Alonso, o quarto mais vitorioso da história
12/05/13 10:44A estatística de vitórias da F-1 mostra Schumacher como o recordista absoluto da categoria: ganhou 91 GPs.
Depois aparece Prost, com 51 triunfos. E Senna, com 41.
Isso continua igual.
Mas há uma mudança importante logo atrás. Alonso, desde hoje, é o quarto piloto mais vitorioso da história da categoria.
Diante de arquibancadas em delírio, o espanhol venceu o GP da Espanha. Foi a 32ª vitória da carreira. Ele supera Mansell, com 31.
Foi, ainda, a segunda na temporada e a segunda no circuito catalão _a anterior, em 2006.
Um resultado significativo. Porque não foi fruto do acaso, de azares dos adversários, de acidentes e incidentes de qualquer natureza.
Foi fruto de um carro muito rápido e muitíssimo bem equilibrado. A Ferrari sobrou nas 66 voltas do GP deste domingo.
Raikkonen foi segundo, com Massa em terceiro.
Um resultado que começou a surgir logo nos primeiros metros da prova.
Na largada, Alonso, Massa e Vettel brilharam.
O alemão pulou de terceiro para segundo. Instantes depois, Alonso se livrou de Hamilton e assumiu o terceiro lugar.
Massa, nono no grid, fechou a primeira volta em sétimo. Na segunda volta, passou Pérez e subiu para sexto.
Pelotão muito próximo, ninguém conseguiu se desgarrar no começo da prova.
Na sétima volta, Raikkonen passou Hamilton e assumiu o quarto lugar. Quase que simultaneamente, Webber entrava nos boxes para seu primeiro pit stop.
Na oitava volta foi a vez de Massa deixar Hamilton para trás. Não durou quase nada: ato contínuo, ele entrou nos boxes.
Sutil e Grosjean também entraram e tiveram problemas. O alemão conseguiu voltar à pista, o francês ficou por lá mesmo _estava com a suspensão traseira direita em frangalhos.
Alonso, Hamilton e Di Resta pararam na décima volta. Na seguinte entraram Rosberg, Vettel, Raikkonen e Pérez.
Nessas, Alonso ganhou a posição de Vettel. E decidiu partir para cima de Rosberg de qualquer jeito.
Tenta daqui, tenta dali, Alonso conseguiu a ultrapassagem na 13ª volta, para delírio da torcida local. Vettel aproveitou o embalo e passou logo depois. Massa e Raikkonen não demoraram para fazer o mesmo.
O top 10 na 15ª volta, Alonso, Vettel, Massa, Raikkonen, Rosberg, Webber, Pérez, Di Resta, Ricciardo e Hamilton.
Sem ninguém à frente, e com apoio da torcida, Alonso começou a abrir vantagem. Na 19ª volta, já tinha 3s7 para Vettel.
Reclamando de desgaste dos pneus, Massa foi chamado aos boxes na 20ª volta. Webber também entrou. Alonso parou na seguinte.
Na 23ª, lambança da Caterham. A roda traseira esquerda de Van der Garde se soltou e ele voltou para os boxes na base do tripé.
Vettel entrou na 25ª, e perdeu a posição para Massa. Raikkonen parou duas voltas depois, devolvendo a ponta para Alonso.
O finlandês colocou o terceiro jogo de pneus médios, uma estratégia curiosa, diferente. Que, na matemática, tinha tudo para dar certo: conservando muito bem os pnes, ele pararia uma volta a menos do que a concorrência.
O problema foi que ele perdeu tempo atrás de Vettel. Por isso mesmo tentou desesperadamente ultrapassar o alemão. Conseguiu na 33ª volta, numa manobra de fazer qualquer um levantar do sofá.
O top 10 na 35ª volta, Alonso, Massa, Raikkonen, Vettel, Webber, Di Resta, Rosberg, Hulkenberg, Ricciardo e Pérez.
A história da corrida ficou então na diferença entre Alonso e Raikkonen. Era de 16s9 na 36ª volta, sendo que o tempo total de pit stop era na casa de 19s. Ou seja, estava lindo para o finlandês.
Alonso e Massa então foram para a terceira parada. Webber parou na 37ª.
Então veio o momento chave da corrida.
Alonso chegou em Raikkonen e passou. Fácil, fácil. Pronto. Ali, conquistou a vitória.
O problema de Raikkonen foi não conseguir, no terceiro jogo de pneus, o mesmo ritmo dos dois primeiros. Pode ter sido resultado do desequilíbrio causado pela temperatura dos freios: instantes após, a Lotus informou o finlandês que os dianteiros estavam quentes demais, e os traseiros, muito frios.
Na 46ª, ele parou para seu terceiro e último pit. Seus adversários teriam um a mais para fazer.
Alonso fez seu quarto pit na 50ª volta. Massa e Vettel pararam duas depois.
A briga ficou então entre Raikkonen e Massa. O brasileiro saiu dos boxes atrás do finlandês, mas com pneus oito voltas mais novos.
Ele tentou tirar a diferença. Até conseguiu se aproximar um pouco. Mas não foi o suficiente.
Vitória de Alonso, com 9s3 de vantagem sobre Raikkonen na linha de chegada. Massa chegou a 16s7 do finlandês, garantindo seu primeiro pódio na temporada. Fechando o top 10, Vettel, Webber, Rosberg, Di Resta, Button, Pérez e Ricciardo.
No Mundial de Pilotos, Vettel ainda é o líder, com 89 pontos, quatro a mais do que Raikkonen. Alonso é o terceiro, com 72. Hamilton tem 50, seguido por Massa, com 45.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 131, contra 117 da Ferrari e 111 da Lotus.
A Mercedes foi a grande decepção da abertura da fase europeia da F-1. A McLaren está mortinha. A Red Bull não é a mesma dos últimos anos. A Lotus se salva porque tem um sujeito chamado Raikkonen ao volante.
Não restam dúvidas: o melhor carro da F-1, hoje, é a Ferrari.
Torço para o Massa por razões óbvias.
Mas, o meu preferido hoje na F1 é o Raikkonen.
E ele, como quem não quer nada, pode levar o título.
Alonso foi brilhante! Perfeito!
Bom, eu não vou com a cara do Alonso de jeito nenhum (muito menos com a de Michael Schumacher), mas hoje é o dia dele. Fez por merecer. O cara é bom mesmo. É bom. E ganhou na sua terra e tal. Na verdade eu fiquei de queixo caído com a primeira volta do Alonso. E foi uma baita corrida. Hoje foi das boas. Muito boa. O Massa foi muito bem também. Mas espero que o Massa siga na sua escalada. Quanto ao carro, ainda acredito que a RedBull vai reagir. Essa equipe simplesmente não comete erros, tem o projetista mais experiente e provavelmente o melhor, e não tem limites de dinheiro. E tem um piloto (Vettel) que está muito longe de ser ruim. Mas o Raikkonen com sua Lótus que não gasta pneus vai estar ali na frente também.
Lugar quente pra chorar é no travesseiro. Impressionante como a fanática torcida brasileira não da nenhum crédito a Fernando Alonso, o melhor piloto da F1 na atualidade. “Vettel fez mais do que podia, chegando em quarto”??? Que comentário infeliz, Webber chegou em 5º. As duas Ferraris, gostem ou não esão entre as favoritas este ano para o título.
em resposta ao jonathan, eu errei em relação ao rosberg, mas, em relação ao seu idolo hamilton, eu acertei em cheio. conheceu papudo?
o alonso é o melhor piloto da atualidade e o massa poderia ter feito mais hoje após a terceira troca de pneus.
o que me deixa pensativo e o seguinte: Quando o vettel ganha um monte fala que foi por causa do carro, bla bla bla, quando o alonso ganha e todo merito dele, com a ferrari sempre sendo um carro normal, eu ja falei desde a primeira prova, as ferraris estao superiores, o alonso nao e primeiro por conta do azar apenas
Fábio, assisti a GP 3 e gostei muito das suas colocações. Parabéns, no futuro espero ver Vc na Globo na F1. Abraço
Obrigado, Juliano!
Abs
Cara não se empolgue tanto, falar que a ferrari é o melhor carro, kkkkkkkk, é o mesmo que dizer que a Willians quando ganhou a corrida no dia do aniversario do Frank Willians era o melhor carro, isso ai é tudo armação, vamos ver em Monaco, se eles realmente tem o melhor carro.
Prova excelente do Massa, é hoje o melhor segundo piloto da F1. Raikonen a melhor direção. Alonso o mais arrojado e tambem o mais protegido pela equipe. Vetel é bom mas tÁ longe de ser um Raikonen ou um Alonso, apesar de ser tricampeão. Este campeonato tÁ na mão do Alonso ou do Raikonen, e o Massa quem sabe consegue o ano que vem ser novamente o melhor segundo piloto e garantir mais um ano de emprego.
Onde está as pessoas que criticaram o Fábio por não dar valor a primeira fila ??? Parabéns Fábio,Mercedes pura ilusão.
Que dia maravilhoso, aquela ultrapassagem por fora logo depois da largada mostrou todo o arrojo do grande piloto que é Alonso. Ali se estabeleceu quem iria vencer a corrida. Parabéns Alonso e demais pilotos, hoje tivemos uma corrida com muita emoção.
Sem tirar o mérito de Alonso, é bom lembrar que as temporadas agora têm mais corridas, portanto mais chances de vitórias.
A Ferrari sobrou, menos para Massa, o devorador de pneus. Alonso e o filandes foram perfeitos. Massa não disputou o 2o lugar, a estrategia foi para ele conseguir o 3o lugar, o que já é muito para ele.
Seixas, não seja ridículo, “Foi fruto de um carro muito rápido e muitíssimo bem equilibrado. A Ferrari sobrou nas 66 voltas do GP deste domingo” tentando minimizar o mérito do campeão? Claro que a Ferrari está bem ajustada mesmo, principalmente em ritmo de corridas mas o que determinou a vitória do campeão foram a estratégia adotada pela equipe, a capacidade do piloto e o bom desempenho do carro, não foi apenas porque o carro seja bom. Atribuo 60% dessa vitória ao braço do piloto, os 40% restantes são compostos pelo restante que já falei. Dá-lhe Alonso, simplesmente THE BEST.
Legal ver o Massa de volta ao pódio, após uma corrida bem agressiva e objetiva. Que continue assim. E finalmente o piloto mais chato dos últimos anos, aquele que só ganha por causa do carro e do privilégio deslavado dentro da equipe, ficou de fora do pódio. Vettel é só marketing. Ao contrário do Alonso, o melhor da atualidade, hoje sem vigarisse. Assim é bem mais legal.
Duas coisas: a Ferrari está bem em ritmo de corrida. Apesar dos problemas, acho que Hamilton fez bem em mudar de equipe. A melhora da Mercedes dos treinos para a corrida é uma questão de tempo…
Alguem sabe do Reginaldo Leme ? Esta tudo bem com ele ? Desde que eu me entendo por gente acredito ser esta a primeira vez que ele não está em uma transmissão da F1…
A Ferrari foi melhor nessa pista, mas não diria categoricamente que tem o melhor carro. Acho que Ferrari, Red Bull e Lotus estão bem parelhas, a depender das características de cada pista.
Para quem assistiu a Indy semana passada no Anhembi e assitiu hoje a F1 é desanimador. Tudo bem que a corrida não foi um trenzinho. Mas a competitividade que vi na Indy com pelo menos 10 carros podendo vencer a corrida e ver o domínio de 3 carros na F1.
I’am Indy!!!
Não defendo o Galvão, mas acredito que cada brasileiro deve ter um pouco do ufanismo dele. Quem sabe assim, valorizaríamos o que é brasileiro. E não estou falando de futebol e samba, e sim, dos recursos públicos que, se bem administrados, sem improbidade, tornaria nosso País um dos melhores lugares do mundo. E, quem, sabe, com um automobilismo sério e forte.
Fabio, a cada corrida que passa fico mais impressionado com o Raikkonen, esse cara é inacreditável, pilota com extrema velocidade e ainda poupa seus pneus, infelizmente não acompanhei F1 no ano de 2008, mas como diabos o Massa conseguiu superá-lo nesse ano?
A temporada dele nesse ano foi tão boa assim?
Abraço, e parabéns pelo seu blog, que tem sempre a minha leitura garantida.
FÁBIO,
UMA SUGESTÃO CONSTRUTIVA PARA O “PÍLULA DO DIA SEGUINTE”: AO INVÉS DE COMENTAR TUDO QUE VC FALOU NO BLOG HJ E FALARÁ NO PROGRAMA PIT STOP, VC PODERIA COLOCAR NO PILULA DO DIA SEGUUINTE APENAS AS FRASES DITAS PELOS PILOTOS APÓS A PROVA, JUNTAMENTE COM FOTOS BACANAS. ISSO DARIA UM MELHOR SABOR AO PIT STOP, POR SER COMENTÁRIOS FEITOS, DIGAMOS, PELA PRIMEIRA VEZ.
APESAR DE FALAR DO MESMO ASSUNTO, DARIA UMA ABORDAGEM DIFERENTE SOBRE ELE E CADA BLOCO DESSE BLOG, SEJA PILULA DO DIA SEGINTE, SEJA O PIT STOP, GANHARIA SUA PRÓPRIA MARCA.
BEM.. SUGESTÃO DE QUEM ABRE TEU BLOG SEMANALMENTE.
ABRAÇO
eu to contente,não gosto do alonso,mais hoje ganhou só no braço,sem nenhuma “ajuda” q o favorecesse.então ganhou o melhor piloto e é isso q esperamos de uma corrida de F1.não?
Saudade da época em que os principais ingredientes para definir o vencedor era o melhor piloto e o melhor carro. Hoje é quem economiza mais pneu, para os “torcedores” as ultrapassagens podem ser até emocionantes, para mim como fã de automobilismo, não vejo graça nenhuma nelas. Desgaste sempre foi um fator importante, porém era coadjuvante, hoje é o protagonista.
Não querendo defender ninguém, apenas digo que quem se ferra com essa historinha de pneus são Hamilton e o Massa devido ao seu estilo de pilotagem, concordo que se as regras são essas eles como profissionais que são tem obrigação de aprender a desgastar menos os pneus, mas toda essa historinha de pneus faz o Massa parecer um piloto medíocre (pra mim ele é um piloto bom, não foda, mas é um bom piloto) e Hamilton é um dos melhores, mas que quase sempre perdeu pro Button quando dividiram os boxes da McLaren, Button que admiro como pessoa e torço por ele nas pistas, mas sou realista, Hamilton é bem melhor, mas como Button pilota suave economiza mais pneu, isso faz a diferença na fórmula 1 de hoje.
Um carro veloz como o da Mercedes guiado por um piloto do nível do Hamilton ter que segurar posição contra uma Force India é demais para mim.
Estou pensando seriamente em parar de assistir Fórmula 1 de vez e só voltar se voltarem as regras de 2002.
Que saudade dessa época …
Fabio, está certo o tamanho do troféu do Massa? Pela reação dele, parecia pequeno demais comparado ao de Alonso e Raikkonen. Um abraço
Finalmente, o Massa fez uma bela corrida. É torcer para que ele repita o pódio em Mônaco.
http://www.onibusbrasil.com/foto/1787663/
Pelo andar da carruagem… quer dizer da Ferrari, a exemplo do Schumi, outro trapaceiro será tricampeão, deste ano não deve passar… uma pena!
Fábio, o Massa já havia subido ao pódio, foi terceiro na Malásia. O Galvão também disse que hoje foi o primeiro; até fui conferir, pois acabei ficando em dúvida. Abraço.
Ele foi quinto na Malásia.
Abs
Verdade. Que análise boa a minha! Conferi, mas não conferi rsrs.
Aguentar o mala vencendo ao mesmo tempo que o galvão da os seus chiliques de ufanismo ninguém merece. Nenhuma pessoa de bons princípios que gosta de F1 deve estar muito contente hoje.
Mas o Raikkonen para variar fez uma prova exemplar e o Vettel fez mais do que podia. Minha torcida continua entre esses dois.
A suja ferrari foi superior hoje. Pena
Ahá!! a limpa Redbull do Vettel não precisou fazer jogo de equipe com o Weber. A limpíssima Mercedes não precisou impedir Rosberg de ultrapassar Hamilton. E a ultra-limpa MacLaren caindo aos pedaços já deve estar tramando fazer novamente espionagem da Ferrari.
A Red Bull e a Mercedes fizeram isso poucas vezes e deixaram claro isso, já a ferrari precisa passar codigozinhos para pilotos ou aguentar o alonso reclamando que o Massa esta mais lento (quando nao esta) para ele passar, a McLaren teve um caso de espionagem, em que epoca? A sim do Alonso(que logo após isso se transferiu para onde?), o mesmo alonso que ganhou uma prova em Cingapura porque seu companheiro de equipe foi ordenado a bater…
Cara não adianta o Alonso é excepcional,ele é fora de serie e é merecido o piloto numero 1 da Ferrari
Chupa meu amigo. Pode chupar que essas são uvas vermelhas italianas da melhor qualidade. rs
Eduardo,
Ta perdendo tempo.
Quer pureza vai assistir a missa na hora do gp, se bem que nem lá e garantia de limpeza…….
Ou vc acha que a red bull mult 21 e limpa ?????
Ou a SPY Mclaren e limpa??????
Acho bom vc se preparar pois a maior, melhor, mais bela e mais amada equipe de todas as eras passadas e futuras da f1esta de volta pra arrebentar com as equipes mortais…..
Abraço
Meu domingo se completara hoje a tarde com a vitoria do timinho da vila sobre o coisa ruim !!!!!!
Chupa essa otário. Alonso Campeão.
eu sou uma pessoa de ótimos princípios e estou feliz com a vitória da Ferrari. E digo mais, Alonso será campeão esse ano, para a tristeza de pessoas sem noção como vc, que veem o caráter das pessoas baseado em corridas de automóvel…..
“Suja” é sua interpretação tendenciosa.
Pode chorar, não paga. O cara torce para a McLata, equipe que roubou dados da Ferrari, e se acha na posição de chamar os outros de sujo. Estou pressentindo que você vai chorar muito ainda nesta temporada. Preparem os lenços.
Hoje o espanhol ganhou de forma limpa,mas o Galvao deu um corte constrangedor no Burti,quando esse passava uma informacao sobre o Rosberg.O unico que esse narrador egocentrico ainda respeita nas transmissoes e o Rubinho.
Se vc não gosta do Alonso por uma questão moral, não deveria torcer pro Vettel tb… o que ele fez esse ano foi das coisas mais imorais da F1. Isso pra mim tá com cara de ex-torcedor do Massa choroso.
O problema do brasileiro é, além de ser um torcedor passional, não reconhecer os méritos dos adversários. E como brasileiro tem memória curta, o Galvão sempre teve os seus “chiliques” principalmente quando do período em que pilotos brasileiros disputavam títulos e ninguém reclamava, muito pelo contrário. Hoje Alonso e a FErrari deram um show, sem esquecer também de uma grande performance do Massa. Vamos conferir nas próximas corridas se a equipe italiana mantém esse domínio em Mônaco. E um detalhe, uma pesquisa recente mostrou que a Ferrari é a marca mais querida no mundo; se voce não gosta, conforme-se.
Pois eu tenho bons princípios e estou muito feliz hoje, o melhor venceu. chupaaaaa!
Falou e disse tudo!
O espanhol é o melhor piloto da F1, e não é de hoje. Pode-se não gostar dele, mas não reconhecer isso é cegueira.
As alonsetes piraram de vez agora. Segura que não pode falar nada da donzela.
Isso aqui é apenas a minha opinião e mantenho.
Quem ainda admira o pouco de esportividade de sobrou na F1 não curte nem esse mala nem a ferrari.