Numa fria
20/05/13 16:01Quando eu digo que a Pirelli entrou numa fria…
Está nos sites por aí: após as polêmicas dos últimos GPs, a ideia da fabricante era colocar em uso, a partir do GP do Canadá, os mesmo compostos de 2012.
(Querem maior admissão de fiasco do que essa?)
A FIA foi contra. Autorizou apenas mudanças mínimas, tendo como foco a segurança.
Em tempo, gostei bastante da discussão levantada nos comentários após a coluna da última sexta. Há muitas opiniões interessantes ali, algumas frontalmente contra minha tese, o que é normal num debate.
Só quero deixar claro, para quem não entendeu, que não estou dizendo que os pneus de rua da Pirelli são uma porcaria. Claro que não, é uma marca de qualidade respeitada no mundo todo.
A questão que coloquei foi puramente de marketing.
Da mesma forma que a Renault investe na F-1 esperando que as pessoas comprem um Clio ou um Sandero, a Pirelli está lá com o objetivo final de vender mais pneus.
Duvido, porém, que uma montadora topasse ficar na F-1 se lhe fosse imposto um regulamento que depreciasse seu produto. É o que foi proposto à Pirelli. Ela topou.
E tenho a sensação de que já bate um arrependimento pelos lados de Milão…
Uma fria, enfim.
Foi esse o espírito do texto.
E segue o jogo.
Quem entrou em defesa da Pirelli ou é Italiano ou trabalha para a empresa porque é sabido no meio que os Pneus Pirelli não tem a durabilidade da Bridgestone em altas competições ou da Michelin. Isso é fato.
E no que tange pneus de rua de Alta Performance temos a Toyo, temos a Michelin, a Continental e a Bridgestone que tem pneus que duram mais. Por isso há muitos anos a F1 optou por 1 única marca de pneus pq as diferenças ficavam claríssimas na hora da corrida. Sou Ferrarista e outra coisa que eu e meus amigos não entendemos é que, ambas sendo marcas Italianas como pode a Ferrari já há alguns anos gastar mais pneus que seus concorrentes. No primeiro ano tudo bem, no segundo também, mas isso já deveria ter sido corrigido pela Ferrari uma vez que pela Pirelli não seria possivel pois caracterizaria algum tipo de favorecimento.
Fabio, se fosse assim então a Mclaren que leva o nome Mercedes estaria falida neste ano. Acho que não é bem assim que funciona as coisas… abraço!
Acho que o marketing da Pirelli não fica prejudicado. Só quem acompanha F1 (minoria/público muito segmentado) sabe que os pneus da F1 são Pirelli, e também sabe que estão assim porque foi pedido para que fossem assim.
O resto todo, a maioria absoluta, só de saber que a Pirelli está na F1 já vai achar o máximo (o que de fato é), e vai comprar ainda mais pneus Pirelli. O marketing é positivo.
Se for para favorecer a RB, não tem problema, muda-se tudo, afinal enquanto a fórmula “Mario Kart” do Berniacca favorecia a Red Bull. Mr Masteschitz, que investe sacos de dinheiro, estava feliz. Agora que a Ferrari e a lotus reagiram, não está bom.
Fábio, não sei se para a categoria seria bom a volta de mais de uma fornecedora de pneus. Acho que todos aqui lembram daquele clássico GP de Indianápolis.
Fato é que ao ver o pneu se esfarelando em 6 voltas, muito consumidor deixa de comprar pneus da marca, até por que, é mais fácil ver o asfalto coberto de pedaços de borracha do que enteder que isso foi imposto à Pirelli mediante a regulamento.
Vale lembrar que quando os pneus duravam muito, não haviam ultrapassagens e a corrida ficava monotona
Se é para ultrapassar nos boxes, muda o nome, de corrida par pit-stop ou pit-sport. KKKK
Olá Fábio,
Qual sua opinião sobre o impacto dessas mudanças no decorrer do campeonato? Acha que Red Bull e Mercedes serão beneficiadas (não estou dizendo que essa é a intenção das mudanças). Semana passada o Boullier levantou uns pontos bem relevantes na Autosport . Gostaria de saber sua opinião sobre isso, que pode ser um efeito colateral da “barbeiragem” que foi feita lá atrás.
Abraços
Não dá pra saber antes de conhecer exatamente quais serão as mudanças…
Verdade! Obrigado mesmo assim.
Concordo com a tese de que o tal desgaste dos pneus afeta e muito o marketing da pirelli, tanto que o pessoal já está equivocadamente comparando com os pneus dos carros de rua
Lembrando que na corrida de F1 em Indianapólis os pneus Michelin não supotaram e correram apenas seis carros com os pneus Bridgestones. Os carros com Michelin deram uma volta e entraram no box.
O que vale? O nome que fica? Lembramos do passado? apenas mais um pouco de divagação….
Acredito que foi solicitado para a Pirelli que os pneus deteriorassem rápido para que pudessemos ter mais ultrapassagens. Acredito que ultrapassaram este máximo, onde os pneus acabam muito rápido e fazendo com que os pilotos não utilizem o máximo do carro, sabendo que os pneus vão acabar antes do previsto. Acredito que poderiam durar um pouco mais…
Fábio, falou e disse: “Duvido, porém, que uma montadora topasse ficar na F-1 se lhe fosse imposto um regulamento que depreciasse seu produto”
Ainda mais pneu, que vende a imagem de segurança e durabilidade.
Para a galera que não entende de F1, marketing e corrida entram no mesmo peso na imagem da marca.
Quem é que falava aquele frase mais ou menos assim? “Ganhe a corrida no Domingo e venda da Segunda”
Até mais!
A FIA vetou.
A Lotus comemora.
Eu sempre tive os PNEUS P-44 em carros que tive anteriormente, e eles sempre duravam o dobro dos Goodyear, e Bridgestone, que no meu caso, esses dois eram mais moles, e gastavam mais rápido.
Não tem nada a ver o pneu do seu carro com o pneu da Formula 1. O Fábio nem ninguém disse que a Pirelli é uma porcaria, e sim que ela entrou numa fria aceitando um regulamento que trouxe prejuízo à imagem da marca.
O problema maior é que a grande massa que não acompanha o esporte e lê uma notícia aqui e outra ali sobre os pneus acabam criando a falsa idéia de que os pirellis não são bons. Se assim fosse, bastaria a RedBull começar a vender carros porque nos últimos 03 anos foram melhores que Ferrari e Mclaren, empresas com foco no desenvolvimento de carros esportivos de rua. Enfim…quem sabe do universo da F1 entende muito bem que poderia ser a Michelin ou Bridgstone que o problema estaria igual.
A mclaren começou a vender carros graças a seu sucesso na F1.
Lembre-se “Pirelli é mais pneu”. slogan criado pelo nosso querido “Barão”e que recentemente se foi.
E não acho que entrou em fria nada. Está mostrando competência e domínio de tecnologia. O que existe é um xororô por parte do magnata de uma das equipes que vê seus bólidos andando lá atrás. O espetáculo está sendo prejudicado? Talvez.
Olha que as fabricantes de pneus coreanas, que estao desembolsando muito dinheiro por ai, podem estar de olho nesta briga.
Por isso que sou a contra uma única marca fornecedora de pneus! Sendo mais de uma, ocorre naturalmente a competição.
Complementando,
Apenas elocubrando um pensamento: Pense que o seu 1º carro precise de novos pneus, que os da marca Pirelli e Michelin tem os mesmos preços, que vc acompanha a F-1 ocasionalmente, não sabe nada do Eclestone ter pedido a Pirelli para desenvolveu os pneus “farofa” e vê o GP da Espanha com os carros fazendo 3 paradas de boxes, no mínimo, e ao final do corrida a pista totalmente coberta de pedaços de pneu.. Qual seria a mensagem subliminar que vc receberia? Qual seria o pneu que você compraria ?
Apenas uma divagação ……
Senti falta do link para a matéria anterior q você tratava desse assunto. Vou procurá-la!
Ué, está no post, na palavra “coluna”.
Abs
Caro Sr. Seixas
o senhor è do ramo ?
Depende. Que ramo?
Abs
Mente poluída kkkk
fabio,vc acha que isso possa causar uma eventual saida da pirelli da f-1 ou no minimo a entrada de outra fabricante?
Eu acho que sim. Mas acho difícil outra fabricante topar missão parecida.
Abs
Por isso prefiro o GoodYear e Firestone. Pirelli não dura nada!
OU seja, voce continuou sem entender nada.
ja é hora que os peneus segam de diferentes fabricas, os que a escuderia escolher, basta de monopolio
Oi Fábio,
Não reclame dos pneus italianos, vc os usa no seu gordine que sabemos!!
Cada vez se torna mais acertada a decisão da Michelan de não querer participar da concorrência junto com a Pirelli para ser fornecedora de pneus da F-1 tendo que produzir pneus “farofa” para isso.
O marketing da Michelan agradece…
Correção: onde se lê Michelan, leia-se Michelin…
Os pneus pirelli à venda por aqui são de péssima qualidade, sim! Tanto é que suas carcaças são descartadas por empresas de recauchutagem. Quem entende do negócio, não compra pirelli.
Durabilidade não é o objetivo de todos os consumidores de pneu.
isso eu concordo, tenho 4 pirelli no meu carro e acredito que ao menos dois deles estão grávidos, pois apresentam uma saliência estranha tipo barriga!!! estou esperando pra ver se saem dois BEBES pirelli rsrsrs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
é por isso que eu gostava de quando tinha Goodyear e Bridgestone na mesma temporada. A concorrência é sempre benéfica, inclusive nesses casos
Por isso que a F1 está perdendo o seu sentido, alem de ser um campeonato é também um ótimo laboratório para industria automobilística.
Mas a industria está totalmente de lado, não se desenvolve mais nada nesta F1 atual, já o WEC tem tudo para se tornar uma grande campeonato com as montadoras montando suas próprias equipes. Se não fosse lançando em plena crise mundial o WEC estaria num patamar maior hoje.
Olha que vem a Porsche e tomara que a Peugeot volte com sua equipe.
Uso pirelli dragon no meu carro…235/35. Foi o melhor oneu que ja usei…ela so esta fazendo o que lhe pediram…
Não creio que ela se arrependeu, pois está próxima de renovar com F1