Kanaan, vitória justa!!!
26/05/13 16:30
Há textos que precisam ser escritos sob o impacto da emoção para serem adequados o suficiente. Este é o caso.
Há histórias que precisavam ser contadas. Mas, para isso, precisam acontecer.
E precisam acontecer e precisam ser contadas e precisam de emoção do momento por conta de uma coisinha chamada justiça.
O esporte foi justo com Kanaan neste domingo. Ele venceu, enfim, as 500 Milhas de Indianápolis.
Cubro automobilismo há 16 anos. Comecei na Indy. E, quando eu comecei, o Tony tentava um recomeço na Indy Lights, após as portas do automobilismo europeu se fecharem à sua falta de orçamento.
Deu certo. Naquele primeiro ano, foi campeão. Subiu para a Indy. Foi o estreante do ano em 1998. Em 2004, conquistou o título.
Mas faltava Indianápolis. Faltava a vitória numa das maiores corridas do mundo, a mais célebre e tradicional dos EUA.
E ele bateu na trave. Em 2007, foi atrapalhado pela chuva, e a vitória sobrou para Franchitti. Em 2010, chegou a andar em segundo, mesmo largando em último.
Hoje não teve jeito. Ele levou. Ele merecia.
E merecia não apenas pelo piloto que é. Mas pelo exemplo de luta que carrega. Tony perdeu o pai quando criança e sempre lutou contra dificuldades na carreira.
Para não ficar aqui listando problemas, basta lembrar que, mesmo com todo esse currículo, ele quase ficou a pé em 2011. Foi covardemente dispensado pela Andretti, que havia perdido o patrocínio da 7-Eleven.
Achou abrigo na KV, um time pequeno. Mas que hoje tornou-se grande como nunca.
Não fosse piloto, Tony mereceria sucesso na vida qualquer que fosse seu ramo de atividade.´
Porque além de ser esse lutador, é um homem íntegro, honesto, amigo, de muita personalidade. Das melhores pessoas que conheci nesses 16 anos.
Se este texto começou falando em justiça, a vitória em Indianápolis é uma chancela: coloca-o definitivamente na galeria dos grandes pilotos brasileiros de todos os tempos.
Fábio eu não sabia dessa vitória até entrar no seu blog. Quero primeiro comprimentá-lo pelo ótimo conteúdo e principalmente pelo modo como o expõe: de maneira leve, direta e principalmente honesta com seu leitor.
Sobre a vitória não posso dizer que o conheço como você e que não sou de me levar por tudo que aparece na mídia, mas eu fiquei simplismente feliz com essa vitória do perseverante, talentoso, simpático e grandíssimo piloto Tony Kanaan. Talvez a história como seleto do grupo de eleitos ficasse soberba com esse hulmilde grande piloto mas hoje ela o conheceu. Parabéns ao Tony Kanaan.
Vi a corrida, agora, em 2 minutos, depois de ler o texto. Vi a corrida de Kanaan pelo automobilismo. Não foi Kanaan que ganhou em Indianápolis, e sim Indianápolis que se rendeu à Kanaan, bravo Seixas.
Texto de arrepiar Fábio..parabéns.
Infelizmente não pude acompanhar esta corrida e perdi a chance de ver o sempre competente e brilhante Tony Kanaan e realmente ele merece, sempre mereceu. Acompanhei a Indy muito tempo..Emerson com os seus embates memoráveis com Michael Andretti..Piquet voando por lá…Helinho com a sua famosa escalada na grade e vários outros. Boas memórias, para guardar mesmo. Ainda acompanho, pois sou um alucinado por corridas. Por fim, volto ao seu texto..emocionou sim e tenha a certeza de que a emoção nele colocada se uniu a emoção do Tony Kanaan e nos atingiu em cheio (mesmo eu não tendo visto a corrida).
Parabéns Tony Kanaan..Obrigado.
Valeu Fábio Seixas..Obrigado.
A raça e a garra que o tony mostrou hoje, nos leva a acreditar novamente que o automobilismo não é feito so de dinheiro (pilota que tem mais patrocinio) ou de dick vigarista que promovem acidentes de companheiros para levar vantagem em corridas, ou ate mesmo de corridas combinadas. Vc tony merece por ser quem vc é um brasileiro de verdade, brigador, emocional, e talentoso. Valeu pelo domingo.
Fabio Seixas,
Seu melhor texto, dos que li.
Valeu!
Fábio Seixas,
Passei boa parte do final da tarde de hoje, caçando notícias sobre essa histórica vitória desse guerreiro chamado Tony Kanaã e vi muito pouco em relação à expressão da vitória desse guerreiro, como você apropriadamente o chamou. Aí me deparei com a chamada de seu texto e me detive a lê-lo, concordei com tudo o que você escreveu, você, realmente, fez justiça a esse lutador, simples, amável e, acima de tudo e de todos, determinadíssimo em relação aos seus objetivos. Cumprimento-o pela boa utilização de seu espaço!
Fábio, eu comento pouco aqui mas, hoje vai.
A hora que deu a re-largada faltando três voltas e ele me passa o maluco eu cheguei a falar pra galera que tava na sala vendo comigo.
“tomara que alguém enfie o carro no muro”
Eis que um carro vermelho se espatifa, quase infartei de felicidade pelo Tony!
Loko, Rio Claro, SP
Foi emocionante acompanhar tudo isso aqui do templo de Indianapolis, ainda mais com a vitoria do TK. Ele eh mais querido que os proprios pilotos americanos. Quando ultrapassava o Hunter-Reay ou o Andretti pra assumir a lideranca a arquibancada ia abaixo. O proprio locutor oficial do autodromo disse que em 20 anos de cobertura nunca viu uma vibracao igual a essa! Nas entrevistas dos outros pilotos, todos demonstraram a felicidade e o merecimento pela vitoria do TK.
Parabéns Tony. Parabéns Fábio pela cobertura. Acho que hoje em dia qualquer um fala qualquer coisa, nem sabe quem é o Tony ou o Fábio. Felizmente temos uma cobertura imparcial de um jornalista da velocidade. Infelizmante temos alguns haters que enchem o saco. Espero que vc não se abale por esses idiotas e que continue em seu trabalho.
um abraço
Parabéns pelo seu texto Fábio
BRILHANBTE TONY, a tempos não me emociono mais numa prova de automobilismo e olha que assisto desde a do Emerson em 1972. Tony foi soberbo, é um cara do bem é um cara de garra é um cara de personalidade.
Nota ZERO para a Rede Bandeirantes, além de não cobrir a premiação cortando para o futebol, nem a BandSport, que cobria um nada oportuno tênis de Paris e nem a BandNews…..Sr. Saad, aprenda com a Globo que mesmo com a F-1 ultrapassando as 3 horas de evento, cancelou programas como o Autoesporte e foi até a premiação de Niko Rosberg….é Fábio, ruim com a Globo, péssimo sem ela.
Record, SBT, por favor, peguem de volta a Indy….esse evento não merece essa porcaria de TV Bandeirantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O Tony Kanaan é o Brasileiro do Dia, é nós só temos que falar dele e de mais ninguém! Essa vitória do Kanaan foi mais do que pessoal, valendo pela carreira toda! A Globo ficará meio muda de vergonha! Parabéns Kanaan, você merece!
Moro nos EUA e assisti a corrida, como todas da Indy. Nao sei se na transmissao no Brasil comentaram que o Zanardi e o Max Papis estavam no box da equipe do TK torcendo para ele. Antes da corrida o Zanardi deu uma de suas medalhas para-olimpicas de ouro para o Tony e disse para ele esfrega-la em si proprio e no carro para dar sorte. No final da corrida os dois italianos choravam. Depois deram entrevista como o rosto cheio de lagrimas mas felizes com a vitoria do amigo. Como ja foi comentado, fazia tempo que nao tinhamos no automobilismo de ponta uma vitoria brasileira tao impactante. Parabens TK!
Grande vitória…capacidade e controle emocional, frieza em momentos decisivos, coragem, decisão… enfim uma vitória que coroa um grande piloto, que ainda não havia conquistado uma vitória em indianápolis. Parabéns… fiquei muito emocionado o final foi muito tenso, intenso, de arrepiar.
Que pena que a Bandeirantes não transmitiu todo o evento, faltou a alegria a festa do pódio, falto respeito as pessoas que estavam assistindo e não tiveram a oportunidade de ver e se emocionar e vivenciar um momento único, agente fica assistindo por 3 horas toda a corrida, um brasileiro lutando por uma vitória, triunfo este perseguido por 12 anos, no auge no maior momento, foi negado a todos…
Incrível uma vitória mais que emocionante, linda demais e a Band cortar pra passar futebol, faltou profissionalismo e respeito da Band pelos seus telespectadores, pior ainda eu nem a bandsports estava passando, uma verdadeira vergonha, fui ver o futebol na Globo.
mandou muitíssimo bem. desde o início sempre na ponta, mandando o recado que tinha carro e determinação para vencer. parabens.
parabens toni torci por voce aqui no ri o grande do sul.voce merece cara
O que mais me impressionou foi ver a torcida americana vibrando com a vitoria brasileira.
Não amigo, não foi uma vitória brasileira, foi uma vitória de um BRASILEIRO, tem muuuuuuita, mas muuuuuita diferença nestas colocações.
difícil a comparação com F1. Mas sem dúvida TK é melhor piloto que a maioria que passou e está andando na F1. Excepcional PILOTO. Parabéns. Já era hora de cravar seu nome no automobilismo mundial.
Fico muito feliz pela vitória do Tony. Mas, infelizmente, não tenho paciência para assistir corridas de uma categoria que, se um passarinho fizer cocô na pista, a bandeira amarela aparece.
Sou fã de automobilismo, sem pachequismos, mas ver um brazuca ganhando é bom demais!
Fábio, não estou acompanhando a Indy de perto. Por isso pergunto se o feito extraordinário e merecido do Kannan pela KV seria como se o Paul di Resta, da Force India, ganhasse hoje o GP de Mônaco?
Mais do que isso.
Tony Kanaan, bem vindo ao grupo seleto dos vencedores das 500 milhas de Indianapolis, Parabéns!!!!!
Quase briguei com a mulher para voltarmos logo para casa para eu poder ver a corrida. Foi emocionante e justíssima a vitória do Tony. Pena que a pau mandado da globo melou no final.
Parabéns, Tony, e Fábio brilhantes nas atuações de hoje. É emocionante quando pessoas do bem triunfam, Tony é o cara.
Raça, emoção, persistência e competência. E acima de tudo brasileiro.
PARABÉNS T.K., sempre torci por vc. Depois do Ayrton, só ficou vc com fibra, raça e amor ao automobilismo.
Parabéns ao Tony Kanaan!!!
Acompanho a Indy 500 desde 2004 e neste tempo nenhum piloto mereceu mais essa vitória que ele.
Pilotou muito hoje, e mesmo com um time de estrutura menor venceu!
Venceu porque seu talento superou todas adversidades!!!
PARABÉNS T.K., sempre torci por vc. Depois do Ayrton, só ficou vc com fibra, raça e amor au automobilismo.
Parabéns ao Tony. Lamentável a transmissão da Band. Passou um mês inteiro promovendo a prova, transmitindo treinos e na parte mais importante, corta para PRIMEIRA rodada do brasileiro. Depois nao sabem porque perdem audiência, foram muito amadores.
Flávio
Boa noite
Há anos te acompanho nos comentários. O de hoje foi o mais feliz. De tudo que li sobr eTonny essa foi a essência. Tonny merece… sou baiano e sei o batalhador q sou por isso sempre torci por ele.
Parabéns pelas palavras Fábio, e não foram apenas você e o Luciano do Valle que choraram, confesso que também chorei quando TK cruzou a linha de chegada. Emoção que eu não sentia assistindo automobilismo desde os tempos de Ayrton
Senna.
Além de grande piloto, Tony acima de tudo é um tremendo gente boa. E temos que aguentar o Galvão Bueno nos empurrar o Felipe Massa goela abaixo, na minha não desce. E o Brasil não dá valor a quem realmente merece. Tony Kanaan você é o cara!