou em 21/06/13 at 18:25

          “mostrar um companheiro de equipe com qualidade”

      • Alberto comentou em 21/06/13 at 18:37

        “Em 2006 quando Newey entrou para a Red Bull foi dado como acabado pela categoria….” quem deu ele como acabado?????

    • Alberto comentou em 21/06/13 at 18:36

      Vc acha que o Newey sempre andou no regulamento???

  17. FELIPE comentou em 21/06/13 at 10:46

    Quando transgredir regras do esporte passam a compensar é porque o esporte já acabou. Lamentável!!! Por muito menos a punição na NASCAR foi perda de pontos e multa pecuniária alta.

  18. Erdnaxela comentou em 21/06/13 at 10:44

    Absurdo. A Mercedes e seus pilotos deveriam ter sido excluídos do campeonato. Algum acordão foi feito, nos mesmos moldes de 2007, quando a Mclaren espionou a Ferrari e o Hamilton, de forma muito estranha, perdeu aquele campeonato, ganho no ano seguinte. Enfim, coisa de moleques!!!!

  19. Málcio Jaú comentou em 21/06/13 at 10:41

    Lá como aqui. Trouxa quem assiste ao esporte hoje em dia. Tudo corrompido. O dinheiro fala mais.

  20. Ricardo Arcuri comentou em 21/06/13 at 10:29

    Fabio, a FIA nao é burra. Ja existem correntes dentro da Daimler contra a equipe de F-1, devido seu alto custo. Uma puniçao para eles seria como sentenciar a saida de mais uma montadora da categoria.

    Numa epoca de grana curta, qualquer apoio é bem vindo. E ninguem (nem os fãs) querem perder um suporte forte, ainda mais de um time que quer ganhar.

    • Fábio Seixas comentou em 21/06/13 at 10:31

      Eu não disse que a FIA é burra. E deixei claro na coluna que os julgamentos lá são sempre políticos.
      Abs

      • Bob comentou em 21/06/13 at 11:37

        A Fia de queira ou não autorizou os testes , como ela iria punir a si mesma ?? Regulamento cheio de furos , o Livio Oricchio explica muito bem essa situação !

    • Luiz alberto comentou em 21/06/13 at 21:30

      O Ferrarista é do tipo membro de torcida organizada de time de futebol.para o dele vale qualquer falcatrua más para o dos outros é declaração de guerra,o pior é ser torcedor de uma equipe que não tem o menor respeito para com os brasileiros e com o país que a dona de seu grupo obtém maiores lucros,porque se a fiat dependesse só do mercado europeu ela nunca teria capital para adquirir a Chrysler e se dependesse só do mercado alemão e espanhol,estaria falida,uma porque não vende nada outro porque o povo não tem dinheiro para comprar carro novo.
      Eu gostaria muito que a Mercedes se retirasse da TRAPACEIRA F1 ,tanto equipe como motores,queria ver a F1 sobreviver só com Renault e a schifiosa di Maranello.Bom para os ferraristas deve ser otimo pois o que gostam mesmo é de bater em cachorro morto e uma equipe que tem a prestigiosa estrela de três pontas deve incomoda-la muito,pois tem muito peso politico e eles não podem mandar e desmandar como sempre fizeram,principalmente tendo um funcionário como presidente da FIA(Ferrari Interesses Associados)O ferrarista em suma ,não passa de um hipócrita pois a sua equipe nunca se pautou pela lisura e honestidade de comportamento em competições,sempre que possível violou o regulamento para obter vantagens ou fez jogo de equipe sujo,mandando até seus segundos pilotos baterem em outros competidores(ver histórico Clay Regazzoni),para não falar dos bundônicos segundões tupiniquins.

    • Mario comentou em 22/06/13 at 1:55

      Mas deixar passar em branco e não fazer nada é abrir precedente para todos fazerem o que quiserem. Sei lá alguma coisa pelo menos perda de pointos até aqui deveriam ter feito.

  21. Rodrigo comentou em 21/06/13 at 10:13

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA… Como eu disse, deu em NADA. Se fosse investigar cada “coisa” que parece, só as nanicas corriam. Ferrari, Red Bull, Mercedes, Mclaren, Willams , todas já foram adivertidas AGORA E NO PASSADO. basta ver o histórico.

    • RealBR comentou em 21/06/13 at 11:44

      Seria tolisse acreditar que Ferrari, RBR, Mclaren, Lotus não burlam o regulamento. E a Ferrari então, é uma das que mais burlaram os regulamentos da FIA nos últimos anos; Renault(que o diga Alonso e Briatore). É difícil de acreditar que naqueles testes promocionais secretos, que a Ferrari não tenha burlado regras da FIA e etc… Todas farinhas do mesmo saco. Alonso foi banido de algum campeonato naquele caso de Singapura? Não. E depois a ferrari, que tanto reclamou com a FIA por causa daquele episódio, foi lá e contratou quem a peso de ouro? Alonso(o cara que foi mais beneficiado no eísódio Singapura2008). A ferrari é a equipe que menos pode falar nessas questões.

      • Murilo Rodrigues comentou em 22/06/13 at 11:50

        Até parece que o Alonso tramou tudo no referido GP. Ele é piloto e funcionário, quem mandava era o Big Boss, no caso, o Briatore.

        • RealBR comentou em 24/06/13 at 11:41

          Poi é…e na Mercedes quem manda não é o rosberg e nem hamilton.

  22. Guilherme comentou em 21/06/13 at 10:04

    O engraçado q depois desses teste foi q a mercedes ganho a primeira corrida na temporada

    • Bob comentou em 21/06/13 at 11:34

      Em Mônaco dá pra ganhar até sem pneus !!

  23. Eltontoptec comentou em 21/06/13 at 9:59

    O crime realmente compensa. Essa é a mensagem. Uma pena

  24. RUBONE comentou em 21/06/13 at 9:58

    Fabio,errei ao escrever que haveria caráter em punir a mercedes.Mas como tudo é politica e sem-vergonhice como aqui no Brasil,o que esperar mais no futuro.Só mesmo uma Bomba Atomica com inicio no Senado e Camara dos deputados.

  25. joaosdovirtual comentou em 21/06/13 at 9:40

    punição tri chinela!!!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).