Kanaan, vitória justa!!!
26/05/13 16:30
Há textos que precisam ser escritos sob o impacto da emoção para serem adequados o suficiente. Este é o caso.
Há histórias que precisavam ser contadas. Mas, para isso, precisam acontecer.
E precisam acontecer e precisam ser contadas e precisam de emoção do momento por conta de uma coisinha chamada justiça.
O esporte foi justo com Kanaan neste domingo. Ele venceu, enfim, as 500 Milhas de Indianápolis.
Cubro automobilismo há 16 anos. Comecei na Indy. E, quando eu comecei, o Tony tentava um recomeço na Indy Lights, após as portas do automobilismo europeu se fecharem à sua falta de orçamento.
Deu certo. Naquele primeiro ano, foi campeão. Subiu para a Indy. Foi o estreante do ano em 1998. Em 2004, conquistou o título.
Mas faltava Indianápolis. Faltava a vitória numa das maiores corridas do mundo, a mais célebre e tradicional dos EUA.
E ele bateu na trave. Em 2007, foi atrapalhado pela chuva, e a vitória sobrou para Franchitti. Em 2010, chegou a andar em segundo, mesmo largando em último.
Hoje não teve jeito. Ele levou. Ele merecia.
E merecia não apenas pelo piloto que é. Mas pelo exemplo de luta que carrega. Tony perdeu o pai quando criança e sempre lutou contra dificuldades na carreira.
Para não ficar aqui listando problemas, basta lembrar que, mesmo com todo esse currículo, ele quase ficou a pé em 2011. Foi covardemente dispensado pela Andretti, que havia perdido o patrocínio da 7-Eleven.
Achou abrigo na KV, um time pequeno. Mas que hoje tornou-se grande como nunca.
Não fosse piloto, Tony mereceria sucesso na vida qualquer que fosse seu ramo de atividade.´
Porque além de ser esse lutador, é um homem íntegro, honesto, amigo, de muita personalidade. Das melhores pessoas que conheci nesses 16 anos.
Se este texto começou falando em justiça, a vitória em Indianápolis é uma chancela: coloca-o definitivamente na galeria dos grandes pilotos brasileiros de todos os tempos.
Fábio, questiono 3 coisas: 1) não diminuindo a vitória do Tony, mas Indianápolis não perdeu um pouco do charme?; 2) tem charme, mas Mônaco não dá mais, está inviável e as corridas tem sido chatas; 3)muito estranho essa quebra de suspensão da Ferrari, pode ser teoria da conspiração mas o acidente foi idêntico, e tudo isso não está sendo ventilado para poupar o Massa da histérica imprensa italiana?
Abraços.
Acho que não. Indianápolis ainda tem enorme charme e importância.
Abs
Pra que eles iriam poupar o Massa nunca pouparam, aliás sempre colocaram a culpa nele de pit stops desastrosos onde o mecânico deixava cair porca etc… pra dar vantagem pro Alonso, acho que é você que esta querendo ser maldoso contra o Massa, qualquer pessoa que realmente assista F1 viu com muita estranheza ambos os acidentes, quer falar mal do Massa escancare e fale, não venha com insinuações.
Sensacional mesmo. ontem no band sports de madrugada vi a corrida com mais calma. Passou toda a festa , inclusive a dos outros pilotos comemorando como se fosse deles a vitoria. Vale o destaque para o Zanardi e o Papis no box, o Franchitti na pista ao lado o muro que bateu e o Barrichelo no Twiter, so festa e cumprimento ao tk. abs
VITÓRIA MAIS QUE MERECIDA DO TONY. FOI A CORRIDA MAIS EMOCIONANTE DO ANO (SERIA TAMBÉM A DE SÃO PAULO SE OS CÁLCULOS DA EQUIPE FOSSEM MAIS PRECISOS E O TONY NÃO TIVESSE QUE ABANDONAR A CORRIDA POR FALTA DE COMBUSTÍVEL). FOI A CORRIDA DO ANO.
olha a caixa alta amigo mantenha o Caps desligado
pra que escrever em maíusculas ninguém entende nada.
SENSACIONAL! Fabio, exatamente isso! vitória alem de mais que merecida, reflete a situação do automobilismo nacional! Obrigado tony por nos emocionar, como ha muito tempo não me sentia, assistindo uma corrida, graças a Deus esta corrida esta gravada no meu HD!
Fiquei PUTO sim, com a Band. Mas, nem liguei muito, pois pulava que nem louco pela vitória do Kanaan, simplesmente maravilhosa. Ele fez a chamada “corrida perfeita”, agressivo do início ao fim. Texto perfeito, Fábio.
Belo texto, Fábio Seixas, em tendo a oportunidade transmita a alegria que todos nós leitores compartilhamos com essa vitória do T.K.
Vi uma entrevista ao Terra e ele dizia que venceria a Indy a pedidos, pedidos realizados desse piloto que orgulha os brasileiros.
Parabens Fabio o seu texto expressa o sentimento de todos nós amantes do automobilismo.Demorou mas chegou.Parabens Tony!
Melhor texto seu que já li Fábio Seixas, parabéns a você a principalmente ao bom baiano!
corrida perfeita do Tony,acho que todo mundo que assistiu ficou com o coração na boca nas ultimas voltas mas dava para sentir nas relargadas a gana do Tony pra ganhar essa prova,emocionante,fazia tempo que não sentia isso no automobilismo.
A vitorias e vitorias em nossas vidas…essa do Tony me apoderei dela…minha semana vai começar muito melhor!! VALEU GUERREIRO…
Essa vitória é de todos nós. Todos que gostamos do esporte, do automobilismo, de pessoas honestas e humanas e principalmente de perseverança nos sonhos !!!!
Bonitas, emocionantes e merecidas palavras, sem dúvidas, Kanaan coloca seu nome entre os grandes do automobilismo brasileiro.
Grande Tony!! Parabéns pelo texto, Fabio!
A piada pronta é o fato de ele ser o único cara que venceu Indiapolis e não vai ficar de nariz em pé.. (ele é mto pesado para isso, rs)
Abraços!
Só de nariz vai ser preciso fazer um novo trofeu!!!
Parabéns ao Tony pela vitória, para mim ele é o melhor piloto brasileiro em atividade. Parabéns ao Fabio Seixas pelo texto.
Ao Tony todos os elogios pois realmente ele merece, infelizmente a Rede Bandeirantes mais uma vez deixou passar o bonde da vitoria, pau mandado da Globo, se vende por “30 moedas”, deixar de mostrar ao Brasil a grande vitoria de Kanaan
Milton Guirao
É isso ai Milton.Foi o mesmo sentimento que eu tive.Tudo bem que eles transmitiram a corrida mas logo no momento de maior emoção os caras me cortam para um joguinho mequetrefe!!!
Concordo e endosso totalmente seu texto sobre a conquista do Tony. Pois além de ser um piloto da maior grandeza é um ser humano da melhor qualidade. Mereceu e fez por merecer, diria que foi quase perfeito em seu trabalho. Parabéns ao Tony não só pelo feito mas principalmente pelo exemplo de ser humano e profissionalismo que é.Só lamento que por diversas razões (interesses comerciais) este feito não tenha a divulgação merecida por parte da mídia em geral, ele não merece este tipo de mesquinharia. Seu feito foi FANTÁSTICO.
E a vitória dele foi divulgada no Globo Esporte pelo Thiago Leifert.
Fabio, vc acha que há alguma outra prova com a mesma relevância no automobilismo? Talvez as 24 horas de Le Mans? Pikes Peak?
Abraço!!
Mônaco, Indianápolis e Le Mans formam o Grand Slam do automobilismo.
Abs
Coke 600 da Sprint Cup (NASCAR) em Charlotte. Não é a toa que acontece no mesmo dia de Mônaco e Indianápolis! Pra mim é o dia mais aguardado do ano, pena que ontem a FOX Sports não transmitiu ao vivo e sim em VT à 1:40 da madrugada de hoje.
A única diferença entre as três corridas é que a de Mônaco é chata…
Espetacular a vitória.
Esse cara merece,é um batalhador.
Abraços Waltão
Parabéns Fabio pelo texto, acompanho seu blog todos os dias. Lembro da corrida da Indy em SP na qual eu fui assistir quando o Tony estava entre os primeiros quando aconteceu a pane seca do carro dele e o piloto começou a chorar foi uma tristeza para muita gente, mas o destino reservou o melhor para ela com a vitória em Indianápolis, com certeza faria uma grande carreira na F1. Parabéns pelo texto abç.
BOM DIA FÁBIO SEIXAS! ACORDO MAIS FELIZ HOJE!PARABÉNS AO TONY KANAAN….TENHO ORGULHO DELE COMO PESSOA E PILOTO!O AUTOMOBILISMO BRASILEIRO GANHOU MAIS UMA ESTRELA TODAY!ABRAÇOS BOA SEMANA!
FLÁVIO PENNA
É uma pena mesmo…..saber só depois que um brasileiro venceu o GP de Indianapólis, é por isso que essas tv’s ficm sempre atrás da Globo falta um pouco de ousadia para as demais.
Eu só posso dizer que a cada vez quero ver mais a indy, e começo a desgostar da F1. Percebe-se que Kanaa é um grande homem pelas varias entrevistas que da, a forma que acolheu Rubens Barriquelo. É um brasileiro honrado e que nos da orgulho. Parabéns.
Quantas vezes o Brasil já ganho as 500 de Indianapolis?
Essa é a sétima vitória brasileira. Foram 2 de Emerson Fittipaldi, uma de Gil de Ferran e 3 de Helio Castroneves.
Quem diz que o esporte não é justo, caiu do cavalo hoje. Não me lembro de ver uma vitória mais justa e merecida do que a do TK de hoje, seja qual esporte for. Confesso que meu olho encheu d’agua hoje no fim da corrida (risos). Merecido e justo, não apenas pela determinação, talento e história já conhecida do Kanaan. Merecido por que hoje ele foi o melhor! Em um esporte onde o Brasil carece de alegrias há tempos, hj tivemos um sinal de esperança.
Brilhante texto, Fábio! Emocionante, bonito, cativante! Parabéns Fábio! Parabéns TK!!
Corrida memorável .. adorei !!
Parabéns pelo texto .. e Tony foi perfeito !!
Aos fãs de automobilismo de uma forma geral,ver essa vitória de um piloto campeão como ele,numa equipe menor,sendo as 500 milhas de indianapolis não é preciso dizer mais nada.Sou muito fã dele e até acho que ele merecia um carro melhor,não o castroneves,que com a penske,apesar de ter vencido três vezes nunca ganhou um campeonato!Certamente hoje foi um dia mais que feliz para nós amantes da velocidade!
Parabéns Tony!!! Você merece!!!
Fabio, após mais de 2h assistindo e torcendo, e ainda ouvir o Luciano do Vale dizer e precisamos de ídolos, ver a Band interromper bruscamente a transmissão foi duro! Nós que somos amantes do automobilismo buscamos nos informar, mas e aqueles que estão vendo por entreterimento? Muita falta de respeito ao telespectador!
É isso ai Thiago.Foi o mesmo sentimento que eu tive.Tudo bem que eles transmitiram a corrida mas logo no momento de maior emoção os caras me cortam para um joguinho mequetrefe!!!
Parabéns Kanaã , excelente matéria torci muito
Fábio,
Texto emocionante meu caro, e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e!!!
O “TK” (seu sósia, ou será o contrário?) merece e nos enche de orgulho.
Abraço!