O garoto é bom
07/06/13 01:54Não vou lembrar o nome do hotel. Mas fica em Manama, praticamente a única cidade do Bahrein. E tem um bar.
Também não lembrava da data, mas isso foi fácil de consultar: 12 de março de 2006.
O que não esqueço é que naquele fim de tarde, no tal bar do tal hotel, um campeão da F-1, de bigode farto e barriga acentuada, bebia com gosto. Comemorava, feliz da vida, repleto de orgulho.
Com toda a razão.
Horas antes, seu filho, de apenas 20 anos, havia feito seu primeiro GP. Saindo de 12º no grid, terminou na zona de pontos, em sétimo. E ainda cravou a melhor volta.
“O garoto é bom,o garoto é bom”, repetia Keke Rosberg, pagando drinques a quem se aproximasse do balcão.
Não era discurso de mãe de miss. Mas só agora o mundo começa a se render.
Nascido na Alemanha mas criado em Mônaco, o garoto de Keke cumpriu com cuidado o passo-a-passo até a F-1.
Ganhou a F-BMW em 2002, fez dois anos de F-3 e, em 2005, tornou-se o primeiro campeão da GP2 numa temporada que tinha pilotos à época mais badalados, como Nelsinho, Prémat e Speed.
E se é verdade que estreou na Williams com ajuda de Ecclestone, que queria valorizar sua nova categoria-escola, também é que só se firmou na F-1 porque mostrou serviço.
No ano de estreia ficou em 17º no Mundial, mas só três posições atrás do companheiro, Webber _então em sua quinta temporada na F-1.
De lá para cá, nunca mais terminou um campeonato atrás do companheiro.
Menção honrosa aos três últimos, em que dividiu os boxes prateados da Mercedes com um certo Schumacher.
O que a F-1 enxergou como copo meio vazio (“o velho campeão está acabado”) neste 2013 salta aos olhos como o copo meio cheio (“O garoto é bom”, já dizia Keke.)
E isso acontece porque, agora, ele mede forças com uma estrela no auge da forma e da fama: Hamilton.
Um duelo bonito de ver.
Em seis GPs, Nico conseguiu três poles e uma vitória. Hamilton largou na pole apenas uma vez, ainda não venceu, mas soma 15 pontos a mais no campeonato por conta da maior regularidade.
Nico não faz pirotecnias dentro e fora das pistas, não dá declarações polêmicas. E talvez tenha sofrido por uma “culpa” que não é dele, uma desconfiança coletiva por ser filho de um dos campeões mais chochos da história.
Mas pouco a pouco vem conquistando respeito.
Sete anos depois, acho que no tal bar do tal hotel Keke foi até modesto demais.
*
Noves fora o bom duelo interno, a Mercedes deve dançar no Tribunal da FIA. O delito é tão óbvio e flagrante que fico curioso para ver a tentativa defesa.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Não consigo acreditar no que a Folha fez com você… Na minha modesta e insignificante opinião, você divide com o Reginaldo o posto de melhor jornalista brasileiro da Fórmula 1.
Me sinto com uma visão profética ao ler esse post!!!
Acho que era o único que postava aqui que Schumacher (que foi muito debochado) estava bem, sobretudo na temporada passada, muito bem, porém azarado.
Digo mais: se fosse um desses pilotos meia boca, Schumacher colocaria no bolso, fez boas corridas e mais uma vez parou na hora errada, pois vinha em franca ascensão, desrespeitando as leis biológicas e da física, como sempre fez.
O deus da velocidade, postei certa feita, só teve com companheiro de equipes dois pilotos extremamente velozes: Nelson Piquet e Nico Rosberg.
E digo mais: Nico perturbaria qualquer dos outros dois astros desta geração: Vettel e Alonso, o qual, não sem motivos, queria Button na Ferrari ao seu lado, se fosse o caso.
Com certeza o Nico Rosberg é um bom piloto, mas ainda não é um cabeça de chave poderoso que tem força política de sobra e que interfere em algumas decisões da equipe, e por isso sempre foi visto como um coadjuvante comum, e que agora passa a ser de luxo.
Enquanto o Garoto em questão, apartir do segundo ano na F1 nunca mais perdeu para um companheiro de equipe, o “nosso” MASSA NUNCA ganhou de seu companheiro de equipe.
Tudo bem que, 2 deles, já eram campeão do mundo, mas ele teve companheiros como: Fisichella, Heidfeld, Villeneuve, etc…
O MassaGanhou do Heidfeld e Villeneuve só olhar, mas o HAmilton não vai ganhar mesmo do Rosberg, mimim freio ruim, jaja o Hamilton vai reclamar que a Mercedez tem 4 rodas, e vai guentar o Alem~]ao usando ele de escudeiro porque só da pra ele ser isso mesmo depois que saiu do protecionismo da MacLaren
Olhar onde meu jovem? Na F1?
2002: Nick Heidfeld 10º e Massa 13º (Sauber)
2004: Fisichela 11º e Massa 12º (Sauber)
2005: Vileneuve estava na frente e no meio do campeonado abandonou a carreira.
Lendo e desaprendendo: O Hamilton era da Ferrari quando o Massa foi vice campeão? Tudo bem que naquele ano o Räikkönen estava mais preocupados com sorvetes e vodka…
Aos que falam que Hamilton é superior lembrem-se, um campeonato ganho com erros da Ferrari e ponto final,,,,,depois esse tempo todo nunca conseguiu superar o Vettel…..e não venaham que com RBR qualquer um ganha isso é diminuir o Vettel e ele é muito bom.. lembrem-se que Hamilton é o único piloto que esta ai correndo que ja começou numa equipe de ponta…. e pasmem a não ser em uma corrida ficou a frente do Rosberg, porque desconsidero aquela que o Ross pediu pra ele não passar e ele mesmo ficou com ar de nossa que vergonha de estar aqui no pódium… então não venham com comparações do que fes Rosberg e o que fes Hamilton, se repararem o tempo que Rosberg levou pra conseguir estar num equipamento bom logo perceberão que Rosberg pe muito superior ao Hamilton que sempre teve equipamento e proteção dentro da Maclaren
Não vai acontecer nada com a Mercedes.
Os Ferraristas são um nojo,quando não conseguem ganhar na pista apelam para a entidade presidida por seu (Ex??????) funcionário,como se esta equipe fosse a mais honesta e cumpridora de regulamentos do planeta.O que deveria ser punida é a incompetência do Domenicale que tem a maior verba e não desenvolve um carro a altura do seu piloto N 1,porque para o segundo o carro até que esta de bom tamanho.
Nico é um bom piloto, e está em uma boa fase de confiança com carro. É só isso. Logo será contornado por Lewis. Este é de um outro nível na pista, apesar de ambos são pilotos velozes. Mas, se fosse só velocidade pura, podemos até falar em Grojean.
sonha até agora o Rosberg tripudiou do Hamilton e vai continuar assim , hamilton foi mimado demais sempre na MacLaren agora paga por não ter feito escola e sempre ter tido carro, Nico vai dar um banho no almofadinha inglês.
Então, foi o que eu disse nos comentários do blog do Flavio Gomes sobre você ontem. “O Garoto é bom” – falei. “Dá uma chance pra ela na WarmUp”. Acho que meu comentário foi moderado e depois disso o blog travou, não houve mais atualizações, não sei porquê…
LINK PRA NÃO PERDER A CORRIDA DOMINGO!
Passa também todos os treinos-livres e classificação!
http://www.firstrow1.eu/sport/motosport.html
CHUPA REDE GLOBO!
Eu acho que ainda é um pouco cedo pra colocar Rosberg no nível que alguns estão querendo colocar mas, isso é só minha opinião; e como disse o Sr.James lá em cima: “…em 134 GPs disputados venceu apenas 2 corridas e fez 4 poles…”. Será que Rosberg é mesmo muito superior ao Hamilton que chegou agora na mercedes, aonde rosberg já está faz 4 anos? É, eu prefiro esperar mais um pouco pra poder ter total certeza de que realmente Rosberg é muito bom sem sombra de dúvidas. Mas, acho ele muito rápido de verdade.
Cedo pé falar bem do Hamilton , que vem a tempos e tempos na Maclaren e nunca fez frente pro Vettel, vai ver agiora o que é correr sem proteção, se não deixarem o Ross Braum ficar inventando que não pode ultrapassar o Inglês Meia boca.
E QUEM ESTÁ FALANDO BEM DO HAMILTON? SE O ROSBERG TEM SIDO MAIS RÁPIDO, TEM FEITO MAIS POLES E AINDA ASSIM ESTÁ ATRÁS NA TABELA, E AINDA ASSIM ESTÃO FALANDO QUE LEWIS ERA SUPER PROTEGIDO, ENTÃO NÃO VEJO AONDE É CEDO PRA FALAR BEM DO HAMILTON. A MAIORIA DOS COMENTARISTAS NO BLOG JÁ DIZ QUE LEWIS NÃO É DE NADA E QUE ROSBERG JÁ ENGOLIU ELE – ENTÃO NÃO DEU PRA ENTENDER O TEU COMENTÁRIO.
evite caixa alta, mas o amigo Real BR, esqueceu de dizer que a Mercedes não se comparava a Maclaren, ou a Williams equipe em que correu o Rosberg, então ele usou de um artifício em que comparava uma equipe de ponta com equipes que não estavam no mesmo nível,de propósito provavelmente, mas estou com a maioria o Hamilton nunca fez outra coisa a não ser ser privilegiado pela Maclaren, nunca teve dificuldades e deveria tet superado Vettel pelo menos uma vez, ja que tinha equipamento dos melhores. Na Mercedez esta sendo superado até com certa facilidade pelo Rosberg.
Ué…mas se for assim então…vc tmbém propositalmnte ta fazendo questão de esquecer das duas temporadas em que lewis foi piloto, tinha carro e a mclata acabou simplesmente com o campeoanto dele e do button. E vc também talvez propositalmente ta esquecendo que Willians mesmo não tando lá aquelas coisas entre 2006 e 2008 teve muito mais carro e oportunidades do que a toro rosso; rosberg, com 134 gps só 4 poles e duas vitórias até agora na F1? Veja bem…rosberg como um piloto experiente na F1(entrou em 2005) ainda não mostrou o que já deveria ter mostrado mesmo com carros inferiores…VETTEL VENCEU COM UMA TORO ROSSO EM MONZA.
Concordo com você Hamilton está entre os melhores da F – 1 mais Nico tem demonstrado superioridade e Hamilton não está sendo favorecido como foi na McLaren.
O garoto é bom, muito bom mesmo, tão bom que em 134 GPs disputados venceu apenas 2 corridas e fez 4 poles… sabe que posts como esse só me fazem pensar uma coisa, que a Formula 1 assim como os outros esportes é puro momento… da pra citar uns 10 casos pelo menos pra corroborar isso rsrsrs… porque vejamos, eu lembro quando Jason Button surgiu na F1 causou um enorme frisson (principalmente na imprensa inglesa), piloto talentoso e futuro campeão, bastou algumas escolhas equivocadas e temporadas apagadas pra ser completamente esquecido e deixado de lado, tudo mudou quando Button ganhou de presente um foguete que o levou ao titulo mundial, foi novamente colocado no status de grande piloto e só falavam da sua pilotagem suave que lembra o de Alan Proust… Felipe Massa há poucos anos atrás disputava um titulo mundial, que perdeu por pura incompetência da Ferrari (e alguns erros seus diga se de passagem) era considerado um dos pilotos mais rápidos do circuito apesar de sua inconstância, com potencial pra ser campeão mundial, bastou 3 temporadas ruins, pra ser rebaixado a capacho do Alonso e vergonha nacional… até um gênio como Shummacher foi questionado por sua volta não tão brilhante ao circo, cheguei a ler artigos em q falavam q ele nunca foi isso tudo (viúva detected rsrsrs)… Nico vive um bom momento, está adaptado a equipe e de fato é um bom piloto, mas basta o Lewis se acertar, fechar uma boa sequencia de resultados que o bom piloto Rosberg voltará a ser tratado como um verdadeiro zero a esquerda.
Ou seja, como algumas pessoas sempre falam, na F1, vc é tão bom quanto a sua última corrida.
Povo tem memória curta.
Abraço!
Agora que deram um bom carro pra ele , meu amigo james hunt kkkk, não enende nada.
Zé a esquerda que ta fazendo o Hamilton. que você esta tentando enaltecer. de gato e sapato, melhor você avisar o Hamilton, pra parar com mimimi de freio que é ruim e pilotar, porque ele vai continuar comendo poeira do Rosberg, chora Hamilete.
É difícil avaliar um piloto da F1, pq são apenas dois carros iguais. Minha opinião sobre os caras:
Alonso: vive de marketing pessoal e não deixa entrar um piloto de nível da equipe nem a pau. Quando andou com alguém de nível e carro igual perdeu. Hamilton em 2007 e Kimi no kart. E junto com Hamilton foram os últimos dois pilotos a perderem título com melhor carro (2007)
Massa: depois da molada já era. Quem conhece alguém que ficou em coma sabe que o controle emocional e e concentração após o acidente não são os mesmos. E F1 precisa muito disso.
Schumacher: ninguém fala disso, mas ele só reinou quando a F1 permitia (mesmo que no migué) controle de tração. Quando ele voltou e isso era permitido ficou reclamando dos pneus traseiros. Seria isso coincidência? Eu acho que não.
Rosberg: foi injustamente não valorizado. Anda muito bem e está mostrando isso. Vai ser difícil para Hamiton superá-lo. Eu creio que não vai.
Hamilton: é rápido, mas se fosse brilhante dava um jeito com qualquer marca de freio. Não vejo um gênio tomar pau de um outro piloto só por causa da marca do freio. Se fosse piloto de outro mundo já teria se adaptado.
Vettel: tem bastante talento e está ganhando experiência. Ele freia muito bem na minha opinião. Vai calar a boca de muito crítico com muitos títulos nas costas, ainda mais depois que ganhar maturidade.
Kimi: muito talento, muito mesmo, mas se enche facilmente da F1. Se não perder o foco promete rivalizar com Vettel nos próximos anos. Se cair na cachaça pesada vai tomar pau até do Grosjean.
Zero a esquerda é o Hamilton que fica com mimim de freio ruim veja o Kimi ficou sem correr um tempão chegou la e levou Hamilton é e foi muito mal acostumado, agora vai ter que aprender .
O meu querido voçê quer vim falar de gps disputados…ok ele começou na capenga williams sofrendo e foi para capenga mmercedez certo? então faz a troca hamilton tivesse começado na williams e rosberg na mercedes ok? quem seria o campeão do mundo e quem teria 2 vitorias? o interessante é que sempre a estrela são os outros mas quem ganha quem leva a equipe é o rosberg 2 vez ja neh? a fora o podium que o hamilton ficou envergonahdo de leva do rosberg e os 2 abandonos do nico sim cara show do alemão fato
Fábio, a Mercedes vai ser realmente punida?
Acho que vai.
Abs
Fábio, antes de mais nada, boa sorte na sua nova empreitada, deixe-nos avisados do seu paradeiro para que possamos continuar seguindo-o e perturbando-o também rss.
Sabe informar se o sportv vai passar a corrida no domingo, visto que a globo já avisou que vai cortar a transmissão no meio para passar o GRANDE jogo do Brasil x França?
Abçs
Não sei. Mesmo.
Abs
E se ficar sabendo, por favor guarde pra você. #RMattarFeelings
O Nico é do mesmo nível do Vettel.
Parece exagero o que eu escrevi, afinal Vettel é um tricampeão e Nico não é.
Mas os dois dependem de um carro muito bom pra fazer o show.
Vettel é tricampeão graças a união de um carro afinadíssimo com um piloto competente.
Quando Nico tiver um carro assim, também será campeão fácil, fácil.
Estamos habituados a campeões de personalidade forte, gênios dentro e fora das pistas, uns caras que saem na mão com outro na pista (Piquet), outros invadem o box do adversário pra falar um monte(Schumi), playboys mulherengos(Hunt, outros), outros que renascem das cinzas(Lauda), caras de extrema personalidade tipo Senna, Alonso, Proust, etc…Mas as vezes um ¨água com açúcar¨ganha corridas e até campeonatos, tipo Hill, Keke, Button, evidente que são bons pilotos, competentes, como Massa, Barrica, Coulthard e tantos outros, ninguém chega na F1 por acaso, mas as vezes acontece, é tipo uma final entre Portuguesa x Ponte Preta, é até legal de ver, mas não faz chover, nem sair sol.(Sinto falta de aspirantes como o Koba-kun) O que você acha Fábio?
Papo Furado quem ganha ganha e ponto final, não importa se é católico protestante do Cabdomblé, se é homossexual, heterosexual, se tem carisma pra as midias ou não o resto, fica por conta de pessoas quererem dar um rótulo, mas água com açucar, vai la e põe o pé no acelerador pra ver do que ele é feito ou Hill ou Keke, etc… muito papo furado,m típico comentário o cara tem que ser MACHO, sera que você gosta tanto assim???
Sempre achei Nico especial, me decepcionei muito com a sua submissão no GP da Malásia desse ano, mas ele acabou por mostrar que deu a volta por cima e não se abalou por conta daquele episódio.
Quando haviam rumores da saída de Massa da Ferrari, gostaria muito de vê-lo no cockpit italiano.
Hamilton já sentiu o duro golpe de voltar a ter um companheiro de equipe forte…e convenhamos, em duelos internos é o mais interessante desta temporada!!!!
pois pra mim ele nao passa de um picolé de chuchu. ainda tem muito que provar. acho nico inconstante, sucumbe facilmente a pressoes de pilotos tarimbados e ainda nao fez nada demais. nao se destacou numa corrida com chuva, nao tirou a pole de outro no ultimo instante, nao saiu lá de trás lambendo todo mundo pra chegar entre os 5 primeiros. ou seja, nao fez nada demais.
Falou tudo amigo, e acrescentaria que ele se parece mais com uma barbie do que um piloto campeão. Gosto do Keke baita piloto, o texto é bom, uma analogia a carreira do Nico, agora não se pode começar a comparar ele com o Schummy, Gilles, Ascari, Fangio, Piquet, Senna, Prost, Clark, entre outros…
o picolé de Chuchu, ta fazendo o HAmilton de gato e sapato, em seis corridas duas teve problemas eletrônicos ou seja ele não teve a minima culpa, uma chegou atras do Inglês Almofadinha na outra o Ross Braum não deixou ele passar pra não humilhar o inglês e nas outras duas chegou na frente, então quem tem quem provar o que??? vai passear
jovem junior, hamilton é campeao do mundo, já fez inumeras poles, ganhou várias corridas, está no seu 1° ano na mercedes ainda conhecendo a turma e se entendendo com o carro. vai levar seu totó pra uma voltinha, vai.
E acrescenta que tá 1 x 0 pro Hamilton no quesito “ordens do (R)Boss”
É verdade, Keke foi naquela época o que Button é nessa: campeão é verdade, mas café aguado.
eu sempre gostei estilo de pilotagem do Nico, acompanho ele desde a F-3, e ele é muito melhor do que a imprensa pinta, tomara que o Hamilton tome pau dele esse ano… acho que o Shumi não tava tão velho assim e sim, o Nico é muito bom.
Neste caso Pirelli/Mercedes, é o famoso baton na cueca. Também quero ver como se colocarão os fatos.. Para eu está claro que deverá haver uma punição, porém, acredito que seta será branda. A F1 orecisa mais da Mercedes do que esta da F1..
O Nico lembra muito o Alonso,pois quem começou a aposentar o Michael foi o Alonso,o que o Nico fez foi fazer o Michael compreender que seu tempo na formula um tinha acabado.
Vc faria uma matéria dessas pra qualquer piloto nessas circunstâncias, dada sua visível torcida contra o Hamilton. Rosberg está na Mercedes desde 2010, Hamilton chegou agora, caso ele estivesse detonando nas poles, aposto que vc estaria caladinho.
Prepare-se para mudar seu discurso, em breve.
Demorou para alguém tentar fazer essa ligação…
Em tempo: eu não disse que o Nico é melhor que o Hamilton. Porque não é mesmo.
Elogiar um não signigica depreciar o outro.
Abs
“o Mundo contra o Hamilton”, fato é que o Hamilton foi o único piloto da F1 a entrar numa equipe de ponta nunca teve dificuldades, agora acho que deu um tiro no pé, vai tomar passeio do Rosberg.
Fabio, muito legal esse post, esse menino merece o que tá passando, não vi o pai correr, comecei a assistir F1 em 90 mas “esse menino é bom”!
Massss…. Acontece que ele não é melhor do que o Hamilton, não que vc tenha dito isso, é apenas o que eu acho. Este fez suas lambanças como a maioria dos pilotos iniciantes mas está se mostrando um cara de garra, vontade de vencer, pilotagem agressiva boa de se ver. Não é a toa que está 15 pontos na frente, esse é o lugar dele.
Abs
Legal a narrativa do autor. Boa sorte na nova empreitada. Mais Reginaldo, menos Galvão, mais Dimuniz. Isso deveria ser apresentado em mini especiais da F1 ou em chamadas para corrida.
Obrigado. Mas o texto é meu.
Abs
Parabéns, ficou maneiro e definiu bem a situação: Nico Rosberg parece uma surpresa, mas não é. Os erros toscos de Schumacher em corrida e o amplo domínio que sofreu durante o tempo que correram juntos fizeram parecer mais demérito do Shumacher pela idade do que mérito do Rosberg pela pilotagem.
ps: Está escrito no topo : 07/06/13 – 01:54
POR dimuniz , achei que fosse algum autor convidado.
Fábio uma dica para você, se você quiser arranjar encrenca fala que alguém é melhor que o Hamilton, ai fica um cara trocando nick e enchendo o saco aqui igual como o dia que você elogiou o Galvão por um comentário.