Rosberg, de ponta a ponta
26/05/13 11:27Deu a lógica em Mônaco. Pela nona vez em dez anos, o pole venceu.
Corrida chata, poucas emoções, vitória de Rosberg.
O alemão saiu na frente, terminou na frente.
É a primeira vitória da Mercedes na temporada e a segunda nesta nova aventura na F-1 _a anterior também havia sido com Rosberg, em Xangai, no ano passado.
Vettel foi o segundo, seguido por Webber.
Foi de ponta a ponta. E, com poucas ultrapassagens, o agito ficou restrito aos acidentes: houve duas intervenções do safety car e uma bandeira vermelha.
Na largada, Rosberg manteve a primeira posição, deixando Hamilton para se virar com os ataques de Vettel.
Alguns toques, Van der Garde e Maldonado passaram pelos boxes para colocar novos bicos, mas nada de muito grave. Lá atrás, Massa ganhou três posições e pulou para 18º.
O top 10 na primeira volta, Rosberg, Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen, Alonso, Pérez, Button, Sutil e Vergne.
Pelo rádio, Button reclamou de Pérez. Caguetou o companheiro para a FIA. “Sei que somos companheiros de equipe, mas ele cortou a chicane!”
Que fase vive a McLaren…
Com Vettel preso atrás de Hamilton e sem grandes ataques no meio do pelotão, aconteceu o que todos temíamos: o GP virou uma procissão, um trenzinho.
Até a décima volta, só Button ganhou posições entre os dez primeiros colocados. Primeiro de Sutil, depois de Pérez, para seu alívio.
Corrida chata, chata, chata…
Para a Mercedes, a boa notícia foi o baixo desgaste do pneus. Pelo menos no principado, o fantasma dos pneus-farofa não apareceu.
Na 23ª volta, Ricciardo e Bottas abriram a janela de pits. Na 25ª, Webber e Chilton pararam. Na 26ª, Raikkonen e Button.
Na 27ª, Massa, que largou com os pneus mais duros à disposição, mas não conseguiu levar adiante a ideia de apenas um pit stop.
Alonso entrou na 29ª, junto com Pérez…
E foi então que assistimos a um replay do sábado. Massa perdeu o controle no mesmíssimo lugar do terceiro treino livre. Virou passageiro do carro.
Bateu nos mesmíssimos pontos, embora com menos violência. Mas foi o suficiente para deixá-lo atordoado e exigir a entrada do safety car.
Corre-corre nos boxes, entre aqueles que não pararam. E Hamilton se deu mal.
A Mercedes não chamou seus pilotos imediatamente para os boxes. E quando o fez, na volta seguinte, Hamilton precisou ficar esperando Rosberg ser atendido. Resultado: o inglês perdeu posições para Vettel e Webber.
Entrou nos boxes em segundo, saiu em quarto. Deve ter ficado muito feliz dentro do capacete…
A relargada veio só na 39ª volta. Sem grandes ataques.
Na 41ª (ufa!), Hamilton deu o bote sobre Webber. Fizeram a Rascasse lado a lado, mas o australiano conseguiu manter a terceira posição.
Em seguida, um rádio importante: “Lewis, você tem que dar mais 46 voltas com esses pneus”. Ou seja, ele também iria tentar apenas uma parada.
Na 42ª, Button tentou passar Alonso. Deu um totó com o bico no pneu traseiro do espanhol. Perdeu ritmo, Pérez aproveitou, passou e partiu para cima do bicampeão. Tentou ultrapassá-lo na saída do túnel e só não conseguiu porque o ferrarista cortou a chicane. Pelo rádio, reclamou.
(Na falta de Kobayashi, o papel de showman da corrida deste ano coube ao mexicano.)
Quatro voltas depois, bandeira vermelha, corrida interrompida. O motivo: Chilton mandou Maldonado para o espaço na Tabacaria.
Barbeiragem horrorosa, imperícia inadmissível e perigosa, passível de punição severa. Chilton não é piloto para a F-1.
A FIA? Deu apenas um drive-through para o inglês. Brincadeira…
O impacto do venezuelano foi tão forte que a barreira de pneus ficou destruída, obstruindo parte da pista. Não tinha mesmo como continuar, pelo menos nisso a direção de prova acertou…
Péssima notícia para Hamilton e todos aqueles que planejavam fazer o GP com apenas um pit, já que a troca de pneus é permitida sob bandeira vermelha. Dali pra frente, ninguém mais pararia.
Enquanto todos esperavam no grid, veio a notícia de punição ao Alonso. Ele foi avisado de que teria de ceder a sexta posição ao Pérez. Justa: ele só se manteve à frente do mexicano porque cortou a chicane.
A segunda relargada aconteceu faltando 30 voltas para o final.
Rosberg manteve a ponta, seguido por Vettel, Webber e Hamilton. Completando o top 10, Raikkonen, Pérez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.
O pelotão ficou bem compacto. Sutil aproveitou e passou Button na Lowes _não adianta, para mim, vai sempre chamar Lowes. Na 57ª volta, no mesmo ponto, o alemão deixou Alonso para trás.
Na 63ª volta, Grosjean, que estava calminho até então, resolveu aparecer. Tentou superar Ricciardo passando no meio do carro da Toro Rosso. Acertou o australiano por trás na Saint-Dévote, uma panca respeitável. Safety car de novo.
A relargada veio na 66ª volta, a 12 do final.
Na 70ª, Pérez e Raikkonen, que já vinham se estranhando, bateram. O mexicano abusou do otimismo ao tentar passar de novo na chicane. Pior para o finlandês, que teve de passar nos boxes e voltou à pista em 16º.
O show (algumas vezes no mau sentido) de Pérez terminou a quatro voltas do final. Ele encostou e abandonou.
“A bola pune”, diria Muricy, fosse isso um jogo de futebol.
Rosberg cruzou a linha de chegada com 3s8 sobre Vettel, que fez questão de cravar a volta mais rápida na penúltima, para desespero do seu engenheiro. Webber ficou a 2s4 do companheiro.
Fechando o top 10, Hamilton, Sutil (muito bem), Button, Alonso (muito mal), Vergne, Di Resta e Raikkonen.
Esta décima posição merece uma menção pra lá de honrosa. Porque foi sensacional. O finlandês ganhou seis posições em sete voltas e terminou nos pontos pela 23ª corrida seguida. Mais uma e iguala o recorde histórica da F-1, de Schumacher.
No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 107 pontos, contra 86 de Raikkonen e 78 de Alonso. No Mundial de Construtores, 164 pontos para a Red Bull contra 123 da Ferrari.
A Mercedes vai sair ganhando corridas agora? Não dá para dizer. Mônaco é um circuito à parte, que provoca circunstâncias exclusivas.
O que dá pra dizer é que, caso controle o desgaste dos pneus, sim, a equipe pode entrar na briga. Tem velocidade e, ao que tudo indica agora, um carro confiável.
Daí a importância da polêmica sobre os testes secretos em Barcelona.
Isso vai dar pano pra manga, será o assunto dos próximos dias, podem esperar.
Fábio, Como não se tem sucesso apelando para a parte esportiva nesta questão dos pneus farofa, temos que começar a criticar a parte ecológica destes pneus, verdadeira aula de negação da sustentabilidade. Geração de resíduos alta, seja pela poluição na pista e depois pelas carcaças sucateadas.
Um bom começo seria mandar embora certos pilotos de bate-bate.
A ultrapassagem do Sutil no Alonso me lembrou um carro normal passando um caminhão carregado que está na terceira faixa.
Galvão queria musiquinha para o Grosjean, vou aproveitar e mandar uma para o Felipe Massa!
Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
Sou lutador, sou amor, sou coração
Sou lutador, vencedor, um campeão
Maguila – Vida de Campeão
https://www.youtube.com/watch?v=zxQ8gK-WueU
A diferença entre Felipe Massa e Rubens Barrichelo é que Barrichelo foi chorão e Massa é um cagão. Não é piloto para F1. É ruim demais. Melhor do que ele tem-se 20 no Grid.
A Ferrari anunciou que o acidente com o Massa foi por problema no carro. Não tenho procuração para defender o Massa, mas não devemos fazer julgamentos precipitados.
O principal problema da Mercedes não é o consumo de pneu. O maior é o tanque cheio. No começo das corridas ela fica muito lenta, ao ponto que estava andando mais lento que a Caterham. Só não foi lá para trás porque é Monaco. Depois que o tanque esvaziou ela pegou ritmo. Quem tem problemas de pneu é a Red Bull que no final do primeiro pit ficou com os pneus no limite.
Já a manobra do Chilton, realmente a culpa é toda dele, porém o Maldonado reclamar de manobras sujas é brincadeira.
Já o Perez, acho triste que um piloto jogue o carro para bater nos outros. Ele estava jogando o carro sem poder fazer curva. Uma vez antes da batida com o Raikkonen ele “tenta” uma manobra onde os dois passam reto. Isto é, se o Raikkonen vem para dentro batem. Quase o mesmo com o Alonso. Isso não é ser showman, isso é ser irresponsável.
Showman foram o Hamilton tentando passar o Webber e o Button em cima do Alonso.
Abs
Não comenda Fórmula Indy, manezão?
500 milhas!
“Comenda”… Pfff
Acho que ele quis te homenagear, talvez uma medalha… 🙂
Vai ver o cara é fã do Mutley..rs
mestre em jornalismo Fábio, você poderia ser mais educado e entender um erro de digitação. Sua resposta pareceu-me irônica e de muito mau gosto. Arrogante, até, para um jornalista que na apresentação faz questão de mencionar o mestrado. Se você ler o texto (provavelmente escrito por um preposto) verá que ele também foi contemplado com vários erros de gramática e ortografia
boa, marcos!
Se está incomodando tanto as postagens e os comentários do blogueiro, o que vc está fazendo aqui?
Masoquismo?
Só uma coisa….obviamente a foto do fim de semana será a do Kanaan tomando leite né Fábio…o cara merece!
Outra coisa legal é que ano que vem o felipe deve perder a cadeira na ferrari afinal ele não tem feito nada, nem segundo piloto ele faz bem. Logo teremos que torcer ano que vem por um piloto estrangeiro que tal o vigarista do Alonso? Ou para vigarista da Ferrari que sacaneou pilotos brasileiros por mais de 10 anos? que tal? kkkk
INFELIZMENTE O BRASIL NO TERA REPRESENTANTE PARA 2014.
MASSA PERDERA CONTRATO DE FERRARI.
Gente o massa bateu pra ajudar o alonso, se o massa nao ajudar o alonso “tadinho” não ganha nada, tem que retirar lacre, bater, reduzir, deixar passar, a formula 1 é uma piada, o massa é o bozo. kkk
E o rapaz Grojean recebeu mais uma puniçaõ. Com isso o garoto vem cada vez mais mostrando que não basta apenas ser rápido na formula 1. Serginho Perez que também abra os olhos. O que Perez fez com Raikonnen foi realmente uma tolice. Não me lembro de ver Bruno Senna cometer tantas idiotices como o nosso garoto Grojean vem fazendo quando esteve na Lotus Renault e na Willians. Acho que tantos os brasileiros quanto os chefes da F1 não deram o devido valor ao Bruno Senna. Esta ai então o futuro Alan Prost na Lotus mostrando o quanto ele é mais consistente e econômico pra equipe. Esse é o grande Grojean.
Dizem que Alonso é o melhor piloto da atualidade … dizem
porque para mim ele é no máximo o melhor na politicagem, uma versão atual do Alain Prost que também era bom piloto mas não era o melhor.
O melhor hoje é o Raikkonen mas ele não tem força política. Me pergunto se o Perez teria coragem de fazer o que fez contra o Alonso, acho que se cagaria de medo.
Fábio, me explica uma coisa: por que essa prova de Mônaco está no calendário da F1? Que coisa chata!!! Pela madrugada!!! Bernie Ecclestone deve levar uma senhora bufunfa pra ter essa corrida morrinheta todo ano. Pior corrida disparado!!!
Outra coisa, não existe critério para julgar as barbeiragens dos pilotos não né? Eles julgam pra onde o nariz aponta, só pode. Grosjean foi punido com 10 posições no grid do Canadá, ótimo. E o Chilton? Vai ficar só no drive through? Como pode? E o Perez? Vai ficar por isso mesmo?? Ele bate na traseira dos outros, vai como uma vaca brava pra cima de todo mundo e nada??
Seixas, o KIMI passou na pista quantos carros depois do pneu furado pelo Perez? Acho que duas posições foram herdadas.
esse circuito, ao meu ver, é o pior de toda temporada, mas com certeza não tiram do calendário pela quantidade de dinheiro que rola…
Não é de hoje que sou fã do Kimi e hoje, mais uma vez, ele foi excepcional, mega piloto… Já Massa sempre está otismista com o carro e sempre acaba fazendo merda, volta pro Kart Felipe… Mercedes tem carro rápida pra uma volta, não para uma corrida toda, Rosberg deu sorte na primeira parte da corrida pq Hamilton tava segurando os outros e pela pista não ter tantos pontos de ultrapassagem, novamente a Mercedes estragou a corrida de Lewis que perdeu chance de pódio por mal planejamento do pit stop. Acredito que a duração dos pneus da Mercedes se deva ao Safety Car e pela Red Flag. Tirando as últimas voltas do Kimi, outro piloto que acho que merece atenção é Adrian Sutil. A punição para o Chilton deveria ser bem mais pesada e sou a favor de uma punição severa para o Perez, ele tá querendo mostrar serviço estragando a corrida dos outros…
Mônaco poderia ter seu traçado alterado em alguns pontos para permitir mais ultrapassagens… Também acho que deve permanecer na F1, mas parecia uma segunda-feira chuvosa para o motorista de SP indo ao trabalho…
Eu queria muito ouvir o Kimi no rádio quando o Peres achou que fosse um motoboy, em sua tentativa de ultrapassá-lo naquele espaço… que bom que o finlandês conseguiu os pontos (pena que não mostraram como), torço para que bata o recorde do Schumacher.
Por fim, esses pneus estão uma palhaçada… alguém está ganhando muito dinheiro com isso… poderia voltar a haver competição de marcas de pneu, nada como a concorrência para acabar com a ineficiência…
PS-1. Fico surpreso com a rejeição ao Massa… Ok, ele pode não estar no TOP 5 do grid, mas isso não é crime…
PS-2. Também não entendo a marcação com o Fábio Seixas, às vezes é tão vazia que o “falta do que fazer” parece uma boa hipótese.
errata: PereZZZZ
Fábio apesar de alguns erros eu estou gostando do Sergio Pérez nas últimas corridas, tem sido um show a parte na minha opinião. Hj se ele tem um pouco mais de calma ele teria feito uma grande corrida, agora o Button ficar reclamando para a equipe q tá sendo ultrapassado pelo Pérez toda corrida é q tá ficando vergonhoso, espero q a Mclaren acerte esse carro esse ano ou faça um carro melhor nos próximos anos q eu acho q o Mexicano vai aniquilar o Inglês. Gostaria de saber sua opinião sobre o Pérez e sobre o tema?? Abraços…
Se fosse o Massa que tivesse sido ultrapassado pelo Perez e o Sutil e chegado em sétimo, choveriam raios, trovões e bombas sobre ele. Mas como foi o Malonso deve ter sido só um dia “atípico”.
O melhor da corrida foi malonso ter tomado 3 chocolates, sobre Vettel trabalho corretamente pensando no campeonato, se tivesse condições de brigar pela vitória com toda certeza ele ia pra sima e ganharia ele é mais piloto e tem mais carro.
Mônaco foi uma piada, aquilo não é corrida de automóvel, a mercedes poupou pneus a corrida inteira e só não foi obliterada por ser uma pista difícil de se ultrapassar, não acredito em vitórias nas próximas etapas. Massa se espatifando de novo no mesmo lugar? Olha não é normal para ele esse tipo de erros, será que foi a nova asa da Ferrari? O que acha Fábio?
Na minha humilde opinião, foi um corridaço, mas o que mal posso esperar, são os comentários que os jornais italianos dirão sobre o “super”, “hiper”, “soberbo” desempenho do Alonso!! Kkkk
Caramba, e não é que eu achei a corrida boa! Todas essas batidas acabaram por movimentar bastante a coisa. Agora, Fábio, sobre o Perez, eu vou lhe dizer o seguinte: não acho que o Perez dá show. Nunca achei. Não é uma extrema agressividade com ultrapassagens calculadas e de talento. Do jeito que ele faz, ele parece pouco se importar se vai jogar a corrida fora, ou passar o carro da frente. Ele fez duas ultrapassagens que eu pensei “opa, aí tá bom hein”. Mas daí acho que ele se empolga e costuma tentar ultrapassagens que qualquer piloto vê que pode custar a corrida. Ultrapassagens que há mais chance de bater do que de passar. Ainda mais em Mônaco que não tem áreas de escape. Esse “show” que falam que ás vezes o Perez dá, na verdade é um piloto apostando uma corrida inteira a cada ultrapassagem. É um maluco que vem de lá de trás fazendo carro choque. Isso aí não é talento, coisa arrojada. Eu não puniria o Alonso porque o Alonso tem um campeonato a disputar. Se ele tenta desviar da chicane, ele pode por a corrida fora. O Sutil sim fez ultrapassagens mais bem calculadas. Se eu fosse quem decide as punições, Chilton e Perez ficariam fora da próxima corrida. E seria aconselhável o Perez não se encontrar pessoalmente com o Raikkonen, hehehe. Raikkonen disputa o campeonato meu amigo. Um pega mesmo legal, como deve ser, foi aquele do Vettel pra cima do Webber na tal ultrapassagem polêmica do GP da Malasia. Um pega que durou várias curvas, lado a lado, roda com roda, milímetros de distância, mas sem um carro choque espalhafatoso. Alguém aí comentou que faltou pouco pro Vettel ganhar hoje. Que nada. Nem ele nem o Webber não quiseram partir pra cima de ninguém. O Vettel sabe que Mônaco é um lugar perigoso, fácil de por a corrida fora. É melhor 18 pontos ou um possível zero? Vai ficar ali tentando passar, volta após volta, terminando com os pneus, com risco de se tocar e bater. Não vale a pena.
“O que dá pra dizer é que, caso controle o desgaste dos pneus, sim, a equipe pode entrar na briga. Tem velocidade e, ao que tudo indica agora, um carro confiável.” Isso que vc disse não procede pq, sim eles controlaram os desgastes dos pneus, mas inegavelmente andando abixo do que os rivais poderiam andar, mas como Monaco não da para ultrapassar eles venceram, em corridas que possam andar como os carros devem andar eles seriam ultrapassados facilmente.
Não acho que a Mercedes tenha superado o problema o desgaste. Tanto que teve hora em que Rosberg estava virando 2 segundos mais lento que o Maldonado para poupar pneus. Claro que a Red Bull sofre do mesmo problema, mas com menos intensidade, tanto que Vettel forçou o que pôde no começo: ele sabia que se atingisse a primeira posição e pudesse abrir, a vitória seria garantida.
Ainda acho que em qualquer circuito Mercedes e Red Bull dominam a classificação, mas Ferrari e Lotus sobressaem na corrida.
Qualquer circuito em que é mais fácil ultrapassar, eu quis dizer.
As 2 ultimas voltas do Kimi! O cara foi fodastico!!
http://www.youtube.com/watch?v=YeRE1c4jmdI
Alonso cortou a chicane de má fé? Não.
Acho que as três manobras feitas pelo Perez no setor, nesta prova mostram como a situação se expõe: PERFEITA a ultrapassagem dele no Button! Irretocável!
Imbecil a tentativa sobre o Alonso. Uma coisa é tentar ocupar espaço, impor-se na curva. Outra bem diferente é fazer com que o carro adversário não tenha outra alternativa a não ser sair da pista para evitar um choque.
Muitas vezes o piloto coloca o outro no limite da escolha “ou cedo a posição ou saio da pista”. O que para mim, é absolutamente válido. Agora, em todas as imagens que vi, o Alonso não teve esta escolha. A manobra foi equivocada e a punição um exagero!
Assim o Perez se valeu da anuência da direção de prova pra tentar forçar esta situação sobre o Raikonnen também (afinal, se colou uma vez… forçar todo mundo na saida do túnel pra que eles tenham que me ceder as posiçõs por ordem exterior), errou a medida na primeira tentativa, e nesta segunda… lascou a coisa toda!
Acredito que a direção de prova se equivocou na avaliação do caso do Alonso, o que acarretou os incidentes posteriores.
Alonso sem má fé para obter vantagem? Desculpe, respeito a sua opinião, mas tenho o direito de achar que foi de MUITA má fé.
Boa semana !
Na GP2 aconteceram manobras idênticas e o piloto que vazou a chicane teve que devolver a posição. Se fosse um muro, Perez continuaria na prova e Alonso estaria fora. E o Alonso não foi punido, ele cedeu a posição justamente para não ser punido.
Massa assinou a rescisão hoje. Alonso uma chicane ambulante. Kimi monstruoso. Vettel favorito ao titulo.
Corrida chata? Sem emoção? Acho que não vimos a mesma corrida.
Com certeza foi péssima pra Ferrari.
Mas ver o Alonso tendo que ceder a posição pro Perez, tomar um “passão” do Sutil, e depois dar bobeira pro Buton, pra mim foi muito emocionante.
Raikkonen alucinado passando 6 carros nas últimas voltas pra chegar na zona de pontuação foi algo espetacular que eu tb torci. Pena a tv não ter mostrado.
Além do arrojo do Perez, que embora tenha feito bobeira, protagonizou as melhores ultrapassagens. Mas prefiro um piloto que parta pra cima, não respeita o companheiro de equipe do que alguns acomodados.
Essa corrida não teve nada de chatice, nada de monotonia. Quem sabe nas pílulas do dia seguinte, vendo o replay da corrida, o blogueiro mude de opinião.
Ah, esqueci de falar do “passão” que o Paul di Resta deu no Massa tb.
kkkk o melhor (será??????) piloto tomou uma lavada em Mônaco. Duas ultrapassagens de Peres e Sutil. Que melhor piloto nada. Ganha quando tem caro. Porque em Mônaco, para ganhar não precisa muito de caro, mas de braço. E Alonso não tem todo esse braço que comentam. É o Dick Vigarista da F1.
Nos temos comentaristas iguais aos pilotos brasileiros. Fora Massa , fora puxa saco Fábio. Seja ético.