Tiro no pneu
17/05/13 03:00Um revendedor de pneus do Rio resolveu fazer publicidade na traseira de ônibus.
Estampou endereços, telefones, site. E, para ilustrar, colocou uma foto dos atuais pneus de F-1, com suas chamativas bandas coloridas.
Fiquei encarando isso por alguns longos minutos dia desses, trancado no trânsito cada vez mais paulistano das ruas cariocas. E o que veio à cabeça foi: “Será que alguém que acompanha F-1 compraria mesmo pneu da Pirelli?”
Tenho sérias dúvidas.
Em Barcelona, houve 77 pit stops. Dos 19 pilotos que chegaram ao fim da prova, 13 tiveram de parar quatro vezes nos boxes porque os pneus não aguentavam. Compostos ditos médios duravam sete, oito voltas. Os duros não chegavam a 20.
Pelo rádio, o tempo todo, pilotos e engenheiros reclamando dos pneus. “Se eu acelerar, vão embora”, disse Rosberg à certa altura. “Não posso ir mais devagar do que isso”, respondeu Hamilton, ao pedido para aliviar ritmo e economizar borracha. “O dianteiro esquerdo acabou”, protestou Webber.
Depois da prova, pedaços de pneus por todo o asfalto. Antes, na sexta-feira, um susto: o esquerdo traseiro de Di Resta dechapou em plena reta e ele teve de encostar.
Um show de horrores.
A Pirelli já percebeu o erro e tenta encontrar um caminho. De forma errática, porém. Para
o Bahrein, mudou seu cardápio de pneus. Para a Espanha, levou um novo composto duro.
Agora, anuncia revisão total a partir do Canadá, no mês que vem.
Afirmar que essa série de barbeiragens não afeta negativamente o marketing da empresa é negar o outro lado da moeda: que uma imagem positiva traga benefícios.
Enquanto marcas pagam fortunas para aparecer na F-1, buscando conceitos de excelência e tecnologia de ponta, a Pirelli está lá, GP após GP, exibindo um produto que se destrói em poucas voltas e ouvindo testemunhais negativos sendo reverberados para 500 milhões de telespectadores pelo mundo.
Vale a pena?
É necessário ter os custos em mãos para dar uma resposta precisa. E sabemos que os pneus-farofa foram pedido de Ecclestone. Mas é pouco provável.
O mais emblemático anti-exemplo de marketing na F-1, nos últimos anos, foi a Ford.
A montadora comprou uma equipe bem montadinha, a Stewart, rebatizou-a de Jaguar. Mas promoveu repetidas trocas de comando, mudou várias vezes de rumo…
Resultado: entre 2000 e 2004 só deu vexame. Deixou a categoria pela porta dos fundos. Em 2005, uma tal de Red Bull assumiu o time. E mostrou como fazer certo.
A Pirelli segue a mesma rota. Mais: prepara o sucesso de uma concorrente, porque qualquer outra marca que a suceder, um dia, parecerá ter um produto melhor.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Acho que a Fórmula 1 teria muito mais emoção com 2 baterias. A primeira normal, com treino classificatório, e tudo o mais, e a segunda com o grid de largada sendo a chegada da primeira corrida em ordem invertida. A primeira com a vitória valendo 25 pontos e a segunda valendo 15. Aí certamente veríamos muitas ultrapassagens, sobretudo na segunda.
Comparar pneus de F1 com os de âmbito comercial.
Sta inocência Batman !
Alguém lembra do GP dos EUA 2005 – Pneus Michelin (Renault, McLaren, Williams, BAR, Toyota, Sauber e Red Bull).
Tambem creio que ficou muito mal para a Sferelli,(colocou aqui ,acabou logo ali!).Más pelo visto tem muita gente que ainda prefere queimar o sofa. Mas tambem nada me tira da cabeça que resultados não estejam já demarcados para manter a “competitividade”entre pelo menos dois concorrentes para que haja audiência e as burras do Mr.Bernie e associados continuem cheias de modeda boa e forte,quem é capaz de trambicar competitividade ,é capaz de qualquer coisa,pois o DSR e o Sfarelli nada mais são que engodo a quem assiste corridas,para os poucos iniciados em automobilismo é uma beleza,um Show mas para que já tem algum conhecimento sabe que é de uma artificialidade Hollyoodesca ou Broadwesca,com roteiro pronto para inicio,meio e fim do “show”.Más como tudo ha quem goste então…………………………………………………..
Se o Pirelli faz pneu farofa ou não, se o marketing é bom ou não, na dúvida compre Michelin que é o melhor
Mas isso é só o terreno sendo preparado para o anúncio da pirelli mudando a borracha e prejudicando a Lotus e a Ferrari que estão usando o mesmo composto. Parabéns blogueiro, manda um abraço pro alemãozinho.
Isso. A Pirelli mudou os pneus só porque eu escrevi a coluna. O Vettel me ligou e eu fiz esse favor pra ele…
Não acredito que seu alemãozinho ia ligar pra falar de trabalho. Acredito mais na força de patrocinadores da Red Bull.
Ah, sim. A Red Bull me manda caixas e caixas de energético todas as semanas…
Fábio você podia sortear estas caixas de energéticos entre os leitores do blog…
Desculpe mas não podia perder a piada…
Viu só cada coisa que tenho que ler aqui?
Abs
Quero participar do sorteio. rs.
Quem acompanha deveria saber que nao tem nada a ver o cu com as calças. Pilantragem de alguém que conhece (vendedor) associar pneu de rua com o de competição desenhado justamente com esse objetivo: degradar mais rápido. Se eu for comprar pneu e alguém falar isso ja sei que é picareta ou não sabe nada de pneu.
Excelente resposta, Sergio. Ecclestone pediu para que houvesse mais trocas de pneus em prol da disputa. A Pirelli fez. Na década de 80, a Pirelli fazia compostos que duravam a corrida toda. A regra era outra.
Esse pensamento é para quem desconhece competições automobilisticas.
“o louco perde tudo, menos a razão”
Concordo plenamente com o Fabio, a Pirelli esta se expondo e de maneira perigosa, além de não durar os pneus estouram e furam sozinhos, isto e falha construtiva e não problema de composto. Vejam o Di Resta e o Massa que teve 2pneus traseiros furados na mesma corrida. Oque ocorre é que a Pirelli é muito querida pelos brasileiros, onde é tradicional e líder. Mas mundialmente é apenas a sexta maior fabricante com4% do mercado, e quem não sabe fazer pneu de competição, pode errar no de rua…
Olá, acompanho seu site assim como outros através de rss e app de celular que abre estes RSS alguns ano atras acredito que no tempo em que a pirelli estava entrando na f1 li um post sobre marketing propaganda e f1.
Lá dizia o seguinte da mesma maneira que uns pensam Ah acabou o pneu vai ter que trocar etc…
A grande maioria psicológico e marketicamente falando. Pensa em Pneu novo pirelli.
Nao me recordo do post e mto menos do site mas qqr coisa me envie um email será um prazer encontrar caso lhe interesse senão. Nao precisa responder pois provavelmente nao voltarei para ler os comentários. Obrigado pela atenção Justen.
FAKE? QUE PÉSSIMA ABORDAGEM EM COLEGA. FALTOU CRIATIVIDADE. COMO DIZ O FAMOSO DITADO: “A INVEJA É UMA M***A.
Só faltava essa, virar bedel de comentaristas do blog.
Mas é o seguinte: não vou publicar mais nenhum comentário dos dois nesse clima infantil de brincadeira, ok? E se insistirem, vetarei todos os comentários de ambos, sobre qualquer assunto, daqui pra frente.
Sem mais.
FÁBIO, TEM UM REALBR FAKE SE PASSANDO POR MIM – CASO ELE VENHA ESCREVER COISAS OFENSIVAS CONTRA VC OU QUALQUER OUTRO PARTICIPANTE DO BLOG, POR FAVOR VERIFIQUE – PORQ EU, COMO VC E TODO MUNDO JÁ SABE, GOSTO DE VER HAMILTON CORRENDO; LOGO, NÃO PODERIA ESTAR DECLARANDO QUE HAMILTON É RUIM – ALGUM ENGRAÇADINHO, TALVES O COLEGA TOTO58, QUERENDO SE APARECER AS MINHAS CUSTAS, QUEM SABE.
Fábio,
Vejo que você é a favor e pede por essa mudança nos pneus já há um tempo.
Realmente, as corridas estão chatas com tantas paradas, mas eu não acho justo o que a Pirelli e a FOM fazem.
Mudança de pneus durante a temporada ou mesmo a escolha dos pneus pra cada corrida são formas discretas de se manipular o campeonato. Com essa mudança agora por exemplo, claramente a Lotus vai ser a principal prejudicada e provavelmente vai deixar de lutar pelo título. Justamente porque o carro dela não é o tão rápido, mas consome menos pneu e consequentemente possibilita melhores estratégias.
Na minha opinião, o mais correto seria que os pneus fossem entregues nos testes (a partir daí nenhuma mudança seria feita) e os compostos pra cada corrida fossem definidos também antes dos testes. A partir do primeiro teste, cada equipe já saberia onde trabalhar para melhorar o desempenho com tal composto.
O que você acha disso? Acha justa essa mudança no meio do campeonato?
Sinceramente não creio que o público que assista às corridas compare o pneu do seu próprio carro com um que está em um Fórmula 1, Fábio. Sendo assim, a empresa não tem um marketing negativo contra si. Estas mudanças que você chamou de erráticas, na minha visão, significam que a Pirelli tem agido rapidamente e muda os seus compostos conforme as ocorrências e os pedidos feitos pela categoria, tanto pilotos quanto organização. Todo mundo sabe que o chefão da F1 Ecclestone pediu à Pirelli para produzir pneus que durem menos para este ano. Também acredito que seja voz corrente que o pneu esportivo é muito diferente do que temos em nossos carros. Outra coisa que posso entender é que a Pirelli tem mudado justamente para se adequar aos objetivos da F1. Por exemplo, os testes feitos na Espanha em fevereiro no frio e com condições muitos diferentes daquelas de agora, com certeza, não ajudaram a acertar carros e pneus para as corridas da temporada. Claramente a descoberta dos problemas dos carros e pneus foi feita já com corridas iniciadas. Além disso, só uma ou duas equipes estão reclamando, mas as outras 10 não falaram. Uma pergunta deveria nascer também em vocês jornalistas, por que um time como a Red Bull agora está reclamando, mas no ano passado não falou nada? Seria agora um problema de estratégia de “markenting defensivo” deste carro…?
Olá td bem com vc? CULPA DO SR. BERNIE….EU ACHO! ABRAÇOS,
FLÁVIO PENNA
Nem minha mãe que não sabe nada de F1 e chama o Hamilton de Hamilton (leia em pt-br) acha q a Pirelli é ruim pq seus pneus esfarelam nas corridas.
Pra mim é bastante óbvio que eles escolheram o modelo da F1 e não que são incompetentes pra deixar os pneus mais duradouros.
Daria até pra dizer que o Lucas Di Grassi é um “piloto cobaia”. Já pensou um peneu desses estourar a 300km/h?
Tomara que nunca…
Quem entende colocaria sim. Eu acabei de trocar os meus pneus, e por outro jogo de P-zero, na minha opinião, o melhor pneu esportivo do mercado(recomendado inclusive pela propria marca). Afinal quem compra pirelli liga mais pra qualidade de construção e grip do que para durabilidade.
Boa tarde Fábio,
Escrevo aqui o que comentei no blog do FG, com alguns adendos.
Hoje a competição é de “gestores de pneus”, e não de pilotos. Não de velocidade.
A essência da F-1 está se perdendo. Diria que de uns anos para cá a F-1 está se perdendo.
No qualifying, por exemplo, hoje não existe disputa verdadeira por pole, pelas primeiras posições. Aquele esforço para pular de quinto para quarto no grid. Cada posição valendo ouro. Isto não existe mais. O mais importante agora é “conservar os pneus”.
Absurdo.
Como tenho imensa saudade quando os pilotos iam para a classsificação com a faca nos dentes tentar tempo de verdade, fritando pneu, freando bem depois, pilotando no limite. Tirando tudo do carro, lutando por cada décimo.
A solução creio que seria permitirem pneus só para o qualifying. Sem medo de gastar.
Hoje está tudo muito, muito enfadonho.
As corridas, artificialmente muito chatas, apesar de toda a “emoção”.
Eu diria mais: as corridas estão falsas. Falsas disputas por posição, falsas ultrapassagens…
Tenho uma sugestão para o novo nome da F-1: “Mundial de Administradores de Pneus 2013″.
Abraços!
“Pelo rádio, o tempo todo, pilotos e engenheiros reclamando dos pneus. “Se eu acelerar, vão embora”, disse Rosberg à certa altura. “Não posso ir mais devagar do que isso”, respondeu Hamilton, ao pedido para aliviar ritmo e economizar borracha. “O dianteiro esquerdo acabou”, protestou Webber.” – ISSO CHEGA A SER HILÁRIO – SÓ RINDO MESMO, NÃO É? COMO PODE, NUM SPORT DE ALTO NÍVEL, EM QUE O PRINCIPAL É CORRER PRA CHEGAR LÁ NA FRENTE, VC OUVIR ESSE TIPO DE COMENTÁRIO PELO RÁDIO P/ A EQUIPE?
“Enquanto marcas pagam fortunas para aparecer na F-1, buscando conceitos de excelência e tecnologia de ponta, a Pirelli está lá, GP após GP, exibindo um produto que se destrói em poucas voltas e ouvindo testemunhais negativos sendo reverberados para 500 milhões de telespectadores pelo mundo.
Vale a pena?” – PRA MIM, PERFEITA TUA OBSERVAÇÃO. VAI NA CONTRA-MÃO DAQUILO QUE SE ESPERA A RESPEITO DE UM BOM MARKTING. COMO VC DISSE: ELES ESTÃO PREPARANDO O AMBIENTE P/ OUTROS CONCORRENTES, QUE SABERÃO TIRAR PROVEITO DESSA SITUAÇÃO, COMO A RBR TIROU QUANDO ASSUMIU O LUGAR DEIXADO PELA FORD_JAGUAR.
Ola, seu comentario sobre o anti marketing é duvidoso, veja…..a Maclaren fez espionagem e nem por isso deixou de vender carros, a Ferrari faz marmeladas nas corridas e nem por isso a marca Ferrari é desvalorizada e tem um piloto de carater duvidoso que banco espanhol paga milhoes para sua marca ficar ao lado dele…..isso sem contar aquele acidente envolvendo Nelsinho, Renault, Alonso(olha ele de volta), a fabrica francesa continua por ai com algum sucesso…………resumindo imagem e formula 1 não tem muita coerencia…….aquilo é um circo……..muitas vezes um verdadeiro circo(olha o trapezista).
Sinceramente, não acho que qualquer pessoa sensata que entende de F1 vai fazer qualquer associação entre os pneus das equipes e os que circulam nos carros de passeio. São coisas diferentes que compartilham apenas o nome da fábrica. Como todos bem sabem, os pneus da F1 são encomendados, não tem porque fazer relação com os pneus dos carros de passeio.
Fazer essa relação é apenas uma tenativa grotesca de atacar a política dos pneus adotada pela F1. As pessoas que fazem essa associação, ou são extremamente ingênuas ou não acompanham a F1. E, para essas sim, o marketing é negativo. Veja bem, não defendo a política atual, – aliás eu concordo que o marketing é ruim – só afirmo que quem acompanha a F1 não pode se deixar levar por uma bobagem dessas.
Vc está certo ao meu ver. O problema é que só uma minoria da população faz essa dissociação. O resto associa as marcas aos produtos. Quando a Renault foi campeã em 2005, teve muita gente comprando Clio 1.0 dizendo que estava comprando o carro da campeã mundial de F1 (o que não é mentira). Não temos estatísticas, mas creio que a “massa” não dissocia.
Com todo respeito ao comentarista, a abordagem é ridícula. Os pneus atuais, são uma tentativa de salvar a chatice que se transformou a F1. As corridas são disputadas nos box, entre trocas de pneus e estratagemas cada vez mais escabrosos. Espetáculo lamentável para quem assistiu a Fittipaldi, Senna e Piquet.
Com todo o respeito ao seu comentário, acho que você não entendeu o ponto. Eu sei qual é o objetivo do pneu-farofa. O problema é a imagem que ele passa, aliado a uma marca. E existem mil teorias do marketing que explicam o impacto de uma imagem negativa como essa.
Abs
Imagem negativa? Um pneu que faz curvas a 250Kms por hora e faz os carros cada vez mais baixarem os recordes das pistas? Fornecer pneus para a categoria máxima do automobilismo já é uma propaganda totalmente positiva.
Olha..acho que é uma péssima divulgação.Lembrei que coloquei 4 novos pneus misto e com 10 mil rodados estão gastos.Lembrando pneus 0km comprado em fornecedor da marca.
Seria algum outro problema para tal desgaste? Troco meus carros a cada 30 – 35 mil Kms e os entrego com os pneus em bom estado, seja Pirelli ou qualquer outra marca.
Fabio. eu sei que voce tem que dar tua opiniao.
Se os pneus que na minha opiniao sao encomendados pelo Bernie Elcestone e pelo mosley fossem duraveis a formula ja teria acabado por falta de emocao.
Como especialista em marketing e fâ da F1 atual, pergunto: Ô Fabio, será que o mais bração dos motoristas não consegue diferenciar o pneu usado num Formula 1 e no seu carro do dia a dia?
Abraços
Claro que consegue. Mas como especilista em marketing, você acha que a imagem que a Pirelli passa é positiva?
Não sou especialista de marketing, mas pensando friamente, a imagem é positiva, pois indica que a Pirelli desenvolve pneus conforme a necessidade do cliente, na formula 1 eles querem pneus farofa e é o que eles tem
pra mim é legal,pelo menos assim as corridas tem alguma graça,aliás se não fossem os pneus eu nem teria visto a corrida da espanha que costuma ser um tédio,eu acho que do jeito que está ficou bem legal e que continue assim !!!
Eu não misturo as coisas, pra mim, pneus Pirelli é o melhor que tem para se colocar em um carro que utilizamos no dia-a-dia. Na F1, quem acompanha, sabe que esses pneus foram feitos para acabarem rápido, porque a F1 quer assim, um festival de ultrapassagens falsas. Tenho certeza que se deixarem a Pirelli desenvolver o pneu sem envolvimento da FIA, pode dar 200 voltas que não acaba.
Sóbrio, conciso e realista. Muito boa abordagem Fábio.
É Fábio, vc tem toda razão. Azar o meu que coloquei pneu Pirelli no meu carro. Mas como vc disse, ela que não abra o olho pois tem um monte de fabricantes querendo tomar essa vaga da Pirelli e inclusive tem uma coreana, que agora não lembro o nome, mas se eles entrarem pode ter certeza que vai ser pra valer, assim como estão fazendo no segmento de automóveis, vc não acha??
Olá Fábio. Do ano passado pra cá, acompanho também um pouco da Moto GP e suas categorias de acesso, e as corridas tem sido emocionantes. Nas corridas de Moto os pneus duram a prova inteira. Assim, a posição do piloto na corrida me parece um pouco mais justa em relação ao seu talento. Qual é sua opinião? Você acha que isso daria certo na formula 1, abandonar a obrigatoriedade do pit stop, já que hoje não há uma diferença muito grande de equipamento entre as equipes?
Bem colocado,Fábio.Ano passado,inclusive,em um dos seus posts,eu tinha comentado sobre se alguém compraria pneus Pirelli após o advento dos pneus farofa…Marketing inverso mesmo…
Quando a Parmalat patrocinava o time do Palmeiras (não sei se ainda patrocina – não assisto futebol), ouvi vários corinthianos dizendo que não consumiam produtos da marca Parmalat. Pior, não usavam nada de cor verde. É a mesma filosofia tosca.