Vettel, pole pelo 3º ano seguido
08/06/13 15:18Deu Vettel em Montreal.
O alemão da Red Bull cravou a 39ª pole da carreira, a terceira no ano, a terceira consecutiva na Ilha de Notredame.
Hamilton quase estragou sua festa, mas errou no momento decisivo. Larga em segundo.
Bottas é o grande destaque. Mostrando uma tremenda habilidade no piso molhado, sai em terceiro.
Foi um sábado de muito trabalho para a pilotada
Pela manhã, problemas no terceiro treino livre. Uma pancada numa corrida preliminar, com modelos Ferrari, destroçou o guard rail no hairpin.
O local precisou de reparos. E o regulamento da F-1 exige duas horas de intervalo entre as sessões. Ou seja, depois das 12h (horário de Brasília) ninguém mais poderia ir à pista.
O treino começou com meia hora de atraso, às 11h30. Resultado: durou apenas meia hora. Webber foi o mais veloz, com 1min17s895, 0s353 melhor que Sutil. Na sequência, Hamilton, Alonso, Vettel, Rosberg, Di Resta, Massa…
Como se isso não bastasse, o treino oficial começou com aquela situação que os pilotos odeiam e os fãs adoram: pista molhada, mas secando rapidamente.
Mesmo com um trilho já bem formado, a turma optou pelos intermediários.
No Q1, várias escapadas e momentos de descontrole. Hamilton, Sutil, Alonso, Bianchi, Massa e Rosberg levaram seus sustos.
O mais veloz foi Vettel, com 1min22s318. Alonso ficou a 0s906. Depois vieram Webber, Bottas, Massa, Hamilton, Rosberg…
Os cortados foram Van der Garde, Chilton, Bianchi, Grosjean, Pic e Di Resta.
Grosjean ainda carrega dez posições de punição pelo acidente que provocou em Mônaco. Ou seja, sai em último, com honras e louvores.
No Q2, a chuva apertou e o trilho desapareceu. Os 16 sobreviventes continuaram na opção dos intermediários, mas com muita gente cogitando os pneus de chuva pelo rádio.
Alonso, Hamilton e Sutil escaparam, mas sem grandes prejuízos. Com Massa foi pior. Escapou no começo. E, no final, errou na freada da curva 3 e foi de lado ao encontro da barreira de pneus.
Fim de sábado para ele. E pensar que o chassi era novinho em folha…
Bandeira vermelha. E pouco mais de 1 minuto para todo mundo tentar algo diferente quando a luz verde acendeu na saída do pit lane.
Alguns conseguiram melhorar. Outros dançaram, como Button. Além do inglês e de Massa, ficaram pelo caminho Hulkenberg, Pérez, Maldonado e Gutierrez.
O melhor foi Hamilton, com 1min27s649. Webber ficou a 0s496. Avançaram, ainda, Vettel, Bottas, Rosberg, Vergne, Raikkonen, Alonso, Sutil e Ricciardo.
E veio o Q3. Com o mesmo cenário: pista molhada, todo mundo de intermediários.
Vettel logo se impôs, mas nos instantes finais Hamilton pintou como grande candidato à pole. O inglês vinha bem, baixando as parciais… Mas errou no último instante. Teve que se consolar com o segundo tempo.
A corrida de domingo depende basicamente de um fator: o tempo.
A meteorologia, por ora, prevê céu nublado, com algumas pancadas de chuva pela manhã, mas com tempo seco na hora da corrida.
Vencerá quem escapar das armadilhas do circuito.
E Vettel, que nunca ganhou por lá, está com essa entalada na garganta…
A Globo mais uma vez vai interromper a corrida… um absurdo!!!
Sobre o Massa eu não vou ser alarmista. (se bem que quando eu resolvi fazer um comentário para o Fábio Seixas de que ele continuaria na frente do Alonso, aí é que a coisa desbancou mesmo). O acidente de Mônaco foi causado por falha mecânica. E o Luciano Burti inclusive comentou que, para ele, os dois acidentes de Mônaco foram algum problema no carro. Daí o de hoje, foi um erro dele e tal. A pista estava um sabão como se via. Todos os carros escapando. Não vale a pena arriscar. Mas, o comentário na TV era de que o Massa estava usando um pneu usado de nove voltas. Só ele e o Vettel com pneu usado. Naquelas condições? Por isso mesmo o Burti disse não compreender aquela decisão. Mas enfim, o Massa tentou forçar pra ficar no Q3 e não tinha como. Se o Alonso, tido como um dos melhores pilotos e tal, muito experiente, de pneus novos, ficou em sexto. Não tinha como o Massa entrar no Q3.
material ?
olhem o seguinte link:
http://www.motorsport-magazin.com/formel1/news-170803-fry-alonso-wird-attackieren-vorsichtiger-optimismus-bei-ferrari.html
1o Foto: Massa e Alonso tem differentes chasis, porque ?
Alonso com novo melhor e Massa com velho ?
Massa ta ficando perto demais no Alonso ?
https://pbs.twimg.com/media/BMPWzndCIAEvIEK.jpg:large
E a Indy? Por acaso assistiu? Vc sabe o que é a Indy? Blog de um unico esporte…
deve ser pq a ferrai não gosta de ganhar o mundial de construtoras.
pode ser também pq é do grupo fiat e tem pouco investimento no brasil e aí pq dar chance a um brasileiro?
ou talvés pq o felipe é baixinho…..
É impressionante a capacidade de Vettel superar seus limites a cada treino, a determinação do Alemão para atingir sempre a volta mais rápida e sem errar lembra Airton Senna. Nem Shumacher, que se não me engano até bateu o recorde de pole do Senna tinha tanto talento e abnegação em voltas lançadas, tanto que o Alemão precisou correr mais do que o dobro de gps de airton para alcançar a marca do brasileiro. Antes que venham falar bobagem e dizerem que estou comparando Senna e Vette como pilotos, deixo claro que não estou fazendo isso, apenas estou comparando a abnegação de determinação de ambos em sempre superar os próprios limites principalmente no que se refere a treinos classificatórios, Vettel foi pole até com toro rosso em sircunstância de chuva… é mole ou quer mais… Bottas surpreendeu na pista molhada com carro ruim, será que é outro que futuramente demonstrará ser um monstro em treinos? Muitos criticam Bottas e Maldonado, mas esquecem de analisar que o carro da Williams desse ano é muito pior que o carro do ano passado.
Você está certo em seu ponto de vista. Ambos eram PILOTOS de F1, é a vida deles. Paixão.
Vettel, conhece a história da F1, pilotos do passado e suas conquistas, poucos sabem isso.
Kimi é um que conhece também, mas é pouco interessado com a F1, lembrando que a abandonou em 2009 por desinteresse.
Em questão de paixão e comprometimento, não tenha dúvida, Senna e Vettel são similares.
Na minha opinião os treinos com chuva mostram quem realmente é bom de volante, pois colocam todos em condições de igualdade e aí você vê quem realmente sabe pilotar um carro de corrida, o Massa claramente nunca foi bom na chuva, mas se o tempo estiver seco, acho que ele pode fazer uma boa corrida, em Montreal com longas retas e tempo seco, motor e aerodinâmica fazem diferença, e se estiver quente os pneus também farão. Infelizmente para nós fans do automobilismo, a corrida sera interrompida no meio, teremos que nos contentar com o VT completo no Sportv.
Vc ne FAbio… a lambanca espirra em todo mundo, como dizr um amigo meu.Pensa bem, se tivessemos um piloto brasileiro nas cabecas, vc estaria agora com trocentas propostas de trabalho , uma melhor que a outra… mas vc pergunta para qualquer brasileiro, se assiste F1, ou automobilismo em geral, a primeira resposta: o Brasil nao esta com nada!! Aposto que vc vai ser dar bem logo, porque cachorro de raca, nao fica sem dono!!Grande abraco e sucesso!!
Aposta Tampão
Vettel, Hamilton, Bottas
Fabio, socorro! Já que a Globo não vai exibir a corrida inteira (e pelo visto nem o SporTV), você tem alguma dica de onde dá pra assistir o resto? Abraço!
Vou dar dicas de streaming no Twitter no começo da corrida. Até porque eu também vou ter que me virar…
Abs
Soube que: A Radio Bandeirantes vai transmitir pela Radio Band News – SAO PAULO. SE ALGUEM PUDER CONFIRMAR, AGRADEÇO!
Não. Também só vamos até as 15h30…
Abs
Sinceramente pra que começar então?
Quando se sabe que não se pode entregar o produto, não se vende.
Eu já falei aqui, inclusive, que o principal motivo de não mais assistir corrida de Stock é justamente essa mania global de desrespeitar o telespectador.
Meia corrida é como coito interrompido.
Abração.
O Felipe Massa já supera o Fernando Alonso em batidas, e se continuar assim, o Massa ganhará o Troféu Demolição do ano! Na chuva geralmente o Massa deixa a desejar, e o Bottas consegue um terceiro no Grid com sua carroça Williams! Parabéns, Bottas!
Gente. Mais respeito com o (a)Massa(do). Quero ver se alguém aqui levar uma “molada” na testa se ia ter coragem de entrar num F-1 de novo. Os neurônios do cara ficaram meio retardados. Sejam compreensivos, rsrsrs. Até !!!
O problema nao foi a molada mas sim uma falta de dominio do carro. O Massa sempre foi meio caido.
Começa a surgir o figura de Sebastian Vettel um tricampeão seguido, rumo ao Tetra inédito , quem duvida ser um grande piloto este Vettel? ele mostra a muitos como pilotar F1 , gosto do jeito como ele explora o potencial desta máquina, talento ele tem de sobra poucos conseguiram alcançar marcas históricas Vettel sim , não devemos compara-lo com pilotos do passado , o jeito e a forma de pilotagem é única Vettel não esta sozinho o genial Adrian Newell projetou uma máquina que desbancou Ferrari,Mac Laren, Mercedes , Lotus , enfim um talento unido a um genial engenheiro dá nisso homem dominando máquina que criou ! O brilho de uma estrela está cada vez mais próxima de todos , eu sempre gostei de velocidade e cada época surgem novos talentos, e você reconhece pela forma de guiar um carro , desde os setenta a evolução trouxe para perto de nós o mundo da velocidade e talentosos pilotos : Jack Stewart , jack Iccxx, Fangio, ascare, Fittipaldi,Piquet,Senna, Kimi, lewis, Button,prost,
Jack Villeniev Schumacher, Alonso, cada um no seu tempo e estilo . Atualmente Vetell domina o circo
Tetra inédito? Acho que você se esqueceu de um sujeito chamado Michael Schumacher 🙂
E o tetra campeonato de Fangio – 1954/1957, não conta????
E Alain Prost nao conta?
Ué, mas o carro da ferrari não era o melhor, kkkkkkkk, ah tá me lembrei, o problema de Monaco foi a pista travada, agora no Canadá, deve ser por causa da chuva né? E o interessante é que só afeta os carros da ferrari, kkkkkkkkkkk, entende muito.
O carro da Ferrari é ótimo, na média o melhor do grid. O que falta mesmo é piloto. Põe um Vettel, um Kimi ou um Hamilton lá para ver o que acontece!!
é verdade o alonso é só fama..
foi BI de renaut sobre o shumi na pura sorte.
Em Mônaco, El Fodon NÃO VIU as 3 ultrapassagens que tomou. No Canadá, explicou que o carro dele não foi feito para andar na chuva! Esta apelando agora para as mandingas.
Pena q a rede bobo e nem o sportv vao transmitir na íntegra, pois eu queria ver a última corrida do felipe me passa no circuito canadense….
Olá Fábio Seixas. Nenhum comentário hoje. Onde será que estão os ligados em automobilismo. Talvez seja o horário. Mas eu queria saber uma coisa sobre o GP de amanhã. Se alguém ou você mesmo puder me responder. A corrida começa as 15h. O jogo de futebol do Brasil é as 16h. Teve ano passado ou ano retrasado, não lembro ao certo, que uma dessas corridas que é de tarde, foi deixada de lado no meio da transmissão para passar um jogo do Campeonato Brasileiro. Daí ás vezes eles dividiam a tela mostrando algum lance interessante da corrida. Eu odiei isso. Mas daí pensei “ah, depois eu assisto na íntegra no site do G1”. Que nada, no site do G1 a corrida colocada lá era a mesma passada na TV! Toda cortada igual! Enfim, eu pergunto, o GP do Canadá passa no SporTV ou em algum outro lugar que não seja a Globo aberta? E a corrida vai ser cortada então depois de uns 40 minutos de prova? Você particularmente assiste aonde a transmissão? Aguardo. Obrigado.
Vou ver o final por algum streaming internacional.
Abs
http://www.firstrow1.eu/
Obrigado.
Vettel tem administrado bem o campeonato. Pode até não ser campeão, mas vai ser duro o Alonso derrubar o cara. Kimi corre por fora, bem por fora, então o título fica com Alonso ou Vettel.
Alguém sabe qual canal vai passar o restante da corrida???
Esse Vettel é bom demais, a maioria dos comentarista e pilotos dizem que a Ferrari é a equipe mais equilibrada para corridas, então se a pista estiver seca Alonso tem grande chance de vencer, já que seu ritmo de corrida é ótimo. Mas se chover, o que manda é o braço do piloto(é o que diziam quando Senna vencia na chuva) ai com certeza da Vettel que é o melhor piloto.
Impressionante a irregularidade do Alonso esse ano. Será que já é sinal da velhice?
Fábio, eu não visitei seu blog essa semana então acabei perdendo o seu post de despedida da Folha. Sei que nem deve estar mais lendo os comentários lá, então comento aqui.
Sou estudante de jornalismo e te acompanho há uns 5 anos. Você é, na minha opinião, junto com o Regi Leme, o melhor jornalista esportivo deste país. E sendo um dos melhores, fatalmente não irão faltar novos projetos pra tu.
OBS: Você deve se lembrar de mim. Fui eu quem te chamou de “rabugento” há um tempo atrás. kkkkk
Abraço e boa sorte.
Infelizmente, o que nós fãs da Fórmula 1 estamos vendo nos últimos anos é o fator financeiro falar mais alto que o fator técnico. Por exemplo, enquanto o Brasil for o segundo mercado mundial de vendas da Fiat, a Ferrari segura, a duras penas, o seu mais famoso 2º piloto (nem para isso mais está servindo, depois do cheque com a PB – Porca do Barrichelo!…): Felipe Massa. Uma verdadeira “mula manca”.
Tanto faz se o chassi é novo ou velho, o que importa é o piloto que é o mesmo, e este, não tem jeito.
Boa tarde Fábio!… E as Ferraris, tão comentadas por ti ontem?
A do Alonso vai bem.
Abs
Apostas: quem fica com a vaga do Massa em 2014? Rosberg, Bianchi, Weber, Vettel ou Sutil? Esqueci de algum nome?
Bianchi.
Abs
Eu acho que tirando o Vettel, massa é o melhor desses ai que vc acha que vai ficar no lugar de Massa. Sergio Perez, era um que queria, tá ai batendo em todo mundo. Ainda sou massa… Sou Brasileiro e não desisto nunca.
Massa ira para RedBull ou qualquer outra para dar um pau na Ferrari!
Não sei, mas acho que aquele sonho de correr pela ferrari não existe mais. O Vetel não seria louco de sair da RBR. Tem os records do shumi como desafio.
Como diria o brilhante Galvão, quem bate três vezes seguidas pede música no fantástico
Bottas pode ser o novo Senna na chuva. Impressionante o que o rapaz fez, sem sorte, com consistência.
E o governo está levando a sério mesmo a questão do “Nós pega os peixe”: no comercial da Petrobrás (!), o locutor diz que hoje extraem 300 mil barris de pretóleo por dia, e que em 2017 SERÁ [sic] um milhão (ao invés de “serão”). De doer os ouvidos…
*petróleo (claro)
re re, não abasteçam seus carros com esse combustível… vai bater motor com certeza… rs
Fábio,
Será que a dança das cadeiras já está começando ameaçando o lugar do Felipe na Ferrari, porque o Massa andar sempre atrás do Alonso não é novidade, mas a sucessão de batidas nos 2 últimos treinos classificatórios pode estar demonstrando nervosismo ou algum tipo de desconforto no piloto.
Abraços e parabéns pelo blog.
Boa tarde Fábio.
Como faço para assistir a corrida pela internet?
Vou tuitar alguns links no começo da prova. Ainda não sei quais serão, também dependo de dicas de “especialistas”
Abs
Massa bateu ? não acredito…rs
Fábio, “pelo andar da carruagem”, temos alguma chance de não termos brasileiros no grid em 21014?
Acho que teremos.
Abs
Vamos lá Galvão! Pede música pro Felipe porque agora são 3 destruições seguidas!!!
E Grojean, com +10 posições, vai largar da esquina da minha quadra.
E Bottas? As viúvas do Senna-sobrinho estão descabeladas kkkkkkkkk
Massa passou na linha branca por isso rodou.Vettel deu sorte que as condições de pista pioraram no final, principalmente no setor 3(último) se não a pole era de hamilton.
Porque o Hamilton não fez melhor no mesmo momento em que o Vettel fez o melhor tempo (ele também estava na pista)? A verdade é que Vettel foi mais piloto, ponto.
O Pneu do Hamilton não era novo, ele deixou a borracha nova para o grand finalle purple nos 3 setores só que a chuva piorou e o Vettel se deu bem.
Vettel mais piloto hahahah conta outra.
as mesmas desculpas servem para o Rosberg, aí pronto, continuaria em segundo….
Brilhante seu comentário, Carlos. Concordo com vc. Vettel e mais piloto, sim.
Olá Fábio. Boa sorte na nova empreitada, pessoas competentes não tem medo de novos desafios. Fábio, ouvi dos comentaristas da CNBC que o massa negocia com a MacLaren para 2014, você tem alguma noticia sobre isso?
Não tenho. Mas é bom ter essa informação pra ir atrás. Obrigado.
Abs