Pit Stop #275
14/05/13 10:46Vettel tem um desafio diferente neste ano: correr contra um carro melhor, o da Ferrari.
Este é o mote do Pit Stop desta semana, que também fala de GP2, Stock e MotoGP.
No Naftalina, os 18 anos da última corrida de Mansell na F-1.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Minha torcida é para que esse mala do alonso não ganhe mais nada na F1.
Esse ano o título deve ficar mais uma vez com o Vettel. Mas se for o Raikkonen também estará de bom tamanho. Minha torcida continua entre esses dois.
A dupla ferrai/alonso é uma vergonha para o esporte. A última barbaridade foi a quebra do lacre do carro do Massa mandando, na malandragem, todo mundo para o lado sujo da pista.
Precisando eles não terão escrúpulos para não tomar atitudes semelhantes este ano. Depois ainda sairão contando para todo mundo com se contando a atitude se transformasse em ética. Ridículo.
Para mim o mala conseguiu manchar uma carreira que poderia ter sido muito mais limpa e eficiente.
E tem mais, quando a Pirelli melhorar os pneus o Vettel vai deitar e rolar. Talvez a Lotus perca o sua competitividade também.
Nigel mansell, um dos melhores e mais vencedores pilotos de F-1 de todos os tempos.
Se despediu da F-1 só porque estava acima do peso e fora de forma. Com isso, a idade fez com que o Leão se aposentasse definitivamente da F-1. Ou será que se continuasse correndo na McLaren, passaria à ser chamado de Leão Marinho? Pode ser que talvez, nas corridas realizadas na chuva, o inglês poderia se dar muito bem e vencer algumas corridas na F-1.
Pode até ser que dessa vez, Fernando Alonso consiga finalmente ser o franco favorito ao título mundial de F-1 de 2013. Mas vale lembrar que devido a qualidade dos pneus, a RBR e Vettel possam se recuperar no decorrer da temporada e, sem esquecer é claro, que cada pista é uma pista. Umas favorecem a Ferrari. Outras, a RBR.
A questão é a seguinte: se a RBR conseguir o acerto correto para o carro em pistas onde leva vantagem, a disputa pelo campeonanto mundial de F-1 entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel voltará à ser o centro das atenções na F-1. Ou talvez aconteçam surpresas no decorrer do campeonanto. E que o finlandês Kimi Räikkönen seja o terceiro e provável favorito ao título mundial.
E vale lembrar o seguinte: A RBR tem bastante tempo para reconfigurar todo o acerto do carro até a metade do campeonato mundial. E antes que isso ocorra, Fernando Alonso e Ferrari deverão abrir uma boa vantagem de pontos em relação aos adversários da RBR e Lotus Renalt. Se a escuderia italiana não conseguir lograr esse êxito nessa altura do campeonato, podem ter certeza que Vettel mais uma vez será o rival à ser batido na luta pelo título mundial de F-1 de 2013. Será que essa dispusta se transformou em um lugar comum na F-1 nessas últimas temporadas?
Afora nossa pouca civilidade demostrada, por zombarias, ironias e fustrações, bem como torcidores puxando brasa para seu assado, vamos tentar ser um pouco claro, todos nós somo palpiteiros, não temos informações privilegadas nem o conhecimento técnico, somos apaixonados pelo esporte e comentamos os fatos e o que o vemos pessoalmente ou seja é opinião. dito isto sou um anti-alonso (o qual admiro como piloto, aliás baita piloto o mais cerebral da f-1) mas NÃO como esportista(vencer sim trapacear-CINGAPURAGATE)NÃO
isto dito, vamos lá sou da opinião que alguns e CARROS e tambem PILOTOS se adpatam melhor a alguns tipos de pista(piquet por exemplo declarava que pista velozes e curva de altas eram com ele, eram bom em travados mas em alta era quase insuperável)observem várias declarações de pilotos ano passado no fim campeonato circutio mais favorável etc…quanto aos pneus bem a lotus e que sabe as manhas eles foram estudados em seu carro 2010 é so pear o carro botar o pneus desse ano e entender o melhor ajuste, ferrari se fosse melhor ganhava todas, não foi o que ocorreu RBR se fosse mehor tambem, alias se a lotus fosse melhor tambem teria ganho, bem então a lógica desmente melhor carro, pois a mercedez é muito veloz, mas detona os pneus (7 voltas e já era, essa é a reclamação, perder rendimeetno com passar de voltas sim, mas mal sair do box andar poupando e ainda assim acabar os pneus não dá)RBR reclama do mesmo o carro tem potencial mas se forçar o pneu ja era, mclaren com mesmo motor mercedes não anda nada culpa dela ou dos pneus?ou ambas?aelm disso torro rosso-willians(ganhou corrida 2012)- e sauber(2e 3 lugares ano passado) com o mesmo regulamento tambem não andam nada?? hora a propria pirelli reconheceu..ponto quanto pilotos alonso-vettel- isso é besteira alosno sem competição na ferrari euqipe para ele ficou atrás do petrov uma corrida inteira?ficou atrás do hamilton duas temporadas inteiras é um baita piloto melhor cerebro e tenacidade mais completo, não tem defeitos visiveis, mas não e o mais rápido(hamilton e vettel são mais e levam essa imensa vantajem no treino)isso é fato alonso equilibra no domingo pois anda bem com pneus gastos é isso vettel é tri-hamiltom-campeão-kimi campeão todos em cima de alonso – alonso so ganho de schumi e do kimi- isso é fato o resto é teoria, a realidade é essa. então vamos parar ironizar a opinião alheia que tem tanto valor qunato a nossa se não for disparate tipo dizer que webber é o melhor……se se for segundo piloto, mas aiacho que ele chega em 2º pois massa ja ganhou mais.saúde a todos e boas corridas
Fábio, parece que o colega “Toto58″(talvez ele seja parente do “Toto Wolf”(será que ele sabe de quem estamos falando?) ta com dor de cotovelo de alguns frequentadores do seu blog. É impressionate como esse camarada não trás nada de inteligente pra agregar ao conteúdo que vc procurou com todo profissionalismo colocar no blog para ser discutido de maneira civilizada. Isso até parece sindrome de inferioridade cultural.
No geral, o retorno de Mansell em 94 foi um vexame total, tomou surra do novato Damon Hill em classificações e provas, já na Mclaren não tem muito o que comentar, foi outro papelão.
GP da Espanha de 1995: Erro na pista(aos 7:00) e demissão de Mansell na Mclaren
http://www.youtube.com/watch?v=DQIcNAtoLpI
Mansell com quase 42 anos na Mclaren já tomava do Hakkinen em treinos e provas. No GP de San Marino, Hakkinen simplesmente humilhou Mansell.
Bom lembrar, Alesi em 91 botou certa pressão em Prost na Ferrari, o mesmo aconteceu com Schumacher em cima de Piquet na Benetton. Hill botou pressão em Prost em 93, ainda nesse ano, Hakkinen logo na primeira classificação pela Mclaren largou na frente de Senna. Em 94 Hill deu um banho em cima de Mansell. A geração dos anos 90 podia ter pouca experiência, mas ninguém pode afirmar que era lenta.
Interessante esse vídeo, Schumacher aparece ainda muito jovem, já Mansell tinha uma aparência bem cansada. Tudo tem seu tempo, Mansell não tinha mais “gás” para desafiar os pilotos dos anos 90: Schumacher, Hakkinen, Villeneuve ou Damon Hill…até Rubinho de Jordan botou pressão em Mansell em algumas provas.
Rubens Barrichello dando o troco no Nigel Mansell
http://www.youtube.com/watch?v=0Bazjxh-9ZM
Abaixo, as quatro corridas de Mansell pela Williams em 94:
GP França 1994
Grid
01)D.Hill 1:16.282
02)Mansell 1:16.359
Corrida
02)Damon Hill
14)Mansell(abandono por quebra)
GP Europa 1994
Grid
02)D.Hill 1:22.892
03)Mansell 1:13.392
Corrida
02) Damon Hill
20)Mansell(abandono, erro bobo abaixo)
http://www.youtube.com/watch?v=dVldERBxEF8
GP Japão 1994
Grid
02)D.Hill 1:37.696
04)Mansell 1:37.768
Corrida
01)Damon Hill
04)Mansell(+56.074s )
GP Austrália 1994
Grid
1)Mansell 1:16.179
3)D.Hill 1:16.830
Mansell venceu o GP da Austrália, mas muito graças ao acidente entre Schumacher e Hill, o inglês largou na pole mas fez uma péssima largada, ainda na primeira volta cometeu um erro bizarro pra quem tinha grande experiência na F-1. Perdeu posições e sofreu para ultrapassar Barrichello com a mediana Jordan. Com a batida de Schummy e Hill ficou fácil para Mansell vencer. Detalhe, antes do “enrosco” do alemão com Hill, Nigel estava em terceiro, bem longe quando o acidente aconteceu.
GP da australia 1994 p1
http://www.youtube.com/watch?v=0kKEj87juPc
Grid : D.Hill 3 x Mansell 1
Corrida: D.Hill 3 x Mansell 1
Pódios : D.Hill 3 x Mansell 1
Poles : D.Hill 1 x Mansell 1
Vitórias: D.Hill 1 x Mansell 1
Damon Hill não era esse piloto ruim que a mídia sempre destacou, pode não ter sido fenomenal, mas peitou Prost em 93 e Mansell em 94. Em 93 em várias provas Hill estava a frente de Prost, venceu três corridas seguidas logo na primeira temporada completa na F-1(melhor que Rubens já com sete anos de F-1 em sua primeira temporada na Ferrari). Hilário ver o novato Hill deixar Prost vencer duas provas seguidas em 93, GP do Canadá e França.
Era para Hill vencer cinco provas em 1993 e brigar pelo título com Prost, mas a Williams não permitiu já no GP do Canadá, era apenas a sétima corrida da temporada:
Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be
Assista abaixo, a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme sobre as chances de Hill brigar pelo título:
gp da italia 1993 (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA
Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be
Quanto a idade avançada(40 anos) pra competir na F-1, estamos falando de um campeonato mundial, coisa para jovens! O piloto pode competir no mundial até os 37/38 anos(isso se tiver um carro de ponta), mesmo assim fazer frente a nova geração não é fácil.
Se for observar, desde a década de 50 sempre foi assim, a nova geração chegava “engolindo” a anterior. Lauda foi tricampeão em gerações distintas, mas o austríaco se aposentou muito cedo em 1979, voltou ainda jovem em 82 pra ser tricampeão com um carro muito superior em 84.
Observem que em 83 Lauda foi um fiasco no mundial, ninguém faz milagres na F-1 sem um grande carro.
Em todo caso, Lauda superou pilotos uma geração a frente a sua. Já Schumacher foi bicampeão nos anos 90 e dominou nos anos 2000. Schumacher e Lauda são os únicos que conseguiram títulos em gerações distintas na F-1. Schumacher entre 1994 e 2004(11 anos), Lauda entre 1975 e 1984(10 anos), em seguida vem Prost entre 1985 e 1993(8 anos, descontando 92 que Prost não correu), mas Prost foi tetra com pilotos de sua geração. Não deixa de ser um feito raro na história da Formula 1…
Dame un RB9, y yo sería campeón antes de Spa!!
Schumacher pra ser bicampeão não ficava CHORAMINGANDO por não ter Newey na equipe, trabalhou duro pra bater as Williams em 94/95. O alemão pra ser hepta novamente teve que bater os Mclarens do genial projetista inglês. Quando começaram na Benetton, Schumacher-Brawn-Byrne eram apenas desconhecidos na F-1, ninguém tinha título…mas com trabalho e eficiência superaram as Williams e Mclarens. Alonso que faça o mesmo, esta na melhor equipe da F-1 atual, a que mais investe, fora isso, a Ferrari conta com a força política, coisa que a RBR nunca teve. ONDE ALONSO TEVE COMPANHEIRO FORTE PARA LHE TIRAR PONTOS NA FERRARI? Desde de 2010 o que vi foi Massa dar posições, pódios e pontos para o espanhol. Leite quente e cama para Alonso! Agora ele tem o melhor carro da F-1, e sem Newey ao lado, não sei porque tanta choradeira. Alonso em 2010/2012 estava a frente de Vettel com grande vantagem de pontos, se equipe e piloto deixaram escapar , paciência…
A Pirelli deu uma força a Ferrari em 2013, não porque ela quis, mas porque foi forçada pelos INTERESSES da F-1, senão seria mais um título certo do alemão. Estão impedindo outra era “Schumacher” na F-1…
Alonso pode falar tudo em 2013, menos que teve carro inferior a RBR, muito pelo contrário, essa Ferrari tem condições de fazer primeiro, segundo, terceiro em todas as provas. Já Vettel às vezes tem carro para vencer e chegar ao pódio…
Se Vettel pudesse tirar tudo do carro a briga seria mais equilibrada, mas como fazer isso se ele tem que economizar os pneus? Não é Alonso quem esta fazendo milagres, o carro que é muito bom para conservar os pneus, e faz isso sendo veloz, coisa que a Lotus não consegue porque falta velocidade. A prova que o carro Ferrari é superior, Massa teve uma corrida fácil porque o carro é muito bom, se não fosse a punição dava até para brigar pela vitória, o problema é a Ferrari deixar…coisa que duvido.
A Ferrari tem carro para vencer todas as provas, já a RBR só tem em certas corridas…basta ver Webber que faz uma temporada fraquíssima.
“A Pirelli deu uma força a Ferrari em 2013”????
Em 2012 todos sabiam que o composto seria este e construíram seus carros baseados nisso
Legal o pitstop, não concordo com o seu apontamento de Raikkonen como o melhor de todos, apenas acho que o piloto filandês tem um carro eficiente em administrar os pneus. Não consigo vê-lo em condições de superioridade frente a Vettel e Alonso por exemplo.
Eu já discordo, acho Raikkonen muito melhor que Vettel e igualmente bom, tal como Alonso. Se você cita os pneus como o lado eficiente da Lotus, eu poderia citar o resto da eficiência na RBR e Ferrari, isto é, tanto Vettel quanto Alonso têm carros melhores e ainda assim o finlandês está na briga, em segundo lugar.
o campeonato esta começando agora,vamos ver até a metade do ano para termos uma visão mais apurada,outra coisa,está cada vez mais dificil acreditar na suposta briga entre os pilotos,sei não,esse baralho está com cartas marcadas,abs
Verdade, a Ferrari tem carro superior, mas por quanto tempo?
Pelo que eu entendi a Red Bull tem mais pressão aerodinâmica que faz consumir mais pneu. No Qualify andam muito mais, porém na corrida os pneus acabam muito cedo. Se mexerem nos pneus, como a Pirelli disse que vai, em poucas corridas a Red Bull vira o melhor carro e aí basta ao Vettel fazer a receita de bolo que o campeonato é dele. Lembrando que para facilitar a vida, ele ainda é líder do campeonato.
NINGUÉM TE OBRIGOU A LER – E NO MAIS, SE O DONO DO BLOG PUBLICOU PORQUE EU FICARIA PREOCUPADO COM A TUA OPINIÃO? – O BLOG ESTÁ ABERTO A TODOS. SERIA BOM QUE AO INVÉS DE ME CRITICAR, VC DESSE ALGUM PARECER INTELIGENTE SOBRE O MOMENTO ENFRENTADO PELA F1 NESSA TEMPORADA EM RELAÇÃO AOS PNEUS E FALSA COMPETITIVIDADE. EU NÃO VENHO AQUI, PARA SER O CENTRO DAS ATENÇÕES; VENHO DAR MINHA OPINIÃO E TMBÉM LER COM ATENÇÃO AS IDÉIAS E PENSAMENTOS DAQUELES QUE REALMENTE GOSTAM DO SPORT EM QUESTÃO E TEM ALGUM PARECER INTERESSANTE A SER OBSERVADO.
nem se preocupa não da pra ler, e faça mais 20 comentários em caixa alta que ninguém lê, faça 50 e será o mesmo, se isso pra você (s) pode parecer que aumenta o número de pessoas que leem é um grande engano e outra coisa, faça um nick só você se repete aqui com vários nicks é chato demais por isso o (s)
Mas Fábio Ano Passado também não estava tão bem a RBR no começo do ano e acabaram campeões.
Só acho que essa “superioridade” da Ferrari é muito volátil
O prodigio Tricampeão sera forjado!
A cada nova corrida o Fábio muda sua opinião sobre quem tem o melhor carro, nos testes antes do início da temporada dizia que era o da Mercedes, depois mudou pra Lotus, manteve na Lotus e depois da segunda corrida do ano disse que era Red Bull, na China já começou a falar em Ferrari, no Bahrein mudou novamente pra Red Bull, e agora fala que é a Ferrari outra vez. Você é muito bem informado mas não sabe analisar o que tem, ou pelo menos não sabe nos transmitir isso, foi grotesco ouvir que o Vettel só levou campeonatos com o melhor carro, em 2010 foi na base do sangue na pista e por uma metade da temporada passada ele teve um carrinho mediano, você sabe disso, mas a pior parte deste pit stop 275 foi ouvir “recuperar o terreno perdido que perdeu”. kkkkkkkkkkk Vou-me
Talvez seja difícil você entender que o melhor carro da pré-temporada não necessariamente é o melhor carro no final do ano.
Abs
Na boa Fabio, ouvi o Lito, dizer que Mercedes não tinha um bom carro desde o inicio do campeonato, não sei que tem a melhor leitura mas no momento não vejo acerto de sua parte. Abs.
Talvez seja difícil também você entender o que eu escrevi e perceber que em momento algum eu afirmei isso, eu só acho que não dá pra dizer que há um melhor carro no momento, cada conjunto carro piloto se sai melhor dependendo da pista em questão e dos pneus disponíveis, isso sim é uma verdade da F1 atual, é tudo muito imprevisível e oscilante, uma palhaçada, graças a porcaria dos pneus Pirelli, portanto, não dá pra apontar nenhuma obra prima da engenharia de fórmula no momento. E não fique nervoso, você é um jornalista e tem um blog para o público certo? Está sujeito tanto a elogios como críticas, não é nada pessoal, é um bate-boca normal de quem acompanha o esporte com opiniões de caras que você pode não gostar muito mas que alimentam seu trabalho, que só acompanho por achar um ótimo trabalho apesar de algumas falhas. Abraço
Não fiquei bravo. Mas continuo achando que você não entende como as coisas funcionam, só isso.
Abs
1-discussão inútil, o fábio nunca assume seus erros;
2-o carlos tem bons argumentos, mas parte de premissa errada, ao afirmar que os pneus são um lixo. Oras, OS PNEUS SÃO O QUE SÃO, E O SÃO PARA TODOS!
3-o que é interessante mm na discussão, é que são dois fãs desesperados do Féttel, o Bebê Chorão, hahahhaha
Gente, vão por mim, é td muito simples pro Féttel dominar o campeonato, é só dar pra ele um carro de 1,5 a 2s mais rápido q os outros, simples assim. (Se for 1s mais rápido, o Alonso ganha!
1. Uma coisa é você antipatizar com o blogueiro. Outra é mentir. Já reconheci erros centenas de vezes aqui. Mentira é coisa feia, viu?
Fabio Seixas tem que se virar nos 30, pois parece que alguém fica mudando o nome e falando a mesma coisa sempre, talvez para fazer volume e parecer maioria, já Fabio Seixas só pode usar o nome dele e até vejo algumas coisas que ele escreve que não estão certas ou que eu não estou de acordo, mas ele acerta a maioria das vezes, e fica uma pessoa ai fazendo um discursinho sempre a mesma coisa ja encheu, a Internet permite essas distorções infelizmente
deixa de ser puxa saco!!!
Explica isso Fábio Seixas.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jNE0G2lDtl0
Discordo até certo ponto que o Vettel viverá situação diferente na F1 em 2013, na medida em que no ano de seu primeiro título, em 2010, ele não começou com o melhor carro e a Red Bull foi evoluindo no decorrer da temporada e chegou na última prova e tirou o título do Weber e do Alonso.
Não precisa nem voltar ao ano de 2010, no ano passado mesmo ele já não dispunha do melhor carro que foi o Mclaren e ainda assim conseguiu o título no braço e na sua capacidade técnica de enxergar as fragilidades do seu carro e um junto com Adrian Newey mostrar a direção do desenvolvimento do carro para que ele pudesse vir a se tornar o mais jovem tricampeão do mundo.
André você vive em MARTE? Em 2012 voce sabe dizer quantas vezes a McLaren quebrou, o carro que quebra com facilidade pode ser considerado o melhor do grid?
Era o carro mais rápido, não necessariamente o melhor. Mas fazendo as contas, tirando os dois abandonos do Hamilton por panes ridículas do carro (ele liderava as corridas), Interlagos, em que teve a vitória tirada por um erro juvenil do Hulkenberg, ele ficaria bem próximo de Alonso e Vettel. Fiz as contas num outro comentário de blog, lembro que era menos de 10 pontos.
hhahahhahahaha, conta a do coelhinho e a do urso agora, hahahhaha
Desisti de assitir o “Pit Stop”, por causa deste player porcaria do UOL. Além de nos obrigar a assistir comercial antes do programa propriamente dito e enfiar mais comerciais após o final, vira e mexe o vídeo não carrega.
Volto assistir quando deixarem de utilizar este player ridículo.
arranja outro navegador normalmente não é problema do Uol e sim do navegador que você usa,
Rodrigo, em primeiro lugar o que voce chama de “player porcaria da UOL”, não é da Uol, é da Adobe e se chama Flash Player, é um plugin básico que sempre deve ser instalado e atualizado (clique com o botão direito na imagem do Fábio acima e verá as informações sobre a versão e configurações). Se o seu pc tem problemas em carregar um vídeo tão leve, com menos de 10 minutos, isto pode derivar de vários fatores, tais como: programas instalados que consomem parte de sua banda larga em segundo plano ou até mesmo outros players e plugins instalados. Uso somente o Internet Explorer, abro qualquer vídeo rapidamente, sempre limpo arquivos temporários e configuro meu explorer (em opções da internet) para não salvar dados de sites visitados (por padrão ele vem configurado para armazenar estes dados por 20 dias, eu mudo para 0 dias) e ainda configuro marcando uma caixa (também em opções da internet) para “excluir histórico de navegação ao sair”, como página inicial, eu defino “em branco”, ou about:blank”. Sempre depois que limpo meu histórico eu faço uma limpeza de disco, se voce faz sempre ela roda rápido, se deixar acumular..aí na primeira vez demora devido a quantidade de temporários e afins acumulada. Sou técnico, e isto que expliquei, é o básico do básico para manter um pc. Espero que sirva no seu caso.