Numa fria
20/05/13 16:01Quando eu digo que a Pirelli entrou numa fria…
Está nos sites por aí: após as polêmicas dos últimos GPs, a ideia da fabricante era colocar em uso, a partir do GP do Canadá, os mesmo compostos de 2012.
(Querem maior admissão de fiasco do que essa?)
A FIA foi contra. Autorizou apenas mudanças mínimas, tendo como foco a segurança.
Em tempo, gostei bastante da discussão levantada nos comentários após a coluna da última sexta. Há muitas opiniões interessantes ali, algumas frontalmente contra minha tese, o que é normal num debate.
Só quero deixar claro, para quem não entendeu, que não estou dizendo que os pneus de rua da Pirelli são uma porcaria. Claro que não, é uma marca de qualidade respeitada no mundo todo.
A questão que coloquei foi puramente de marketing.
Da mesma forma que a Renault investe na F-1 esperando que as pessoas comprem um Clio ou um Sandero, a Pirelli está lá com o objetivo final de vender mais pneus.
Duvido, porém, que uma montadora topasse ficar na F-1 se lhe fosse imposto um regulamento que depreciasse seu produto. É o que foi proposto à Pirelli. Ela topou.
E tenho a sensação de que já bate um arrependimento pelos lados de Milão…
Uma fria, enfim.
Foi esse o espírito do texto.
E segue o jogo.
Palhaçada isso…
Assim como cada um de nós escolhe os pneus que usa em seu carro de “rua”, deveria ser com as equipes de F1, cada uma fecharia uma parceria com um fornecedor que lhe proponha mais desempenho ou “regalias”… é muito monopólio, temos marcas excelentes que poderiam estar na F1 dando mais emoção e principalmente desempenho…
Fabio
Seu ponto de vista ficou claro. O que você tem a dizer sobre a performance da Pirelli na Stock Car? Os pilotos declararam que os pneus são em média 3 s mais rápidos que os antecessores da Goodyear. É tudo uma questão do que a categoria pede. Quanto ao impacto , posso garantir com muita propriedade que a Pirelli continua mais líder no Brasil do que nunca.
Cada dia que passa a F1 está mais artificial. Já não são mais corridas, porque numa corrida tem que ganhar o mais rápido, e não o que economizou um jogo de pneus macios no treino de sábado para usar no domingo, não quem reduziu o ritmo para não desgastar os pneus e assim por diante. Os artificios da FIA matam a criatividade e a emoção.
E se os outros fabricantes de pneus usarem o desgaste exageraod dos pneus pirelli, em seus cormeciais?
Deve ser muito difícil manter um blog num país onde grande parte das pessoas não sabe interpretar texto…
Não só a pirelli como todas as Marcas de pneus estão nas corridas unica e exclusivamente para divulgar o nome, quanto a ser laboratorio, é muito mais convesa que realidade e com isso é primordial aparecer como algo bom e não como uma fonte de reclamações.
Por exemplo nos EUA os pneus são feitos para serem duraveis, são verdadeiros pneus de plastico, pouco aderentes (lá tem poucas curvas ou estradas mal feitas) porem muito duraveis. Um grande exemplo o Michelin Defender XT que promete 90.000 milhas ou 144.000km. Ja no Brasil se um bom e duravel durar 60.000 é quase um milagre.
A tecnologia das ruas tem que buscar aderencia e durabilidade porem nas corridas essa durabilidade quer dizer que um pneu F1 tem que aguentar 150km rodados. E a resistencia a Buracos ou mesmo a comer a beirada do pneu é totalmente diferente dos carros de rua, nada se aproveita.
Tinha P7 original em meu corolla, rodei quase 50.000km, as beiradas ja estavam bem gastas porem antes do twi e os 3/4 do meio estavam ainda bons porem qualquer rotatoria que eu fazia mesmo devagar o carro cantava pneu, isso porque sempre utilizei pressão acima do recomendado, se usasse a recomendada como ja cansei de ver, acaba com as bordas do pneu. A pressão recomendada só é valida para andar em linha reta ou fazer curvas muito lentamente.
Pensem comigo: os peneus nunca foram tao importantes para se ganhar uma corrida. As novas regras colocaram a Pirelle em evidencia. Acho ate que a Michellan decidiu sair da F1 por conta do desgaste que a marca poderia ter associada a compostos menos resistentes. Mas, somando tudo que foi dito ate agora, acho que a aposta foi interessante para a atual fornecedora. E mais, a audiencia das corridas aumentou sensivelmente. E, por consequencia, a exposicao das marcas que, no final, e o que importa.
Tese furada o que tem F1 a ver coma realidade dos carros da massa, nada a não ser as 4 rodas, cada uma viu!!!
Através de teste feito nas pista ela elabora os melhores composto para colocar nas ruas.
Ela usa a formula 1 para testes de novos produtos.
Puro e simplesmente isso 🙂
Aquilo e’ marketing, vc acha que as empresas sao pagas para estar ali? elas estao pagando para aparecer para um publico de mais de 1 bilhao de espectadores.
Fabricio, acho que existem casos e casos…
Não há como não ligar a história da Ferrari na F1 com os carros das ruas.
É bom lembrar que equipamentos como injeção Eletrônica, injeção direta, controle de tração, freios ABS e etc, e etc, foram desenvolvidos nas pistas, principalmente na F1 e depois vieram para os carros de rua e muitas estão presentes nos carros de massa.
Você acha que seu freio ABS veio de onde? E o controle de tração de algumas motos?
caso não saiba, turbina, freio motor entre outros foram trazidos da Formula 1 para a nossa realidade! quero ver se daqui alguns anos os carros de rua não utilizarão Kers! marque bem isso
De 2 uma, ou você não leu o texto… ou não soube interpretá-lo. É óbvio que a exposição de marcas é um dos grandes motivos da F1 existir meu caro. Ou você acha que são pagos milhões apenas por diversão?
A realidade pode até não ser a mesma, mas que o objetivo é passar a imagem de que os carros da massa são desenvolvidos da mesma maneira que um F1… AAA isso é 😉
Meu amigo… da pra notar que de automóvel você entende mesmo é nada. A F1 é um tremendo laboratório, onde são desenvolvidos, além da tecnologia mecânica, lubrificantes, compostos de borracha para pneus, flídos refrigerantes, sistemas de freio, etc…, ou você ainda troca o óleo do seu carro a cada 1.500 KM? Vai falar que a sua Brasilia 1.600 tem a mesma potência de um motor atual 1.6 16 Válvulas. E olha que isso não foi a “fada-madrinha” quem fez.
Como vcs deixam um idiota como esse falar que F1 tem a ver com os carros de rua, tem tudo a ver sim, toda tecnologia aplicada na F1 é aplicada diretamente nos pneus dos carros de mercado, pelamor de Deus, vai fazer receita de bolo que vc ganha mais.
Fabrício.. tem TUDO A VER…
pois o que esta em jogo também na Formula 1 é a Credibilidade da MARCA…
Os combustíveis usados na escuderia Ferrari são desenvolvidos pela própria industria da Ferrari chamada SHELL… acredito que você já abasteceu seu carro com Shell né? A FIAT é uma fabrica Italiana de Carros Populares que por acaso é uma Subsidiaria da FERRARI… Acredito que você também não sabia disso não é ? Ja a Honda irá fornecer motores para a McLaren… A mesma qualidade de fabricação dos Hondas Citys e civics da vida… Tudo é monitorado inclusive a performance da Durabilidade do combustível “PNEUS” e resistência dos motores! O resultado disso depois de cada GP são os números na Bolsa de valores!!!
Deu pra entender? tem muita Grana rolando nos bastidores que as pessoas não enxergam!
Cara se vc não vislumbra o que se pode vender em matéria de imagem de uma empresa na F1, por favor pergunte antes de falar bobeira! Pra muita gente que não entende (uns 90%) o que pode parecer é que o pneu é ruim, não dura nada, assim como um motor vitorioso como é e foi o Renault no passado anima o consumidor à comprar um carro da marca, claro que não achando que vai comprar um F1 mas sim um carro muito bom com tecnologia de ponta! O mesmo pode ser pros pneus mas quando vc ve que um pneu não dura direito pode suscitar nos leigos que o pneu de carro não é bom!
Na realidade, a associação de grandes marcas e empresas do ramo automotivo a comopetições como F-1 pouco são motivados por aspectos marketeiros. A F-1 na verdade é uma grande vetrine de oportunidades e laboratório experimental para o desenvolvimento de diversas pesquisas e tecnologias que quando aplicada as ruas, permitem a estas empresas disfrutar de um statos de produto com tecnologia de ponta, remtendo a um desempenho de alta performance, como um F-1. A verdade é que a tecnologia deixou a F-1 monotona e previsivel. Resta entao esconder a tecnologia, Ayrton nunca gostou de controle de tração.
ptm o saulo e o fabricio pode dar a mão e sair pro mundo séééééé loco !!!!!!!
Claro que sim amigo. Ter o nome Renault na F1 faz com que a marca fique fortalecida e lembrada pelos consumidores. Consequentemente, lembrarao da marca na hora de comprar um carro popular. Ou voce acha que a Renault investe milhoes da F1 pra que?
Já ouviu falar em Marketing Negativo ? Expor a marca ?
É óbvio que só uma toupeira vai achar que os pneus vão desmanchar nas ruas meu filho, e só outra toupeira vai achar que é o Alonso, guiando uma Ferrari F-40 nas ruas de São Paulo.
Saiba interpretar o texto ….
É cada uma, viu !!!
Como não tem a ver?
Porque você acha que as empresas investem milhões e milhões na Fórmula 1 ? Claro que é pelo Marketing.
Enquanto a Ferrari aproveita a exposição de sua marca para vender acessórios, perfumes entre outros, a Renault aproveita a visibilidade para vender seus carros.Assim como a Pirelli faz com os pneus.
Pense bem, se os superpneus de carros de corrida tem desgaste elevado, isso leva o consumidor a pensar que o produto do usuário “normal” é de má qualidade, impactando negativamente nas vendas.
Sério, custo a crer que as pessoas não consigam enxergar a relação entre a Fórmula 1 e o mercado consumidor.
Fabricio, a tecnologia hoje existente nos carros de passeio foi antes desenvolvida nos carros de F1.
Eu estou em dúvida se você está sendo irônico, ou se está faltando acrescentar conhecimento mesmo!
Fabricio,
Quando uma pessoa fica calada, nós não sabemos se ela é inteligente ou não, mas quando abre a boca aí nos descobrimos.
Senão vejamos: Direção hidráulica, ABS, injeção eletrônica, câmbio borboleta, motor turbo, suspensão eletronica …
Todos estes componentes que nós temos nos carros foram desenvolvidos na F1.
Pelo menos leia.
Abraços
Valmir
Mas como assim, Fábio?
“Só quero deixar claro […] que não estou dizendo que os pneus de rua da Pirelli são uma porcaria. […] é uma marca de qualidade respeitada no mundo todo.
Ou seja: você afirma que os pneus Pirelli não são “porcaria”.
Mas depois afirma que:
“Da mesma forma que a Renault investe na F-1 esperando que as pessoas comprem um Clio ou um Sandero, a Pirelli está lá com o objetivo final de vender mais pneus.”
Clio e, principalmente, Sandero são porcarias totais.
Você quis dizer: Pneu Pirelli e Renault têm qualidade… Só que não. (?)
tu é burro em mano. vai aprender a ler
Saulo, vc não sabe ler ou não sabe interpretar o que lê ?
O que o Fabio quis dizer é que ir para a F1 é marketing, ajuda a vender, não disse que Renalt e Pirelli são marcas sem qualidade. Barbaridade tchê o povo sem cultura.
Nao entendi seu comentario, nem sua intenção.
aaaa… a Falta de interpretar um texto… –‘
A questão levantada é que o composto atual da F1 é ruim… porém isso não significa que todos os produtos Pirelli sejam ruins –‘
Quanto a observação dos carros… Vai me dizer que você não conhece ninguém que comprou um carro pela marca. Que não conhece ninguém que comprou um carro vermelho ‘ferrari’? As marcas estão lá para expor o melhor da tecnologia.. mostrando aos consumidores, o que elas tem de melhor. Assim ao considerar uma compra, as pessoas ponderem as tecnologias apresentadas.
Não importa se o carro que chega é ou não igual ao F1, mas sim expor até a marca é capaz de ir.
Outro exemplo é a Stock Car, com os modelos de carros utilizados. Você acha que os veículos urbanos tem a mesma potência da utilizada nas corridas??
Vc ta dizendo que o sandero é ruim não venha me falar que seu carro é um desses ne?
Gol, Uno, Palio, Fiesta ou celta? pq é as maiores porcarias vendidas no Circo Brasil e são as piores mer, que ja tive o desprazer de dirigir…
Nossa Amigo , vc tem problema para entender as coisas?
Oque o fabio falou ta certinho valor de produto, vc deve ter muita grana para compra um carro melhor que o clio, mas nao foi na escola para aprender a entender um texto.
Véio, como você é BURRO!
Ele não expôs a opinião dele sobre a qualidade dos pneus Pirelli e dos carros da Renault, além de somente dizer que “não acha os pneus Pirelli de rua uma porcaria”.
Nossa cara… me fala o que você bebeu que eu vou passar bem longe disso. Tá loco!
Sandero e Clio sao porcaria pra vc, pra mim, mas sao carros com um publico alvo gigantesco no nosso Brasilzão. De fato a Renault tira onda da F1 pros leigos e alguns deles sao motivados a comprar o carro parcialmente sob esta influencia.
Nessa linha de raciocinio, nao tenho mais como discordar do Fabio. Em termos de marketing, assunto do qual pouco domino, a Pirelli
…cont:
A Pirelli esta canibalizando o retorno do investimento com essas noticias que soam “más” para a leigada (a maioria dos consumidores de pneus… Tipo >90% das pessoas)
A grande pergunta para o colunista Fábio então eh:
Qual a melhor solucao pra tirar essa negatividade da Pirelli, mantendo o espetaculo das disputas na pista e nas tabelas de classiicacao em alta?
de todo publico que assiste F1, acho que nem metade tem o discernimento de separar as coisas….
POR ISSO é uma fria pra Pirelli!
Fãs de f1 sabem, mas nem todo mundo que assiste é fã.
E você afirma que o Clio e o Sendero são porcarias ???
Só para entender …
Interpretação de texto meu povo, vamos lá não é difícil ….
Não cara, usa a cabeça. Se uma pessoa ve que os pneus Pirelli estão na Formula 1, que é a modalidade mais top do automobilísmo, as pessoas vão ter tendência a adquirir esta marca, pela F1 possuir muito MARKETING MUNDIAL. Porém eles tem que cumprir algumas normas, e agora eles tem que correr atrás, e por isso estão em uma fria.
Não entendi a sua indignação.
O autor não cita em nenhum momento a sua opinião pessoal sobre os produtos Pirelli e Renault. Apenas cita que o principal objetivo de participar da Fórmula 1 é o marketing.
Ora, se você acompanha Fórmula 1, vai se acostumar a ouvir sobre Renault e isso pode pesar em uma possível opção de compra de um novo carro. E o mesmo vale para a marca de pneu.
Do mesmo jeito, se os pneus na Fórmula 1 são rotulados como de má qualidade, então isto afetará as vendas dos pneus para usuários comuns, pois a marca enfraquece.
Saulo, por favor, leia o texto novamente. Claramente você não entendeu nada do que tá escrito.
Cara, você precisa se informar a respeitos da qualidade dos carros da Renault e melhorar sua interpretação de texto. Quem disse que os carros da Renault são porcaria ? Não são não, são apenas feios….rs…….
Pneus Pirelli são uma porcaria mesmo, aqui nas ruas e nas pistas da F1. E além disso, mais caros que alguns concorrentes como Michelin…
Comentário confuso Amigo. (?)
Acho que você não sabe interpretar texto: está bem claro o que ele quis dizer!!!!
Saulo, qual o fundamento para você dizer que carros Renault e pneus Pirelli não têm qualidade? Não é o que o resto do mundo pensa.
O público de fórmula 1 é inteligente e está por dentro das regras e sabe muito bem que os pneus foram feitos para “derreter”. Partindo desta premissa sabe muito bem diferenciar o pneu de rua.
Na verdade meu caro, o que ele esta dizendo é que os pneus da F1 que não tem qualidade não os produtos feitos pela Renauti ou Pirelli.
Assim como quando uma escuderia pensa em usar o carro do ano passado no meio da temporada o projeito dela p o ano foi errado, o produto criado não alcançou o sucesso desejado… assim que ele disse para a Pirelli.
Porcaria é vc falar baboseiras. Se o Clio fosse porcaria não estaria aí a tantos anos. Já teve um? É o carro pequeno mais confortável e anda uma barbaridade. O meu é um Clio 1.6 e ando mais quer muito carro 1.8…
engraçado, quando as mudanças são para favorecer a ferrari, nada há de errado…….
Que mudanças favoreceram a Ferrari?
Não há dúvida que os pneus menos duráveis ajudaram a aumentar a emoção das corridas. Por isso, não deveria mudar nada até o fim do ano. Só porque a Red Bull está reclamando (porque está sendo deixada para trás por Lotus e Ferrari) querem mudar as regras no meio do jogo. Não acho legal. E não acho que a imagem da Pirelli sofra muito com a degradação acentuada dos pneus deste ano. Somente um fabricante líder em tecnologia pode fornecer o que quer que seja para a F1. E é essa a imagem que a Pirelli reflete como fornecedora da F1.
Já assistiu MotoGP? Isto é corrida com emoção! Começa e termina na pista. O melhor conjunto vence e ponto.
Se é para decidir resultados de provas com base em pneus “derretíveis” então melhor definir o vencedor por sorteio mesmo!
Isso ai Mauro, assino em baixo!!!
Falou e disse! Ainda tem essa porcaria de aerofólio móvel para dar uma vantagem pros merrecas que não conseguem ultrapassar na raça. O cara tá em primeiro, então para ele ser ultrapassado dá-se uma vantagem pra quem vem atrás. Ridículo!
Comparar MotoGP com Fórmula 1 é o fim da picada!
Concordo com o Mauro Kondo! Precisa nivelar as equipes e deixarem os pilotos fazerem a diferença, não deixar por conta da sorte!
Concordo com você que a MotoGP é MUUUITO emocionante. E eles nem trocam pneus durante as corridas. Mas MotoGP é uma coisa, F1 é outra (eu gosto dos dois). Com o refinamento aerodinâmico dos carros da F1 é impossível faze-los andarem tão perto um do outro. E a aerodinâmica da F1 é também responsável pela alta velocidade, que é o principal atrativo. Mas você tem razão, falta na F1 aquela disputa “palmo a palmo”, até o fim, que a gente vê nas motos e em categorias de carros com pouco downforce, tipo NASCAR. Por outro lado, a F1 já melhorou bastante. Lembra da década de 2000? Parecia fila indiana…
Concordo que há mais emoção. Concordo que o problema é da Red Bull e da Mercedes que não se adaptaram aos pneus e, também, concordo que a Pirelli está fazendo marketing negativo. Para os poucos admiradores de F1, a Pirelli desenvolveu um pneu sob encomenda. Digo mais: saiu melhor que a encomenda. Só que para a grande maioria que não entende nada de F1, quando assiste ou lê um jornal, entende que Pirelli faz pneu não durável. Nada sabe sobre as exigências dos dirigentes. Isso não é positivo. Por outro lado, a Pirelli ganha muito em ser a fabricante de pneus da F1. Acredito que o markenting positivo é muito maior que o negativo.
É isso mesmo, também acho que saiu melhor que a encomenda. Em cada pista, um novo desafio para descobrir como fazer os pneus funcionarem. Quem descobre antes do GP, se dá bem. Quem não descobre, dança. Isso neutraliza, de certa forma, a vantagem da Red Bull, que está sempre à frente das demais equipes em termos de desenvolvimento aerodinâmico. Aliás, por isso a choradeira. E a Mercedes, coitada, finalmente conseguiu fazer um “foguete”, mas aparentemente se esqueceu de que o fator degradação de pneus agora é vital.
Não acredito que afete a Pirelli. A informação está disponível. Mesmo que um desavisado questione a sua fragilidade, o próprio mercado tratará de informá-lo corretamente. E se o mundo já comenta essa questão. O conhecimento errôneo não permanecerá.
Bem. Tem que análisar o público. Eu particularmente avalio que quem gosta de f1 é um público mais crítico e entendedor das coisas do que o publico que gosta de futebol por exemplo. Tanto é assim que, (aproveitando sua deixa), não é a renault que mais vende carros de rua a despeito de ser ela a campea de motores nos ultimos 3 ou 4 anos… O telespectador de f1 sabe que o pirelli se desmanchar no f1 não tem nada haver com o pirelli no carro de passeio, e sabe também que se a pirelli quisesse fazer pneus q nem precisassem ser trocados ela tambem conseguiria, e por fim, sabe também q a emoção q a f1 está tendo neste ano se deve muito aos pneus.. de modo q eu acho q neste aspecto o marketing tem sido positivo para o fabricante.
Concordo plenamente com voce. Este ano esta sendo muito interessantes as corridas gracas a degradacao dos pneus
“não é a renault que mais vende carros de rua a despeito de ser ela a campea de motores nos ultimos 3 ou 4 anos” e desde quando campeonato automobilístico é base pra se vender carro, meu amigo? Público de F1 se acha muita coisa, os entendedores de carro…. e isso em qualquer lugar do mundo.
Retiro o que eu disse (isso que dá não ler até o final) mas honestamente falando sua afirmação com base no público de Fórmula 1 é fantasiosa… público de Fórmula 1 gosta de achar que acompanha um esporte que é o pináculo da tecnologia, só porque gasta os tubos de dinheiro em tecnologia…
Perfeito o comentario… Sem tirar nem por! Vamos parar de discutir o sexo dos anjos, nosso negocio é ver o circo da F1 “pegando fogo” na pista… Emoção… Tava muito chato! Corretissimo meu amigo, tambem penso que devem deixar assim mesmo, ta mto bom. Pirelli esta fazendo exatamente o papel que lhe foi proposto. Por mim, podem piorar mais os pneus. Fiquei fã da Pirelli! Agora, alem da velocidade, vale a regularidade… Quase um rally… Show de bola, to adorando a F1.
Boa noite Fabio,
Acompanho sempre seu site. E dessa vez surge uma duvida…
os pneus não foram disponibilizados ainda em 2012 para que as equipes pudessem os testar ? Assim ter dados para chegar em 2013 já sabendo como se adaptar a eles ?
Não teria a Ferrari, Lotus e Force Índia terem feito um trabalho de pré-temporada melhor que as demais ?
Ao meu leigo ver, algumas equipes se adaptaram melhor que outras e agora colhem os frutos. Caso da Lotus de Kimi. Ano passado deu Vettel no GP da Espanha com quatro paradas e nada de mimimi da Red Bull então….
Você nao acha, que seria prejudicial para o esporte, mudar as regras com 5 GP’s ja realizados ? Em sua opiniao, agora que a FIA barrou a mudança, a Lotus de Kimi tem chances de dar ao piloto o mundial ?
Sou muito fa do Kimi, estou torcendo muito por ele esse ano !
Obrigado ! Como sempre, aprecio suas matérias !!
Abraço
Ricardo
Ok Fábio! Boa reflexão! Além disso, creio que é importante ressaltar que a Fórmula 1, a partir dos seus integrantes, é um grande laboratório, cujo objetivo maior é o desenvolvimento para o público que consome determinada marca; digo desde a gasolina até os pneus, sucessivamente. Aí é que a Pirelli dançou quando aceitou esse “desafio”. De fato estou curioso para saber como ela vai reagir daqui para frente! Forte abraço!
Fábio, uma dúvida que não tem relação com o post… Quando o Bernie se for, quem assumirá o controle da F1?
Ninguém sabe.
Abs
Bernie é como Sarney. Não sai nunca de sena. Faturou até com o rosto todo detonado…
CENA em vez de sena. Acho que estava me lembrando de Senna…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hahsahahahaha… Boa!
Ue, quem são os herdeiros dele? As filhas…
Não sabia que a Fórmula 1 era uma monarquia.
Pequeno gafanhoto, o Bernie nunca irá…
Charles Whitining e em segundo Barrichello,
Pra mim o grande problema é que a F1 não tem como proibir os gastos das equipes, para tentar deixar a categoria mais competitiva estão jogando toda responsabilidade no fabricante de Pneus, obrigando a Pirelli a Fazer o que a FiA não pode fazer, criar uma categoria com mais disputas por posições na pista, agora é claro que a Pirelli entrou na brincadeira sabendo as regras do jogo.
Eu entendo o problema que pode ter para a Pirelli, mas ainda assim ela diz que faz o pneu da F1 e pronto.
Eu acho que o esporte está mil vezes mais divertido, porque o que quase todo mundo esquece é que as ultrapassagens estão acontecendo pelos pneus. Se colocarem pneus que não desgastam vai todo mundo andar em trilho, com ou sem DRS.
Além disso, os pilotos se deparam com o desafio de cuidar dos pneus, algo que foi ausente da F1 desde que implantaram o reabastecimento. Ninguém precisava cuidar dos pneus, porque a estratégia demandava que você parasse uma ou duas vezes nos pit stops de qualquer forma e os pneus aguentavam esse período facilmente. Resumindo naquela época o que era mais rápido, ou o com o carro mais rápido, dificilmente perdia e gerava uma monotonia horrorosa.
As pessoas reclamam da F1 de hoje, mas é a melhor F1 desde 1993.
Outra coisa acho que deveria se ter mais um ou duas fornecedoras de pneus na era do Senna, Prost, Mansell, se tinha a Pirelli, a Goodyear, acho que a Firestone e tinha mais.
Esse negócio dos pneus da Pirelli não durarem, nas corridas da Formula 1, é algo feito de proposito, para que se tenha mais estratégias, de paradas nos boxes, e para que vem acompanhando as primeiras corridas da atual temporada, isso vem funcionando, na Austrália, o Raikkonen, venceu por que tinha um carro mais equilibrado, e fez um parada a menos a Lotus fez 2 paradas já a RBR,Mercedes e Ferrari fizeram 3 paradas, outra coisa com a entrada da asa móvel o DRS aumentarão muito as ultrapassagens, o único problema que vejo para melhorar de vez a F-1 seria a redução dos custos, para que outras montadoras viessem a se interessar, como por exemplo a Volkswagen, a Lamborghini, Audi, empresas como nome, dinheiro.
Vendo isso eu lembre de algo que aconteceu na corrida de barcelona, estava vendo quando meu pai (um senhor que parou de acompanhar F1 a tempos parou para ver um pouco, um pouco depois ele perguntou com um tom de espanto, “quem que faz esses pneus ruins ai?”
Ele não acompanha F1, ele não le noticias, mas ele viu os pneus se despedaçando e automaticamente pensou que o pneu era ruim nao por uma imposição da FIA mas sim pq achou que o fabricante fazia algo ruim, expliquei para ele, mas quantas pessoas no brasil podem ter passado por uma situação semelhante? Muitas pessoas vão associar a pirelli a marca de pneu que se desgasta rapido e nao vao se lembra de F1 depois apra saber que e uma exigencia da FIA
Posso parecer nostálgico, mas para mim a F1 atual perdeu o encanto, quando forças externas passaram a comandar o espetáculo. Como disse gostava mais da época que a F1 era uma vitrine de bons equipamentos, onde devia ser apresentado o melhor quer seja de maquinas e pilotos. Hoje este negócio de ter quer manipular resultados/produtos (pneus farofa) é muito estranho.
Concordo com você. Esse negócio de obrigar trocar pneus, usar tipos diferentes, abrir asas para ultrapassagem não dá. Ganhar corridas nos boxes? Prefiro a F1 antiga, quando os carros saiam de tanque cheio, com os pneus que escolhessem, e aceleravam até a chegada. Hoje os engenheiros ficam dando palpite no trabalho do piloto. Viram a bronca do Kimi?
Oi Xará, concordo plenamente com você ! Não se trata de saudosismo, mas na época do Ayrton a emoção era muito melhor!!! Eram disputas maravilhosas e pilotos que decidiam no carro e “no braço” e eram muito melhores que esses “pés – de – chinelos” de hoje. A F1 virou um grande autorama…
Dá sono!!! que pena!!!
Ha uma máxima do marketing político ( muito usada por um conhecidissimo prefeito bionico ) que vale para qualquer produto. :
– Falem bem ou falem mal; mas falem de mim .-
E certo que a frase existe mais se tratando de desgaste excessivo de pneus acaba atingindo a custo X benificio e pior ainda a seguranca. Eu concordo com o Fabio quando se refere a fria que a Pirelli entrou aceitando essas condicoes.
Mas na Europa a Fiat não vende, justamente porque é falada, mal falada!
Entendo que traz algum prejuízo a marca, mas todos que gostam e acompanham a formula 1, e opinam neste espaço, salvo alguns comentários sem noção, sabem a diferença de um pneu de rua e um de f1 e sabem que os pneus f1 estão se esfarelando a pedido do Bernie, e que isso não tem nada a ver com a qualidade dos pneus que a Pirelli fabrica para as ruas.
Opa, mas ai que entra a questão…
Nós fãs de F1 sabemos que assim ta mais competitivo, mais emocionante e muito melhor de assistir do que antes portanto. Vai trocar pneu? Coloque o Pireli. Seu amigo vai trocar de pneu? Recomende o Pireli, assim eles veem a venda boa e continuam na categoria independe se o pneu da F1 se esfarela em 5 voltas!
Afinal, Toyota, Honda e BWM saíram durante a crise justamente… pq caíram as vendas de seus carros certo?
Obs: Gostaria muito de ter Renault pelo mesmo motivo! Mas fui mal atendido na concessionaria hahahahaha
Eu queria muito ter uma mclaren F1, tenho um ford, nao por ter feito uma equipe pessima, mas pq gosto dos carros deles e o custo e baixo.
Realmente é um ótimo ponto de vista.
Não sei como são esses contratos, mas deve ter um meio de sair sem se sujar.
Só conheço F1 pela TV, nem acompanho direito as noticias, mas acho que a Michelin quando saiu, saiu por cima. Podem ser casos totalmente diferentes, falo isso apenas da visão de um mero telespectador.
É uma associação muito simples essa. A fiat é lider de vendas no país e provavelmente foi sua vendas no brasil que permitiu colocar pilotos brasileiros, e não ao contrário.
*foram e “pilotos brasileiros em equipes de ponta da f1”. Junto com o faturamento gerado para globo.
No caso da Pirelli, os burros estão no laboratório de desenvolvimento de alta tecnologia esportiva, a serviço da F1.
Eu tenho um Sandero 1.6 da Renault (tecnologia da década de 80), entretanto quando o chefe da oficina veio traçar analogia, aludindo a tecnologia da Renault como de ponta na F1, eu perguntei se ele estava de sacanagem comigo! Os carros da Renault são uma carroça com um burro dentro, no caso, eu!
kkkk perfeito seu comentário. Tive um Clio e fiquei com vontade joga-lo no lixo… mas fiquei com dó do lixeiro que teria que carregar aquele peso morto.
Então não seria inteligente de sua parte, se livrar do carro? Insistir no erro tem nome…
E a massa deixa de comprar Fiat por causa do Massa……..E o Santader apoia o Alonso por causa da ferrari…..Muito se ganha e não é corrida…. Falem mau mas falem de mim…..
Isso. Qualquer empresa automobilística gostaria de estampar sua marca na f1, mas é caro. Eu vejo como Barrichello e Massa como apostas feitas por grandes empresas exatamente como santander e Alonso. Uns ganham muito, outros ganham pouco mas todos ganham acredito.
Tem muita regra boba na F1 e o uso obrigatório dos dois tipos de pneus é uma delas. Cada equipe deveria escolher o tipo, ou combinação de tipos, que considerasse a melhor opção para seu carro. Outra é a tal da asa móvel para ultrapassagens. Reduzam a carga aerodinâmica dos carros e deixem os pilotos disputarem as freiadas.
Certamente foi pedido para que os pneus sejam com está, detonando rápido mesmo, a pireli não iria botar do dela na reta se não fosse assim, e como está, a F1 ficou muito mais emocionante, e não aquela monotonia de anos anteriores(quam largava na frente, certamente ganharia), está muito bom assim …