Motor novo
30/05/13 11:31A Mercedes confirmou que vai fornecer motores para a Williams a partir de 2014.
O que só reforça aquilo que venho dizendo há algumas semanas: esqueçam a McLaren até 2015.
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Se tem uma equipe na F1 que nunca pode ser subestimada, esta é a Mc Laren.
Quando um carro nasce com problemas o campeonato desta equipe fica destinado ao ostracismo como regra, mas essa é uma regra que não se aplica aos prateados de Woking.
Acho que a Williams deu um passo errado. Com a nova era dos motores turbo, acho que Ferrari e Mercedes não devem conseguir criar motores tão competitivos comos os Honda e Renault. Os japoneses e os franceses devem dominar a F1 a partir de 2014/2015. A Ferrari sempre teve dificuldades em criar motores pequenos e de elevadíssima potência. A Mercedes a meu ver também terá sérias dificuldades em criar um motor competitivo com estas características. A Mercedes sempre criou motores competitivos quando o assunto era alta cilindrada. Quem tiver montado Renault ou Honda deve se dar bem. Agora é esperar para ver se vamos ter mais outras marcas interessadas em entrar nesta furada. Vai ser difícil. É um desafio técnico meio melindroso. O retorno do investimento é muito arriscado, principalmente nesta época de crise. Com menos dinheiro dá para fazer um bom investimento em competições como o WEC e na futura United Sportscar que estão tendo uma visibilidade mais seletiva e que podem dar um retorno mais rápido e menos arriscado. A Honda volta a F1, mas antes tentou a sorte noutras categorias. Como não deu certo vai tentar a F1, mas com outras marcas tem funcionado como a Audi e a Toyota nas pistas, e agora com a VW nos rallies.
Esse Toto Wolff manda e desmanda na Williams. O cara botou a mulher dele para ser piloto de testes, depois tirou o Bruno Senna (que teve um ano bem melhor que o Maldonado tirando a vitoria do Venezuelano) para botar o piloto dele (Bottas). Agora o cara na Mercedes foi la e fez o time trocar de motores. E o time vai de mal a pior…
“Bruno Senna (que teve um ano bem melhor que o Maldonado tirando a vitoria do Venezuelano)”
Onde o sobrinho foi melhor Murilo, onde?
Batalha de Grid: Maldonado 15×5 Bruno(no relógio ficou 18×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, Bahrain e Canadá), nas outras três MON/ITA/BRA, dependeu de punições de Pastor pra largar a frente. Batalha pelo “Q3″: Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. Colocação final no Mundial:
15º)Maldonado,45 pontos. 16º)Bruno,31 pontos.
Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez se destacou durante o ano conquistando; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º(um absurdo japa ficar fora da F-1). Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º,5º. Maldonado fez história com pole e vitória em um time mediano, conquistou ainda um 5º lugar, em classificações sempre surpreendeu.
1ºlugar-ESP
3ºlugar-EUR
5ºlugar-ALE
3ºlugar-BEL(com punição caiu para 6º)
2ºlugar-CIN
3ºlugar-ABU
6ºlugar-BRA(com punição caiu para 16º)
Já Bruno Senna(no geral), foi o que conseguiu os piores resultados, em classificação foi bizarro! O máximo que Bruno fez em corridas foi: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já era obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofreu em classificações e provas.
Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se enroscou várias vezes em 2012:
AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2),BRA(1) muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes(merecia também uma musiquinha Galvão), na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu. Evidente que pegaram Maldonado como bode expiatório, mas Bruno também devia ser monitorado durante o ano, por pouco não fica marcado com “cagada-histórica”. Quase tirou o tricampeonato de Vettel no GP Brasil, e ainda colocou na culpa no alemão, barbaridade! Em 2012 o sobrinho se envolveu em vários acidentes com pilotos ‘anos-luz’ a frente: Massa, Schumacher, Kobayashi, Grosjean, Rosberg e Vettel. Bruno mostrou não tinha capacidade de andar com os melhores no top 10 com certa regularidade, porque sempre “levava um junto” em uma bela pixotada. O sobrinho foi dispensado da F-1, já Maldonado fica até a grana acabar, menos mal…
Post interessante pra quem insinuava que Hamilton tinha trocado troféus na Mclaren por dinheiro na Mercedes.
Acredito que “algumas semanas” signifique: desde o terceiro GP quando qualquer um com capacidade de somar olhou a tabela de pontos dos pilotos da temporada.
Então, pelo histórico de opiniões acertadas, provavelmente a Mclaren volte a vencer ainda esse ano. Com certeza pelas mãos do Alain Prost do novo milênio que colocava o companheiro de equipe no bolso que tem um campeonato conquistado com um carro considerado fora do regulamento tardiamente.
Fabio, a Williams não emplaca mais de duas temporadas seguidas o mesmo motor no seu carro desde quando utilizou motores Toyota, assim de la pra cá foi o Cosworth, e o Renault e ate agora a mudança de motor nunca trouxe grandes melhorias, o motor Mercedes e o envolvimento de um de seus acionistas como diretor da Mercedes podem trazer maiores benefícios a equipe inglesa ???
Mais um capítulo na sobrevivência da Williams, e que pelo menos essa parceria seja satisfatória!
Desde que vc percebe que a MCLAREN virou um time ridiculo ao trocar um piloto como Hamilton por um coitado feito o Perez já se notou que acabou a MCLAREN mesmo,virou time pequeno.veremos se um dia vai voltar a ser um time respeitavel,hj é a quinta equipe e olhe lá !!!
Para o Maldonado bataer com mais força ainda
A Williams esta parecendo time de futebol ruim, toda hora muda de motor como time muda de técnico. Será que ninguém vê que o problema é no carro e não no motor?
Acho que, no mínimo, vai ser melhor do que a equipe se encontra agora….
Gostei disso. Quando saiu a notícia de que a Mercedes ia voltar e ia para a Mclaren, critiquei e disse que deveria ir para um equipe menor pra ter mais carros na parte de cima do grid ao invés de só Ferrari e Redbull. Parece que me ouviram e isso deve ser a redenção de uma equipe que foi vencedorae faz muito tempo que não consegue mais nada.
como você falou,esqueçam a McLaren em 2013 e 2014, mas você acha que o Williams pode voltar a brigar por melhores posições?
Fabio, nem uma linhazinha sobre o que vai ser da Williams? Agora melhora um pouco ou nao tem mais solucao?
Fábio, você acha que com essa mudança de regulamento e a volta da parte mecânica como fundamental para a performance dos carros a partir de 2014, esse contrato com a Mercedes pode colocar a Williams de novo no pelotão de frente? Ao meu ver foi uma jogada sensacional de Frank Williams e Toto Wolf, que quando saiu da Williams já devia ter isso combinado com o Sir…
verdade! por que com boton e perez tem que esquecer mesmo!
mas também não adianta a willians com maldonado e botas juntos! abs
Isso não de adianta nada se não construir um chassi competitivo!
Com certeza Toto Wolff teve influência nisso.
Quanta à Mclaren acho que vem ‘matando’ em 2015!
Abs!
Fábio, eu vou ser um pouco mais descrente que você.
Apesar de algumas informações de o motor Honda já está em teste e desenvolvimento à algum tempo e que até poderia estrear em 2014, com a atual e absoluta ausência de testes acho que 2015 será um ano de conhecimento mútuo e os resultados tendem a ser mais vistosos à partir de 2016.
Pelo andar da carruagem, a Mercedes vai tratar a Mclaren como cliente de segunda classe, entregando os motores e blindando qualquer informação vital que possa ser repassada para os engenheiros do HRD.
Mas o que me chama a atenção é no anuncio da Mercedes com a Williams, semana passada o Joe Saward alertou que o vínculo seria para 2014/15 e 16.
Cruzando com o Continental Curcus a Toyota estaria (bem grifado no verbo e no uso) planejando a sua volta para a F1 como fornecedora de motores.
Por que eu estou juntando tudo isso: no acordo firmando a Williams compra motores e Kers, mas fica livre para continuar desenvolvendo seus sistemas de regeneração de energia.
Ligando os pontos e sabendo que a Williams precisa de uma parceira que forneça motores na faixa e tendo a equipe know-how para sistemas híbridos e ainda por cima aceita de bom grado um pay-driver, imagina o resultado da equação.
Pode ser que eu esteja paranoico ou alucinando, mas acho que onde tem fumaça tem no mínimo vapor.
Pipoca tem antena? Cara, nao entendi nada do que tu escreveste.