Vettel, vitória-desabafo no Canadá
09/06/13 16:39Nos últimos dois anos Vettel largou na frente em Montreal, mas não conseguiu vencer.
Desta vez decidiu que seria diferente. E fez uma prova impecável.
Perdoem o clichê, mas não pensei em nada melhor: o alemão correu com a faca nos dentes.
Foi uma vitória-desabafo.
Mandou 13s586 de vantagem sobre Alonso, o segundo colocado. Hamilton ficou o terceiro. Massa terminou em oitavo.
Foi a 29ª vitória do alemão na F-1 e a terceira em sete corridas nesta temporada. Foi, ainda, o primeiro triunfo dele e da Red Bull na Ilha de Notre Dame.
A corrida não foi das melhores, mas teve lances interessantes.
Vettel não deu moleza na largada e manteve a primeira posição. Hamilton também segurou seu segundo lugar. Rosberg pulou para terceiro, seguido por Webber.
Alonso e Bottas protagonizaram um bonito duelo, acirrado e leal, com vantagem para o espanhol.
O top 10 ao final da primeira volta, Vettel, Hamilton, Rosberg, Webber, Alonso, Bottas, Vergne, Sutil, Ricciardo e Raikkonen. Massa ganhou duas posições e cruzou em 14º.
Mantendo sua tática de não dar sopa para o azar, Vettel tratou de abrir vantagem. Na quinta volta, já tinha 4s3 sobre Hamilton.
Na sexta volta, Sutil rodou, mas não acertou ninguém. Foi parar atrás de Massa, que agradeceu. Na sequência, o alemão ainda levou um toque de Maldonado, que ganhou mais um drive-through para sua coleção.
Com tudo meio igual lá na frente, o brasileiro virou a atração do começo da prova, escalando o pelotão. Na nona volta, já era o 11º. Na décima, entrou na zona de pontos.
Um ritmo sensacional, que bom se fosse sempre assim.
Massa chegou então em Raikkonen, que estava preso atrás de Ricciardo. Tentou, tentou, mas foi o finlandês que conseguiu a ultrapassagem sobre o australiano.
O brasileiro então partiu pra cima de Ricciardo. Teve sua vida facilitada quando, na 13ª volta, o adversário entrou nos boxes. Nona colocação.
Na 14ª volta, Webber abriu os pits entre os pilotos do pelotão da frente. Tirou os supermacios e colocou os médios.
Rosberg parou na seguinte, mas colocou outro jogo de supermacios. Uma aposta estratégica que teria consequências mais à frente.
Vettel parou na 16ª. Alonso, na 17º. Ambos colocaram os médios. Massa entrou na 18ª e manteve os supermacios.
Então líder, Hamilton entrou na volta seguinte. Colocou os médios e saiu 11s atrás de Vettel.
Raikkonen parou na 23ª e perdeu tempo nos boxes.
As duas histórias da prova permaneciam boas. Vettel continuava abrindo para Hamilton, e Massa seguia acelerando fundo.
Na 28ª volta, o alemão tinha 15s5 sobre o inglês. E o brasileiro era o décimo, mas atrás de dois pilotos que ainda não haviam parado, Di Resta e Grosjean.
Surgiu, então, outra boa história: Rosberg x Webber x Alonso na briga pela terceira posição. Mas essa foi facilmente resolvida.
Na 31ª, Webber passou o alemão. Alonso veio no embalo e fez o mesmo poucas curvas depois.
Não foi coincidência. A tal estratégia diferente de Rosberg não se sustentou. Com os pneus no bagaço, ele teve de parar na 32ª. Aposta errada.
Massa tornou-se então o único piloto na pista com os supermacios. De novo não foi coincidência: empacou atrás de Sutil. Outro que errou.
Na 38ª, Van der Garde aprontou: retardatário, fechou Webber, que perdeu um pedaço da asa dianteira. Stop and go de 10 segundos para o holandês.
O top 10 na 40ª volta tinha Vettel, Hamilton, Webber, Alonso, Rosberg, Vergne, Di Resta, Grosjean, Massa e Pérez. Com um detalhe: Di Resta e Grosjean ainda não haviam parado.
Só então Hamilton e Alonso começaram a apertar o ritmo. Deu certo para o espanhol, que na 42ª volta passou Webber e assumiu o terceiro posto.
Na 43ª, Massa foi para seu segundo pit. É…
Grosjean parou na 43ª. Di Resta tornou-se o único na pista que não havia passado pelos boxes. Aplausos.
Na 47ª, Webber parou, o primeiro pit “normal” entre a turma lá da frente. Alonso entrou na sequência. Na 49ª, foi a vez de Vettel e Hamilton trocarem os pneus.
Vettel? Tomou um susto na 52ª volta. Quase escapou na primeira chicane, mas se manteve na pista. Típica falta de concentração de quem está tranquilo na liderança _ele tinha, àquela altura, 14s8 sobre Hamilton.
“Fique tranquilo”, disse o engenheiro pelo rádio, mais um “pelamordedeus” do que um conselho.
Na 54ª, Massa enfim passou Grosjean e retornou à zona de pontos.
E o Di Resta? Lembram dele? Pois é, fez seu primeiro e único pit na 57ª volta e voltou à pista em sétimo.
Os pneus dele vão ter que ser dissecados para estudos.
Das histórias da prova, Vettel continuava bem. Massa nem tanto: após o erro estratégico, ficou ali mesmo em décimo.
O barato da prova tornou-se a aproximação de Alonso sobre Hamilton. Faltando 10 voltas para o fim, 0s4 separavam os rivais.
Na 63ª, Alonso tentou pela primeira vez e não conseguiu. Na 64ª, não teve jeito, colocou sua Ferrari à direita da Mercedes e com precisão milimétrica tomou o segundo lugar.
Hamilton grudou na caixa de câmbio do espanhol, tentou dar o bote algumas vezes, mas não conseguiu finalizar a manobra.
Quem conseguiu um brilhareco no final foi Massa. Fez uma bela ultrapassagem sobre Raikkonen e tomou-lhe o oitavo lugar.
“Sim! A gente venceu no Canadá”. gritou Vettel, quando cruzou a linha de chegada.
O top 10 na bandeira quadriculada, Vettel, Alonso, Hamilton, Webber, Rosberg, Vergne, Di Resta, Massa, Raikkonen e Sutil.
Com o resultado, Vettel continua na liderança do Mundial.
Soma 132 pontos, contra 96 de Alonso, que tomou a vice-liderança de Raikkonen. O finlandês agora tem 88, em terceiro. Hamilton tem 77, seguido por Webber, com 69. Depois aparecem Rosberg, com 57, e Massa, com 49.
Entre os Construtores, a Red Bull tem 201, contra 145 da Ferrari e 134 da Mercedes.
Nesta temporada, Vettel é o piloto que mais venceu (3), o que mais subiu ao pódio (4, empatado com Raikkonen), o que mais fez poles (3, empatado com Rosberg) e o que mais cravou melhores voltas (3).
Seu tetracampeonato já começa a parecer a mais forte das possibilidades para o fim do ano.
N ao desmerecendo fernando alonso, um grande campeao, arrojado etc……, mas com certeza os melhores motores sao pra ele, chassis, mecanicos, tecnicos, ou seja sempre o que tiver de melhor sera pra ele, ou estou enganado! Afinal ele o primeiro piloto da equipe.
Hahaha pesquisem Eric Musashi no google, o cara é autor de literatura fantástica infanto-juvenil! Deve se achar o novo Robert E Howard, ou George R. R. Martin….e sabe qto custa cada livrinho desse cara? 50 pila! Pqp!!! Quem é o maluco que vai deixar de ter um livro do Senna para comprar um livro do Musashi?
Em 2012 depois do Canadá o Vettel tinha 85 pontos, e em 2013 está 132. Muito pouco provável o Tetra escapar de suas mãos, eu só não diria impossível pois tem um certo Fernando Alonso em segundo na tabela.
Corrida boa, sem maiores novidades.
Alonso mostrando que é um dos melhores pilotos e superando Hamilton, e Vettel sempre mostrando o porquê é TRI-campeão mundial!
Fábio Seixas, sobre Vergne e Bottas – alguma novidade? E Webber, aposenta mesmo ano que vem?
Parabéns pelo blog,
Abraços!
Vergne tá se mostrando um piloto talentoso. Sobre o Bottas, escrevi nas “pílulas”.
Abs
Sobre o Bottas, a parte da falta de desempenho da Williams, faltou um pouco de malícia na disputa com Alonso. Alonso mudou duas vezes a linha na reta e ele nem falou nada no rádio. Se fosse o Button, por exemplo, faria a volta seguinte reclamando e quem sabe ganharia a posição de volta. Eu duvido que os comissários fizessem algo contra o Alonso, mas o Bottas deveria ter reclamado.
Que os fanáticos “Massistas” não gostem do Alonso é até compreensível, afinal de contas não há nível de comparação entre os dois pilotos, o espanhol é infinitamente melhor. Daí a não reconhecer o talento do espanhol é puro bairrismo. Não adianta depreciar a F1 atual. As regras são as mesmas para todos os pilotos e obviamente sempre prevalecem os melhores. A realidade para quem viu SENNA correr pode ser dura, pois de fato não temos hoje um representante a altura. Podem chamar o espanhol do que quizerem: CHORONSO, DIC VIGARISTA… O cara é muito bom e sempre vai andar à frene de Massa, isso é um fato incontestável.
Concordo que ele sempre andará na frente do Massa. Concordo que ele é bom. Mas acho que ele é supervalorizado. Não é tão bom assim. Não é genial. Ele simplesmente não consegue tirar desempenho desse bom carro da Ferrari em voltas lançadas. E não deixa trocarem o Massa senão outro cara ao seu lado poderia tornar isso evidente. E ele manda mesmo pq colocou uma cláusula no contrato permitindo vetar a escolha do companheiro. Um dia Alonso acreditou que ele realmente tinha todo esse talento e aceitou um novato rápido na equipe que ele estava e não deu certo. Se um dia ele voltar a acreditar nisso o mesmo vai acontecer. E ele adora falar que o Vettel só ganha pq tem o melhor carro. Mas em 2007, quem perdeu com melhor carro na mão? Aliás, foi o último ano que o melhor carro não ganhou. Resumindo, é bom, mas não é tudo isso. Por isso vai encerrar a carreira apenas com 2 títulos.
Carlos, toma um calmante…
O Alonso vai te infartar…
na frente do massa e atrás do vettell,com certeza
Ah, se o Vergne fosse brasileiro!!
Deu a logica no grande premio do Canada ganhou melhor carro e o melhor piloto.
Sebastian vettel fez uma corrida perfeita.
Fábio, só agora vi as postagens do último fim de semana e as novidades. Meio atrasado mas lhe desejo todo o sucesso no novo ciclo.
Obrigado por fazer um esforço de manter o blog, nestes tempos de poucos brasileiros de grande destaque por lá, acaba sobrando para o fã do esporte F1 que sofre com poucas alternativas. Seria triste demais perder mais uma, principalmente pelo hábito de sempre dar uma conferida por aqui.
Seu avô certamente tinha razão, o negócio é olhar em frente e se deliciar com as novas possibilidades.
Existe a possibilidade de a Pirelli ter mexido na borracha e simplesmente não comunicar isso? Ou é algo que os pilotos facilmente perceberiam?
Vettel merece, ao meu ver é o piloto mais talentoso do grid, de longe mesmo, nem Alonso mais chega próximo da genialidade do piloto alemão. É bom no seco, é bom na chuva, é bom no chove não molha…sem falar da velocidade nas classificações…é impressionante!!!! Quem dera fosse brasileiro…
Poxa Fábio,
“vitória desabafo”,”faca nos dentes”? O cara largou na pole não teve problemas correu sozinho esbarrou sozinho nos muros e deu muita sorte de não danificar o carro, errou sozinho na liderança enquanto isso o Alonso veio lá de sexto fez ultrapassagens perfeitas, correu riscos, e ainda se aproximou do Vetel no final; se alguém tava com a “faca nos dentes” era o Alonso
faca nos dentes,e atraz do vettell,que só esbarrou no muro porque cochilou tamanha sua superioridade
Do carro….
Pense num “piloto”! Entre as “grandes” ultrapassagens estão a do Bottas, que largou em 3º e terminou em 13º, e o fraco Webber. Hamilton e Rosberg são bons pilotos mas a Mercedes ainda não está boa, mesmo com o teste “secreto”.
Então, o que o Cholonso fez demais, de espetacular? Nada.
Você lembra como foi a corrida de Mônaco? O “espetacular” Cholonso foi ultrapassado várias vezes. Em Mônaco!
Se largar em 6 e chegar em 2 na F-1 sem ter o melhor carro não é nada demais….ok…
O menino é bom e mantém os pés no chão, demonstrando quase sempre humildade, respeito e competência. Hoje todos esqueceram-se de como criticaram o garoto por ter desobedecido uma ordem absurda para se manter atrás do incompetente Webber. Parabéns ao alemão limpo, que está nos fazendo esquecer o trambiqueiro Schumaker, Dic Vigarista, e seu discípulo Choronso.
Ponto de vista obtuso. Você não conhece nada da F-1 e se esquece de muitos favorecimentos a determinados pilotos ao longo da história da F-1, inclusive envolvendo seu ídolo.
Mais obtuso ainda acho aqueles que se intitulam como grandes conhecedores da F1 para contra-argumentar. Não passam de tietes fanáticos de determinados pilotos, infelizmente.
Gente, agora que percebo….esse pessoal é bobo? Deixando de lado uma raivinha doentia que alguns nutrem pelo Hamilton (recalque puro), será que não dá para compreender o simples: ULTRAPASSAGEM, hoje em dia, tem muito menos MÉRITO do que anos atrás, após o advento da asa móvel.
Antes a ultrapassagem era no braço porque o sujeito à sua frente TINHA COMO SE DEFENDER.
Agora, com asa móvel, esqueçam. Pode ser Hamilton, Alonso, Vettel…se não puder usar a quem vier de trás vai abrir e vai passar FACILMENTE!
Deu para entender?
Infelizmente é verdade, as ultrapassagens são artificiais. Sempre fui contra o uso desse artifício.
Vettel deu uma porrada lateral na curva 4 que quase acaba com a corrida dele.
Isso somado ao erro de freada na curva 1.
O Fabio Seixas nem citou a globo sobre não ter passado a corrida inteira porque será?
Chamo a atenção para um fato que ninguém comentou: o Alonso deu uma volta em cima do Massa, utilizando o mesmo carro. Não preciso dizer mais nada, pois falar que o Massa andou bem e só errou na estratégia é puro bairrismo, não é mesmo Sr. Fábio Seixas. Foi uma vergonha.
Não será o primeiro e nem a última vez em que isso acontecerá, não importa os envolvidos. Há tantas variáveis que ocorre em uma prova que isso pode acontecer.
Mas ao contrário, não acontece
Caro Alberto ,tem muita gente que é daqueles que preferem queimar o sofá.O que fazer,preferências ás vezes não são baseadas em bom senso,más na paixão.
Não sei não… A Ferrari poderia ter calçado o Massa com os médios (já havia feito isso com o Alonso voltas antes) que se mostraram mais rápidos e duráveis que os moles. Ele poderia ter chegado em sexto se isso tivesse acontecido.
Quanto a dar voltas em cima dos demais, nesse circuito é comum acontecer. O ritmo que os primeiros imprimiram era muito forte e quem perdeu tempo atrás, tomou. Só os 5 primeiros chegaram na mesma volta.