Alonso, o quarto mais vitorioso da história
12/05/13 10:44A estatística de vitórias da F-1 mostra Schumacher como o recordista absoluto da categoria: ganhou 91 GPs.
Depois aparece Prost, com 51 triunfos. E Senna, com 41.
Isso continua igual.
Mas há uma mudança importante logo atrás. Alonso, desde hoje, é o quarto piloto mais vitorioso da história da categoria.
Diante de arquibancadas em delírio, o espanhol venceu o GP da Espanha. Foi a 32ª vitória da carreira. Ele supera Mansell, com 31.
Foi, ainda, a segunda na temporada e a segunda no circuito catalão _a anterior, em 2006.
Um resultado significativo. Porque não foi fruto do acaso, de azares dos adversários, de acidentes e incidentes de qualquer natureza.
Foi fruto de um carro muito rápido e muitíssimo bem equilibrado. A Ferrari sobrou nas 66 voltas do GP deste domingo.
Raikkonen foi segundo, com Massa em terceiro.
Um resultado que começou a surgir logo nos primeiros metros da prova.
Na largada, Alonso, Massa e Vettel brilharam.
O alemão pulou de terceiro para segundo. Instantes depois, Alonso se livrou de Hamilton e assumiu o terceiro lugar.
Massa, nono no grid, fechou a primeira volta em sétimo. Na segunda volta, passou Pérez e subiu para sexto.
Pelotão muito próximo, ninguém conseguiu se desgarrar no começo da prova.
Na sétima volta, Raikkonen passou Hamilton e assumiu o quarto lugar. Quase que simultaneamente, Webber entrava nos boxes para seu primeiro pit stop.
Na oitava volta foi a vez de Massa deixar Hamilton para trás. Não durou quase nada: ato contínuo, ele entrou nos boxes.
Sutil e Grosjean também entraram e tiveram problemas. O alemão conseguiu voltar à pista, o francês ficou por lá mesmo _estava com a suspensão traseira direita em frangalhos.
Alonso, Hamilton e Di Resta pararam na décima volta. Na seguinte entraram Rosberg, Vettel, Raikkonen e Pérez.
Nessas, Alonso ganhou a posição de Vettel. E decidiu partir para cima de Rosberg de qualquer jeito.
Tenta daqui, tenta dali, Alonso conseguiu a ultrapassagem na 13ª volta, para delírio da torcida local. Vettel aproveitou o embalo e passou logo depois. Massa e Raikkonen não demoraram para fazer o mesmo.
O top 10 na 15ª volta, Alonso, Vettel, Massa, Raikkonen, Rosberg, Webber, Pérez, Di Resta, Ricciardo e Hamilton.
Sem ninguém à frente, e com apoio da torcida, Alonso começou a abrir vantagem. Na 19ª volta, já tinha 3s7 para Vettel.
Reclamando de desgaste dos pneus, Massa foi chamado aos boxes na 20ª volta. Webber também entrou. Alonso parou na seguinte.
Na 23ª, lambança da Caterham. A roda traseira esquerda de Van der Garde se soltou e ele voltou para os boxes na base do tripé.
Vettel entrou na 25ª, e perdeu a posição para Massa. Raikkonen parou duas voltas depois, devolvendo a ponta para Alonso.
O finlandês colocou o terceiro jogo de pneus médios, uma estratégia curiosa, diferente. Que, na matemática, tinha tudo para dar certo: conservando muito bem os pnes, ele pararia uma volta a menos do que a concorrência.
O problema foi que ele perdeu tempo atrás de Vettel. Por isso mesmo tentou desesperadamente ultrapassar o alemão. Conseguiu na 33ª volta, numa manobra de fazer qualquer um levantar do sofá.
O top 10 na 35ª volta, Alonso, Massa, Raikkonen, Vettel, Webber, Di Resta, Rosberg, Hulkenberg, Ricciardo e Pérez.
A história da corrida ficou então na diferença entre Alonso e Raikkonen. Era de 16s9 na 36ª volta, sendo que o tempo total de pit stop era na casa de 19s. Ou seja, estava lindo para o finlandês.
Alonso e Massa então foram para a terceira parada. Webber parou na 37ª.
Então veio o momento chave da corrida.
Alonso chegou em Raikkonen e passou. Fácil, fácil. Pronto. Ali, conquistou a vitória.
O problema de Raikkonen foi não conseguir, no terceiro jogo de pneus, o mesmo ritmo dos dois primeiros. Pode ter sido resultado do desequilíbrio causado pela temperatura dos freios: instantes após, a Lotus informou o finlandês que os dianteiros estavam quentes demais, e os traseiros, muito frios.
Na 46ª, ele parou para seu terceiro e último pit. Seus adversários teriam um a mais para fazer.
Alonso fez seu quarto pit na 50ª volta. Massa e Vettel pararam duas depois.
A briga ficou então entre Raikkonen e Massa. O brasileiro saiu dos boxes atrás do finlandês, mas com pneus oito voltas mais novos.
Ele tentou tirar a diferença. Até conseguiu se aproximar um pouco. Mas não foi o suficiente.
Vitória de Alonso, com 9s3 de vantagem sobre Raikkonen na linha de chegada. Massa chegou a 16s7 do finlandês, garantindo seu primeiro pódio na temporada. Fechando o top 10, Vettel, Webber, Rosberg, Di Resta, Button, Pérez e Ricciardo.
No Mundial de Pilotos, Vettel ainda é o líder, com 89 pontos, quatro a mais do que Raikkonen. Alonso é o terceiro, com 72. Hamilton tem 50, seguido por Massa, com 45.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 131, contra 117 da Ferrari e 111 da Lotus.
A Mercedes foi a grande decepção da abertura da fase europeia da F-1. A McLaren está mortinha. A Red Bull não é a mesma dos últimos anos. A Lotus se salva porque tem um sujeito chamado Raikkonen ao volante.
Não restam dúvidas: o melhor carro da F-1, hoje, é a Ferrari.
Precisando de uma combinação de resultados para ser campeão, Felipe Massa cumpriu o seu programa e venceu, pela segunda vez em três anos, o GP do Brasil, neste domingo, em Interlagos, em São Paulo. Porém, o título da temporada 2008 da Fórmula 1 é do inglês Lewis Hamilton, que com uma prova cautelosa e um susto nas últimas voltas, terminou em quinto lugar na última curva, o suficiente para estragar a festa brasileira.
Fabio, quanto do desempenho de ontem da Ferrari vc acha que se deve a um carro melhor e quanto vc acha que foi consequencia de uma estrategia diferente? Acho que todo mundo estava sempre choramingando que nao podia acelerar, que tinha que poupar pneu, e a Ferrari desencanou de fazer isso e mandou o Alonso e o Massa sentarem o pe, dirigirem em ritmo de classificacao o tempo todo… Com isso eles abriram vantagem contra os adversarios e conseguiram contrabalancar o desgaste dos pneus com velocidade, e nao com falta de velocidade como vinha sendo a regra… O que vc acha?
Me lembrou as boas corridas em que Ross Brawn e Schumacher tiravam um coelho da cartola e criavam uma estrategia diferente e imbativel…
Aos que criticaram o Seixas pela última frase, posso ter entendido errado, mas ao que me parece quando ele disse “o melhor carro da F-1, hoje, é a Ferrari”, esse hoje se refere ao dia 12/5/2013, e nisso ele está coberto de razão. Claro que não dá pra dizer o mesmo quanto às corridas anteriores – a Red Bull por exemplo foi a única equipe até agora a fazer uma dobradinha, quando dominou o GP da Malásia. E lidera o campeonato de construtores mesmo apesar da série de problemas que Webber teve desde o início da temporada – a equipe tinha fechado a primeira fila na Austrália (só Red Bull e Mercedes foram capazes de fazer isso esse ano, mas a Mercedes é café com leite), mas aí o Webber fica sem KERS já na largada e cai pra sétimo – depois que o problema é resolvido (só depois de várias voltas), passa o resto da corrida com ritmo até melhor que o de Vettel (que chegou em terceiro), o que mostra que o potencial estava lá. Na China, foi eliminado ainda no Q2 (mesmo tendo feito o quarto melhor tempo no Q1) graças a um erro da equipe que acabou o forçando a largar em último, e no domingo, após já ter remado até a décima posição na volta 15, a equipe erra de novo e ele abandona com uma roda solta, e tomaria uma punição no Bahrein. Só que as coisas mudaram completamente de figura na Espanha, e a Red Bull terminou em 4o e 5o mesmo sem grandes problemas durante a corrida. A Ferrari não era boa o suficiente para fazer dobradinha ou fechar uma primeira fila, mas, na Espanha, era sim sem dúvida o melhor carro.
O que não significa que vá ser por muito tempo (Red Bull também deu alguns tropeços ano passado mas logo voltou a ser a equipe dominante de sempre), e certamente não vai dar para ter uma boa idéia de como realmente está a ordem das equipes em Mônaco que nunca foi bom referencial pra julgar carros, mas a possibilidade de uma briga Räikkönen vs. Alonso parece bem interessante. São dois pilotos que realmente fazem a diferença e muito do fato de estarem onde estão se deve ao talento excepcional que eles (mas não seus companheiros de equipe) têm para não perder tempo quando têm tráfico à frente. O maior exemplo disso está na obra-prima que foi o GP de Suzuka de 2005, quando ambos largaram lá de trás e os dois foram pro pódio, fazendo algumas ultrapassagens cinematográficas ao longo do caminho (como o Alonso passando o Schumacher por fora na 130R).
Agora, pra quem ainda insiste que Massa está atrás do Alonso “porque o carro não é o mesmo”, segue uma curiosidade: entre a temporada de 2009 e 2010 foi feita uma pesquisa entre os pilotos do grid sobre quem era o melhor piloto da atualidade, e deu Alonso. Pra quem não lembra, Alonso foi só nono naquele campeonato, mas ainda conseguiu arrancar um pódio daquela carroça com a qual os outros pilotos da Renault sequer conseguiram pontuar. Mais tarde fizeram uma outra pesquisa, agora com os chefes de equipe, e, novamente, mesmo com Schumacher no grid, falaram que Alonso era o melhor. Quando entrevistaram o Andrea Stella (engenheiro que trabalhou com Schumacher, Räikonnen e Alonso) sobre quem era o melhor cara com quem ele trabalhou, ele falou do talento de Schumacher em guiar um carro traseiro, do fato de que Kimi às vezes tem dificuldade de se adaptar a um carro mas quando consegue é o mais rápido com quem ele já trabalhou, e aí, na hora de falar de Alonso, foi uma chuva de elogios – num deles, diz que fica até difícil dizer no que ele é bom, porque ele é bom em tudo. O ex-piloto Tony Brooks, um dos pilotos mais respeitados de sua geração (mas eclipsado pela presença de Fangio e Moss) e que, ao se aposentar, se tornou um dos grandes cronistas do automobilismo, disse que não entende porque ainda tem quem discuta quem é o melhor piloto do grid – é Alonso, e já é assim há muitos anos. Outra lenda viva do jornalismo na F1, Nigel Roebuck, recentemente citou o fato de que entre os membros da Ferrari já se tem comentado em off que Alonso é um piloto até superior ao Schumacher. Isto é, é praticamente unanimidade entre todos os especialistas, inclusive pilotos, chefes de equipe, e engenheiros, que Alonso está muito acima do resto da geração atual, e tem gente aqui discutindo se ele é realmente melhor que Felipe Massa? Nem sei como comentar isso…
Não sei onde está a dificuldade de entender o significado do palavra “hoje”.
A dificuldade não é entender a palavra HOJE, é entender porque você resiste a dizer que o Alonso ganhou no braço. e não pelo carro. A final a Red Bull do Vettel se quassificou melhor, ganhou facil a segunda posição, mas não teve braço pra segurar o Alonso.
Jorge Salles, braço não! Pneus!!!!!!!
Alonso e Vettel usaram os mesmos pneus. Se o pneu não durou, é culpa do piloto e da equipe.
Barcelona foi o GP chave para dar um cheque nesses pneus farofa! o DRS já é injusto com os pilotos que não podem se defender, esse pneu é uma covardia. Ontem o Massa só deixou o kimi passar porque sabia que se detona-se o pneu corria o risco de perder a posição para o Vettel.
NÃO ESCUTEM, PROTEJAM-SE!
GP da Espanha, mais uma etapa do campeonato de pneus-farofa. Fernando Alonso, contando com um carro com menor consumo de pneus-farofa, levou a melhor. Com isso, conseguiu a sua trigésima segunda vitória, tornando-se o quarto maior vecendor da história da Fórmula 1. Após doze anos, com um currículo cheio de jogadas sujas e de lances espúrios, ele conseguiu um número de vitórias, que Sebastian Vettel poderá alcançar ainda este ano com apenas, efetivamente, seis anos e meio de Fórmula 1, já que em 2007, disputou apenas oito GP’s: um pela equipe Sauber e as restantes pela Toro Rosso. Além disso, Sebastian Vettel, hoje, é considerado o menino prodígio dentro da Fórmula 1. Não é por menos; ele vem alcançando suas glórias bem antes de todos os outros grandes pilotos da história da Fórmula 1, inclusive deste, que segundo o blogueiro é o melhor piloto do grid atual.
Na largada, que segundo os ufalunáticos da imprensa que compõe o plano medíocre do discurso: “ME ENGANA QUE EU GOSTO”; Fernando Alonso foi genial. Não foi bem assim, simplesmente, Fernando Alonso fez o que, tanto ele quanto Felipe Massa, vem fazendo em todas as corridas, já que, sem que saibamos o porque, o carro é muito eficiente nas largadas das provas. Da largada feita por Felipe Massa, pouco se falou. Saiu em nono e na segunda volta era o sexto colocado. Antes de entrar nos boxes para sua primeira troca de pneus-farofa, mesmo com eles em péssimo estado, ultrapassou Lewis Hamilton. Fernando Alonso, que tinha um carro mais equilibrado do que Sebastian Vettel, não conseguindo ultrapassá-lo na pista, o fez no retorno à pista, depois de fazer sua troca de pneus-farofa. Por que Fernando Alonso (O MELHOR DO GRID) não ultrapassou Sebastian Vettel na pista, já que ele, além de ser o melhor, tinha o carro produzindo menos farofa de borracha do que os outros? “No começo da volta 12, antes da primeira curva, Fernando ultrapassou Rosberg e levou o público espanhol ao delírio”. O reporter-ufalunático, responsável por esse:”ME ENGANA QUE EU GOSTO”, não disse que Nick Rosberg, devido ao consumo de farofa de pneus da sua Mercedes, que era muito alto, aliviou o acelerador e diminui o seu ritmo de corrida. Em seguida, foi ultrapassado por Sebastian Vettel e por Felipe Massa. Aqui vale uma observação: Felipe Massa que largara em nono, já era o terceiro colocado, mesmo não sendo o melhor do grid. Aqui, encerro o discurso da épica largada do melhor do grid no GP da Espanha de 2013.
Felipe Massa, na sua segunda troca de pneus-farofa, foi, mais uma vez, prejudicado pela equipe Ferrari. Visando mantê-lo afastado do melhor do grid, visto que, há uma muleta confeccionada com caneta e papel, que o proíbe de tal ousadia, retardou a sua entrada nos boxes. A melhor estratégia é sempre para o melhor do grid. A equipe Ferrari necessita justificar o alto investimento que fez com a sua contratação. Por isso, o melhor do grid tem que ser tricampeão a todo custo.
Para os que dizem que Felipe Massa não é melhor piloto que Fernando Alonso, gostaria de dizer-lhes que, assim como na obra de George Orwell(ANIMAL FARM), na qual, espertamente, em benefício próprio, os porcos começam a modificar os sete mandamentos que normatizavam o dia-a-dia dos animais, incluindo o mandamento de número7, que dizia: “TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS”; que após ser modificado, assim ficou:”Todos os animais são iguais, MAIS ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS”.); na Fórmula 1, cada equipe tem “DOIS CARROS QUE SÃO IGUAIS”, mas na equipe Ferrari,”OS DOIS CARROS SÃO IGUAIS, MAIS UM É MAIS IGUAL QUE O OUTRO”. O mais igual pertence, justamente, ao melhor do grid. O melhor do grid demonstra ser, devido ao seu comportamento, um bicampeão com uma aura de covardia, deveras, infinitamente grande em torno da sua megalomaníaca pretensão de sagrar-se tricampeão de Fórmula 1.
Os ufalunáticos dessa imprensa do “ME ENGANA QUE EU GOSTO”, tentam transformar um bom piloto, em um dos maiores de todos os tempos. Tentam, através de um engodo uivado de falácias, transformar pilotos talentosos, como Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Jenson Button, etc, em meros coadjuvantes de uma farsa calçada com pneus que se desintegram e transformam o espetáculo em um medíocre e repetitivo show de consumo explícito de farofa de borracha.
Há mais ou menos 85 anos atrás, surgiu na Alemanha, um gênio do mal, que tinha outro gênio como seu ministro da Propaganda. Esse ministro dizia: “UMA MENTIRA DITA CEM VEZES, TORNA-SE VERDADE”. É justamente isso, o que essa imprensa-ufalunática tenta fazer com essa mentira que se chama Fernando Alonso. É quase certo que esse movimento-ufalunático é patrocinado pelo banco vermelho da praça e orquestrado pelo tapete vermelho do cavalinho rompante. Não escutem, protejam-se! Tapem os ouvidos, fechem os olhos e sonhem…Quem sabe em um futuro não muito distante, veremos Felipe Massa, com todo seu talento, sagrar-se campeão de Fórmula 1?
Coitado do Massa. Ainda mais um maluco desse defendendo ele. Coitado.
Alonso já provou que não precisa do melhor carro. Não precisa ser o mais rápido. Basta entregar um carro honesto e decente, que o permita brigar pelo pódio que o resto ele tira no braço e inteligência. Tenho dúvidas quanto ao resto do grid ser capaz de fazer corridas como esta que o Alonso fez.
Imagine você que ele fez isso com uma ferrari! imagina se ele corre-se a pé!
Fernando – Foz, braço não! Pneus!!!!!!!
“Alonso já provou que não precisa do melhor carro.”
KKKK
Isto é piada, né? Ou você se refere a Singapura?
Bicho apaixonado diz cada coisa!
André, há muito tempo eu venho observando as excelentes largadas das Ferrari e dá pra ver claramente que eles tem alguma ajuda eletrônica ou mecânica. Nunca tem “patinação”. Nunca! Até o Zacarias sempre tem ótimas largadas! Eu não como as outras equipes não acordaram pra isso!
Felpe Massa fez uma das melhores corridas da sua carreira, mas qual foi o diferencial ente ele e Fernando Alonso na corrida? Pneus. De patinho feio, Massa é o líder dos “segundos pilotos”, com 45 pontos, esta na frente de Webber, Rosberg, Grosjean, Button (sim pq McLaren não tem mais 1o. piloto em minha opinião).
Não adianta ficar falando em vitorias de pilotos.A realidade é que cada epoca tem seu vencedor.Este ano é de Alonso.Quanto ao comentario do Bipolar está certissimo.
Acho exagero determinar a Ferrari como melhor carro. Com esse equilíbrio na F1 basta uma série de fatores para um carro desequilibrar: asfalto abrasivo, pneus duros, calor e pista de alta. Com essa combinação a Ferrari está na frente. Veremos em Mônaco com pista de rua, pneus moles e asfalto menos abrasivo…
Fábio, na boa, acredito que o melhor piloto é o finlandês, com um carro médio tá tirando leite de pedra.
Não reconhecer o talento do espanhol Fernando Alonso chega a ser leviano. Muita patriotada. Torcer por Felipe Massa por ser brasileiro é uma coisa. Torcer contra Fernando Alonso por ser um estrangeiro, por ser “pseudo-arrogante”, por ser “um protegido”. Acho que os resultados falam por si só. Façam uma pesquisa junto aos atuais pilotos da F1. talento é algo que se manifesta naturalmente naturalmente, como ou sem o melhor carro é fácil visualizar o melhor piloto. Difícil é aceitar se não for um brasileiro, ou se for seu companheiro de equipe. Continuem torcendo contra, não vai fazer muita diferença no resultado final. Afinal, trata-se do melhor piloto em atividade na F1, queiram ou não queiram.
A Ferrari tem o melhor carro em pistas de alta (ou curvas de alta) sem duvida, vamos ver se isso vai se repetir em pista de baixa (curvas lentas), pra ser o melhor carro tem que ir bem nas duas pistas
No ano passado foi exatamente a mesma coisa e reitero o comentário que fiz na época: ainda acho que dá Vettel.
Pela primeira vez eu vejo o Fábio fazer jus ao ALONSO, ainda bem, porue cansei de ver o Fábio defendendo o Vettel. Com certeza, o ALONSO é o melhor piloto da atualidade e um dos melhores de todos os tempos! É engraçado quando as pessoas falam do Vettel afirmando o grande piloto que é, ledo engano, Vettel é um bom piloto mas nada demais, pois toda vez que a RBR não rende ele vai reclamar na equipe por causa do carro, ele não consegue render sem um grande carro, já o ALONSO tira sempre o melhor de qualquer carro, desde que ele chegou na fórmula 1, carro ruim ou bom o ALONSO mostra o talento que tem! Foi simplesmente MARAVILHOSO ver a vitória desse piloto fantástico!
Fabio,
Sei que voce e muito cauteloso ao analisar pilotos novatos e suas possibilidades no futuro. Mas como fan do seu blog gostaria muito de saber em mais detalhes o que voce esta achando do comeco do Felipe Nasr. Lembro voce dizendo que ele era muito bom mas iria comer muita grama em 2012 (nao deu outra). E agora, se ele leva o titulo da GP2 com bons pilotos (e bem mais experientes) como: Frinjs, Coletti, Leimer…; ja deu pau no bambambam da Formula Renault (Magnussen) na F3 Inglesa… Da pra ver ele como um piloto excepcional com: Alonso, Vettel or Hamilton? Sei que e uma pergunta cliche que como fans brasileiros ja fizemos com o Rubinho, com Massa… So sei que a regularidade dele (principalmente dos treinos) estao impressionante.
Acho que respondo isso no post de hoje.
Abs
Que Alonso é um baita piloto nós sabemos. Mas, na minha opinião, mesmo sendo o quarto mais vitorioso da história não significa que é o melhor piloto do grid. Particularmente acho Raikkonen mais talentoso que o espanhol. Já que é pra falar de números, fala aí fera. O “homem de gelo” pós-retorno só pontuou em 22 corridas consecutivas pilotando a Lotus (antiga Renault).
O Fernando Alonso foi absoluto na Espanha superando até mesmo um furo de pneu, e no final pegou uma bandeira de seu país escapando da punição, mas na verdade todo piloto que corre em casa tem que ter o direito de comemorar com a bandeira de seu país, e isso não é nada criminoso e irregular. O Felipe Massa conseguiu o seu primeiro pódio aliviando um pouco a pressão, mas continua segundo piloto. A Mercedes classifica seus dois carros na primeira fila e não têm pneus, esses caras têm que resolver isso com urgência, senão vão ser motivo de piada. O Vettel sentiu falta dos pneus, mas tem um mago na sua equipe que pode reverter esse quadro negativo.