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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Bernie x Mercedes

Por Fábio Seixas
14/06/13 14:27

Ecclestone tomou partido no julgamento do teste secreto em Barcelona.

Ele defende a Pirelli. E ataca a Mercedes.

Na opinião dele, mesmo que a fabricante de pneus tenha sugerido o uso do carro de 2013,  a culpa é da equipe, por ter aceitado infringir o regulamento.

“Se você me convida para roubar alguma coisa, a decisão cabe a mim. Uma noiva tem todo o direito de dizer ‘não’ no altar. A Mercedes estava nesta posição”, lançou o inglês, bem ao seu estilo.

Muitas críticas podem ser feitas a Ecclestone, eu já fiz várias e várias aqui. Mas ele é um homem justo, ainda daqueles tempos do fio do bigode. E tem influência, claro.

A Mercedes parece cada vez mais lascada no julgamento da próxima quinta-feira.

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Comentários

  1. Flávio comentou em 17/06/13 at 20:20

    Eu admiro o Bernie. Sempre muito transparente, e lúcido nas suas declarações. Algumas chegam a soar educativas pra mim. E a forma como ele fala parece com a de alguém que ainda vive nos 80 ou 90, livre do mal do politicamente correto. Do jeito que ele parece ser, se estivesse pilotando na F1 nos dias de hoje teria que também ser muito bom piloto pra ser tolerado pelas grandes equipes. Acho que Hamilton, Alonso e Vettel poderiam ser assim se quisessem.

  2. Flávio comentou em 17/06/13 at 19:51

    Eu ambém gosto do Bernie. Sempre lúcido e transparente nos seus comentários. Eu sempre rio na maioria de suas entrevistas. Ele tem o espírito de alguém que ainda vie nos anos 80/

  3. Naufel comentou em 16/06/13 at 20:31

    Fabio, voce seria a favor ao governo patrocinar um piloto nosso na f1? Ou investirmoesado na formação de novos pilotos… Como a frança fez,,por exemplo.

    • Fábio Seixas comentou em 16/06/13 at 20:44

      Não. Os próprios pilotos e a CBA têm formas de conseguir isso, inclusive usando lei de incentivo. Mas sou contra o patrocínio direto.
      Abs

  4. Eduardo comentou em 15/06/13 at 8:16

    O Massa é de dar nojo…. o Alonso já está com o dobro de pontos desse incompetente !!!!

    • Afrânio comentou em 15/06/13 at 13:38

      Que mal lhe pergunte que tem isso a ver Com Mercedez Hamilton e Rsoberg, da nojo em você porque?, Porque ele é milionário ou porque você não tem nem condição de chegar perto de um aut[ódromo?

  5. Eduardo comentou em 14/06/13 at 22:40

    Olha, eu acho isso tudo muito estranho.Porque um fabricante de pneus ITALIANO convida uma fabrica de motores ALEMÃ para fazerem um treino secreto na ESPANHA, provavelmente com a concordância da FIA.
    Muito estranho…..

  6. Sandro Costa comentou em 14/06/13 at 22:39

    Neste caso é o sujo falando do mal lavado. O Ecclestone querer condenar alguém por desonestidade como se o maior desonesto não fosse ele. Cheio de acusações de corrupção e querendo julgar alguém.

  7. david comentou em 14/06/13 at 22:12

    Nessa vc passou batido . Essa posição do Bernie não é nada mais nada menos do que uma resposta ao pronunciamento da Mercedes semana passada ao afirmar que pode deixar a F1 caso Bernie seja condenado na Alemanha.

  8. Paulo comentou em 14/06/13 at 19:57

    Fábio mudando um pouco de assunto, parece que o Massa permanecerá na Ferrari em 2014. As portas da F1 estão estreitas para os brazucas. Acredito que Felipe Nasr poderá ter uma chance ano que vem, mas como fãs precisamos falar mais deste piloto para torná-lo mais conhecido. O que vc acha? Há algum outro nome com chances?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 20:35

      Nasr é o primeiro da fila. Mas vai depender muito do que fizer na GP2 neste ano.
      Abs

      • Bruno Oliveira comentou em 14/06/13 at 22:01

        Vide o que fez Luiz Razia, tem que ser muito então, hein?

      • Roberto comentou em 15/06/13 at 9:00

        E dos patrocínios que levar.

  9. Oliver comentou em 14/06/13 at 19:38

    Mas vamos considerar que o grid esta pequeno e se vier um desfecho muito pesado sobre a Mercedes, os acionistas podem querer literalmente tirar o time de campo.
    Acho que vem apenas um puxão de orelha…

  10. Marcelo comentou em 14/06/13 at 19:37

    Acredito que Ken Tyrrell vai se revirar na tumba ao saber da punição da Mercedes. Equipe de fábrica no máximo perde pontos com multa pesada. Mas é bom lembrar, os pilotos também fizeram parte da trapaça!

    Por muito menos, a Tyrrell foi excluída da temporada 1984, o certo era desclassificar o time da prova onde acharam irregularidade. Com a Brabham de Piquet e Williams de Rosberg aconteceu isso no GP Brasil-82, os dois times foram punidos por uso de lastro! Ninguém foi excluído do campeonato como a Tyrrell em 84.

    Naquele ano de 1984, a Tyrrell era a única equipe daquela temporada a ainda utilizar os motores Ford Cosworth V8 aspirado, enquanto que as demais tinham motores Turbo. Após a corrida de Detroit, na vistoria do Tyrrell de Martin Brundle 2º colocado, havia esferas de chumbo no tanque de gasolina para assim atingir o peso mínimo necessário(uso de lastro), além de suspeitas de modificação de combustível com substâncias proibidas.
    Conclusão: verificaram que o carro dele corria com peso abaixo do permitido pelo regulamento.

    No dia 18 de Julho, uma semana antes do Grande Prêmio da Inglaterra, a FISA (Federação Internacional de Automobilismo Esportivo) decidiu aplicar a decisão mais radical de todas: desclassificar e banir a Tyrrell da Fórmula 1 nesse ano e retirar os 13 pontos que tinha conquistado até então: acompanhados de dois pódios dos estreantes (Brundle e o alemão Stefan Bellof – que tinha feito uma corrida brilhante em Monte Carlo, saindo da última colocação e, sob forte chuva, alcançando o 3º lugar). Ken Tyrrell decidiu apelar da decisão, e enquanto esperava pela sentença do Tribunal de apelo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi-lhe permitido correr em Brands Hatch. Foi aí que apresentou o substituto de Brundle, o sueco Stefan Johansson , que alinharia ao lado de Bellof. A equipe participaria em mais três provas, até que se retirou definitivamente do campeonato por exclusão as regras.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tyrrell_Racing

    Mclaren no caso de espionagem em 2007 e Renault no caso Cingapura 08, no minimo tinham que ser excluídas da F-1 por alguns anos. Nada aconteceu…

    Em 2007, a Mclaren se viu envolvida num caso de espionagem industrial envolvendo Mike Coughlan (Projetista chefe da McLaren, afastado) e Nigel Stepney (Ex-chefe dos mecânicos da Ferrari). Devido às evidências, a McLaren foi punida com a perda de todos os pontos conquistados no Mundial de Construtores de 2007, o que resultou na perda do titulo de construtores uma multa de $100 milhões de dólares. Os pilotos, porém, não sofreram nenhuma punição, sabe se que Alonso sabia de muita coisa, quanto a Lewis pouca coisa saiu na mídia sobre ele, era uma forma de proteger o novato que fazia uma estréia espetacular na F-1. Mas se o time tava fazendo trapaça, o que Alonso e Lewis fizeram na pista não tem muito valor em 07. Melhor coisa pra F-1 foi Kimi sair campeão naquele ano.

    Na época saiu na mídia que a Mclaren ficaria em “observação” por três anos, uma trapaça poderia resultar em exclusão no campeonato. Hamilton foi desclassificado no GP da AUS-09, o inglês estava sendo orientado pelo rádio, nada aconteceu a equipe Mclaren. Ninguém lembrou que o time estava em observação…

    O que diria o velho Ken Tyrrell?

    • Antonio comentou em 14/06/13 at 21:04

      Hamilton e Cholonso não sofreram punições, embora o Cholonso sabia da trapaça, tanto é que foi quem denunciou e apresentou o e-mails. Hamilton disse que não sabia de nada. E você acha que o Hamilton foi beneficiado? Eu hein, é cada uma!
      Na Austrália o caso foi que o Trulli na frente do Hamilton, saiu da pista e voltou atrás do Hamilton, que consultou a equipe via rádio se era pra devolver a posição. Enquanto aguarda a resposta, diminuiu o ritmo e deixou o Trulli passar. Após a corrida Hamilton disse que Trulli o havia ultrapassado, mentindo por instrução de Dave Ryan, que foi demitido após o caso. Os comissário confrontaram os testemunhos com os rádio e descobriram que Hamilton e Dave mentiram. A McLaren e Hamilton foram desclassificados do GP e Trulli recuperou a 3ª colocação.
      Por esta mentira você acha que a McLaren mereceria a exclusão do campeonato daquele ano? Já ouviu falar em matar uma mosca com um tiro de canhão?
      Mas aos amigos tudo. Aos inimigos, a lei.
      A FIA é assim, ainda mais tendo como presidente o ex-chefe da Ferrari.
      A Ferrari descumpriu também um artigo do regulamento, que foi prontamente alterado, lógico. “Fernado is fast than you” lhe lembra alguma coisa? A Ferrari foi desclassificada? Nada!
      O Cholonso estava no olho do furacão dos últimos escândalos da F1 e tem um monte de gente que o acha ótimo piloto, mesmo quando é ultrapassado 3x (em Mônaco). Se ele tem um carro superior e ganha, o acham um gênio! Se for o Vettel, foi o carro ou o projetista. Parece até uma religião. O que ele diz é sagrado e seus seguidores repetem as idiotices dele como se fosse Deus em pessoa! Peraí…
      Menos, gente, muito menos.

    • Cmoura comentou em 19/06/13 at 21:50

      Primeiramente, Marcelo, parabéns pelo seus comentários, verdadeiramente enciclopédicos. Acompanho a F1 desde 1970 (tô com 48anos) e acho muito pertinente sua observação: Equipe de fábrica ganha MULTA acrescida de, no máximo, perda de pontos… A história do esporte mostra isso. O próprio livro “Formula 1 – All the races – 1950-2012” traz como não-oficial o Terceiro lugar do Bellof em Mônaco-84!!! Realmente, a tumba de Mr. Ken Tyrrell vai ficar agitada nas próximas horas

  11. Paulo comentou em 14/06/13 at 19:07

    Fábio acho que será assim:
    1) Mercedes punida com multa e perda de alguns pontos no campeonato.
    2) Os pontos dos pilotos permanecem.
    3) Pirelli multada de forma mais branda.
    O que vc acha? Palpitei certo?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 19:36

      É um bom chute.
      Abs

  12. bipolar comentou em 14/06/13 at 18:43

    Uma coisa é certa, a F1 esta cambaleando e se pegarem pesado a Mercedes pode cair o fora da brincadeira.

  13. Eduardo comentou em 14/06/13 at 18:32

    Há inúmeras punições “drásticas” alternativas, masque não afetariam o mundial de pilotos. Punição só no mundial de construtores, punição com efeito suspensivo, tipo, a equipe está desclassificada, mas a punição fica suspensa e passa a valer se a equipe cometer outro erro e é claro, mais uma “multinha” da boa

  14. Jorge comentou em 14/06/13 at 18:22

    Fábio,

    Não há como negar que a Mercedes errou feio, e Ross Brawn sabe muito bem as entrelinhas dos regulamentos…

    a Mercedes tem que demitir quem autorizou usar o carro de 2013.

  15. Nataniel comentou em 14/06/13 at 18:11

    Eu acredito que vai ter uma multa ou entao pra acabar em pizza todas as equipes terão direito aos 3 dias de testes com a Pirelli, ja chega ter perdido Renault, Toyota, Honda como equipes, eles nao querem perder a Mercedez, nem a FIA, nem a Ferrari, nem a RBR, nem ninguem.

  16. José Freitas comentou em 14/06/13 at 17:57

    A regra é clara: os testes são proibidos. Assim, a Ferrari também deveria ser punida, mesmo utilizando o carro do ano passado. Repetindo: OS TESTES são proibidos! Se os carros são desse ano ou do ano passado, isso é irrelevante! Se alguém comete um crime, não importa qual foi a arma usada, e sim o crime.
    Mas como foi a Ferrari, o que ela fez fica por isso mesmo, não é?

    • Gaspar comentou em 14/06/13 at 20:08

      não é “irrelevante” usar carros anteriores a 2013 é permitido e foi o que a Ferrari fez, só não pode usar o desse ano e a Mercedez usou.

      • José Freitas comentou em 15/06/13 at 8:29

        Você não leu o que escrevi. OS TESTES SÂO PROIBIDOS e ponto final.

        • Andre Juliano comentou em 16/06/13 at 20:52

          OS TESTES NÃO SÃO PROIBIDOS, DESDE QUE SE USEM CARROS DE ANOS ANTERIORES. E PONTO FINAL.

    • Gaspar comentou em 15/06/13 at 13:19

      os testes não são proibidos também, desde que seja com um carro antigo, só tentei te informar, você que parece não ter entendido.

    • Manuel comentou em 15/06/13 at 15:12

      Os testes de pneus NÃO SÃO PROIBIDOS. são proibidos teste de carros, mas testes de pneus são permitidos desde com carros antigos, o que a Mercedez fez foi errado porque fez teste com o carro atual, então entenda bem os testes (DE PNEUS) não são proibidos a Ferrari usou carro anterior.

  17. Celso SP comentou em 14/06/13 at 17:15

    Só podem punir a mercedes mesmo. Se resolverem punir a Pirelli e ela pular fora, quem vai fornecer pneus?

    Coisa muito pior fêz a Mclaren roubando dados confidencias de outra equipe e o que rolou foi uma multa. E dinheiro, combinemos, não deva ser muito problema pros alemães.

    Acho que se infringiram o regulamento para obter vantagem esportiva, a punição deva ser esportiva. Isto é, tirem pontos, excluam os dois carros do campeonato, impeçam-os de participar de N etapas. Mas grana, isso ai não muda em nada.

  18. RealBR comentou em 14/06/13 at 16:45

    Fábio…não sei já está confirmado, mas me parece que tem gente dizendo que Charles White tmbém parece ter culpa no cartório. Isso já foi confirmado, ou é só conversa fiada da imprensa alemã?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 19:37

      Ainda está na especulação…

  19. Cristiano comentou em 14/06/13 at 16:11

    Eaí Fábio, o que você achou dos meus comentários?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 19:38

      Muito bons.

      • Cristiano comentou em 14/06/13 at 20:37

        Ahhhh, hehehe. Eu não falei nesse sentido. Eu pensei que você ia opinar em alguma coisa. Tecer algum raciocínio sobre essas questões.

        • Cristiano comentou em 14/06/13 at 20:42

          É que eu pensei que tinha pouca gente comentando hoje porque tinha só dois ou três comentários e já era quatro da tarde. Sim só que agora que eu estou vendo que tinha uma penca de pessoas na tal moderação.

  20. Cristiano comentou em 14/06/13 at 15:47

    Isso nem sei se tem muita importância. Para mim a Mercedes não vai ficar a frente da Ferrari e RedBull o mesmo. Mas de qualquer maneira, na minha visão de mero espectador, achei esquisito o que a Pirelli fez. Porque convidar na moita uma equipe pra fazer testes fora de tudo? Porque não falar ao Bernie Eclestone ou sei lá quem “precisamos de testes urgentes com carros de 2013”. Daí fazer durante dois dias testes antes dos treinos livres de qualquer GP. E também já se sabia que os pneus precisavam de testes. Sei lá, coisa esquisita tudo isso.

    • Cristiano comentou em 14/06/13 at 16:03

      E além disso, tudo isso pra mim é esquisito. a minha visão técnica, mais aerofólio, é mais downforce, o carro gruda no chão, e o carro gasta menos pneus nas curvas. Mas o carro fica sem velocidade de reta. E se for ao contrário, o carro tende a deslisar mais nas curvas e torrar os pneus logo. Só que o Vettel simplesmente ligou o turbo lá na frente e quase decolou, no GP do Canadá, mas seus pneus duraram o mesmo que os dos outros. Na verdade, se forem verificar, os cinco primeiros colocados chegaram ao final da corrida relativamente juntos, mas fizeram TODOS os outros corredores de retardatários, muitos com duas voltas. O Massa foi retardatário desses cinco, que incluia Alonso. Mas o Massa parecia estar dando tudo que podia e nem conseguia passar o Sutil (Sutil ou Di Resta, não lembro). E o Di Resta andou quase o GP inteiro com um jogo de pneus. Ou seja, eu não entendo mais coisa alguma.

  21. Júlio Lima comentou em 14/06/13 at 15:46

    Fábio, discordo do seu ponto de vista sobre Ecclestone. Em minha opinião, ele está sendo hipócrita e tentando, de alguma forma, tirar proveito da situação.

    Vale lembrar que ele esteve, há pouco tempo, em situação semelhante, com aquele caso de suborno que está sendo investigado na Alemanha. À época, ele poderia ter denunciado tudo e, aí sim, poderia fazer comentários do tipo que está fazendo agora.

    Com o passado que ele tem, não dá. Não dá, mesmo.

  22. ]Muguello[ comentou em 14/06/13 at 15:42

    Nao tenho acesso a todas as comunicados oficiais, mas se for verdade que a FIA autorizou o pedido para os testes *e* o pedido dizia que os testes seriam feitos com o carro atual, acho que eh a FIA que esta com problemas….

    Fabio, o que voce sabe to *conteudo* das comunicacoes oficiais anteriores ao teste?

  23. Rodnei Silva comentou em 14/06/13 at 15:24

    Eu não sei como funciona o “direito esportivo” mas se alguém me chama para cometer um crime, ambos devem responder por este crime. No Brasil é assim que funciona.

  24. Bob comentou em 14/06/13 at 15:24

    Mas falam que a Fia autorizou usar o carro de 2013 ! Como fica isso ????

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 19:38

      Seria interessante uma acareação.
      Abs

  25. Ricardo Arcuri comentou em 14/06/13 at 15:23

    E cada vez mais sendo tentada a cair fora da F-1.

    Engraçado como o Bernie esta conseguindo destruir o proprio negocio ne….

  26. Erdnaxela comentou em 14/06/13 at 15:12

    A Mercedes e seus pilotos deveriam ser punidos de forma pesada, com exclusão do atual campeonato. Contudo, se fizermos uma analogia com o que ocorreu em 2007, no famigerado caso de espionagem da Mclaren, acredito que somente Mercedes será punida. A punição, aplicada unicamente em desfavor da equipe Mclaren, foi absurda, pois Hamilton e Alonso, favorecidos com os desdobramentos da indigitada espionagem, contabilizaram 4 e 3 vitórias, respectivamente, em suas carreiras. Enfim, coisa de moleques, com a qual eu não compactuaria jamais. A partir daí, minha admiração pelo Hamilton, até então meu ídolo, não existe mais. Quanto a Alonso, sequer é digno de algum comentário.

  27. Marcos Joy comentou em 14/06/13 at 15:05

    Oh Fábio, você acredita em papai Noel, o tio b não é justo nem aqui nem na China, o anão b o anão jt estão de armação e ajeitaram tudo, o pior é que pode sobre para o Ross e Whiting

  28. Marcus Alves comentou em 14/06/13 at 15:03

    Como já disse mais de uma vez: se a Mercedes for punida vai ser tipo uma multa para inglês ver, uma advertência para não fazer mais e tamos conversado..

    Agora, é ser muito ingênuo quem acredita que o Ecclestone não sabia do teste da Pirelli e Mercedes e de que a equipe alemã iria usar o carro de 2013. A principal razão do apoio a Pirelli não tem nada a ver com a lisura da F-1, mas sim de uma perspectiva da Pirelli resolver sair da F-1 e ele ter de correr atrás de outra fornecedora de pneus às pressas, sem poder ditar as regras como fez com a Pirelli, pois é sabido que nem Michelin ou Bridgestone voltam a F-1 nos termos hoje aceitos pela fábrica italiana, fazer os famosos pneus “farofa”..

  29. Antonio Lages comentou em 14/06/13 at 14:45

    Que pena você acha que acontecera? perda de pontos da corridas até agora, exclusão por esse ano (eu acho difícil), perder posições no grid o ano todo, ou outra, o regulamento fala alguma coisa a respeito?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 14:50

      Não sei. Talvez uma multa pesada.
      Abs

  30. Kalil comentou em 14/06/13 at 14:44

    Bom Fábio mas você mesmo diisse que não sabe o que acontecera, ficar sem fazer nada nem da mesmo, visto que foi abertamente burlado o regulamento? Você acha que só o Ross que disse que fez será culpado nesse rolo todo?

    • Fábio Seixas comentou em 14/06/13 at 14:49

      Pelo visto, sim, só a Mercedes será punida.

    • Cranio comentou em 14/06/13 at 15:08

      Este tipo de punição nunca foi dada anteriormente, certo? Então nem a FIA ainda sabe ao certo como punir a Mercedes (se for punir mesmo).

      Aquele caso da espionagem custou a McLaren a perda dos pontos de construtores. Não duvido que a pena da Mercedes seja algo parecido com isso.

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