Pílulas do Dia Seguinte
27/05/13 10:04
Algumas cenas de ontem refletem bem quem é Kanaan. Amigo do peito desde os tempos de Itália, Zanardi, herói deste blog, foi a Indianápolis torcer pelo amigo. Levou no bolso uma das medalhas de ouro que conquistou na Paralimpíada de Londres. O brasileiro esfregou a medalha no carro antes da largada para dar sorte. Nas voltas finais, contam, Zanardi era dos mais alucinados no pit wall, torcendo loucamente. Depois da prova, o italiano ganhou o capacete da vitória. E postou no Twitter, com a foto ao lado: “A amizade ainda é um valor? Tony ganhou as 500 Milhas e me deu o capacete de presente. Sou feliz por nunca ter duvidado”;
Outra cena, também relato de quem estava lá: nas voltas finais, sob bandeira amarela, a torcida no Speedway era toda para ele. Um estreante, Muñoz, era o segundo. Dois pilotos americanos vinham na sequência, Hunter-Reay e Andretti. Mas o torcedor soube reconhecer o mérito de um cara que tantas vezes flertou com a vitória. Tony descreveu aquela última volta como “a mais longa da minha vida”. Dá para imaginar, mesmo que à distância, a quantidade de cenas que passaram por sua cabeça. A agonia, a aflição, a espera por aquela bandeirada;
A corrida foi ainda marcada por recordes. Houve 68 trocas de liderança entre 14 pilotos. A média do vencedor também foi recorde: 187,433 milhas por hora, ou 301,6 km/h;
Por fim, não deixa de ser irônico que a bandeira amarela final tenha sido provocada por um toque de Franchitti no muro. O escocês é outro dos grandes amigos de Kanaan. E foi se juntar à sua festa assim que foi liberado do atendimento médico de praxe;
Na F-1, a batata pode assar para os lados da Mercedes. A FIA divulgou nota ontem, após o GP de Mônaco, informando que autorizou o teste da Pirelli com a equipe alemã sob duas condições: que a sessão fosse conduzida pela fabricante de pneus e que a chance fosse aberta para todas as outras dez escuderias. Pelo primeiro item, entenda-se que a Pirelli deveria usar um piloto próprio e gerenciar e reter as informações colhidas. Nada disso aconteceu. Pior: a FIA indica que não recebeu informações acuradas sobre os tais três dias em Barcelona. Em boa gíria, Mercedes e Pirelli tentaram dar um migué. O comunicado termina afirmando que o caso deve ser levado ao Tribunal Internacional da entidade. Um órgão que, sabemos, é político. Mas que complicará a vida dos carros prateados se, desta vez, decidir ser técnico e justo;
Raikkonen, sobre Pérez: “Ele me acertou por trás e é isso. Se diz que a culpa foi minha, após ter entrado tão rápido naquela curva, então ele não tem ideia do que está fazendo aqui. Não é a primeira vez que ele acerta alguém numa corrida. Parece que sempre espera que os outros prevejam o que ele vai fazer”. Questionado se valeria a pena uma conversa com o mexicano, ele foi além: “Acho que não. Mas um soco na cara talvez resolvesse”;
Pérez protagonizou alguns dos bons momentos da prova, mas, sim, exagerou na dose para cima do finlandês;
Outro que exagerou foi Grosjean, punido com a perda de dez posições no grid do Canadá. Ficou barato para ele, dado o fato de ser reincidente;
Pensando em Pérez, Grosjean e Chilton, uma conclusão parece óbvia. Num circuito como Mônaco, estreito e sem áreas de escape, a barbeiragem não fica impune. Em circuitos modernos, talvez algumas colisões fossem evitadas. A vítima, afinal, tem para onde desviar, tem como fugir. No principado, não rola. Deu no que deu;
Em tempo: Pérez ainda tem o meu benefício da dúvida. Vejo qualidades no mexicano, que vem sendo excessivamente cobrado pela imprensa inglesa neste ano. Vamos com calma, o carro da McLaren é uma porcaria e não é sempre que ele faz lambança. Em suma, acho que ele ainda está aprendendo e que há salvação. Sobre Chilton e Grosjean, já tenho a minha avaliação fechada: não são pilotos para a F-1;
Importante: a Ferrari diz que o acidente de Massa na corrida foi causado por um problema no carro. “A dinâmica foi muito similar à da batida de sábado, mas o fato é que os dois acidentes foram bastante diferentes”, disse Pat Fry, diretor técnico da escuderia. Segundo ele, as avaliações preliminares indicam um problema na “dianteira esquerda” do carro. Suspensão, muito provavelmente;
O brasileiro fez questão de dizer que estava bem e de colocar uma foto com sinal de positivo no Twitter. Espero que não seja mais um revés neste temporada em que ele começou tão bem, que caiu, mas em que estava se recuperando novamente;
Tempos atrás, eu disse no Pit Stop que o grande desafio de Vettel nesta temporada seria disputá-la sem ter em mãos um carro de outro mundo. Até agora o alemãozinho vem se saindo muito bem. Venceu 2 dos 6 GPs e quando não ganhou ficou sempre por perto. Tem 21 pontos de vantagem sobre Raikkonen, uma gordura confortável para o momento;
Para terminar: foi hilário acompanhar o desespero do engenheiro na penúltima volta, quando Vettel resolveu cravar a melhor volta da corrida “por diversão”.
cadê as alonsetes de plantão? o cara não é o top das pistas? ganha uma corrida e é o melhor piloto da atualidade…faz uma corrida patética, toma passada do perez numa pista que a ultrapassagem é proibitiva e é top? não passa de um espanhol marqueteiro. Comparar Alonso com pilotos de verdade chega a ser ofensivo pra quem conhece um pouco da história da F1 … por isso o neymidia está certo em jogar em time espanhol, pois lá deve ser o berço do marketing mundial, não do talento.
Concordo plenamente.
Mas não adianta, pois eles são apaixonados e bicho apaixonado é cego, mas imagina se fosse o Vettel ou Hamilton.
E ninguém fala que a Ferrari e a Lotus PODE ter feito estes testes secretos também. Não acho apenas a Mercedes errada em fazer estes testes mas qualquer outra. Vamos ver se a bomba estoura na Lotus e na Ferrari como vai ser a reação desse pessoal, incluindo o blogueiro.
O GP de Mônaco é sempre chatíssimo, apesar da babação do Galvão.
Teoria da conspiração mode on:
Tenho a nítida impressão que a entrada do SC foi desastrosa e favoreceu muito os carros da Mercedes.
Vamos aos fatos:
Vettel entrou no box na volta 30. A Mercedes vacilou e não entrou.
O SC entra na frente do Vettel quando o alemão sai do box na abertura da volta 31 (1:06:03 do vídeo da globo).
A batida do Massa foi na volta 28, abertura da 29! Dava tempo pra ter entrado antes, na frente do lider na abertura da volta 31.
Em 1:06:16 do vídeo, Vettel e Webber ainda estão atrás do SC qdo a imagem corta pro Massa. Foram pelo menos 13s atrás do SC antes de ser liberado para passar.
Em 1:06:45 do vídeo aparece o SC, Raikkonen, Alonso, Button e Perez. As Red Bull já tinham passado o SC
Em 1:06:52 do vídeo Raikkonen e Alonso passa o SC.
Rosberg e Hamilton entra no box juntos. Rosberg sai com pouca vantagem pra Vettel e Hamilton volta bem atrás do Webber. Raikkonen nem aparece pq ficou atrás do SC. (1:07:40)
Em 1:07:50 o SC ainda tá liberando os últimos carros a passarem, os pilotos quase param atrás dele e o co-piloto faz gesto para ultrapassar.
Em 1:08:33 o SC está parado esperando o Rosberg.
Em 1:08:45 Rosberg encontra o SC.
Ao meu ver foram vários erros:
1º O SC deveria ter entrado na frente do Rosberg logo de cara. Se isso acontecesse, rapidamente formaria uma fila atrás do SC, e qdo os pilotos da Mercedes fosse para o pits, ele fatalmente voltariam do meio pro fim.
2º O SC demora muito para liberar os carros da Red Bull. Se não tivesse demorado, com certeza teriam tomado a posição do Rosberg.
3º O SC demora mais ainda para liberar Raikkonen e Alonso. No vídeo foram apenas 7s mostrados, mas com certeza foi mais, pq já havia uma fila de pelo menos 5 carros, e já tinha mais um chegando. Eles não estavam tão colados assim. Só para comparar, o tempo de Vettel e Webber nessa volta de SC foi de 1:38. Raikkonen e Alonso 1:41. Na volta seguinte, ainda com SC 1:33. Se a liberação fosse antes, Raikkonen e Alonso, pelo menos, passariam Hamilton.
FS, eu sei que vc não é mto fã de teoria da conspiração, mas algumas perguntas ficam sem resposta.
Pq o SC demorou para entrar e quando entrou, entrou na frente do 3º em vez de entrar na frente do 1º?
Pq demorou para liberar os pilotos da Red Bull, Raikkonen e Alonso?
vídeo da globo
http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/v/grande-premio-de-monaco-de-formula-1/2596962/
Se vira Alonso…
Vettel é veloz, preciso e cerebral, piloto pra vencer corridas, disputar títulos e bater recordes(dessa vez não tem choradeira de rivais fracos). Oportunista, o tricampeão não joga nada fora, bem que Christian Horner alertou:
“Seb é fantástico, mas acredito que ainda não vimos todo o melhor dele”
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/05/formula-1/chefe-da-reb-bull-acredita-em-um-desempenho-ainda-melhor-de-vettel.html
Se for observar, tirando o ano de domínio de 2011, o alemão supera o início das temporadas de 2010/12. Quando tem carro veloz, o alemão não deixa escapar poles e vitórias, quando não vence…faz pódios! Quando não tem carro para chegar ao pódio, pontua da melhor forma.
Lembrando que, Vettel também é fantástico em final de campeonato. Em 2009 tirou o vice-campeonato de Barrichello. Em 2010 sobre grande pressão(erro na Bélgica), virou o jogo levando o primeiro título. Em 2012 novamente virou o jogo quando Alonso tinha grande vantagem de pontos. Quando Newey entrega um grande carro(CIN-JPN-KOR-IND 2012), o alemão desconta a diferença, um abandono por pixotada naquela altura, seria adeus ao campeonato.
Depois de seis provas em 2013, Vettel atinge uma média de 17,83 pontos por prova, uma marca expressiva comparada a 2010/12. Já Alonso vive perdendo pontos importantes com desempenhos pífios. Errou feio na Malásia ao danificar a asa, depois o time completou a cagada mantendo o espanhol na pista, mas primeiro o erro veio do piloto. No Bahein, o espanhol não teve culpa, mas sorte também faz parte do jogo, basta ver Kimi em Mônaco. Na corrida do principado, Alonso foi simplesmente ridículo. Mercedes deu maior força segurando o ritmo, em vez de ganhar posições, Alonso perdeu várias.
Se a RBR sofre com os pneus, então o alemão esta melhor do que nunca(com o mesmo equipamento Webber esta sendo um desastre). Bom lembrar, Vettel é muito superior ao espanhol em classificações, isso também faz muita diferença nas corridas e pontuação. Falam muito daquelas Williams de 92/93, mas se for observar, Mansell ficou devendo nas últimas seis provas, com Prost foi muito pior. Dessa vez Newey tem nas mãos um alemão que tira tudo do carro, isso com grande regularidade!
Os carros das últimas décadas tem mais confiabilidade? Sim, mas isso também pressiona o piloto a não errar! Grosjean não pode colocar a culpa no carro porque ele não deixa na mão, já o piloto…
Grosjean ainda é novato, ninguém no time esta pressionando ao extremo. Muito pelo contrário, o francês sempre teve apoio, então, no minimo tinha que fica longe de confusão. Com essa Lotus tinha no minimo que pontuar regularmente.
Abaixo uma comparação de todas as temporadas de Vettel após seis corridas.
Tabela do campeonato de pilotos 2010:
1-Mark Webber,78
2-Sebastian Vettel,78
3-Fernando Alonso,75
4-Jenson Button,70
5-Felipe Massa,61
Tabela do campeonato de pilotos 2011:
1-Sebastian Vettel,143
2-Lewis Hamilton,85
3-Mark Webber,79
4-Jenson Button,76
5-Fernando Alonso,69
Tabela do campeonato de pilotos 2012:
1-Fernando Alonso,76
2-Sebastian Vettel,73
3-Mark Webber,73
4-Lewis Hamilton,63
5-Nico Rosberg,59
Tabela do campeonato de pilotos 2013:
1-Sebastian Vettel,107
2-Kimi Raikkonen,86
3-Fernando Alonso,86
4-Lewis Hamilton,62
5-Mark Webber,57
Abaixo, estatísticas da temporada 2013! Alonso é fera, mas também não é nenhum “Deus” ao volante. Em termos de eficiência, Vettel tira mais resultados. Pelo carro que tem, Alonso, Massa e a equipe estão devendo em 2013.
Vitórias:
1-Vettel,2
2-Alonso,2
3-Raikkonen,1
4-Rosberg,1
Poles:
1-Rosberg,3
2-Vettel,2
3-Hamilton,1
Melhor Volta:
1-Vettel,3
2-Raikkonen,1
3-Perez,1
4-Guitierrez,1
Pódios:
1-Vettel,4
2-Raikkonen,4
3-Alonso,3
4-Hamilton,2
5-Webber,2
6-Grosjean,1
7-Massa,1
8-Rosberg,1
Só pra lembrar, quando Toro-Rosso e RBR eram uma merda entre 2007-2008, nem Alonso ou Hamilton foram atrás do fantástico Newey, agora o espanhol e o inglês vem choramingar que o alemão só ganha graças ao projetista? Leite quente e cama para os dois.
Vettel foi buscar isso quando o time estava em baixa, não pegou nada pronto. Toro-Rosso e RBR só começaram a vencer depois que teve o alemão ao volante. Porque Webber e Coulthard não deram conta do recado antes de Vettel? Newey já estava na equipe.
Na moleza, Lewis começou 2007 com carro pronto pra ser campeão, deu no que deu. Mesmo caso aconteceu com Alonso na Mclaren. Na Ferrari o espanhol teve sua chance em 2010(era o único que podia ser campeão antecipado em Interlagos). Em 2012 no momento decisivo, viu 49 pontos de vantagem serem reduzidos a pó…
Vettel ajudou a erguer RBR até o domínio, Lewis e Alonso que façam o mesmo! Schumacher pra ser heptacampeão teve que superar Williams e Mclaren de Newey, em nenhum momento Schumacher disparava que pilotos como: Hill, Villeneuve ou Hakkinen venciam graças a Newey.
Alonso e Lewis a todo custo dão a entender que Vettel não é tudo isso, que, quem faz a diferença é Newey. Então Schumacher foi fenomenal, bateu Newey por sete vezes. Isso começando por baixo em dois times.
Bom lembrar, Senna entre 92-93 vivia choramingando que as Williams eram imbatíveis. Do outro lado, na mediana Benetton, um novato alemão trabalhava duro ao lado de Brawn e Byrne para superar os carros de Newey. E conseguiram isso em 94-95. Bom lembrar, Brawn e Byrne ainda sequer tinham títulos quando começaram a trabalhar com Schumacher. Já Senna deixou a Mclaren na mão pra correr com o melhor carro da época, dessa vez as Williams. Senna já tinha feito o mesmo trocando Lotus por Mclaren que já dominava a F-1.
Se Airton podia escolher trabalhar ao lado do consagrado Newey, outros pilotos também tem esse direito…
Quem fazia a diferença nos anos 60/70, os pilotos da Lotus ou o fantástico Colin Chapman?
Se vira Alonso, se vira Lewis…
Quem acompanha F-1 a fundo, tem que entender que a cada década ela passa por “mutações”, tem que se respeitar isso. Quem não tiver satisfeito, melhor mudar de esporte, ficar reclamando não vai mudar a situação…
É muito fácil criticar…
Kanaan venceu a Indy 500, mas venceu em uma época de bananas na pista, pra piorar, o carro troca marcha na mão, conta com vários botões no volante, muro de borracha, etc…
Só que ninguém lembra disso, eu dou risada…
Excelente comentário.
Fábio, uma dúvida, não sei se alguém tem essa estatística mas acho que foi a prova das 500 milhas com menos voltas em bandeira amarela, ou não? Abs
Crianças, tive o privilégio de acompanhar essa vitória do TK ao vivo no IMS. Foi de arrepiar, todo mundo torcendo por ele, como o Fábio disse. O cara é muito querido pelo público.
A conquista das Indy 500 coroa ainda mais a carreira vitoriosa dele!
Fábio, faltou a “menção honrosa’ ao Raikkonen pelas últimas três voltas sensacionais e assim conseguir entrar na zona de pontuação. Ao que parece o recorde do Schummi vai pro beleleu… Minha pergunta é se com essa regra de até o décimo pontuar, o Schumacher não teria uma sequencia maior de provas na zona, já que na época pontuavam os pilotos até a oitava posição, se não me falha a memória. Abç
Eu já tinha falado sobre isso no post do domingo.
Abs
GENTE tudo o que acontece em MONÂCO
é relevante pois , é uma pista ultrapassada
e só tem corrida lá , porque a F1 fatura
alto com os ricaços que vão ve-la de perto.
E os pilotos de hoje correm 20 segundos
mais rapidos que na decada de 80, aumentando em muito a possibilidade de erro.
O incrível é que o Perez tira os pontos que o Raikkonen faria e os pau mandados da FIA não fazem nada. Devem achar tudo muito lindo quando um piloto com rios de dinheiro como o Perez quase passa por cima do carro de alguém que esta disputando o título com o Vettel. Tenho certeza absoluta que se o Perez tivesse tirado os pontos que o Vettel faria ia ter gente da FIA querendo excluir o Perez de umas três corridas.
Vettel? Se fosse com o Vettel, talvez puniriam em 05 posições, agora se baterem no Alonso da Ferrari, aí sim é exclusão na corrida seguinte, lembra o Grojean ano passado, tirou o “mestre das lamurias” e não correu a corrida seguinte.
Aqui o video do Raikkonen passando o N. Hulkenberg no final. Nota-se no momento da ultrapassagem o KR chega a 278 km/h. bem deve ser o normal de velocidade quando se ultrapassa, so me chamou a atencao por causa do contraste para com os carros da frente, que como o Vettel falou pareciam dois onibus. Eu noto no video tambem as maos do KR, elas estao bem agitadas, deve ser o normal tambem, nao sei.
http://www.youtube.com/watch?v=XgXH4xehX_o&feature=youtu.be
Tudo normal, a velocidade com o DRS acionado e as “mãos agitadas” não tem nada de anormal, é um carro de corrida, dos mais rapidinhos do planeta, pequenas correções são constantes, é como guiar um kart, só guiando um para entender e não kart in-door por favor.
Fábio, me tire uma dúvida por favor.
Dizem que o tal DRS é para facilitar as ultrapassagens, porque com a aerodinâmica atual é praticamente impossível ultrapassar porque se um F1 fica colado na traseira do outro a turbulência atrás faz o carro que está atrás perder aderência. Então por que diabos não vemos isso na Indy? Um carro colado atrás do outro a mais de 330 Km/h e um monte de ultrapassagens ? A aerodinâmica de um Indy pra uma F1 é tão diferente assim ? Não pode a F1 copiar um pouco da Indy nesse quesito?
Abraço.
Isso pode ser devido à diferença da filosofia da Indy p/ a F1. Cada equipe fabricante da F1 procura fazer um carro que seja melhor e que não ajude as outras. Na Indycar, a Dallara (única fabricante) foi contratada para projetar e construir um carro que proporcionasse espetáculo (leia ultrapassagens) e segurança (em acidentes e na estabilidade do carro no vácuo). Mas se a F1 quisesse, poderia mudar o regulamento paraproporcionar espetáculo, o que não parece ser o caso.
Os chassis de um F1, são otimizados ao extremo para produzir o máximo de downforce possível dentro das regras disponíveis, um efeito colateral é a turbulência que gera.
A asa dianteira mais larga tentou minimizar esta turbulência.
No mais, um carro da Indy não é nada além do que um GP2, acho ainda que um GP2 anda mais.
Repare que na GP2, que utilizam o mesmo chassis (Ferrari) eles conseguem andar mais próximos.
Outro fator determinante são os freios, a Indy só este ano começou a utilizar freios de carbono, mas um F1, é o máximo em tecnologia de freios, os pilotos freiam dentro das curvas.
Por custos, também, os freios da Indy são mais simples e o piloto tem que frear mais cedo, o que gera um espaço maior para ultrapassagens.
Mas não se iluda amigo, a Indy é uma carroça perto de um F1, como disse, pode fazer frente apenas aos GP2.
Quando a F1 e a Indy correram em uma mesma pista, Canadá, os F1 enfiavam 10, 11 segundos nos Indy.
Hoje a diferença deve ser a mesma, a Indy prioriza um custo menor, muuuuito menor para se ter um carro.
Pensei que o Fabio respondesse aos questinamentos que lhe fossem feitos…
Bom dia Fabio. O que tenho visto até aqui, não muda minha opinião sobre o Alonso. É hábil, oportunista, tem talento e é só. Não é esta coisa toda que as pessoas falam. Na minha opinião, que acompanho F-1 desde a morte de Jim Clark, e que devo ter perdido menos de 5 transmissões de tv desde que elas começaram, existem grandes pilotos pela dedicação, espírito de luta e habilidade além da determinação. E que além disto, tiram grandes resultados de carros inferiores e sem o apoio ou respaldo de equipes ou mídia. Não é o que vejo em Alonso, ou mesmo em Schumaker. Se não existir uma estrutura exclusiva para eles, eles não são mais do que pilotos comuns. Diferente de um Senna, um Prost, Um Piquet, Um Raikonen, e uma série de outros, que tiram leite de pedra. Na minha opinião, um grande piloto é aquele que além de ser muito bom, tem determinação e age de forma que os que o assistem percebem esta série de qualidades intrínsecas, sem que haja a necessidade de ajuda externa. Escrevi um post a esse respeito em outro blog, e recebi respostas do tipo “vai se catar seu invejoso” ou “deixa em paz o cara que é um gênio e vai ver outro tipo de competição”. Não entro neste jogo; não penso que o Alonso e o Schumi são uma droga; só não são o que todos dizem que são. Se o Schumi fosse mesmo esta sumidade, estaria sempre na frente do Rosberg, em seu retorno. Também não creio que o Massa ou o Rubinho sejam uma vergonha para o esporte, como alguns idiotas tentam colocar. Eles são apenas pessoas que por uma ou outra circunstância não assumiram posturas firmes e agressivas com relação à carreira, e por isto acabaram sendo coadjuvantes. mas são muito bons, e como torcedor os vejo como pessoas de respeito no que fazem. Comentários pessoais como estou nauseado de ver a respeito dos pilotos citados ou dos que discordam, só demonstram que estamos vivendo um tempo de posturas ideológicas e bovinas, onde o bom censo e a livre exposição de argumentos não é muito bem aceita pelos que se julgam donos da verdade. Já vivi tempos melhores e convivi com pessoas melhores.
Excelente comentário!!!! Em relação aos pilotos não concordo 100% com o texto sobre todos os pilotos citados, são apenas detalhes, mas com a parte da “liberdade de expressão” e como todos São DONOS SUPREMOS DA VERDADE ABSOLUTA concordo 1000%. Esta triste comentar, porque mesmo que a pessoa expresse uma opinião sem fundamento ou base e você contra-argumenta de forma educada e baseada em fatos te esculhambão. Ex.
Eu já vi mais de 1 milhão de vezes neste site comentários do tipo…”chorem viúvas, alonso é o melhor, Vettel é o melhor, não é como isso ou aquilo”.
Vamos ver se eu entendi….
Falar de alguém do passado não pode, mas ser um histérico sem noção de alguém que esta vivo pode???? É isso??
Outra… o Shummy pelas estatísticas é o melhor do mundo. Então se o ROSBERG pilotasse a FERRARI na época do SHUMMY teria ganhado 100 TITULOS??? Uma vez que quando andaram juntos o ROBERG MASSACROU o Shummy. Ai falam que ele estava velho e se readaptando, mas na mesma época mandaram o BRUNO SENNA e OUTROS PILOTOS embora por que não mostraram performance em 1 temporada. Fica a pergunta…Se o MAIOR GÊNIO da F1 não conseguiu se adaptar em 3 temporadas por que a mulecada tem que mostrar serviço em 1?????
Ola, vc estava indo bem em eu comentario, posando do defensor da livre opiniao, mas quando tudo parecia coerente, certo…..vc não se segurou…….”Também não creio que o Massa ou o Rubinho sejam uma vergonha para o esporte, como alguns idiotas tentam colocar.”………….vc pode chamar alguem de idiota por ter uma opiniao diferente………..agora o resto da humanidade não………….em uma coisa eu concordo com vc ………..ja tivemos dias melhores…….principalmente nos comentarios….abs
Se vc é o arauto da F1…vc tá certíssimo.
Schumaker? Quem foi este?
muito simplista , resultados não vem só na capacidade dos braços e dos pés, vem por outros meios patrocínios lugar certo na hora certa, e outros interesses.
Firmes e agressivos, quando da, quando deixam você fazer, ou o ilustre Danir que provavelmente nem é esse seu nome recusaria ser segundo piloto por uns 10 milhões de euros por ano chutaria tudo e ia vender pipoca muito simplista sua colocação.
Seixas, o RBR ainda e o emlhor carro. Como prova o Vettel resolve fazer melhor volta quando quer. Se nao fosse os pneus, 2013 ia ser igual a 2011.
Nos dias atuais onde não se roda cem metros com um F1 sem o conhecimento das outras equipes esse “Migué” Mercedez-Pirelli como você mesmo disse, vai ter continuações e mais continuações o mais provável é que todas as equipes tenham o mesmo tempo de treino, mas acho que pode até rolar punição pq a RBR que chegou logo atrás vai tentar de tudo para arranjar punição pra Mercedez em Mônaco não acha Seixas?
Não entendo as críticas ao Perez. Não fosse ele, a corrida teria sido uma chatice só.
Quando o Mansell fazia das deles (e fez várias vezes, até suspenso foi), todo mundo achava legal o arrojo do “Leão”. Hoje, é uma choradeira e frescura danada.
Eu gosto de corrida, e o que o Perez fez ontem foi correr. Procissão é coisa para a Semana Santa.
Nenhuma palavra sobre a espetacular corrida do Alonso ontem?
Imagine o que falariam deste piloto se ele estivesse na Ferrari e não ganhasse uma corrida há 05 anos. O que ele seria? Uma porcaria, que não serve pra nada, que deveria sair da F1? Falariam isso não é Fábio? Então vamos ser éticos, imparciais acima de tudo, o Massa TAMBÉM NÃO SERVE PARA SER PILOTO DE F1 E NUNCA VI NENHUM COMENTARISTA BRASILEIRO FALANDO ISSO.
Com todo respeito, mas isso já chega a beira da implicância burra. A cara perdeu um campeonato na última curva… já teve uma temporada mais consistente que o Raikonen e tem um número de vitórias que muitos não tiveram. Questionar se ele tem quilate pra ser campeão é uma coisa, mas falar que o cara não serve pra ser nem piloto de fórmula um, com o perdão do pleonasmo, é uma ignorância burra.
Então Fábio, para aqueles que querem te ver dando um ponta-pé inicial na criação de factoídes com relação ao nosso querido Massa, acho que nem é necessáriio vc perder seu tempo com isso. É só deixar por conta da imprensa internacional que eles já se adiantam em colocar um pouco de “fumassa” no ar – coitado do massinha. “Kamuy Kobayashi gets first Ferrari F1 test car at Fiorano(Italy).
Claro, não devemos incentivar a violência, mas a declaração do Raikkonen, e se de fato ele fizesse isto, poderíamos estar dizendo:
– Está começando a ficar legal o campeonato, como antigamente, rs.
Saudade da época em que as corridas eram decididas no braço e os pilotos saiam na mão após acidentes.
O comentário foi legal Carlos, só não precisa deste clichê: “não devemos incentivar a violência…”
Nós incentivamos a violência todos os dias, alguém achar que UFC, MMA, etc, boxe, não desperta instintos mais selvagens é porque deve ter algum atraso mental. Eu que não gosto quando vejo as notícias ou reprises e vejo aquele sangue todo já fico pensando em fazer igual com meu vizinho, ahahahhaa.
Vai lá KIMI, senta a bordoada no caboclo… campanha, bateu… levou !!!
Já era fã do kannan, depois de tudo que se lê aqui só se pode ser mais fã. eu vi ele chorando na minha frente no anhembi quando acabou o combustível, esse realmente ama o que faz e dá gosto torcer por ele.
E na f-1, que saudade do japonês voador, era arrojado mas leal, não jogava o carro pra bater pra passar. coloca o koba no lugar do peres.
Fabio, o Perez, ta mais pra menos do que pra mais. Ele não sabe ser agressivo, parece até ser muito ansioso, eu vejo mais cagada do que talento, pra mim a Mclaren o contratou por falta de opção e pela grana.
Sobre o Massa é possível ver nos dois replays de ambos acidentes que ele vira o volante excessivamente para a direita, mas só o lado esquedo do carro responde. Me parece claro que foi questão mecânica nas duas situações.
Agora sobre o Perez. Fábio, será que o Alonso não solta uma gargalhada toda vez que ele ve a corrida do Perez? Nem imagino o que o mexicano aprontaria para cima do Alonso se ele tivesse substituído o Massa.
Fabio, boa dia!
A Corrida foi muito chata, uma procissão!
Agora o melhor foi Perez, que daria o nome de “ROSCA ESPANADA”, quanto mais apertam ele, mas frouxo/sem noção fica!!!
A unica coisa boa da corrida, mas não para Kimi, uma pena!
Abraços!!!
No acidente do Massa no sábado, eu tive a nítida impressão que as rodas não estavam paralelas, coisa que no acidente de domingo estavam. Vai entender…
Sobre o Perez, o que adianta talento em um idiota?
A pune o Grosjean, mas não o faz com o mexicano. Justamente o cara que pode ter decidido o campeonato…
Incoerência pouca é bobagem, não!?
Exatamente…. deveriam punir esse i d i o t a !! Arruinou a corrida do Kimi que vem fazendo um campeonato perfeito até agora. Esses pontos farão falta sim no final do ano. Ainda mais que a Lotus é, sabidamente, uma das 7 equipes que não tem grana suficiente para fechar o ano sem ter prejuízo.
Até hoje estou sem entender a contratação do Perez por parte da McLaren.
Pode até ser rápido, mas não vejo qualidades suficientes para estar em uma grande equipe. Pode até evoluir e se tornar um piloto de ponta algum dia, mas no momento passa longe disso.
Oque Ron Dennis & CIA viram nele? Deve haver dinheiro envolvido, só pode…
Fabio hoje estou contente por você ter acompanhado a formula Indy.Voce deu sorte.Quanto a Formula 1,o romantismo era quando tinha Senna,Prost,Mansel.Parabens mais uma vez ao nosso querido Tony que já merecia vencer novamente,mostrando aos Andretti o que é ser piloto.
Na Indy fiquei extremamente feliz pelo Kanaan. Na F1, extremamente feliz pelo Raikkonen, pois fez um pit no finalzinho e ainda conseguiu passar um monte de gente para chegar novamente nos pontos. Esse cara merece um carro de ponta!
Kimi está virando de longe meu piloto favorito. Certamente será minha torcida quando a F1 estiver sem brasileiros.
Os acidentes do Massa foram os dois muito estranhos, como se tivesse quebrado o carro.. falei isso no P3 e não vi ninguém corroborar, achei que eu estava com o julgamento comprometido, pelo visto não.
Queria destacar a cada de tristeza, desânimo, desmotivação, des-qualquer coisa que o Alonso estava na bandeira vermelha… olhar parado. Ele sente muito quando percebe que não tem como vencer, pior, não tem nem como disputar.
Parabéns ao Tony, realmente fiquei muito feliz por ele. Gratificante.
Discordo Fábio, não acho que a corrida foi chata, chata, chata… teve momentos de monotonia, mas… deixou mto assunto.
cara*
Como assim? Vc ainda torce ou tem esperança com o pobre coitado do Massa?
Torce agora pelo Kimi caso contrário ele se aposenta e você estará torcendo ainda para escudeiros e não pilotos.
Uma musica resume bem Pérez, Grosjean e Chilton…
“Hey hey hey hey
Hey hey hey hey
Hey stoopid!
Hey bro, take it slow
You ain’t livin’ in a video
You’re flying low at a high velocity
No doubt, you’re stressing out
That ain’t what rock n roll’s about
Get off that one way trip down Lonely Street
Now I know you’ve been kicked around
You ain’t alone in this ugly town
If you stick a needle in your arm
You bite the dust, you buy the farm
Hey hey hey hey, hey stoopid!
What ya trying to do?
Hey hey hey hey, hey stoopid!
They win you lose!
Hey hey hey hey, hey stoopid!”