Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Rosberg, de ponta a ponta

Por Fábio Seixas
26/05/13 11:27

Deu a lógica em Mônaco. Pela nona vez em dez anos, o pole venceu.

Corrida chata, poucas emoções, vitória de Rosberg.

O alemão saiu na frente, terminou na frente.

É a primeira vitória da Mercedes na temporada e a segunda nesta nova aventura na F-1 _a anterior também havia sido com Rosberg, em Xangai, no ano passado.

Vettel foi o segundo, seguido por Webber.

Foi de ponta a ponta. E, com poucas ultrapassagens, o agito ficou restrito aos acidentes: houve duas intervenções do safety car e uma bandeira vermelha.

Na largada, Rosberg manteve a primeira posição, deixando Hamilton para se virar com os ataques de Vettel.

Alguns toques, Van der Garde e Maldonado passaram pelos boxes para colocar novos bicos, mas nada de muito grave. Lá atrás, Massa ganhou três posições e pulou para 18º.

O top 10 na primeira volta, Rosberg, Hamilton, Vettel, Webber, Raikkonen, Alonso, Pérez, Button, Sutil e Vergne.

Pelo rádio, Button reclamou de Pérez. Caguetou o companheiro para a FIA. “Sei que somos companheiros de equipe, mas ele cortou a chicane!”

Que fase vive a McLaren…

Com Vettel preso atrás de Hamilton e sem grandes ataques no meio do pelotão, aconteceu o que todos temíamos: o GP virou uma procissão, um trenzinho.

Até a décima volta, só Button ganhou posições entre os dez primeiros colocados. Primeiro de Sutil, depois de Pérez, para seu alívio.

Corrida chata, chata, chata…

Para a Mercedes, a boa notícia foi o baixo desgaste do pneus. Pelo menos no principado, o fantasma dos pneus-farofa não apareceu.

Na 23ª volta, Ricciardo e Bottas abriram a janela de pits. Na 25ª, Webber e Chilton pararam. Na 26ª, Raikkonen e Button.

Na 27ª, Massa, que largou com os pneus mais duros à disposição, mas não conseguiu levar adiante a ideia de apenas um pit stop.

Alonso entrou na 29ª, junto com Pérez…

E foi então que assistimos a um replay do sábado. Massa perdeu o controle no mesmíssimo lugar do terceiro treino livre. Virou passageiro do carro.

Bateu nos mesmíssimos pontos, embora com menos violência. Mas foi o suficiente para deixá-lo atordoado e exigir a entrada do safety car.

Corre-corre nos boxes, entre aqueles que não pararam. E Hamilton se deu mal.

A Mercedes não chamou seus pilotos imediatamente para os boxes. E quando o fez, na volta seguinte, Hamilton precisou ficar esperando Rosberg ser atendido. Resultado: o inglês perdeu posições para Vettel e Webber.

Entrou nos boxes em segundo, saiu em quarto. Deve ter ficado muito feliz dentro do capacete…

A relargada veio só na 39ª volta. Sem grandes ataques.

Na 41ª (ufa!), Hamilton deu o bote sobre Webber. Fizeram a Rascasse lado a lado, mas o australiano conseguiu manter a terceira posição. 

Em seguida, um rádio importante: “Lewis, você tem que dar mais 46 voltas com esses pneus”. Ou seja, ele também iria tentar apenas uma parada.

Na 42ª, Button tentou passar Alonso. Deu um totó com o bico no pneu traseiro do espanhol. Perdeu ritmo, Pérez aproveitou, passou e partiu para cima do bicampeão. Tentou ultrapassá-lo na saída do túnel e só não conseguiu porque o ferrarista cortou a chicane. Pelo rádio, reclamou.

(Na falta de Kobayashi, o papel de showman da corrida deste ano coube ao mexicano.)

Quatro voltas depois, bandeira vermelha, corrida interrompida. O motivo: Chilton mandou Maldonado para o espaço na Tabacaria.

Barbeiragem horrorosa, imperícia inadmissível e perigosa, passível de punição severa. Chilton não é piloto para a F-1.

A FIA? Deu apenas um drive-through para o inglês. Brincadeira…

O impacto do venezuelano foi tão forte que a barreira de pneus ficou destruída, obstruindo parte da pista. Não tinha mesmo como continuar, pelo menos nisso a direção de prova acertou…

Péssima notícia para Hamilton e todos aqueles que planejavam fazer o GP com apenas um pit, já que a troca de pneus é permitida sob bandeira vermelha. Dali pra frente, ninguém mais pararia.

Enquanto todos esperavam no grid, veio a notícia de punição ao Alonso. Ele foi avisado de que teria de ceder a sexta posição ao Pérez. Justa: ele só se manteve à frente do mexicano porque cortou a chicane.

A segunda relargada aconteceu faltando 30 voltas para o final.  

Rosberg manteve a ponta, seguido por Vettel, Webber e Hamilton. Completando o top 10, Raikkonen, Pérez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.

O pelotão ficou bem compacto. Sutil aproveitou e passou Button na Lowes _não adianta, para mim, vai sempre chamar Lowes. Na 57ª volta, no mesmo ponto, o alemão deixou Alonso para trás.

Na 63ª volta, Grosjean, que estava calminho até então, resolveu aparecer. Tentou superar Ricciardo passando no meio do carro da Toro Rosso. Acertou o australiano por trás na Saint-Dévote, uma panca respeitável. Safety car de novo.

A relargada veio na 66ª volta, a 12 do final.

Na 70ª, Pérez e Raikkonen, que já vinham se estranhando, bateram. O mexicano abusou do otimismo ao tentar passar de novo na chicane. Pior para o finlandês, que teve de passar nos boxes e voltou à pista em 16º.

O show (algumas vezes no mau sentido) de Pérez terminou a quatro voltas do final. Ele encostou e abandonou.

“A bola pune”, diria Muricy, fosse isso um jogo de futebol.

Rosberg cruzou a linha de chegada com 3s8 sobre Vettel, que fez questão de cravar a volta mais rápida na penúltima, para desespero do seu engenheiro. Webber ficou a 2s4 do companheiro.

Fechando o top 10, Hamilton, Sutil (muito bem), Button, Alonso (muito mal), Vergne, Di Resta e Raikkonen.

Esta décima posição merece uma menção pra lá de honrosa. Porque foi sensacional. O finlandês ganhou seis posições em sete voltas e terminou nos pontos pela 23ª corrida seguida. Mais uma e iguala o recorde histórica da F-1, de Schumacher. 

No Mundial de Pilotos, Vettel tem agora 107 pontos, contra 86 de Raikkonen e 78 de Alonso. No Mundial de Construtores, 164 pontos para a Red Bull contra 123 da Ferrari.

A Mercedes vai sair ganhando corridas agora? Não dá para dizer. Mônaco é um circuito à parte, que provoca circunstâncias exclusivas.

O que dá pra dizer é que, caso controle o desgaste dos pneus, sim, a equipe pode entrar na briga. Tem velocidade e, ao que tudo indica agora, um carro confiável.

Daí a importância da polêmica sobre os testes secretos em Barcelona.

Isso vai dar pano pra manga, será o assunto dos próximos dias, podem esperar.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. ed wilson fragelli comentou em 29/05/13 at 9:21

    Comentários sobre os autódromos da F1 tem sido sempre o mesmo, é impossível ultrapassar. Ora então pra que F1. Se não tem lugar pra ultrapassar muda-se o lugar ou simplesmente vamos até uma estação ferroviária e assistir um trem de carga passar é a mesma coisa.

  2. Alexandria N. Duke comentou em 28/05/13 at 13:33

    Tudo parecia ótimo para Barrichello até a volta 45, quando Timo Glock bateu forte no muro o provocou nova intervenção do safety car. Alguns segundos depois, ele estava nos boxes. Na hora do reabastecimento, um funcionário errou e Barrichello arrancou abruptamente, derrubando alguns mecânicos.

  3. Rodrigo Bentes comentou em 27/05/13 at 16:14

    A corrida foi chata por causa das presepadas do Massa, Maldonado e Chilton e principalmente pela covardia das RBR em atacar as mercedes. Vettel bundão, mais covarde que cachorro atrás do portão, e Alonso El Fodon de la Tortuga

    • Cranio comentou em 27/05/13 at 16:37

      Na minha opinião, o Massa não teve culpa. A própria Ferrari assumiu a cupla dizendo que teve algum problema na suspensão. O Maldonado tava até comportado nessa corrida e tomou panca do Grosjean…

      As presepadas foram do Perez, Chilton, Grosjean. Já o Alonso mostrou que em Mônaco, não sabe nada…

    • Douglas comentou em 27/05/13 at 20:49

      Se o cara fica “comportado” na filinha (vettel, webber, raikonen, e outros ponteiros) é bundão… se o cara tenta passar e ser diferente (Perez) o cara é maluco, doente mental… vai entender…

  4. Fernada comentou em 27/05/13 at 15:36

    Pérez quer mostrar ao mundo que pilotar é sair rasgando tudo e todos.
    As loucuras de um piloto não agradam aos amantes da F1, onde deve haver sanidade mental para pilotar.

  5. Pulsus comentou em 27/05/13 at 11:34

    O circuito de Mônaco é simplesmente sensacional. O problema dessa pista hoje é uma combinação de: 1 – Falta de braço (pode falar o que for mas a safra atual não tem braço para rodar Mônaco como se deve) somado a 2 – Pneus farofa onde mais do que correr o importante é fazer o mínimo de paradas possível. Infelizmente, enquanto isso não mudar a corrida vai ser chata. Na minha opinião Mônaco deve permanecer no calendário sim, e lá diferencia pilotos de PILOTOS. De resto, corrida sem grandes emoções, desfile de carros de Fórmula 1 em 90% das voltas. Parei de ver quando ouvi o terceiro rádio falando “Save your tires!!”, se eu quiser ver isso vou assistir as 24h de Le Mans.

  6. Claudio comentou em 27/05/13 at 10:22

    Chamar isso de corrida é quase uma inverdade. A F1 simplesmente não consegue mais fazer corridas nesse circuito. Não dá para ultrapassar, mesmo que à sua frente vá um ônibus, como sugeriu Vettel. Só tenta quem não tem nada a perder. Além disso, é perigoso: os acidentes com Massa e Maldonado poderiam ter sido bem mais sérios. Já que Mônaco é um evento tão especial e importante, poderiam pensar em algum formato diferente, mais emocionante.

    • Cranio comentou em 27/05/13 at 16:34

      Aquela chicane no final do túnel é triste… Sei que ela foi feita para dar segurança antes da piscina/tabacaria, mas seria um único ponto para ultrapassagens. No mais, qualquer tentativa é sempre com risco.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).