Pílulas do Dia Seguinte
10/06/13 10:14Começando pelo mais importante: a morte do fiscal. Porque danem-se a corrida, o campeonato, as disputas, os atritos, as polêmicas. Uma vida se foi, e isso teve relação direta ao esporte. Não fosse a corrida, ele estaria vivo. O nome dele ainda não foi divulgado, apenas que tinha 38 anos. Minha idade, portanto. Ele estava ajudando na remoção do carro de Gutierrez, abaixou para pegar um rádio que caiu no chão e foi atropelado pelo operador de um guindaste que não o viu. “Minha profundas condolências à família do fiscal que perdeu a vida hoje, nossas orações são para ele e sua família hoje”, escreveu o mexicano no Twitter. A F-1 não registra morte de pilotos desde 1994, graças a uma série de medidas de choque tomadas pela FIA após as tragédias de Imola. Mas esta é a terceira morte de um fiscal desde 2000. Algo precisa ser feito. O treinamento precisa ser mais profissional. Os procedimentos precisam ser seguidos à risca. Protocolos precisam ser revistos. A vida de um fiscal vale tanto quanto a vida de um piloto, do Todt, do Ecclestone, a minha ou a sua;
O alemão recebeu algumas vaias no pódio. Se alguém souber o motivo exato, me explique. Mas suponho que seja aquela universal torcida contra o mais forte. E ontem ele foi o mais forte, imbatível, inalcançável;
O maior reconhecimento à superioridade de Vettel no final de semana veio de Alonso: “Este segundo lugar tem sabor de vitória”. O comentário ganha outra intensidade vindo de um cara como ele, que odeia perder. (Certa vez, em Mônaco, vi o espanhol chutar mesas e cadeiras do motorhome da Renault após um abandono);
Hamilton voltou a falar dos freios para justificar não ter feito uma corrida melhor: “Estamos progredindo, mas ainda não resolvemos nada. Estou aprimorando algumas técnicas que me ajudam”. O inglês é um baita piloto, tem crédito, não há motivos para desconfiar dele. E o caso ilustra o quão complexo é um carro de F-1. Um dos melhores pilotos do mundo, campeão, em seu sétimo ano na categoria, de repente encontra um problema numa questão teoricamente básica e se estrepa. Na F-1, amigos, não há detalhes;
E o Bottas? Largando em terceiro, festejado por todos _inclusive por mim, na transmissão das rádios Bandeirantes e BandNews FM_, terminou em 14º. “Eu e a equipe demos de tudo. Não importa o que fizéssemos em questão de estratégia, terminaríamos nessa posição mesmo”, disse. Resumindo: o carro é uma porcaria e só se classificou lá na frente por uma enorme conjunção de fatores, entre eles sua perícia no molhado. Mas essas coisas ficam na memória dos torcedores e, principalmente, dos chefes de equipe. Alguém escreveu no Twitter que, em sete GPs, Bottas já conseguiu mais do que Bruno: um brilhareco. É verdade;
Maldonado acha que a punição foi injusta. Ah, tá. Senta lá, meu filho;
Massa fez uma boa corrida, repito. Cometeu um erro no sábado? Sim. Mas estava inspirado no domingo. Fez uma boa largada e brilhou no primeiro trecho da prova. Mas pecou na estratégia, ao colocar pneus supermacios no primeiro pit stop. E reconheceu isso após a prova. “Acho que eu poderia ter ganho mais um ou duas posições se tivesse colocado os médios”, disse. Ok, reconhecer o erro é um mérito. E isso ele sempre faz, diga-se. O que falta é o passo seguinte: agir para que o erro não se repita. E aí vem minha maior crítica: não é a primeira vez que ele dança na estratégia por uma escolha errada de pneu. Não é a segunda, não é a terceira. Será que não está na hora de um papinho mais sério com a direção técnica da equipe? Será que não chegou o momento de trocar de engenheiro?;
Raikkonen pontuou pela 24ª corrida seguida e igualou o recorde histórico da F-1, que pertencia apenas a Schumacher. Já a McLaren ficou fora dos pontos após uma série de 64 GPs, encerrando uma marca também histórica. Nada disso é coincidência. O finlandês é de um talento nato impressionante. E a equipe inglesa começa a sentir os efeitos de uma situação que, repito, só deve começar a amainar em 2015, quando chegarem os motores Honda ;
Na Indy, show dos brasileiros na noite de sábado. Helinho venceu, com Tony em terceiro. Entre os dois, Hunter-Reay. Foi uma vitória com autoridade, reflexo direto do equilíbrio do carro e de sua habilidade na preservação dos pneus. Com o resultado, Helinho voltou à liderança do campeonato. Tem agora 259 pontos, contra 237 de Andretti;
Ainda sobre a Indy: impressiona o equilíbrio da temporada. Foram sete vencedores em oito etapas até agora. Apenas Hinchcliffe venceu duas vezes, em St.Petersburg e São Paulo. Hunter-Reay, Sato, Tony, Conway, Pagenaud e Helinho já tiveram o gostinho da vitória e há vários outros com chances de chegar lá. O campeonato está escancarado;
Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo.
Creio que esse campeonato já era…
vettel+RBR voltaram e já começam fazer gordura(muitos pontos).
Engraçado que quando o Vettel ganha, e porque o carro é o disparado o melhor, mas quando o Alonso ganha foi por causa do braço, blz, o Alonso é um grande piloto mas esse mimimi defendendo o espanhol e criticando o Vettel chega a ser incoerente por parte de alguns torcedores…
Concordo, os fãs do Alonso pensam que o cara é único e a coisa não é bem assim, nessa temporada Vettel tem dado show, e o melhor carro da temporada é a Ferrari e não a RBR.
Foi vexatório o desempenho da McLaren nesta corrida, o Horner mesmo disse que se eles colocassem o carro do ano passado e comparassem com o carro desse ano, o do ano passado ganharia facilmente e Horner afirmou que o carro da McLaren ano passado era mais rápido inclusive do que o deles o único defeito era a falta de confiabilidade pois já cansou de deixar o Hamilton na mão na hora que não era pra deixar, eu sinceramente não sei o que a McLaren ainda quer com esse carro que é muito fraco e mal desenvolvido e não volta com o carro do ano passado, você não concorda Fábio?
O problema é que não dá para voltar com o piloto o ano passado.pois o carro era rápido principalmente com Hamilton e não com o Button.
Minha opinião sobre as vaias: A manobra dele na Malásia sobre Weber … diferente do Brasil, em vários países do mundo uma atitude anti-etica é vista como uma coisa negativa.
Nascar + Texas… se a comemoração não fosse babaca teria alguma coisa estranha…
??? Então pq não vaiaram o Alonso… quer piloto mais anti etico que o espanhol??? para mim foi coisa encomendada.
As coisas voltaram ao normal o melhor carro da F1 volta a vencer!
Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo.
“E se fosse com uma pistola dágua?”
Acharia do mesmo jeito.
Abs
AS VAIAS DE SER DE ALGUM ,DISPEITADO TORCEDOR DE MALONSO QUE TÁ DE CABEÇA ENCHA POR MAIS UMA VITÓRIA DE VETTEL RUMO AO TERTRA
Pressão total em cima da Ferrari, Vettel pode se dar ao luxo de abandonar uma corrida, mesmo com o espanhol vencendo. Se isso acontecer no GP da Inglaterra, o placar ficaria Vettel 132 x Alonso 121. O problema é se Alonso abandonar com Vettel vencendo(157 x Alonso 96). A diferença ia disparar para 61 pontos, Alonso iria para a mídia choramingar que o time é uma merda…
Pra piorar, em 2014 entra os motores turbos e a Ferrari tem um péssimo histórico com esse motores, nunca um turbo da Ferrari foi campeão.
Acredito que a categoria esta dando um tiro no pé da mesma forma que fez nos anos 80. Os custos com turbo atinge cifras absurdas! Vejo os carros da Formula 1 sofrer com quebras, imagina então, no caso da Ferrari que só explodia motor no passado. Bom lembrar, com turbo a temperatura dos motores vão as alturas. A situação é tão preocupante que liberaram os testes novamente pra 2014.
Outro detalhe, pilotos de estilo arrojado como Hamilton(pé pesado), podem sofrer com os turbos. Depois da “aula” que teve ao lado de Lauda em 84, Prost começou a dosar o equipamento fazendo corridas de “espera”, logo chegou aos títulos.
No momento, Vettel e RBR tem um melhor “conjunto” piloto-equipe, ninguém joga resultados fora. No GP da Malásia, Alonso deu uma bela pixotada quebrando a “asa” na primeira volta, em seguida a Ferrari completou o serviço mantendo o piloto na pista.
No Bahrain, o espanhol não teve culpa da “asa” travar no aberto, essa vai pra conta da Ferrari pela falta de confiabilidade. Em Mônaco o espanhol fez uma corrida apática, tomou três ultrapassagens onde só passa se o da frente bobear. Vettel não tomou nenhuma ultrapassagem, e Webber que estava logo atrás, todos sabem, não é amigo do alemão.
Muitos falam de Newey, mas o que prevalece é o “conjunto”, basta lembrar do mesmo Newey na Mclaren entre 2001 e 2004.
2001 – Hakkinen começou a temporada cheio de problemas, Couthard assumiu a briga com Schumacher na tabela. O escocês vinha muito bem, até fez pole em Mônaco, mas o carro deixou na mão logo na volta de apresentação. A briga com Schummy na pontuação estava acirrada, mas a partir de Mônaco a Mclaren sucumbiu aos erros e quebras e o alemão disparou no campeonato.
2002 – Newey não fez um grande carro, dessa vez Mclaren com Raikkonen e Coulthard ficaram na mão.
2003 – Newey fez um carro muito bom, Kimi também estava pilotando uma barbaridade, extremamente regular na tabela, mas problema de confiabilidade no câmbio e motor acabaram com as chances do finlandês no campeonato.
2004- Schumacher com a Ferrari não deram chance pra ninguém. Não basta ter um grande projetista como Newey, tudo tem que funcionar bem em todos os setores(chassi/aerodinâmica/suspensão/pneus/motor/câmbio/trabalho de boxes). Fora o talento do piloto que muitas vezes faz a diferença…
Vettel esta formando um time semelhante a que Schumacher fez nos tempos de Ferrari, se ele foi buscar isso quando o time estava em baixa em 2008, ninguém pode falar nada. Como piloto, a cada corrida que passa o alemão se torna melhor. Tá complicado para Alonso, Vettel não tem pontos fracos, é fera em clasisficação, largada e corrida. Não joga resultado fora como vivia fazendo Senna em disputa com Prost em 88-89, ou Mansell contra Senna em 91. Pixotadas ajudam a equilibrar disputas, Vettel não esta dando chance em 2013.
Alonso conta e torce pelo azar de Vettel, mas o alemão não erra ao volante, a RBR não erra nos boxes e o carro é muito confiável…
Se vira Alonso, faça como Schumacher na Ferrari, ajude a corrigir os pontos fracos da equipe. O mesmo Alonso fez isso na Renault, basta ver a tabela de 2006, Alonso tinha um time fantástico, não contava com Newey, Brawn ou Byrne.
Quanto ao Felipe Massa, pode mudar de categoria, Formula 1 acabou pra ele a muito tempo. Esta na mesma situação de Barrichello(nem o título salva mais a reputação). Notem que ninguém da valor ao título de Button em 09, mas o mesmo ia acontecer com Rubens se fosse campeão.
A época pra Massa fazer nome na F-1 foi em 2007/08, erros da equipe mais trapalhadas de Massa na pista impediram de marcar o ponto que faltava.
A Ferrari errou em 2008, mas Felipe também cometeu muitos erros, ele mesmo admitiu que ele e o time perderam juntos em 2008: Felipe errou ao volante em pelo menos 4 provas, foram pontos perdidos que fizeram muita diferença na tabela: AUS,MAL,ING,JPN
AUS-Massa largou em 4º, mas rodou e bateu na primeira volta, danificando a “asa” caindo para 17º lugar, teve que forçar o ritmo e estava se recuperando, era 7º, mas pagou o preço de forçar o motor que acabou explodindo.
MAL-Massa era 2º na corrida, mas novamente rodou de bobeira(sensação estranha), acabou fora da prova.
MON-Era líder mas na volta 15 erra no final da reta, sai da pista e perde a liderança pra Kubica, Massa acabou chegando em terceiro, a equipe também errou na estratégia de pneus nessa prova. Mas nesse GP, mesmo com erros, piloto e equipe marcaram bons pontos, não foi aqui que perderam o título. Foi em uma sequência de erros em várias corridas, erros do piloto e da equipe.
ING-Largou em 9º, mas na primeira volta na chuva Massa rodou caindo para 17º, depois durante a prova rodou pelo menos mais três vezes.
JPN-Se envolveu em uma batida com Lewis logo no começo, o inglês rodou perdendo várias posições, Felipe foi punido chegando em 8º.
Quantos pontos Massa perdeu por erro dele ao volante? Dava para fazer o ponto que faltava pra ser campeão, da mesma forma que dava para a equipe errar menos em estratégia ou erros de boxes. Não deu, paciência! O que não dá para aguentar é essa choradeira dos pachecos sempre querendo jogar a culpa só na equipe. Ferrari e Massa perderam juntos o título em 2008.
E se Felipe continuar na Ferrari em 2014, é falta de vergonha na cara safada. Duro é saber qual time de ponta apostaria em um piloto em baixa. O sétimo lugar no mundial com esse bom carro da Ferrari, é um baita fiasco. Bom lembrar, Felipe também esta errando muito ao volante, principalmente em classificação, isso acaba com suas chances nas corridas. Do outro lado, mais erros da Ferrari. Então, porque ficar mais um ano no time? Massa esta mais rico que o Rubinho, chega de pensar só em dinheiro…
Fico realmente contente de ver comentários de pessoas que realmente assistem às corridas, e não torcem como torcedores de futebol eufóricos, sem prestar atenção no que está acontecendo. Eu adoro automobilismo, mas os fanáticos pelo Alonso contra os fanáticos pelo Vettel são um teste para paciência. Infelizmente está cada vez mais raro encontrar pessoas que prestam atenção ao que estão vendo e analisam os fatos. Parabéns pelo belo comentário.
O Bruno no ano passado já tinha pontuado nessa altura do campeonato. O Maldonado esse ano também tá complicado. A Williams hoje é chacota. Vai ter que contratar piloto com mais dinheiro para fazer carro bom.
Quer pior do que uma prova recente da Nascar (não sei qual das subdivisões) em que os troféus eram… RIFLES?!?!
Os americanos são, na maioria, doentes pela NRA. Tiroteio após tiroteio, permanece essa veneração…. Como explicar?
Revolver no texas eh como caipirinha no Brasil. Nao tem como dissociar, o povo adora e aceita, é cultural, tem que compreender.
Fabio que comentarios são esses seu sobre o maior do mundo!?! E detalhe o carro”dele”RVR fala muito !!! Ele piloto errou!!! ontem!!!!Outro comentario horrivel referente ao Lewis!se percebe que ele esta descontente ele já melhorou muito o carro! Olha o que o Rosberg tá conseguindo tirar proveitos, porque se fosse aquela carroça do ano passado eles estariam numa merda! sendo que o ano passado ele só ganhou um corrida e não fez mais nada. E hoje ele ainda com todos os conhecimento do carro esta atras do Lewis. E conforme o lewis falou o carro ainda não é confiavel, com isso ele não consegue tirar mais do carro.Acredito que ainda não é o momento dele arriscar a vida por um carro ruim!!! Vejam pelo Kimi o carro tava ruim ele tirou alguma coisa do carro?
E detalhe na minha opiniao as Ferraris estão muito acima e quase iguais as RBRs na corrida, se o alonso tivesse saido em segundo o maior do mundo não teria ganho a corrida! outro detalhe se a Mercedes tivesse um carro melhor o melhor do mundo também não teria ganho a corrida facil!!!
Outra coisa e ai talento nato do Kimi, para com isso! por favor!! Detalhe o que ele fez nessa corrida do Canada!!! Nada!! tem um carro melhor que mercedes e não fez nada!!! Tomo um banho do Massa do Peres……
Excelentes apontamentos…
O que Bruno Senna não conseguiu em 28 classificações entre 2011 e 2012 com bons carros como Renault e Williams. Bottas fez em sete classificações com esse lixo sobre rodas. Se a corrida fosse na chuva, Bottas com certeza iria marcar pontos. Em piso seco esse carro da Williams esta mais pra “nanica” Caterham ou Marussia.
Cheguei a outra conclusão, Maldonado jogou 150 milhões de euros no lixo em quatro anos de Williams(na verdade o contrato vale até 2014). Se a Williams melhorar radicalmente no ano que vem, Maldonado recupera alguma coisa, mas ele precisa melhorar na precisão(mas o carro é uma bosta, da até raiva, Maldonado nem deve mais ligar para as batidas). Se bem que Bottas até aqui não deu nenhuma pixotada, o finlandês mostra velocidade e precisão, pena que o carro é um verdadeiro lixo.
E não adianta chamar o Rubinho, em 2011 o carro estava uma merda, nem com o experiência de Barrichello melhorou…
Eu no lugar de Maldonado caía fora pra outro time. A Williams esta se especializando em afundar pilotos: Rosberg, Barrichello, Hulkenberg, B.Senna, e o próximo deve ser Bottas.
O alemão recebeu algumas vaias no pódio. Se alguém souber o motivo exato, me explique.
Fabio, eu gosto de ler os comentários para aprender um pouco mais a respeito de muitas coisas.
Ser forte não é problema das vaias para Vettel.
Como o Alonso de bobo não tem nada, ele já percebeu que o que falta em Vettel é o carisma.
Alonso ficou feliz com o segundo lugar?
Sei não.
Para ser completo uma pessoa tem que ter carisma.
Vaias para o Vettel? A resposta é fácil: vaias para a arrogância de quem nunca guiou um carro ruim na vida (não venha dizer que a STR de 2008 era ruim) e esquece que só está aonde está pelo carro que tem. Já com relação à McLaren o problema é o carro ruim deste ano por terem apostado numa outra direção, simples assim, ou vc acha que se tivessem evoluído o carro do ano passado estariam nessa situação? Ficar atribuindo isso a outros fatores é conversa para boi dormir.
Triste notícia .. a morte de um fiscal … os fiscais são pessoas apaixonadas pela mesma paixão que todos nós temos … um idealista porque não ganham fortunas .. fazem as coisas pelo simples ideal e por ter a paixão pelo automobilismo.Independente da nacionalidade .. foi um de nós .. um cara que com certeza fica perdendo horas pra ver as corridas. Paz e luz pra ele !!!!!!
Olha, isso foi erro do fiscal. Pelo menos, o treinamento que eu recebi em Cingapura, pra ser fiscal em 2010, havia a instrução de que, na remoção de um carro, vc deveria ter certeza que seu caminho estivesse livre para andar sem percalços. Ou seja, se o radio caiu ou dele chutaria o radio para o lado, ou deixasse pra trás, já que o rádio é da organização e não próprio.
Um erro que resultou numa vida, infelizmente.
Vamos dizer que Kimi pontuou seguidamente por 24 corridas, “IGUALAR” o que Schumacher fez entre 2001 e 2003, pode esquecer, ninguém vai chegar nem perto. Só de títulos foram três seguidos pelo alemão. O que melhor se aproxima do Heptacampeão é o compatriota Vettel entre 2010 e 2012.
Abaixo o que Schumacher conquistou entre o GP da Hungria 01 e Malásia 03:
2001-1,1,4,2,1
2002-1,3,1,1,1,1,2,1,2,1,1,1,2,1,2,2,1
2003-4,6
03-Títulos de pilotos.
03-Títulos de construtores.
19-Pódios seguidos(21 no total).
14-Vitórias.
11-Poles
09-Melhores Voltas.
06-Segundos lugares.
01-Terceiro lugar.
02-Quartos lugares.
01-Sexto lugar.
Pra mim, o que prevalece é a contagem antiga entre o primeiro e sexto lugar. Pra superar Reutemann entre 1980 e 1981(pontuou seguidamente por 15 vezes), Schumacher sempre pontuou entre os seis primeiros.
Outra ilusão é o recorde de pontos, com a pontuação atual, 25 pontos para o vencedor, Schumacher só em vitórias somaria 2.275 pontos.
Recorde tem que igualar ou bater na raça! A pontuação em 2003 era até o oitavo lugar, mas Schumacher fez um quarto e sexto lugar nas duas primeiras corridas. Ainda estava naquela margem dos tempos de Reutemann.
Observem que Raikkonem minimizou o feito no Canadá, o que ele quer é ser campeão. O foco de Schumacher entre 2001 e 2003 era justamente o título. Nada é mais importante que o título mundial, o resto fica um degrau abaixo.
O feito de Kimi não é em vão, se NÃO aparecer outro piloto que supere ele a com essa nova pontuação, Kimi fica com o mérito… vamos ver até onde Kimi vai, uma hora ele sai fora da zona de pontuação.
Pode haver equilíbrio na F Indy. Entretanto, a categoria está muito atrás da F1, pelo menos no que se refere aos circuitos mistos.
Hoje há um excesso de pistas de rua e de péssima qualidade, sobretudo quanto ao piso. Asfalto e concreto (para não lembrar da linha de bonde em Pitsburg) se misturam. O piso de Detroit poderia ser igual ao de Montreal, por exemplo. Onde estão estão os bons circuitos, como Watkins Glen, Portland, Laguna Seca, Road Atlanta? Lamentável.
Em comparação com as anteriores e as do ano passado, Massa fez um corridão, ou uma das melhores corridas. Abateu do débito.
Tem que trocar o Domenicali. O engenheiro dele até deve ter pensado nos médios, mas a alta cúpula mandou trocar. Medo da performace ser a melhor da que a do Alonso. Alonso aprendeu com o Kimi a tática mineira – poupa o carro e usa gordurinha no final. Abs Clementina, digo, Fábio (sim, Fábio, vc não falou que a Red Já era, só que no começo do campeonado não se achava). Abs ao Fábio e a todos!
nao sou muito de comentar. mas essa pista do canada tem alguma zica. voces se lembram que em 2011 teve um fiscal gordinho que tropecou duas vezes n pista quando foi pegar um pedaco de carro e quase foi atropelado por uma STR?
Fábio, pq os pneus farofa da F1 são tão criticados pelo fato de forçar o piloto a “segurar o pé” e não poder explorar o carro ao máximo? Ao passo que na Indy é tão natural isso de preservar os pneus..
Sendo até colocado na conta do piloto (como vc mesmo colocou com razão uma das qualidades do Hélio: “habilidade na preservação de pneus”) essa qualidade e característica.
É a cultura do pensamento do torcedor acostumado com isso ou aquilo?
Eu particularmente (apaixonado por automobilismo, sem bairrismo entre F1 e Indy) acho a F1 bem mais competitiva e imprevisível com essa questão dos pneus. Não seria apenas questão de tempo as equipe considerarem esse fator (desgaste de pneus) na equação (ou equações) utilizadas na projeção de um carro?
Sei que até a Pirelli já “admitiu” o “erro”… mas vejo isso mais como uma posição natural (falta de opção) frente a tantas críticas.
De qqr forma, do mesmo jeito que a Mercedes está penando, o Raikkonen está sabendo valorizar esse desgaste excessivo.
Enfim, fórmula Indy é chamada pela mídia (específica) de “fórmula da emoção” devido ao equilíbrio e variedade na liderança das corridas, bem como vencedores… Mas tudo isso só é possível (tipo um piloto ir lá com uma KV e ganhar Indianápolis) por conta dessa influência GIGANTESCA que o desgaste do equipamento – e obviamente o gerenciamento disso, a habilidade do piloto em considerar isso na sua pilotagem – tem no resultado.
Acho um fator a mais (e isso é ótimo) para separar os homens dos meninos. Sentar lá e acelerar freneticamente é fácil… Qqr um faz, o Maldonado faz, o Grosjean faz, o Perez faz, o Hamilton faz… Agora, saber a hora de acelerar o máximo, a hora de gerenciar, atacar essa ou aquela curva, nessa ou naquela linha, etc… Isso tudo, pra mim, são fatores que ajudam a especializar mais o papel do piloto.
O que me diz?
ps.: Desculpe o post gigante, faz umas duas semanas que estou querendo colocar essa questão aqui e não havia tido tempo de elaborar o comment.
Abs,
H.
Henrique,
sou de um tempo em que o piloto tinha que poupar o motor, cambio, suspensão embreagem, pneus e todo o resto; tivemos verdadeiras lendas nessa época, saber poupar o carro faz parte da capacidade do piloto
Mas esse Pirelli atual é um caso à parte. A empresa quis baratear o pneu de um ano para outro, trocando a estrutura de kevlar por aço. Com isso o aço está derretendo a borracha de dentro para fora, que acaba se soltando. Isso não pode acontecer no topo da “cadeia alimentar” que é a F1. Parece problema de categoria de base. O topo da tecnologia em termos de motor e aerodinâmica, mas com um pneu tecnicamente inferior??? Na minha cabeça essa do pneu é semelhante à troca dos freios de cerâmica pelo velho disco de metal. Que volte o kevlar!!! E que se danem a choradeira de algumas equipes.
Carlos,
acredito que a mudança da estrutura não foi o problema, se tornou problema quando eles exageraram no composto mole, mas parece que agora a situação esta mais sob controle
Entendi Carlos, não tive acesso – nas minhas leituras – a essa explicação um pouco mais técnica. Se o caso é extremo assim, têm razão… Mas na verdade, continuo afirmando que equipamento que se deteriora é uma boa para a categoria. 🙂 Valeu!
Então Alberto… Esse é meu ponto mesmo… Pq tanto mimimi sobre os “pneus farofa” ? Sempre com o argumento (furado na minha opinião) de que não faz sentido não poder acelerar na F1… … …
Realmente eu não entendo pq eles acham tão ruim ter que preservar o equipamento. Pilotinho mequetrefe que nem tira a mão do volante pra passar marcha. hehehe
Em matéria de proteção aos pilotos, infelizmente depois da morte do nosso grande ídolo, a coisa melhorou muito, mas fora das pistas, como vc. disse, precisa melhorar pois uma vida é igual a todas e os pobres coitados que trabalham num GP geralmente são voluntários, apaixonados pelo esporte e que se dispõem a trabalhar só pelo gosto de participar da F1, o que deve ser uma glória para eles. Menos mal que se for isso e eu digo sempre que se a pessoa morreu fazendo o que gosta, deve estar feliz. Quanto à F1, infelizmente as corridas estão cada vez mais chatas, os causadores de acidentes continuam os mesmos e os vencedores também, cartas marcadas e é por isso também que a F Indy está muito melhor.
Bom… num belo dia, no passado, Emerson Fittipaldi recusou-se a tomar o leite em Indianapolis e mandou uma garrafa de suco de laranja prá baixo. Houve uma grita geral pela quebra das tradições e, no entanto, foi aopenas uma jogada comercial do piloto, à época (não sei se ainda hoje) produtor de suco.
Então seria muito mais nobre que o caso do Emerson, e muito mais importante para o resto do mundo, que num outro belo dia alguém se recusasse a esse papelão do Texas.
Não foi o Hélio que chamou os pilotos de F1 de mimados? e esse papel a que ele se presta de aparecer num podium travestido de cauboi, qual o nome para isso? ridiculo
Não foi o Rubinho que também atribuiu ao pedal de freio dificuldades com a Brawn e que isso causou a vantagem de Button nas primeiras corridas daquele Mundial?
Sobre a segurança na F-1: nunca vou entender esta tradição de se colocar tratores nas áreas de escape, na hora do resgate, com a corrida em andamento. Um perigo do cão.
Bandeira amarela em todo o circuito e safety-car. É claro, não precisa do exagero da Indy, mas esta flexibilidade toda em nome do dinamismo da corrida é no mínimo irresponsável.
Massa tem na verdade dois problemas crônicos que fazer dele um piloto mediano: 1º conservação de pneus, isso é sabido por todos. 2º Queda de desempenho durante a prova. Sempre acontece. Se ele larga atras, ele vem… anda, pisa, força, enfim.. se dedica. Mas se ele larga mais a frente, a dedicação dele não dura 15 voltas. Como se ele pensasse: -Até aqui está bom já…
No desenho Simpsons sempre aparece a figura do Texano. Um individuo sempre portando duas armas e dando tiros quando está feliz. http://bit.ly/12fLIyF
Fato é que para os americanos é mais ou menos em termos brasileiros, um gaúcho pilchado com laço na mão.
A diferença é que no desenho ele é retratado como uma pessoa agressiva, inescrupulosa, ambiciosa e preconceituosa… o que acaba, subjetivamente, denegrindo a imagem de uma pessoa armada. Mostrando também que esse estereótipo não é unanimidade nem por lá.
Mas considerando que nenhuma corrida lá começa sem apresentação de caças de guerra, exercito e hino nacional armamentista… me surpreende que não dão uma bazuca para o vencedor das 500 milhas.
É… recebeu vaias, pq nao tem carisma, nao teve um carro medíocre nas mãos para provar ainda.. Com carro bom, todo mundo anda.. Com carro rui só vi 3 pilotos fazerem isso nessa F1. Senna, Schumacher e Alonso.
Por isso as vaias.. Se tivesse mais 10 voltas Alonso passava o Vettel… E concordo com a Ferrei, se largasse na frente, venceria.. Circunstancia de corrida..
Tai a explicação. Alonso deu uma aula de pilotagem.. Só isso..
Se..
Se…
e Se…
O melhor “Melhor do mundo” foi incompetente na classificação.. até o Bottas foi melhor. E com qual carro ruim Alonso ganhou? a Renault que tinha os famosos “amortecedores de massa” ?
depois pilotou McLaren, tomou pau do novato Hamilton, voltou para a Renault , e não ganhou nada, foi para a Ferrari e ainda não ganhou nenhum título.. mas ele é o melhor “Melhor do Mundo”, se ele ganha o mérito é dele, se ele perde o carro é ruim.. a gente entende.
Ele ganhou sim. Todos os bons pilotos ganham e perdem. E quando a equipe percebe, ambos são beneficiados dentro da equipe. Bottas , como disse, foi circunstância do tempo na classificação. Alonso ganhou sim na Ferrari e na Renault. Alonso não ganho na Ferrari o título, e talvez não ganhe. Mas ele tem algo diferente dos outro pilotos que outros não tem. Simples assim. Basta ver o número da torcedores para ele e para o Vettel nas arquibancadas. Ate o homem de gelo tem mais simpatia e mais adeptos, e sou um dele. Sou fã do KIMI e merecia mais um título. Fala pouco e faz muito. Circunstancia meu amigo, de tempo, de carro, etc.O Hamilton tah levando pau do Rosberg, e agora.. ele é ruim?? o Hamilton é ruim??.. Massa é bom piloto mas tem azar.. Ano passado, quem tinha o melhor carro?? mais só levou na ultima ??
Hamilton levando pau do Rosberg??? Hamilton tem 77 pontos contra 57 do Rosberg. Na última corrida Hamilton chegou em terceiro e Rosberg em quinto. Rosberg está em seu terceiro ano de Mercedes enquanto Hamilton está em seus primeiros meses. Rosberg sim está levando pau de Hamilton, Ross Brawn que o diga o quão bom foi o seu investimento, e Martin Whitmarsh que afirme quanta falta Hamilton faz a sua equipe, pois sozinho o cara já tem mais pontos que Button e Perez juntos.