Numa fria
20/05/13 16:01Quando eu digo que a Pirelli entrou numa fria…
Está nos sites por aí: após as polêmicas dos últimos GPs, a ideia da fabricante era colocar em uso, a partir do GP do Canadá, os mesmo compostos de 2012.
(Querem maior admissão de fiasco do que essa?)
A FIA foi contra. Autorizou apenas mudanças mínimas, tendo como foco a segurança.
Em tempo, gostei bastante da discussão levantada nos comentários após a coluna da última sexta. Há muitas opiniões interessantes ali, algumas frontalmente contra minha tese, o que é normal num debate.
Só quero deixar claro, para quem não entendeu, que não estou dizendo que os pneus de rua da Pirelli são uma porcaria. Claro que não, é uma marca de qualidade respeitada no mundo todo.
A questão que coloquei foi puramente de marketing.
Da mesma forma que a Renault investe na F-1 esperando que as pessoas comprem um Clio ou um Sandero, a Pirelli está lá com o objetivo final de vender mais pneus.
Duvido, porém, que uma montadora topasse ficar na F-1 se lhe fosse imposto um regulamento que depreciasse seu produto. É o que foi proposto à Pirelli. Ela topou.
E tenho a sensação de que já bate um arrependimento pelos lados de Milão…
Uma fria, enfim.
Foi esse o espírito do texto.
E segue o jogo.
Pseudo-jornalismo e especulações. Não há fatos. O colunista está realmente (como diz na descrição de sua coluna) dando PITACO onde não entende. A história aqui não é se a Pirelli sabe fabricar bons pneus (isso todo mundo já sabe que sim, a Pirelli fabrica ótimos pneus), mas sim o impacto do alto desgaste dos pneus da F1 na imagem da empresa. Quem quer que faça essa associação absurda é ignorante e nem devia estar dirigindo por aí. O colunista sugere arrependimento para os lados de Milão enquanto devia estar se arrependendo de ter escrito tanta bobagem sem conhecimento de Marketing. É o jornalismo do “achismo”. A pessoa acha que sabe e sai teclando e, pior, publicando. Imagino que o Marketing da Pirelli deve estar arrancando os cabelos depois de ler o pitaco dado aqui.
Só vou responder com isso: http://www.autosport.com/news/report.php/id/107609
Abs
Arrependimento?! Eh o famoso “falem mal, mas falem de mim”. Nunca se falou, discutiu e criticou tanto a pirelli como agora. Se me perguntarem qual a primeira marca de borracha que me vem a cabeça milao certamente agradecerá.
Já pensaram se o Bernie tivesse a ideia de fazer o mesmo com os motores? “Eles devem quebrar ao longo da corrida, assim teremos resultados imprevisíveis”. E aí, alguém associaria os motores dos F1 aos de rua?
Bom, se os pneus duram pouco por solicitação da Fia ou se é uma desculpa, não sabemos. Mas que a Fia e nem ninguém quer que dure tão pouco é fato. Concordo plenamente com o Fabio, é um anti-marketing… Estão expondo o produto de forma negativa… Além de banalizarem a ultrapassagem, hoje todo mundo passa, e não vale nada, oque vale é cuidar dos Pirelli
ainda sobre os pneus.
Matéria de hoje no UOL Esporte sobre o desempenho do Kimi e a Lotus
“A diferença de performance em treinos e corridas gera especulações sobre o trabalho executado pela Lotus no jogo de pneus. Raikkonen frisa que os pneus são os mesmos para as equipes e frisa que o importante é ser consistente na pista.
“Se você não for rápido, você não vai estar no pódio. Primeiro você tem que ser forte o suficiente para colocar-se lá”.
Fabio, me perdoe a sinceridade mas você bateu ERRONAEMENTE na PIrelli no primeiro artigo e agora você quer ALIVIAR a bobagem que escreveu …
Se o marketing na F1 dependesse do resultado das equipes as vendas da Petrobras e da PDVSA teriam ido para o “vinagre” , com execeção da vitoria do Maldonado no ano passado (GRAÇAS AOS PNEUS PIRELLI) a Willians não ganha nada faz muito tempo…
Está abaixo parte da entrevista do Bernie ao site da F1 http://www.f1.com
Q: Bernie, the heated discussions about tyres seem to have occupied a huge part of the season so far – culminating in four pit stops for most drivers in Barcelona. Now, from Canada onwards, it seems the goal is to make tyres last longer. How could it come so far?
BE: I asked Pirelli to make tyres that would not complete 50 percent of a race – meaning we need pit stops. And that’s what they did. It is very, very difficult to predict and say these tyres will last 15 or 20 percent of the race because each circuit is different, we are facing very different temperatures, the cars are different, and last but not least each driver has a different driving style. In the times when Niki was racing his biggest concern was looking after the gearbox and the brakes – not the tyres. Then we got away from that and the drivers didn’t have to think about anything. Now they have to use their brains and start thinking about how to win races.
E então Fabio Seixas? O que diz a respeito do que todos sabemos e grande parte dos que gostam de corridas aprovam?
Rogério, sim, todos sabemos. E se grande parte aprova, outra grande parte desaprova. Normal. Eu pertenço a este segundo grupo.
Abs
E eu ao primeiro. Gosto de corridas movimentadas, que faz quem está assistindo pensar e não só ver os carros andando em siga ao lider.
As corridas até 2002, quando a Ferrari começou a dominar, eram interessantes, os carros quebravam e existia administração de equipamento. Hoje o que tem que administrar são os pneus.
Mas respeito a opinião de todos.
Abs
Como alguns aqui já falaram eu acho até meio golpe baixo ter que apelar para pneus farofa pra tornar a corrida mais emocionante.
A F1 e outras categorias vivem um grande dilema entre custos e competitividade, mas acho que nunca se deve é perder a essência da competição.
Pra mim, a fórmula 1 atualmente não tem um grande objetivo direcionador.
Nada é perfeito mas tenho que admitir que os campeonatos de endurance tem me chamado a atenção! Os carros, as regras, a durabilidade exigida, me parece que essa sim é uma categoria que pode nos render bons frutos tecnológicos (ainda mais aqui nas dura realidade tupiniquim).
Corrida se vence na pista não nos boxes, o que ta acontecendo é que o carro que mais conserva os pneus vence, acho legal também os pilotos lutarem para conserva-los, mas prefiro a corrida na pista.
Fabio, acho que seus seguidores não entenderam o texto, pois não sabem o que é Marketing. rsrs…. E esses são quem as empresas gostam, de fácil manipulação..kakaka…. Falando nisso em 2014 tem Marketing político na TV, e os mesmos vão voltar para o poder, pois nós achamos que somos ricos agora e antes éramos pobres….. esse é o Top´s dos Marketing, o cara não convence você de um produto dele, ele convence que Nós mudamos e Nós acreditamos, e somos enganados, isso é arte da propaganda, do marketing, das vendas…… O da Pirelle realmente foi um tiro no pé, desde que voltou à F1 deixou a sensação de produtos Não Duráveis.
Eu acho que a red bull tem uma certa razao, afinal queremos ver carros e pilotos no limite e nao economisando para poder ganhar.se fosse hoje por exemplo airton senna nao poderia mais andar no limite.
Isso tudo foi feito para ajudar a ferrari.
Gente…que celeuma,não?
Até análise lógico textual do texto do blogueiro tá rolando.
Entendo a provocação do Fábio ao falar dos “pneus derretíveis X venda dos produtos de rua”.
Ao contrário do que muitos argumentaram, APESAR de saber que não há relação direta entre os pneus Pirelli da F1 e os pneus Pirelli de rua,acredito que o efeito de marketing X compra acontece sim.
Vejo isso no “dia a dia”. Sou motociclista e, os pneus de rua “mais famosos” são aqueles que são usados nos campeonatos internacionais (Pirelli, Michelin e Bridgestone). Se uma marca menor conseguisse fornecer pneus para a MotoGP (por exemplo a Hankok,Maxxis etc) pode ter certeza que as vendas dessas marcas seriam catapultadas, tanto quanto acredito que a própria qualidade dos produtos melhoraria pelo desenvolvimento que a competição trás.
Acredito que Bernie e os “cabeças” da F1 estão tentando, do jeito errado, retomar a “graça” da F1…agora,estão mexendo nos pneus…não deu certo e a Pirelli está levando o tiro pela culatra.Vendo que isso não dará certo…acho que a próxima tentativa é fazer chuva artificial nos circuitos…tsic tsic!=P
Na atual e desfigurada F1, digo “Mundial de Troca de Pneus e Abastecimento”, faz sentido armar barraco com pneus. Os fabricantes mandam. Agora é só esperar os fabricantes dos outros componentes darem pitacos no “regulamento???”. Por ex, os fabricantes das “rebimbocas das parafusetas” logo, logo imporão suas regras – que serão prontamente acatadas, pois nesse circo o “respeitável público” é o que menos importa. Pode Arnaldo????
Incrível como as pessoas tem dificuldade em interpretar um texto
E olha que o publico aqui nao é qualquer!!
Acho que teve gente que não entendeu seu comentário e nem o que é o marketing de uma empresa multinacional das mais conhecidas de todos os tempos. Acho que nunca ouviram falar de mensagem subliminar e coisas afins. O esmero com que o McDonald´s cuida da marca, Red Bull idem, isso para não falar de uma infinidade delas que vendem porcaria com imagem de coisa legal. Agora, pneu, se ficar no subconsciente do cara q tal marca não tem qualidade, o cerebro do sujeito já associa com acidente e até com morte. Pra quem não se lembra, a Firestone teve serios problemas de imagem e consequentemente de venda, quando meia duzia de Explorers da Ford capotaram e culparam os pneus
Ao contrário!!!! Os pneus Pirelli para uso nas ruas são excelentes tem boa durabilidade agarram na chuva e no seco, no caso da Formula 1 foram feitos para gastar mesmo, se não fosse assim o pole position já seria o vencedor final e a coisa ia ficar muito sem graça!!!!
As proprias equipes pediram pneus menos duraveis, hà dois anos atràs: Acontece que o carro que a Pirelli usa para testar os pneus ANTES da temporada começar è um Renault de 2010, portanto defasado (isto foi admitido pelo proprio Paul Hembery, numa entrevista à Gazzetta Dello Sport)
E’ falàcia pensar que isso tudo è para favorecer a Ferrari, simplesmente todos receberam os mesmos dados antes da temporada começar.
Claro que a banda lateral deve ser reforçada (a partir do Canadà), para evitar os dechapamentos ocorridos com Di Resta e Hamilton.
Cordiali Saluti
O reabastecimento, não poderia por si só trazer a “emoção” da estratégia de volta ? Jogar tamanha responsabilidade aos pneus é bastante complicada… Fica um pouco forçado… E em matéria de marketing, sinceramente suicidio… Afinal, durante a corrida a unica coisa que se houve é “Esse dura nada…. Esse outro dura um pouco menos… Esse então olhou fira pó….”
E na minha opinião, os pneus sim devem mudar. Sim, a F-1 tá legal e tal, mas exageraram na dose. Tem que ser um pneu que gasta, mas não tanto. Eu concordo com o que o dono da Redbull falou: que não é corrida, é uma corrida de gerenciamento de pneus. Não está havendo competição.
Tá Ok, vou comentar, porque enchi o saco. Sou da área, sou Engenheiro de Polímeros. Vou dizer que, qualquer uma dessas empresas, Michelin, Pirelli, Goodyear, Firestone, Continental, Bridgestone, etc, tem dinheiro, estrutura, conhecimento e tecnologia para fazer qualquer raio de pneu que a F-1 possa vir a pedir. Redondo, quadrado, assim, assado, que gasta mais, que gasta menos, mais duro, mais mole, etc. São muitos “ingredientes” que vão na formulação de uma borracha. Isso é uma coisa tão fácil de fazer para essas empresas que eu nem sei explicar. Imagina os engenheiros que trabalham lá dentro há 40 anos. O que eles não sabem de formulações e de todos os tipos de testes imagináveis já feitos com os pneus. E os laboratórios dessas empresas tem o equipamento QUE VOCÊ QUISER. E todos os dados ficam arquivados, (um conhecimento de posse da empresa), desde os últimos, sei lá, 50 anos. E os pneus de carros comuns, não me venha dizer que você (alguém qualquer) sabe qual é o melhor ou o pior. Você só percebe isso se levar o carro aos seus limites de aderência. O que não seria lá muito aconselhável de fazer nas ruas, embora façam o tempo todo. E você precisaria ir numa pista, testando no mesmo dia várias marcas no mesmo carro, e indo ao limite nas curvas. Aí você saberia qual dura mais e qual tem mais aderência. E essas duas propriedades geralmente são conflitantes. Mais duro dura mais e tem menos aderência. Mais mole dura menos tempo, mas tem mais aderência. Mas dá pra quebrar um pouco essa regra. Mas tratando-se de pneus de carro, o que eu percebia tempos atrás quando eu tinha carro, é que pneus Michelin e Goodyear pareciam ser mais macios, e Pirelli em geral sempre bem duros. Bem, o porque disso eu já não sei. O porque de cada uma usar esses tipos de pneus. E uma vez conversando com um rapaz de uma empresa de pneus (empresa menor do que essas famosas), eu disse que seria possível talvez usar uma determinada borracha que fizesse o pneu durar bem mais. Além de ficar com uma cara de pavor, ele me disse que conversando com os revendedores e borracheiros, o problema mesmo dos pneus deles é que ele era tão bom que a reclamação era de que durava demais e vendia muito pouco. E eles tiveram que mudar a formulação para uma que gastasse mais para poder vender mais. E era uma empresa muito menor do que essas famosas. E a borracha externa do pneu há muitos anos é feita ou de poli-isopreno (que vem da seringueira), ou de SBR (borracha de estireno-butadieno, sintética, usam derivados de petróleo para fazer). As duas tem comportamentos semelhantes, só usam uma quando o preço da outra sobe, e quando o dessa sobe, usam a outra. A borracha base né, porque colocam várias coisas misturadas pra fazer um monte de coisas. E depois dentro do pneu existem outros quatro tipos de borracha que não são essas duas, mais nylon, outros tecidos e fios de aço. No caso eu estou defendendo o Fábio Seixas. Acho que não entenderam o que ele quis dizer.
deveriam haver mais marcas de pneus assim como temos de motores, cada equipe usa o que lhe agrada mais e assim haveria uma maior dispulta e briga que beneficiaria o desenvolvimento geral, pois uma marca que estivesse atras ia corrijir seus erros, pegando as boas ideias da concorrente ou desenvolvendo novas tecnologias, ou baixando custo, experimentando novos compostos, melhorando ainda mais performance e ai sim, a longo prazo isso poderia ir migrando aos poucos para carros superesportivos, e depois para todos carros comuns de rua, é o que rolou com kers, e outras tecnologias
PERDOEM-ME os pseudo-entendidos de carros e F1,mas é do conhecimento publico que os pneus de F1 são feitos para durarem pouco e forçarem as equipes a trocalos varias vezes e isso já aconteceu com outras companhias de pneus nas ultimas décadas,não vejo porque a surpresa se é um repeteco continuo na F1,e no ano que vem volta a liderar na F1,provavelmente a McLaren,ou se não,ganha novamente o Vettel ate ele bater o recorde de vitorias e títulos do Schumacher ,pois na F1 tudo passa muito rapidamente e quem bobeia,fica para tras!!!
Hoje V. apresentou um assunto importante, realmente. Eu acho que isto tudo acontece por varios fatores, o principal e o monopolio de marca de pneus a ser utilizado nas corridas. Trabalhei na Goodyear nos anos 80 e lembro como era importante haver essa competição pelo melhor pneu na pista e digo realmente o desenvolvimento dos pneus na pista nos levou a tecnologia que temos hoje nos pneus de passeio de fabricantes de nome,como Pirelli, Michelin, Goodyear. A competição entreas marcas e o coração das competiçoes. Concordo que a Pirelli entrou numa fria mesmo ao entrar no jogo da quadrilha que comanda aquilo la hoje. Ainda bem que não pneu chinês ainda por ai sim ia morrer piloto, esses a e que são porcaria…i
Fábio
Tenho uma solução simples para a Pirelli resolver tal situação.
Não precisa gastar nada de nada. Só mudar como são exibidos os pneus.
O composto mais resistente do final de semana, teoricamente o mais duro, deveria ser chamado de pneu Pirelli. Os demais continuariam com as cores.
Além de aparecer durante a transmissão, obrigaria os narradores a dizerem o nome Pirelli e ainda tornaria sinônimo de composto melhor, mais durável.
Não cobrei nada por essa solução barata e instantânea rsrsrsrs
Certa era a Michelin que queria competição nos pneus. Com competição não se cria ideias contra sensos como um pneu que se esfarela. Uma das idéias da F1, ao meu ver, sempre foi inovação que mais tarde era trazida para as ruas. Assim se esperava que o desenvolvimento da F1 trouxesse pneus melhores para os carros de rua, mas da forma que está o que a Pirelli está ganhando de desenvolvimento ??
A Pirelli também quer a competição com outras marcas, mas a FIA não. Quer um unico fornecedor de pneus.
-esse é o pseudo-jornalismo dos não fatos,
-os pneus são iguais pra todos, e todos testaram,
-alguns não se conformam q os RB não são mais 2s mais rápido q os outros carros, são só 1s mais rápidos, mas não é o suficiente.
Olha eu tive uma experiencia traumatica com Pirelli. Comprei um Vectra GTX e os Pneus que vinham nele era o famoso P7. Com apenas 25.000 Km os pneus comecaram a me dar problema, nao davam mais balanceamento, e tinham um desgaste anormal, so para resumir, levei na concesionaria, e me indicaram para levar na autorizada pirelli, fizeram uma porrada de Laudo e concluiram que era NORMAL, como normal, carro com 25.000 e os pneus totalmetne gastos. Bom sai da loja e fui eum uma loja de pneus, todos de primeira linha extremamente caros ( Michelin, goodyear, TOYO) o vendedor me apresentou a Fate que tinha o preco bem mais em conta e ele me garantiu que era otimo, alem de um desenho mais bonito. Resumo, coloquei os FAtes e meu carro ja esta com 80.000 e agora que comecaram a aparecer os primeiros sintomas de que terei que trocar. Sempre deram balanceamento. Eu jurei para mim mesmo que nunca mais terei Pirelli, e uma marca que nao é tao famosa acabou me surpreendendo positivamente.