Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Barcelona, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
10/05/13 13:10

Choveu em Barcelona pela manhã. Assim, a maior parte do trabalho ficou concentrada na segunda sessão de treinos livres, à tarde.

Vettel, no segundo treino livre em Barcelona (Alberto Estévez/Efe)


 

Uma agonia para as equipes, já que há muitos componentes novos a serem testados. A água frustrou ainda a estreia do jogo extra de pneus. Pela maior parte do treino matinal, os pilotos usaram os compostos intermediários.

São Pedro foi cruel desta vez…

Pela manhã, com pista molhada no início da sessão, apenas os 15 minutos finais foram relativamente aproveitáveis _ainda havia alguns trechos escorregadios.

A três minutos do fim, Massa cravou 1min25s618. Alonso apertou o ritmo e, nos instantes finais, superou o brasileiro por 0s203.

Vergne foi o terceiro, seguido por Grosjean, Sutil, Hamilton. Raikkonen foi o oitavo. Vettel ficou só em 19º, seguido por Webber.

À tarde, com piso seco, deu Vettel. O alemão fez 1min22s808 e superou Alonso por 0s017. Webber ficou em terceiro, seguido por Raikkonen, Massa, Hamilton.

O maior susto do dia ficou por conta de Di Resta. Seu pneu esquerdo traseiro dechapou em plena reta e ele teve de encostar. A Pirelli já informou que está investigando o caso para descobrir se foi algo relacionado à construção do pneu.

E assim começa a temporada europeia da F-1. Red Bull e Ferrari na frente. Lotus e Mercedes, um passo atrás.

(Ah, sim: como é bom ver público nas arquibancadas após três corridas “inventadas” como Malásia, China e Bahrein.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. césar jacques comentou em 11/05/13 at 0:23

    Na F 1 deste ano só se fala de pneu. Não interessa carro, projetista, piloto, chefe de equipe, nada. Só pneu. Alguém tem que começar a dizer se eles são feitos de borracha de seringueiras da Malasia, se derivados de petróleo extraído de poços de da Arábia Saudita, quem os desenha, etc., etc., etc. Reinventaram a roda. Ou melhor, os pneus.

  2. Lfriso comentou em 10/05/13 at 20:55

    Torcer contra o melhor é sinal de teceiro mundismo. Fuerza Alonso ! Forza Ferrari !

    • Célio comentou em 11/05/13 at 12:32

      Torcer para uma mafia, é sinal de baba-ovo. Apoiar o “this is ridicolous!” e “Alonso is faster than you!” é sinal de conformismo.
      E se o asturiano fosse bom msm, resolveria na pista, não precisaria disto tudo para vencer um piloto menos talentoso que ele, como massa mostra ser. Pena que isso, não resolve contra os pilotos de outras equipes.
      E ver esse anti-jogo, e apoiar equipes e pesoas como as da ferrada, isso sim é coisa de 3º mundo, onde não se tem decoro, de fazer coisas nitidamente vergonhosas.

  3. Naufel comentou em 10/05/13 at 18:42

    Muito se fala em segurança na F1…Fabio, esses pneus são seguros?

  4. Christian comentou em 10/05/13 at 18:12

    Já dá pra saber quem vai vencer. Vettel, é claro!

    E ainda tem gente que acredita que a Red Bull não tem o melhor carro…

    Esses pneus Pirelli produzidos a mando de Bernie não estão me agradando nem um pouco.

    Lanço a pergunta: se Senna fosse vivo, pilotando hoje com a idade que morreu, como iria lidar com esses pneus? Será que iria se dar bem? Vocês acham que ele saberia poupar estes pneus de farinha? O espaço abaixo é de vocês.

  5. Bob comentou em 10/05/13 at 17:54

    Olá Fabio, e essa McLaren, vai ou não andar la na fente? Até os pilotos são uma incógnita?

  6. Tomas Leite comentou em 10/05/13 at 15:58

    O que é “dechapar”? O texto usa a palavra conjugada no passado, dizendo que o pneu “dechapou”. Não conheço esta palavra.

    • Célio comentou em 11/05/13 at 12:35

      Nazista da gramatica presente na sala…….

  7. Gilberto comentou em 10/05/13 at 14:51

    Amanhã será outro dia… Na hora do “vamos ver”, o Vettel vai estar com a pole e, no mínimo, 0,3 S. + rápido que o 2º. É esperar para ver. Não torço por ele, torço contra o “choronso modesto”, esse me irrita com a modéstia!

    • J.Ricardo comentou em 10/05/13 at 18:11

      Nada melhor que torcer contra o Dom das Astúcias. Nosso eterno vice-campeão.

    • Rosário comentou em 10/05/13 at 19:24

      Cuidado Sr. Gilberto, com as palavras…..
      O choro pode ser o seu no final das contas…Devagar com o andor pois o Santo é de barro…………….Não conte vitória antes do tempo…Tudo faz crer que Vettel leve a melhor, mas na Fórmula I, tudo é possível……RocsStar.

  8. joe davis comentou em 10/05/13 at 14:14

    A melhor coisa na F1 atual é torcer para o Kimi Raikonen bater no espanhol chorão. Tomara que a prova permita que o finlandes dê um baile de manobras no espanholito.

  9. Fabrício dos Santos Ferreira comentou em 10/05/13 at 13:55

    Que o azar do traçado barenita transforme-se em sorte na etapa espanhola para o Massa.
    http://www.onibusbrasil.com/foto/1690781/

  10. Annes Notrya comentou em 10/05/13 at 13:42

    Kimi ganha

  11. Cadu comentou em 10/05/13 at 13:17

    Puxa Fabio, estou ficando frustado com a relevância em demasia dada ao assunto pneus. Parece que temos agora que torcer para o piloto que menos desgaste propicia para os compostos e não para o cara mais arrojado e rápido… fico preocupado com isso. abs

    • Ivan-BH comentou em 10/05/13 at 14:59

      Faço suas as minhas palavras.

      • silvio forato comentou em 10/05/13 at 20:56

        Não, não… É o contrário: faço “minhas” as suas palavras.

    • Alberto comentou em 10/05/13 at 15:37

      Cadu,
      dos 63 anos de existência da F-1, ao menso 50 deles foram pautados por pilotos que tiveram que poupar equipamento(motor, cambio, freios, suspensão, pneus…) Neste período surgiram verdadeiros mitos e a F-1 foi fantástica. Poupar os pneus é questão de conhecimento de acerto de carro e competência para guiar, saber andar rápido em qualquer condição faz parte da cometência; F-1 não é só sentar e acelerar, assim como futebol não é ir pra cima e fazer gol.
      abraço

    • Bruno Oliveira comentou em 10/05/13 at 15:40

      Tanto que a própria RedBull “disse” que os pneus se destroem caso eles andem no limite do carro deles. Uma pena.

    • toto58 comentou em 10/05/13 at 17:17

      infelizmente é a pura verdade e um dos motivos do Massa não ir tão bem como antes do acidente.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).