Pílulas do Dia Seguinte
10/06/13 10:14Começando pelo mais importante: a morte do fiscal. Porque danem-se a corrida, o campeonato, as disputas, os atritos, as polêmicas. Uma vida se foi, e isso teve relação direta ao esporte. Não fosse a corrida, ele estaria vivo. O nome dele ainda não foi divulgado, apenas que tinha 38 anos. Minha idade, portanto. Ele estava ajudando na remoção do carro de Gutierrez, abaixou para pegar um rádio que caiu no chão e foi atropelado pelo operador de um guindaste que não o viu. “Minha profundas condolências à família do fiscal que perdeu a vida hoje, nossas orações são para ele e sua família hoje”, escreveu o mexicano no Twitter. A F-1 não registra morte de pilotos desde 1994, graças a uma série de medidas de choque tomadas pela FIA após as tragédias de Imola. Mas esta é a terceira morte de um fiscal desde 2000. Algo precisa ser feito. O treinamento precisa ser mais profissional. Os procedimentos precisam ser seguidos à risca. Protocolos precisam ser revistos. A vida de um fiscal vale tanto quanto a vida de um piloto, do Todt, do Ecclestone, a minha ou a sua;
O alemão recebeu algumas vaias no pódio. Se alguém souber o motivo exato, me explique. Mas suponho que seja aquela universal torcida contra o mais forte. E ontem ele foi o mais forte, imbatível, inalcançável;
O maior reconhecimento à superioridade de Vettel no final de semana veio de Alonso: “Este segundo lugar tem sabor de vitória”. O comentário ganha outra intensidade vindo de um cara como ele, que odeia perder. (Certa vez, em Mônaco, vi o espanhol chutar mesas e cadeiras do motorhome da Renault após um abandono);
Hamilton voltou a falar dos freios para justificar não ter feito uma corrida melhor: “Estamos progredindo, mas ainda não resolvemos nada. Estou aprimorando algumas técnicas que me ajudam”. O inglês é um baita piloto, tem crédito, não há motivos para desconfiar dele. E o caso ilustra o quão complexo é um carro de F-1. Um dos melhores pilotos do mundo, campeão, em seu sétimo ano na categoria, de repente encontra um problema numa questão teoricamente básica e se estrepa. Na F-1, amigos, não há detalhes;
E o Bottas? Largando em terceiro, festejado por todos _inclusive por mim, na transmissão das rádios Bandeirantes e BandNews FM_, terminou em 14º. “Eu e a equipe demos de tudo. Não importa o que fizéssemos em questão de estratégia, terminaríamos nessa posição mesmo”, disse. Resumindo: o carro é uma porcaria e só se classificou lá na frente por uma enorme conjunção de fatores, entre eles sua perícia no molhado. Mas essas coisas ficam na memória dos torcedores e, principalmente, dos chefes de equipe. Alguém escreveu no Twitter que, em sete GPs, Bottas já conseguiu mais do que Bruno: um brilhareco. É verdade;
Maldonado acha que a punição foi injusta. Ah, tá. Senta lá, meu filho;
Massa fez uma boa corrida, repito. Cometeu um erro no sábado? Sim. Mas estava inspirado no domingo. Fez uma boa largada e brilhou no primeiro trecho da prova. Mas pecou na estratégia, ao colocar pneus supermacios no primeiro pit stop. E reconheceu isso após a prova. “Acho que eu poderia ter ganho mais um ou duas posições se tivesse colocado os médios”, disse. Ok, reconhecer o erro é um mérito. E isso ele sempre faz, diga-se. O que falta é o passo seguinte: agir para que o erro não se repita. E aí vem minha maior crítica: não é a primeira vez que ele dança na estratégia por uma escolha errada de pneu. Não é a segunda, não é a terceira. Será que não está na hora de um papinho mais sério com a direção técnica da equipe? Será que não chegou o momento de trocar de engenheiro?;
Raikkonen pontuou pela 24ª corrida seguida e igualou o recorde histórico da F-1, que pertencia apenas a Schumacher. Já a McLaren ficou fora dos pontos após uma série de 64 GPs, encerrando uma marca também histórica. Nada disso é coincidência. O finlandês é de um talento nato impressionante. E a equipe inglesa começa a sentir os efeitos de uma situação que, repito, só deve começar a amainar em 2015, quando chegarem os motores Honda ;
Na Indy, show dos brasileiros na noite de sábado. Helinho venceu, com Tony em terceiro. Entre os dois, Hunter-Reay. Foi uma vitória com autoridade, reflexo direto do equilíbrio do carro e de sua habilidade na preservação dos pneus. Com o resultado, Helinho voltou à liderança do campeonato. Tem agora 259 pontos, contra 237 de Andretti;
Ainda sobre a Indy: impressiona o equilíbrio da temporada. Foram sete vencedores em oito etapas até agora. Apenas Hinchcliffe venceu duas vezes, em St.Petersburg e São Paulo. Hunter-Reay, Sato, Tony, Conway, Pagenaud e Helinho já tiveram o gostinho da vitória e há vários outros com chances de chegar lá. O campeonato está escancarado;
Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo.
Não fosse a corrida, ele estaria vivo. ???
A tá … por erro do falecido a corrida é a culpada ? Vamos culpar também o fabricante de armas, munição por cada morte.
Alguém obrigou o fiscal … no mínimo… inconsequente estar lá ?
Fica esse melodrama de jacaré … morreu por culpa exclusiva dele mesmo, fato !
Quanto a corrida, tirando o “puxasaquismo” do comentarista ao Vettel, deu a lógica dos treinos.
Vaiarem o Vettel no pódio foi ridículo, que bizarro, depois de uma corrida dessas, domínio absoluto, do piloto, e não do carro, pois o Webber levou fumo junto com Alonso e companhia. Falando em Alonso, ótima corrida do malandrão, mas acho que ele sempre faz esses comentários do tipo “foi o máximo que poderíamos conseguir hoje”, “esse pódio foi uma vitória pelos problemas que enfrentamos” e blá blá blá só para desmerecer e diminuir o mérito dos outros e não pra admitir superioridade alheia. Mesmo assim, levou fumo.
O Alonso se referiu a ele mesmo e à equipe, por acaso, agora é proibido alguém dar uma “injeção de ânimo” no grupo? Que idiotice.
Com todo o respeito, achei mais babaquice gritar o nome do Bin Laden em Indianápolis (segundo conta Flavio Gomes). Enfim…
Fabio Seixas parece um pouco cedo, menos da metade da temporada e muita coisa ainda pode acontecer. Mas até o presente momento; Grosjean e Maldonado com os seus desempenhos estariam fora da F1 em 2014?
O Massa fez duas corridas esse ano (Canadá e Espanha) que ele parecia numa estratégia de queimar os pneus em vez de conservá-los. Pelo menos essa foi minha visão, e não por coincidência foram as duas corridas mais festejadas dele. Será que não é essa a resposta para os problemas dele?
Fabio, analisando as 24 corridas de M.Schumacher na zona de pontuação e as de Kimi Raikkonen vejo uma tremendo contraste entre os resultados de Kimi e Schumy que chega a ser injusto com o Alemão, Michael Schumacher nestas 24 provas teve quase sempre no pódio, na sua grande maioria como vencedor, muitas como segundo e poucas como terceiro, alguma quarta colocação e se não me egano um 6°, Kimi tem 2 décimos lugares, nono, uns 2 sétimos, apenas uma vitória, poucos pódios, enfim, comparação boba, sem falar que na época do MS zona de pontuação ainda era so ate o sexta colocação..fato que já teria desclassificado Kimi deste recorde a muito tempo, gostaria que vc comentasse sobre este fato, q na minha opinião é sem importância, e meus sentimentos a família do fiscal.
Crítica construtiva ao Fábio, gosto muito de suas análises mas acredito que, como jornalista, se você omitisse seus pitacos pessoais de suas matéria seria ótimo. Cultura é cultura. Isso não se discute. Nada haver você inserir seu comentário: ” Em tempo: por todo o sempre vou achar uma enorme babaquice esse ritual de comemorar a vitória no Texas com revólveres, ainda que de brinquedo. ” Estragou seu texto assim como vem estragando outras redações… Se você fosse um AA e tivesse que brindar uma taça de Champanhe e falasse pro anfitrião que é babaquisse seria legal???
Pense nisso….
Eduardo
Este é um espaço de opinião. Mas você tem direito de não gostar.
Abs
Se comemorar com revólveres, mesmo de brinquedo, é babaquice, o que é então o que se faz aqui e em outras plagas onde se solta rojões infernizando quem quer sossego e ainda poluindo o ar que respiramos?
Não consta pra mim que alguém recentemente tenha entrado numa escola no Brasil, portando um rojão, e matado colegas e professores. Também não consta pra mim que algum piloto tenha comemorado alguma vitória de alguma categoria estourando um rojão no pódio.
Abs
Infelizmente o brasileiro adora soltar rojão, faz parte de cultura e, uma vez que é proibido de usarem nos estádios, agora os usam do lado de fora, de maneira excessiva, o que é lamentável.
Sem querer defender… Mas blog não é jornal. Em um blog espera-se a opinião pessoal do blogueiro. Eu acesso aqui pela opinião do Fábio. Senão eu acessava apenas o Tazio. Lá tem a informação.
Concordo que o Massa precisa de uma nova “gerência de engenharia” . Amizade dele com o Smedley é legal, antiga, mas já deu.
Porém, quando tudo pode melhorar ele mesmo escorrega na banana…
A situação dele não muda. O que acontece com ele, só acontece com ele. Não acontecia com o Schumy, e não acontece com o Alonso, com Vettel, Hamilton, etc.
Categoria, é isso. Falta Categoria…
Pode colocar o Adrian Newey com ele que não vai mudar.
Senta e chora meu filho… infelizmente.
E sendo assim, melhor um amigo do lado que um novo engenheiro querendo mostrar trabalho e acabar queimando o cara.
Abs
É bem idiota esse comemoração com revolveres. Mas é algo típico dos turrões rednicks do Texas, dificilmente vai mudar. “Old habits die hard!”
Vai lá gritar “Bin Laden” pra eles de novo kkkkkkkkkkkkk.
Adorei aquele coluna do Flávio Gomes sobre suas histórias, vocês deveriam escrever um livro.
Vaiaram o Vettel pois não gostam dele, simples. A imprensa acha ele carismático e tudo mais, mas a torcida não. Principalmente os torcedores europeus. E em Montreal a maioria da torcida era da Ferrari, e torcedores da Ferrari tendem a não ser muito “educados”, basta lembrar o que fazem em Monza.
Fábio, uma vez disseram que F1 é resultado. Conforme mostram os dados abaixo, não consegui visualizar como o Bottas “conseguiu” mais do que o Bruno neste início de temporada.
Austrália – Malásia – China – Bahrain – Espanha – Mônaco – Canadá – Pontos
Bruno Senna 16° 6° 7° 22° Ret 10° 17° 15
Valtteri Bottas 14° 11° 13° 14° 16° 12° 14° 0
Chegou a frente do companheiro de equipe no final da corrida: Senna 4 X 3 Maldonado
Bottas 5 X 2 Maldonado
Pode explicar melhor?
Fábio, você acha que o campeonato deste ano, já está nas mãos do Vettel?
esse bottas so tem vaga pq seu empresario é socio da williams e o companheiro de equipe compra uma vaga tirando a ferrai, red bull, lotus e force india o resto são medianos
Fábio ontem como a Globo parou de transmitir eu tentei ouvir a bandeirantes e band news fm através de do aplicativo TuneIn Radio pra Android, eu selecionei a do Rio de Janeiro mas estava transmitindo o jogo da seleção.
Tem algum site oficial para que eu possa ouvir na próxima corrida?
O melhor nesses casos é buscar streaming de alguma TV estrangeira.
Abs
Bottas já fez mais do que Bruno Senna??? você é um brincalhão, o cara o tempo todo se arrastando atrás do grid só porque deu essa sorte já fez mais do que Bruno? o carro é ruim, mas se tivesse piloto com certeza já teria pontuado.
A Williams do ano passado, a meu ver, era melhor do que a deste ano.
Williams não anda. Isso é fato. Mas a pressão de largar em 3º é impressionante. Por causa da pressão Bottas já não tracionou bem na largada. Nem deu para piscar direito e já veio um monte de gente p/ cima, quase engolindo ele. Mas mesmo assim o cara não fez besteira. Disputou bonito as posições. É uma promessa (que pode ou não vingar é claro). Eu só acho que na disputa com Alonso, após a ultrapassagem, na tentativa de retorno do Bottas, o bicampeão usou da malandragem e mudou duas vezes a linha na reta. Se fosse um cara mais rodado, o Button por exemplo, certamente protestaria no rádio.
Na verdade, a grande deficiência do Massa é não andar bem com carros instáveis. Ele é um piloto muito rápido quando seu carro está bom. Andda forte e é combativo. Mas em chuva, pistas lisas ou com instabilidade (incluido aí a Ferrari em 2012,2o11 e 2010) seu resultado é ruim. É uma deficiência dele, não tem e não terá jeito.
Corrida do Massa ? boa ?
Tomou volta do companheiro de equipe, escolha de pneus não justifica.
Fábio, comente ai sobre os NOVOS RENDIMENTOS DOS PNEUS NA MERCEDES!!
Porque após os testes a Mercedes está VISIVELMENTE consumindo nenos pneus, isso também deve ir para conta sobre a possível punição sobre o teste realizado fora do Regulamento.
Ola Fabio, bom dia e boa semana. Acorrida do Helinho foi fantastica, assim como a do Massa. Evidente que alguma coisa está faltando no que diz respeito à equipe e o Massa. Talvez voce até tenha razão na questão de engenheiro. É algo para se pensar. Agora um detalhe importantissimo para os fãs da F1; a rede globo poderia ter liberado pelo menos um de seus canais para transmissão completa da corrida, e o pior, o Sport TV anunciava o VT completo da corrida, e o que fizeram?? simplesmente compactaram. Vejo isso como se estivessem dizendo: não estamos nem ai… podem reclamar a vontade, problema é de voces… Em outras palavras: sacanagem, falta de respeito. Mas tudo bem, temos coisas mais importantes para nos preocuparmos, do que uma siples emissora de tv. Em relação à comemoração com revolveres na corrida do Texas: simplesmente ridículo, inoportuno, fora de qualquer propósito. Um forte abraço, e vamos ver o que acontece agora na fase europeia.
Bom dia! E os brasileiros na GP2? Tem notícias? Obrigado!
Só tem um. O Nasr. E está na luta pelo campeonato.
Abs
Fabio ainda bem que você está escrevendo algo sobre a Indy.Maravilha,quanto a falar do Bruno o piloto é bom melhor que o Grojean e o Bottas e Zé Fini.
Fábio, acho que com o resultado de ontem, talvez a ida de Raikonnen pra Renault esteja na contagem regressiva. A Lotus já começa a mostrar os problemas de uma equipe que não conta com o mesmo orçamento das grandes. E seria algum alento para alguma competição na temporada 2014 se Vettel tiver alguém que dispute com ele – ou seja, seria uma transferência também incentivada por quem manda na F-1, Ecclestone. Sei que ainda é cedo, mas me parece que o campeonato já está encaminhado para Vettel – pela quarta vez seguida.
Agora, o ideal seria que Alonso pudesse ir para Red Bull. Aí em 2014 teríamos tudo para repetir épicos estilo Prost-Senna. Mas aí,admito, é sonho, pois duvido que Vettel o aceitaria como companheiro.
Eu diría que o alonso é que não gostaria de um companheiro igual ao Vettel.
Alem de não gostar de um companheiro que dispute com ele o mala prefere um piloto de testes particular que trabalhe para ele. O Massa e a ferrari são parceiros ideais mesmo.
E quem gosta?
na verdade o alonso é que não gostaria, pois ele gosta é de companheiro tipo o massa.
E quem gosta de companheiro bom?
Ainda mais dificil eh o Alonso topar
Que absurdo essa morte do fiscal. Ainda mais naquela circunstância (atropelado pelo operador de um guindaste).
Fábio,
A morte do fiscal é culpa tua, minha, da imprensa e de todos aqueles que gostam de F1.
Veja, se um piloto morresse, hoje a foto do acidente seria capa dos principais jornais do mundo. Depois do almoço, na conversa com os colegas no cafezinho, este seria o tema dominante. Os blogs mundo a fora falariam sobre isto.
O vencedor da corrida seria apenas um detalhes (faça uma pesquisa e você verá que poucos lembram quem venceu a fatídica corrida de Imola em 94).
Como morreu “apenas” um fiscal, temos (no máximo) uma pequena nota na página de esportes. Eu provavelmente não vou lembrar de comentar o ocorrido no café depois do almoço. Você usou apenas 1/3 do post para falar do acidente.
Em outras palavras, não há “publicidade” negativa relevante no fato, logo as otoridades competentes não gastam suas preciosas libras para resolver o problema.
Abraço,
Fernando Prass
http://www.fp2.com.br
http://www.twitter.com/fp2tecnologia
Eu não me sinto nem um pouco culpado pela morte do fiscal….fico triste por ele claro, mas me sentir culpado, jamais!
Schumacher venceu em Ímola-94. Em relação ao acidente com o fiscal, há de se lamentar mas, infelizmente, ninguém se importa com os riscos vividos pelos fiscais. Alguém aí se lembra da morte de um deles, na Austrália, anos atrás, se não me engano, atingido por um pneu do carro do J. Villeneuve?
Olha a morte do fiscal é lamentável , esta fresco o assunto etc.., mas é um acidente de trabalho eu já trabalhei em metalúrgica e um operador de empilhadeira fez a mesma coisa com um colega nosso que estava agachado no chão procurando algumas peças numa prateleira, menos mal que a gente gritou e nosso colega acabou só com um pulso quebrado então constatamos também que a distração cria problemas infelizmente é assim, isso acontece na F1 como no cotidiano de uma empresa isso não diminui a dor da perda de um ser humano, mas não aconteceu porque era um GP de F1 e sim por distração do operador e dele que não reparou o avanço do trator, meus respeitos também para a família.
A morte do fiscal foi uma fatalidade causada por uma distração e não tem nenhuma relação de causa e efeito por ter acontecido durante uma corrida de F1. Poderia ter ocorrido em qualquer lugar como quando uma pessoa é atropelada ao atravessar a rua distraída sem olhar se vem algum veículo.
Concordo com a falta de espaço dando um acidente. Estava no circuito, perto de onde aconteceu o acidente, e fiquei besta quando vi que “a festa continuou”, sendo que o acidente tinha acontecido a poucos metros do pódio. A pessoas corriam do lado da grua pra não perder a festa e nem pareciam se importar com o fato que o cara tava lá quase morrendo.
O lado bom é que a ambulância chegou no local muito rápido. Infelizmente os machucados eram muito sérios pra salvá-lo.
Bato nessa tecla há muito tempo. Não explica tudo, óbvio, mas grande parte das corridas ruins do Massa se deve ao corpo técnico que o assessora. Fico feliz de ver você escrever isso aqui.
Smedley e sua turma devem ser revistos, urgentemente.
Esse seu comentário do Massa ta com cara de Reginaldo Leme
Puxando o gancho sobre a troca de engenheiro o Helinho fez isso na Penske, ele tinha um engenheiro de muitos anos e agora parece que a troca está surtindo efeito.
Ei Fábio a Red Bull já era como como afirmou?
Ache um momento em que eu afirmei que “a red Bull já era” e eu mudo meu nome pra Clementina.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ainda quero ver o Vettel se medindo com um outro campeão mundial na mesma equipe. Colocar dois touros numa mesma equipe é uma receita explosiva que ninguém costuma seguir. Mesmo em 88, ao juntar Senna e Prost, a idéia era um top com um jovem talentoso. A mesma coisa em 2007 na mesma Mclaren. Aconteceu guerra por coincidência. Ver dois campeões se medindo na mesma equipe, como Button e Hamilton, tem sido coisa rara.
Seguindo o apelido que ganhou do seu ex colega de trabalho, que tal Clementina Seichelles? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo, Fábio. Como sempre =)
não combina “Clementina Seixas” to Brincado Fábio eu vi você dizer que a Ferrari estava no momento muito bem e acredito que agora na fase europeia ela suva de posição também.
opa suba de produção desculpa ai gente.
Clemê, e a Ferrari melhor carro?
Ainda bem que não sou o único que condena essa idiotice de comemorar uma vitória dando tiros.
Acho lamentável também mas parece que no Texas é uma virtude.
Meu No texas terra do Bush tudo pode,
No fim os cara não são muito diferentes dos terroristas que eles tanto combatem.