Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Tiro no pneu

Por Folha
17/05/13 03:00

Um revendedor de pneus do Rio resolveu fazer publicidade na traseira de ônibus.

Estampou endereços, telefones, site. E, para ilustrar, colocou uma foto dos atuais pneus de F-1, com suas chamativas bandas coloridas.

Fiquei encarando isso por alguns longos minutos dia desses, trancado no trânsito cada vez mais paulistano das ruas cariocas. E o que veio à cabeça foi: “Será que alguém que acompanha F-1 compraria mesmo pneu da Pirelli?”

Tenho sérias dúvidas.

Em Barcelona, houve 77 pit stops. Dos 19 pilotos que chegaram ao fim da prova, 13 tiveram de parar quatro vezes nos boxes porque os pneus não aguentavam. Compostos ditos médios duravam sete, oito voltas. Os duros não chegavam a 20.

Pelo rádio, o tempo todo, pilotos e engenheiros reclamando dos pneus. “Se eu acelerar, vão embora”, disse Rosberg à certa altura. “Não posso ir mais devagar do que isso”, respondeu Hamilton, ao pedido para aliviar ritmo e economizar borracha. “O dianteiro esquerdo acabou”, protestou Webber.

Depois da prova, pedaços de pneus por todo o asfalto. Antes, na sexta-feira, um susto: o esquerdo traseiro de Di Resta dechapou em plena reta e ele teve de encostar.
Um show de horrores.

A Pirelli já percebeu o erro e tenta encontrar um caminho. De forma errática, porém. Para

o Bahrein, mudou seu cardápio de pneus. Para a Espanha, levou um novo composto duro.

Agora, anuncia revisão total a partir do Canadá, no mês que vem.

Afirmar que essa série de barbeiragens não afeta negativamente o marketing da empresa é negar o outro lado da moeda: que uma imagem positiva traga benefícios.

Enquanto marcas pagam fortunas para aparecer na F-1, buscando conceitos de excelência e tecnologia de ponta, a Pirelli está lá, GP após GP, exibindo um produto que se destrói em poucas voltas e ouvindo testemunhais negativos sendo reverberados para 500 milhões de telespectadores pelo mundo.

Vale a pena?

É necessário ter os custos em mãos para dar uma resposta precisa. E sabemos que os pneus-farofa foram pedido de Ecclestone. Mas é pouco provável.

O mais emblemático anti-exemplo de marketing na F-1, nos últimos anos, foi a Ford.
A montadora comprou uma equipe bem montadinha, a Stewart, rebatizou-a de Jaguar. Mas promoveu repetidas trocas de comando, mudou várias vezes de rumo…

Resultado: entre 2000 e 2004 só deu vexame. Deixou a categoria pela porta dos fundos. Em 2005, uma tal de Red Bull assumiu o time. E mostrou como fazer certo.

A Pirelli segue a mesma rota. Mais: prepara o sucesso de uma concorrente, porque qualquer outra marca que a suceder, um dia, parecerá ter um produto melhor.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Leandro Fraga comentou em 17/05/13 at 10:24

    Caro Fábio, não vejo isso como um problema. Os que acompanham a Fórmula 1 sabem que a durabilidade de todos os componentes é muito menor que nos equivalentes de rua, por serem desenhados para máxima performance (ruim para a imagem é quando falham, como um motor quebrado precocemente, ou um pneu estoura sem explicação); para esta parte do público, o que a Pirelli faz é ajudar no espetáculo. Para os que não acompanham, fica só a imagem de empresa fornecedora da F1, o que é bom também.

  2. Reyzo comentou em 17/05/13 at 10:22

    Fábio, seu comentário foi muito feliz. Parabéns pelas colocações. Eu também já havia pensado mais ou menos assim quanto ao marketing negativo da fabricante de pneus. Mais uma vez, meus parabéns.

  3. luis angel comentou em 17/05/13 at 10:20

    Aleluia! Alguém pensa como eu!
    cópia do e’mail que enviei à Pirelli:
    de:
    Luis Angel
    Para:
    PIRELLI
    Assunto:
    PIRELLI
    Data:
    25/05/2011 13:06

    Desde 1966 trabalho com pneus (alinhadora rodaleste – são paulo)
    Aprendi a gostar dos pneus Pirelli pela aderência, durabilidade e qualidade.
    Sei, porque adoro F-1, que os pneus fornecidos à F-1 são fabricados, atendendo pedido da FIA, propositalmente com pouca durabilidade para gerar mais emoção, mexer com a estratégia das corridas.
    Mas lhes pergunto:A PIRELLI tem consciência que nem todos são bem informados como eu e, vendo os problemas dos pneus na corrida, pilotos criticando pneus (vide Massa), excesso de trocas, podem inconcientemente chegar a conclusão de que os pneus PIRELLI são de má qualidade, perigosos! Ou seja, V. investem numa propaganda NEGATIVA! O pessoal da MICHELIN deve estar dando boas risadas de Vs.

    • Bernardo comentou em 20/05/13 at 23:23

      Pois seu ponto eh solido.

  4. renatohk comentou em 17/05/13 at 10:07

    Por favor, essa foi o fim da picada!
    Qq um q sabe o q é F1, principalmente quem acompanha direto, tem total noção do q está acontecendo, da intencionalidade na alta degradação dos pneus.
    Esse post é ridículo!
    Campanhazinha inútil e ridícula pra justificar o fraco desempenho do bebê chorão Féttel, q tem o melhor carro, mas não anda nada.
    Alguém poderia me indicar um bom blog sobre F1? (o Flávio Gomes não serve, fala muita bobagem).

  5. Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 9:55

    ahh que saudades dos compostos duros e resistentes do Boemio!

    • Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 9:56

      os compostos do Romulo tbm eram bem duros e resistentes, mas duravam poucas voltas… Por isso prefiro os compostos do Boemio e do Marcelo MMS tbm nao é de se jogar fora.

    • Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 11:50

      Os compostos do Romulo tbm sao bons, resistentes e macios. (Leonardo)

      • Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 15:11

        Apesar de sentir falta dos compostos do Boemio e do Romulo, prefiro os seus compostos duros ou macios, Joao Paulo (Leonardo)

      • Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 15:12

        tbm prefiro os seus compostos, Leonardo. Mas gosto dos seus compostos duros e já aquecido. Nao gosto dos seus compostos macios ou frios. (Joao Paulo)

    • Joao Paulo e Leonardo comentou em 17/05/13 at 15:58

      confesso q os compostos mais duros sao os q mais me atraem.

  6. Mauro Oliveira comentou em 17/05/13 at 9:53

    Interessante, mas não creio que seja tão alarmante. Isso depende do perfil das pessoas que assistem a F1. Como eu gosto de verdade de corrida e acompanho essa joça desde 1986, eu não deixaria de comprar um pneu da pirelli por causa de uma coisa intencional.

    Não compro pneus da pirelli para colocar no meu carro porque os acho duros demais, o contrário do que acontece na F1.

    A maioria das pessoas compra pneus porque são mais baratos ou porque achou a banda de rodagem bonitinha.

    E a escolha do pneu na F1 só seria algo claro e determinante mesmo se houvesse mais de uma marca como quando eram Bridgestone e Michelin. E eu uso os michelin e não compro bridgestone exatamente por esse motivo. Eram os melhores. E não tinha interfência de de chefões de F1

  7. Rodriguera comentou em 17/05/13 at 9:51

    Perfeito! É isso mesmo! Não tem como mandar seu post pro Paul Hembery?

  8. Berndo comentou em 17/05/13 at 9:49

    Sou engenheiro mecanico, acompanho a F-1 de perto, e continuo compraria sim pneus pirelli se eu tivesse carro.
    Acredito que os pneus se desmancharem sao feitos propositalmente para isso, o que me demonstra o quao capazes eles sao de fazer um pneu conforme o que lhes foi pedido. E todos sabemos que isso foi pedido.
    Tenho conviccao, apesar de nao entender bem de arquitetura de pneus, que a estrutura de um pneu F-1 pouco tem a ver com um pneu de rua convencional, como praticamente todo o resto do carro.
    Ja trabalhei num dept de pesquisa da Renault na França, e soube que o contato entre os pesquisadores da F1-Renault e os de carros comuns beirava a zero.

  9. Leandro F1 comentou em 17/05/13 at 9:47

    Dizer que a formula 1 esta com mais ultrapassagens é real, mais dizer que o piloto com mais velocidade vence é mentira,
    é lamentável ver um esporte que chamamos de corrida, se levar apenas pelos pilotos que sabe economizar mais pneus, não entendo!!!
    Os pilotos tem que dar tudo que tem, sem se preocupar com nada, ai sim vamos ver quem são os mais velozes agressivos na pista, deste jeito alguns pilotos com estilo de pilotagem mais fortes e agressivos são prejudicados, saudades dos velhos tempos!!!
    Não que a corrida tenha que ser um cortejo mais é ridículo a competitividade depender apenas de pneus, a Mercedes fez um carro incrível porem os pneus não a deixam explorar o seu potencial, a formula 1 é competição de carros e velocidade não de quem faz um carro para economizar pneus ou pilotos que ao invés de pisar fundo acelerando com a faca nos dentes, tem que pegar leve por causa dos pneus já esta ficando chato!!! lamentável!!! Quero ver quem é mais veloz eu gosto de corrida!! fora que é horrível aquele monte de borracha nas pistas!!!

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:01

      Um piloto pode ser veloz e ainda assim economizar pneus, motor, gasolina, etc.. E, para ser veloz, também não precisa “balançar” a traseira numa saída de curva, “tirar tinta” de muro, “jogar” o carro nas zebras, etc… Se voce não valoriza pilotos que dão uma “tocada suave”, bem “limpo”, com seus carros, é sua opção; eu valorizo, e muito, pilotos com essas características, porque ele te “engana”, voce pensa que ele está lento mas o cronômetro esclareçe tudo.

  10. Francisco comentou em 17/05/13 at 9:43

    Fábio, interessante análise. Os pneus do meu carro são da Pirelli. De uns tempos pra cá, olho pra eles com aquele olhar desconfiado, procurando algum defeito. Para algumas pessoas pode não fazer diferença nenhuma, mas a grande maioria, ao ver esses pneus farofando nas pistas da F1 deve pensar: “Tô fora desses pneus.”

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:07

      Concordo em parte. Em termos de imagem, é muito prejudicial a qualquer fabricante. E também não podemos exigir inteligência de pessoas que não sabem separar o esporte da vida real. Eu não me deixaria influenciar pelos desgastes destes pneus na F-1 porque a Pirelli os fez sob encomenda do velho gagá, diferentemente do que ela prodruz para o mercado automotivo. Talvez fosse melhor ter duas ou mais fornecedoras e deixar o “pau comer”, como já ocorrera no passado.

  11. Paulo comentou em 17/05/13 at 9:42

    Já faz algum tempo que o Ecclestone quer atrair para a F1 um público que não é aficcionado pelo automobilismo. Nessa tentativa, ele tem nivelado a categoria por baixo.
    Não tenho dúvida que qualquer amante do automobilismo prefere uma corrida em que haja disputa por posições, mesmo que não haja uma única ultrapassagem, a esses GPs com “trocentas” ultrapassagens causadas pelos pneus ou pelas porcarias das asas móveis, que não dão ao carro que vai à frente a menor chance de defesa.
    Disputas no automobilismo são feitas da habilidade do piloto de observar a condução de quem vai à frente, posicionar o carro para tentar superar o adversário e, a parte mais legal da história, disputar a freada. Nada disso é visto na F1 ultimamente.
    Com a atual configuração da categoria, jamais teríamos visto a manobra do Piquet na Hungria, ultrapassando o Senna por fora, colocando o carro de lado e controlando a derrapagem. Hoje, bastaria acionar a asa. Na freada a Williams já estaria muito à frente e ao Nelson caberia fazer a tangência normal e continuar na corrida. Mais sem graça, impossível.
    O pior é desperdiçar o talento do Alonso, do Hamilton e do Vettel que poderiam travar disputas muito legais, ao invés de ficar administrando o desgaste dos pneus.
    Atualmente uma corrida do DTM é um milhão de vezes mais interessante que um GP de F1. Uma pena!!!

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:13

      Para mim, a ultrapassagem com uso desta asa é artificial porque o da frente é proibido de usá-la. Vários fatores contribuiram para que se criassem esses artifícios incluindo o fator pneu “farelo”, a exagerada dependência da aerodinâmica, pistas com traçados tediosos, com poucas curvas de alta, média e baixa velocidades e infinitos “cotovelos” e o “assassinato” de vários circuitos de verdade.

  12. Thiago Maia comentou em 17/05/13 at 9:34

    Como eu acompanho a F1 e sei que o desgaste foi um pedido de Bernie, e justamente por amar o esporte e ciente da dificuldade que se enfrenta para conseguir apoios financeiros na categoria (vide Di Grassi, Razia…), não pensei duas vezes, ao trocar meus pneus coloquei Pireli!

    E assim faço com outras marcas e outros esportes que acompanho. É minha maneira de dizer: “Obrigado por apoiar o esporte que gosto”

    Obs: Gostaria de ter um renault mas me contento com um ford (Cosworth).

  13. Oliver comentou em 17/05/13 at 9:19

    Perfeito comentário! e podemos também incluir a Honda similarmente com a Jaguar pois quando Brown arrumou a casa, ele foi campeão.

  14. Naufel comentou em 17/05/13 at 9:19

    Fabio, qual é a marca de pneus usada na indy? Existem compostos diferentes por lá?

    • Fábio Seixas comentou em 17/05/13 at 10:43

      Firestone (Bridgestone).

  15. Felipe Gomes comentou em 17/05/13 at 9:04

    Certíssimo o pensamento Fábio! Eu não compraria um pneu Pirelli com receio do composto se deterior mais rápido que os concorrentes, apesar de saber que aquele pneu foi feito para isso mesmo, sempre ficamos com uma pulga atrás da orelha. Agora não há dúvidas que o composto ficando mais duro, as Red Bulls vão virar foguetes e o alemãozinho coloca a mão na taça e no tetra. Abs!

  16. Danilo comentou em 17/05/13 at 9:02

    Meu carro possui pneus Pirelli e estou muito satisfeito com eles. Também estaria se fossem Bridgstone, Michelin ou Goodyear. A questão é que eu entendo o que está por trás dos pneus-farofa da Pirelli. É bem provável que o consumidor médio, que acompanhe Formula 1 esporadicamente, deixe de comprar os pneus da Pirelli ao ver aquele pneu se desgastar com poucas voltas. Esperemos o GP de Montreal para avaliar a melhora (ou não) dos pneus.

  17. luiz caco comentou em 17/05/13 at 9:01

    Só lembrando Fabio ! No ano retrasado vc fez um comentário parecido e eu aproveite o gancho para falar q jamais voltaria a colocar pneus desta marca em meu carro. Sempre se falou no tal laboratório da F1. Mais a atual lata de lixo nunca tinha aparecido. Não a Pirelli.

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:19

      A Pirelli sempre fez bons compostos para a F-1, assim como a Michelin, Goodyear e Bridgestone. Um exemplo de durabilidade e boa performance dos pneus Pirelli é a vitória do Berger com uma Benetton, em 1986, sem paradas para torca de pneus, acho que foi na penultima corrida. Então, como haviam 04 postulantes ao título, Mansell, Prost, Piquet e Senna, a Goodyear resolveu oferecer um composto mais durável para o último GP, na Austrália. E o resto é história.

  18. Jonatan comentou em 17/05/13 at 8:55

    Toda corrida eu fico pensando o mesmo. A Pirelli tá se queimando com esses pneus farofa. É muito estranho eles aceitarem isso.
    No final da última corrida cheguei a escrever um comentário sobre isso no seu blog, mas depois pensei, “pô o cara é comentarista esportivo e não especialista em marketing”. pra falar a verdade, não é preciso ser especialista em marketing pra se dar conta que a Pirelli ta fazendo o que o vovô Bernie tá pedindo, mas ta se queimando. Ou se esfarofando!!!! Abraço.

  19. Cláudio R. Martins comentou em 17/05/13 at 8:41

    Sempre que Vejo um pneu Pirelli nas ruas, logo me vem em mente a F-1, o quao chata ela esta se tornando… e como regrediu em termos de criatividade…

  20. Roney Salvadori comentou em 17/05/13 at 8:29

    Como torcedor de automobilismo e acompanhando a F1 desde os Fittipaldi, não vejo desta maneira, pois quem gosta e acompanha o esporte sabe que estes compostos são encomenda do Sr. Bernie.
    Se os pneus não aguentam, a regra vale para todos. E me parece bastante óbvio que se a Pirelli ou outro fabricante for solicitado pode desenvolver um pneu que dure toda a corrida. Acredito que somente haveria prejuízo na imagem do fabricante caso houvesse mais de um fornecedor.

  21. Ricardo Arcuri comentou em 17/05/13 at 8:28

    Para ser muito honesto, isso nao influi muito para o brasileiro.

    O importante é que as disputas voltaram, mesmo que de modo forçado. Isso que ta pesando na imagem da Pirelli. A imagem que tao deixando é de um pneu que ta na F-1. Isso que mostra no momento.

    Nao estou dizendo que vc ta errado e acho que vc ta certo no seu pensamento para um futuro ate proximo. Mas no momento, oq ta sendo mostrado ainda é positivo ao mundo. Ainda.

  22. PAtrick Mesquita comentou em 17/05/13 at 8:23

    Fábio, todos já entenderam essa questão dos pneus! Parece que trabalha pras concorrentes! Você tem é que explicar como funcionam e pronto!
    Parece um amador que não entende nada!!
    Ps.: Eu disse “parece”.
    Só um toque dum leitor assíduo.
    Abraço

  23. Antônio Luiz Júnior comentou em 17/05/13 at 8:12

    Somente a LOTUS vai lamentar a mudança. Que aproveite os próximos GP’s para fazer muitos pontos. em todo caso acredito sinceramente, que quem tem o carro mais equilibrado, vai continuar levando vantagem, mesmo com pneus melhores. vai fazer sempre um pit stop a menos que as concorrentes. A mudança já vem tarde.

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:26

      Vamos ver o que acontecerá a partir do GP do Canadá. Se a Red Bull voltar com o domínio demonstrado anteriormente, pode-se dizer que o título já tem dono. Aliás, essa mudança partiu da pressão da equipe austríaca, em conluio com o velho gagá; se partisse da Ferrari, encontraríamos os costumazes “adjetivos” à equipe italiana.

  24. Victor Dias Oliveira comentou em 17/05/13 at 8:08

    É desanimador acompanhar um campeonato onde tudo mais é secundário; tudo gira em torno dos pneus. Na minha juventude acreditava-se que o campeão da F1 era o piloto mais rápido. Esse ano será o piloto mais econômico dentre as equipes de ponta. A F1 deveria passar a se chamar Campeonato de Endurance de Borracha.

  25. Rogerio comentou em 17/05/13 at 7:56

    Fabio,

    Me assusta voce como jornalista especializado fazer sensacionalismo a respeito dos pneus.
    Vamos lá. A FOM e a FIA pedem a fabricante que façam pneus que se degradam rapidamente para dar alternativas estratégicas as corridas, que antes eram procissões. A fabricante faz exatamente o que é solicitado e vai mudando a concepção dos pneus ano após ano para que as equipes tenham que entender o produto novamente a cada temporada.
    Ano passado começou movimentado, e no final com o entendimento dos pneus todos já faziam apenas um pit stop por corrida e as provas já estavam em siga o lider novamente. O que salvava no final da temporada 2012 era o DRS.
    Esse ano a fabricante faz pneus que duram menos, com novas especificações e comportamento distinto. Algumas equipes entenderam mais rápido, outras demoram mais para entender. A corrida de Barcelona foi movimentata nos pits, a maioria fez 4 para cada carro, mas teve equipe que conseguiu fazer o programado, 3. A idéia inicial eram de 2 ou 3 paradas por corrida.
    Onde está o erro? De quem recebe o produto que vai ser usado na temporada com antecedencia em escala 60% pra usar no tunel de vento e não consegue desenvolver o carro pra gastar pouca borracha ou de quem atende a uma solicitação complicada, já que terá que colocar pra pensar os melhores engenheiros do mundo?
    A imprensa cabe o papel de apenas criticar. Se os pneus durassem toda a corrida voces estariam crititacano, se as corridas fossem procissão voces estariam criticando, se tivessem 2 ou 3 pits voces estariam criticando e porque as equipes não conseguem gastar pouco pneu voces criticam.
    Eu IMHO estou gostando das corridas e na prova de Barcelona achei bastante interessante tanto a movimentação na pista quanto nos boxes.
    Se quiser debater mais sobre o assunto fique a vontade, meu email está acima.

    • Murilo Rodrigues comentou em 17/05/13 at 11:33

      Entendo sua posição mas eu preferiria que os pneus se esfarelassem menos; os detritos nas pistas é desanimador. Há cerca de 2 ou 3 anos atrás, lembro que a FIA disse que procuravam uma F-1 mais ecológica, com o uso de novas alternativas energéticas, o uso do KERS mas, levando o assunto para o lado dos pneus, onde é que está inserido o lado ecológico em questão? Para mim, a Perelli não tem culpa de nada já que seguiu as recomendações do velho gagá e oferece o produto perfeito.

  26. Valter Franco da Rocha Filho comentou em 17/05/13 at 7:40

    Fábio quem acompanha a F1 sabe, desde o começo, que estes pneus são assim por imposição dos organizadores e não por incompetência da Pirelli. Se as corridas são acompanhadas por meio bilhão de pessoas, estas com toda certeza sabem disso e o restante que não sabe do que se trata não deve se influenciar.

  27. PAULO L. FILHO comentou em 17/05/13 at 7:39

    Olá Fábio. Boa abordagem, lembro de uma foto em um de seus posts que mostrava uma pista (não lembro qual) depois de uma corrida de F1, onde mostrava a quantidade imensa de pedaços de borracha de pneu nas partes “fora da trilha”. Foi uma imagem e tanto aquela, marcou mesmo. Eu creio que seja sim um “tiro no pé”, ou no pneu..rs..pois se formos pensar que a categoria se propõe a ser menos poluente ao reduzir a emissão de gases dos motores, o mesmo deveria ocorrer no caso dos pneus, tanto pelo lado do fabricante, quanto pelo lado da F1. Fora da F1, não é só a emissão de gases dos escapamentos que poluem. Quem mora de frente para ruas pesadas de trânsito como eu, sabe bem disto ao limpar a casa (uma camada meio “engordurada” fica nas coisas. Passe uma flanela em qualquer fio..seja da tv, ou do pc e verá que fica no pano uma listra preta que não sai nem com água sanitária. Parece que voce usou o pano em uma oficina). Acho que este assunto sobre os pneus, tanto no aspecto da competição em sí, quanto no aspecto ecológico, deveria já ter sido pelo menos”amenizado” há muito tempo. Não é possível que com o dinheiro que investem e com o enorme poder financeiro tanto do fabricante, quanto o da F1, isto não seja reduzido em pelo menos 50%. Aquela imagem que citei já dizia tudo. A meu ver eu creio que afeta sim a imagem da Pirelli, mas..rs..sempre tem um “mas” tem muita..mas muita gente que não está nem aí…e a coisa logo após a corrida já caiu no esquecimento.
    Abs.,
    Paulo L. Filho

  28. Mister Carlos comentou em 17/05/13 at 6:27

    Já tinha pensado nisto também … alias fui comprar dois pneus para meu super pegeout, e quando fui comprar na loja com meu cunhado, quando vimos o modelo pirelli, até brincamos com o vendedor, dizendo que não queríamos pois na f1 eles não duram nada, rs.

    Ai o cara falou, não, mas estes aqui duram, podem ficar tranquilos … isto foi aqui na Zona Norte de Sampa, sábado retrasado.

  29. Rafael Fuentes comentou em 17/05/13 at 4:53

    Eu compraria Pirelli sim. Caso tivesse mais de uma marca competindo e a Pirelli estivesse perdendo na pista, ai seria diferente. Do jeito que é, acredito q seja só uma plataforma de divulgação da marca… não consigo ligar a o excesso de pits-stops com a possível falta de desempenho dos pneus em carros de passeio. Acho óbvio q são coisas diferentes.

  30. Felipe comentou em 17/05/13 at 3:45

    Concordo, está ficando feio pra eles.
    Por mais que a adiência entenda que é de propósito, sempre vai ficar no subconciente que os Pneus da Pirelli não duram muito.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).