Vettel, vitória-desabafo no Canadá
09/06/13 16:39Nos últimos dois anos Vettel largou na frente em Montreal, mas não conseguiu vencer.
Desta vez decidiu que seria diferente. E fez uma prova impecável.
Perdoem o clichê, mas não pensei em nada melhor: o alemão correu com a faca nos dentes.
Foi uma vitória-desabafo.
Mandou 13s586 de vantagem sobre Alonso, o segundo colocado. Hamilton ficou o terceiro. Massa terminou em oitavo.
Foi a 29ª vitória do alemão na F-1 e a terceira em sete corridas nesta temporada. Foi, ainda, o primeiro triunfo dele e da Red Bull na Ilha de Notre Dame.
A corrida não foi das melhores, mas teve lances interessantes.
Vettel não deu moleza na largada e manteve a primeira posição. Hamilton também segurou seu segundo lugar. Rosberg pulou para terceiro, seguido por Webber.
Alonso e Bottas protagonizaram um bonito duelo, acirrado e leal, com vantagem para o espanhol.
O top 10 ao final da primeira volta, Vettel, Hamilton, Rosberg, Webber, Alonso, Bottas, Vergne, Sutil, Ricciardo e Raikkonen. Massa ganhou duas posições e cruzou em 14º.
Mantendo sua tática de não dar sopa para o azar, Vettel tratou de abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 4s3 sobre Hamilton.
Na sexta volta, Sutil rodou, mas não acertou ninguém. Foi parar atrás de Massa, que agradeceu. Na sequência, o alemão ainda levou um toque de Maldonado, que ganhou mais um drive-through para sua coleção.
Com tudo meio igual lá na frente, o brasileiro virou a atração do começo da prova, escalando o pelotão. Na nona volta, já era o 11º. Na décima, entrou na zona de pontos.
Um ritmo sensacional, que bom se fosse sempre assim.
Massa chegou então em Raikkonen, que estava preso atrás de Ricciardo. Tentou, tentou, mas foi o finlandês que conseguiu a ultrapassagem sobre o australiano.
O brasileiro então partiu pra cima de Ricciardo. Teve sua vida facilitada quando, na 13ª volta, o adversário entrou nos boxes. Nona colocação.
Na 14ª volta, Webber abriu os pits entre os pilotos do pelotão da frente. Tirou os supermacios e colocou os médios.
Rosberg parou na seguinte, mas colocou outro jogo de supermacios. Uma aposta estratégica que teria consequências mais à frente.
Vettel parou na 16ª. Alonso, na 17º. Ambos colocaram os médios. Massa entrou na 18ª e manteve os supermacios.
Então líder, Hamilton entrou na volta seguinte. Colocou os médios e saiu 11s atrás de Vettel.
Raikkonen parou na 23ª e perdeu tempo nos boxes.
As duas histórias da prova permaneciam boas. Vettel continuava abrindo para Hamilton, e Massa seguia acelerando fundo.
Na 28ª volta, o alemão tinha 15s5 sobre o inglês. E o brasileiro era o décimo, mas atrás de dois pilotos que ainda não haviam parado, Di Resta e Grosjean.
Surgiu, então, outra boa história: Rosberg x Webber x Alonso na briga pela terceira posição. Mas essa foi facilmente resolvida.
Na 31ª, Webber passou o alemão. Alonso veio no embalo e fez o mesmo poucas curvas depois.
Não foi coincidência. A tal estratégia diferente de Rosberg não se sustentou. Com os pneus no bagaço, ele teve de parar na 32ª. Aposta errada.
Massa tornou-se então o único piloto na pista com os supermacios. De novo não foi coincidência: empacou atrás de Sutil. Outro que errou.
Na 38ª, Van der Garde aprontou: retardatário, fechou Webber, que perdeu um pedaço da asa dianteira. Stop and go de 10 segundos para o holandês.
O top 10 na 40ª volta tinha Vettel, Hamilton, Webber, Alonso, Rosberg, Vergne, Di Resta, Grosjean, Massa e Pérez. Com um detalhe: Di Resta e Grosjean ainda não haviam parado.
Só então Hamilton e Alonso começaram a apertar o ritmo. Deu certo para o espanhol, que na 42ª volta passou Webber e assumiu o terceiro posto.
Na 43ª, Massa foi para seu segundo pit. É…
Grosjean parou na 43ª. Di Resta tornou-se o único na pista que não havia passado pelos boxes. Aplausos.
Na 47ª, Webber parou, o primeiro pit “normal” entre a turma lá da frente. Alonso entrou na sequência. Na 49ª, foi a vez de Vettel e Hamilton trocarem os pneus.
Vettel? Tomou um susto na 52ª volta. Quase escapou na primeira chicane, mas se manteve na pista. Típica falta de concentração de quem está tranquilo na liderança _ele tinha, àquela altura, 14s8 sobre Hamilton.
“Fique tranquilo”, disse o engenheiro pelo rádio, mais um “pelamordedeus” do que um conselho.
Na 54ª, Massa enfim passou Grosjean e retornou à zona de pontos.
E o Di Resta? Lembram dele? Pois é, fez seu primeiro e único pit na 57ª volta e voltou à pista em sétimo.
Os pneus dele vão ter que ser dissecados para estudos.
Das histórias da prova, Vettel continuava bem. Massa nem tanto: após o erro estratégico, ficou ali mesmo em décimo.
O barato da prova tornou-se a aproximação de Alonso sobre Hamilton. Faltando 10 voltas para o fim, 0s4 separavam os rivais.
Na 63ª, Alonso tentou pela primeira vez e não conseguiu. Na 64ª, não teve jeito, colocou sua Ferrari à direita da Mercedes e com precisão milimétrica tomou o segundo lugar.
Hamilton grudou na caixa de câmbio do espanhol, tentou dar o bote algumas vezes, mas não conseguiu finalizar a manobra.
Quem conseguiu um brilhareco no final foi Massa. Fez uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen e tomou-lhe o oitavo lugar.
“Sim! A gente venceu no Canadá”. gritou Vettel, quando cruzou a linha de chegada.
O top 10 na bandeira quadriculada, Vettel, Alonso, Hamilton, Webber, Rosberg, Vergne, Di Resta, Massa, Raikkonen e Sutil.
Com o resultado, Vettel continua na liderança do Mundial.
Soma 132 pontos, contra 96 de Alonso, que tomou a vice-liderança de Raikkonen. O finlandês agora tem 88, em terceiro. Hamilton tem 77, seguido por Webber, com 69. Depois aparecem Rosberg, com 57, e Massa, com 49.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 201, contra 145 da Ferrari e 134 da Mercedes.
Nesta temporada, Vettel é o piloto que mais venceu (3), o que mais subiu ao pódio (4, empatado com Raikkonen), o que mais fez poles (3, empatado com Rosberg) e o que mais cravou melhores voltas (3).
Seu tetracampeonato já começa a parecer a mais forte das possibilidades para o fim do ano.
Vai dar Ferrari no final… pressinto ! “Winter Is Coming” !
Alonso o maior e melhor da atualidade…
Ferrari despede o lixo do Massa .. pra ontem.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Perdoado pelo clichê.
Pior seria se fosse usado da mesma forma que o nosso formidável narrador global “está LITERALMENTE com a faca nos dentes”. Nego imbecil.
Fico me perguntando quando que “literalmente” deixou de ser a expressão em seu sentido literal e virou uma simples hipérbole.
Vettel também lambeu o muro na primeira metade da prova
Não adianta a torcida brasileira querer desmerecer Fernando Alonso porque o espanhol é cerebral. Vettel ganhou com competência e o campeonato será disputado entre os dois. Massa… o de sempre… sempre atrás…
Na minha opinião a corrida não foi lá essas coisas, não saiu fora do normal como aconteceu em 2011, foi uma corrida chata e monotona e as McLarens mais uma vez foram decepcionantes
O acharam da despedida do zaca em terras canadenses? Pra mim, foi como tem sido ultimamente…….medíocre!!!!!
FABIO, FALE UM POUCO SOBRE FORMULA INDY… O HELINHO E O TK FAZEM CORRIDAS INCRIVEIS SEM DEIXAR NINGUEM PASSAR, INCLUSIVE O HELINHO NA CORRIDA DE ONTEM METEU 1 VOLTA NO COMPANHEIRO DE EQUIPE DELE. CHEGA DE FELIPE fuMASSA!!!!
Fabio qualquer coisa é melhor do que “com a faca nos dentes”. Você é melhor do que isto, “vitória desabafo” soa bem e é original.
Fabio, tem MUITO campeonato pela frente, sim , Vettel esta consistente, é lider, etc, todavia basta uma “azar” e Alonso ta no vacuo, ano passado Alonso tinha 50 pontos vantagem sobre Vettel, bastou 2 acidentes Alonso nao pontuou , Vettel pegou a liderançao e manteve ate o fim
Sacanagem da Globo não passar a corrida, nem na SporTV e SporTV2… ainda bem que arranjei uma transmissão pela internet da BBC, que, aliás, também transmite as entrevistas após a corrida.
Foi uma corrida interessante. Destaque para Vergne que ficou entre o top 10. Mercedes parece ter se adaptado melhor aos pneus,talvez por causas dos teste secretos,quem sabe. Parabéns ao Raikkonen por ter se igualado ao recorde de Schumacher. Paul Di Reste também foi muito bem,largando em 17º,se não me engano, e terminou em 7º. Sobre os pneus,além de Ferrari e Lotus,aparece agora a Force India se adaptando melhor aos pneu,pelo jeito,os novos compostos não serão implementados no próximo gp. Boa corrida de Vettel,os pilotos da Ferrari foram muito bem.
as ferraris andaram bem pacas….. acredito q ferraris andam melhor na corrida q as RED BULL….
Eu tenho uma conexão de alta velocidade, mas não consegui acompanhar muito bem a segunda metade da corrida por streaming. Coloquei em uns 20 sites diferentes e todos ficavam travando demais. Uma verdadeira porcaria. Mais uma vez eu comento sobre o que dizem quando “Perez dá show”, ou Kobaiashi, ou sei lá quem. O Massa e o Alonso fizeram +ou- isso hoje, mas com a limpeza e precisão das ultrapassagens, e o pequeno detalhe de ter chegado na linha de chegada com o carro inteiro, deles e dos outros corredores. Sobre o pneu do Di Resta, realmente é curioso. Será que ele que fez isso na pilotagem? Regulagem do carro? Agora sim que vão se perder de vez com esse negócio de pneus.
Sutil mostrou mais uma vez que caráter não é o seu forte.Segurando hamilton devido a prolemas pessoais com o mesmo, ridículo.Mostrou que não é também um bom profissional pois prejudicou seu time.
Sinceramente, eu não acho que o Sutil atrapalhou, propositadamente, a briga entre o inglês e o espanhol, foram circunstâncias de corrida mas a FIA interpretou da maneira dela (nem sempre ela acerta). De qualquer forma, Alonso o passaria mais cedo ou mais tarde.
Mas daqui a pouco vem o pessoal “que sabe tudo” dizendo que o Vettel só ganha por conta da RBR e que o Alonso é vigarista. os caras são bons e ponto final.
Fabio, boa tarde, não podemos nos esquecer do 24° gp seguido pontuando do Raikkonen… Vettel realmente mostra que será difícil detê-lo, e quanto às mercedes?? Não estão tão frágeis como no começo da temporada né?? será que elas podem beliscar um vice campeonato de pilotos?? abraço… obs: como a globo desrespeita o publico da F1, simplesmente esquece, coloca a continuação da corrida na merda do sportv né… simplesmente não consigo entender!!
E a globo “bandieou” a transmissão…
puta falta de sacanagem nessa porra nao passar o final!!!!!!!
logo na melhor corrida do massa!!
Excelente resumo da corrida, principalmente pra quem é órfão da informação, e tem que aturar a falta de caráter da Globo, de longe a maior prost (e não estou falando do Alain) deste País.
Mas, meu caro Fábio, nesse seu ótimo post bem que caberia também um resuminho da Tabela de Classificação dos pilotos (ao menos, as 5 primeiras posições, após a corrida de hoje);
Está lá no final, ué.
Abs
Vale lembrar também que o Kimi igualou o recorde de corridas seguidas nos pontos, embora na época do Schumacher a zona de pontuação era menor.
Acho legal ver alguns recordes do alemão caírem porque pareciam que não podiam ser alcançados.
Eu pensei a mesma coisa quando Schumacher bateu o recorde de poles, vitórias, m.volta, pódios, etc…
Vettel vai superar o recorde de poles no máximo em seis anos, isso é ótimo pra mostrar que Schumacher e Senna não podiam ser alcançados….
Detalhe, o alemão não esta dendo ajudinha pra fazer suas poles, até aqui, foi tudo conquistado na raça. Senna pra fazer as primeiras 15 poles dependeu de um motor com 100 cv a mais que os rivais(Williams, Ferrari e Mclaren não usavam motores especiais em classificação em 85-86), assim é fácil construir recordes. Outro detalhe, os companheiros de Senna não tinham essa mordomia de motor especial na classificação…
O problema é que esses “pequenos detalhes” passam despercebidos pelas viúvas.
E você acha que é fácil colocar 1200 hp no chão,com só 640kg e uma faixa de torque bem estreita.
Os companheiros de Senna nunca tiveram nenhuma mordomia, aliás na F-1 moderna foi o Senna que inventou esse negócio de vetar a entrada de companheiros de equipe.
Realmente a zona de pontuação era menor, porém duas coisas favorecem o Kimi:
1) ele teve nesse período a 3ª ou 4ª melhor equipe do grid, e não a primeira, como Schumi;
2) a envergadura dos nomes do atual grip humilham ao daquele período.
Record bem besta por sinal, não muda absolutamente nada, não diz nada sobre nada.
Fábio, sobre Hamilton ter sido prejudicado com o retardatário (Sutil, pode ser?não estou certo), que desrespeitou bandeiras azuis, sendo inclusive penalizado, o que me diz?
obs: estou no exterior, assisti pela tv espanhola que, apesar de torcer por Alonso, ficou indignada, apoiando o inglês.
abs
Se fosse Vettel fábio taria dando xilique.
Meu amigo você não deve entender bem o espanhol, pois eles disseram que ele atrapalhava a ambos tanto Hamilton como Alonso.
Eu não achei que atrapalhou pois não vi o Hamilton ameaçar ultrapassar o Sutil. Agora só falta obrigarem um retardatário, estando a mais de 1 seg à frente, ter que “pisar” nos freios para abrir caminho.
Entendo sim, até porque morei aqui por 5 anos.
Disseram – e por mais de uma vez – que Hamilton foi prejudicado, soltando inclusive um “e o Alonso agradece”.
em tempo: tanto que Sutil foi punido por ter ignorado a bandeira azul e, já quando a transmissão mostrava Vettel, ALonso e Hamilton na sala, disseram “Hamilton com cara d epoucos amigos, também pudera, foi prejudicado claramente”.
E fim de papo.
puta falta de sacanagem nessa porra nao passar o final!!!!!!!
Apodreça, Ferrari!!!!!!!!!!!!
DEIXA ESSA FERRARI DO CHORÃO E CONVENCIDO ALONSO PARA TRÁS,KKKKKKKKKKKK, VIVA VETTEL.
Dois idiotas.
E aumenta a diferença entre Vettel e Alonso no campeonato. E aumenta a diferença entre Red Bull e os Nojentos. Chuuuuupa, Ferrari!!!!!
gildo:típico comentário de um imbecil e babaca.
Tu é mal amado hein, Gildo. Menos recalque nesse coraçãozinho, cara. rs
Não consigo imaginar nada mais nojento do que um tal de Guido da Silva.
V4TTEL V4TTEL V4TTEL
Sensacional a vitória do Vettel. O cara é bom demais. Agora, é esperar a punição da Mercedes e de seus pilotos. O testgate não pode ficar impune, em razão da pouca credibilidade que ainda resta do esporte, manchado pelo caso de espionagem da Mclaren em 2007.
Credibilidade do esporte,F-1 é política não esporte.F-1 seria esporte se todos disputassem em condições iguais de vitória.Muitos times não dão condições iguais nem para seus integrantes, portanto para f-1 virar esporte seria preciso mudar muita coisa.
Desde 1950, há equipes mais bem preparadas que as outras. Um exemplo, em 1988, só havia uma equipe correndo (2 carros), os outros eram coadjuvantes. E aí, naquela época, voce reclamava?
Valeu, sabidão.
KKKKKKKKKK QUE PIADA
é vai ser dificil acontecer alguma coisa, o Ros Brown já assumiu a culpa,,,imagina só
Fabio me diz aonde você assistiu a corrida na metade para o final???
E qual a sua opinão do que a globo fez com os fãs da formula? Ela a toda poderosa esta certo?
O dono do blog tá pouco se lixando pra nós…vai ai onde vc deve assistir da próxima vez, uma vez aberto o link vc escolhe a opção motor sport dai só é escolher o link que melehor desejar, tem em inglês e espanhol….
http://www.firstrow1.eu/
Eu coloco no blog uma lista de links pra ver a corrida e tenho que ler essas coisas…
Não consegui assistir por este site, sempre tinham propaganda em cima da imagem, outros links de propaganda apareciam, uma merda, isso sim.
Não tem meu caro. Ano após ano os espectadores de F-1 são menores. Já no futebol… O oposto. A questão é que com a programação dominical da globo, os GPs da América do Norte caem junto. A grande maioria dos expectadores do domingo querem ver dança dos famosos do faustão ou jogos do brasileirão. Não querem ver F-1. E ainda mais sendo um jogo do Brasil e França. É que foi uma coincidência, que não acontece toda hora. O GP do Canadá sempre é transmitido na íntegra, mas em 2011 foi a prova mais longa da F-1, durou 4 horas, daí tiveram que começar a passar o jogo do brasileirão. E o GP de Austin tem o fuso horário mais atrasado ainda. Ano passado foi gravado e passado depois do fantástico. Mas isso é uma vez só no ano. E para os europeus esse GP vai até quase a meia noite de domingo! Pouca gente deve assistir eu acho. Mas pelo menos desta vez vai ter reprise no Sportv e os vídeos no site do G1.
Longe de querer defender a Globo, mas se eles transmitissem a F1 e não o jogo da seleção, então os fãs do futebol que iriam reclamar, não? Não dá para agradar a gregos e troianos. Em todo caso, existe SporTV para isso.
Eu quero dizer que jamais iriam cortar o jogo da Seleção. Só se for em outro planeta. Impossível isso. O que poderiam fazer é como Austin, passar gravado no final da noite de domingo (se não me engano foi assim ano passado). Nos últimos dez anos o ibope de F-1 caiu 55% no Brasil. Mas se não me engano no resto do mundo caiu mais ainda. O Brasil mesmo assim é o maior mercado de espectadores de F-1. Eu li isso em reportagens aqui mesmo do Uol ano passado.
Mas, apesar de tudo isso, que eu fiquei com raiva, fiquei, hehehe.
Fabio, valeu a dica dos links….
O melhor comentário da prova no Twitter veio pela equipe Lotus: “Another stop for Rosberg, 2016 tyre test?”
E olha que o Alonso tem o melhor carro, kkkkkkkkkkkkkk, Massa tomou uma volta, belo pilotinho de autorama.
É, o melhor carro é a Ferrari mesmo….
Onde que a Ferrari está melhor que a RBR? Até o Webber fez a melhor volta.
É tetra! É tetra! É tetra!
Se fosse o Alonso: é treta! É treta! É treta!
Boa, Jorge! Bem observado.
Um senta e o outro Rebolla. Tristeza de comentários…
E lá se pode exigir inteligência de todos ?
Stronzo!
Excelente comentário, Jorge.
tetra é a RedBull por anos ..mudar o “mapa” do motor para usar os gases do escapamento..em seu difusor roubabull… contrariando o regulamento…..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eitaaaa.. você e o Gildo que dois babaquinhas… é bom torcer pelo Vetel.. ele merece mesmo… mas não entendo da raiva contra o Alonso… excepcional piloto também