F-1 sem mimimi (17)
14/05/13 18:01A dica é do Annibal Affonso Magalhães da Silva…
Rosberg, Tambay e Pironi dando uma voltinha pelo Leblon em 1982.
(Hoje os três seriam criticados por estarem sem capacete, sem camisas de patrocinadores, por estarem incitando a insegurança, coisas assim.)
Adoro São Paulo, nasci em São Paulo, talvez um dia volte a São Paulo. E Interlagos tem um traçado dos melhores do calendário.
Mas não dá para não ter nostalgia dessa época. A F-1 vinha para o Rio e passava aqui toda a pré-temporada. Barcelona, Jerez, Bahrein? Esquece. Testes de pneus aconteciam em Jacarepaguá, circuito que receberia a abertura do campeonato.
Útil e, como a foto mostra, bem agradável.
Preciso dizer o que os pilotos, mecânicos e todo o entourage da F-1 achavam do fato de ter de passar um mês no Rio?
Cenas assim nunca se repetirão.
verdade! O melhor lugar para a F1 é no RJ, ainda mais em março, mas o Tio cocada não deixa, o RJ não quis encher os bolsos dele como SP faz.. uma pena..
Mas Fábio, não foi numa bicha dessas que o Wagner Montes perdeu a perna??? abs
Mesmo morando no interior de Minas Gerais, estive nessa corrida. Piquet em primeiro, Rosberg em segundo, Prost em terceiro. Os dois primeiros desclassificados, primeira vitória de Alan Prost no Brasil. Ao final da corrida, pegamos o ônibus e fomos para o Maracanã assistir Brasil X Alemanha (seleção de Telê Santana), final 1 a 0 para nós, gol no apagar das luzes. Domingo fantástico, quem viveu não mais esquece.
Ps.: no autódromo, caças da FAB dando rasantes e fazendo tudo tremer ao quebrar a barreira do som….
Hoje em dia o automobilismo é muito mais protocolar e burocrático, os pilotos já não querem trocar o conforto do dia de folga a beira de uma piscina por um passeio na praia. Infelizmente o automobilismo no Rio não vive mais os bons dias de antigamente, sou paulista mas também acho que o Rio merece uma etapa da F1 ou da Indy, que por sinal tem uma corrida bem sem graça aqui em São Paulo, talvez pelo traçado. Espero que o Rio ganhe um novo autódromo e volte a viver os ares da F1.
Se fosse assim hoje, pelo menos uma pessoa ligada à fórmula um morreria nesse mês de atividades de pré-temporada, vítima da criminalidade, fosse no Rio ou em SP mesmo.
Com certeza seriam criticados, pois vivemos em um falso moralismo nesse país, onde todo mundo gosta de criticar tudo. Dev ter sido muito bom essa época!!!!
Não tem como, Fábio.
O Rio de Janeiro é encantador.
Um dia eu vou morar no RJ, talvez quando o kaskatas abrir uma filial. rs
Só falta o Kaskata’s aqui.
Abs
Vamos ver com este novo circuito que estão prometendo, quem sabe um Grande Prêmio do Rio, além do GP Brasil em interlagos.
A Espanha já teve duas corridas (Barcelona e Valencia), os EUA estão na bica de ter duas (Texas e NY).
Por que o Rio não entrar em uma disputa para ter um Grande Prêmio do Rio, ou como os nova iorquinos estão fazendo, um Grande Prêmio das américas …
Quem sabe, vamos torcer … a F1 merece o Rio.
Obs. Sou Paulista e sem bairrismo, por favor.
Não só a F1, mas a maioria dos esportes. Naquela época o business não falava tão alto.
Olhando a foto, me dá saudade de algo que não vivi.
tempos em que piloto passava na rua e dava tchau pros turista no corcovado rs
Não se repetirão mais. Rio nem autódromo tem e o automobilismo no Brasil esta morrendo aos poucos.
Leio na Autosprintnt que a Honda volta em 2016 nos carros da Maclarem.
2015
” Velhos tempos,belos dias…”
Ótimo registro Fábio, sensacional! E legal conhecer um pouco desse histórico. Pessoas da minha geração, que começaram a acompanhar F1 na década de 90, aposto, não tinham noção de quanto o Brasil era, digamos, “atrativo” nessas pré-temporadas.
Brigadão, Fabio e Abraços!
Caro Fabio Seixas, por que motivo não foi publicada na segunda a sua coluna pós- corrida: PITACOS DO DIA SEGUINTE?
Ué, claro que foi.
Abs
E aquele ali sem camisa? qual o nome dele??
Achei muito interessante….
è um cara muito Legal minha mãe saia com ele direto
eu também achei
EU ACHEI SUPER INTERESSANTE TAMBÉM
EU ACHEI SUPER INTERESSANTE TAMBÉM O NOME DE É PATRICK TAMBAY
Meu pai.
Claro, com 10 prostíbulos por km2, um custo de vida baixo para o padrão europeu (naquela época), caipirinha e vagabundas para todo lado, nada melhor que uma pré-temporada no RJ. Só que em tempos de business e profissionalismo, esse auê não tem mais espaço. Ainda bem.
Qual parte vc não gosta?
do custo de vida baixo, da caipirinha, dos prostibulos ou da vagabas?
Eu gosto disso tudinho e sou um profissional nota 10000000 kkkkkkkkkkkkkkkk
Caro Inocentino, sou carioca, tenho 51 anos e moro em Copacabana desde que nasci. O Rio tem beleza, mazelas e problemas como em qualquer outro estado. Não sou de viajar, até por problemas particulares, mas em todo o Brasil tem lugares espetaculares, no mundo então nem se fala. Nesta época em 82 eu já trabalhava, mas curtia demais e a foto retrata bem demais a orla naquela época. Quanto a sua citação:
“10 prostíbulos por Km2″, caipririnha e vagabundas para todo lado”, só tenho a dizer uma coisa..quem quer putaria encontra em qualquer lugar, seja aqui ou onde for e hoje em dia então nem preciso falar, basta entrar em qualquer chat se quiser virtual ou ao vivo em qualquer local. Voce escreveu que em “tempos de buziness e profissionalismo, esse auê não tem mais espaço. Ainda bem.”. Bom..rs..tenho de rir disto, pois hoje em dia existe e muito..rs..repito “quem quer putaria encontra em qualquer lugar” e atualmente é muito, mas muito fácil, seja em qual camada da sociedade for, ou até mesmo dentro do tal “ambiente” profissional que citou. Abra um pouco seu universo visual antes de dizer que “esse auê não tem mais espaço”. Este meu comentário não tem o intuito de lhe desrespeitar, é só uma observação sobre a “realidade”.
Hoje em dia seria impossível. Teria um monte deles assaltados e isso iria para a imprensa internacional. Hoje ficar no Brasil com a badalação da mídia e com a violência como está, estando cheio da grana e sendo famoso, só com um monte de seguranças e carro blindado. Se eles estivessem assim relaxadões na praia seriam todos alvos fáceis.
Com certeza… E não tem como dizer que o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa…
Voltei de 15 dias em Paris há pouco. Rio cidade maravilhosa? Fala sério… deveria ter uma corrida de rua da F1 em Paris. Largada na Champs-Elysée e chegada nos Jardins de Luxemburgo ou na Ópera.
Andava de madrugada com minha esposa por Paris sem ter medo de nada. E vamos mesmo comparar a beleza de ambas?
A F1 que eu costumo acompanhar tem largada e chegada no mesmo lugar.
Difícil imaginar aqueles bandos de ingleses testando pneus em Janeiro e Fevereiro a 40o. graus “na sombra” que faz aqui no Rio estas épocas, só com muita caipirinha e poucos testes! Nossa convicção é que o Rio não sente falta da F1 (Já do autódromo), é a F1 que deve sentir falta do Rio (Dúvido $$$).
Afinal a foto exemplifica bem o que eram aqueles testes de pneus em plena orla de Ipanema…..
Já repararam no “modelito” do Pironi: Branco como uma vela, camisas e bermudas monocromáticas com a pele, para completar sapatos de couro preto! Voilà! Ideal para dar um passeio na orla do Rio, Affff!
Época sensacional, ano de copa do mundo onde a melhor seleção do mundo que vi jogou, e em minha opinião ano em que Piquet ( embora não tivesse levado o titulo ) teve seu melhor ano, saudade.
Fala sério…. Manolo!!!!!
mas e o boné do patrocinador marlboro não conta…. hehehhhehehheheeh
Fábio, com a mancada de deixarem o Reginaldo Leme fora da ultima transmissão, nao da para leva-lo para a Bandnews? Assim poderia desligar de vez o áudio da TV.
Abraços
Realmente a f1 no rio e no autodromo de jpa durante o verão devia ser um acontecimento para equipes e pilotos
É Fabio…. Sou Paulistano, moro em SP, amo SP (apesar dos problemas), acho Interlagos magnifico… mas não me conforme ate agora com o que fizeram com Jacarepaguá (e com Hockenheim)….
Ia ser fantástico um GP de abertura no RJ em Jacarepaguá e fechando a temporada em Interlagos.
Situações como esta refletem no futuro do automobilismo na F1, por exemplo.
Parabéns pelo blog. E ainda acho que vc deveria escrever um livro com os “causos” das viagens. E uma sugestão: Convide o MITO PARÁ pro prefacio rs
Abraços,
PS: Sou santista como vc tb e entendo o culto ao MITO rs
Eu ainda não me conformo por terem “assassinado” Interlagos, vir em descida após a curva 1 e fazer a curva 2 de “pé embaixo” e acelerar naquele Retão de 800 mts, fazer a curva 3 e pegar a Ferradura….. E não fica apenas nesses circuitos, “mataram” Silverstone e muitos outros, extinguindo curvas e colocando um monte de “cotovelos”, tudfo em nome de uma “segurança” e “modernização”. Balela.
Eu diria que a vida era mais leve…
O Dom Fernando Alonso ali talvez não fosse tão chato se fosse naquele tempo, aliás, bons tempos com corridas muito mais legais. De onde tiraram essa foto, sensacional!!!! Quanto a eles passarem um mês no Rio acho que era uma “tortura””. KKKKKKK
Muito bom, nestes testes agente tinha acesso as arquibancadas de graça. Ia aos boxes e trocava ideia com os pilotos, os caras se integravam totalmente a maneira de viver dos cariocas.
Me encantaría haber vivido ese momento en la Fórmula 1.
Hoy en día tenemos que ser más profesionales.
Maricón…
Sei não esse Príncipe ai ta mais pra príncipe da Ciudad del Este, no Paraguai kkkkkk
Es una broma, Don Fernando
jajajaja
Seria o máximo ver você assim Alonso!!!
saudosos tempos de F1 moleque!