Pilotos sem cara
24/05/13 02:27O circuito não passa por ali. Mas há, no quai Jean-Charles Rey, no porto de Fontvieille, em Mônaco, uma loja de memorabilia de F-1.
Bem perto há um restaurante onde íamos, repórteres da minha época, jantar de vez em quando. Na caminhada até o estacionamento passávamos pela tal loja. E perdíamos (ou ganhávamos) bom tempo na vitrine desafiando, um ao outro, a apontar os donos dos capacetes expostos.
Coisa parecida acontecia no Albergo Sant’Eustorgio, ao lado do Parco di Monza, que serviu a pilotos por décadas, até que hotéis mais luxuosos fossem erguidos na região.
(Foi lá que Rindt passou a última noite, por exemplo.)
Há no lobby vários capacetes deixados por pilotos, ao longo dos anos. Fim de noite, último drinque, sempre rolava uma sessão de quiz.
Isso tudo faz anos. Mas em Mônaco, lembro, havia o do Johansson e do Lauda. Em Monza, o do Regazzoni. Desenhos e cores marcantes, inesquecíveis. Tradicionais.
Tradição que vem se perdendo. E que nunca esteve tão em baixa como neste final de semana no principado.
Dos 22 pilotos no grid, metade correrá com “designs especiais”. Hamilton pintou caricaturas sua, da namorada e do cachorro. Alonso fez uma auto-homenagem a suas 32 vitórias na categoria. Grosjean bolou uma cena de carteado. Vergne e Raikkonen prestam reverência a seus ídolos, Cevert e Hunt, respectivamente. E por aí vai…
Vettel não correu dois GPs seguidos neste Mundial com o mesmo capacete. Em alguns casos, mudou as cores do sábado para o domingo.
Há, algumas vezes, um fundo nobre nisso tudo. Pérez vai leiloar seu capacete após a corrida e doar o valor arrecadado para caridade. Há também o bom e velho livre arbítrio: cada um faz o que quer.
Mas não gosto.
A F-1 já é dos esportes mais herméticos. Tão fechado que o torcedor não vê o rosto do ídolo durante a competição.
A identificação _não só visual_ muitas vezes se faz pelo capacete. Que, se priva os pilotos de expressar alegrias e tristezas, por outro lado lhes confere auras de guerreiros.
Cada um tem suas preferências. Quando moleque, meu preferido era o do Berger. Sóbrio, sem firulas: preto, branco e a bandeira da Áustria. Depois, adotei o do Greg Moore, da Indy, que aos meus olhos lembrava os elmos de cavaleiros medievais.
Se eu tivesse começado a assistir F-1 nesta temporada, me sentiria perdido.
E aqueles guias de início de ano, jogamos fora? E a tradição, onde fica? Os pilotos vão ficar mesmo sem cara?
Mas talvez a garotada de hoje curta caricaturas de cachorros e eu seja só um colunista dando claros sinais de velhice.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Luciano Henriques Secolo
Seu seixas.. estou de saída para missa de bodas de ouro dos meus pais, lindo lindo.. bem no horário da corrida.. vou perder a largada + 30 minutos de corrida , teria como considerar meu palpite de forma especial:
1 S.Vettel
2 K.Raikkonen
3 M.Webber
4 N.Rosberg
5 F.Alonso
6 L.Hamilton
se sim, muito obrigado
se não, sem problemas
abs e boa corrida
Luciano Henriques
Santo André – SP
Ok, o Ramiro Marote entenderá a situação. Guarde uns salgadinhos pra gente.
Abs
Olá, essa identificação do piloto/capacete ficou meio fraca também pelo fato de hoje em dia, em razão das medidas de segurança, você mal consegue ver o capacete do piloto.
Pensando agora eu custumo marcar os pilotos pela cor daquela barra horizontal logo acima do cockpit, excepto o Shumi e o Coulthard eu não consigo lembrar de nehum design do capacete.
Adorei essa coluna,concordo plenamente com você,meu capacete favorito é o do Jean Alesi(apesar de ser a cópia do capecete do Elio de Angelis,achava mais bonito ainda na época da Sauber,pois era prateado).Também acho muito bonito o capacete do Rubinho,Hakkinen,Bruno Senna(os detalhes adicionais acho que o fazem mais bonitos que o do Ayrton),Irvine e do Coulthard
Tempos modernos na F – 1…
– REGIS BR.ROCK
– MANAUS SUPER RACER GP
– TRILHA: RENEGADES OF FUNK
– BANDA: RAGE AGAINST THE MACHINE
Num GP especial como o de Mônaco é compreensível. Mas fazer o q o Vettel faz em toda corrida trocando o casco é de péssimo gosto. Algum reporter já questionou a ele o pq de não encontrar uma pintura que se identifique? Acho q até pro pessoal do marketing deve ser complicado arrumar uma imagem do Vettel q o represente, já q cada capacete representa uma corrida específica. Gosto do capacete do Nasr, espero q o mantenha ao longo dos anos.
Bonissima matéria e ótimas lembranças nos comentários. Embora eu nunca veja postado meus comentários, gostaria de revelar também minha predileção pelo capacete do Senna, onde destacava pelas cores seu patriotismo, bem como do Michael Andretti que estampava parte da bandeira americana.
Isso influenciou-me em desenhar um capacete para mim com a bandeira do Brasil que ainda hoje tenho e uso ao pilotar moto. Abçs
Ola Fabio,
Eu acho entao que o Raikkonen vai ter que pilotar neste final de semana como os pilotos antigos. Parece que o Bernie mandou cobrir a parte do capacete que menciona James Hunt. Bernie acha que eh divulgacao do filme “Rush”. Mesmo o fato de que KR homenagiou JH no ano passado nao fez Bernie mudar de idea. Agora esse Bernie esqueceu que a melhor publicidade eh aquela que eh censurada? E se o Raikkonen ganha? Milhoes no mundo inteiro vao perguntar: O que eh aquela fita vermelha ou preta no capacete do piloto vencedor? Hehehe… Bernie, Bernie, se voce nao se aposentar os promotores Alemaes o farao.
Eu até gostava dessa identificação piloto/capacete, mas para ser sincero detesto quando começam com nostalgia!
Parece que quanto mais velhas as pessoas ficam, mais elas pensam que no passado tudo era melhor, e começam a criticar as “modernidades”… Se dependesse delas, o mundo pararia de girar e as coisas parariam no tempo! Sei que não tem muito a ver Fabio, mas acho que estou desabafando principalmente pelos comentários dos mais antigos em relação ao futebol! Hoje em dia é muito mais legal do que no passado, basta olhar o que virou a copa do mundo, e a grandiosidade do evento! Enfim, gosto muito do seu blog e dos seus comentários! Um grande abraço.
Infelizmente é duro admitir, mas o mundo mudou, e a F1 não ficou atrás. Evolução natural das coisas, vivemos na era das redes sociais e quanto mais diferente mais se chama atenção dessa nova geração.
Alô Fabio,
Concordo com tudo o que você escreveu. Capacete pra mim é e sempre foi a identidade de piloto na pista. Sempre quando começa um campeonato uma das primeiras coisas que sempre fiz foi decorar o capacete dos pilotos estreantes, porque dos outros eu sempre soube de quem era.
Mas agora está ficando difícil de mentalizar. Se pra gente que já tem hora de voo acompanhando as corridas, imagine que não é para quem está chegando.
Sou a favor das pinturas originais, quando muito às vezes, mudar o tom de uma cor, mas nunca seu layout.
E essa implicância não é coisa de gente velho. É de quem aprendeu a identificar o piloto na pista pelo capacete. Números nos carros já não dá pra ver. Então a referencia é o capacete. Até isso estão nos privando.
Um abraço, Fabio.
Essa moda atual, que inclusive a nova geração de kartistas tambem vem seguindo, não da identificação e personalidade alguma aos pilotos atuais. As linhas seguem padrões identicos, mas sem forma definida. Na questão de pinturas, também sou da velha guarda.
Esqueceram do capacete de Felipe Massa!!!
QUEBROU … JUNTO COM A CABECA HEHEHE, BRINCADEIRA.
vixxi, agora que vi que quem escreve em caixa alta e aparecido. desculpem!
Cleuber, por favor, explique-me o significado dessa gíria: “ CAIXA ALTA”; para que eu possa entender a sua mensagem.
quem muda de nick também, só pra fazer piadinha e rir de si mesmo e falar coisas sem sentido
um piloto que era bem fiel a cores do capacete até o ano passado era o shumi,sempre consegui reconhecelo nos gps .
Schumi era o único piloto remanescente da era de ouro da F1 que teve o privilegio de disputar corridas contra A. Senna, Prost, Mansell e Piquet (pai). Essa geração que está ai hoje é formada apenas por playboyzinhos mimados e milionários que não tem o menor compromisso com os fãs… Espero que esteja bem próximo o fim dos tempos pois o mundo está cada dia mais perdido.
Mais ou menos, ele teve umas 3 identidades de capacete na F1, o primeiro que era branco com topo azul e a bandeira alemã, depois o azul e branco virou vermelho, e depois a bandeira sumiu.
Ao menos ele manteve os desenhos por um bom tempo e criou identidade entre eles.
Quando era bem pequeno, pegava uma revista de início da temporada da fórmula um (acho que era a GRID) e fazia uma outra pros meus carrinhos, com os mesmos desenhos de capacetes que apareciam… O que eu gostava mais era do Boutsen e do Roberto Moreno (achava este muito difícil de pintar)
Fábio, quer saber mais uma coisa?
Não só pela identificação, mas
na minha opinião, os capacetes antigos, com desenhos mais simples, eram bonitos visto de perto e de longe.
Hoje eles são bonitos apenas de perto, de longe é uma poluição visual danada. Tantos detalhes deixam um aspecto indefinido.
Parecem abadás…rsrs
Assassino literalmente em baixo !
E acrescento: as formulas turismo, stocks e tais da vida não são populares nas TV porque o povo não vê o piloto, parecem autoramas, já nos carros de formula a gente vê que tem gente dentro, ehehe, fora, do cockpit, balançando a cabeça, tomando vento na cara, eheheh, no capacete…
Concordo com você, fica mais difícil reconhecer os pilotos com mudança de capacete toda hora…
[]’s.
Lembro-me de outros capacetes inesquecíveis, como o de Senna, Piquet, Prost, Gilles Villeneuve, Hunt, Hakkinen, Mansell, entre tantos outros grandes da Fórmula 1, e que, se não me engano, nunca entraram nessa onde de capacete novo a cada corrida.
Só falta Bernie criar premiação para capacetes mais criativos.
A Fórmula 1 é outra, realmente, bem diferente.
O que achei mais marcante era do Wilson Fittipaldi com as Gotas lembra Fábio?
Lembro. O do Christian seguia o mesmo design, mas com as cores invertidas.
Abs
Idem para o capacete de Piquet e Piquet Jr, como era chamado. Acredite, essa coisa de mudanca de capacete me incomoda bastante, ja que numeros dos carros ninguem olha, o que difere um piloto de seu companheiro é o capacete. Perceba a dificuldade que é localizar um piloto ou identifica-lo quando ha um acidente?!!!…..
É Fábio, parece que vc está mesmo pra acertar sobre o possível fiasco da Pirelli, lembrando do post que vc colocou sobre Pneus no blog da folha.
Pelo que tenho lido até o momento, eles realmente estão percebendo que entraram numa fria, como vc disse.
Parece até que estão pensando em deixar a categoria em 2014, se não houver uma resposta rápida das equipes antes de setembro se não estou enganado.
E quer saber? eu fico imaginando como será em 2014, se esses “pneus farofa” continuarem, e as equipes tendo que se virar pra se adequar as novas regras com motores e etc…
Eu to achando que vão ser poucas equipes que vão querer que a pirelli continue a ser a única fornecedora.
hj , na minha opinião o piloto com mais identidade na F1 chama-se Felipe Massa….Eel não abandona sua pintura …e acho seu capacete amarelo contrastando com o vermelho ferrari uma das combinações mais bonitas….enfim, é o que eu acho…..
REPORTE SEM CARA, OPS! SEM ASSUNTO!!!
“REPORTE”
Nunca vi o Fabio dando informações com erros, huuuuuuuuum!!!! kkkkkkk
Não entendi. Mas, enfim, é claro que erro. E quando erro, reconheço aqui.
Abs
Acho melhor sem assunto do que sem alfebetizacao!! Kkkkk
O QUE “”alfebetizacao”” aí doe!
Opsss… Me lasquei, kkkkk
ALFABETIZACAO!! Q mico…
além de errar usa caixa alta assim nem da pra considerar
Definição de blog: Um espaço onde o dono coloca sua opinião sobre os assuntos de seu interesse. Se ele quiser colocar um post sobre água com gás e seus benefícios para a saúde ele coloca, se quer reportagens aconselho a acessar a parte de noticias, a especifica sobre um assunto…
Concordo que cada um deve ter o seu estilo e querer mudá-lo quando quiser.
Porém, na minha opinião, era muito mais legal quando o capacete era realmente uma marca registrada do piloto.
Lembro das figurinhas dos albuns, dos guias que vinham nos jornais no início da temporada, dos anuários.
Quando era muleque sempre desenhava os carros e os capacetes de F1. Era uma parte gostosa da minha infância, desenhava do Senna, Piquet, Prost, Lauda, Mansell, Berger, Boutsen, mas o que eu mais gostava era o do Nanini.
Hoje os desenhos são complicados, cheio de efeitos,grafites.. são bonitos.. mas não são legais como os de antes..
F1 sem mimimi..rsrs
Sim e sinceramente não da pra identificar o piloto hoje tão facilmente como os desenhos antigos.
Oi Fábio!!!
Concordo que a F1 é um esporte bem fechado…. Mas ontem, vi o o Jack Stewart no yate da Genii!!! 🙂
Abraços de Mônaco !!! 🙂
Ps: esta valendo muito ter vindo pra cá!!!
Capacetes….
Acho q para todos nos brasileiros, com certeza o mais bonito foi o de Senna. Nao por caricaturas, desenhos e/ou homenagens, ate mesmo porque era deveras simplea, mais sim pq foi a marca registrada de um heroi brasileiro que jamais iremos esquecer (pelo menos nos que estamos dando sinais de envelhecimento), pq eh impossivel imaginar por exemplo, uma mc laren vermelha e branca sem akele capacete amarelo com uma faixinha azul e outra verde!
Impossível para uns, possível para outros. Emerson, Lauda, Prost e Hakkinen também marcaram muita presença na McLaren.
iiih cara, fale por vc, eu sou brasileiro e acho q as mclaren malboro representam apenas uma das fases vitoriosas da equipe.
fase esta, q por sua vez, fez da F1 um monopólio modorrento de vitórias.
pior q essa fase, só a era xumaker, e a o féttel em 2011.
Renatokh, seu problema é grave. Você sofre de falta de Identidade Nacional, agravada pela síndrome da falta de Identidade Cultural. Esse tipo de sofrimento, acarreta sérios problemas relacionados com a existência dos indivíduos que os portam. Os elementos portadores desse tipo de distúrbio, acabam perdendo a noção de espaço dentro do meio no qual nasceram, não conseguindo com isso, mesurar os valores sócio-culturais da sociedade a qual pertencem. O principal sintoma, que os portadores desse distúrbio psico-social apresentam, é a destruição da língua pátria. Isso acontece, porque eles escrevem exatamente da maneira que pensam. Existe, ainda, outro distúrbio muito comum entre os pacientes que sofrem desse tipo de síndrome: “A FALTA DE ÍDOLOS, A FALTA DE HERÓIS, A FALTA DE UM REFERENCIAL VENCEDOR DENTRO DA SOCIEDADE A QUAL PERTENCEM E ETC”. Com isso, passam a idolatrar heróis e ídolos, que não possuem vínculo algum com os valores sócio-culturais do meio no qual nasceram e com a maneira que foram educados. Para o Brasil, isso é péssimo. O avanço tecnológico de um pais, está diretamente ligado a sua produção Cultural e Intelectual. Devido a essa grave disfunção socio-cultural, o Brasil é hoje o paraíso das empresas multinacionais, que detém tecnologia de ponta.
Infelizmente, esse tipo de doença, assim como o câncer, ainda não tem cura. Os elementos que sofrem com esse tipo de mal, passam a vida inteira procurando valores culturais fora do seu habitat, por não conseguirem entender nada sobre a sua própria existência.
Renatokh, meus pêsames…Você já é um falecido.
Fábio!Feinho mesmo era o do Jackie hein!?
Era.
O do Alonso (tradicional) é muito bonito, o do Senna e do Mansell tb
FÁBIO, JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO UMA MANEIRA DE CONSEGUIR ESCREVER FORA DO CAPS LOCK – ESTOU ESPERANDO MEU TECLADO NOVO QUE INCOMENDEI CHEGAR PRA INSTALAR. ABS.
ah ta custa 10 reais um teclado, conta outra quer se aparecer mesmo.
“Incomendou” um dicionário para você também, filho?
É…ATÉ QUE CONCORDO EM PARTE COM O QUE VC DISSE – REALMENTE É CHATO FICAR PERDIDO ENTRE ESSE FESTIVAL DE CARICATURAS. SOU JOVEM E CONFESSO QUE CAPACETE DE PILOTO PRA MIM, TEM QUE SER CAPACETE DE PILOTO E PRONTO. ABS.
sem caixa alta filho
Pelo saudsismo que traz, gosto do capacete do Ayrton Senna. Rubinho teve bonitos capacetes também. Mas essa era romântica realmente passou. Confesso que não sei diferenciar o carro do Massa pro do Alonso. Procuro o número e não acho. Não é só você que está ficando velho, Fábio. Quem nasceu nos anos 70 sente muita falta da F1 romântica.
Mas Rindt morreu em Monza, não em Mônaco. Você tem certeza que passou a sua última noite lá?!
Leia o texto com mais atenção, por favor.
Abs