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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Pneus novos

Por Fábio Seixas
14/05/13 10:20

A Pirelli anunciou hoje que vai promover mudanças nas estruturas de seus pneus de F-1 a partir do GP do Canadá, no início de junho.

“Nunca pretendemos provocar corridas com quatro pit stops. Então faremos mudanças na construção dos pneus. Usaremos alguns elementos de 2012 e 2011 . Queremos voltar a ver corridas com duas ou três paradas”, disse Paul Hembery, diretor da empresa, ao site da revista “Autosport”.

Ele admitiu um erro estratégico: a Pirelli não levou em consideração, nos pneus deste início de ano, o desempenho das equipes na pré-temporada.

“Os pneus já estavam se desgastando muito nos testes, e provavelmente nós subestimamos esse comportamento”, afirmou.

Por fim, as mudanças também vão tentar evitar que pneus dechapem após pegar detritos pelo caminho, como aconteceu com Hamilton, no Bahrein, e com Di Resta, na Espanha.

Resumo da história: a Pirelli reconheceu que fez lambança neste começo de 2013.

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Comentários

  1. pc comentou em 16/05/13 at 7:09

    Vamos voltar às procissões?

  2. Tiago Francarolli comentou em 15/05/13 at 1:31

    Fabio Seios, vc acha que poderemos ter 2 gps do Brasil nos próximos anos, com a construção do autódromo no Parque do Beto Carreiro (já que Interlagos terá o contrato renovado com o Bernie)?
    Quanto a vantagem do Fernando Almoço, creio que ele não chega nem no Kimi.

    • Fábio Seixas comentou em 15/05/13 at 12:58

      Seios?

      • Tiago Francarolli comentou em 16/05/13 at 13:45

        Desculpe, culpa do corretor automático.
        Vou refazer a pergunta: vc acha que poderemos ter 2 gps do Brasil nos próximos anos, com a construção do autódromo no Parque do Beto Carreiro (já que Interlagos terá o contrato renovado com o Bernie)?
        Quanto a vantagem do Fernando ALONSO, creio que ele não chega nem no Kimi.

        • Fábio Seixas comentou em 16/05/13 at 16:53

          Não acredito.
          Abs

      • Claudio Vieira - Fortaleza - CE comentou em 19/05/13 at 15:02

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Boa Fábio!!!
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  3. Murilo Martins comentou em 15/05/13 at 0:43

    Otimo para a Mercedes e Red Bull. Nada bom para a Ferrari (parece ter o carro mais equilibrado) e o Kimi.

  4. marcelo comentou em 14/05/13 at 21:26

    Fabio,

    desculpe mas a palavra dechapar não existe em português. Esta foi inventada pelo Galvão, oque eu vi acontecer com Diresta, foi um defeito chamado separação da banda e carcaça. A Pirelli está pondo em risco a segurança dos pilotos. Quando na fórmula 1. Um piloto furou 2vezes o mesmo pneu, como aconteceu com o Massa.

    • Fábio Seixas comentou em 15/05/13 at 12:59

      Eu sempre usei dechapar e vou continuar usando.
      Abs

    • Claudio Vieira - Fortaleza - CE comentou em 19/05/13 at 15:05

      Marcelo.

      Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  5. henrique comentou em 14/05/13 at 19:38

    Pirelli tem longa tradição com a Formula 1, tem
    tecnologia para produzir pneus resistentes,
    mas neste ano tornou-se descartável, como a
    corrida tem sido chata com poucas emoções pa
    ra público, é melhor deixar como está, quando mais pit stop melhor ainda porque manteria a
    corrida aquecida com alternancia de lideres e
    se ganha a corrida é aquele piloto que errou
    menos e pouco com a sorte.

  6. Nathalia comentou em 14/05/13 at 15:11

    Fábio,

    Eu li na imprensa britânica (aquela que detesta o Alonso) que o Vettel também fez quatro paradas na Espanha no ano passado e que foram quase nas mesmas voltas que o Alonso este ano. Parece que este ano o Alonso ainda parou uma ou duas voltas depois.

    Qual a grande diferença, então?

    Não estariam FIA e Pirelli sucumbindo à pressão da gigante de energéticos?

    Será que a mudança do pneu é mesmo para o bem do esporte ou para não perder a grana de Red Bull e Mercedes, que não conseguiram se adaptar ao pneu?

    Bj

    • debora comentou em 15/05/13 at 12:18

      Ou será que encontraram outas coisa a mais que não estão querendo informar… Pirreli + Ferrari + Alonso , sabemos que alonso é um grande piloto mas trambém é grande trapaceiro. Já vimos muitas coisa que alonso fez e muitas que não sabemos!

  7. Douglas comentou em 14/05/13 at 14:45

    Sou a favor de pneus duros e moles, mas que durem aprox. meia corrida os Duros e aprox. 1/3 para os moles. E seria OBRIGATÓRIO ao menos duas paradas e a usarem os dois tipos de pneus.

    Assim continuaríamos a ter as estratégias de boxes, mas onde o piloto conseguisse andar 100% do tempo com o pé embaixo.

    Como o pneu vai acabando a hora de entrar nos boxes e a tocada ainda seriam importantes. O que não dá é o piloto não disputar a pole por que ele quer um pneu com 3 voltas a mais que o outro, ou não andar o tempo todo com o pé embaixo por que tem que tomar conta do pneu.

    Como já foi dito a Lotus esta bem, por que entre outras coisas a Pirelli testa com o chassis da antiga Renault, hoje Lotus. E a geometria da suspensão deve ter mudado muito pouco de lá para cá.

    Com relação a Red Bull, quem pode reclama, mas tenho certeza que estão trabalhando tbm.

  8. Paulo comentou em 14/05/13 at 12:56

    A Pirelli só está na F1 por um motivo: DINHEIRO.

    É mais do que claro que a italiana não tem um produto de qualidade, principalmente pra um esporte de alta performance.

    A Michelin tem os melhores pneus do mundo em todos os segmentos, mas como na F1 o que vale é a grana, a Pirelli enfia essas porcarias goela abaixo.

    Ainda vem com essa desculpa esfarrapada de que o desgaste dos pneus é proposital.

  9. EDSON CASTRO comentou em 14/05/13 at 12:26

    E AINDA TEM AS MARIAS DO MASSINHA E FERRARI…A PIRELLI TA FAZENDO PNEU COM MASSA DE PIZZA. SÓ ISSO QUE ELES SABEM FAZER, FORA O BUNGA BUNGA DO BERLUSCOMI

  10. Henrique comentou em 14/05/13 at 12:22

    Sinceramente, bom pra Red Bull!

    Só lamento!

  11. thiago basilio comentou em 14/05/13 at 12:10

    O pneu de hamilton não dechavou devido a detritos prezado fábio.A pirelli disse que iria investigar o caso e terminou não achando explicações pelo estouro do pneu de hamilton.O pneu que estourou por detritos foi o de Massa, corrige aí.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/107024

    • Rick21 comentou em 14/05/13 at 14:04

      Dechavou? Esquisito isso hein!

      • davi comentou em 15/05/13 at 6:53

        tá fazendo fumaça esse pneu!!!!!!

  12. Glauco comentou em 14/05/13 at 11:40

    Sou da opinião que deveria ser dado a cada piloto um certo número de pneus por final de semana, cada piloto escolheria seus pneus p treino e corrida, podendo inclusive mixar pneus duros e macios e seria obrigatório no mínimo um pit stop por corrida.

  13. Alberto comentou em 14/05/13 at 11:00

    Concordo com a mudança mas isso claramente favorecerá a RedBull, quero ver agora alguém dizer que a RedBull fez pressão os bastidores, afinal todos dizem aqui que a Ferrari é sempre bandida e a RedBull é sempre legal não é????? Se fosse ao contrário(mudança em favor da Ferrari) ia ter muita gente aqui falando muita bobagem!

  14. Gastón Maldonado comentou em 14/05/13 at 10:48

    Erro???
    Os pneus são iguais para todos, o Lótus não derrete os pneus, a Ferrari percebeu que os carros iam perdendo rendimento e chamavam os pilotos para o box.
    Qual o problema nisso?
    Tá parecendo mimimi de perdedor. Coisa da RBR, chorando.
    Quando as coisas estavam boas pra RBR tava tudo certo, e mandavam a Ferrari fazer um carro decente, e nem por isso a Ferrari e nem Lótus pediram para todo regulamento para beneficiar seu carro….

    Começo a pear nojo da RBR.

    • Alberto comentou em 14/05/13 at 11:05

      Esse é o outro lado que ninguém vê aqui nesse blog

      • Marcio comentou em 14/05/13 at 11:28

        Particularmente não acho que se deva beneficiar A ou B. A questão é que em muitos momentos as disputas estão muito desiguais. Deixando tudo muito confuso.

        E choro por choro. Montezemolo já chorou um pacífico inteiro.

        • Alberto comentou em 14/05/13 at 13:36

          Já disse em outro comentário que concordo com a mudança, quero mostrar apenas que todos choram e não há bonzinhos e vilões.

  15. Marcio comentou em 14/05/13 at 10:47

    Claramente a Lotus foi beneficiada por conta do Renault 2010 que a Pirelli utiliza para os seus testes. Gasta-se milhões para se desenvolver um carro rápido, milhões para gestão de negócios e tudo se resume em 4 pedaços de borracha.
    Se eu fosse Mateschitz, iria tocar em outra banda.

    • Gastón Maldonado comentou em 14/05/13 at 10:48

      E ninguém iria sentir falta…

      • Marcio comentou em 14/05/13 at 10:57

        Verdade. Só iria tirar 4 carros do grid.

  16. Eduardo Schmidt comentou em 14/05/13 at 10:34

    Eu também estou achando as corridas exageradamente estratégicas…

  17. Antonio Ribeiro comentou em 14/05/13 at 10:32

    Boa nova essa.

    Pergunta: o regulamento de 2014 já é 100% fechado? Ou se alguma boa alma enxergar que essa asa móvel é patética, seria possível excluí-la já na próxima temporada?

    • Marcio comentou em 14/05/13 at 10:49

      Bernie adorou a asa. Não sai nunca mais.

      • Cristiano comentou em 14/05/13 at 10:57

        Pelo menos podiam encurtar o espaço de utilização da asa… na reta da Espanha era covardia…

        Se fosse em trechos menores acho que proporcionaria mais brigas e menos lavadas na hora da ultrapassagem…

        • Marcio comentou em 14/05/13 at 11:58

          Poderia. A verdade é que virou uma corrida de mentirinha.

    • Antonio Ribeiro comentou em 14/05/13 at 12:58

      Minha maior reclamação sobre a asa móvel é: quando o cara que tá atrás tem o melhor carro, ele vai passar sem lutar, perdendo toda a graça.

      As melhores ultrapassagens são quando o cara de trás tem o melhor carro, e o da frente tem chance de segurá-lo no braço. Com a asa isso não existe mais.

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