Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Vettel, pole pelo 3º ano seguido

Por Fábio Seixas
08/06/13 15:18

Deu Vettel em Montreal.

O alemão da Red Bull cravou a 39ª pole da carreira, a terceira no ano, a terceira consecutiva na Ilha de Notredame.

Hamilton quase estragou sua festa, mas errou no momento decisivo. Larga em segundo.

Bottas é o grande destaque. Mostrando uma tremenda habilidade no piso molhado, sai em terceiro.

Foi um sábado de muito trabalho para a pilotada

Pela manhã, problemas no terceiro treino livre. Uma pancada numa corrida preliminar, com modelos Ferrari, destroçou o guard rail no hairpin.

O local precisou de reparos. E o regulamento da F-1 exige duas horas de intervalo entre as sessões. Ou seja, depois das 12h (horário de Brasília) ninguém mais poderia ir à pista.

O treino começou com meia hora de atraso, às 11h30. Resultado: durou apenas meia hora. Webber foi o mais veloz, com 1min17s895, 0s353 melhor que Sutil. Na sequência, Hamilton, Alonso, Vettel, Rosberg, Di Resta, Massa…

Como se isso não bastasse, o treino oficial começou com aquela situação que os pilotos odeiam e os fãs adoram: pista molhada, mas secando rapidamente.

Mesmo com um trilho já bem formado, a turma optou pelos intermediários.

No Q1, várias escapadas e momentos de descontrole. Hamilton, Sutil, Alonso, Bianchi, Massa e Rosberg levaram seus sustos.

O mais veloz foi Vettel, com 1min22s318. Alonso ficou a 0s906. Depois vieram Webber, Bottas, Massa, Hamilton, Rosberg…

Os cortados foram Van der Garde, Chilton, Bianchi, Grosjean, Pic e Di Resta.

Grosjean ainda carrega dez posições de punição pelo acidente que provocou em Mônaco. Ou seja, sai em último, com honras e louvores.

No Q2, a chuva apertou e o trilho desapareceu. Os 16 sobreviventes continuaram na opção dos intermediários, mas com muita gente cogitando os pneus de chuva pelo rádio.

Alonso, Hamilton e Sutil escaparam, mas sem grandes prejuízos. Com Massa foi pior. Escapou no começo. E, no final, errou na freada da curva 3 e foi de lado ao encontro da barreira de pneus.

Fim de sábado para ele. E pensar que o chassi era novinho em folha…

Bandeira vermelha. E pouco mais de 1 minuto para todo mundo tentar algo diferente quando a luz verde acendeu na saída do pit lane.

Alguns conseguiram melhorar. Outros dançaram, como Button. Além do inglês e de Massa, ficaram pelo caminho Hulkenberg, Pérez, Maldonado e Gutierrez.

O melhor foi Hamilton, com 1min27s649. Webber ficou a 0s496. Avançaram, ainda, Vettel, Bottas, Rosberg, Vergne, Raikkonen, Alonso, Sutil e Ricciardo.

E veio o Q3. Com o mesmo cenário: pista molhada, todo mundo de intermediários.

Vettel logo se impôs, mas nos instantes finais Hamilton pintou como grande candidato à pole. O inglês vinha bem, baixando as parciais… Mas errou no último instante. Teve que se consolar com o segundo tempo.

A corrida de domingo depende basicamente de um fator: o tempo.

A meteorologia, por ora, prevê céu nublado, com algumas pancadas de chuva pela manhã, mas com tempo seco na hora da corrida.

Vencerá quem escapar das armadilhas do circuito. 

E Vettel, que nunca ganhou por lá, está com essa entalada na garganta…

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Karin F. Jacobson comentou em 14/06/13 at 1:59

    Tudo parecia ótimo para Barrichello até a volta 45, quando Timo Glock bateu forte no muro o provocou nova intervenção do safety car. Alguns segundos depois, ele estava nos boxes. Na hora do reabastecimento, um funcionário errou e Barrichello arrancou abruptamente, derrubando alguns mecânicos.

  2. RAMIRO MAROTE – SANTOS/SP comentou em 09/06/13 at 23:18

    CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”

    Olá Pessoal,

    – 3 PALPITEIROS [CLÁUDIO PINTO, RAFAEL FUENTES E THIAGOST] ACERTAM EM CHEIO
    OS SEUS PALPITES E MARCAM 100 PONTOS

    – PAULO ANDRIOLO MARCA 30 PONTOS E MANTÉM A LIDERANÇA DO NOSSO CAMPEONATO

    – PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA EM 2013, PALPITEIROS MARCAM 100 PONTOS

    A) GP do Canadá – 36 participantes (33+3[G]*)
    Quem acertou o 1º = 20 pontos;
    Quem acertou o 2º = 30 pontos;
    Quem acertou o 3º = 35 pontos e
    Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.

    * SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados no post após o “grid”.

    Resultado do GP do Canadá:
    1) Vettel;
    2) Alonso;
    3) Hamilton

    Pontuação dos “palpiteiros”:
    1º) Cláudio Pinto, Rafael Fuentes e ThiagoST – todos com 100 pontos;
    4º) Breno da Rocha Lima e Gislene Passos – 65 pontos;
    6º) Guilherme, Harry Yamamoto (Curitiba/PR), Pereira, Pablo, Matheus, Luciano
    Henriques (Santo André/SP) e Marcos – 60;
    13º) Rafael Garcia, Lauro e Juvenal Juvêncio – 45;
    16º) Willian Ifanger, Luiz Caco, Antonio Ribeiro e Niko Duarte[G] (Porto Alegre/RS) – 35;
    20º) Fábio Seixas, Rogério, Racing Fan, Wagner Teixeira, thiago_analista, Paulo
    Andriolo, Fernando (Maringá/PR), Placebo[G] e Ramiro Marote[G] (Santos/SP) – 30;
    29º) Bruz – 25;
    30º) Isaac – 15;
    31º) João, Mário Rodrigues, Émerson Neves (Guarujá/SP), Marcelo e HRSS – 10;
    36º) André Braga – 5

    Estatísticas:
    – No GP do Canadá em 2012, foram 36 os palpiteiros (33+3[G] – 14 em 2011). Neste ano tivemos, coincidentemente, 36 participantes, incluindo os 3 que palpitaram no “post”
    pós grid. Pela primeira vez não houve o registro de crescimento em relação ao ano
    anterior;

    – Nos 7 primeiros GP’s de 2012 tivemos um total de 121 palpiteiros participando. Usando
    o mesmo comparativo, em 2013, atingimos 182 participantes, número 50% maior;

    – A maioria absoluta dos palpiteiros –26– (72%) cravou o Vettel como vencedor do GP do
    Canadá. Hamilton veio a seguir com 7 indicações (19%). Logo após, empatados com 1
    indicação (3%) para cada um, Webber, Räikkönen e Alonso;

    – 12 palpiteiros (33%) acertaram o 2º colocado (Alonso);

    – 6 palpiteiros (17%) acertaram o 3º colocado (Hamilton).

    Curiosidades:
    – OS LÍDERES ISOLADOS DO CAMPEONATO
    O campeonato teve, nos 7 GP’s disputados até agora, 3 líderes isolados:
    Vamosfalarserio, no 3º e 4º GP’s da temporada;
    Diego Dantas, no 5º e
    Paulo Andriolo, no 6º e 7º.

    – AS DIFERENÇAS
    A diferença do líder [Paulo Andriolo] para o 2º colocado [Cláudio Pinto] é de 25 pontos,
    lembrando que essa diferença estava em 40 pontos no GP de Mônaco. Para o último
    palpiteiro entre os TOP10 [Fábio Seixas] a diferença manteve-se em 105 pontos.

    – TOP10
    Da turma atual tivemos as seguintes movimentações em relação à rodada anterior:
    1º) Paulo Andriolo – manteve a posição;
    2º) Cláudio Pinto – subiu 5 posições;
    3º) ThiagoST – subiu 5 posições;
    4º) Diego Dantas – caiu 2 posições;
    5º) Rafael Fuentes – subiu 13 posições;
    6º) Racing Fan – caiu 2 posições;
    7º) Ramiro Marote – caiu 2 posições;
    8º) Antonio Ribeiro – caiu 2 posições;
    9º) Bruz – caiu 6 posições;
    10º) Fábio Seixas – caiu 1 posição.

    – ex-TOP10
    Palpiteiro que saiu do TOP10 em relação à rodada anterior:
    10º) Paulo–AM (Manaus/AM)

    B) Classificação Geral da Temporada 2013 – 7 GP’s disputados – (pontos absolutos)
    1º) Paulo Andriolo – 265;
    2º) Cláudio Pinto – 240;
    3º) ThiagoST – 235;
    4º) Diego Dantas – 195;
    5º) Rafael Fuentes – 185;
    6º) Racing Fan, Ramiro Marote (Santos/SP) e Antonio Ribeiro – 175;
    9º) Bruz – 170;
    10º) Fábio Seixas – 160;
    11º) Luiz Caco – 150;
    12º) Luciano Henriques (Santo André/SP) – 145;
    13º) Gislene Passos, Breno da Rocha Lima e Placebo[G] – 135;
    16º) Paulo–AM (Manaus/AM) – 130;
    17º) Harry Yamamoto (Curitiba/PR) – 125;
    18º) Vamosfalarserio [G], Sâme Parafita e Matheus – 120;
    21º) Émerson Neves (Guarujá/SP) e Pablo – 115;
    23º) Thiago_analista – 110;
    24º) Niko Duarte (Porto Alegre/RS) – 105;
    25º) Mário Rodrigues – 95;
    26º) Wagner Teixeira – 85;
    27º) Celso SP (SP) – 80;
    28º) Luciano (CHI-GP) e José Guilherme Silva Vieira – 75;
    30º) Goiano Motorizado[G] – 70;
    31º) André (Lisboa/PT) – 65;
    32º) Édson (CHI-GP), Dennis (Umuarama/PR), Péricles Tabosa, Guilherme (CAN-GP),
    Pereira (CAN-GP), Marcos (CAN-GP), Pietro Pecorari (Brescia/IT), Luciano Pereira e João
    Arthur (Curitiba/PR) – 60;
    41º) Luiz Prudêncio (São Bernardo do Campo/SP), Zé e Leandro Gomes – 50;
    44º) Felipe Gomes[G], João Eduardo[G], Rafael Mascarenhas Patrício, Aladel[G],
    André[G]/(CHI-GP), Cleide Mariana Seixas, Rafael Garcia, Lauro (CAN-GP), Juvenal
    Juvêncio e João Paiva – 45;
    54º) Alberto (AUS-GP), BrunoB, Felipe (AUS-GP), Fernando Mattos, Paulo Gonçalves,
    Rafael Lunardi, Thiago Pomkerner, Renato[G]/(MAL-GP), Andrei Marcus, Diego/(CHI-GP),
    Marquinho[G]/(CHI-GP), Bruno SP (SP), Marcelo[G]/(ESP-GP) e Maurício[G]/(ESP-GP) – 40;
    68º) Filipe/(CHI-GP), Guilherme/(CHI-GP/3h46), Renato[G]/(BAH-GP), Rogério Mondi,
    Marcelo Kiilian, Luiz Cocozza, Hugo Marcelo, Zabroley Chupinskov, Davi/(MON-GP),
    Betto, Willian Ifanger, Juliano Estevão e Renan de Cerqueira Leite – 35;
    81º) Wendel[G]/(MAL-GP), Adilson/(CHI-GP), Fernando/(CHI-GP), Ricardo Rocha,
    Michel[G]/(BAH-GP), Bipolar, Enrico, Rogério (CAN-GP), Fernando (Maringá/PR) e
    Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP) – 30;
    91º) Beto/(MAL-GP), Marcello[G]/(MAL-GP), Ronaldo Prenholato[G], Jailson, RealBR[G],
    Luís Ricardo, Alexandre Senges, Lucas Mascarenhas e Arthur Bodstein – 25;
    100º) Vítor/(CHI-GP), Isaac (CAN-GP), Lúcio Dantas e Mileto Neto – 15;
    104º) Alexandre Werner, Bruno/(AUS-GP), Fábio Pittas, Fernando/(AUS-GP), Gustavo
    Grossmann, Jercildo, Leonardo Sepúlveda, Lussianno, Nilson Carvalho, Ricardo
    Santiago, Rogatti, Cristiano/(MAL-GP), Bruno Lamas, Carlos Tavares, Gabriel Veraldi,
    Guilherme/(CHI-GP/3h41), Messj, Cairo, Gilles[G], Jorge Israel, Christian/(ESP-GP),
    Rodrigo/(ESP-GP), Leonel Ávila, Alexandre Turcato, Renê Fernandes[G], Pamella,
    Celso/(MON-GP), Glauco Frediani, Fábio Alberici, João (CAN-GP), Marcelo (CAN-GP),
    HRSS e Cristian Vargas – 10;
    137º) Cleber/(AUS-GP), Carlos/(AUS-GP), Eduardo/(AUS-GP), Gilton Carlos, José Luís
    Apud, Luciano Saul, Maurício Pereira dos Santos, Paulo S, Pedro/(AUS-GP),
    Ricardão/(AUS-GP), SF, Bruno Palombo, Cláudio Sereia (IT), JunioR[G] (Tubarão/SC),
    Mário (Shangai/CH), Osvaldo/(MAL-GP), Ricardo Rodrigues, Ítalo P[G], Lemmy,
    Marcelo/(CHI-GP), Adilson Delaim, Édson/(BAH-GP), JRicardo[G], Juliano/(BAH-GP),
    Márcio-CWB (Curitiba/PR), Marcos/(BAH-GP), Renato Barbosa, Rodrigo/(BAH-GP),
    Rodrigo Silva, Thomaz Martins da Costa, Francis Kinder, José Luís Ferraz Mendes,
    Fabiano[G]/(ESP-GP), Henrique/(MON-GP), Marcos/(MON-GP), Leandro Soares Ponte,
    Saulo Degrande, José Marcos Faganello[G], André[G]/(MON-GP) e André Braga – 5;
    177º) Aislan Carlos[G], Jair (UK), Adilson/(ESP-GP), Marcos Elói, Fábio Medeiros e
    Henrique Lucas – 0 (zero)

    ATENÇÃO:
    A partir do próximo GP (Inglaterra), somente permanecerão na Classificação Geral os
    palpiteiros que tiverem indicado palpites em, pelo menos, 2 GP’s (regra dos 25%).

    Valeu pessoal e até o GP da Inglaterra, dia 30/6 às 9h00.

  3. RAMIRO MAROTE – SANTOS/SP comentou em 09/06/13 at 22:55

    Fábio,

    Somente neste domingo (9/6/2013) tive conhecimento do seu post “Novos Tempos”.

    Infelizmente estamos na “época do descartável” onde, sobretudo os mais experientes, são vistos como entraves à sanha ensandecida dos ferrenhos defensores do descarte a qualquer custo.

    Quero acreditar que não tenha sido esse o seu caso, mas é impossível, hodierno, não fazer essas ilações.

    Continue absolutamente tranquilo quanto ao futuro porque você é um cara diferente e, todo aquele que consegue ser diferente em relação à grande massa, é e sempre será um grande Vencedor.

    Permaneceremos firmes acompanhando o seu blog para onde quer que ele vá e, acredite, o nosso campeonato dos palpiteiros, sobretudo pela fidelidade da nossa turma, jamais morrerá.

    Um forte e fraterno abraço e seja feliz!

  4. Carlos comentou em 09/06/13 at 14:11

    As fotos dos links postados são impressionantes. Não é mais uma questão de asa nova, aleta nova…. Alonso e Massa estão correndo com chassis evidentemente diferentes. Se por fora já dá para ver diferença, imaginem por dentro. É melhor colocar então duas equipes na disputa do mundial, a Scuderia Ferrari A e a Scuderia Ferrari B. Podemos chamar o carro do Massa de Toro Rosso da Ferrari?

  5. RAMIRO MAROTE – SANTOS/SP comentou em 09/06/13 at 14:09

    Em saída de emergência para uma consulta médica de familiar, deixo aqui o meu palpite:
    VET
    HAM
    WEB

  6. Niko (Porto Alegre) comentou em 09/06/13 at 13:42

    Último palpite:

    1) Vettel;
    2) Hamilton;
    3) Alonso.

    @_nikoduarte

  7. Cristiano comentou em 09/06/13 at 13:29

    E olha, lendo os comentários ali, se o boato do Massa ir para a Mclaren se confirmar, seria sensacional. Pelo menos ali os pilotos são mais livres para competir. O Massa é melhor que o Perez e o Button. Acho que estaria faltando um lugarzinho legal para o Massa na F-1. E esse seria o lugar perfeito. Jogo de equipe existe é essencial, mas na Ferrari isso é demais. Demais demais. Ao ponto de perder a graça da coisa. Muita gente deixou de ver corridas de F-1 depois do episódio do Schumacher com o Barrichello.

  8. Cristiano comentou em 09/06/13 at 13:10

    Vou ver pelo Sport TV 2 de Portugal. Ao menos falam em português. E olha, até a pirataria na Europa é melhor. Aqui os sites de TV no PC tem uma qualidade horrível.

  9. carlos comentou em 09/06/13 at 12:06

    ate quando a globo vai nos fazer de palhaço.tendo os direito de transmissao da f-1 e nao fazer para transmitir um treno dessa seleção de pernas de paus.entrega para outra emissora a transmissao

  10. Mario Rodrigues comentou em 09/06/13 at 11:45

    Palpite: Hamilton, Vettel e Webber

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).