Alonso, o quarto mais vitorioso da história
12/05/13 10:44A estatística de vitórias da F-1 mostra Schumacher como o recordista absoluto da categoria: ganhou 91 GPs.
Depois aparece Prost, com 51 triunfos. E Senna, com 41.
Isso continua igual.
Mas há uma mudança importante logo atrás. Alonso, desde hoje, é o quarto piloto mais vitorioso da história da categoria.
Diante de arquibancadas em delírio, o espanhol venceu o GP da Espanha. Foi a 32ª vitória da carreira. Ele supera Mansell, com 31.
Foi, ainda, a segunda na temporada e a segunda no circuito catalão _a anterior, em 2006.
Um resultado significativo. Porque não foi fruto do acaso, de azares dos adversários, de acidentes e incidentes de qualquer natureza.
Foi fruto de um carro muito rápido e muitíssimo bem equilibrado. A Ferrari sobrou nas 66 voltas do GP deste domingo.
Raikkonen foi segundo, com Massa em terceiro.
Um resultado que começou a surgir logo nos primeiros metros da prova.
Na largada, Alonso, Massa e Vettel brilharam.
O alemão pulou de terceiro para segundo. Instantes depois, Alonso se livrou de Hamilton e assumiu o terceiro lugar.
Massa, nono no grid, fechou a primeira volta em sétimo. Na segunda volta, passou Pérez e subiu para sexto.
Pelotão muito próximo, ninguém conseguiu se desgarrar no começo da prova.
Na sétima volta, Raikkonen passou Hamilton e assumiu o quarto lugar. Quase que simultaneamente, Webber entrava nos boxes para seu primeiro pit stop.
Na oitava volta foi a vez de Massa deixar Hamilton para trás. Não durou quase nada: ato contínuo, ele entrou nos boxes.
Sutil e Grosjean também entraram e tiveram problemas. O alemão conseguiu voltar à pista, o francês ficou por lá mesmo _estava com a suspensão traseira direita em frangalhos.
Alonso, Hamilton e Di Resta pararam na décima volta. Na seguinte entraram Rosberg, Vettel, Raikkonen e Pérez.
Nessas, Alonso ganhou a posição de Vettel. E decidiu partir para cima de Rosberg de qualquer jeito.
Tenta daqui, tenta dali, Alonso conseguiu a ultrapassagem na 13ª volta, para delírio da torcida local. Vettel aproveitou o embalo e passou logo depois. Massa e Raikkonen não demoraram para fazer o mesmo.
O top 10 na 15ª volta, Alonso, Vettel, Massa, Raikkonen, Rosberg, Webber, Pérez, Di Resta, Ricciardo e Hamilton.
Sem ninguém à frente, e com apoio da torcida, Alonso começou a abrir vantagem. Na 19ª volta, já tinha 3s7 para Vettel.
Reclamando de desgaste dos pneus, Massa foi chamado aos boxes na 20ª volta. Webber também entrou. Alonso parou na seguinte.
Na 23ª, lambança da Caterham. A roda traseira esquerda de Van der Garde se soltou e ele voltou para os boxes na base do tripé.
Vettel entrou na 25ª, e perdeu a posição para Massa. Raikkonen parou duas voltas depois, devolvendo a ponta para Alonso.
O finlandês colocou o terceiro jogo de pneus médios, uma estratégia curiosa, diferente. Que, na matemática, tinha tudo para dar certo: conservando muito bem os pnes, ele pararia uma volta a menos do que a concorrência.
O problema foi que ele perdeu tempo atrás de Vettel. Por isso mesmo tentou desesperadamente ultrapassar o alemão. Conseguiu na 33ª volta, numa manobra de fazer qualquer um levantar do sofá.
O top 10 na 35ª volta, Alonso, Massa, Raikkonen, Vettel, Webber, Di Resta, Rosberg, Hulkenberg, Ricciardo e Pérez.
A história da corrida ficou então na diferença entre Alonso e Raikkonen. Era de 16s9 na 36ª volta, sendo que o tempo total de pit stop era na casa de 19s. Ou seja, estava lindo para o finlandês.
Alonso e Massa então foram para a terceira parada. Webber parou na 37ª.
Então veio o momento chave da corrida.
Alonso chegou em Raikkonen e passou. Fácil, fácil. Pronto. Ali, conquistou a vitória.
O problema de Raikkonen foi não conseguir, no terceiro jogo de pneus, o mesmo ritmo dos dois primeiros. Pode ter sido resultado do desequilíbrio causado pela temperatura dos freios: instantes após, a Lotus informou o finlandês que os dianteiros estavam quentes demais, e os traseiros, muito frios.
Na 46ª, ele parou para seu terceiro e último pit. Seus adversários teriam um a mais para fazer.
Alonso fez seu quarto pit na 50ª volta. Massa e Vettel pararam duas depois.
A briga ficou então entre Raikkonen e Massa. O brasileiro saiu dos boxes atrás do finlandês, mas com pneus oito voltas mais novos.
Ele tentou tirar a diferença. Até conseguiu se aproximar um pouco. Mas não foi o suficiente.
Vitória de Alonso, com 9s3 de vantagem sobre Raikkonen na linha de chegada. Massa chegou a 16s7 do finlandês, garantindo seu primeiro pódio na temporada. Fechando o top 10, Vettel, Webber, Rosberg, Di Resta, Button, Pérez e Ricciardo.
No Mundial de Pilotos, Vettel ainda é o líder, com 89 pontos, quatro a mais do que Raikkonen. Alonso é o terceiro, com 72. Hamilton tem 50, seguido por Massa, com 45.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 131, contra 117 da Ferrari e 111 da Lotus.
A Mercedes foi a grande decepção da abertura da fase europeia da F-1. A McLaren está mortinha. A Red Bull não é a mesma dos últimos anos. A Lotus se salva porque tem um sujeito chamado Raikkonen ao volante.
Não restam dúvidas: o melhor carro da F-1, hoje, é a Ferrari.
who fucking cares about formula 1, man…this is a fake sport…
Curiosidade
Vitórias em tantos GPs disputados:
Fangio 24 em 51
Ascari 13 em 34
Clark 25 em 73
Schumacher 91 em 309
Stewart 27 em 100
Vettel 28 em 106
Senna 41 em 162
Prost 51 em 202
Moss 16 em 67
Hamilton 21 em 115
Hill 22 em 122
Mansell 31 em 191
Alonso 32 em 203
é só dividir o numero de corridas pelo de vitória para se ter a estatística.
gostei da ideia (sem acento pela nova regra). Um pouquinho de excell e:
Fangio 24 em 51 47%
Ascari 13 em 34 38%
Clark 25 em 73 34%
Schumacher 91 em 309 29%
Stewart 27 em 100 27%
Vettel 28 em 106 26%
Senna 41 em 162 25%
Prost 51 em 202 25%
Moss 16 em 67 24%
Hamilton 21 em 115 18%
Hill 22 em 122 18%
Mansell 31 em 191 16%
Alonso 32 em 203 15%
diria que:
– fangio e ascari; clark e stewart merecem uma classificação à parte pois são épocas muito diferentes da fórmula 1, mas sem dúvida foram incríveis. Schumacher e posteriores também não deveriam ser classificados junto com senna, prost, hill e mansell dado a diferença de regras, a começar pelos pit stops. É uma diferença entre velocidade para vencer e estratégia para vencer.
– vettel está no mesmo nível que senna e prost, isso não pode ser ignorado;
– Schumacher foi o que melhor soube aproveitar da posição de 1- piloto. Não tenho certeza que teria feito tudo isso se não tivesse essa carta na manga. De qualquer forma, não teria tanta % de vitórias se fosse “apenas mais um”.
Agora, o engraçado foi o troféuzinho que ganhou o Massa pelo terceiro lugar. hahahaha. Engraçado. Desmereceu o terceiro colocado. O Alonso ganhou um troféu quase maior que ele, e o Massa um troféuzinho de campeonato de baralho, hehehehe. Tudo bem que a Espanha anda por dificuldades econômicas, mas poderiam ter feito um pouquinho maior.
“O Alonso ganhou um troféu quase maior que ele, e o Massa um troféuzinho de campeonato de baralho…KKKKKKKKKKK – ESSA FOI BOA. REALMENTE BOA.
é a crise na Espanha! Ou será por que Massa é brasileiro? Uma coisa é certa, os espanhóis detestam os brasileiro, é só perguntar para quem já foi barrado na hora de entrar lá.
Ah sim….. os caras sabiam que seria o Massa e fizeram um troféu pequeno
Fábio, apesar do bom resultado do Massa, e’ gritante a diferença de performance entre ele e Alonso durante a corrida. Lembremos que, no inicio de corrida ele estava na mesmafila indiana e, após primeiro pit, estava em 4o, colado em Alonso. Logo após, foi desgarrando, desgarrando até ter que disputar a corrida com outros, e nao mais Alonso. Dizer que foi por causa dos pneus, apenas, nao êh verdade…. No primeiro pit, foi diferença de uma volta a menos pro brasileiro, mas, em nas seguintes, sempre Alonso entrou antes com diferença sempre superior a 15s. Enfim, na temporada do pneu farelo, vence mais quem sabe economizar. Fittipaldi faria miséria com concorrência…
Saudades de Senna e Mansell e as corridas decididas na garra.
Faltou a reportagem criticar a ferrari pela inexplicável estratégia de deixar o Felipe duas voltas na pista, como pneus gastos e perdendo dois segundos por volta para o Raikkonen. Tivesse entrado imediatamente após o Alonso, talvez terminasse em segundo.
Fabio,
nao se esqueca que o Raikkonen terminou sua 22 prova seguida nos pontos. Mais duas corridas e ele empata o recorde de Schumacher. abraco!
Bem lembrado.
Abs
Alguém reparou que a Globo (Galvão/Reginaldo Leme) sempre detestaram Raikkonen e agora só porque ele virou amigo do Massa pelo menos o Galvão começou a elogiar o finlandês?
Isso era na época que o Raikonen dava pau no Massa na Ferrari
Não, eles detestam o homem de gelo desde quando corria pela McLaren
Fábio, a pista espanhola é um pouco travada e diferente, pode ser que em pistas rápidas as coisa mudem!!!
TOMARA QUE DÊ RAIKKONEN,ALIÁS ELE ESTÁ TRABALHANDO PARA ISSO….
APESAR DE TRIUNFO EM CASA, ALONSO AINDA NÃO ESTÁ FELIZ COM DESEMPENHO
http://tazio.uol.com.br/f1/apesar-de-triunfo-em-casa-alonso-ainda-nao-esta-feliz-com-desempenho
O espanhol só sabe RECLAMAR, chegou 38 segundos a frente da RBR de Vettel, o que ele quer mais? Já manda na equipe, tem o melhor carro de 2013, mesmo assim fica chorando. Do outro lado, o alemão só sabe falar em trabalho, já Alonso prefere sempre disparar na mídia sempre se colocando como o fator principal do time, mas dessa vez foi bem nítido, a vitória foi foi mais do carro e não do piloto…
Deu para perceber uma coisa, a Ferrari vai vem com qualquer tipo de pneu, isso não acontece com outras equipes, e pra meu espanto a RBR não foi bem com os médios e duros, o que era até então, o seu grande trunfo.
E agora Hamilton????????????????????
Discordo que a Ferrari hj tenha o melhor carro do grid.A diferença é que o Alonso é o melhor piloto da F1,ele sabe andar rápido e poupar pneus tbm, vemos pelo Massa que somente hj conseguiu um resultado significante, as 3 equipes (Lotus,Ferrari e RBR) estão no mesmo nivel, porém somente a Ferrari tem Dom Fernando das Asturias..
Se até o Zacarias, que saiu em 9º e chegou em 3º, Cholonso saiu em 5º e chegou em 1º, com larga vantagem e você ainda acha que a Ferrari não está boa? Tudo isso só pra dizer que o Cholonso é ultramegahiperpiloto? Tenha dó, né? Se fosse o Vettel, o carro que era bom, mas como é Cholonso… Tudo tem limite, até a segueira apaixonite.
Fábio, hoje eu te dou os parabéns por você não deixar sua paixão pelo Cholonso estragar sua análise, que sempre deve ser imparcial, objetiva, séria e principalmente sem erros. Você tem raiva quando nós esculhaçamos você quando emite opiniões tendenciosas, como se fosse dono da verdade. Veja que não é impossível ser imparcial. Espero que você consiga separar sua paixão pelo Cholonso da opinião jornalística daqui pra frente. Veja que tem um monte de baba-ovo seus, mas eu sugiro ouvir seus críticos, que podem apontar seus erros e assim você possa melhorar profissional e pessoalmente, e não ficar chateado por não ser unanimidade, como quase sempre você reaje.
Parabéns pelo texto e pela vitória do seu ídolo. Eu, é claro, não estou feliz pela vitória dele e nem por isso vou ficar menosprezando-o por si só, mas ele ganhou e ponto final.
Pintou o campeão? acho que não…a Red Bull já mostrou como recuperar um campeonato e a Ferrari já cansou de demonstrar como perder um…mas que o espanhol tá dandando muito está sim!
O que é isso Fábio Seixas, levantar do sofá quando o Raikonnen passou o Vettel !?!?!? Claramente o Tião Alemão já estava com problema com os pneus. Isso não foi vantagem nenhuma. Pegas de rua tem ultrapassagens mais arrojadas.
Levantar do sofá foi o pega do Vettel com o Webber e o resto é conversa. Desculpe….
Eu quero ver se a Lotus vai ter fôlego pra chegar ao final da temporada com um carro competitivo. Tomara, porque estou torcendo demais para o finlandês.
Tire a Ferrari da F1 e verás o que acontecerá. FECHA, ACABA a F1. Cara você nada entende. A F1 é Ferrari e vice versa. A Ferrari e a Mercedes são as únicas marcas que estão lá e existem como carro de rua. Apesar de você com certeza nunca poderá ter um destes. Ou você já viu algum carro na rua chamado Red-Bull?
De nada adiantam milhões de dólares em tecnologia se os engenheiros da equipe cometem erros primários. Da poltrona de minha casa deu para perceber um dado: Com pneus iguais, a não ser em cima das Mercedes (cujos pneus deterioram muito rápido), nenhum dos ponteiros ganhou posição na pista (sempre nos boxes). Isso leva a uma conclusão simples e óbvia: Vettel/RedBull deveriam ter marcado Alonso/Ferrari, entrando nos boxes nas mesmas voltas. Os tempos de pit stop de Vettel foram melhores que de Alonso. Isso quer dizer que Alonso seria obrigado a ganhar a posição na pista, degradando mais seus compostos. Não digo que Vettel ganharia a corrida, mas conseguiria pelo menos o segundo ou terceiro lugar. Não há explicação para a RedBull ter sempre retardado a parada de Vettel (em até três voltas). Como Alonso não tem nada a ver com a incompetência alheia, parabéns pela vitória.
Esse negocio de trocar de pneus a toda hora ta muito chato. A F1 virou uma competição para ver quem gasta menos pneu e nao para saber qual e o piloto mais rapido.
Vençe quem sabe conservar melhor seus pneus no caso hj foi o Alonso.
Passar Raikonnen e Hamilton por fora na primeira volta em uma mesma manobra….. nada mais a dizer
Os três que foram ao podium fizeram uma grande corrida , e Alonso com um carro
bom nas mãos cheira a titulo, parece que o unico que pode peita-lo e O Kimi. Na transmissaõ o Galvão para variar enquanto
o Barrichello explica um assunto importante
êle interrompe para dizer que no pit e 100
Km p/h, e assim vai!!!!!!!!!!!
Eduardo, a Ferrari é suja. A McLaren é ladra. A Renault manipula. A Redbull aliena. Escolhe aí seu santinho…
Ao meu entender, o fato é que a Ferrari, hoje, é o carro mais equilibrado nos long-runs. Só que ainda tem a deficiencia dos pneus duros. Pelo visto, em dias mais quentes, a Ferrari rende bem. Porém, em dias mais frios, nem tanto. E a tendencia vai continuar até o fim do ano. Não é uma “asa” diferente que vai mudar isso. Tampouco é o carro mais rápido em uma volta lançada.
A Redbull parece um carro melhor. Mas, hoje, pareceram não acertar o “setup” adequadamente à corrida. Curiosamente, quem priorizou as voltas lançadas, pecou nos long-runs.
Essa temporada está baseada na administração dos pneus durante o ritmo de corrida. A pole-position, exceto em pistas como Monaco e Hungaroring, não será decisiva como sempre foi. Acho que a Ferrari e a Lotus foram as primeiras a entender isto.
Incrível a primeira parte de temporada do Kimi Raikkonen. Só pódio até o momento. De longe meu piloto favorito desde 2003! Mas está difícil alguem conseguir nivelar com Alonso em termos de pilotagem. O asturiano está brincando de pilotar. E Vettel, pra mim, está claro que ainda falta um pouco para atingir o nível de Kimi e Fernando. É tricampeão por mérito. Mas tambem por acaso. Falta-lhe experiencia, maturidade, ‘cojones’ e personalidade. Quanto a talento e velocidade, não há com o que se preocupar.
Abrs
“A MCLAREN ESTÁ MORTINHA, FICOU LEGAL NO POST.”RSRSRS – E O PIOR, É QUE ATÉ AGORA PARECE ESTAR MESMO. MAS, COM RELAÇÃO A FERRARI, EU ACREDITO QUE ELES E A LOTUS NÃO SÃO OS MELHORES CARROS SOZINHOS – ACREDITO SIM, QUE ELES SÃO OS CARROS QUE ESTÃO CONSEGUINDO TRABALHAR DE MANEIRA FANTÁSTICA(EM RELAÇÃO AOS DEMAIS) COM ESSES PNEUS PIRELLI EM RITMO DE CORRIDA – A RBR PRA MIM, CONTINUA SENDO O MELHOR CARRO, SÓ QUE PARECE ESTAR TENDO UMA DIFÍCIL ADAPTAÇÃO A ESSES PNEUS PIRELLI DE FAROFA NESSA TEMPORADA PORENQUANTO. MAS, QUANDO A RBR E TALVEZ ATÉ A MERCEDES, ENCONTRAREM O AJUSTE DOS SEUS CARROS PARA COM ESSES PNEUS, AI AS COISAS VÃO FICAR MUITO MAIS EQUILIBRADAS E, PODE SER QUE VETTEL VOLTE A DOMINAR NOS TREINOS E NAS CORRIDAS – SE DEMORAR MUITO PARA A MERCEDES E RBR SE ENCONTRAREM EM RELAÇÃO AOS PNEUS, PENSO EU QUE O ALONSO OU O KIMMI VÃO LEVAR O TÍTULO EM 2013.
Mesmo a corrida tendo ultrapassagens vamos combinar que não é uma das mais emocionantes do ano né? E pra piorar a pior corrida do ano tá vindo aí, Mônaco, ninguém merece… Todo mundo encaixotado atrás do outro…darrrr…
Infelizmente a Ferrari sobrou nessa prova. Não gosto do time de Maranello nem do Alonso, mas fazer o que, não teve pra ninguém.
Kimi mais uma vez fez tudo o que podia e chegou aonde dava, impecável. A Red Bull decepcionou, mas pra mim ainda é a grande favorita ao campeonato com Vettel.
Massa foi muito bem mesmo, grande corrida, mas não tendo Alonso como companheiro é covardia, vai tomar sova com certeza.
Pintou o campeão?
Infelizmente, Massa, assim como Rubinho (foi), está nessa suja ferrari pra ser segundo, pra ser escudo de alonso. a ferrari nunca vai deixar Massa ganhar uma corrida, a menos que o sujo alonso esteja fora da corrida. Por que, nos pits,a equipe só erra com o Massa ? P que só o carro de Massa quebra? Massa já tem dinheiro suficiente para botar a faca nos dentes e romper com isso!!!! Falta-lhe coragem?
…Cadê o livro de Rubinho, que ia revelar o que acontece nos bastidores da F1?… Ele estava, hoje, falando da grande família que é a ferrari ( esquece que em família também há sujeira, adversários, inimigos, falcatruas!)…deram-lhe um cala-boca?
Esse Dom Fernando o que tem de marra tem de braço putz… fazer uma ultrapassagem dupla sobre o Kimi e Hamilton em uma curva de alta e por fora…. é depois depois do que vi hoje vo da meu glúteo pra esse kra, putz quem é que faz aquilo?
Foi genial D++ e nenhuma resenha sobre aquilo Fábio?!
Fabio, não seria legal o Raikkonen no correndo com o Vettel na Redbull? Quem venceria?
Bela vitória do Alonso, se bem que com o melhor carro e Massa como um fiél escudeiro, não fez mais que a obrigação. Parabéns ao Massa fez exátamente o que tá no contrato chegar atrás do Alonso e na frente do Vettel. O kimi largou mau com uma parada a menos chegou onde tinha que chegar. O Hamilton também largou mau, mas ele quer ser ator de Velóses e Furiósos, não precisa dizer mais nada né…. O Fábio se pudér, por favor me responda porque a Red Bull do Vettel sempre para duas voltas depois da Ferrari do Alonso, se sempre faz o mesmo número de paradas. Essa tática não tá errada? Tô di mau humor, o cara que eu torço chegou em quarto…
Qual a diferença entre velozes e furiosos e a formula one of tyre management? Os dois são ridículos.A Fórmula 1 com esses pneus tá nivelando os pilotos por baixo, se continuar assim logo o Hamilton cai fora.Parece que até uma fabricante coreana está querendo produzir os pneus ano que vem .Ou seja pode ficar ainda pior.
Aguentar o mala do Galvão tá sendo pior do que a falta de um vencedor brasileiro, e pra piorar ainda mais fico agora com pena do Luciano Burti sendo a todo momento queimado nas transmissões pelo Galvão, sinceramente gostaria muito de que a transmissão fosse feita por outro locutor.
Imbecilidade ficar comparando número de vitórias de pilotos do passado com os do presente, quando se sabe que antigamente eram bem menores os números de corridas. Quanto a Ferrari ser o melhor carro, cedo cedo vais ficar com a lingua queimada.
Go Go Kimi go! Olha o que ele faz com a modesta Lotus, e tem gente que insiste em dizer que o Choronso é o melhor da atualidade…. tem que rir mesmo!
LEMBRE-SE QUE NO ANO PASSADO A RED BUL TAMBÉM NÃO ERA A MELHOR EQUIPE, PORTANTO, VAMOS COM CALMA A TEMPORADA E LONGA E ADRIAN PODE ENCONTRAR UM FORMA DA RED BULL SE DA MELHOR COM PNEUS CHICLETES ASSIM COMO A LOTUS