Rosberg, de ponta a ponta
26/05/13 11:27Deu a lógica em Mônaco. Pela nona vez em dez anos, o pole venceu.
Corrida chata, poucas emoções, vitória de Rosberg.
O alemão saiu na frente, terminou na frente.
É a primeira vitória da Mercedes na temporada e a segunda nesta nova aventura na F-1 _a anterior também havia sido com Rosberg, em Xangai, no ano passado.
Vettel foi o segundo, seguido por Webber.
Foi de ponta a ponta. E, com poucas ultrapassagens, o agito ficou restrito aos acidentes: houve duas intervenções do safety car e uma bandeira vermelha.
Na largada, Rosberg manteve a primeira posição, deixando Hamilton para se virar com os ataques de Vettel.
Alguns toques, Van der Garde e Maldonado passaram pelos boxes para colocar novos bicos, mas nada de muito grave. Lá atrás, Massa ganhou três posições e pulou para 18º.
O top 10 na primeira volta, Rosberg, Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen, Alonso, Pérez, Button, Sutil e Vergne.
Pelo rádio, Button reclamou de Pérez. Caguetou o companheiro para a FIA. “Sei que somos companheiros de equipe, mas ele cortou a chicane!”
Que fase vive a McLaren…
Com Vettel preso atrás de Hamilton e sem grandes ataques no meio do pelotão, aconteceu o que todos temíamos: o GP virou uma procissão, um trenzinho.
Até a décima volta, só Button ganhou posições entre os dez primeiros colocados. Primeiro de Sutil, depois de Pérez, para seu alívio.
Corrida chata, chata, chata…
Para a Mercedes, a boa notícia foi o baixo desgaste do pneus. Pelo menos no principado, o fantasma dos pneus-farofa não apareceu.
Na 23ª volta, Ricciardo e Bottas abriram a janela de pits. Na 25ª, Webber e Chilton pararam. Na 26ª, Raikkonen e Button.
Na 27ª, Massa, que largou com os pneus mais duros à disposição, mas não conseguiu levar adiante a ideia de apenas um pit stop.
Alonso entrou na 29ª, junto com Pérez…
E foi então que assistimos a um replay do sábado. Massa perdeu o controle no mesmíssimo lugar do terceiro treino livre. Virou passageiro do carro.
Bateu nos mesmíssimos pontos, embora com menos violência. Mas foi o suficiente para deixá-lo atordoado e exigir a entrada do safety car.
Corre-corre nos boxes, entre aqueles que não pararam. E Hamilton se deu mal.
A Mercedes não chamou seus pilotos imediatamente para os boxes. E quando o fez, na volta seguinte, Hamilton precisou ficar esperando Rosberg ser atendido. Resultado: o inglês perdeu posições para Vettel e Webber.
Entrou nos boxes em segundo, saiu em quarto. Deve ter ficado muito feliz dentro do capacete…
A relargada veio só na 39ª volta. Sem grandes ataques.
Na 41ª (ufa!), Hamilton deu o bote sobre Webber. Fizeram a Rascasse lado a lado, mas o australiano conseguiu manter a terceira posição.
Em seguida, um rádio importante: “Lewis, você tem que dar mais 46 voltas com esses pneus”. Ou seja, ele também iria tentar apenas uma parada.
Na 42ª, Button tentou passar Alonso. Deu um totó com o bico no pneu traseiro do espanhol. Perdeu ritmo, Pérez aproveitou, passou e partiu para cima do bicampeão. Tentou ultrapassá-lo na saída do túnel e só não conseguiu porque o ferrarista cortou a chicane. Pelo rádio, reclamou.
(Na falta de Kobayashi, o papel de showman da corrida deste ano coube ao mexicano.)
Quatro voltas depois, bandeira vermelha, corrida interrompida. O motivo: Chilton mandou Maldonado para o espaço na Tabacaria.
Barbeiragem horrorosa, imperícia inadmissível e perigosa, passível de punição severa. Chilton não é piloto para a F-1.
A FIA? Deu apenas um drive-through para o inglês. Brincadeira…
O impacto do venezuelano foi tão forte que a barreira de pneus ficou destruída, obstruindo parte da pista. Não tinha mesmo como continuar, pelo menos nisso a direção de prova acertou…
Péssima notícia para Hamilton e todos aqueles que planejavam fazer o GP com apenas um pit, já que a troca de pneus é permitida sob bandeira vermelha. Dali pra frente, ninguém mais pararia.
Enquanto todos esperavam no grid, veio a notícia de punição ao Alonso. Ele foi avisado de que teria de ceder a sexta posição ao Pérez. Justa: ele só se manteve à frente do mexicano porque cortou a chicane.
A segunda relargada aconteceu faltando 30 voltas para o final.
Rosberg manteve a ponta, seguido por Vettel, Webber e Hamilton. Completando o top 10, Raikkonen, Pérez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.
O pelotão ficou bem compacto. Sutil aproveitou e passou Button na Lowes _não adianta, para mim, vai sempre chamar Lowes. Na 57ª volta, no mesmo ponto, o alemão deixou Alonso para trás.
Na 63ª volta, Grosjean, que estava calminho até então, resolveu aparecer. Tentou superar Ricciardo passando no meio do carro da Toro Rosso. Acertou o australiano por trás na Saint-Dévote, uma panca respeitável. Safety car de novo.
A relargada veio na 66ª volta, a 12 do final.
Na 70ª, Pérez e Raikkonen, que já vinham se estranhando, bateram. O mexicano abusou do otimismo ao tentar passar de novo na chicane. Pior para o finlandês, que teve de passar nos boxes e voltou à pista em 16º.
O show (algumas vezes no mau sentido) de Pérez terminou a quatro voltas do final. Ele encostou e abandonou.
“A bola pune”, diria Muricy, fosse isso um jogo de futebol.
Rosberg cruzou a linha de chegada com 3s8 sobre Vettel, que fez questão de cravar a volta mais rápida na penúltima, para desespero do seu engenheiro. Webber ficou a 2s4 do companheiro.
Fechando o top 10, Hamilton, Sutil (muito bem), Button, Alonso (muito mal), Vergne, Di Resta e Raikkonen.
Esta décima posição merece uma menção pra lá de honrosa. Porque foi sensacional. O finlandês ganhou seis posições em sete voltas e terminou nos pontos pela 23ª corrida seguida. Mais uma e iguala o recorde histórica da F-1, de Schumacher.
No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 107 pontos, contra 86 de Raikkonen e 78 de Alonso. No Mundial de Construtores, 164 pontos para a Red Bull contra 123 da Ferrari.
A Mercedes vai sair ganhando corridas agora? Não dá para dizer. Mônaco é um circuito à parte, que provoca circunstâncias exclusivas.
O que dá pra dizer é que, caso controle o desgaste dos pneus, sim, a equipe pode entrar na briga. Tem velocidade e, ao que tudo indica agora, um carro confiável.
Daí a importância da polêmica sobre os testes secretos em Barcelona.
Isso vai dar pano pra manga, será o assunto dos próximos dias, podem esperar.
Olá bom dia. Fábio uma correção importante. A batida de Perez com o Ricciardio foi na chicane da saída do túnel. Também não concordo com a punição dado para o Alonso. O Perez não havia completado a manobra de ultrapassagem, estava com meio carro atrás quando fizeram a primeira perna, se o Alonso tentasse voltar iria causar uma batida entre os dois carros, então não vejo problema na manobra do ferrarista. Concordo contigo em gênero, número e grau quanto a corrida chata, todos “salvando” pneus (como disse na tradução Rubens Barrichello).
Que corrida chata! A corrida de Monaco só é interessante quando chove.
Eu vou rever o GP hj, mas tive a nítida impressão que o primeiro SC entrou na frente do Vettel, em vez de entrar na frente do Rosberg.
Assim os dois carros da Mercedes tiveram um tempo extra. Se não fosse isso, os dois teriam voltado do meio pra trás do pelotão.
Teve uma “buzina” amiga, eu acho.
Não foi apenas impressão, isso realmente aconteceu… aí depois de um certo tempo “trancando” Vettel e os que vinham atras, o SC os liberou até a chegada do Rosberg. Não sei o quanto a merces ganhou nessa jogada.
Fabio, tem notícias da recuperação do Kubica?
Continua correndo de rali e treinando em simuladores de F-1.
Abs
kkkkk, Não Falam que Alonso é o foda?
Hoje tomou passão de todo mundo em Mônaco. Puta que o pariu, em Mônaco, a pista mais difícil do mundo para tomar uma ultrapassagem.
Foi currado por Perez, Sutil e Button. Uma Force India e duas Mclatas, carros infinitamente inferiores à Ferrari.
A pior corrida da história de um piloto e equipe de ponta em Mônaco.
KKKKK!
Ninguém respeita o Picareta das Astúrias, tô com peninha dele.
Esse ano já ficou claro que vai tomar outra surra do Vettel, KKKKK!
Bem verdade mesmo, o Él Fodón das Astúrias cadê?
Rogerio Leonardo:Você é o típico imbecil
Perfeito
Imbatível ver o Hamilton de escudeiro as Hamiletes devem tar revirando os olhos
Rosberg foi muito bem o escudeiro Hamilton deu uma força também
e sai ano entra ano Hamilton a eterna promessa, agora vão dizer que ele ganha mais e anda menos na Mercedez?
Eterna promessa? Me desculpe, mas Hamilton já é Campeão Mundial de F-1…só que um tal Rosberg há muitos anos não teve carro de ponta pra ser…
Segundo a transmissão os pneus influenciaram novamente. Dessa vez a atual condição “estranha” da fórmula 1 se tornou nítida: no começo TODOS os pilotos da ponta pareciam economizar. Na boa, que corrida é essa?! Todo mundo contido andando numa baladinha até dá o tempo de trocar? Sim, eu sei que é Mônaco, mas até pra Mônaco ficou quase insuportavél.
Sobre o Felipe acho que antes de pensar em andar rápido e superar o Alonso, ele precisa rencontrar a paixão pelo que faz.
Não é fácil. Vamo Felipe!!
A Sainte Devote se chamará agora Sainte Massa, isso depois do batismo completo do Massa no Treino e na Corrida, e agora só falta a música no Fantástico, né Galvão? O Sétimo lugar ficou de bom tamanho para o Alonso e o Segundo lugar valeu mais que a vitória pro Vettel! O Nico Rosberg carimba uma boa vitória DE PAI PARA FILHO. Nunca coloquem numa mesma mesa o Sergio Pérez e o Kimi Räikkönen, porque vai sair Faísca e Fumaça!
E o Hamilton trolado de novo pelo Rosberg, e ganhha muito mais e distorções da f1.
Fábio, há possibilidade de Perez ser punido no próximo GP por conta do que aprontou em Mônaco?
Depois daquela corrida do Hamilton que ele tirou Massa, Maldonado e se envolveu em mais duas batidas vc imagina se vai acontecer alguma coisa com o Perez? Se acontecer a F1 privilegia mesmo os europeus
Assistindo a corrida hoje a batida do felipe Amassa me lembrou a do piquet em Cingapura, quero estar errado mas não acredito que o massa seja tão ruim assim, prefiro pensar que ele é só incompetente mesmo…
eu prefiro pensar que você é um grande invejoso, pois nynca o Massa bateu em mônaco., como Eu disse ali em cuima o Hamilton Bateu mais que todo mundo ninguém veio aqui posyar aliá enalteciam , hoje que o Rosberg colocou o Hamilton No bolso pararam com essa comédia.
Lembrando aos que costumam elogiar o Galvão: Agora ele quer convencer a todos que o uso de “salvar” no sentido de economizar é correto, e não um falso cognato do inglês. Santa idiotice. De acordo com o Galvão pode-se dizer “caderneta de salvação”. Tudo para defender um engano do Barrichelo, que como muitos que falam inglês boa parte do tempo acabam se confundindo. Quanto à corrida, Monaco sem chuva é um desfile.
Boa Noite! Fabio, o que houve com o melhor carro da F1, porque ele levou Ultrapassagem da Force india e da maclaren?
Porque em Mônaco o BRAÇO vale mais que o piloto, pra vc ver Alonso está longe de ser o melhor como todos dizem, foi ultrapassado por carros muito inferiores à ferrari, além de não ter feito nada demais, mas não te preocupa, na próxima corrida no canadá ele volta a ser o favorito, pois também considero o carro da ferrari o melhor da temporada.
Corrigindo, o braço vale mais que o carro.
mais dois hamistas frustados…
frustrados
Comparar o Koba ao Perez, não entendi o que você quis dizer Fábio, ele fez lambança o ano passado?
Alonso é um gênio! Ótima corrida, o melhor de todos! Com o pior carro do Grid consegue tirar leite de pedra. Imaginem se ele pilotasse uma Ferrari… Ninguém o venceria!
mais um Hamista frustado….
Pena o Raikkonen ter sido acertado pelo Pérez, ele chegaria em quinto fazendo 10 pontos e indo então a 95 pontos no campeonato. Ainda salvou 1 ponto, mas o melhor dele foram os comentários sobre o Pérez e para variar ele não deixou barato, mandou ver mesmo..rs..figura única..impagável.
Não ví ainda como ele conseguiu chegar em décimo, mas sempre espero algo dele. Sutil, foi muito bem…preciso na hora certa.
Rosberg, fez o que podia e o que devia sem errar. Hamilton, creio que a Mercedes errou, mas não dá para ter certeza. Agora é aguardar a próxima corrida
Essa FIA devia deixar de ser trouxa e começar a punir essas barbeiragens. Tenho certeza que se tivesse batido no Vettel o Perez ia tomar uma punição imediata, agora como bateu no Raikkonen dificilmente a FIA vai fazer alguma coisa séria em relação ao Perez
Você está certíssimo! Se fosse com o Vettel o Perez estaria fora do circo. Já o Raikkonen que fala o que todos deveriam dizer é a ovelha negra dos eternos donos da F1.
Como esse galvão é chato pqp!!!!!
Acho que essa corrida provou que a estratégia dos pneus,e a falta de esportividade da Mercedes,fizeram a diferença,quanto ao Massa,ou sai da Ferrari ou da Fórmula 1,e tente ser feliz em outra categoria.
Massa e Grosjean, hoje, deveriam indenizar seus Empregadores… Foram ´peso morto´ para suas Equipes…
– Felipe Massa, pensar em renovação de contrato com um desempenho pífio como esse, chega a deixar ruborizado de vergonha seu Psicólogo!
Vc está sendo rigoroso. Realmente as performance de Massa são irregulares, mas hoje quem não andou foi o carro. Diga-se os dois acidentes foram exatamente porque ele tentava andar mais que o carro. Basta observar o desempenho do Alonso, também aquém do que o publico se acostumou, só que ele não estava sob pressão de resultado.
não entendi, Massa foi mal hoje, teve um bom ínicio de temporada vc assistiu as outras corridas ou só hoje???
Pode ser que você tenha uma certa razão de falar em monotonia. mas para mim assistir as corridas de Mônaco me remete a minha adolescência, pois é o único circuito que eu lembro quase todos os pontos por se tratar de um lugar histórico e as referências ficam claras e a imprevisibilidade fica no ar por não se tratar de “uma pista de F1” e sim de um evento, to tentando lembrar de um ano que ninguém chegava para ganhar alguns acabaram sem combustível e garoou no final vários rodaram também.
O Patrese ganhou e o diretor de imagens tentava caçar quem ainda estava andando essa eu não esqueço jamais e se não me engano só o Patrese cruzou a linha. Bom você disse ontem que tava ficando velho, mas eu acho que sou mais velho ainda, lembra dessa Fábio?
Esse GP de Mônaco já deveria ter acabado. Um circuito chato que dificilmente se tem ultrapassagens . O pole position ficou na mesma posição desde o ínicio da corrida até o final
Não acho que devia acabar,então também acaba com o da Hungria?Houveram corridas onde o pole não levou o troféu.
Infelizmente temos só um brasileiro no gride, e ainda é o segundo da equipe mas td bem nós brasileiros já nos acostumamos com esse tipo de atitude nas equipes de ponta, mas o que torna insuportável de assistir as corridas de hj é ter de suportar o Galvão Bueno falando o que não deve, por favor CALA BOCA GALVÃO.
Rapaz pior que a frase “cala a boca galvão” é a “sabedoria” dos que escrevem ela, Galvão pra mim erra mas tem que falar o que esta vendo então isso acontece, já os “cala a boca galvão”, sempre o mesmo tom, falam de ufanismo do galvão, mas colocam “nós brasileiros” etc,,, Calem a boca “CALA A BOCA GALVÂO”
Vc deve ser funcionário da RGT pelo visto,e está querendo uma promoção.
Kimi pode igualar e bater o recorde do Schumacher, mas com qual desempenho? Do GP da Hungria de 2001 até o GP da Malásia de 2003, o alemão-hepta obteve:
14 vitórias; 06 segundos lugares; 01 terceiro lugar; 02 vezes quarto; 01 vez sexto colocado.
Alguém se habilita mostrar o grande desempenho de Kimi nos pontos, justificando o orgasmo de Reginaldo Leme e Galvão Bueno para um recorde que sequer foi igualado no GP de Mônaco?
Schumacher guiava um carro soberbo da melhor equipe da época – foi a era de ouro da Ferrari (Brown, Todt, Byrne e o próprio supercampeão). Tal soma harmoniosa de talento e competência raramente é vista em qualquer modalidade (tanto que hoje, apesar de contar com um piloto excepcional e bons técnicos, a Ferrari volta e meia bate cabeça pois as decisões são tomadas por uma liderança medíocre).
Kimi pilota uma Lotus!
Quero ver bater o recorde de vitórias, poles e títulos mundiais, hahaha
Vettel tem boas chances de o fazer. E vê se aprende a ler um texto, caso contrário vai continuar a misturar alhos com bugalhos.
Legal voce ter mencionado as fantásticas últimas voltas do Kimi. Fiquei com receio q passasse desapercebido. O Alonso era o melhor piloto da F1, até esse rapaz retornar.
Abracos
Uma coisa é certa, Massa já sabe como bater naquele trecho da pista, ano que vem se a Ferrari insistir em manter o motorista ele bate bem mais consciente
memória curta curtíssima, lembre outra batida de todo tempo que Massa correu em Mônaco?
Outra coisa, ele estava nitidamente andando acima do limite do carro, veja o desempenho do Alonso…A Ferrari não se acertou com Monaco. A diferença é que o Massa tinha que fazer uma corrida de recuperação, em um circuito difícil, e o Alonso apenas tentava se manter, e mal.
Menção honrosa para o Rosberg! Todo ano a Mercedes traz alguém para ser primeiro piloto, e todo ano o Rosberg deixa o cara comendo poeira. Imagina o que ele poderia fazer se tivesse o apoio da equipe.
Hamilton era queridinho ( na MacLaren) continuou no inicio com o Ross impedindo o Nico Rosberg de ultrapassa-lo, agora nós vemos realmente o nível dele sem ajuda de ninguém.
Voce tem razão Kalil,os alemães não gostam nem um pouco deste tipo de conduta anti desportiva é só ver que no tempo de Fangio tinham dois e até três alemães no time e nem por isso Fangio foi um argentinozinho contra o mundo(Karl Kling,Hans Hermann ,Hermann Lang e tambem o inglês Stirling Moss)
Fábio, não achei a corrida chata. As relargadas foram muito boas e tivemos uma das mais belas ultrapassagens no Principado( a do Perez em cima de seu companheiro de equipe). E o Raikkonen se igualou ao Alonso no número de vezes seguidas na pontuação. Alonso ia se igualar a Schumacher e teve aquele acidente bizarro na Bélgica. Eu torço para que o finlandês supere a marca do heptacampeão.