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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Montreal, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
07/06/13 16:51

Quando dizíamos que a Ferrari voltaria ao normal…

Pois é, voltou.

Alonso foi o mais rápido desta sexta-feira em Montreal. 

Usando os pneus supermacios, o espanhol cravou 1min14s818 na segunda sessão de treinos livres, 0s012 melhor do que Hamilton.

Grosjean ficou em terceiro, seguido por Webber, Rosberg, Massa e Vettel.

Uma sessão das mais movimentadas, tentativa clara de recuperar o tempo perdido pela manhã.

(Sim, é melhor esquecer o primeiro treino, que começou com pista molhada e que consagrou Di Resta com o melhor tempo, 1min21s020. Ou seja, não dá para levar nada em consideração.)

Além da melhor marca, Alonso foi também o piloto que mais andou à tarde: 48 voltas. Webber, Rosberg e Maldonado deram 46. Hamilton, Gutierrez e Chilton, 45. E por aí vai.

A corrida, é bom lembrar, tem 70 voltas.

O que fica? 

Que a Ferrari voltou a andar bem, após os tropeços circunstanciais de Mônaco. Mas que a Mercedes deve ser páreo duro para o treino classificatório.

A Red Bull, quem diria, corre por fora.

Fora da pista, outras histórias agitaram o paddock.

Primeiro, Hamilton disse ainda sofrer com os freios. “É algo inédito na minha carreira, mas que cabe a mim resolver. Tem a ver com a modulação do pedal”, disse.

É de se imaginar o que ele conseguiria caso se entendesse com o carro,

Depois, Hembery, diretor da Pirelli, decidiu não ir à entrevista coletiva dos chefes de equipe, para a qual estava convocado pela FIA. Seguiu conselhos dos advogados da empresa. O objetivo, claro, não voltar a se enrolar no caso do teste secreto da Mercedes.

Os outros entrevistados serão o réu Brawn e os acusadores Horner e Domenicali.

A batata vai assar neste fim de tarde por lá.

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Comentários

  1. Eduardo comentou em 08/06/13 at 13:49

    Fábio

    Notou que a RBRestá de bico e asa dianteira novos no Canadá?

    Abs

    • Eduardo comentou em 08/06/13 at 14:00

      Ferrari também de bico novo….

    • Marcio comentou em 08/06/13 at 15:11

      Ok, mas ela corre por fora kkkk
      É, a Ferrari voltou ao normal…
      É a terceira ou quarta equipe. Esse é o normal dela hoje. Tem o melhor piloto e só. O Fábio se iludiu com o Alonso, pensou que o carro que era o melhor.

      • Fábio Seixas comentou em 08/06/13 at 15:21

        Só eu que vi chuva lá hoje?

  2. jean carlos comentou em 08/06/13 at 9:54

    oooo Fábio… a Globo vai cortar a corrida no meio, o Sportv vai trasmitir na íntegra? não ta mostrando na sua programação.. aiaiaiia

    abraços

  3. Mauricio comentou em 08/06/13 at 9:27

    Já passou da hora desse Ross Brawn tomar um corretivo.
    Conquistou um título em 2009 graças a uma brecha no regulamento do qual ele mesmo foi um dos elaboradores. Fora outras maracutaias na época da Ferrari e da Benetton.
    Barwn é um Briatore britânico.

  4. renatohk comentou em 08/06/13 at 0:43

    É inacreditável os comentários no sentido de que a Ferrari tem o melhor carro.
    Eles não tem o melhor carro!!!
    É campanha pra tentar enaltecer o Féttell, esse sim, todos sabem, tem o carro mais rápido, como sempre, é só ver a ordem dos grids no ano.
    Aliás, falando em grid, a MB não tem q ser punida mm, oras, todos fazem sacanagem, e é isso.
    É fácil pra MB não ser punida, é só dizer assim ó: “se me punir, abandono o campeonato”.
    Pronto, acabou.

  5. Erdnaxela comentou em 07/06/13 at 21:44

    A Mercedes e seus pilotos nao podem ficar sem punição. Seria um absurdo caso nao ocorra.

  6. luiz alberto comentou em 07/06/13 at 21:08

    Que falta faz um Tom Walkinshaw,que sempre disse que as coisa devem ser resolvidas na pista e não no tapetão,más partindo de um incompetente como o Stupido Domenicali, o que tem a maior verba para resultados semelhantes a da Lotus,só mesmo no tapetão para tirar um concorrente que lhe esta incomodando,e creio que a RBR que não tem um bom carro esta querendo se aproveitando da ocasião e ainda pode agradar um futuro fornecedor de motor,E o pior ,pois são hipócritas já que as duas já fizeram muita coisa fora do regulamento,só que a Schifiosa di Maranello tem o jean todd(em minusculo como o caráter dele) que é o fucionario presidente da FIA, que a algum tempo atras já puniu a RBR por ter um caro melhor que o da rossa,e quase deu um campeonato para El Chilique. Se fossem outros os queixantes eu até entenderia,más o pessoal da casa di Maranello que só perde em trambicagem para qualquer equipe dirigida por um tal de Briatore.
    E o mais ridículo é os rosso torcedores falarem em teste secreto de uma fabricante de pneu ITALIANA com uma equipe ALEMÃ e na Espanha,terra de Alonso,faça-me o favor!!!Por acaso na Alemanha não tem autodromo,já que a intenção seria um “teste secreto”,e depois são os lusitanos que não são muito inteligentes?

    • ADRIANO BORDON comentou em 08/06/13 at 10:17

      QUE ÓDIO AMIGO…A FERRARI É A MAIOR VENCEDORA DE TODOS OS TEMPOS….QUE TAL LEMBRAR DO SR RON DENIS ,QDO ROUBOU OS PROJETOS DE MARANELLO.HEIN?
      INGLESES AMIGO SEMPRE FORAM PIRATAS…E SEMPRE SERÃO….VC NÃO ENTENDE NADA DE CORRIDAS E MUITO MENOS O MUNDO DO DINHEIRO….ACORDA MANÉ…

  7. Angela comentou em 07/06/13 at 20:04

    Quem diria o Hamilton falando quase a mesma coisa que o Rubinho falava em 2009. Naquela época o pessoal dizia que era uma desculpa do do Rubinho, e agora?

  8. Ferreiro comentou em 07/06/13 at 19:20

    Fábio, alguma info se o Sportv transmite na íntegra o GP?

  9. @edubassan comentou em 07/06/13 at 19:18

    Mano Brawn, sempre ele… brother do queixudo…

  10. Casca de Ferida comentou em 07/06/13 at 19:18

    A respeito da recuperação da Ferrari, repito J.M. Fangio “Entrenamientos son entrenamientos y carreras son carreras”

    • Lucas comentou em 08/06/13 at 1:18

      Digo o mesmo, acho engraçado como todo mundo continua caindo nessa. Em Mônaco mesmo o Alonso estava nas cabeças no primeiro treino e a Red Bull não ficou em sétimo e décimo, e o pessoal já foi dizendo que a Ferrari ia estar ótima e a Red Bull brigaria por pontos. Resultado: a Ferrari no domingo foi um desastre, e a Red Bull só não ganhou porque ultrapassar em mônaco é impossível. Ferrari joga pra torcida desde que o mundo é mundo, e a Red Bull sempre gostou de esconder o jogo só pra surpreender todo mundo na hora que realmente importa.

  11. Celso SP comentou em 07/06/13 at 19:15

    Não dá pra esquecer o treino com chuva. Vai que…. chova domingo.

    Se RedBull corre por fora, teriam eles parado com aquele propagado papo de esconder o jogo nos treinos livres?

    Fico sempre um pé atrás qdo o piloto dá uma desculpa impossível de mensurar, tal qual essa “modulação do Pedal”. Como saber se é verdade?

    Se a modulação fosse do pedal de uma Gibson ou Fender, conheço alguém que poderia ajudá-lo kkkkk

    • valter comentou em 08/06/13 at 8:23

      quem? Clapton ou Hendrix?

      • Celso SP comentou em 08/06/13 at 10:40

        Pete Townshend. E pra incluir um morto, Steve Marriott

        • valter comentou em 08/06/13 at 10:59

          fantásticos!

  12. Antonio Lages comentou em 07/06/13 at 19:10

    bom então acho que vai ser igual as outras, antes de Mônaco, Mercedez na frente nas primeiras voltas, se não forem tragadas pelas Ferraris, depois tome RBR e Ferrari sera? Concorda Fábio?

  13. Paulo Lima comentou em 07/06/13 at 18:16

    Fabio por analogia do nosso querido ARNALDO “a regra é clara” a pirelli sabia e a mercedes tambem sabia. A pergunta é por que houve?

  14. Marcelo comentou em 07/06/13 at 17:31

    Alonso ir bem em treinos e classificação, o mérito é total do carro porque o espanhol sempre foi fraco nessa parte. Brigar por poles sempre foi ponto fraco de Alonso.

    Hamilton sofrer com os freios, isso é de fácil solução, basta pegar dicas do Button(especialista em freios em 2009). Se Lewis for atrás, leva o título de 2013, graças as dicas do velho companheiro.

    Mercedes tem que ser punida porque usou carro de 2013 e pilotos titulares. Vamos ver o que acontece com um time de fábrica, porque time pequeno já sei o que acontece. MERCEDES SERÁ JULGADA NO TRIBUNAL DA FIA, a coisa é gravíssima…

    Em 1984, a Tyrrell era a única equipe daquela temporada a ainda utilizar os motores Ford Cosworth V8 aspirado, enquanto que as demais tinham motores Turbo. Após a corrida de Detroit, nos Estados Unidos, na vistoria do Tyrrell 012 número 3 do 2º colocado, o inglês Martin Brundle, havia esferas de chumbo no tanque de gasolina após a corrida para assim atingir o peso mínimo necessário de fim de prova (uso de lastro), além de suspeitas de modificação de combustível com substâncias proibidas. Conclusão: verificaram que o carro dele corria com peso abaixo do permitido pelo regulamento.

    No dia 18 de Julho, uma semana antes do Grande Prêmio da Inglaterra, a FISA (Federação Internacional de Automobilismo Esportivo) decidiu aplicar a decisão mais radical de todas: desclassificar e banir a Tyrrell da Fórmula 1 nesse ano e retirar os 13 pontos que tinha conquistado até então: acompanhados de dois pódios dos estreantes (Brundle e o alemão Stefan Bellof – que tinha feito uma corrida brilhante em Monte Carlo, saindo da última colocação e, sob forte chuva, alcançando o 3º lugar).

    Ken Tyrrell decidiu apelar da decisão, e enquanto esperava pela sentença do Tribunal de apelo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi-lhe permitido correr em Brands Hatch. Foi aí que apresentou o substituto de Brundle em Detroit: o sueco Stefan Johansson , que alinharia ao lado de Bellof. A equipe participaria em mais três provas, até que se retirou definitivamente do circo.

    Bom lembrar, em 1983 Ken Tyrrel desceu a ripa contra os caríssimos motores turbos: “A Formula 1 não é mais um esporte, quem tem mais dinheiro compra motor turbo e leva a vitória. Vencer dessa forma é vencer de forma artificial, acabou a competição! Projetista que cria um bom chassis fica em segundo plano, o que manda é ter motor forte”

    Curiosamente a Tyrrel só voltou aos pódios depois do banimento do motor turbo…

    Imaginem Ken Tyrrel vendo as trapaças da Mclaren em 07, Renault em 08 e agora Mercedes 2013.

    O velho deve estar se revirando na tumba…sinto cheio de pizza!

    • Marcelo comentou em 07/06/13 at 17:57

      Muito curioso, a Brabham de Piquet e Williams de Rosberg, foram desclassificadas no GP Brasil-82 pelo mesmo motivo, “Weight infringement” ou violação de peso.

      http://www.statsf1.com/en/keke-rosberg/grand-prix.aspx
      http://www.statsf1.com/en/nelson-piquet.aspx

      A Tyrrel em 84 foi pega, julgada, condenada e sacrificada pelo mesmo motivo, violação de peso!

      A “nanica” Tyrrel com seus pilotos foi excluída do campeonato 84, já Brabham e Williams perderam apenas uma corrida.

      http://www.statsf1.com/en/tyrrell/grand-prix.aspx?year=1984

      Nos anos 80, aconteceu muitas barbaridades, punição entre pilotos com times de ponta, o prejuízo era sempre minimizado…

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