Numa fria
20/05/13 16:01Quando eu digo que a Pirelli entrou numa fria…
Está nos sites por aí: após as polêmicas dos últimos GPs, a ideia da fabricante era colocar em uso, a partir do GP do Canadá, os mesmo compostos de 2012.
(Querem maior admissão de fiasco do que essa?)
A FIA foi contra. Autorizou apenas mudanças mínimas, tendo como foco a segurança.
Em tempo, gostei bastante da discussão levantada nos comentários após a coluna da última sexta. Há muitas opiniões interessantes ali, algumas frontalmente contra minha tese, o que é normal num debate.
Só quero deixar claro, para quem não entendeu, que não estou dizendo que os pneus de rua da Pirelli são uma porcaria. Claro que não, é uma marca de qualidade respeitada no mundo todo.
A questão que coloquei foi puramente de marketing.
Da mesma forma que a Renault investe na F-1 esperando que as pessoas comprem um Clio ou um Sandero, a Pirelli está lá com o objetivo final de vender mais pneus.
Duvido, porém, que uma montadora topasse ficar na F-1 se lhe fosse imposto um regulamento que depreciasse seu produto. É o que foi proposto à Pirelli. Ela topou.
E tenho a sensação de que já bate um arrependimento pelos lados de Milão…
Uma fria, enfim.
Foi esse o espírito do texto.
E segue o jogo.
O lema da Pirelli é *POTENCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE*. O que está acontecendo com a RedBull prova uma coisa: OS CARROS DELA TEM POTENCIA DE SOBRA E CONTROLE DE MENOS.
Olha, eu abho que o Bernie especificou e a Pirelli topou a parada. Foi mais para o espetáculo, só que erraram a mão… O que reforça a idéia é o fato de que esses pneus “Farelli” não podem ser implementados para carros de rua.
Essa fórmula 1 esta cada vez mais engraçada, lembro eu que se foi pribido o abastecimento na F1 para que os carros ficassem mais tempo na pista e proporcionasse mais ultrapassagens, mais aí com o tempo viu que essa regra foi um tiro no pé, ai criaram os pneus que simplesmente desmancham para que os pilotos sejam obrigados a pararem mais vezes nos boxes. Ou seja a F1 só anda fazendo regras que são verdadeiros tiros no pé.
Fabio, acho só o fato de vc ter sua marca na principal categoria de monopostos mundial, televisionada a nem quantos espectadores, já vale o investimento, usando ou não pneus de 2012 a fixação de marca e fazer campanhas no tema F1……meu amigo, este é um marketing único no mundo. Gastando mais borracha ou não.
Todo mundo sabe que um bom carro sem um bom pneu, nenhum dos dois funciona direito. Um bom pneu num carro ruim – nenhum dos dois funciona. Um pneu ruim num carro ruim – nenhum dos dois funciona. Um pneu ruim num carro bom – nenhum dos dois funciona. Um pneu bom num carro bom – os dois funcionam.
As equipes pagam caro pelas suas “borrachas” e quando elas falham temos críticas das quais já vimos nos últimos dias em jornais e internet. Mas a Pirelli tem nome e fama para reverter a situação, o problema é a paciência dos donos de equipes que é nenhuma. Quando o chefe bom anda com paciência ruim – nada funciona.
Sinceramente, talvez para o grande público a situação atual dos pneus deprecie a marca da Pirelli. No entanto, para as pessoas que acompanham de perto a F1 a marca tem ganhado simpatia dos fãs por topar entrar no jogo e fazer os pneus menos resistentes tornando as corridas mais movimentadas.
Abs!
Li algumas coisas e digo: Pneu é Michelin. Gostaria muito que o fabricante pudesse voltar a F1, mas eles só aceitam voltar se a FIA liberar a disputa entre fabricantes de pneus também. É uma excelente postura para quem garante a melhor performance…
olha, não costumo fazer alusões das coisas da formula 1 com a vida real… se pegar por esse lado, veja um motor que dura alguns GP’s e nos carros de ruas duram algumas centenas de milhares de quilometros, tal qual os pneus, tem que desgastar pra fazer pitstop e dar uma emoção a mais na corrida… pra carros comuns os pneus pirelli são duros e pouco confortaveis sem ganhos em desempenho por isso, se vc quer pneus bons pro seu carro vá de goodyear ou até firestone\bridgestone
Acho que todas as tentativas de tornar a F1 mais competitiva e emocionante são extremamente válidas. Nos anos em que a categoria foi dominada pelo Schumacher a F1 foi um dos esportes mais sem graça, sem emoção de todos os tempos. As corridas se resumiam a filas indianas de carros, totalmente monótonas. Quem largava na frente ganhava e pronto, a não ser que o carro quebrasse.
Mais interessante seria se a Formula voltasse as corridas antes de 2005 quando varios fornecedores de pneus podiam participar da disputa. Ficava claro ali que união de máquina e fabricante faziam ótimos parceiros. A disputa no mercado também era a mesma, já que o pneus está totalmente vinculado ao carro. Quem sabe um dia isso volte acontecer e voltaremos a ver Michelin, Bridgestone, Pirelli e Godyear participando e disputando o campenonato.
Nos últimos anos a F1 vem perdendo muito telespectadores , ficou chato de ver uma só equipe fazer pole e na corrida ganhar e se bobear ainda dar uma volta no terceiro colocado, a fia junto com a pirelli fizeram um acordo para que os pneus durassem menos fazendo com que os pilotos vão aos box com mais frequência e dar mais emoção a corrida, isso não acaba com a fama a pirelli , pois sou técnico na pirelli fazemos vários teste com com compostos diferentes com os pneus q são fabricados na turquia ,e a cada corrida e mudado e isso mostra a tecnologia que a pirelli tem para se manter numa categoria tao disputada.
Como tem leitor sonso e leva a mal coisas que não farão diferença alguma em suas vidas…
Sabe o que acho? Deveria voltar a guerra de pneus. Mas com rodízio de fabricantes pros carros a cada corrida.
Não podemos esquecer que a maior virtude da F1 é transferir tecnologia para as ruas. Seguindo este raciocínio, a fabricante dos pneus adicionará aos seus produtos o tal produto derretível, e a vida útil deles passará pelo efeito de obsolescência programada… Ridículo. Foi somente um texto infeliz de um bom colunista, algo como um estupra mas não mata… Fale bem ou fale mal, mas desça do muro, Fábio, você consegue!
Vamos lá novamente. Eu comentei no outro post e expressei minha opinião sobre o marketing para aqueles que acompanham a F1 e sabem discernir os pneus da F1 e os de rua. Pois bem, trago agora informações de uma revendedora de pneus aqui da minha cidade. Segundo o gerente (pai de um companheiro de faculdade), no ano de 2010 foram vendidos 832 pneus Pirelli na loja deles. No ano de 2011 foram 845. Já no ano de 2012 (pneus “farofa” em evidência na F1) foram vendidos 821. Não acho essa diferença significativa. Mas fica registrado o dado para análise, embora não seja representativo.
É… Não podemos comparar os carros (e componentes) da F1 com os carros de passeio. Embora as marcas sejam as mesmas, são dois pesos, duas medidas… O que acontece é que a F1, além de ser um grande laboratório, é também muito marketing (concordo nesse ponto com Fábio). Quando uma marca se sobressai sobre as outras, é mais comentada, mais mostrada e, consequentemente, mais comprada. É uma simples questão de exposição da marca em nível mundial. A Pirelli realmente pode estar entrando numa fria dando a entender (ou podendo passar essa impressão a algumas pessoas) que o desgaste do composto não é intencional, o que pode sim rasurar sua imagem. Como espectador, espero que continue da mesma forma pois a coisa tá pegando fogo, mesmo com várias paradas durante a corrida!
Que tal acabar com DRS, manter a proibição de reabastecimento, limitar a troca de pneus a 1 ou duas e deixar os caras decidirem as coisas na pista ao invés de nos boxes? Hoje a estratégia é muito mais importante do que saber pilotar.
Concordo quando diz que a F-1 é “vitrine” para as marcas. Eu só fui conhecer a Bridgestone e a qualidade de seus produtos quando eles estrearam na categoria, em 1997. A FIA, que sempre é tida como órgão regulador da F-1, por estar sempre envolvida nas decisões que afetam esta, é nada menos do que o órgão para a qual todos os outros de transporte terrestre respondem.
Parabéns colega, jornalismo se faz deste jeito, doa a quem doer.
tabem sou fa de moto gp mas discordo que todos no grid tem a mesma chance de vencer uma corrida pois tirando as duas honda repsol e as duas yamaha factory o resto e so para encher linguiça se vc quer um esporte de verdade assista ao moto cross este sim onde o melhor vence pois o custo de uma maquina e assecivel a qualquer um com um pouco de dinheiro
O pessoal não quer entender, ou acha que todo mundo que compra pneu pra carro é especialista em Formula 1?
Quem sabe que a Pirelli está apenas obedecendo as regras e fazendo pneus perecíveis de propósito somos nós que curtimos automobilismo e tal, mas a grande maioria do publico esse sim é afetado pelo marketing negativo da Pirelli.
Esse papo de que sabe diferenciar bem a formula 1 das ruas não se aplica aos consumidores em geral.
Fábio,
Mata o assunto, o povo é muito burro.
É claro que todos expõe seus trabalhos, suas marcas afim de sucesso, prosperidade.
A Pirelli coloca sua marca em risco produzindo um produto ruim para uma categoria tão importante de Fórmulas. Muitas das pessoas que assistem F1 (não as que comentaram abaixo …., enfim), vão pensar mais de uma vez antes de comprar os pneus da Pirelli.
Corrida de carros? Nao! Pneu e asa movel.
Nunca vou entender esses italianos… Querem mostrar ao mundo que pneu PIRELLI não presta ?
Concordo plenamente Fábio Seixas, o único propósito de uma empresa investir grana na F1 é a associação do produto com o o evento além de ter uma alta exposição no mundo inteiro. Nas últimas temporadas com estas manobras mirabolantes para “criar” mais emoção os pneus foram sacrificados e realmente não sei o que se passa lá no marketing da Pirelli para aceitar deixar seu produto ser tão criticado por todos stakeholders da categoria e além disso fornecer um pneu que dura 8 ou 9 voltas…sendo que uma das principais forças que faz uma pessoa escolher um pneu ao invés de outro é a durabilidade…
Concordo com voce Fabio, estou falando isso desde o ano passado. Para um leigo, como meu cunhado, acha que os pneus da Pirelli são ruins como os da F1. Para quem entende um pouquinho de Marketing, sou professor, acho que entraram numa fria mesmo. Abraço.
A F-1 virou um rali de regularidade e a Pirelli tem muita culpa nisso, faz experiência aqui…corzinha de pneu dali. Isso tem que acabar. Tem que trazer Firestone e Michellin de volta. Aí cada um decide o melhor conjunto.
Os pneus desmancharam, mas a sujeira da pista de Barcelona foi um absurdo. E ainda esnobam Interlagos.
FABIO,CONCORDO, UMA COISA SÃO PNEUS QUE DESGATAM DE FORMA PREMATURA PROPOSITALMENTE; OUTRA QUE VEM ACONTECENDO ULTIMAMENTE SÃO PNEUS DELAMINADOS, O QUE COMPROMETE A SEGURANÇA DA F1,( OU MESMO DE AUTOMÓVEIS ) ISSO É MARKTING MAIS DO QUE NEGATIVO !!
Com certeza não é saudosismo, mas antigamente o piloto dava o máximo de si e do carro. Hoje virou um torneio de quem desgasta menos os pneus. Em tempo: os pneus Pirelli de passeio sempre foram piores do que os Goodyear e do que os Michelin. Isso é sabido por todos que tem carro. Claro que a pouca durabilidade na F1 é de propósito, mas não teria necessidade de exagerar tanto. Uma parada só já estaria bom.