Programe-se
22/05/13 12:54E lá vamos nós para o “GP mais charmoso do calendário”. Um lugar-comum por se tratar de um lugar incomum.
Um circuito que, por critérios puramente técnicos, não deveria receber a F-1 há um bom tempo. Mas ainda bem que há outros critérios: história, tradição e, claro, o charme.
Problema seria se 20 etapas acontecessem em pistas como Mônaco. Uma por ano está de bom tamanho, traz um ar especial para o campeonato, é bacana.
E já que falei em charme, é bom deixar claro que esse é um conceito que passa longe do trabalho dos jornalistas no principado.
Primeiro porque é o circuito mais complicado para trabalhar. O paddock é improvisado no porto, o acesso aos boxes é difícil, as ruas são constantemente fechadas… Houve um ano em que Flavio Gomes e eu fomos a um evento do outro lado da pista e, para retornar aos boxes, tivemos de recorrer a um “táxi-barco”. Quase que morreu ali todo o orçamento da viagem.
Aí que está o segundo ponto complicado. Grana. Por motivos óbvios, jornalistas ficamos alijados de nos hospedar em Mônaco. A saída é recorrer a hotéis de cidades próximas, como Nice e Menton. Há até quem fique na Itália, em Ventimiglia. Como o trânsito é insuportável, a melhor opção é se virar com o trem mesmo, junto dos torcedores.
A viagem é curta. De Menton a Mônaco, são 12 minutos. Ou “dodici minuti”, como dizia um amigo do já mencionado minirepórter.
Acredite: é mais charmoso ver pela TV do que trabalhando por lá.
Mas vamos à programação da sexta etapa do Mundial, no horário de Brasília:
quinta
5h-6h30: 1º treino livre
9h-10h30: 2º treino livre
sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório
domingo
9h: GP de Mônaco, 78 voltas
Fabio sugestão ai para você que colabora também com o Sportv. nessa sessão programe-se poderia colocar também o horário da Gp2 e das reprises dos treinos e da corrida no Sportv, sportv2 e sportv3 assim também a gente fica informado sobre outras alternativas que teremos. Um abraço
La nao teve problema que voce contou um dia pra gente? do cafetao la que voce falou no telefone pro cara “I´M GAY, I LIKE MEN” kkk
Isso foi no Bahrein.
Abs
mas ja teve algum do genero no principado?
Acho que a Lotus tem boas opções de estratégia para a corrida, tendo em vista a boa administração e adaptabilidade do carro.
Em tempo: Quando teremos um livro contando as aventura de Fábio Seixas e Flavio”Gnomes”?
Aventuras, animal…
As vetteletes já estão preparando os lenços e as teorias conspiratórias.
Como o asfalto do principado é pouco abrasivo e devemos ter 2 trocas, sugiro algumas teorias para explicar o fracasso do “bebê chorão que só anda bem com carro 2s mais rápido”:
a) Alonso e Kimi pilotam dopados;
b) Webber não ajudou o FÉTTEL;
c) Monaco nunca deveria estar no calendário;
d) Os pneus não se desgastaram muito, mas continuam a prejudicar a RBR, só a RBR!;
e) FÉTTEL está resfriado;
f) O Santander comprou a FIA a FOM e a FOCA;
g) Alonso tem um pacto com o tinhoso;
h) Kimi põe vodka no tanque da Lotus… e por aí vai….
Renatokh, seu problema é grave. Você sofre de falta de Identidade Nacional, agravada pela síndrome da falta de Identidade Cultural. Esse tipo de sofrimento, acarreta sérios problemas relacionados com a existência dos indivíduos que os portam. Os elementos portadores desse tipo de distúrbio, acabam perdendo a noção de espaço dentro do meio no qual nasceram, não conseguindo com isso, mesurar os valores sócio-culturais da sociedade a qual pertencem. O principal sintoma, que os portadores desse distúrbio psico-social apresentam, é a destruição da língua pátria. Isso acontece, porque eles escrevem exatamente da maneira que pensam. Existe, ainda, outro distúrbio muito comum entre os pacientes que sofrem desse tipo de síndrome: “A FALTA DE ÍDOLOS, A FALTA DE HERÓIS, A FALTA DE UM REFERENCIAL VENCEDOR DENTRO DA SOCIEDADE A QUAL PERTENCEM E ETC”. Com isso, passam a idolatrar heróis e ídolos, que não possuem vínculo algum com os valores sócio-culturais do meio no qual nasceram e com a maneira que foram educados. Para o Brasil, isso é péssimo. O avanço tecnológico de um pais, está diretamente ligado a sua produção Cultural e Intelectual. Devido a essa grave disfunção socio-cultural, o Brasil é hoje o paraíso das empresas multinacionais, que detém tecnologia de ponta.
Infelizmente, esse tipo de doença, assim como o câncer, ainda não tem cura. Os elementos que sofrem com esse tipo de mal, passam a vida inteira procurando valores culturais fora do seu habitat, por não conseguirem entender nada sobre a sua própria existência.
Renatokh, meus pêsames…Você já é um falecido.
E o treino livre de Sexta qual vai ser o Horario ???
VOU TENTAR COMENTAR ALGUMA COISA LOGO QUE TEU POST SOBRE OS PRIMEIROS TREINOS EM MONACO FOREM COLOCADOS
MAS, TORÇENDO DE VERDADE P/ ESTAR ERRADO PELO QUE VI E SENTI DO TREINO DE HOJE: TO ACREDITANDO QUE O HAMILTON VAI PASSAR VEXAME COMO FOI EM BARCELONA.
rapaz, pode comentar o q vc quiser (só não te garanto q eu vá ler), mas por favor, pelo bem da boa educação, PARE DE ESCREVER EM CAIXA ALTA, ISSO NÃO SE FAZ!!!
hmm
algo que não foi bem explicado para nós, fãs da dupla sertaneja Fabio e Flavio (ou Seixas e Gomov)…
tenho a impressão de que vocês estavam brigados anos atrás e se reconciliaram há pouco tempo…
então diga aí: o que aconteceu afinal?
(lembrando que sou curioso principalmente pelos bastidores da F1, especialmente na questão dos jornalistas !)
Pôxa Fábio…
Depois de tantos anos de F1, o Galvão já até tem casa em Mônaco!!! Abre o jogo… Pelo menos um barquinho mo pier vc deve ter…. Kkkkk
PS.: olha a boca… É brincadeira… Pensa antes de responder… Tem criança lendo!!!! Rs
As ultrapassagens em Mônaco são escassas. Mas o q eu mais gosto deste circuito é a imprevisibilidade.
Lembro-me de um Gp q apenas 4 carros completaram a prova, sendo o Panis com Ligier o vencedor (1996)
Hj as quebras são raras. Mas com os pneus Fafofelli td pode acontecer.
A estratégia, novamente, será crucial nesta corrida. Antecipar a parada em relação aos concorrentes e conseguir voltar com a pista livre será ponto chave nesse GP.
E ainda, possibilidade de SC e ter a sorte de parar no momento certo.
Enfim, um gp por muitas vezes monótono, cheio de imprevisibilidade.
Flavio, boa noite! Pegar trem em Menton (França) pra Monaco?! Fazia isso diariamente, e a pé, até a praça do cassino em 15 min. É como ir da Pça.do Patriarca até a Pça.da Republica, se tanto.
[Leonardo Felix – TAZIO.com.br] – POR “LIBERDADE”, BUTTON DESEJA RENOVAÇÕES DE CURTO PRAZO COM A MCLAREN.
FÁBIO, SE VC JÁ SABIA DESSA NOTÍCIA, E SE ESSA NOTÍCIA É REALMENTE FATO, ENTÃO JÁ COMEÇA A FAZER UM POUCO MAIS DE SENTIDO O TALVEZ PORQ VC DISSE: “ESQUEÇAM A MCLAREN POR DOIS ANOS.” É UM TANTO ESTRANHO MESMO, OUVIR ISSO DE BUTTON, QUE ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS, A ÉPOCA DE LEWIS, DISSE QUE A MCLAREN ERA FANTÁSTICA E QUE TERMINARIA SUA CARREIRA POR LÁ. TO DESCONFIADO QUE BUTTON, NÃO TA MUITO CONFIANTE DE QUE ESSA PARCERIA MCLAREN HONDA VAI DAR RESULTADOS RÁPIDOS COMO ELE COM CERTEZA ESPERA E QUER.
Pois é…
Mônaco só vira corrida de verdade quando chove, casos de 82/84/96/97/08. Prova no seco é chatíssima, principalmente se o vencedor sai na primeira fila. Vencer na chuva em Mônaco o feito se multiplica porque tem que segurar tudo no “braço”, geralmente o carro escorrega pra todo lado!!!
A corrida de 1982 foi um caso a parte, só choveu nas voltas finais, mas valeu a espera…
A melhor performance que assisti em Mônaco, acreditem, foi a de Rubens Barrichello em 1997(na chuva) com Stewart-Ford. Rubinho só não venceu porque Schumacher estava endiabrado nesse dia. O alemão imprimiu um ritmo alucinante em toda corrida não dando chance aos rivais.
Rubinho em uma pilotagem arrojada e eficiente pulou do décimo lugar para o segundo em apenas seis voltas!!! Ficou a 53 segundos do alemão na bandeirada, mas bem a frente de outra Ferrari, a de Irvine.
Lembre-se que Rubens estava com uma mediana Stewart-Ford, largou em 10º lugar passando todos os carros na pista(diferente de Senna em 84 que foi favorecido por quebras e acidentes dos rivais). Rubinho ainda completou todas as voltas chegando em segundo, nunca saberíamos se Senna ia conseguir completar a prova de 84.
Rubinho nunca foi espetacular como Senna ou Schumacher, mas tinha corrida que ele fazia bonito. Em Mônaco 97 Rubinho ultrapassou cinco carros na primeira volta(Herbert,Couthard, Panis,Villeneuve e Hakkinen), depois ultrapassou Frentzen na segunda volta, Ralf Schumacher na quinta e Fisichella na sexta volta.
Volta a volta do GP de Mônaco 97:
http://www.statsf1.com/en/1997/monaco/tour-par-tour.aspx
Outra performance brilhante em Mônaco foi a de Panis na chuva em 96, mas o francês venceu mais pela eficiência fazendo uma corrida de “espera”. O que não deixa de ser uma grande vitória, afinal, ele venceu com a “nanica” Ligier bem ao estilo Prost.
Fica a pergunta: “Porque Rubinho não conseguia ser o Barrichello das provas como: EUR-93, MON-97, ING-03, ITA e CIN-09 com certa frequência?”
Oras, porque ele não conseguia superar todas adversidades GP a GP como Lauda, Piquet, Prost, Senna, Schumacher, Alonso ou Vettel…
Rubinho só fazia a “diferença” a cada 15/20/30 corridas, muito pouco pra quem quer fazer história como fora-de-série.
Todas as ultrapassagens de Barrichello até a sexta volta em Mônaco 97, abaixo a corrida completa.
F1 Monaco 1997 [GERMAN]
http://www.youtube.com/watch?v=F_jmPs5oZow
o GP de monaco é horrível se não chove é como assistir a um carrossel. Ultrapassagem só por erro do piloto que segue a frente, ordem de equipe ou nas paradas. Se pudesse escolher um GP pra tirar do calendário seria este com toda a certeza.
Em Monaco só vencem os melhores pilotos.
fabio,você acha que mônaco por ser um circuito travado tambêm pode compremrter os pneus como vimos até agora,abs.
Não. Serão duas paradas por lá.
Abs
A boatos que Bruno Senna estara no GP,procede essa informação Fabio Seixas??
Fabio já começaram os boatos sobre o futuro do Massa. Me diz ai: Com o trabalho q ele vem desenvolvendo vc acha q ele consegue um novo contrato com a Ferrari?
Ainda está cedo pra dizer, não vou especular.
Abs
Um por ano está de bom tamanho. Então, que se tire Valência do calendário. A asa móvel e os pneus farofa mascaram o quanto essa pista é enfadonha. E nao tem a tradição de Mônaco.
FS, uma grande vantagem do FG ser um minirepórter é a instantaneidade em transformá-lo em uma “mala” de mão, ops, desculpe, uma bagagem de mão nas ruas chiques do Principado!
Fábio, boa tarde.
Sugestão: em toda coluna “programa-se”, informe a previsão do tempo para a prova.
abraços!
Nenhuma história hilária nesse post?
Cada vez mais acho que o Flavio é um para-raio de zica!!
Fábio, por que em Mônaco sempre se treina na quinta em vez de na sexta?
Originalmente, para permitir que as ruas fossem tomadas pelo público às sextas. Hoje virou um dia de intensa atividade promocional com pilotos e equipes.
Abs
o koba está em monaco, uniformizado, e já faz parte da familia ferrari. vc acha que será ele o substituto do massa, a partir do ano que vem ?
abs, Jan
Não. Ele corre pela Ferrari no WEC.
Abs
A melhor chance da Mercedes até aqui, que vive de treino.
O tal minirepórter a que o senhor se refere é o FLávio Gomes?? hahahaha
Fábio, qual é seu palpite pra corrida?
Sim.
No domingo, antes do GP, eu digo.
Abs
Ah, vá. Esperar a definição do grid pra dar palpite em uma pista como Mônaco é para os fracos.
Você percebeu a besteira que falou ou não?
Concordo com você! Dar um palpite depois de 3 treinos livres e da formação do grid, num circuito como o de Mônaco, até minha vovozinha, que não sabe bulhufas de corrida, acertaria o possível vencedor…
Dai-me paciência…
É Fabio, pior que o cara deve ler seu blog todo dia e ainda não sabe como funciona…
Tenho uma aposta pra fazer agora, a vozinha do Renato erra…
Obrigado pela atenção! Havia apostado com um “broder” aqui que o Fábio responderia, ou ao menos se manifestaria… Levei R$ 50,00 “na manha”! Um abraço a todos!
E não se esqueça de por o seu palpite e o palpite da sua vovozinha para ganhar mais R$ 50.