Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Mercedes na mira

Por Fábio Seixas
03/06/13 09:30

A Pirelli parece ter se safado bem do caso do teste secreto em Barcelona.

Primeiro, porque alega que não houve nada de secreto, que o circuito foi reservado em nome da empresa, que muitos torcedores apareceram para fotografar, que não fez nada fora das regras.

Segundo porque veio à tona que a Ferrari também usou esses protótipos de pneus para 2014.

Aconteceu também em Barcelona, após o GP do Bahrein, mas com o carro de 2011 _o que é permitido pelo artigo 22 do Regulamento Esportivo da F-1.

A Pirelli fecha o círculo de sua defesa dizendo que é importante continuar com esse trabalho de desenvolvimento e que vai convidar outras equipes ao longo da temporada.

As baterias, então, se voltam contra a Mercedes, que decidiu levar à pista o carro deste ano.

A FIA vai investigar os dois casos, mas acredito que a Ferrari escapará de uma punição.

(Se a turma de Maranello escapa até quando está errada, imaginem agora…)

Já a Mercedes está bem mais enrolada.

E não é preciso investigar muito ou ser grande especialista. O time claramente infrigiu o regulamento. Que seja punido. 

É o que deve acontecer logo.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. RealBR comentou em 04/06/13 at 16:57

    Eu sinceramente gostaria de ver os carros da F1 no nível real que era em 2007 e 2008.

    Me lembro que nessa época, ferrari corria bem, mclaren corria bem, Kubica com aquela equipe chegou a ganhar corrida(acho que no canada), a Renault não era a melhor mas tmbém dava algum trabalho, RBR tava chegando junto das grandes, até o niko rosberg com a willians que quebrava de monte, tmbém algumas vezes conseguiu embolar um pouco as provas.

    Dai eles resolveram mudar tudo em 2009, e Ross Brawn foi esperto, teve uma ajudinha do Bernie que tinha tmbém comprado ações da falida honda e Button ganhou de presente aquele campeonato de 2009 que incrivelmente

    Barrichello teve a capacidade de perder pro Button. Eu acho que se tivessem deixado as equipes continuarem evoluindo aqueles carros, acho que hoje teriamos mais disputas reais na pista.

    Gostaria de ver aqueles carros com aqueles pneus andando hoje pra ver como seria. Mas isso será impossível de acontecer.

  2. Christian Rogério comentou em 04/06/13 at 12:06

    Foi trapaça da Mercedes, mas por outro lado é mais uma equipe que parece ter entrado na briga, e no geral, parece que agora ela está equilibrada junto à Red Bull, Ferrari e Lotus. Por mim, deixaria tudo como está. Não é necessário. A Mercedes não está superior a nenhuma outra equipe, e isso vai se traduzir em mais disputas na pista, num campeonato mais equilibrado.

    Pouco importa o que pensa as outras equipes. Quero é disputa na pista, isso sim.

  3. Antonio Ribeiro comentou em 04/06/13 at 9:50

    Pergunta: o carro usado foi o Mercedes de 2013, mas quem eram o piloto?

    • Reginaldo comentou em 06/06/13 at 12:24

      Eram simplesmente os titulares: Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

  4. Naufel comentou em 04/06/13 at 7:58

    Qual tipo de punição seria esta? Financeira?

  5. Rafael Wüthrich comentou em 04/06/13 at 1:54

    Fábio, qual seria a punição?

    • Fábio Seixas comentou em 04/06/13 at 13:50

      A FIA decide.
      Abs

  6. Rodrigo comentou em 03/06/13 at 23:53

    Vc está botando lenha na fogueira pra tentar achar um culpado pra ponderar o ritmo da Mercedes. Outras equipes já fizeram isso. Todo mundo ja tenteou burlar o regulamento, inclusive sua equipe favorita Fabio. Me Poupe. Fazer sensacionalismo barato , só no Brasil mesmo. E quem realmente ira comprovar que o carro era de 2013?! Caem na real. Se começar a achar “coisa” na F1 só ficará as equipes nanicas no grid.

    • Fábio Seixas comentou em 04/06/13 at 13:49

      Qual é minha equipe favorita, só por curiosidade?

      • Ventreschi comentou em 05/06/13 at 18:07

        EU ME DIVIRTO MUITO !!!!!

  7. RealBR comentou em 03/06/13 at 19:03

    Correto.

  8. Saulo Campos comentou em 03/06/13 at 17:34

    Fábio, essa história já tá um mimimi danado, vc não acha?

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 22:41

      Discordo. Acho que isso precisa ser bem apurado.
      Abs

  9. mauricio comentou em 03/06/13 at 17:31

    guerras pelo vil metal sempre… so aconteceu pq a Mercedes passou a andar bem, se estivesse lá atras poderia FORNECER pneus tb que nao tinha problema. Uma fornecedora unica de pneus nao gera competitividade, apenas na hora de negociar a troca da mesma, que gera lucro para o Bernie. PQ então nao fazem logo TUDO monomarca? chassi, motor, suspensão, kers… infelizmente hoje tudo tem mais valor que o PILOTO! queria ver um campeonato com Todos os Pilotos fazendo ROTAÇÃO entre as equipes e ai sim sem repetir os carros ai sim teriamos um campeonato de pilotos!!!! Alguem ja andou de Autorama? ou nas antigas categorias que se sorteava chassi e jogo de pneu? Tudo bem quen nas 2 tb tem sacanagem… poucos sao os esportistas…

    • luiz alberto comentou em 04/06/13 at 17:55

      Porque voce não assiste corridas de cavalo,de trote ou atletismo ai terá aparentemente uma igualdade,corridas de automovel é o conjunto carro e piloto e sempre foi assim ,é a essência do automobilismo,os fabricantes querem mostrar o melhor carro e para garantir ,normalmente contratam o melhor piloto disponivel e isto desde a Paris/Rouen.

  10. Vinicius comentou em 03/06/13 at 16:49

    Fábio, sem querer cobrar mas já cobrando, não sei se é necessário lembrar como a CBA faz mal ao automobilismo brasileiro, mas vale uma nota pela vergonha assistida em Brasília este fds primeira corrida da Stock por lá depois das obras, e mais falou-se do ralo que atrapalhou os treinos do que da corrida em si. Além disso vale um parênteses para o brasileiro de turismo categoria de acesso a Stock, sem transmissão ao vivo na TV, e com apresentação do VT programada para o fds que vem apenas na Play TV. Abraço

    • christiano comentou em 04/06/13 at 12:23

      não querendo defender a CBA, longe de mim, mas quem administra o autódromo, é o ESTADO do DF e não a CBA. A CBA apenas regula as corridas, concordo que deveria cobrar do estado melhorias na pista, mas em anos de copas e olimpíadas, ninguém quer botar dinheiro noutra coisa que não seja futebol, até a Stock tá sem patrocinador master.

      O brasileiro de turismo, iniciativa 110% do Carlos Col que ta botando dinheiro do próprio bolso, assim como colocou ns pick ups ano passado. Está trabalhando para emplacar, sinceramente, sem apoio de TV, não sei se vai, tá falando com redetv e band, rezemos.

  11. Luiz comentou em 03/06/13 at 16:33

    Ultimamente não tenho visto, nem em publicações estrangeiras, trapaças a não ser da Red Bull como o mapeamento do motor alterado para funcionar melhor o extrator soprado e o splitter flexível que proporcionou uma dobradinha neste ano. Desculpe mas não é a Ferrari que tem feito mutreta na fórmula Mario Kart do Berniacca.

  12. Fernando Sandrini comentou em 03/06/13 at 16:28

    Se a Mercedes não tiver problema de consumo de pneus em Montreal, fica claro que houve benefício neste teste “secreto”.
    Mas talvez não vejamos isso ao vivo pois tem jogo do lixo amarelo e amanhã a Globo vai anunciar o que vai fazer. Não precisa… vai passar o lixo amarelo em detrimento da corrida. Espero que o SPORTV ao menos passe ao vivo…

    Abraço

  13. Erdnaxela comentou em 03/06/13 at 15:28

    Juntaram na mesma equipe o picareta contumaz Ross Brawn e um dos picaretas da espionagem de 2007, na Mclaren, Lewis Hamilton. Acabou implicando isso: picaretagem total.

    • Reginaldo comentou em 06/06/13 at 12:27

      Se teve algum piloto picareta no escândalo de espionagem de 2007, esse se chama FERNANDO ALONSO.

  14. Miranda comentou em 03/06/13 at 14:58

    Seixas, me confirma uma coisa. Domingo, GP do Canadá começa às 15:00hs, mas haverá o amistoso Brasil x França às 16:00hs. F1 vai rodar ? Abraço

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 22:41

      Não sei.
      Abs

  15. Geraldo comentou em 03/06/13 at 14:13

    Fabio. existe chance de termos mais um brasileiro em 2014?

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 22:41

      Claro. Massa pode ficar. Nasr pode entrar.
      Abs

      • André Pires comentou em 03/06/13 at 23:23

        E o Razia? Já era pra ele?

        • Fábio Seixas comentou em 04/06/13 at 13:49

          Ele tenta uma vaga na Force India.
          Abs

  16. Carlos Hertenstein comentou em 03/06/13 at 13:32

    Se o teste ocorreu com pneus de 2014 não vejo porque punir a Mercedes, seria um acerto totalmente diferente do utilizado na atual temporada e essa condição não dá vantagem alguma para o momento, fato é que a história está meio que surgindo aos poucos, primeiro era o teste de pneus safado da Mercedes, depois virou teste da Pirelli com Mercedes convidada, depois surgiu a informação que se tratam dos pneus de 2014, e agora essa da Ferrari ter testado também, e duvido muito de não ter rolado uma malandragem por parte dos vermelhos também, estão querendo é levar no grito essa marmelada, quantas vezes Ferrari e McLaren fizeram meleca e levaram nada mais que um beliscão por isso.

  17. Giuliano SPFC comentou em 03/06/13 at 13:16

    Caro Fábio, acho que a pressão dos concorrentes pela punição a Mercedes está em suspenso no momento, vai depender do que acontecer na corrida do Canadá, a corrida de Monaco não é um parâmetro para avaliar se estes testes ajudaram a Mercedes, se a Mercedes for lá para trás de novo na corrida do Canadá esse negócio vai esfriar, e se os caras forem ao pódio demonstrando uma clara evolução a coisa vai ferver. O que acha??

  18. Marcelo comentou em 03/06/13 at 12:53

    Mercedes tem que ser punida, ela usou o carro de 2013 com Rosberg e Hamilton ao volante, diferente da Ferrari que usou carro antigo e pilotos reservas, tudo dentro do regulamento.

    Mercedes pode até não se beneficiar em relação aos pneus, mas com certeza testou e evoluiu outras partes do carro. Isso fica evidente através dos dados junto aos pilotos titulares. Porque ninguém dava atenção a esse tipo de teste? Oras, porque ninguém ia se beneficiar com eles. A Mercedes tentou dar um “migué”, mas foi pega no pulo! Resta saber que tipo de punição ela vai receber.

    Só pra lembrar, uma corrida dura cerca de 300 quilômetros, só esse teste vale por três corridas!

    Mercedes foi beneficiada e fez trapaça, tem que ser punida!

    • Patrick Mesquita comentou em 04/06/13 at 6:01

      Falou tudo!
      A questão é uso do carro 2013.
      Esqueçam teste de pneus.

  19. André Pires comentou em 03/06/13 at 12:33

    Fábio. Você poderia comentar a vitória do Kubica no WRC2? São duas participações e dois bons resultados (O outro foi um 6º lugar). Como isso pode refletir em uma possível volta dele à F1? Lembrando também da sua parceria com a Mercedes nos testes com o simulador da equipe.

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 22:42

      Ele continua dizendo que o objetivo final é voltar à F1. E eu torço muito pra isso.
      Abs

  20. Bob comentou em 03/06/13 at 11:35

    A Mercedes já disse que foi autorizada pela FIA para usar o carro de 2013.
    Uma equipe que gasta milhões jamais iria bobear assim !

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 22:44

      Não vi isso. E, se disse, jogou um verde. Porque o regulamento é bem claro na proibição.
      Abs

  21. Filipe comentou em 03/06/13 at 11:20

    Oi Fábio! Sei que é Off-Topic, mas leu as declarações do Vettel publicadas pelo Tazio? O alemãozinho botou as manguinhas de fora… mas o que mais me chamou a atenção foi o que ele disse sobre o Raikkonen… Fiquei com a sensação de que, se depender dele, o Finlandês não vai pra Red Bull.

  22. Cranio comentou em 03/06/13 at 10:45

    Duvido Seixas que haverá alguma punição a Mercedes. Acredito mais que as outras equipes recebam convites para testes futuros, o que invalidaria a punição.

    grande abraço!

    • Marcus Alves comentou em 03/06/13 at 11:18

      Concordo inteiramente, não vai acontecer nada de punição, talvez no máximo uma advertência e só.. ( A RBR posando de santa é para rir.. )

      • luiz alberto comentou em 04/06/13 at 18:08

        Não só a RedBull pois a equipe de Maranello é de uma santidade canônica,não é mesmo?Nunca fez qualquer tipo de trapaça,e por acaso não tem um (ex???)funcionário como presidente da entidade máxima do automobilismo.
        Alguém crê que uma empresa como a Mercedes Bens não teria condições de fazer um carro para rivalizar com a do fabricante de energéticos ou com a do fabricante do 147(talvez ela ainda não tenha tecnologia para fazer um 147,pelo que entendo nestes comentários,não devem conhecer a história do automobilismo e da competições)

  23. Moy comentou em 03/06/13 at 10:33

    Estão procurando cabelo em ovo. Por acaso ela vai usar este mesmo carro no ano que vem, exatamente igual?
    E quem garante que a ferrari usou, de fato, o carro de 2011, exatamente igual?

  24. cleverton comentou em 03/06/13 at 10:27

    Fabio pelo que li dessa defesa da Pirelli a mesma cita que os pneus não foram e não serão utilizados nesse ano. São modelos de testes para 2014. Baseando nisso a Mercedes não esta conforme regulamento visto que usou o carro de 2013 para testes de prováveis pneus de 2014?

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 10:52

      Nem assim. Nessa hipótese, a Mercedes teria que usar o carro de 2012, no máximo.
      Abs

  25. jo lima comentou em 03/06/13 at 10:25

    Ah, e uma mudança de bastidor que é mais do que necessária, já passou da hora = a saída de Dominicalli. Desde 2007 e só um campeonato de pilotos – o de kimi – conseguido muito mais pela briga de cão e gato entre hamilton e alonso , então os dois na McLaren. Na melhor das hipóteses, Dominicalli não tem sorte.

  26. jo lima comentou em 03/06/13 at 10:18

    A Mercedes, comprovado a infração,t em que ser punida pelo infração e pela burrice. Num mundo todo interligado pelas mídias sociais, só uma anta para crer que isso se manteria em segredo para todo o sempre.

    E, aproveitando a dúvida do Carlos Castanheira, acho que o caminho de Massa em 2014 está atrelado ao de Kimi. Se o finlandês ir pra Red Bull, Massa tem grande chance de ir pra Lótus. Se Kimi continuar na Lótus, há uma chance, embora bem menor, na minha opinião, de ir pra Red Bull. Mas não descarto que o Brasil entre em 2014 sem um piloto no grid.

  27. Carlos Castanheira comentou em 03/06/13 at 9:54

    Fábio, sei que é off-topic, mas com o desenho inicial da temporada, qual as perspectivas de futuro para o Felipe? Acredita em uma renovação com a Ferrari? Teria uma nova equipe para ele? Qual? Ou estaria saindo da F-1? Sei que é difícil prever tanto, mas queria um panorama de um especialista como você. Abraço de um fã.

    • Fábio Seixas comentou em 03/06/13 at 9:58

      Desculpe, Carlos, mas acho que ainda está muito cedo para especular. As peças ainda não começaram a se movimentar, e acho que tudo vai depender do que o Raikkonen decidir para 2014.
      Abs

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).