Rosberg, de ponta a ponta
26/05/13 11:27Deu a lógica em Mônaco. Pela nona vez em dez anos, o pole venceu.
Corrida chata, poucas emoções, vitória de Rosberg.
O alemão saiu na frente, terminou na frente.
É a primeira vitória da Mercedes na temporada e a segunda nesta nova aventura na F-1 _a anterior também havia sido com Rosberg, em Xangai, no ano passado.
Vettel foi o segundo, seguido por Webber.
Foi de ponta a ponta. E, com poucas ultrapassagens, o agito ficou restrito aos acidentes: houve duas intervenções do safety car e uma bandeira vermelha.
Na largada, Rosberg manteve a primeira posição, deixando Hamilton para se virar com os ataques de Vettel.
Alguns toques, Van der Garde e Maldonado passaram pelos boxes para colocar novos bicos, mas nada de muito grave. Lá atrás, Massa ganhou três posições e pulou para 18º.
O top 10 na primeira volta, Rosberg, Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen, Alonso, Pérez, Button, Sutil e Vergne.
Pelo rádio, Button reclamou de Pérez. Caguetou o companheiro para a FIA. “Sei que somos companheiros de equipe, mas ele cortou a chicane!”
Que fase vive a McLaren…
Com Vettel preso atrás de Hamilton e sem grandes ataques no meio do pelotão, aconteceu o que todos temíamos: o GP virou uma procissão, um trenzinho.
Até a décima volta, só Button ganhou posições entre os dez primeiros colocados. Primeiro de Sutil, depois de Pérez, para seu alívio.
Corrida chata, chata, chata…
Para a Mercedes, a boa notícia foi o baixo desgaste do pneus. Pelo menos no principado, o fantasma dos pneus-farofa não apareceu.
Na 23ª volta, Ricciardo e Bottas abriram a janela de pits. Na 25ª, Webber e Chilton pararam. Na 26ª, Raikkonen e Button.
Na 27ª, Massa, que largou com os pneus mais duros à disposição, mas não conseguiu levar adiante a ideia de apenas um pit stop.
Alonso entrou na 29ª, junto com Pérez…
E foi então que assistimos a um replay do sábado. Massa perdeu o controle no mesmíssimo lugar do terceiro treino livre. Virou passageiro do carro.
Bateu nos mesmíssimos pontos, embora com menos violência. Mas foi o suficiente para deixá-lo atordoado e exigir a entrada do safety car.
Corre-corre nos boxes, entre aqueles que não pararam. E Hamilton se deu mal.
A Mercedes não chamou seus pilotos imediatamente para os boxes. E quando o fez, na volta seguinte, Hamilton precisou ficar esperando Rosberg ser atendido. Resultado: o inglês perdeu posições para Vettel e Webber.
Entrou nos boxes em segundo, saiu em quarto. Deve ter ficado muito feliz dentro do capacete…
A relargada veio só na 39ª volta. Sem grandes ataques.
Na 41ª (ufa!), Hamilton deu o bote sobre Webber. Fizeram a Rascasse lado a lado, mas o australiano conseguiu manter a terceira posição.
Em seguida, um rádio importante: “Lewis, você tem que dar mais 46 voltas com esses pneus”. Ou seja, ele também iria tentar apenas uma parada.
Na 42ª, Button tentou passar Alonso. Deu um totó com o bico no pneu traseiro do espanhol. Perdeu ritmo, Pérez aproveitou, passou e partiu para cima do bicampeão. Tentou ultrapassá-lo na saída do túnel e só não conseguiu porque o ferrarista cortou a chicane. Pelo rádio, reclamou.
(Na falta de Kobayashi, o papel de showman da corrida deste ano coube ao mexicano.)
Quatro voltas depois, bandeira vermelha, corrida interrompida. O motivo: Chilton mandou Maldonado para o espaço na Tabacaria.
Barbeiragem horrorosa, imperícia inadmissível e perigosa, passível de punição severa. Chilton não é piloto para a F-1.
A FIA? Deu apenas um drive-through para o inglês. Brincadeira…
O impacto do venezuelano foi tão forte que a barreira de pneus ficou destruída, obstruindo parte da pista. Não tinha mesmo como continuar, pelo menos nisso a direção de prova acertou…
Péssima notícia para Hamilton e todos aqueles que planejavam fazer o GP com apenas um pit, já que a troca de pneus é permitida sob bandeira vermelha. Dali pra frente, ninguém mais pararia.
Enquanto todos esperavam no grid, veio a notícia de punição ao Alonso. Ele foi avisado de que teria de ceder a sexta posição ao Pérez. Justa: ele só se manteve à frente do mexicano porque cortou a chicane.
A segunda relargada aconteceu faltando 30 voltas para o final.
Rosberg manteve a ponta, seguido por Vettel, Webber e Hamilton. Completando o top 10, Raikkonen, Pérez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.
O pelotão ficou bem compacto. Sutil aproveitou e passou Button na Lowes _não adianta, para mim, vai sempre chamar Lowes. Na 57ª volta, no mesmo ponto, o alemão deixou Alonso para trás.
Na 63ª volta, Grosjean, que estava calminho até então, resolveu aparecer. Tentou superar Ricciardo passando no meio do carro da Toro Rosso. Acertou o australiano por trás na Saint-Dévote, uma panca respeitável. Safety car de novo.
A relargada veio na 66ª volta, a 12 do final.
Na 70ª, Pérez e Raikkonen, que já vinham se estranhando, bateram. O mexicano abusou do otimismo ao tentar passar de novo na chicane. Pior para o finlandês, que teve de passar nos boxes e voltou à pista em 16º.
O show (algumas vezes no mau sentido) de Pérez terminou a quatro voltas do final. Ele encostou e abandonou.
“A bola pune”, diria Muricy, fosse isso um jogo de futebol.
Rosberg cruzou a linha de chegada com 3s8 sobre Vettel, que fez questão de cravar a volta mais rápida na penúltima, para desespero do seu engenheiro. Webber ficou a 2s4 do companheiro.
Fechando o top 10, Hamilton, Sutil (muito bem), Button, Alonso (muito mal), Vergne, Di Resta e Raikkonen.
Esta décima posição merece uma menção pra lá de honrosa. Porque foi sensacional. O finlandês ganhou seis posições em sete voltas e terminou nos pontos pela 23ª corrida seguida. Mais uma e iguala o recorde histórica da F-1, de Schumacher.
No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 107 pontos, contra 86 de Raikkonen e 78 de Alonso. No Mundial de Construtores, 164 pontos para a Red Bull contra 123 da Ferrari.
A Mercedes vai sair ganhando corridas agora? Não dá para dizer. Mônaco é um circuito à parte, que provoca circunstâncias exclusivas.
O que dá pra dizer é que, caso controle o desgaste dos pneus, sim, a equipe pode entrar na briga. Tem velocidade e, ao que tudo indica agora, um carro confiável.
Daí a importância da polêmica sobre os testes secretos em Barcelona.
Isso vai dar pano pra manga, será o assunto dos próximos dias, podem esperar.
Que corrida horrorosa do Alonso, levou três ultrapassagem em Mônaco, acho que isso nunca aconteceu com nenhum outro piloto da Ferrari em Mônaco. Apesar da vitória do Rosberg, pra mim o destaque foi o Raikkonen, 6 ultrapassagens nas 7 últimas voltas em Mônaco, acho que nunca ninguém conseguiu.
Deu a lógica mesmo, principalmente em relação aos acidentes. As colisões tiveram os atores de sempre, Perez Pirado, Mal danado e Grossojean, com o Chiii-lton pleiteando a sua entrada para o Top 4. Esse mais por deficiência técnica do conjunto, aqueles por demência de acharem que os outros pilotos que estão na frente são lentos porque não sabem ser rápidos e arrojados, como eles. Deu no que deu, ou seja, no muro.
De longe… uma das piores corridas de F1 que já assisti. Sabe aquelas competições que há por aí, onde fabricam um carro onde o importante não é a velocidade, é saber quão mais longe se pode ir com 1 litro de combustível. A F-1 virou isso, não importa velocidade, qualidade dos carros, pilotos, motores, engenheiros … nada. O importante é conservar pneus, que tudo indica são feitos de Mashmallow… aquela coisa fofinha que se come muito nos Estados Unidos. Foi ridícula a corrida. Juntando Ecclestone e Pirelli, só podia dar nisso. Ridiculo.
Apodreeeeça, Ferrari!!!!!!!!!
Gildo Silva:Tipico dizer de um energumeno stronzo.
E o seu é o típico comentário de um baba-ovo da equipe mais pilantra e nojenta da F1.
Já sei: é gordão, tem um pingolim de 5 cm, “pilota” um Escort 88 e fica sonhando em como seria a vida com um carro de fórmula 1, cercado de bicholas italianos, igualmente baba-ovos.
pra que???
Perez, Maldonado e Grosjean são como bomba-relógios prontos para explodirem.Se saírem da fórmula um nçao frçao nenhuma falta.Perez não respeita seus adversários, o que ele fez com raikkonen foi imperdoável
Se saírem da fórmula um não farão nenhuma falta.
Sobre o acidente do Massa, acho estranho ele perder o controle do carro 2 vezes no mesmo ponto, ele com toda a experiencia que tem nao cometeria o mesmo erro 2 vezes.
Provavelmente deve ter sido um erro de acerto que deixou o carro muito baixo, e fez com que ele perdesse o controle ao tocar o fundo do carro sobre uma ondulação do asfalto. Mas do jeito que a coisa anda feia para o lado dele, a ferrari vai botar na conta dele.
Resumindo, pode procurar outra equipe ano que vem.
Lembre-se que Massa deu duas ‘barricheladas” na zebra…
19/10/2012
Barbeiragens de Felipe Massa batizam zebra do GP da Índia.
Piloto da Ferrari quebrou duas vezes a suspensão dianteira no mesmo lugar no ano passado.
http://esportes.r7.com/automobilismo/noticias/barbeiragens-de-felipe-massa-batizam-zebra-do-gp-da-india-20121019.html
zebra quebrar suspensão de carro é erro do carro não de quem pilota.
Barricheladas de 19 anos de competência???
e carro quebra a suspensão na zebra é culpa de piloto ou de projeto?????
muita maldade, vai caçar o que fazer vai
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, “barricheladas” foi ótimo!!!!!!!!!!
também acho. Mas como o Alonso não fez nada também, as manchetes negativas vão mais para ele do que para o Felipe. Há uma chance portanto.
Vc nao disse que a ferrari tinha o melhor carro da temporada e que ja era favorita ao título? Nooosa, como vc entende das coisas.
Não, eu não disse isso. Eu disse, em Barcelona, que a Ferrari tinha, naquele momento, o melhor carro da F-1. E Mônaco não é parâmetro para nada, nunca foi.
Agora me tira uma dúvida: você simplesmente desvirtuou o que eu disse ou não sabe ler direito mesmo?
Abs
Não sabe ler direito Seixas
escreva quem nem o Juca kfoury
hoje em Barcelona a Ferrari é o melhor carro
Mônaco não é parâmetro de nada
etc..
porque os maldosos correm
para dar pítaco
sem interpretar nada
Fábio, o ”toque” do ”Gôjean” (Lito Cavalcanti) no Ricciardo foi na saída do túnel, não na Saint Dévote.
E aí , Fábio , não vai falar nada do seu ídolo Choronso ??????????
Meu ídolo é o Pará.
Fábio, como Montreal é travado, a Mercedes tem boas chances novamente.
Você acha que isso poderá esquentar e confundir as coisas sobre os protestos da Red Bull e Ferrari?
Abraço.
Pode ser. Falei isso no encerramento da transmissão.
Abs
Fábio, acho q é ‘F1 com mimimi’, essas críticas principalmente nas transmissões ao Perez, se o Kimi recolhesse e ele conseguisse a ultrapassagem seria um gênio! Mas deu errado, paciência, mas pelo menos tentou! Em corridas não tem nada mais chato do q piloto q não arrisca.
Ah! O que estariam falando do Massa se fosse ultrapassado TRÊS vezes em Mônaco por carros inferiores hein! Q corrida do Alonso… Abs!!!
Quero ver agora os comentários baba Alonso dos nossos pseudocomentaristas. O “gênio” conseguiu ser ultrapassado 3 vezes em mônaco, e em condições normais de corrida. Sem dar tudo certinho, ninguém quebrar à frente dele e sem o Massinha para arreganhar, o “fera” desaparece.
E ainda dizem que o circuito de Barcelona é chato. Acredito que Mônaco é a melhor definição de GP chato: uma “corrida” totalmente monótona, realizada em fila indiana e com raríssimas ultrapassagens, sempre repletas de acidentes ocasionados em grande parte pela avantajada largura da pista associada com a imperícia dos pilotos. Se tem algum GP que deveria ficar de fora do calendário é Mônaco.
Nem os pneus salva Monaco..
Corrida chata , e perigosa..
O que eles estão esperando para tirar esta prova do mundial alguem morrer?
Foda-se a tradiçao as celebridades eo caralho, não da para andar de f1 nestas ruas
e não tem graça assistir quase duas horas de corrida que no final não da em nada..
Se fizerem uma pesquisa,Monaco deve ser a corrida com menor audiencia,acredito que o pessoal acompanha a largada , saiem para o mercado e na padaria e veem o final..
Ou só eu que penso isso????????
Uma pena nao terem passado as ultrapassagens do kimi nas ultimas voltas. Curioso o Massa nao conseguir passar ninguem sendo q o Di Resta veio la do final apos o choque e fez fila.
Barbeiragem do Chilton ? O que o Maldanado queria por fora ali ? Julgou mal o novato e se deu mal …
O bonzão Alonso, papagaio das Astúrias, foi ultrapassado, mais de uma vez, de forma vexatória. Quem disse que não dá para ultrapassar em Mônaco? Dá sim, desde que vá para cima do Malonso. O cara vai ter um treco, pois arrumou, de fato, um osso duro de roer chamado VETTEL, piloto cerebral, rápido, concentrado, que não erra e muito determinado. Por fim, sensacional a pilotagem de Rosberg, estrategicamente soberbo. Demonstrou que deve, sempre, estar entre os grandes pilotos.
Sim!!Deu a lógica!!Massa fracassou,e a imagem da car de choro dele sentado enquanto era antendido e o gesto do mecânico no box dizendo com as mãos,o que todos nós já sabemos foi cruel!!Imagens provam que o Massa não é mais o mesmo que vive uma insegurança um inferno,um tormento que não tem fim(sabemos como começou) e o melhor a fazer seria parar antes que se machuque seriamentee a ferrari e seus integrantes não o levam a sério e nem tem paciência com ele!
Por outro lado vemos o Narrador e seus colegas de transmissão fazendo vistas grossas e o pior torcendo para outros pilotos cometerem erros bizarros para cairem de pau e livrarem o massinha(como fizeram com o grosjean)dizendo que este poderia pedir musica no fantastico etc…esquecendo que a pancada do massa valeu não pelas 3 do franco-suisso e sim por 13!!Essa corrida de hoje selou a sorte do massa na ferrari!Estou com medo daquela curva de montreal que tem o muro colado na pista sem area de escape nem margem de erro!!
Para mim destaque negativo e positivo da corrida foi o Perez, ele estava indo muito bem, mas claramente forçou mais do que deveria e já tinha quase batido com o Raikkonen voltas antes, acho até que cabia uma punição na batida. Mas eu gostei mesmo foi do Raikkonen ainda pontuar depois da batida, sou fã dele desde os tempos de Mclaren, tomara que ele pontue mais duas corridas e bata o recorde. Queria ter ouvido o rádio dele depois da batida, imagina o pouco que ele deve ter falado.
Fábio, tu não achas que as prestações do Rosberg este ano, em que tem batido consecutivamente o Hamilton, de certa forma não fazem justiça a um piloto de 43 anos chamado M.Schumacher?
É que a tabela de pontos não engana mas temos de ter a noção que em 2012 o alemão mais velho teve um azar incrível (juntando a umas ‘bobagens’ que fez). O ano passado o heptacampeão igualou-se em treinos com o Nico. Abandonou a corrida na Austrália quando estava em 3º atrás dos Red Bull por falta de fiabilidade; foi abalroado por Grosjean na Malásia na 3ª curva; perdeu uma roda na China quando estava em 2º (atrás do Nico é certo) e fez pole no Mónaco e perdeu 5 lugares por ter feito asneira na Espanha.
Ou seja, o Schumacher teve o azar todo no início do campeonato quando a Mercedes teve um carro competitivo, e foi nessa altura que ele deixou de fazer pontos.
Concluindo, não acha que a prestação dele acabou por ser subestimada?
Saudações Portuguesas!
Bela leitura da situação.
Abs
Malonso em SÉTIMO!!! Agora vira Chororonso… Kkkk. Ele não “carrega nas costas”?. Não é o super herói???
Fabio, concordo com você, a corrida foi chata e teve somente alguns momentos de emoção. A da Espanha que costumava ser chata foi bem melhor por causa dos pneus “farofa”da Pirelli, pena que em Mônaco não adiantou muita coisa.
Só uma correção, a batida do Grosjean foi na saída do túnel.
Se Grosjean merece música o Massa merece um DVD inteiro destruindo sua Ferrari duas vezes na mesma curva. O futuro da F1 para o Brasil esta escura e não vejo uma luz no fim do túnel…apenas a Ferrari destruída do Massa na grade de proteção ! Que pena !
Esse Alonso é fruto de um marketing violento. Não aceita um companheiro de equipe à altura da equipe para continuar posando de super heroi (Massa após a molada nunca mais foi o mesmo). Numa pista como a de Monaco ser ultrapassado três vezes, por carros evidentemente inferiores que o dele… Ele só da “show” quando tem o melhor carro na mão, mas dizendo que é o pior. Sobre o Kimi, que pena a TV não ter mostrado as últimas voltas dele. E sobre os pneus, só não foram para o espaço porque os ponteiros pouparam a corrida inteira, tornando o já monótono GP de Monaco ainda mais sem graça.
O único ano em que o Lonsinho teve um companheiro forte ele ficou atrás, e olha que era só o ano de estréia do Hamilton. Mas os babalonso vão dizer que foi uma situação diferenciada de brigas internas. Ora, só virou briga interna quando ficou claro que a equipe não podia deixar o chorão como primeiro piloto
Alguém tem que caçar a super-licença desse mexicano infeliz. Quando TRES campeões mundiais reclamam, é porque algo está realmente errado. Malditos pilotos pagantes, escórias do esporte.
Niko simplesmente ganhou porque nas primeiras voltas Hamilton segurou Vettel. Se vettel tivesse ultrapassado Hamilton, o que deu pra perceber é que tudo levaria a uma dobradinha da Red Bull.
Não sou nenhuma especialista em Formula 1, mas pelo menos nessa corrida deu pra perceber que a única coisa que impediu Vettel de vencer foi ter que controlar o desgaste dos pneus.
Confesso que não sou fã do Vettel, mas tenho a impressão que ele merecia ter vencido essa corrida. Ele pilota muito mais do que Niko e tinha muito mais carro pra vencer.
O quarto lugar dessa vez acho que ficou de bom tamanho para o dono do fofinho Roscoe.
Rapaz, me diz qual a graça de um esporte em que 90% do trabalho é feito pelo carro? Um esporte que precisa criar pneus de farinha para poder ter disputas? Um esporte que cria asa móvel para haver ultrapassagens?
Grosjean “Tentou superar Ricciardo passando no meio do carro da Toro Rosso” rachei de rir…
Mas não podemos charmar isso de corrida, pareceu mais um desfile
Viva Perez!
Algumas considerações sobre a corrida: destaque total para o Sutil e o Perez, ambos fizeram duas ultrapassagens em um circuito que não há quase chance de passar,principalmente o primeiro porque conseguiu terminar a corrida, mas a ultrapassagem mais bonita foi do Perez em cima do Button, mas é muito doido esse Perez, precisa de um pouco de controle apesar de se mostrar um baaaita piloto.O pilantronso foi ultrapassado TRÊS vezes em um circuito como Mônaco, vexame.Galvão Bueno muito, muito,muito mala, pelo amor de Deus ficou repetindo não sei quantas vezes a piada sem graça que o Grosjean poderia pedir música no fantástico porque bateu 3,4 vezes, que cara chato.
Concordo Marcel. Seria bom então o Galvão dizer que o Lonsinho também poderia pedir música, já que conseguiu essa incrível façanha de ser ultrapassado 3 vezes em uma única corrida em mônaco. Feito nunca realizado por um “gênio” das pistas, como dizem as beatas da ferrari.
Alonso correu com um capacete auto-comemorativo, fazendo alusão as suas vitorias na F1 e hoje,numa pista de dificil ultrapassagem,levou varios riscos no seu capacete comemorativo com as ultrapassagens que sofreu.Quanto a Galvão sobre Grosjean,uma tremenda falta de respeito,o que falar sobre dois erros iguais de Massa.
Abraços,Cesar Augusto.