Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
10/06/13 10:14

Começando pelo mais importante: a morte do fiscal. Porque danem-se a corrida, o campeonato, as disputas, os atritos, as polêmicas. Uma vida se foi, e isso teve relação direta ao esporte. Não fosse a corrida, ele estaria vivo. O nome dele ainda não foi divulgado, apenas que tinha 38 anos. Minha idade, portanto. Ele estava ajudando na remoção do carro de Gutierrez, abaixou para pegar um rádio que caiu no chão e foi atropelado pelo operador de um guindaste que não o viu. “Minha profundas condolências à família do fiscal que perdeu a vida hoje, nossas orações são para ele e sua família hoje”, escreveu o mexicano no Twitter. A F-1 não registra morte de pilotos desde 1994, graças a uma série de medidas de choque tomadas pela FIA após as tragédias de Imola. Mas esta é a terceira morte de um fiscal desde 2000. Algo precisa ser feito. O treinamento precisa ser mais profissional. Os procedimentos precisam ser seguidos à risca. Protocolos precisam ser revistos. A vida de um fiscal vale tanto quanto a vida de um piloto, do Todt, do Ecclestone, a minha ou a sua;

Vettel cruza a linha de chegada em Montreal (Luca Bruno/AP)

 

O alemão recebeu algumas vaias no pódio. Se alguém souber o motivo exato, me explique. Mas suponho que seja aquela universal torcida contra o mais forte. E ontem ele foi o mais forte, imbatível, inalcançável;

O maior reconhecimento à superioridade de Vettel no final de semana veio de Alonso: “Este segundo lugar tem sabor de vitória”. O comentário ganha outra intensidade vindo de um cara como ele, que odeia perder. (Certa vez, em Mônaco, vi o espanhol chutar mesas e cadeiras do motorhome da Renault após um abandono);

Hamilton voltou a falar dos freios para justificar não ter feito uma corrida melhor: “Estamos progredindo, mas ainda não resolvemos nada. Estou aprimorando algumas técnicas que me ajudam”. O inglês é um baita piloto, tem crédito, não há motivos para desconfiar dele. E o caso ilustra o quão complexo é um carro de F-1. Um dos melhores pilotos do mundo, campeão, em seu sétimo ano na categoria, de repente encontra um problema numa questão teoricamente básica e se estrepa. Na F-1, amigos, não há detalhes;

E o Bottas? Largando em terceiro, festejado por todos _inclusive por mim, na transmissão das rádios Bandeirantes e BandNews FM_, terminou em 14º. “Eu e a equipe demos de tudo. Não importa o que fizéssemos em questão de estratégia, terminaríamos nessa posição mesmo”, disse. Resumindo: o carro é uma porcaria e só se classificou lá na frente por uma enorme conjunção de fatores, entre eles sua perícia no molhado. Mas essas coisas ficam na memória dos torcedores e, principalmente, dos chefes de equipe. Alguém escreveu no Twitter que, em sete GPs, Bottas já conseguiu mais do que Bruno: um brilhareco. É verdade;

Maldonado acha que a punição foi injusta. Ah, tá. Senta lá, meu filho;

Massa fez uma boa corrida, repito. Cometeu um erro no sábado? Sim. Mas estava inspirado no domingo. Fez uma boa largada e brilhou no primeiro trecho da prova. Mas pecou na estratégia, ao colocar pneus supermacios no primeiro pit stop. E reconheceu isso após a prova. “Acho que eu poderia ter ganho mais um ou duas posições se tivesse colocado os médios”, disse. Ok, reconhecer o erro é um mérito. E isso ele sempre faz, diga-se. O que falta é o passo seguinte: agir para que o erro não se repita. E aí vem minha maior crítica: não é a primeira vez que ele dança na estratégia por uma escolha errada de pneu. Não é a segunda, não é a terceira. Será que não está na hora de um papinho mais sério com a direção técnica da equipe? Será que não chegou o momento de trocar de engenheiro?;

Raikkonen pontuou pela 24ª corrida seguida e igualou o recorde histórico da F-1, que pertencia apenas a Schumacher. Já a McLaren ficou fora dos pontos após uma série de 64 GPs, encerrando uma marca também histórica. Nada disso é coincidência. O finlandês é de um talento nato impressionante. E a equipe inglesa começa a sentir os efeitos de uma situação que, repito, só deve começar a amainar em 2015, quando chegarem os motores Honda ;

Na Indy, show dos brasileiros na noite de sábado. Helinho venceu, com Tony em terceiro. Entre os dois, Hunter-Reay. Foi uma vitória com autoridade, reflexo direto do equilíbrio do carro e de sua habilidade na preservação dos pneus. Com o resultado, Helinho voltou à liderança do campeonato. Tem agora 259 pontos, contra 237 de Andretti;

Ainda sobre a Indy: impressiona o equilíbrio da temporada. Foram sete vencedores em oito etapas até agora. Apenas Hinchcliffe venceu duas vezes, em St.Petersburg e São Paulo. Hunter-Reay, Sato, Tony, Conway, Pagenaud e Helinho já tiveram o gostinho da vitória e há vários outros com chances de chegar lá. O campeonato está escancarado;

Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Guerra comentou em 10/06/13 at 13:36

    Não fosse a corrida, ele estaria vivo. ???

    A tá … por erro do falecido a corrida é a culpada ? Vamos culpar também o fabricante de armas, munição por cada morte.

    Alguém obrigou o fiscal … no mínimo… inconsequente estar lá ?

    Fica esse melodrama de jacaré … morreu por culpa exclusiva dele mesmo, fato !

    Quanto a corrida, tirando o “puxasaquismo” do comentarista ao Vettel, deu a lógica dos treinos.

  2. Carlos Hertenstein comentou em 10/06/13 at 13:24

    Vaiarem o Vettel no pódio foi ridículo, que bizarro, depois de uma corrida dessas, domínio absoluto, do piloto, e não do carro, pois o Webber levou fumo junto com Alonso e companhia. Falando em Alonso, ótima corrida do malandrão, mas acho que ele sempre faz esses comentários do tipo “foi o máximo que poderíamos conseguir hoje”, “esse pódio foi uma vitória pelos problemas que enfrentamos” e blá blá blá só para desmerecer e diminuir o mérito dos outros e não pra admitir superioridade alheia. Mesmo assim, levou fumo.

    • Murilo Rodrigues comentou em 11/06/13 at 11:49

      O Alonso se referiu a ele mesmo e à equipe, por acaso, agora é proibido alguém dar uma “injeção de ânimo” no grupo? Que idiotice.

  3. Fabio comentou em 10/06/13 at 13:07

    Com todo o respeito, achei mais babaquice gritar o nome do Bin Laden em Indianápolis (segundo conta Flavio Gomes). Enfim…

  4. Wender Higinotsumi comentou em 10/06/13 at 12:54

    Fabio Seixas parece um pouco cedo, menos da metade da temporada e muita coisa ainda pode acontecer. Mas até o presente momento; Grosjean e Maldonado com os seus desempenhos estariam fora da F1 em 2014?

  5. André Licks comentou em 10/06/13 at 12:52

    O Massa fez duas corridas esse ano (Canadá e Espanha) que ele parecia numa estratégia de queimar os pneus em vez de conservá-los. Pelo menos essa foi minha visão, e não por coincidência foram as duas corridas mais festejadas dele. Será que não é essa a resposta para os problemas dele?

  6. Nataniel comentou em 10/06/13 at 12:49

    Fabio, analisando as 24 corridas de M.Schumacher na zona de pontuação e as de Kimi Raikkonen vejo uma tremendo contraste entre os resultados de Kimi e Schumy que chega a ser injusto com o Alemão, Michael Schumacher nestas 24 provas teve quase sempre no pódio, na sua grande maioria como vencedor, muitas como segundo e poucas como terceiro, alguma quarta colocação e se não me egano um 6°, Kimi tem 2 décimos lugares, nono, uns 2 sétimos, apenas uma vitória, poucos pódios, enfim, comparação boba, sem falar que na época do MS zona de pontuação ainda era so ate o sexta colocação..fato que já teria desclassificado Kimi deste recorde a muito tempo, gostaria que vc comentasse sobre este fato, q na minha opinião é sem importância, e meus sentimentos a família do fiscal.

  7. Eduardo comentou em 10/06/13 at 12:42

    Crítica construtiva ao Fábio, gosto muito de suas análises mas acredito que, como jornalista, se você omitisse seus pitacos pessoais de suas matéria seria ótimo. Cultura é cultura. Isso não se discute. Nada haver você inserir seu comentário: ” Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo. ” Estragou seu texto assim como vem estragando outras redações… Se você fosse um AA e tivesse que brindar uma taça de Champanhe e falasse pro anfitrião que é babaquisse seria legal???
    Pense nisso….
    Eduardo

    • Fábio Seixas comentou em 10/06/13 at 19:20

      Este é um espaço de opinião. Mas você tem direito de não gostar.
      Abs

      • Nelson® - SP comentou em 10/06/13 at 20:54

        Se comemorar com revólveres, mesmo de brinquedo, é babaquice, o que é então o que se faz aqui e em outras plagas onde se solta rojões infernizando quem quer sossego e ainda poluindo o ar que respiramos?

        • Fábio Seixas comentou em 10/06/13 at 21:00

          Não consta pra mim que alguém recentemente tenha entrado numa escola no Brasil, portando um rojão, e matado colegas e professores. Também não consta pra mim que algum piloto tenha comemorado alguma vitória de alguma categoria estourando um rojão no pódio.
          Abs

        • Murilo Rodrigues comentou em 11/06/13 at 11:53

          Infelizmente o brasileiro adora soltar rojão, faz parte de cultura e, uma vez que é proibido de usarem nos estádios, agora os usam do lado de fora, de maneira excessiva, o que é lamentável.

    • Henrique Scalet comentou em 11/06/13 at 11:25

      Sem querer defender… Mas blog não é jornal. Em um blog espera-se a opinião pessoal do blogueiro. Eu acesso aqui pela opinião do Fábio. Senão eu acessava apenas o Tazio. Lá tem a informação.

  8. Diogo/SP comentou em 10/06/13 at 12:26

    Concordo que o Massa precisa de uma nova “gerência de engenharia” . Amizade dele com o Smedley é legal, antiga, mas já deu.
    Porém, quando tudo pode melhorar ele mesmo escorrega na banana…
    A situação dele não muda. O que acontece com ele, só acontece com ele. Não acontecia com o Schumy, e não acontece com o Alonso, com Vettel, Hamilton, etc.

    Categoria, é isso. Falta Categoria…
    Pode colocar o Adrian Newey com ele que não vai mudar.
    Senta e chora meu filho… infelizmente.
    E sendo assim, melhor um amigo do lado que um novo engenheiro querendo mostrar trabalho e acabar queimando o cara.

    Abs

  9. Fernando Godinho comentou em 10/06/13 at 12:08

    É bem idiota esse comemoração com revolveres. Mas é algo típico dos turrões rednicks do Texas, dificilmente vai mudar. “Old habits die hard!”
    Vai lá gritar “Bin Laden” pra eles de novo kkkkkkkkkkkkk.
    Adorei aquele coluna do Flávio Gomes sobre suas histórias, vocês deveriam escrever um livro.

  10. Ed comentou em 10/06/13 at 12:06

    Vaiaram o Vettel pois não gostam dele, simples. A imprensa acha ele carismático e tudo mais, mas a torcida não. Principalmente os torcedores europeus. E em Montreal a maioria da torcida era da Ferrari, e torcedores da Ferrari tendem a não ser muito “educados”, basta lembrar o que fazem em Monza.

  11. Michelangelo comentou em 10/06/13 at 12:02

    Fábio, uma vez disseram que F1 é resultado. Conforme mostram os dados abaixo, não consegui visualizar como o Bottas “conseguiu” mais do que o Bruno neste início de temporada.

    Austrália – Malásia – China – Bahrain – Espanha – Mônaco – Canadá – Pontos
    Bruno Senna 16° 6° 7° 22° Ret 10° 17° 15
    Valtteri Bottas 14° 11° 13° 14° 16° 12° 14° 0

    Chegou a frente do companheiro de equipe no final da corrida: Senna 4 X 3 Maldonado
    Bottas 5 X 2 Maldonado

    Pode explicar melhor?

  12. Rogério Pelegrino comentou em 10/06/13 at 11:58

    Fábio, você acha que o campeonato deste ano, já está nas mãos do Vettel?

  13. Eduardo comentou em 10/06/13 at 11:53

    esse bottas so tem vaga pq seu empresario é socio da williams e o companheiro de equipe compra uma vaga tirando a ferrai, red bull, lotus e force india o resto são medianos

  14. Victor Romano comentou em 10/06/13 at 11:45

    Fábio ontem como a Globo parou de transmitir eu tentei ouvir a bandeirantes e band news fm através de do aplicativo TuneIn Radio pra Android, eu selecionei a do Rio de Janeiro mas estava transmitindo o jogo da seleção.
    Tem algum site oficial para que eu possa ouvir na próxima corrida?

    • Fábio Seixas comentou em 10/06/13 at 19:21

      O melhor nesses casos é buscar streaming de alguma TV estrangeira.
      Abs

  15. Rafael Lobato comentou em 10/06/13 at 11:38

    Bottas já fez mais do que Bruno Senna??? você é um brincalhão, o cara o tempo todo se arrastando atrás do grid só porque deu essa sorte já fez mais do que Bruno? o carro é ruim, mas se tivesse piloto com certeza já teria pontuado.

    • Murilo Rodrigues comentou em 11/06/13 at 11:55

      A Williams do ano passado, a meu ver, era melhor do que a deste ano.

  16. Carlos comentou em 10/06/13 at 11:35

    Williams não anda. Isso é fato. Mas a pressão de largar em 3º é impressionante. Por causa da pressão Bottas já não tracionou bem na largada. Nem deu para piscar direito e já veio um monte de gente p/ cima, quase engolindo ele. Mas mesmo assim o cara não fez besteira. Disputou bonito as posições. É uma promessa (que pode ou não vingar é claro). Eu só acho que na disputa com Alonso, após a ultrapassagem, na tentativa de retorno do Bottas, o bicampeão usou da malandragem e mudou duas vezes a linha na reta. Se fosse um cara mais rodado, o Button por exemplo, certamente protestaria no rádio.

  17. Guilherme comentou em 10/06/13 at 11:34

    Na verdade, a grande deficiência do Massa é não andar bem com carros instáveis. Ele é um piloto muito rápido quando seu carro está bom. Andda forte e é combativo. Mas em chuva, pistas lisas ou com instabilidade (incluido aí a Ferrari em 2012,2o11 e 2010) seu resultado é ruim. É uma deficiência dele, não tem e não terá jeito.

  18. Nilton comentou em 10/06/13 at 11:30

    Corrida do Massa ? boa ?
    Tomou volta do companheiro de equipe, escolha de pneus não justifica.

  19. Patric Ribeiro comentou em 10/06/13 at 11:24

    Fábio, comente ai sobre os NOVOS RENDIMENTOS DOS PNEUS NA MERCEDES!!

    Porque após os testes a Mercedes está VISIVELMENTE consumindo nenos pneus, isso também deve ir para conta sobre a possível punição sobre o teste realizado fora do Regulamento.

  20. Max Holfeld comentou em 10/06/13 at 11:08

    Ola Fabio, bom dia e boa semana. Acorrida do Helinho foi fantastica, assim como a do Massa. Evidente que alguma coisa está faltando no que diz respeito à equipe e o Massa. Talvez voce até tenha razão na questão de engenheiro. É algo para se pensar. Agora um detalhe importantissimo para os fãs da F1; a rede globo poderia ter liberado pelo menos um de seus canais para transmissão completa da corrida, e o pior, o Sport TV anunciava o VT completo da corrida, e o que fizeram?? simplesmente compactaram. Vejo isso como se estivessem dizendo: não estamos nem ai… podem reclamar a vontade, problema é de voces… Em outras palavras: sacanagem, falta de respeito. Mas tudo bem, temos coisas mais importantes para nos preocuparmos, do que uma siples emissora de tv. Em relação à comemoração com revolveres na corrida do Texas: simplesmente ridículo, inoportuno, fora de qualquer propósito. Um forte abraço, e vamos ver o que acontece agora na fase europeia.

  21. Sartori comentou em 10/06/13 at 11:08

    Bom dia! E os brasileiros na GP2? Tem notícias? Obrigado!

    • Fábio Seixas comentou em 10/06/13 at 19:22

      Só tem um. O Nasr. E está na luta pelo campeonato.
      Abs

  22. RUBONE comentou em 10/06/13 at 11:03

    Fabio ainda bem que você está escrevendo algo sobre a Indy.Maravilha,quanto a falar do Bruno o piloto é bom melhor que o Grojean e o Bottas e Zé Fini.

  23. jo lima comentou em 10/06/13 at 10:58

    Fábio, acho que com o resultado de ontem, talvez a ida de Raikonnen pra Renault esteja na contagem regressiva. A Lotus já começa a mostrar os problemas de uma equipe que não conta com o mesmo orçamento das grandes. E seria algum alento para alguma competição na temporada 2014 se Vettel tiver alguém que dispute com ele – ou seja, seria uma transferência também incentivada por quem manda na F-1, Ecclestone. Sei que ainda é cedo, mas me parece que o campeonato já está encaminhado para Vettel – pela quarta vez seguida.

    Agora, o ideal seria que Alonso pudesse ir para Red Bull. Aí em 2014 teríamos tudo para repetir épicos estilo Prost-Senna. Mas aí,admito, é sonho, pois duvido que Vettel o aceitaria como companheiro.

    • Eduardo comentou em 10/06/13 at 13:13

      Eu diría que o alonso é que não gostaria de um companheiro igual ao Vettel.
      Alem de não gostar de um companheiro que dispute com ele o mala prefere um piloto de testes particular que trabalhe para ele. O Massa e a ferrari são parceiros ideais mesmo.

      • Alberto comentou em 10/06/13 at 20:09

        E quem gosta?

    • marcelo comentou em 10/06/13 at 15:25

      na verdade o alonso é que não gostaria, pois ele gosta é de companheiro tipo o massa.

      • Alberto comentou em 10/06/13 at 20:10

        E quem gosta de companheiro bom?

    • Bernardo Gávea comentou em 10/06/13 at 17:59

      Ainda mais dificil eh o Alonso topar

  24. Coisinha comentou em 10/06/13 at 10:56

    Que absurdo essa morte do fiscal. Ainda mais naquela circunstância (atropelado pelo operador de um guindaste).

  25. Fernando Prass comentou em 10/06/13 at 10:50

    Fábio,

    A morte do fiscal é culpa tua, minha, da imprensa e de todos aqueles que gostam de F1.

    Veja, se um piloto morresse, hoje a foto do acidente seria capa dos principais jornais do mundo. Depois do almoço, na conversa com os colegas no cafezinho, este seria o tema dominante. Os blogs mundo a fora falariam sobre isto.

    O vencedor da corrida seria apenas um detalhes (faça uma pesquisa e você verá que poucos lembram quem venceu a fatídica corrida de Imola em 94).

    Como morreu “apenas” um fiscal, temos (no máximo) uma pequena nota na página de esportes. Eu provavelmente não vou lembrar de comentar o ocorrido no café depois do almoço. Você usou apenas 1/3 do post para falar do acidente.

    Em outras palavras, não há “publicidade” negativa relevante no fato, logo as otoridades competentes não gastam suas preciosas libras para resolver o problema.

    Abraço,

    Fernando Prass
    http://www.fp2.com.br
    http://www.twitter.com/fp2tecnologia

    • Paulo Z comentou em 10/06/13 at 11:20

      Eu não me sinto nem um pouco culpado pela morte do fiscal….fico triste por ele claro, mas me sentir culpado, jamais!

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/06/13 at 11:32

      Schumacher venceu em Ímola-94. Em relação ao acidente com o fiscal, há de se lamentar mas, infelizmente, ninguém se importa com os riscos vividos pelos fiscais. Alguém aí se lembra da morte de um deles, na Austrália, anos atrás, se não me engano, atingido por um pneu do carro do J. Villeneuve?

    • Kalil comentou em 10/06/13 at 13:10

      Olha a morte do fiscal é lamentável , esta fresco o assunto etc.., mas é um acidente de trabalho eu já trabalhei em metalúrgica e um operador de empilhadeira fez a mesma coisa com um colega nosso que estava agachado no chão procurando algumas peças numa prateleira, menos mal que a gente gritou e nosso colega acabou só com um pulso quebrado então constatamos também que a distração cria problemas infelizmente é assim, isso acontece na F1 como no cotidiano de uma empresa isso não diminui a dor da perda de um ser humano, mas não aconteceu porque era um GP de F1 e sim por distração do operador e dele que não reparou o avanço do trator, meus respeitos também para a família.

    • Nelson® - SP comentou em 10/06/13 at 14:25

      A morte do fiscal foi uma fatalidade causada por uma distração e não tem nenhuma relação de causa e efeito por ter acontecido durante uma corrida de F1. Poderia ter ocorrido em qualquer lugar como quando uma pessoa é atropelada ao atravessar a rua distraída sem olhar se vem algum veículo.

    • Carolina comentou em 10/06/13 at 14:45

      Concordo com a falta de espaço dando um acidente. Estava no circuito, perto de onde aconteceu o acidente, e fiquei besta quando vi que “a festa continuou”, sendo que o acidente tinha acontecido a poucos metros do pódio. A pessoas corriam do lado da grua pra não perder a festa e nem pareciam se importar com o fato que o cara tava lá quase morrendo.

      O lado bom é que a ambulância chegou no local muito rápido. Infelizmente os machucados eram muito sérios pra salvá-lo.

  26. Victor Dias Oliveira comentou em 10/06/13 at 10:49

    Bato nessa tecla há muito tempo. Não explica tudo, óbvio, mas grande parte das corridas ruins do Massa se deve ao corpo técnico que o assessora. Fico feliz de ver você escrever isso aqui.
    Smedley e sua turma devem ser revistos, urgentemente.

  27. Alberto comentou em 10/06/13 at 10:43

    Esse seu comentário do Massa ta com cara de Reginaldo Leme

  28. Alisson comentou em 10/06/13 at 10:34

    Puxando o gancho sobre a troca de engenheiro o Helinho fez isso na Penske, ele tinha um engenheiro de muitos anos e agora parece que a troca está surtindo efeito.

  29. Jair Aprigio comentou em 10/06/13 at 10:34

    Ei Fábio a Red Bull já era como como afirmou?

    • Fábio Seixas comentou em 10/06/13 at 10:42

      Ache um momento em que eu afirmei que “a red Bull já era” e eu mudo meu nome pra Clementina.

      • Wiris Alves comentou em 10/06/13 at 11:01

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Samuel comentou em 10/06/13 at 11:20

        Ainda quero ver o Vettel se medindo com um outro campeão mundial na mesma equipe. Colocar dois touros numa mesma equipe é uma receita explosiva que ninguém costuma seguir. Mesmo em 88, ao juntar Senna e Prost, a idéia era um top com um jovem talentoso. A mesma coisa em 2007 na mesma Mclaren. Aconteceu guerra por coincidência. Ver dois campeões se medindo na mesma equipe, como Button e Hamilton, tem sido coisa rara.

      • Samuel comentou em 10/06/13 at 11:21

        Seguindo o apelido que ganhou do seu ex colega de trabalho, que tal Clementina Seichelles? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Sandro Voce comentou em 10/06/13 at 12:09

        Ótimo, Fábio. Como sempre =)

      • Kalil comentou em 10/06/13 at 12:59

        não combina “Clementina Seixas” to Brincado Fábio eu vi você dizer que a Ferrari estava no momento muito bem e acredito que agora na fase europeia ela suva de posição também.

        • Kalil comentou em 10/06/13 at 13:49

          opa suba de produção desculpa ai gente.

      • Allez Alonso!! comentou em 10/06/13 at 17:17

        Clemê, e a Ferrari melhor carro?

  30. Eduardo Cruz comentou em 10/06/13 at 10:30

    Ainda bem que não sou o único que condena essa idiotice de comemorar uma vitória dando tiros.

    • Murilo Rodrigues comentou em 10/06/13 at 11:33

      Acho lamentável também mas parece que no Texas é uma virtude.

    • Kalil comentou em 10/06/13 at 13:10

      Meu No texas terra do Bush tudo pode,

    • Eduardo comentou em 10/06/13 at 13:14

      No fim os cara não são muito diferentes dos terroristas que eles tanto combatem.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).