Rosberg, pole sem zebra
25/05/13 10:14Aconteceu de (quase) tudo no sábado em Mônaco. Batida, chuva, corre-corre nos boxes.
Houve até ameaça de zebra.
Mas não, isso não aconteceu: deu a lógica desenhada desde quinta-feira, deu Mercedes na primeira fila.
Rosberg na pole, Hamilton em segundo.
É a terceira pole seguida do alemão e a quarta consecutiva da equipe. Desde o GP da China, só dá carrinho prateado na ponta do grid.
Foi o desfecho de um sábado bem agitado.
Pela manhã, Rosberg foi o mais rápido na terceira e última sessão de treinos livres, com 1min14s378, 0s661 melhor do que Grosjean. Depois vieram Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen…
O treino foi marcado pela forte batida de Felipe Massa. O brasileiro acertou o guard-rail esquerdo na freada da Saint-Dévote, ricocheteou e bateu de bico logo à frente. Ele saiu ileso, mas a Ferrari teve de reconstruir o carro e, com a troca da caixa de câmbio, ele perdeu cinco posições no grid.
Entre este treino e a sessão classificatória, apareceu a chuva para animar mais as coisas.
O treino oficial começou com piso molhado e uma garoa fina. Pneus intermediários para todo mundo no Q1.
Logo de cara, Bianchi encostou, com o motor fumando. Nos boxes ferraristas, o trabalho seguia intenso para tentar mandar Massa para a pista.
Não deu. Sem ir à pista, vai largar em último.
Como é de hábito quando chove no principado, o resultado do Q1 foi dos mais malucos.
O melhor tempo ficou com Maldonado (!?), 1min23s452, 0s247 melhor do que Vergne. Alonso foi o terceiro, seguido por Grosjean, Button, Hamilton, Vettel…
Os cortados foram Di Resta, Pic, Gutierrez e Chilton, além de Bianchi e Massa, claro.
O Q2 começou com a pista mais seca, mas ainda exigindo intermediários.
Grosjean deu sua tradicional escapada na Saint-Dévote, mas conseguiu retornar.
O asfalto foi secando, secando. E, faltando 3min30, Webber foi à pista com pneus lisos, supermacios. Não deu outra: melhor tempo logo de cara.
Todos correram para os boxes para fazer o mesmo.
O troca-troca de posições foi frenético.
(E o Galvão foi brilhante na narração, com a sacada do “já mudou” a cada mudança lá na frente.)
No final das contas, o resultado foi bem mais normal.
Vettel foi o mais rápido, com 1min15s988, folga de 0s052 para Raikkonen. Rosberg foi o terceiro, seguido por Hamilton e Alonso. Fechando o top 10, Sutil, Webber, Button, Vergne e Pérez.
Dançaram Hulkenberg, Ricciardo, Grosjean, Bottas, Van der Garde e Maldonado.
Veio o Q3, com a pista completamente seca. E todo mundo logo saiu dos boxes, para garantir tempo.
As marcas foram caindo, caindo… Webber e Vettel chegaram a ameaçar as Mercedes, mas no último jogo de pneus não teve pra ninguém.
Hamilton tomou a ponta com 1min13s967, mas instantes depois Rosberg cruzou a linha e superou o companheiro em 0s091.
Às Red Bulls, coube o consolo da segunda fila: Vettel sai em terceiro, com Webber ao lado.
Na terceira fila, Raikkonen e Alonso. Na sequência, Pérez, Sutil, Button e Vergne.
Nas quatro provas anteriores em que saiu na ponta, a Mercedes não teve ritmo de corrida para conquistar a vitória. Mas Mônaco é diferente. Um circuito travado, em que a potência fica em segundo plano. E com ultrapassagens dificílimas.
Vettel pode fazer uma largadaça e tomar a ponta? Pode. Alonso e Raikkonen, logo atrás, podem tentar uma estratégia diferente? Podem. Mas são duas as Mercedes lá na frente. A tarefa é complicada.
Mantenho meu palpite lançado aqui após os primeiros treinos livres, acho que a vitória será prateada nas ruas do principado.
Fabio mande esses espiritos de porcos para algum grupo neonazista para cortarem os dedos destes bobocas, dai eles param de digitar besteiras
Segundo o comentarista da emissora que transmite a F1, largar em ultimo pode ser uma vantagem para Massa!!!!!!!!!!!!!!! Chicote e demissão por justa causa seriam as 2 unicas punições justas para este senhor que tenta iludir os fãs brasileiros da F1
Que mania idiota de torcedor achar que é importante. Você é só um número, ninguém está preocupado com o que você pensa, atletas competem por eles mesmos e não pelos torcedores.
troca o nome e escreva de novo fora galvão, eu odeio o galvão, chicote no Massa e bla bla bla, faz volume ai o nosense
Até que o desempenho dos carros da McLaren foi bom, Perez e Button foram muito bem apesar de o carro não ser as mil maravilhas concorda Fábio?
Tudo vai depender do que ocorrer na largada,se o Vettel conseguir se enfiar entre as Mercedes vai ficar complicado,por que quando puder abrir a asa ele vai passar o Rosberg ou o Hamilton,ele é agressivo o suficiente para superá-los,porém se as duas Mercedes conseguirem manter suas posiçôes e a que tiver na ponta tiver a proteção da segunda é possível ganhar uns bons segundos de vantagem em cima do resto da turma e conseguir a vitória tão esperada,mas na largada podem acontecer outras coisas,diferentes do estou imaginando…….
Não consigo entender essa implicância com o Galvão Bueno. Vamos fazer uma enquete, qual narrador de automobilismo do Brasil melhor do que ele.
Só para ilustrar o que estou falando, eu vi a corrida da Indy de São Paulo na Band narrada pelo Luciano do Vale, me deu vontade de tirar o áudio da TV, uma péssima narração.
Tenho dito, é só questão de tempo para a Mercedes se acertar de vez. É um carro muito rápido e não é uma marca que esteja na F 1 só para brincar. Tem nome a zelar e pilotos competentes. Mas estou louco para ver a reação de Hamilton caso continue a rapidez de Rosberg, que também surpreende….
por esses tipos de comentários e tmbém das aparentes dor de cotovelos, como o do colega augusto e entre outras personas, fábio, que eu venho ficando desistimulado em escrever no seu blog.
pra falar a verdade, só escrevo ainda por que vc e alguns bons fiéis cooperadores que frequentam seu blog, se mostram realmente fanáticos pela F1.
fala sério…o que mais vc ou outro qualquer ser humano teria pra falar do MASSA? acho que o assunto massa já se esgotou faz tempo.
todo mundo já viu que o massa é isso ai e nada mais.
se vc não me ver mais por aqui, vc já sabe o porque. abs, e desejo boa sorte nessa tua luta incansável em tentar lidar com GREGOS e TROIANOS.
não escreva mesmo que você é o mesmo que escreve contra vai catar coquinho o desisistimulado
Sou o Vettel, primeira parada das Mercedes ele toma a ponta, não deve marcar as Mercedes e deve assumir a ponta
Fabio, na quinta feira, a mercedes deu mais de 30 voltas com o pneu super macio, será que dando essas mesmas 30 voltas na corrida será que o aguenta mais 48 com macio?
Acho que aguenta. A questão é o ritmo que as outras vão conseguir com os mesmos pneus.
Abs
Eu aposto que houve uma conversa dentro da equipe sobre a classificação: havendo primeira fila da Mercedes, quem passar a primeira curva na frente tem prioridade na prova. Rosberg comemorou muito. Fez a pole, Hamilton em segundo e sabe que, com esse quadro, suas chances de vitória são enormes.
Acredita em alguma chance de pódio para Raikkonen amanhã?
Sim, muito.
Abs
é…parece que nem mesmo rosberg está tão confiante quanto a pole conquistada.
http://tazio.uol.com.br/f1/na-pole-rosberg-mostra-preocupacao-com-ritmo-de-corrida-da-mercedes
Aposta Tampão
Rosberg, Hamilton, Vettel
Schumcher ano passado tinha cantado essa pedra já… falou que em volta lançada o Rosberg é proavavelmente o mais rápido do grid… quem sabe, sabe!
Tá 3×3 no duelo com hamilton em classificações,para hamilton a segunda colocação foi inesperada pois ele não está conseguindo tirar tudo do carro portanto muita água ainda vai rola.
ele é bem melhor que o Hamilton
Fabio, sei que ainda temos Monaco e Indy 500 amanhã, com muita história por trás, mas já temos uma forte concorrente pra seção “A Foto”… A final da Indy Light, quatro carros lado a lado, com o que saiu de trás levando.
Abs
http://www.indycar.com/News/2013/05/5-24-Dempsey-wins-Firestone-Freedom-100
Tem razão.
Abs
Sensacional essa foto !!!!!!
Galvão: “Noventa troca de marchas…” é, foi realmente foi muito bem, já que o número gira entre 50 a 60 trocas…. Ele fala besteira e os puxa-sacos que estão de plantão com ele ainda tentam minimizar a besteira….
Assista o Luciano do Valle e evite esse tipo de erros….
Inicialmente ele falou em 90 trocas por curva!!!!!!!!!!!!!!!!!! mas depois se corrigiu para 90 por volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa Fábio! Uma pena é saber que esse desgaste na Mercedes tem atrapalhado as corridas e que se não fosse por isso teríamos 3 pilotos e 3 equipes numa disputa acirrada pelo campeonato.
Já que não entende nadíssima de F1, mecânica, aerodinâmica e inglês, o locutor só podia mesmoficar no ‘já mudou’, de olho no display. Ele e nada, nada é melhor. Te cuida: tu tá galvanizando, ô Seixas!
É verdade. O Fábio está globalizando. ..
Vocês são tão simplistas que dá pena. Elogiar um bom momento do Galvão, pra vocês, é sinal de que estou “vendido para a Globo”.
Então tá, fiquem com suas opiniões rasas que eu fico com a minha consciência, meu histórico e meu trabalho.
Abs
Fabio não to te defendendo, acho você muito bom no que faz comete erros e acertos como todo mundo que trabala, mas o (s) que fala (m) contra você tem um certo sentido, sentido de quem fica se repetindo sempre, fica (m) o dia todo no teclado, basta ver a seção de comentários do UOL, tendo comentários sempre no mesmo sentido, basta ver aqui também piadinha com Massa e Barrica e um outro nome assinando embaixo, que óbvimente é a mesma pessoa, então amigo não perca tempo, que é sempre assim basta uma pessoa DESOCUPADA ( ja que ele gosta de escrever sempre em caixa alta) pra fazer iso tudo, não deve sair do teclado nem pra comer talvez nem pra ir no banheiro. Ele aliemnta seu Ego com piadinhas sem sentido que só ele ri , e assim vai, el acha que ninguém no mundo sabe que existem flodadores;
Vai pra globo Fabio, pois no G1 vc já tem chamada…
E a pergunta que não quer calar, será que se o carro fosse do Alonso não conseguiriam consertar a tempo?
No mínimo teriam dado a ele o carro reserva. Porque não deram o caro reserva ao Massa? Porque? Hein!?
Porque ele largaria em último. A equipe tentou com que isso não acontecesse. Já cansei de criticar a Ferrari aqui, mas não faz sentido imaginar que a equipe queira jogar um piloto pra último no grid dessa forma.
Abs
Ferdi, voce ainda acredita em conspiração contra os brasileiros? Deve acreditar em Papai Noel tambem, e principalmente, que rubens foi piloto de ponta kkkkkkkkkkkkkkk
ele foi piloto de ponta você que gosta de sujar em cima de quem é brazuca, só pra escrever KKK muda de nick e escreve de novp
Fábio, acabei de ver a previsão do tempo para amanhã e deve estar parcialmente nublado e com temperatura variando por volta dos 14-20 graus. A confirmar isso, parece-me enormes as chances da Mercedes faturar a prova, inclusive com uma dobradinha, pois devem preservar melhor os pneus nestas condições. Há um consenso de que todos devem fazer 02 paradas. Será que o finlandês pode mudar a tática durante a prova e fazer apenas 1 só parada? Se fizer, pode ter grandes chances de disputar a vitória.
Vi o vídeo na Globo.com e na camera que mostra dentro do carro fica claro que massa tenta virar a direção do carro e não consegue (uma das rodas vira um pouquinho e a outra segue reta).Isso é normal?
Em QUALQUER pista onde o aspecto economia de pneus não for relevante, esse tal melhor carro da F1 (ferrari), vai tomar PAU de Mercedes, RBR e até da LOTUS do Kimi….
Então explica aí professor!
Abraço
F-1 não é dragster. Entendeu?
Abs
Com esse comentário – ” E o Galvão foi brilhante na . . . . . . ” – o Sr. começa a perder credibilidade perante os participantes e leitores desta página.
Fale por você. Uma coisa é você não gostar do Galvão. Outra é não reconhecer quando ele vai bem. Isso é quase cegueira.
Abs
Fabio,voce tem feito algumas aparições no Sport TV,boas por sinal,pergunto quem manda no Sport Tv,acho que eh a Globo,por isso voce esta ficando tendencioso,começa a falar bem do Galvão e não comenta negativamente sobre o Massa e exalta o Alonso.No meu ponto de vista voce começa a perder credibilidade sim.
Abrços,Cesar Augusto.
Ok, então se vc realmente acha que uma coisa tem a ver com a outra, deixe de ler meu blog. Ou alguém te obriga a isso?
Abs
concordo plenamente com os companheiros dacio klug e cesar augusto. E o Seixas está se lixando pra credibilidade, já que está fazendo parte do esquema da globo.
Ótimo. Mais um que pode então deixar de vir aqui, já que “não tenho credibilidade”.
Abs
Fabio, concordo com vc, nao e porque o cara e meio chatao que nao pode dar as ” bolas dentro”. As vezes temos que parar de ser tao cults, ou tao entendidos, e simplesmente apreciar o espetaculo. O Galvao faz o seu a sua moda, e achei tambem que desta vez ele mandou bem. Nao se incomode com o que o pessoal fala, mantenha seu trabalho( que tem feito de forma otima) e siga em frente. As vezes alguns comentarios soam como radicais xiitas…PS- PERDOES OS ERROS DE DIGITACAO E ACENTUACAO… NAO CONSIGO CONFIGURAR MEU TECLADO
Tem uma ou duas que é o dia inteiro nessa campanha de Galvão Ruim e outros assuntos, ai troca o nome fala de novo e isso é em todo lugar, não sou fanzaço do Galvão ele comete erros, mas tem um pessoal que por assistir F1 pela tv se acha melhor que todo mundo, eu garanto que se a Globo pensasse igual a esse pessoal Fora galvão que fazem volume, mas são poucos ja teriam trocado o Locutor a muito tempo. E fico na lógica porque é claro que a Globo tem muito mais facilidade de reparar essas campanhas desses falson conhecedores de F1 .
É praticamente uma ofensa ver o termo “brilhante” ser utilizado com tão pouca parcimônia. Uma ofensa para todos os leitores que labutaram a vida nos bancos escolares, nas universidades e em ofícios que realmente requerem qualidade intelectual e moral.
Não tenho procuração para defender o Galvão. E já o critiquei aqui. Mas tente fazer uma narração esportiva qualquer por mais de 10 minutos e depois me diga se não é necessário usar “qualidade intelectual”.
Abs
Toma Leonardo…. Fabio, você e o Galvão são profissionais sérios e que merecem o respeito de todos… Quem crítica vá para um espelho e fale durante cinco minutos…
Falou por mim também. O número de bobagens que ele fala depõe contra ele. E muito.
Embora isso possa realmente acontecer (” o Sr começa a perder credibilidade…”), discordo de essa seja uma razão para tal conceito. Deixar de dar credibilidade para alguém, por expressar opinião diferente da nossa, no mínimo é ignorância. Acho o Galvão um bom narrador, às vezes chato, mas às vezes consegue dar a pitada de emoção necessária ao que está narrando. Pra falar a verdade, acho até que o Galvão está mais a vontade com as informações do Rubinho em relação a como ele reagia ao Burti. Deu crédito ao Reginaldo em escala igual. Isso é bom para todos. Sinto muito, mas assistir F1 com o Cleber Machado tentando fazer piadinhas, ou aquele Luis Roberto gritando e fazendo perguntas bobas é muito chato. Ainda prefiro, na Globo, o Galvão.
E Fábio, concordo com vc, foi uma sacada inteligentíssima, que poucos fariam…
me permita discordar; domingo, uma das RBR vai vencer. pode acreditar. o ritmo de corrida deles está bem superior ao da mercedes. mais uma pole ilusória da mercedes.
Discordo sobre o termo”pole ilusória” a Mercedes é um carro rápido só que rápido demais isso faz com que não tenha como fazer a famosa economia de pneus o carro é feito para sugar tudo do equipamento imagine esse carro com pneus que durassem mais que 10 voltas.
Velocidade pura não tem nada a ver com economia de pneus.
ok…é a sua opinião – vamos esperar até amanhã e conferir – confesso com sinceridade(já que vc resolveu responder meu post) que desejo estar completamente enganado(torço por lewis chegar pelo menos em terceiro).
como vc mesmo disse: o fator chuva pode mudar muitas coisas; mas, acredito eu, que se não chover, uma das rbr vai vencer. foi nítido nos treinos, que com carro mais pesado, as voltas de vettel eram bem mais rápidas do que as do nico rosberg e do hamilton.
por isso, eu não querendo acreditar muito nessa pole do rosberg mais uma vez. apenas isso.
Realmente o “qualify” foi fantástico muito divertido pena a Ferrari ter, palavras do Reginaldo, desistido de aprontar o carro.
Agora quem vai vencer amanhã, só Deus sabe, já que pode ter também um fator novo: A CHUVA; isso fará mudança de estratégia e sabe la o que mais.
Agora realmente senti falta do comentário sobre o Van der Gar (acho que se escreve assim) pois conseguiu colocar a Catherham em 15º e não pode se dizer que foi auxiliado pelo Massa pois ficou a frente de Force India e Sauber. Por falar em Force India ainda teve o Di Resta falando uma frase clássica “é impossível” sobre sua posição no grid
Fábio,
O Massa não chegou a sair para dar uma volta, pois o carro dele nem ficou pronto.
Mas quem disse que ele foi à pista? Não vi isso na matéria. Ele disse que Massa bateu no último treino livre…
Eu havia cometido um erro e logo consertei, alertado por alguns leitores.
Abs
Massa não foi pra pista em nenhum momento, que treino de classificação é este que você viu?
Olá Luiz, a F1 não é só o treino de classificação não. Ele se referia ao 3º treino livre que passou as 06h00 no SporTV. Abs
O terceiro treino livre, meu caro…é a esse treino que o texto se refere quando diz que o Massa bateu forte. Veja que na sequência o texto diz “Entre este treino (o terceiro livre) e o classificatório”
Ele mencionou o TERCEIRO treino livre, onde o Rosberg foi o mais rápido com 1.14.378.
Leia novamente, interprete o texto, conheça as regras da F1. O treino livre, o terceiro acontece pela manhã, 11hs, e o treino de classificação acontece pela tarde.
Só porque você assiste pela manhã no Brasil, não quer dizer que o treino é pela manhã.
Sacou ????
Entre Hamilton e Rosberg,quem conseguir ir menos cedo para pit stop leva. Provavelmente vamos ter muita bandeira amarela, talvez até vermelha. Logo, a RedBull não está descartada, vai depender na hora de uma boa estratégia.
e Hamilton vai ficar atrás como sempre a não ser que o sem noção do Ross fale pro Rosberg que é muito melhor ceder posição.
Frase do Fábio Seixas, há DUAS semanas atrás: “Não restam dúvidas: o melhor carro da F-1, hoje, é a Ferrari”…..
E ainda é. Mas talvez seja difícil para você entender.
Abs
Concordo com você Fabio a Ferrari é o melhor carro atualmente seguido da Lotus, mas Mônaco é Mônaco e tudo pode acontecer como aconteceu e vai acontecer mais amanhã.
UM SEGUNDO mais lento que as Redbulls (pra não falar das Mercedes)…Exemplo clássico de quando a emoção (no caso torcida deslavada) fala mais que razão….
Mônaco, meu filho…
As vezes fico impressionado com certos espiritos de porco que aparecem por aqui…tem que ter mesmo muita paciencia.
Nem me fale…
Abs
Em Mônaco, alem dos acertos serem completamente diferentes das pistas tradicionais, até o volante tem de girar um pouco mais para se completar aquela curva Ascari,?(acho q é o nome dela).
Meu amigo vc esquece de levar em conta o braço do piloto. Uma pista que fator aero dinâmico conta pouco e o fator do acerto mecânico fala mais alto.
A Ferrari é melhor sim, o Alonso é ótimo nas corridas, mas nunca foi o melhor em voltas lançadas, perdeu feio pro Hamilton 6 a 2 nas poles na Mclarem e até pro Trulli na Renault. O Vettel que é o melhor em voltas lançadas, faria tempos melhores com essa boa Ferrari.
Agora o Alonso tem o melhor carro do grid, mas, mesmo assim, o Vettel é que está na frente no campeonato… e a mídia ainda continua falando que o Alonso é o cara…
Cada um tem o direito a ter a própria opinião, não é mesmo? Eu também acho o Alonso o piloto mais completo atualmente e, ainda que seja, isso não significa que tenha que fazer todas as poles e ganhar todas as corridas da temporada, pois isso é impossível. E como dizia a conhecida frase: “carreras são carreras”. E antes de que voce possa falar algo, torço para o Raikkonen.
caro amigo “LOGICO” o melhor carro não precisa ser necessariamente o mas veloz, aposto o que quiser com voce que amanha as duas mercedes vão estar pra trás da terceira fila na 20º volta, é claro se a logica dos carros da mercedes destruirem seus pneus rapidamente seguirem, ferrari tem o melhor conjunto, velocidade/equilibrio, lotus e red bul seguem de perto em ritmo de corrida pode-se comparar a mercedes com uma force india, sauber, eles tem um carro muito veloz, e ainda faram muitas poles na temporada, mas pra vencer ainda falta muito equilibrio pra este carro, é claro isso na minha humilde opnião
Vamos lá…se tem o melhor carro, sem dúvida alguma o Alonso não é o melhor piloto, certo? Como ele pode ser o melhor piloto com o melhor carro, estando em terceiro no campeonato e largando em sexto amanhã? A verdade é que este campeonato chamado F1 não passa de uma enorme farça…tudo robozinho, pilotos de autorama, ganha quem eles quiserem, eles eu digo FIA…o público brasileiro que não é idiota percebeu isso há algum tempo e cada vez menos assiste este circo…circo na concepção da palavra mesmo…a audiência nos últimos anos mostra isso…cada vez tem menos louco assistindo esta porcaria…como já disse aqui…NASCAR dá de 1000 a 0.
Amigo, pelo visto você não entende muito de F1. Se está se baseando apenas no resultado do treino de Mônaco, uma corrida totalmente atípica para contestar a opinião de Fabio Seixas você apenas reforça esta tese. Não se apegue literalmente as palavras se não tem condições de sem interpretá-las corretamente.
Brilhante.
O Fábio deve ser engenheiro de alguma equipe de F1, é verdade, ele conhece os detalhes dos carros…cada coisa que a gente vê aqui.
Antônio, nem adianta tentar argumentar com este tipo passional de pessoa. Eles são torcedores ou simplesmente HATERS ou do Alonso, ou do Vettel, ou do Hamilton.
Então, qualquer resultado em TREINO já é motivo para se achar o “intendidu”.
Parece que nunca ouviram uma frase do mito Fangio, “treino é treino, corridas são corridas”.
Amanhã tudo pode acontecer e até mesmo Alonso vencer a corrida, porque não? Ai o cara quebra o fiofó e não aparece mais aqui até a próxima vez que a Ferrari for mal em algum treino ou corrida.
Além disso, ou você diz “há duas semanas” ou diz “duas semanas atrás”. Não se mistura “há” e “atrás” na mesma frase.
Quando não há como fazer as vigarices de sempre, o Alonso fica em sexto… É nísso que a Ferrari e o Alonso são bons. Lembrem-se de Singapura (2009), da frase “O Fernando está mais rápido que vc” no GP da Alemanha (2010), Alonso ultapassando massa na entrada dos boxes em Xangai (2010), e por aí vai…